estudo das síndromes da medicina tradicional chinesa

4
Estudo das Síndromes da Medicina Tradicional Chinesa: Tai Yang, Yang Ming, Shao Yang, Tai Yin, Shao Yin e Jue Yin (Zhang – Fu) 1) Síndromes do Tai Yang (B / Id) - Vísceras (Fu) Doenças Sintomas Pulso Língua Síndrome do Vazio no Exterior (ataque direto do vento). Hipertermia, temor ao vento, cefaléia, rigidez na nuca, transpiração. Superfici al, rápido. Revestimento fino, branco. Síndrome de Plenitude no Exterior (Doença do frio evolutiva – Falso Calor). Hipertermia, temor ao frio, ausência de suor, cefaléia, corpo dolorido, lombalgia, artralgia, náusea e vômitos, dispnéia. Profundo, retardado , ou superfici al rápido. Língua rosa avermelhada, revestimento fino, amarelo. Doença do Calor Latente. Hipertermia, ausência de temor ao frio, cefaléia, sede. Superfici al, rápido. Língua rosa avermelhada, revestimento fino, amarelo. Obs.: As síndromes do Tai Yang De modo geral, a doença do Tai Yang manifesta-se inicialmente como doença ofensiva de Vento-frio, que se infiltra na pele e desencadeia a síndrome “externa” caracterizada pela tríade: febre, cefaléia, pulso superficial, além de revestimento lingual fino e esbranquiçado. Essa síndrome externa é sempre acompanhada dos sinais evolutivos do frio ou do vento.

Upload: silvioikegami

Post on 30-Dec-2014

271 views

Category:

Documents


7 download

TRANSCRIPT

Page 1: Estudo das Síndromes da Medicina Tradicional Chinesa

Estudo das Síndromes da Medicina Tradicional Chinesa:Tai Yang, Yang Ming, Shao Yang,

Tai Yin, Shao Yin e Jue Yin (Zhang – Fu)

1) Síndromes do Tai Yang (B / Id) - Vísceras (Fu)

Doenças Sintomas Pulso LínguaSíndrome do Vaziono Exterior (ataque direto do vento).

Hipertermia, temor ao vento, cefaléia, rigidez na nuca, transpiração.

Superficial,rápido.

Revestimento fino,branco.

Síndrome de Plenitude no Exterior(Doença do frio evolutiva – Falso Calor).

Hipertermia, temor ao frio, ausência de suor, cefaléia, corpo dolorido, lombalgia,artralgia, náusea e vômitos,dispnéia.

Profundo,retardado,ou superficial rápido.

Língua rosa avermelhada,revestimento fino, amarelo.

Doença do CalorLatente.

Hipertermia, ausência de temor ao frio, cefaléia, sede.

Superficial,rápido.

Língua rosa avermelhada,revestimento fino, amarelo.

Obs.:As síndromes do Tai YangDe modo geral, a doença do Tai Yang manifesta-se inicialmente como doença ofensiva de Vento-frio, que se infiltra na pele e desencadeia a síndrome “externa” caracterizada pela tríade: febre, cefaléia, pulso superficial, além de revestimento lingual fino e esbranquiçado.

Essa síndrome externa é sempre acompanhada dos sinais evolutivos do frio ou do vento.

2) Síndromes do Yang Ming (E / Ig) – Vísceras (Fu)

Doenças doYang Ming

Sintomas Pulso Língua

Calor no Yang Ming.

Febre alta, ausência de temor ao frio, mas há temor ao vento, transpiraçãoexcessiva, sede, inquietação.

Amplo, grande,superficial.

Vermelha com revestimento amarelo.

Page 2: Estudo das Síndromes da Medicina Tradicional Chinesa

Obs.:A doença do Yang MingA Síndrome do Tai Yang não tratada evolui rapidamente para o interior, na região do Yang Ming (E / Ig), onde o frio se transforma em calor, que é muito potente e se encontra em estado de plenitude, daí a denominação de “Síndrome de Plenitude-Calor”, no interior. A doença Yang Ming causada pela Secura-Calor, manifesta-se por sinais de plenitude (muita febre alta, muita sede, constipação).

