estamos vivendo um novo ano e cremos que 2018 … · jornal da igreja evangélica cristo vive de...

32
Jornal da Igreja Evangélica Cristo Vive de São Paulo 1 Distribuição Gratuita São Paulo Janeiro / Fevereiro 2018 nº 80 The Way onde o mover do Espírito Santo será sensível e per- ceptível a todos, fluindo em nossas vidas com au- toridade. Esse mover, já visível entre nós, trará, naturalmente, um avi- vamento produzido por mais revelação do novo pacto. Nossos cultos e demais encontros não serão ja- mais um ritual vazio e rotineiro, mas a presença real e manifesta de Deus. Ele habitará no meio dos louvores e se moverá com poder e glória en- tre nós, acompanhando cada palavra de sinais. Deus será visto pelos olhos a fé. Nós o vere- mos em tudo: em cada palavra, em cada louvor, em cada oração, em cada reunião, em cada mo- vimento de fé, em tudo que fizermos com a visão dele. Se vivermos, de fato, na visão do Todo-Podero- so, se enxergarmos como Deus enxerga, se os nos- sos olhos virem como Deus vê, se prostrados, reverentes e tementes nós vivermos, vamos entrar em uma nova di- mensão de fé e de glória. É tempo de celebrarmos, é tempo de propormos novas metas, novos alvos; é tempo de ajustarmos o que não foi bem até ago- ra; é tempo de olharmos para frente e prosseguir- mos com fé. É tempo de alegria, porque é tempo de novos começos na vi- são do Todo-Poderoso. Nós temos um chama- do, nós fazemos par- te da grande comissão, que é levar a Palavra de Deus ao nosso redor e aos confins da terra; tirar os eleitos do Senhor do sofrimento da desobedi- ência; batalhar para que os filhos de Deus tenham seus olhos iluminados. Novos tempos começa- ram para quem crê, no- vas oportunidades estão disponíveis da parte de Deus. Não deixe para depois a sua rendição a Cristo, não deixe para depois o seu envolvi- mento com uma vida es- piritual ativa de confian- ça na Palavra. Com certeza as profe- cias não se manifestarão da vida do curioso, mas na vida daquele que tem vida intima com o Se- nhor Jesus Cristo. Por- tanto, não tenha medo de Deus, se entregue a Ele com todo seu ser. O resto deste ano e o fu- turo dependem de uma atitude de entrega total hoje, para um novo co- meço. Venha a Cristo e traga seus dramas, seus traumas, suas lutas, seus medos, suas inseguran- ças, suas imperfeições, venha como você está, mas venha para viver um novo começo na visão do Todo-Poderoso. Feliz 2018! ESTAMOS VIVENDO UM NOVO ANO E CREMOS QUE 2018 SERÁ SOBRENATURAL E EXTRAORDINÁRIO,

Upload: buikhue

Post on 13-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Jornal da Igreja Evangélica Cristo Vive de São Paulo

1

Distribuição Gratuita São Paulo Janeiro / Fevereiro 2018 nº 80

The Way

onde o mover do Espírito Santo será sensível e per-ceptível a todos, fluindo em nossas vidas com au-toridade. Esse mover, já visível entre nós, trará, naturalmente, um avi-vamento produzido por mais revelação do novo pacto.

Nossos cultos e demais encontros não serão ja-mais um ritual vazio e rotineiro, mas a presença real e manifesta de Deus. Ele habitará no meio dos louvores e se moverá com poder e glória en-tre nós, acompanhando cada palavra de sinais.

Deus será visto pelos olhos a fé. Nós o vere-mos em tudo: em cada palavra, em cada louvor,

em cada oração, em cada reunião, em cada mo-vimento de fé, em tudo que fizermos com a visão dele.

Se vivermos, de fato, na visão do Todo-Podero-so, se enxergarmos como Deus enxerga, se os nos-sos olhos virem como Deus vê, se prostrados, reverentes e tementes nós vivermos, vamos entrar em uma nova di-mensão de fé e de glória.

É tempo de celebrarmos, é tempo de propormos novas metas, novos alvos; é tempo de ajustarmos o que não foi bem até ago-ra; é tempo de olharmos para frente e prosseguir-mos com fé. É tempo de alegria, porque é tempo

de novos começos na vi-são do Todo-Poderoso.

