estratégias para salão de beleza - módulo i e ii

22
ESTRATÉGIAS PARA: CONQUISTAR E FIDELIZAR CLIENTES

Upload: cibele-souza

Post on 12-Apr-2017

635 views

Category:

Business


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Estratégias para Salão de Beleza - módulo I e II

ESTRATÉGIAS PARA:CONQUISTAR E FIDELIZAR

CLIENTES

Page 2: Estratégias para Salão de Beleza - módulo I e II

Conteúdo INTRODUÇÃOEmpresa e Origem da Marca

MODULO I• Avaliação capilar• Danos Capilares e suas causas

MÓDULO II• Tipos de terapias e Formas de aplicação• Cronograma de Tratamento Capilar

MODULO III• Transformação: Progressiva, Selagens e Botox

MÓDULO IV• Manutenção• Conscientizando clientes

MÓDULO V• Mechas e Matização

Page 3: Estratégias para Salão de Beleza - módulo I e II

Cisimex Internacional atua no mercado de importação e exportação desde 2006. Uma empresa reconhecida por sua expertise em negócios diversificados, faz parte do grupo Ecco Internacional, fabricantes de cosméticos há mais de 15 anos.KeyOw Professional é uma das Marcas pertencentes à Cisimex. Composta por linhas completas de produtos para selagem térmica, cauterização, botox capilar, tratamento, hidratação, manutenção, etc.Foi criada a partir da idéia que hoje os profissionais da beleza precisam ser diferenciados para conquistar seu espaço no mercado e fidelizar seus clientes. Desta maneira, a Keyow resolveu oferecer não apenas produtos, mas um Modelo de Negócio, com garantia de excelência, credibilidade e competitividade, para Cabeleireiros Empreendedores que desejam ser DONOS DA CHAVE da Inovação e conquistar um Sucesso efetivo em seu negócio, tendo o suporte de uma marca consagrada.

KEY OWNER (Dono da Chave, em inglês), suprimida para KEYOW, vem simbolizar a Chave para abrir um Mundo de Oportunidades, Inovações Tecnológicas, Estratégias de Negócios, Inteligência de Mercado, etc.

Empresa e Origem da Marca Keyow

Potencialize e Realize-se!!!

Page 4: Estratégias para Salão de Beleza - módulo I e II

MODULO I

AVALIAÇÃO CAPILARCABELOS DANIFICADOS

CAUSAS E EFEITOS

Page 5: Estratégias para Salão de Beleza - módulo I e II

Avalianção Capilar Como avaliar e escolher os produtos certos para cada tipo de cabelo?Da mesma forma que um médico precisa estudar e diagnosticar para prescrever uma receita de remédio, o Profissional Cabeleireiro também precisa avaliar os fios dos cabelos, o tipo de textura de cada fio, a cor, o ambiente em que ele é submetido todos os dias, os hábitos de cada cliente, para poder indicar o tratamento correto.

Depois de entender os danos e respectivas causas, não menos importante, é ter também, a sensibilidade para identificar o resultado almejado pela cliente.

Somente assim, é possível atender as suas necessidades, motivo que a levou ao seu salão, e mais que isso, superar suas expectativas, garantindo sua total satisfação.

A questão é que, na maioria das vezes isso não depende de apenas um procedimento ou algumas horas no salão. Mas sim, de uma verdadeira terapia capilar. Por isso, ensinaremos alguns métodos para realizar avaliação, traçando uma estratégia para conquistar e fidelizar sua cliente.

Exatamente como acontece nas clínicas de estéticas e em tantos outros tipos tratamentos ligados à beleza e saúde, traçaremos um plano para um tratamento contínuo, que chamaremos de CRONOGRAMA TERAPEUTICO CAPILAR.