3) A Síndrome do Shao Yang (VB / TA) – Vísceras

A doença do Shao Yang designa fase evolutiva da doença do Calor, cujas manifestações clínicas são principalmente: boca amarga, secura na garganta, ofuscamento da visão, febre e calafrios intermitentes, plenitude torácica e incômodo na articulação coxofemoral, inquietação, náuseas e vômitos, anorexia, pulso tenso.

Esses sinais constituem a síndrome dita “meio-interna, meio-externa”, pois a doença do Shao Yang nem a uma forma complicada do Tai Yang, nem a uma síndrome interna do Yang Ming. Ela se manifesta na região intermediária entre o Tai Yang e o Yang Ming.

A doença do Shao Yang corresponde a uma fase de manifestações clínicas situadas entre a região interna e a região externa. Seu aparecimento é freqüentemente acompanhado por sinais externos como hipertermia, leve temor ao frio, artralgia, náuseas e vômitos, leves dores abdominais, ou sinais internos como hipocondralgia, coxalgia e náuseas, febre vespertina ou constipação.

4) Síndromes do Tai Yin (BP / P) – Zhang

As manifestações clinicas da síndrome do Tai Yin são:- Distensão abdominal, náusea, vômitos, anorexia, diarréia às vezes, dores abdominais, ausência de sede, pulso retardado e fraco, língua pálida, amarelada, flácida, aumentada de tamanho com marcas de dente.

Essas manifestações se devem ao Vazio-Frio do Pi-Wei (Baço/Pâncreas – Estômago), pois o vazio do Pi-Yang (BP-Yang) não consegue metabolizar a água – Umidade e então ocorrem diarréia, náuseas e vômitos com ausência de sede. A estagnação do Qi resultante perde sua função de transformação; por isso há distensão e dores abdominais.

5) Síndromes do Shao Yin (R / C) – Zhang

Page 3: Estudo das Síndromes da Medicina Tradicional Chinesa

São descritas duas síndromes referentes ao Shao Yin, que são Vazio-Frio e Vazio-Calor.

Doenças do Shao Yin

Sintomas Pulso Língua

Síndrome do Vazio-Frio

Sonolência, temor ao frio, diarréia, náusea e vômitos – frio nos quatro membros.

Profundo e fino

Pálida e fria, ou preta e úmida (casos graves

Síndrome do Vazio-Calor

Inquietação (não consegue ficar deitado) ou diarréia com faringite e plenitude torácica, ou secura na boca

Superficial e rápido

Vermelha fissurada

A afecção do Shao Yin pelo Frio é que caracteriza o quadro de síndrome Vazio-Frio – sensação de frio nos quatro membros, diarréia com alimentos não-digeridos, pulso profundo e retardado, língua pálida e pequena. Em casos graves, a língua assume coloração preta e úmida. Em outros casos a doença do Shao Yin pode caracterizar o quadro de síndrome Vazio-Calor que significa estado de Vazio do Yin com produção de calor (Falso Calor), que se manifesta pela inquietação e insônia ou sono agitado, ou diarréia acompanhada por dores na faringe e por plenitude torácica, língua vermelha com fissura (sulcada).

6) Síndrome do Jue Yin (F / CS ou Pericárdio)

Os sintomas clínicos da síndrome do Jue Yin devem-se ao enfraquecimento do Qi do corpo e a perturbação do Yin e do Yang que provocam fenômenos de embricamento do Yin e do Yang como aparecimento simultâneo dos sinais clínicos de afecção do frio e do calor, como presença de sede (agravado pela ingestão de bebidas), sensação de subida do Qi para o tórax, dor torácica com calor, sensação de fome (mas o doente se recusa a comer), vômitos ao absorver o alimento. Esses sinais resultam da síndrome dita “Calor no alto, Frio no Baixo”.

Em outros casos, por causa dos movimentos de progressão e de recuo do Qi Essencial e do Xie Qi (Energia Perversa), e por causa da predominância e da necessidade do Yin e do Yang, a doença do Jue Yin manifesta-se por um conjunto de sinais de alternância do Frio e do Calor.