Nós temos um chama-do, nós fazemos par-te da grande comissão, que é levar a Palavra de Deus ao nosso redor e aos confins da terra; tirar os eleitos do Senhor do sofrimento da desobedi-ência; batalhar para que os filhos de Deus tenham seus olhos iluminados.

Novos tempos começa-ram para quem crê, no-vas oportunidades estão disponíveis da parte de Deus. Não deixe para depois a sua rendição a Cristo, não deixe para depois o seu envolvi-mento com uma vida es-piritual ativa de confian-ça na Palavra.

Com certeza as profe-cias não se manifestarão da vida do curioso, mas na vida daquele que tem vida intima com o Se-nhor Jesus Cristo. Por-tanto, não tenha medo de Deus, se entregue a Ele com todo seu ser.

O resto deste ano e o fu-turo dependem de uma atitude de entrega total hoje, para um novo co-meço. Venha a Cristo e traga seus dramas, seus traumas, suas lutas, seus medos, suas inseguran-ças, suas imperfeições, venha como você está, mas venha para viver um novo começo na visão do Todo-Poderoso.

Feliz 2018!

ESTAMOS VIVENDO UM NOVO ANO ECREMOS QUE 2018 SERÁ SOBRENATURALE EXTRAORDINÁRIO,

Editorial

The Way é uma publicação da

Igreja Evangélica Cristo Vive - SPCNPJ: 00.744.449/0001-64

R. Prof. José Leite e Oiticica, 250 Brooklin, São Paulo, SPBrasil - CEP 04705-080 Telefone: (11) 5561-4405www.cristovive.com.br

Contato:[email protected]

© 2012 - 2018 The Way.Todos os direitos reservados.

Editoria Bispo Rai Brant

Bispa Solange Brant

Jornalista responsável Bispa Solange Brant

(RTB 40242/SP)

Colaboradores desta edição Presbítera Caroline MoraisPastora Cristina Campos

Presbítera Dama LimaKaren Rosa Mansinho

Bispo Rai BrantBispa Renata Brant

Ricardo S. VianaBispa Solange Brant

Publicidade Bispo Bill

[email protected]

Tiragem:2.000 exemplares

Projeto Gráfico (arte e diagramação):

[RE]NUEVO [email protected]

The Way

2

Janeiro / Fevereiro 2018 nº 80

FotografiaBárbara Adline

Diácono Hilton SilvaJoyce Marques Lívia Padula

Ministra Natália PolettoDiaconisa Patrícia Kanay

Queridos filhos na fé, é com muita alegria e gratidão a Deus, que trazemos até vocês esta edição do The Way, com um resu-mo do que foi o úl-timo trimestre de 2017 e com a palavra profética para 2018.

Sabemos que não é possível relatar e retra-tar tudo que o Senhor nos capacitou a fazer

nesses últimos meses, mas o intuito é glorifi-car a Deus com a lem-brança de alguns de seus feitos.

Que possamos crer que a cada novo ano, a cada novo patamar de vida espiritual, a cada novo começo, o Se-nhor manifesta o que temos capacidade para viver e administrar de suas ricas bênçãos.

Olhando para trás, ve-mos quantas bênçãos, quantos testemunhos, quantas realizações fo-ram possíveis em Cris-to, então para 2018 as conquistas serão ainda maiores, pois todas as nossas realizações se-rão na visão do Todo-Poderoso. Desejamos que todos se regozijem conosco e desfrutem deste con-teúdo com ações de graça.

No amor de Jesus,Bispo Rai Brant

3

Conteúdo

Conteúdo 01 ESTAMOS VIVENDO UM NOVO ANO... 02 EDITORIAL 03 GRANDES COISAS O SENHOR FEZ POR NÓS...04-05 VISITA DO APÓSTOLO MIGUEL ÂNGELO 06-07 APOCALYPSE - ESPETÁCULO DE DANÇA08-10 LINHA TÊNUE - PEÇA TEATRAL11-12 RECITAL DO CORAL CRISTO VIVE13-15 CRISTO VIVE - SP COMEMORA 23 ANOS16-17 MANHÃ NATALINA - SÓ JESUS É EXALTADO E GLORIFICADO18-19 DIA DAS CRIANÇAS...

