estudo dirigido _ hannerz

1
1 ESTUDO DIRIGIDO HANNERZ, Ulf. Fluxos, fronteiras, híbridos: palavras-chave da Antropologia Transnacional. Mana: 3(1):7-39, 1997. 1 – o que o autor entende por “palavras-chave”? 2 – o autor propõe uma meta imediata ao artigo: “o lugar da globalização na história das idéias antropológicas” (p. 8). Como ele desenvolve esse objetivo? 3 – Os conceitos fluxo, fronteira e híbrido representam, na ótica do autor, uma mudança paradigmática na Antropologia? 4 – o que é fluxo, limites e híbridos? 5 – o que o autor pretende dizer ao usar a expressão de Kearney de “cultura como ‘capital totêmico” (p. 16)? 6 – qual a proposta de Hannerz para pensar o contato intercultural? 7 – como o autor pensa a relação entre conceitos analíticos e categorias nativas? Para pensar: Os híbridos são característicos da “sociedade complexa pós-moderna”?

Upload: tiago-r-da-silva

Post on 20-Jun-2015

245 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

ESTUDO DIRIGIDO HANNERZ, Ulf. Fluxos, fronteiras, Transnacional. Mana: 3(1):7-39, 1997. híbridos: palavras-chave da Antropologia1 – o que o autor entende por “palavras-chave”?2 – o autor propõe uma meta imediata ao artigo: “o lugar da globalização na história das idéias antropológicas” (p. 8). Como ele desenvolve esse objetivo?3 – Os conceitos fluxo, fronteira e híbrido representam, na ótica do autor, uma mudança paradigmática na Antropologia?4 – o que é fluxo, limites e híbridos?5 – o

TRANSCRIPT

Page 1: estudo dirigido _ hannerz

1

ESTUDO DIRIGIDO HANNERZ, Ulf. Fluxos, fronteiras, híbridos: palavras-chave da Antropologia Transnacional. Mana: 3(1):7-39, 1997. 1 – o que o autor entende por “palavras-chave”? 2 – o autor propõe uma meta imediata ao artigo: “o lugar da globalização na história das idéias antropológicas” (p. 8). Como ele desenvolve esse objetivo? 3 – Os conceitos fluxo, fronteira e híbrido representam, na ótica do autor, uma mudança paradigmática na Antropologia? 4 – o que é fluxo, limites e híbridos? 5 – o que o autor pretende dizer ao usar a expressão de Kearney de “cultura como ‘capital totêmico” (p. 16)? 6 – qual a proposta de Hannerz para pensar o contato intercultural? 7 – como o autor pensa a relação entre conceitos analíticos e categorias nativas? Para pensar: Os híbridos são característicos da “sociedade complexa pós-moderna”?