Page 6: Estratégias para Salão de Beleza - módulo I e II

Avaliação Capilar Como fazer a avaliação dos fios?Existem análises clínicas (dermatoscópio e outros métodos), realizadas em laboratórios, com acompanhamento de médicos dermatologistas, para diagnosticar problemas capilares com alta precisão. Contudo, o profissional técnico cabeleireiro, pode identificar alguns destes problemas, atuando na prevenção e ação para minimizar alguns tipos de danos. A análise feita pelo cabeleireiro é capaz de avaliar a resistência do fio e a necessidade de reposição de nutrientes essenciais à saúde capilar, tais como vitaminas, aminoácidos, proteínas, lipídeos, etc.O primeiro passo é entender as causas dos danos, para então, poder realizar o tratamento adequado.Mesmo para cabelos totalmente saudáveis, é necessário agir na prevenção, para que a saúde capilar permaneça.Por isso, todos os clientes são bem vindos neste plano estratégico!

Page 7: Estratégias para Salão de Beleza - módulo I e II

Causas dos danos capilaresVamos entender algumas das causas, antes da avaliação prática.Agressão mecânica constante: quando se prende os fios com elásticos e presilhas, compromete a resistência deles. Altas temperaturas: o uso de secador, chapinha e babyliss remove a camada de proteção natural do fio, tornando-o suscetível à quebra. Química: tintura, descoloração, alisamento e afins afetam sua resistência, maciez e brilho. Cardápio desbalanceado: A falta de alguns nutrientes altera o crescimento e provoca queda e ressecamento. Fumo: o cigarro tem impacto negativo na circulação sanguínea, prejudicando o fornecimento de nutrientes ao bulbo capilar e enfraquecendo toda sua estrutura.Estresse: o sistema nervoso abalado aumenta a oleosidade do couro e altera os mecanismos de defesa. O cortisol, hormônio do estresse, acentua a quedaDesordens hormonais: os hormônios femininos – estrógeno e progesterona –, que, quando reduzidos, modificam a densidade do fio, tornando-o mais fraco e propenso à quebra.Outros Fatores: sol, poluição, poeira, cloro da piscina, água do mar, etc., também podem causar desgaste na fibra capilar.

*Ainda vale lembrar que, fumo e estresse aceleram os processos oxidativos responsáveis pelo envelhecimento tanto da pele quanto do cabelo. Este fica seco, menos flexível e perde a cor – tornando-se branco.

Page 8: Estratégias para Salão de Beleza - módulo I e II

Avaliação Prática – parte 1 COMO SABER SE OS FIOS ESTÃO SAUDÁVEIS?O primeiro degrau na escala de desgaste nos fios são os cabelos saudáveis. Esse tipo de madeixa não apresenta nenhum dano, é macio, com brilho e estrutura forte e na maioria das vezes, é virgem.

COMO IDENTIFICAR O CABELO RESSECADO?Os ressecados apresentam poucos desgastes. As cutículas estão levemente abertas por processos mecânicos - por chapinha e secador - ou químicos, mas continuam mantendo o brilho e estrutura apesar de levemente áspero. Em cabelos cacheados e crespos, o caso é mais sério, porque o formato não deixa que a oleosidade natural das madeixas chegue até as pontas e deixa a extensão dos fios mais ressecadas que os lisos. Para acabar com esse tipo de problema, invista em produtos hidratantes, para repor a umidade natural e nutrientes que as madeixas precisam.

FIOS FRÁGEIS, FRACOS E COM PONTAS DUPLASOs ressecados podem ser mais intensos dependendo do tipo de química usada nos cabelos. Quem está com as madeixas nesse estado, tem os cabelos de estrutura frágil, que armam facilmente, ásperos, embaraçados, com frizz e pontas duplas. O vilão dessa etapa é o pH, que é alcalino nos procedimentos químicos e faz as cutículas dos fios abrirem e não voltarem ao formato natural. O pH mais alcalino, de 8 para cima, pode causar a divisão dos fios, a famosa ponta dupla. Também é possível aumentar o enroscamento entre a fibra, o embaraço entre os fios, porque as escamas abertas 'agarram' uma na outra.Para resolver o ressecamento, o ideal é investir em produtos com pH mais ácido, que fecham as cutículas dos fios, e intercalar hidratações semanais para repor a água perdida e tratamentos de queratina, bem como outros reconstrutores, para recuperar a estrutura dos fios e deixá-las mais fortes.