20 ESCOLA BÍBLICA21-22 DESPERTA, Ó TU QUE DORMES! 23 ADORAÇÃO: FRUTO DO AMOR DE DEUS POR NÓS 24-25 ENCONTRO DE CASAIS 26 HOMEM AO MÁXIMO E MULHER ÚNICA 27 EDUCAÇÃO FINANCEIRA 28 DICA DE SAÚDE 29 OS SEXALESCENTES DO SÉC. XXI 30-31 CARTA DE GRATIDÃO

31/32 Marketplace

Vintes e três anos se pas-saram e olhamos para o tempo decorrido e fica-mos como quem sonha... Quantas vidas salvas, quantas vidas libertas, quantas vidas transfor-madas, quantas vidas curadas, quantas vidas prosperadas, quantas vi-das restituídas, quantas vidas restauradas, quan-tas vidas iluminadas pela revelação da graça de Deus, quantos casamen-tos restaurados, quantas novas famílias formadas, quantas crianças nasci-das e consagradas, quan-tos jovens livres e aben-çoados, quantas obras assistenciais, quantas novas Igrejas formadas, quantas mensagens pre-gadas, quantos estudos bíblicos, quantos cur-

sos ministrados, quan-tas mudanças, quantos eventos, quantos semi-nários, quantos retiros, quantas viagens evan-gelísticas, quantas obras preparadas de antemão, quantos testemunhos, quanto crescimento es-piritual, quanta honra de Deus, quantos mila-gres!...

O que diremos hoje diante de tanto amor de Deus derramado em nossas vidas e em nosso ministério? Faremos das palavras do salmista nos-sas palavras:

“O Senhor tem sido ge-neroso para conosco. Pois livrou da morte a nossa alma, das lágri-mas os nossos olhos,

da queda os nossos pés. Andaremos na presença do Senhor, na terra dos viventes. Nós críamos ainda que dissemos: Es-tamos sobremodo afli-tos. Que daremos ao Senhor por todos os seus benefícios para conosco? Tomaremos o cálice da salvação, e invocaremos o nome do Senhor. Cum-priremos os nossos votos ao Senhor, na presença de todo o seu povo. Ofe-recer-te-emos sacrifícios de ações de graça, e in-vocaremos o nome do Senhor. Cumpriremos os nossos votos ao Senhor, na presença de todo o seu povo, nos átrios da casa do Senhor, no meio de ti, ó Igreja. Aleluia!”

A Cristo Vive - São Pau-

lo não é uma denomi-nação, é uma história de vidas transformadas pelo poder de Jesus Cristo, mediante a revelação da Palavra da sua graça. É o resultado de uma plan-tação incansável, cujos frutos estão patentes à vista de todos. É par-te do Corpo de Cristo que ele reuniu para sua glória. Então, parabéns, Igreja Cristo Vive! Pa-rabéns, família bendita do Senhor nesta terra! Feliz aniversário!

GRANDES COISASO SENHOR FEZ POR NÓS,POR ISSO ESTAMOS ALEGRES!

4

A humanidade vive uma época onde tudo é mui-to raso. É o momento do amor líquido, da fragili-dade dos laços e da escas-sez do comprometimen-to. No entanto, Deus, em sua majestade, tem cuidado do seu povo, e a Igreja Cristo Vive - São Paulo tem provado disso dia após dia.

Domingo, 22 de outubro, Deus usou mais uma vez a boca do seu servo, nos-so querido Apóstolo Mi-guel Ângelo e presenteou sua Igreja com um ver-dadeiro banquete.

Nosso Apóstolo veio prestigiar o espetáculo Apocalypse, assistindo conosco esse evento que glorificou o nome do Se-nhor, e nos deu a honra de ser o preletor do culto de domingo de manhã, ocasião em que falou da importância da oração na vida de um filho de

APÓSTOLO MIGUEL ÂNGELONOS DÁ A HONRA DE SUA PRESENÇA NO ESPETÁCULO APOCALYPSE E ÉBOCA DE DEUS NO CULTO DE DOMINGO

Deus, mas não apenas uma simples oração e sim a “Oração com Ati-tude”.

