estilos musicais 6ano a 2

24
ESTILOS M USICAIS – 6ºANO A Projeto desenvolvido pelasprofessoras: Fabiana Neves(M atem ática)e M aria de Fátim a (POIE-aprendizagem com tecnologia). Em ef. Carlosde Andrade Rizzini DRESA

Upload: maria-de-fatima-caixeta

Post on 24-Jul-2016

237 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Projeto Estilos musicais Pesquisa e

TRANSCRIPT

Page 1: Estilos musicais 6ano a 2

ESTILOS MUSICAIS – 6º ANO A

Projeto desenvolvido pelas professoras: Fabiana Neves (Matemática) e Maria de

Fátima (POIE- aprendizagem com tecnologia).

Emef. Carlos de Andrade RizziniDRESA

Page 2: Estilos musicais 6ano a 2

PROJETO- GÊNEROS MUSICAIS

TURMA:6º ANO A

PROFESSORAS ENVOLVIDAS: FABIANA –Matemática e Maria de Fátima(Aprendizagem com a tecnologia).

Tema: Gêneros musicais/Radio na Escola

Justificativa: Alunos com repertório musical escasso/Recreio Mais saudável.

Início: agosto/novembro

Surgimento da necessidade: Os alunos ouvem músicas durante o recreio e os pedidos musicais estão focados em um só estilo musical (Gênero).

O projeto atende as necessidades do PPP –Convivência – A música faz a ponte entre as pessoas e daí surge a discussão por seus estilos(Gêneros) preferidos. A hora do recreio ficou mais saudável com o foco na música, isto trouxe já no início do Projeto Rádio na escola agora vamos pesquisar novos estilos musicais e inseri-los durante a hora de recreio.

Ideias e Insigths

Melhorar o vocabulário musical e a pesquisa da História da Música e a autonomia dos alunos como entrevistadores.

Como realizarão a pesquisa das preferências musicais? Em grupo de 8 alunos

Cada grupo foi nomeado pelo Gênero musical: GRUPO POP,GRUPO DO FUNK.GRUPO DO RAP.

Cada grupo tem um coordenador nomeado e escolhido pelo grupo de 8 alunos, segundo o gênero.

Inspiração: A música é o elo que liga as pessoas e sensibiliza e provoca o encontro.

Ações conjuntas: Pesquisa realizada pelos alunos por toda a escola(Professora de Matemática)- e continuidade informática )

Entrevista dos alunos :Qual é a sua preferência musical?

Imagens dos alunos entrevistadores:

1) Pop

2) Rock

3) Funk

4) Sertanejo

5) Reggae

6) MPB

7) Clássica

8) samba

9) Rap

10) Hip Hop

11) Eletrônica

12) Axé

13) Gospel

14) Internacional

15) Outros

16) Não souberam responder

Page 3: Estilos musicais 6ano a 2

Pesquisa da preferência musical dos alunos da escola.

Page 4: Estilos musicais 6ano a 2

Sala de aula – Conversa com os

alunos

Page 5: Estilos musicais 6ano a 2

Conferindo os

resultados

Page 6: Estilos musicais 6ano a 2

A origem da música

Este é um assunto super interessante, mas extremamente longo. Para ser bem compreendido, deve ser bem detalhado. Tentaremos fazer um breve resumo, com alguns dos momentos mais importantes da música na história. Vamos a eles!Nossa cultura é extremamente rica pela música como seu principal elemento. Os sons da natureza inspiraram o primeiro sinal de música reproduzido, durante a Pré-História. A palavra Música é de origem grega – vem de musiké téchne, a arte das musas – e se constitui de uma sucessão de sons, entremeados por curtos períodos de silêncio, organizada ao longo de um determinado tempo.Assim, é uma combinação de elementos sonoros que são percebidos pela audição. Isso inclui variações nas características do som, tais como duração, altura, intensidade e timbre, que podem ocorrer em diferentes ritmos, melodias ou harmonias. Embora nenhum critério científico permita estabelecer seu desenvolvimento de forma precisa, a história da música confunde-se com a própria história do desenvolvimento da inteligência e cultura humanas

Page 7: Estilos musicais 6ano a 2

Pesquisa – estilos

musicais

Grupo Rap

A história do RapCriado nos Estados Unidos, o rap - uma abreviação para rhythm and poetry(ritmo e poesia) - é um gênero musical nascido entre negros e caracterizado pelo ritmo acelerado e pela melodia bastante singular. As longas letras são quase recitadas e tratam em geral de questões cotidianas da comunidade negra, servindo-se muitas vezes das gírias correntes nos guetos das grandes cidades. Chegou ao Brasil na década de 80, mas somente na década seguinte ganhou espaço na indústria fonográfica.