Page 9: Estratégias para Salão de Beleza - módulo I e II

Avaliação Prática – parte 2 SAIBA IDENTIFICAR A POROSIDADEOs cabelos porosos vão além do ressecado. As madeixas sofrem com o estado áspero e ressecado e ficam quebradiças e sem elasticidade. Isso acontece porque os fios começam a perder cimento intercelular, responsável pela coesão da fibra capilar. Para identificar se os cabelos estão porosos, além de ressecados, segure os cabelos e os estique. Com o polegar e o indicador em formato de pinça, passe os dedos pelos fios. Se encontrar nós ou mesmo uma areiazinha, é sinal que as cutículas estão abertas, e o cabelo poroso.Como cabelos porosos não absorvem substâncias, já que as escamas estão abertas permanentemente, as madeixas ficam espigadas e opacas, e a coloração não fixa corretamente, durando menos tempo e até ficando alterada pela saturação do pigmento. Para resolver a porosidade, é preciso repor massa dos fios, processo conseguido com produtos reconstrutores e hidratações, que funcionam como uma cola nas cutículas, evitando a perda de água.

IDENTIFIQUE OS CABELOS MUITO DANIFICADOS E SAIBA TRATARA última etapa na escala das madeixas detonadas é a de cabelos muito danificados por diversos processos, como descolorações e relaxamentos. O cabelo, além de muito ressecado e poroso, perde a elasticidade e fica com a fibra frágil, a ponto de esfarelar ou partir em um esforço maior, como escová-los vigorosamente. Nessa etapa, é comum aparecer o efeito chiclete, em que o cabelo fica elástico, o que pode ser observado principalmente quando os fios estão molhados, em que ao puxar a mecha, ela encolhe de forma franzida, sem elasticidade. O ideal é escolher tratamentos poderosos, como a cauterização, e repeti-lo algumas vezes, alternando com hidratação e reconstrução. Dificilmente o cabelo vai ficar saudável em apenas uma sessão, pois as madeixas vão se recuperar aos poucos, em um processo que pode levar meses.

Page 10: Estratégias para Salão de Beleza - módulo I e II

Avaliação Prática – parte 3 DICAS PARA CONTROLAR A OLEOSIDADE E QUEDA:Importante é saber que este é um dos pontos mais delicados a se tratar com a cliente, pois o Cabeleireiro é capaz de orientar, contudo, em casos mais graves o ideal mesmo é consultar um médico dermatologista.Basicamente, o excesso de oleosidade ocorre quando as glândulas sebáceas produzem uma quantidade de oleosidade maior do que a necessária. Este problema pode ainda ser piorado devido a alterações hormonais ou estresse.A oleosidade excessiva do couro cabeludo é uma das principais causas da queda de cabelo, pois ela obstrui os poros do couro cabeludo, causando a má nutrição da raiz do cabelo e isto, além de aumentar a queda de cabelos, deixa os cabelos com um aspecto fraco, opaco, gorduroso e sujo.A queda de cabelo, apesar de ser piorada pelo excesso de óleo no couro cabeludo, também pode estar relacionada com inúmeros fatores, como deficiência de nutrientes, estresse, reação a medicamentos e a produtos químicos.Seguem algumas dicas para vocês ajudarem suas clientes a controlar essa oleosidade: Evitar ações que possam estimular as glândulas sebáceas na produção de mais oleosidade: passar as mãos ou escovar muito os cabelos; massagear no couro cabeludo, água quente, etc. Use xampus adstringentes, com pH neutro ou os específicos para cabelos oleosos. O ideal é alternar. Ao passar máscaras hidratantes, condicionadores e leave-in, passe sempre da metade da raiz até as pontas: jamais passe no couro cabeludo. Use xampu anti-resíduo ou esfoliante capilar uma vez por semana (cabelos sem progressiva). Lave os cabelos diariamente: limpeza é fundamental. Manter os cabelos sempre soltos, para ventilar o couro cabeludo