Além do bálsamo conso-lador de uma palavra que nos despertou para um dos principais temas e condutores da fé cristã, a oração, a Igreja também pode ser coparticipante da honra de ter o Após-tolo e a Bispa Rosanna, em um momento em que temos andado ainda mais na contramão do mundo.

A Igreja foi honrada atra-vés das vidas dos nossos Bispos Rai e Solange Brant. As declarações de nossos bispos primazes a respeito da Cristo Vive - SP evidenciam que o Deus a quem servimos não se dobra a épocas. A humildade e a segu-rança em Cristo, desses servos de Deus, nos agra-

ciaram com a certeza de que os laços firmados há 23 anos permanecem fir-

mes e inabaláveis, rumo à eternidade.

5

6

Assim foi o espetáculo Apocalypse. Um show de encanto, arte, disci-plina e brilho. A essência da excelência traduzida em gestos vigorosos, ora suaves, ora, surpreen-dentemente, expressivos. Gestos que mostraram o impacto do livro mais contundente e revelador das Escrituras Sagradas, o Apocalipse de João.

O ministério de dança de nossa Igreja, Cia. Pac-tus, e todos os co-laboradores con-seguiram trazer à tona as profecias do livro sagrado através da dança.

A plasticidade do espetáculo foi be-líssima; o figurino impecável, as mú-sicas impactantes e o enredo total-mente envolvente, fize-ram da noite do dia 21 de outubro, um marco na vida dos expectado-res e na história do nosso

ministério.

O mistério revelado sen-do descortinado dança por dança. Em lugar do pranto, o riso; em lugar da dor, a bonança; em lu-gar do medo, a esperan-ça. Durante todo o es-petáculo, a plateia viveu cada detalhe, surpreen-dendo-se, encantando-se, com lágrimas, com

risos, com espan-to e com gratidão, porque o Cordei-ro que foi morto está vivo e reina para sempre.

Um espetáculo que traduziu per-feitamente a dis-ciplina, a unidade e o amor de um corpo bem ajus-tado trabalhando em prol da obra de Cristo.

Glórias eternas Àquele que era, que é, e que há de vir, Jesus Cristo.

MAJESTOSO! MAGNÍFICO!EXTRAORDINÁRIO! SUBLIME!APOTEÓTICO!

5 7

8

No dia 18 de novem-bro, mais um espetáculo maravilhoso, agora de teatro, foi apresentado na Cristo Vive – SP. San-tuário lotado para ver a atuação dos abençoados integrantes do grupo te-atral GraçaEncena, que esbanjaram talento.

A partir de uma lingua-gem atual e com toques de humor, Linha Tênue nos convidou a refletir sobre os pensamentos e atos do homem, através de situações que estão presentes no cotidiano coletivo e que nos insti-gam a questionar a vul-nerabilidade da vida.

A peça expôs o lado pro-fundo dos sentimentos humanos, os apelos e de-sejos da alma, abrangen-do temas como juventu-de e amizades, desafios profissionais, conflitos familiares, dependência química e crise existen-cial.

A montagem da peça foi estruturada em três dife-

rentes núcleos-histórias que se assemelhavam

LINHA TÊNUEUMA REFLEXÃO SOBRE A VIDA

quanto à temática cen-tral e foram costurados

por um monólogo ques-tionador e dramático.

Linha Tênue fez um grande convite a mergu-lharmos no nosso uni-verso interior e sairmos com o desejo de trans-formações profundas.

Parabenizamos a todo o elenco, ao staff e às au-toras e diretoras, Presbí-teras Caroline Moraes, Lilian Souza e Bispa Re-nata Brant.

9

10

Cultos Semanais: Domingo - Culto ao Senhor - 09h 2ª feira - Culto de Oração - 20h 5ª feira - Culto ao Senhor - 20h Cultos Mensais: 4ª feira (primeira do mês) - Culto da Mulher - 15h Sábado (último do mês) - F.Karys - 18h

cristovivesaopaulo cristo.vive.spcristovivesp

CristoviveSP cristovivespcristovive.tv - zero onzewww.cristovive.com.br

Na RÁDIO: Rádio Conexão FM 87.5 : de 2ª a 6ª feira das 5:30 h às 6 h

11

O Belíssimo Recital do Coral emocionou a to-dos que lotaram o au-ditório da Igreja Cristo Vive – SP, no dia 09 de dezembro.

