estrutura e funcionamento do musculo esqueletico

25
Estrutura e Funcionamento do Musculo Esquelético Nome: Anailtom santos Nº 01

Upload: anailtomjr

Post on 27-Jul-2015

281 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Estrutura e funcionamento do musculo esqueletico

Estrutura e Funcionamento do Musculo Esquelético

Nome: Anailtom santosNº 01

Page 2: Estrutura e funcionamento do musculo esqueletico

Indice

2. Estrutura Musculo Esqueletico3. Formação do sistema muscular4. O que é Musculo Esquelético?5. Tipos de tecido muscular6. Os três tipos de Musculo7. Tecido Conjuntivo8. Epimisio9. Músculos Estriados Esqueléticos10.Músculo Estriado Cardíaco

Page 3: Estrutura e funcionamento do musculo esqueletico

Indice

11.Componentes Anatômicos dos Músculos Estriados

12.Tipos de Contrações13.Os miofilamentos: actina e miosina14.Sarcomeros15.Organização da Fibra muscular

Page 4: Estrutura e funcionamento do musculo esqueletico

Estrutura Musculo Esqueletico

Page 5: Estrutura e funcionamento do musculo esqueletico

Formação do sistema muscular

O sistema muscular é formado pelos músculos esqueléticos, massas carnosas que se contraem voluntariamente, e pelos tendões, bandas fibrosas através das quais os músculos estão unidos aos ossos e às outras estruturas.

Page 6: Estrutura e funcionamento do musculo esqueletico

O que é Musculo Esquelético?

São órgãos compactos, com capacidade para se contraírem, que se encontram unidos às estruturas ósseas, sendo basicamente constituídos por dois tipos de tecidos: o conjuntivo e o muscular. O tecido conjuntivo, presente em praticamente todos os órgãos e sistemas do corpo, proporciona o suporte e protecção aos tecidos mais especializados, enquanto que o tecido muscular é formado pelo agrupamento paralelo de inúmeras células ou fibras musculares, elementos muito finos e longos com a capacidade de se contraírem.

Page 7: Estrutura e funcionamento do musculo esqueletico

Tipos de tecido muscular

Existem três tipos de tecido muscular: o liso, o cardíaco e o esquelético.

Page 8: Estrutura e funcionamento do musculo esqueletico

Músculo liso

Caracteriza-se por não apresentar estrias transversais e pelo facto de a sua contracção ser controlada pelo sistema nervoso autónomo, não costumando esta ser voluntária. É possível encontrar este tecido muscular nas paredes das vísceras ocas, dos vasos sanguíneos, das glândulas e dos esfíncteres.

Page 9: Estrutura e funcionamento do musculo esqueletico

Tecido muscular cardíaco 

Também é constituído por estrias, mas a sua contracção é controlada por um mecanismo eléctrico específico do coração, que embora seja submetido a vários estímulos, é independente da vontade - depende do aparelho cardionector e é modulada pelo sistema nervoso central.

Page 10: Estrutura e funcionamento do musculo esqueletico

Tecido muscular esquelético

Igualmente composto por estrias transversais, é o único cuja contracção pode ser voluntariamente conduzida e controlada, proporcionando o movimento dos vários segmentos do esqueleto e do corpo. Por outro lado, as únicas células musculares do organismo que apresentam mais do que um núcleo são as dos músculos esqueléticos.

Page 11: Estrutura e funcionamento do musculo esqueletico

Tecido Conjuntivo

O tecido conjuntivo se apresenta organizado em três bainhas: epimísio, que circunda todo o músculo; perimísio, que divide o músculo em fascículos; eendomísio, que circunda individualmente cada célula ou fibra muscular.

Page 12: Estrutura e funcionamento do musculo esqueletico

EPIMÍSIO

Tem a função de envolver todo o músculo, sendo que a ordem de envolvimento dos músculos de fora para dentro é justamente o oposto.

Page 13: Estrutura e funcionamento do musculo esqueletico

Músculos Estriados Esqueléticos

Contraem-se por influência da nossa vontade, ou seja, são voluntários. O tecido muscular esquelético é chamado de estriado porque faixas alternadas claras e escuras (estriações) podem ser vistas no microscópio óptico.