Page 11: Estratégias para Salão de Beleza - módulo I e II

MODULO II

TIPO DE TERAPIASFORMAS DE APLICAÇÕESCRONOGRAMA CAPILAR

Page 12: Estratégias para Salão de Beleza - módulo I e II

Tipos de Terapias Capilares – parte 1

Hidratação: Tem o objetivo de reter água sobre a cutícula do fio, melhorando a maleabilidade e flexibilidade. A perda da umidade da superfície do cabelo provoca a diminuição de coesão entre as cutículas, causando descamações e falta de brilho.O que fazer: "Utilizar formulações contendo, por exemplo, pantenol, a próvitamina B5, que tem a capacidade comprovada de umectar a fibra capilar após três minutos de contato ajuda a repor a umidade dos cabelos e combate o ressecamento dos fios. Geralmente máscaras condicionantes, com base de silicones especiais e algumas vitaminas, podem ser aplicadas com mais frequência.

Nutrição: É um termo que explica a atividade protetora que está bastante ligada à reposição dos lipídios do fio. Essa camada natural tem como objetivo promover a lubrificação necessária para evitar a perda de componentes, entre eles a água, mantendo a superfície íntegra e homogênea. Quando não há gordura suficiente, acontece a quebra em toda extensão e também a perda da maciez.O que fazer: Usar composições com aminoácidos presentes em proteínas hidrolisadas de fontes como trigo, seda, amêndoas, aveia, arginina, que promovem um processo de regeneração e aumento do conteúdo hídrico na fibra capilar para reposição dos lipídios (auxiliam na absorção das vitaminas) e óleos naturais do cabeloSão usadas máscaras à base de manteiga, vitaminas e óleos vegetais. Alguns produtos mais usados para nutrir os cabelos são feitos com manteiga de karité, óleo de abacate, óleo de coco, óleo de argan, óleo de marula, entre outros.

Antes de tudo é preciso saber o seguinte: A QUERATINA é uma proteína, composta por aminoácidos que tem como função manter a integridade do fio, deixando-o resistente à quebra, maleável e com brilho. Quando ocorrem danos, é necessário repor alguns destes componentes, bem como repor vitaminas, lipídios, que também fazem parte da estrutura capilar.

Qual a função de cada Tratamento Capilar?

Page 13: Estratégias para Salão de Beleza - módulo I e II

Tipos de Terapias Capilares – Parte 2Reconstrução: também chamada de reconstrução, restabelece componentes substanciais presentes na superfície do fio. A principal é a queratina e seus derivados, bem como os oligo-elementos. Sem eles, as pontas ficam quebradiças e pode haver rompimento durante o simples ato de lavar ou pentear os cabelos.quando a estrutura capilar está danificada os fios ficam secos, quebradiços, opacos e com pontas duplas. Nesse caso é preciso recorrer a um tratamento profundo, como a reconstrução. Ela ajuda a repor a fibra capilar, aumentando a sustentação dos fios. É quando o cabelo readquire sua força natural. Os produtos dessa fase são à base de queratina, colágeno e aminoácidos.Reconstruir é fazer reposição proteica, ou seja, é devolver aos fios proteínas e aminoácidos, nutrientes essenciais para a saúde do cabelo. É a reconstrução que repõe o “cimento” que vai “unir” as cutículas dos fios, resultando em um cabelo com a estrutura restaurada, recuperada.Ou seja, a reconstrução é mais ampla, porque engloba qualquer processo que faça, de forma específica, reposição de proteínas. Outro processo seria a cauterização.

