estatística aplicada à educação - ementa

2
UNIRIO – Escola de Educação – Pedagogia – Programa e ementa da disciplina 2014-1 1 DISCIPLINA: ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO – PROF.: ANDRÉA THEES EMENTA Conceito de Estatística. Coleta, organização e análise de dados quantitativos e qualitativos. Leitura, interpretação e construção de gráficos e tabelas do campo da pesquisa em Educação. Uso e interpretação de medidas de resumo, dispersão e relação. OBJETIVO GERAL O curso objetiva apresentar e desenvolver competências na área de Estatística aplicada à Educação, de modo a permitir que os alunos possam examinar e compreender pesquisas quantitativas na área de Educação, resultados de avaliação em larga escala da Educação e procedimentos quantitativos presentes em diversos ambientes de trabalho. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Propor experiências de aprendizagem que levem o aluno a estudar conceitos estatísticos, utilizar técnicas quantitativas para análise, interpretar fenômenos relacionados à área educativa, coletar, tabular e representar dados graficamente, ler e interpretar gráficos e tabelas. Introduzir a prática de informática na categorização e representação tabular e gráfica dos dados obtidos nas pesquisas e no cotidiano do estudante de Pedagogia, na sua prática docente. Articular ensino e pesquisa, relacionando teoria à prática pedagógica, tendo em vista o ensinoaprendizagem de Estatística. Refletir sobre o ensino do eixo tratamento da informação nos anos iniciais do Ensino Fundamental, analisando as orientações contidas no PCN. METODOLOGIA O trabalho será desenvolvido através de aulas expositivas dialogadas, com a preocupação da ênfase na relação teoria-prática, além da utilização de diferentes dinâmicas como debates, atividades individuais e em grupo, recursos audiovisuais e materiais concretos. BIBLIOGRAFIA BRASIL. Ministério da Educação\ Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Matemática. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. CARVALHO, M. & BAIRRAL M. A. Matemática e Educação Infantil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. COSTA, S. F. Estatística aplicada à pesquisa em educação. Brasília: Liber Livro, 2010. IEZZI, HAZZAN & DEGENSZAJN. Fundamentos de Matemática Elementar – Estatística Descritiva, volume 11. São Paulo: Atual. 2004. MEDEIROS, C. A. de. Estatística aplicada à educação. Brasília: Universidade de Brasília, 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/estatistica.pdf >. Acesso em: 10 fev 2014. FIORENTINI, D. & LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

Upload: andrea-thees

Post on 06-Jun-2015

635 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Estatística Aplicada à Educação - Ementa

UNIRIO – Escola de Educação – Pedagogia – Programa e ementa da disciplina 2014-1 1

DISCIPLINA: ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO – PROF.: ANDRÉA THEES EMENTA

Conceito de Estatística. Coleta, organização e análise de dados quantitativos e qualitativos. Leitura, interpretação e construção de gráficos e tabelas do campo da pesquisa em Educação. Uso e interpretação de medidas de resumo, dispersão e relação.

OBJETIVO GERAL O curso objetiva apresentar e desenvolver competências na área de Estatística aplicada à Educação, de modo a permitir que os alunos possam examinar e compreender pesquisas quantitativas na área de Educação, resultados de avaliação em larga escala da Educação e procedimentos quantitativos presentes em diversos ambientes de trabalho.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Propor experiências de aprendizagem que levem o aluno a estudar conceitos estatísticos, utilizar técnicas quantitativas para análise, interpretar fenômenos relacionados à área educativa, coletar, tabular e representar dados graficamente, ler e interpretar gráficos e tabelas.

Introduzir a prática de informática na categorização e representação tabular e gráfica dos dados obtidos nas pesquisas e no cotidiano do estudante de Pedagogia, na sua prática docente.

Articular ensino e pesquisa, relacionando teoria à prática pedagógica, tendo em vista o ensinoaprendizagem de Estatística.

Refletir sobre o ensino do eixo tratamento da informação nos anos iniciais do Ensino Fundamental, analisando as orientações contidas no PCN.

METODOLOGIA

O trabalho será desenvolvido através de aulas expositivas dialogadas, com a preocupação da ênfase na relação teoria-prática, além da utilização de diferentes dinâmicas como debates, atividades individuais e em grupo, recursos audiovisuais e materiais concretos.

BIBLIOGRAFIA BRASIL. Ministério da Educação\ Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Matemática. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

CARVALHO, M. & BAIRRAL M. A. Matemática e Educação Infantil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

COSTA, S. F. Estatística aplicada à pesquisa em educação. Brasília: Liber Livro, 2010.

IEZZI, HAZZAN & DEGENSZAJN. Fundamentos de Matemática Elementar – Estatística Descritiva, volume 11. São Paulo: Atual. 2004.

MEDEIROS, C. A. de. Estatística aplicada à educação. Brasília: Universidade de Brasília, 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/estatistica.pdf>. Acesso em: 10 fev 2014.

FIORENTINI, D. & LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

Page 2: Estatística Aplicada à Educação - Ementa

UNIRIO – Escola de Educação – Pedagogia – Programa e ementa da disciplina 2014-1 2

AVALIAÇÃO A avaliação dos alunos da disciplina Estatística Aplicada à Educação procura assumir um caráter formativo, analisando o empenho e a produção dos alunos nas atividades propostas. A avaliação será contínua, considerando a participação dos alunos e alunas nas aulas, sua produção escrita, seu processo de reflexão sobre seu próprio movimento de construção de conhecimentos e sua contribuição para a dinâmica coletiva. A aprovação final será obtida a partir dos seguintes instrumentos e critérios adotados: Processo de Avaliação 1 (PA1)

Participação e leituras (0 a 5 pontos): Participação em sala, cumprimento das tarefas e atividades, produção escrita, envolvimento, comunicação, colaboração, coerência entre o solicitado e o apresentado, ética. Quando? Em todas as aulas.

Apresentação do projeto de pesquisa (0 a 5 pontos). Data: 08/04 (noturno) e 09/04 (vespertino).

Processo de Avaliação 2 (PA2)

Relatório de Pesquisa e Seminário (0 a 10 pontos): Nesta avaliação, serão observados os seguintes indicadores: definição correta dos conceitos, coerência, desenvolvimento pessoal e criatividade. Data: no dia do seminário de apresentação dos resultados da pesquisa. Data: 13 e 20/05 (noturno) e 14 e 21/05 (vespertino).

Média Final (MF)

Resultado obtido através do cálculo da média aritmética das notas dos processos de avaliação 1 e 2 [AF = (PA1 + PA2)/2], que deverá ser maior ou igual a 7.

Carga Horária de 60h e frequência de 75% nas aulas.

Prova Final (PF)

Prova escrita (0 a 10 pontos): Consulta de até 30 minutos aos materiais utilizados nas aulas da disciplina antes de iniciar a prova. Na avaliação serão observados os seguintes indicadores: definição correta dos conceitos, resposta contendo as questões chaves da pergunta, coerência, desenvolvimento pessoal e criatividade. Data: 03 e 04/06/2014.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR Além da bibliografia básica e dependendo do interesse dos alunos, poderá ser sugerida uma bibliografia complementar em algum tópico específico que precisa ser aprofundado.