Diz-se que o Rap surgiu na Jamaica mais ou menos na década de 60 quando surgiram os "Sound Systems", que eram colocados nas ruas dos guetos jamaicanos para animar bailes. Esses bailes serviam de fundo para o discurso dos "toasters", autênticos mestres de cerimônia que comentavam, nas suas intervenções, assuntos como a violência das favelas de Kingston e a situação política da Ilha, sem deixar de falar, é claro, de temas mais prosaicos, como sexo e drogas.

No início da década de 70 muitos jovens jamaicanos foram obrigados a emigrar para os EUA, devido a uma crise econômica e social que se abateu sobre a ilha. E um em especial, o DJ jamaicano Kool Herc, introduziu em Nova Iorque a tradição dos "Sound Systems" e do canto falado, que se sofisticou .

Page 8: Estilos musicais 6ano a 2

História da música

POPO termo “música pop” tem sido utilizado com diferentes significações. Ele já foi consagrado como sinônimo de músicas que são as mais populares nos quesitos vendagem e execução. Também serviu para classificar as canções jovens que se diferenciam esteticamente do rock, por serem mais palatáveis e comerciais. Apesar da aplicabilidade desses usos, o que se pode observar é que também artisticamente o pop se constituiu ao longo das décadas como um gênero específico da canção jovem. É possível notar que, desde o surgimento do rock, aparece também um tipo de canção que estabelece tênues limites entre sua sonoridade e a de alguns outros gêneros musicais jovens. Sem a mesma agressividade sonora do rock, esse tipo de canção transitava, por exemplo, nos anos 50 entre o rock’n’roll e as baladas, e, nos anos 60, ela se confundia com a soul music. Esse estilo ganhou corpo até que nos anos 80 configurou-se como um megagênero específico da canção jovem.

Everly BrothersCapa do álbum "A date with The Everly Brothers" (1960), um dos maiores sucessos da música pop das décadas de 50 e 60

A canção pop surge nos anos 50 como uma versão light, mais suave, do rock’n’roll que acabara de nascer. Claro que, assim como o rock, alguns anos antes da década de 50 canções produzidas nos Estados Unidos já carregavam algumas características estéticas do que seria a música pop. Mas aquela era uma época dominada pelos sucessos das big bands, ao estilo Glenn Miller ou Duke Ellington, e das grandes vozes, como as de Frank Sinatra e Bing Crosby. Foi somente com o sucesso do rock, gênero totalmente identificado com a cultura jovem que emerge nos anos 50, que se abriu espaço para que um novo universo na música popular fosse criado.

As novidades que surgiram a partir da ruptura artística provocada pelo rock estavam intimamente associadas a um novo ambiente econômico, social e cultural. Ambiente que trouxe como características principais a conquista de um poder aquisitivo pelos adolescentes, a valorização do consumismo, a expressão mais contundente das aspirações libertárias dos jovens, o conflito de gerações, o enfrentamento das segregações raciais, sexuais e sociais, o avanço das tecnologias de comunicação e o surgimento e a popularização de novas formas de entretenimento, como a televisão e o disco fonográfico.

Page 9: Estilos musicais 6ano a 2

A história do FUNKO funk ganhou espaço na mídia brasileira há pouco menos de uma década, embora sua história

tenha quase trinta anos. O nascimento deste ritmo, como a de muitos outros no Brasil, está intimamente ligado aos Estados Unidos.

O pianista norte-americano Horace Silver, na década de 60, pode ser considerado o pai do funk. Silver uniu o jazz à soul music e começou a difundir a expressão "funk style". Nesta época, o funk ainda não tinha a sua principal característica: o swing. Foi com James Brown que o estilo tornou-se dançante e ganhou o mundo.