Cauterização: é um tipo de reconstrução no sentido de que repõe aminoácidos e proteínas, o que ajuda na reestruturação da fibra capilar. Só que, via de regra, essa reposição usa fonte de calor pra “cicatrizar” a cutícula dos fios e fazer com que os nutrientes que foram depositados permaneçam nos fios por mais tempo.A cauterização é uma reconstrução intensa que promove a reposição de queratina, vitaminas e proteínas. Os ativos do tratamento unidos ao calor da prancha ou chapinha, utilizada no processo, selam as cutículas do fio. A cauterização é o tratamento que age do córtex até as cutículas.

Page 14: Estratégias para Salão de Beleza - módulo I e II

Terapias Capilares Existes muito produtos e procedimentos essenciais para recuperação dos fios. Porém, na maioria das vezes é necessário combinar alguns destes tratamentos para se alcançar um bom resultado.

Por isso, Keyow Professional apresenta uma linha completa para todos os tipos de cabelos.

Paradise Line é uma das linhas da Keyow, especial para tratamentos capilares, capaz de suprir todas as necessidades dos fios, com alta performance, elaborada com matérias primas importadas e a mais alta tecnologia.

Paradise Line foi desenvolvida para suas clientes desfrutarem da sua beleza com muito prazer.

O Prazer além da Beleza...

Page 15: Estratégias para Salão de Beleza - módulo I e II

Keyow Professional Hidratação IntensivaCOCO BAMBU MASK – 3 Minutos Milagrosos!A Máscara de Hidratação Coco Bambu Keyow Professional é composta por matérias primas importadas potentes para ação de alto impacto, capazes recuperar a vitalidade dos fios. É uma máscara hidratante de Alta Performance, desenvolvida com tecnologia inovadora, enriquecida com os óleos essenciais, silicones especiais e emolientes, que promovem a rápida absorção, com efeito de choque de brilho, profunda e imediata hidratação.Também contém óleo de Argan, originário da Africa, que tem ação de regeneração total dos cabelos. Ele promove maciez, brilho e maleabilidade, além de formar uma película protetora sob o fio. É um SOS prático, com ação de impacto em apenas 3 minutos, que permite a aplicação no próprio lavatório. MODO DE USOApós lavar os cabelos, aplique uma quantidade razoável da Máscara Coco Bambu Keyow Professional em toda a extensão dos cabelos. Massageie-os e deixe agir por 3 minutos. Em seguida, enxágüe com água morna.

Page 16: Estratégias para Salão de Beleza - módulo I e II

Reconstrução e NutriçãoARULA MASK é uma máscara reconstrutora desenvolvida com a inovadora tecnologia de biomoléculas de queratina e proteínas hidrolizadas, enriquecida com os óleos de Argan e Marula. Tem um alto poder de hidratação, penetra profundamente nos fios, proporcionando maciez, sedosidade e brilho intenso.Seus ativos Argan e Marula, agem proporcionando maior emoliência aos cabelos.O óleo de Argan, originário da Africa, tem ação de regeneração total dos cabelos. Ele promove maciez, brilho e maleabilidade, além de formar uma película protetora sob o fio. O óleo de Marula é extraído das sementes do fruto da árvore Marula africana, é rico em antioxidantes e Ácido Oléico. Com alta concentração de Vitamina C, ele nutre, protege, hidrata e acrescenta elasticidade aos cabelos.Tudo isso, associado à Ureia, um hidratante superpotente, que ajuda reter água nos cabelos. E à Queratina, substância que repõe massa e proteínas, perdidas em processos que danificam os fios do cabelo.

MODO DE USOCom este mesmo produto você pode fazer reconstrução, nutrição e cauterização (próxima página).Após lavar os cabelos, aplique uma quantidade razoável da Máscara Arula Keyow Professional em toda a extensão dos cabelos. Massageie-os e deixe agir de 10 a 20 minutos, envolvendo os cabelos em plástico filme ou touca térmica. Em seguida, enxágüe com água morna.