Abrindo as comemora-ções dos 23 anos da nossa Igreja, o coral não só fez sua apresentação, como levou o público a louvar e adorar ao Senhor na beleza da sua santidade.O repertório, bem esco-lhido, combinou peças clássicas e populares, com a execução de solos bem elaborados e inter-pretações primorosas de alguns coralistas. Todos, no mesmo espírito, can-taram com técnica e sen-timento, fazendo desse recital uma festa de glo-rificação a Deus pelos seus poderosos e grandes feitos em nossa Igreja.

A Bispa Silmara Santillo foi homenageada pelos integrantes do coral, re-cebendo a honra que lhe é devida, pelo seu bri-lhante trabalho, ao longo dos anos, na direção mu-

RECITAL DOCORAL CRISTO VIVE

sical do coral. Vimos o esmero, o zelo, o cuidado e a responsabilidade da-queles que se dispuseram a ensaiar para apresentar

o melhor para Deus e para o seu povo.

Com certeza, Deus re-cebeu a glória que lhe

foi conferida e retribui-rá com largueza àqueles que se empenharam em dar-lhe o melhor, espe-cialmente aos que, com muito amor, substituí-ram a Bispa Silmara nos dias de ensaio em que ela esteve ausente por desíg-nios do Senhor.

Parabéns, Coral Cristo Vive, pelo excelente tra-balho que fazem e, pela fé, pelo que continuarão a fazer para a glória do Todo-Poderoso.

12

13

CRISTO VIVE - SP COMEMORA

Quanto mais apurado pelo fogo, mais nobre se torna um metal. Quan-to mais peneirado, mais puro se torna o trigo. Essa tem sido a trajetória da Igreja Cristo Vive - São Paulo, durante vinte e três anos.

Como joia de Deus, a Igreja tem sido provada pelo fogo e peneirada nas adversidades, man-tendo seu brilho, seu ca-ráter e sua história, livre de máculas e de retro-cesso. Uma Igreja que colocou a mão no arado e que, em momento al-gum, olhou para trás.

Dia 17 de dezembro foi um domingo de muitas comemorações. A famí-lia de Cristo estava reu-nida em louvor a Deus pelos vinte e três anos de um ministério saudável e resgatador. Um domingo de muitas emoções, que

teve início com um belís-simo momento de entre-ga em louvor e adoração. Músicos, ministros de louvor e bailarinos con-duziram a Igreja à per-feita celebração em meio a mais pura adoração.

A manifestação de Deus era perceptível desde o início do culto e a at-mosfera de emoção era visível. Um dia de alegria plena.

Pouco a pouco, o cora-ção do povo de Deus foi sendo preparado para o que viria a seguir. Um lindo presente foi dado à Igreja: o lançamento do aplicativo da Cristo Vive - SP inaugurou um novo tempo de grandes con-quistas e conexão entre os membros, os líderes, os trabalhos e grupos ministeriais, ajudando a manter a organização, descentralizando e tor-

14

nando ágil o comparti-lhar das informações.

Esse ano também foi o ano dos grandes sonhos se tornarem realidade. O

povo eleito louvou junto com o coral Libras em Graça, que hoje é um ministério forte e que tem se firmado como um importante movimento

de inclusão de surdos na Cristo Vive - SP. Um mi-nistério que tem aberto suas portas às ovelhas de Cristo, que não podem ouvir a Palavra da mes-ma forma que as demais ovelhas.

Deus tem usado ins-trumentos amorosos e cheios de misericórdia, que se dispõem a apren-der e repassar o que Deus fala aos seus filhos, através do altar, na lin-guagem de sinais.

A Igreja estava linda, leve e feliz, em toda ju-ventude de seus vinte e três anos. Cheia de vigor, cheia de viço, cheia de alegria. E foi nesse clima que todos foram toma-dos de grande emoção, quando os Bispos Rai e Solange Brant chama-ram ao altar os oficiais que servem na Igreja, ao povo do Senhor.

Apresentaram o corpo ministerial que os om-breia e, num momento de muita sensibilidade espi-ritual, de muita gratidão e humildade, louvaram a Deus pelos irmãos que Ele mesmo chamou para servirem junto a eles.

