estudo dirigido mendel 1865

4
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ARIDO - UFERSA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ANIMAIS CURSO: Biotecnologia Disciplina: Genética Para Biotecnologia Estudo Dirigido: Aluno: Belícia Santana da Silva Matrícula: 2013020318 Aluno: Vitor de Oliveira Franca Merelim Matrícula: 2013020322

Upload: belicia-brunet

Post on 03-Feb-2016

9 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Mendel 1865

TRANSCRIPT

Page 1: Estudo Dirigido Mendel 1865

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALMINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ARIDO - UFERSADEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ANIMAIS

CURSO: Biotecnologia

Disciplina: Genética Para Biotecnologia

Estudo Dirigido:

Aluno: Belícia Santana da SilvaMatrícula: 2013020318Aluno: Vitor de Oliveira Franca MerelimMatrícula: 2013020322

MOSSORÓ – RN2013

Page 2: Estudo Dirigido Mendel 1865

Estudo dirigido – Artigo de Mendel – 1865

De Acordo com o artigo original de Mendel, 1865, responda:

1. No que a análise de Mendel diferiu da de seus predecessores que trabalharam com hibridação de plantas? Como ele evitou erros?

2. Por que Mendel escolheu estudar plantas leguminosas?

3. Que vantagens este tipo de organismo apresentou para evitar resultados duvidosos para o estudo?

4. Qual foi a hipótese levantada por Mendel para explicar as proporções na geração f2 e f3 dos híbridos com um e com dois caracteres obtidos em seus cruzamentos?

5. Quais as conclusões de Mendel?

Respostas

1. Mendel se diferenciou de seus colegas, pois ele conseguiu determinar o número de formas diferentes que aparecem na descendência dos híbridos, que permitam classificar estas formas com segurança de acordo com as gerações ou estabelecer com precisão suas relações estatísticas entre a característica dominante e a recessiva. Ele evitou erros escolhendo uma planta de fácil cultivo, com flores hermafroditas e que reproduzem por autofecundação, além de suas características contrastantes.

2. O gênero Pisum possuía características de fácil de reconhecimento por terem características marcantes distintas, e quando seus híbridos são cruzados entre si produzem descendência totalmente fértil. Os órgãos reprodutores são próximos. Outras vantagens que vale a pena mencionar é a facilidade de cultivo dessas plantas em hortas ou vasos a facilidade do cruzamento artificial e seu ciclo de vida curto que permite obter várias gerações em pouco tempo.

3. Pois elas Possuíam caracteres contrastantes e constantes. Produziam híbridos que durante o período de floração eram protegidos da

influência de qualquer pólen estranho, ou apresentem tal proteção. Esses

Page 3: Estudo Dirigido Mendel 1865

híbridos e sua descendência não devem apresentar reduções drásticas de fertilidade nas gerações sucessivas.

4. Foi de forma que a primeira geração F2 apresentavam o caráter recessivo não variam na geração seguinte F3 com relação a este caráter, permanecendo constantes na descendência. É diferente o comportamento daquelas que possuem o caráter dominante na primeira geração (descendentes dos híbridos). Destes, 2:3 produzem descendência que exibem características dominantes e recessivos na produção de 3:1 e, portanto, mostram exatamente a mesma proporção que as formas hibridas, enquanto, apenas um terço conserva constante o caráter dominante.

5. Um ponto importante é resolvido com os experimentos em Pisum, pois Mendel formulou uma hipótese de separação dos fatores hereditários na formação dos gametas. Ou seja, os fatores condicionam uma característica que se separam na formação dos gametas, portanto são puros com relação a cada fator.