A soul music foi trazida ao Brasil por cantores como Gerson King Combo, que lançou em 1969 o disco Gerson Combo Brazilian Soul, com sucessos brasileiros como Asa Branca executados com a batida importada dos Estados Unidos. Tim Maia, Carlos Dafé e Tony Tornado também começaram a tocar sucessos do soul e adotaram a atitude e o estilo americanos do Black Power, fundando o movimento Black Rio. A grande musa da época era a paulistana Lady Zu.

Na década de 70 surgiram as primeiras equipes de som no Rio de Janeiro, como a Soul Grand Prix e a Furacão 2000, que organizavam bailes dançantes. Os primeiros bailes eram feitos com vitrolas hi-fi e as equipes foram, aos poucos, crescendo e comprando equipamentos melhores.

Page 10: Estilos musicais 6ano a 2

Estilos musicais vencedores: POP,FUNK E RAP e outros

estilos – Gráficos

05

10152025303540

popfunkrapsertanejooutros

Page 11: Estilos musicais 6ano a 2

Gráficos dos grupos

Gêneros MusicaisMusicas

PopFunkRapSertanejoOutros

João Gabriel e Luisa

GRÁFICO ESTILO MUSICAL

Diogo e Marcos 6ºA

PopFunk

RapSertanejo

05

101520253035

PopFunkRapSertanejo

Diogo e Marcos

Page 12: Estilos musicais 6ano a 2

Cadastro dos alunos na Plataforma

Edmodo

Page 13: Estilos musicais 6ano a 2

Exposição na mostra

Cultural

Page 14: Estilos musicais 6ano a 2
Page 15: Estilos musicais 6ano a 2
Page 16: Estilos musicais 6ano a 2
Page 17: Estilos musicais 6ano a 2
Page 18: Estilos musicais 6ano a 2
Page 19: Estilos musicais 6ano a 2

Qual é a Música

Descubra a música POP de Taylor SwiftDescubra o RAP de Projota

Descubra o Funk de MC Pitico

Page 20: Estilos musicais 6ano a 2

Coloque suas respostas aqui e depois confira no Slide abaixo.

1°2°3°

Page 21: Estilos musicais 6ano a 2

Coloque suas respostas aqui e depois confira no Slide abaixo.

1°2°

Page 22: Estilos musicais 6ano a 2

Respostas

1°Funk-MC Pitico História de Vida2°Rap-Projota O Ser Humano e Falho3° Pop-Taylor Swift Shake It Off

Page 23: Estilos musicais 6ano a 2

Avaliação por rubrica

.

ProjetoGêneros Musicais

POP FUNK RAP outros

Entendimento do Tema

Eu me esforço muito para ser o melhor nas pesquisas deste projeto, pois me identifiquei com o projeto.

Tem dias que eu tenho preguiça, mas tem dias que eu faço e entendo tudo só quero descansar um pouquinho.

Eu até que entendi um pouco.

Eu fico bravo e nervoso e não entendo nada.

Criatividade Eu sou treinado para sempre ter e criar novas ideias e sigo as orientações dos meus professores.

Sou mais ou menos criativo, quase sempre tenho ideias novas e gosto de me colocar para os meus colegas.

As vezes penso em coisas novas mas não consigo expor, pois sou muito desatento.

Não sei o que é isso e tenho dificuldade em criar alguma coisa.

Participação Eu sou um líder nato,oriento e incentivo a participação dos meus colegas nas pesquisas e atividades.

Alguns dias participo muito, em outros não faço muita coisa.

Eu sou intocável, mas as vezes participo.

Minha participação é brigar, falar alto,bater e empurrar os colegas.

Organização Sou muito organizado, pois assim consigo fazer mais atividades e aprendo cada vez mais.

A minha organização depende do meu humor ou do meu sono, pois acordo muito cedo.

Tento serorganizado, mas nem sempre eu consigo pois muitas coisas me chamam a atenção.

Sou desorganizado, não gosto de registrar o que o professor(a) fala, acho que vou me lembrar de tudo e não vou bem nas atividades.

Page 24: Estilos musicais 6ano a 2

Vídeo da Aluna

Gabriela

20151126_091005.mp4

Avaliação do Projeto