Os Bispos encorajaram os oficiais, agradeceram seu coração voluntário

e emudeceram não so-mente a Igreja, mas o corpo ministerial, pela grandeza de caráter e pelo gesto tão amorosa-mente semelhante aos do próprio Cristo.

Ensino, direção, respeito, bondade, misericórdia e amor, andando lado a lado na condução do rebanho. Momento co-roado com a entrega de um presente que surpre-endeu, abrilhantou, e vai reverberar, certamente, durante muitos anos. Uma placa onde as pa-lavras são quase palpá-veis, em agradecimento e honra aos irmãos que aliançaram suas vidas à obra. Um presente que rememora a histó-ria de cada um. Cada vida transformada, cada história renovada, ca-samentos, nascimentos, mudanças de sorte, no-vas vidas em Cristo.

A pregação da palavra de Deus ficou para o Bispo diretor de missões, Da-niel Anecleto. O Tema da mensagem, Porque Eu Sou o Senhor, só cor-roborou para que a Igre-ja reconhecesse que foi Deus quem fez e que rea-lizou cada uma das gran-des obras durante esses vintes e três anos em que os frutos falam por si só.

15

O Bispo Daniel, visivel-mente emocionado, re-conheceu e afirmou que não há correntes que prendam a Igreja, e que é tempo de firmar as es-tacas e de transbordar, tempo de alçar novos voos, tempo de espan-to de júbilo pelo que o Senhor, o grande Deus, fará; tempo de coisas grandes e de milagres manifestados.

Cremos que esses vinte e três anos foram o fir-mar das estacas, o esticar

das cordas, e agora seja o momento do manifestar grandioso das multidões se rendendo aos pés de Cristo pela pregação da

genuína graça de Deus.

Parabéns, Igreja Cristo Vive - SP, por ser canal ininterrupto de Cristo Jesus, nosso Senhor e

Salvador.

Parabéns, Igreja, pelos vinte e três anos de sub-missão e honra ao Cria-dor, pois, pelos frutos, essa Igreja tem sido reco-nhecida diante de Deus e dos homens e seu galar-dão é o resgate das almas sedentas pela verdade.

16

O Natal é sempre uma data muito aguardada. Muitas luzes, brilhos e presentes. Reuniões e banquetes tornam-se a realidade de muitas fa-mílias. Mas o principal evento do Natal não é essa festa, e ainda me-nos a festa comercial que toma conta de toda cida-de.

Embora saibamos que Jesus Cristo não nasceu no dia 25 de dezembro, Ele é a razão do Natal. O nascimento de Jesus transformou a história da humanidade e cum-priu cabalmente a pro-messa de que o Salvador viria para libertar e res-gatar seu povo.

A comemoração do Na-tal na Cristo Vive -SP foi uma festa de celebração ao nosso Senhor e Salva-dor Jesus Cristo, o único que deve ser exaltado e glorificado.

Um louvor primoroso e cheio da certeza de que

o Natal é Jesus em nós, encheu o templo. Festa, júbilo e adoração torna-ram o ambiente ainda mais propício para que a congregação dos santos louvasse ao Criador de corpo, alma e espírito.

MANHÃ NATALINA - SÓ JESUSÉ EXALTADO E GLORIFICADO

O momento da palavra foi primoroso nesse cul-to natalino.

Com o tema NATAL, UMA PROVA DO AMOR DE DEUS POR NÓS, a Bispa Solange

trouxe uma palavra que foi um verdadeiro derra-mar de amor, mostrando o plano perfeito de Deus através do nascimento de Jesus.

Esse conhecimento e essa revelação dos mis-térios pelo Espírito San-to deram sentido real ao nosso Natal e trouxeram ao coração do povo de Deus a alegria de ser a noiva do Cordeiro, do Deus que se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e verdade, e que um dia voltará para res-gatar sua amada Igreja.

Sem Cristo o Natal é só mais uma data comer-cial, mas, com Cristo o Natal é um momento de gratidão e amor que traz comunhão, esperança e certeza.

Nosso Natal foi realmen-te feliz porque recebemos a maior prova de amor de um Deus Soberano, Jesus Cristo. E Cristo em nós, a esperança da gló-ria!