Page 14: Estrutura e funcionamento do musculo esqueletico

Músculos Estriados Esqueléticos

Page 15: Estrutura e funcionamento do musculo esqueletico

Músculo Estriado Cardíaco

Representa a arquitetura cardíaca. É um músculo estriado, porém involuntário – AUTO RITMICIDADE.

Page 16: Estrutura e funcionamento do musculo esqueletico

Componentes Anatômicos dos Músculos Estriados

Ventre Muscular: é a porção contrátil do músculo, constituída por fibras musculares que se contraem. Constitui o corpo do músculo (porção carnosa). 

Tendão:  é um elemento de tecido conjuntivo, ricos em fibras colágenas e que serve para fixação do ventre, em ossos, no tecido subcutâneo e em cápsulas articulares. Possuem aspecto morfológico de fitas ou de cilindros. 

Aponeurose: é uma estrutura formada por tecido conjuntivo. Membrana que envolve grupos musculares. Geralmente apresenta-se em forma de lâminas ou em leques.

Page 17: Estrutura e funcionamento do musculo esqueletico

Bainhas Tendíneas: são estruturas que formam pontes ou túneis entre as superfícies ósseas sobre as quais deslizam os tendões. Sua função é conter o tendão, permitindo-lhe um deslizamento fácil. 

Bolsas Sinoviais: são encontradas entre os músculos ou entre um músculo e um osso. São pequenas bolsas forradas por uma membrana serosa que possibilitam o deslizamento muscular. 

Page 18: Estrutura e funcionamento do musculo esqueletico

Tipos de Contrações

O nome dado aos músculos é derivado de vários fatores, entre eles o fisiológico e o topográfico que existe 3 tipos de contrações o Contração Concêntrica; Contração Excêntrica; Contração Isométrica.

Page 19: Estrutura e funcionamento do musculo esqueletico

Contração Concêntrica

O músculo se encurta e traciona outra estrutura, como um tendão, reduzindo o ângulo de uma articulação. Ex: Trazer um livro que estava sobre a mesa ao encontro da cabeça. 

Page 20: Estrutura e funcionamento do musculo esqueletico

Contração Excêntrica

Quando aumenta o comprimento total do músculo durante a contração. Ex: idem anterior, porém quando recolocamos o livro sobre mesa.

Page 21: Estrutura e funcionamento do musculo esqueletico

Contração Isométrica

 Servem para estabilizar as articulações enquanto outras são movidas. Gera tensão muscular sem realizar movimentos. É responsável pela postura e sustentação de objetos em posição fixa. Ex: idem anterior, porém quando o livro é sustentado em abdução de 90°. 

Page 22: Estrutura e funcionamento do musculo esqueletico

 A contração muscular

A grande maioria dos animais possuem células nervosas e musculares. Em todos eles, o mecanismo de funcionamento dessas células é exatamente o mesmo. A coordenação interna do organismo e o seu relacionamento com o meio ambiente são funções exercidas pelo sistema nervoso. Ao sistema sensorial cabe a recepção das mensagens provenientes do meio ambiente. A resposta, muitas vezes representada por um movimento, é papel dos tecidos musculares

Page 23: Estrutura e funcionamento do musculo esqueletico

Os miofilamentos: actina e miosina

Toda a célula muscular contém filamentos protéicos contráteis de dois tipos: actina emiosina. Esses miofilamentos (ou miofibrilas) são diferenciados um do outro pelo peso molecular, maior no filamento de miosina.

Page 24: Estrutura e funcionamento do musculo esqueletico

Sarcomeros

As unidades de actina e miosina que se repetem ao longo da miofibrila são chamadas, sarcômeros. As faixas mais externas dos sarcômeros, claras, são denominadas de banda I e contêm apenas filamentos de actina. A faixa central mais escura é denominada banda A. As extremidades da banda A são formadas por filamentos de actina e miosina sobrepostos, enquanto a sua região mediana mais clara, denominada banda H, contém apenas miosina.

Page 25: Estrutura e funcionamento do musculo esqueletico

Organização da Fibra muscular