Page 17: Estratégias para Salão de Beleza - módulo I e II

ARULA MASK A Cauterização é um tipo de reconstrução no sentido de que repõe aminoácidos e proteínas, agindo desde o córtex até as cutículas. A diferença entre reconstrução e cauterização Arula, está apenas na forma de aplicação, que utiliza a prancha para finalizar o procedimento, visando “cicatrizar” a cutícula dos fios e fazer com que os nutrientes que foram depositados permaneçam nos fios por mais tempo. Ou seja, aumenta a durabilidade do tratamento – permanece no fio de 15 a 20 dias.A cauterização com a Máscara Arula é uma reconstrução intensa que promove a reposição de queratina, vitaminas e proteínas contidas em sua formulação. Estes ativos unidos ao calor da prancha/chapinha, utilizada no processo, selam as cutículas do fio.

MODO DE USOApós lavar os cabelos, aplique uma quantidade razoável da Máscara Arula Keyow Professional em toda a extensão dos cabelos. Massageie-os e deixe agir de 10 a 20 minutos, envolvendo os cabelos em plástico filme ou touca térmica. Em seguida, enxágüe com água morna. Secar escovando e pranchar de 3 a 5 vezes para selar as cutículas, formando uma película protetora no fio.

Cauterização

Page 18: Estratégias para Salão de Beleza - módulo I e II

Resultados

Page 19: Estratégias para Salão de Beleza - módulo I e II

Resultados

Page 20: Estratégias para Salão de Beleza - módulo I e II

Kit Shampoo e Condicionador 240ml: com a função de tratar e condicionar os cabelos, pode ser usado diariamente, auxiliando na manutenção, de maneira a perdurar o efeito do tratamento profissional.Máscara Hidratação 250g: Hidrata profundamente os fios, deixando os cabelos sedosos, mantendo o brilho e maciez.Oléo de Argan: Com ação anti-frizz, auxiliam na escovação, promove um brilho intenso. Estes óleos podem ser usados, para potencializar a hidratação, proteger os cabelos (protetor térmico) e/ou finalizar penteados (anti-frizz).

ManutençãoProcedimento - Home Care Para os tratamentos de salão se tornarem ainda mais eficientes e visíveis, é necessário que os profissionais orientem seus clientes a utilizarem produtos apropriados. O profissional poderá ainda vender estes produtos, acrescentando mais valor a sua receita $ mensal. Assim, obterá mais lucratividade, maior eficácia nos resultados do tratamento e ainda, irá garantir a satisfação de suas clientes. Algumas dicas para a cliente: Lavar os cabelos apenas 3-4 vezes por semana, com shampoo e condicionador da mesma marca - Keyow Professional (sem sal). Durante o período de tratamento, deixe secar o cabelo naturalmente, fazendo escova somente no salão no dia das aplicações. Ao pentear, usar pente de madeira com muito cuidado. *Retornar ao salão conforme Cronograma de Tratamento (semanal, quinzenal)

Page 21: Estratégias para Salão de Beleza - módulo I e II

Cronograma CapilarCronograma capilar é uma terapia capilar extremamente eficaz, que tem como principais objetivos a hidratação, a nutrição e a reconstrução dos fios, com duração geralmente de 4 semanas. Estes 3 procedimentos serão feitos durante estas semanas, com uma alternância de tempo de dois em dois dias.

Ao lado teremos tratamentos específicos para cada tipo de

cabelo. Contudo, é importante se

atentar a algumas Dicas:Se faltar maleabilidade às

madeixas, aumente a nutrição. Se estiverem secos,

o melhor é fazer mais hidratações.

No caso dos cabelos muito fragilizados ou

emborrachados, aumente a frequência da reconstrução.

Page 22: Estratégias para Salão de Beleza - módulo I e II

Cibele Souza - Cisimex Internacional TradingAdvogada (OAB 195975) – Diretora Comercial

Brasil: +55 11 983796978 / Email: [email protected]

www.keyow.com.br