17

18

DIA DAS CRIANÇASÉ BEM COMEMORADO NACRISTO VIVE - SP

Em 2017, o dia das crian-ças teve dois tipos de co-memoração: atividades internas para as crian-ças e atividades externas para os pré-adolescentes e adolescentes.

Os professores prepara-ram uma festa especial e específica para cada sala de aula das crianças que frequentam a nossa Igreja. Houve atividades interativas, brincadeiras, gincanas, jogos e mui-tas guloseimas, além de presentes para todas as crianças.

Para os adolescentes, os professores fizeram uma surpresa, levando-os para um parque durante a uma manhã de domin-go, para jogarem, con-versarem e lancharem juntos.

Tudo que ocorreu foi no padrão da excelência da graça de Deus. Crianças, professores, auxiliares e coordenadores foram mais uma vez surpreen-didos pelo agir do Se-nhor, manifestando sua alegria, paz, harmonia e abundância em tudo.

19

20

ESCOLA BÍBLICA

A Igreja Cristo Vive - SP é paradigma no ensino e na prática da Palavra de Deus, e o ano de 2017 foi um divisor de águas na questão do conhecimen-to bíblico.

Sonhos muito antigos começaram a se realizar e a tomar forma, deli-neando um novo tempo onde a sede e a fome pelo conhecimento foram sa-ciadas.

Nasceu em 2017 a Escola Bíblica, sonho primeira-mente manifestado para atender uma frente de trabalho do FKarys, mi-nistério jovem da Igreja Cristo Vive São Paulo, onde no primeiro semes-tre contou com a parti-cipação de trinta jovens em sala de aula, que in-clinaram seus ouvidos e se atentaram ao ensino das doutrinas da graça de Deus e da história e composição da Bíblia Sa-grada.

A alegria do saber foi tão contagiante que no segundo semestre um novo público da Igreja também se esmerou du-rante todos os domin-gos à tarde, em conhecer e praticar a Palavra de Deus e aprender mais so-bre o Senhor e seus orá-culos.

Foram quatro meses de ensino bíblico e dou-trinário, cujo conheci-mento foi alegremente e

ardentemente comparti-lhado num ambiente de muito interesse espiritu-al, onde o resultado foi o de Provérbios 9:10 – O temor como princípio da sabedoria e o conheci-mento do Santo se multi-plicando em prudência, em entendimento e em mais intimidade com o Autor das Escrituras Sa-gradas.

Neste ano de 2018, no-vas turmas serão for-madas e novos cursos serão ministrados na Escola Bíblica, tornando nosso ministério ain-da mais firme, sólido e que maneja bem a pala-vra da verdade. O refle-xo desse investimento no saber são vidas bem fundamentadas na Ro-cha Eterna e edificadas com ouro, prata e pedras preciosas, tornando-as felizes e indestrutíveis. Que Deus seja sempre o centro, e sua Palavra o norte a ensinar o cami-nho de volta pra casa.

21

DESPERTA, Ó TUQUE DORMES!

”Mas todas as cousas, quando reprovadas pela luz, se tornam manifestas; porque tudo que se manifesta é luz. Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará. Portanto, vede

prudentemente como andais, não como néscios e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai

compreender qual a vontade do Senhor”.(Efésios 5:13-17)

Para podermos com-preender a razão desta advertência de Paulo à igreja dos efésios preci-samos compreender al-guns fatos a respeito de Éfeso.

Éfeso era a terceira cida-de do império romano em importância, mas era a que mais se dedicava ao ocultismo. Era a cidade que mais hospedava ma-gos, bruxos, charlatães de toda a espécie em ter-mos espirituais. Então, que tipo de influência esta igreja recebia? Ma-gia, ocultismo, idolatria, superstições possíveis e inimagináveis, deuses e deusas. Paulo tinha ra-zões para escrever esta carta doutrinal a uma igreja que, aparentemen-te, estava se deixando adormecer.

“Muitos dos que creram vieram confessando e de-nunciando publicamente as suas próprias obras. Também muitos dos que haviam praticado artes mágicas, reuniram os seus livros, os queimaram diante de todos. Calcula-

dos os seus preços, achou-se que montavam cin-quenta mil denários”. (At 19:18,19)

Paulo tinha uma luta muito intensa dentro desta cidade e, por isso, ele passou lá três anos, dia e noite, pregando os desígnios de Deus, pre-gando a revelação da graça do Senhor.

“Durante três meses, Pau-lo frequentou a sinagoga, onde falava ousadamen-te, dissertando e persu-adindo com respeito ao reino de Deus. Visto que alguns deles se apresenta-vam empedernidos e des-crentes, falavam mal do Caminho (igreja) diante da multidão, Paulo, apar-tando-se deles, separou os discípulos, passando a discorrer diariamente na escola de Tirano. Durou isto por espaço de dois anos, dando ensejo a que todos os habitantes da Ásia ouvissem a Palavra do Senhor, tanto judeus como gregos.” (At 19:8,10)

Paulo estava cuidando desta igreja e ao escrever

esta carta, estava mos-trando que nós já saímos da morte para a vida, das trevas para a luz. Mas é possível voltar a adorme-cer espiritualmente. Não perdemos a salvação, não tiram o nome do li-vro da vida, mas é possí-vel fechar os olhos diante da realidade que passa.

A insensatez destes ritos, da idolatria e da magia leva o povo à loucura do paganismo e a viver de-baixo da influência do ocultismo.

“Desvendando-nos o mis-tério da sua vontade, se-gundo o seu beneplácito que propusera em Cristo”. (Ef 1:9)

Paulo mostrou a necessi-dade de nos mantermos vigilantes quanto a um fato: é preciso saber qual é a vontade de Deus para rechaçar aquilo que não é a vontade do Senhor. É necessário conhecer qual é o beneplácito de Deus e o que Ele tem como mis-tério reservado para sua Igreja.

Assim como nos dias de Éfeso, hoje há uma verdadeira invasão de ocultismo em nossa so-ciedade. Satanás vive seguindo como um anjo de luz, mas na verdade é um anjo de trevas. Há uma infiltração demo-níaca em nossa cultura com o objetivo de afastar o povo de Deus das igre-

Imagem tradicional de Paulo, ícone russo do século XV

22

jas e levá-lo ao mundo do ocultismo.

E se a Igreja se mantém de olhos fechados, sem se aperceber desta invasão do ocultismo, ela é des-truída. Nós, como cris-tãos da graça de Deus, não podemos fechar os olhos a essa realidade. Não podemos permitir que as nossas congrega-ções sejam invadidas por superstições que são in-fluenciadas pelo ocultis-mo.

O avanço do ocultismo vem pela internet, tele-visão, cinema, música popular, escola pública, universidade e vem até por lugares que se cha-mam igrejas evangélicas!

São pessoas que estão debaixo de inspiração do demônio. Tudo isso pode estar batendo na tua casa, na tua família e se não tens conhecimen-to, permites que teu filho comece a ler certas coi-sas, a fazer certos cursos e outras “coisinhas que não têm nenhuma influ-ência”. Tu vais te abrindo e a tua alma é conquista-da.

“Quando entrares na ter-ra que o Senhor, teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abo-minações daqueles po-vos. Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticei-ro, nem encantador, nem necromante, nem mági-co, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal cousa é abo-minação ao Senhor”. (Dt 18:9-14)

“Pastor, o senhor está me dizendo que se eu ler o meu ‘signo’ no jor-nal, isso é abominação?” É uma abominação! Tu estás dando lugar a uma inspiração satânica.O nosso “signo” é JESUS. Não caias nesta tentação. E ainda disse: “e por estas abominações o Senhor, teu Deus, os lança de diante de ti. Perfeito serás para com o Senhor, teu Deus. Porque estas nações que hás de possuir ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o Senhor, teu Deus, não permitiu tal cousa”.

Não podemos ignorar as artimanhas de Satanás! O Senhor faz, desde o Anti-go Testamento, uma ad-vertência contra a magia, astrologia, adivinhações, superstições e signos. Se tu acreditas e consultas os “signos” estás fazen-do coisa abominável e dando lugar ao diabo na tua vida. As pessoas não se apercebem como que, aos poucos, coisas que fazem parte da macum-ba se infiltram em suas casas. Esse sincretismo é igual ao que aconte-cia em Éfeso. Era o que acontecia com o povo ju-deu e o Senhor disse que não se fizesse mais. Deus não permite tal coisa.

Satanás está adquirindo poderes sobre a socieda-de. E tu sabes que ele é um destruidor. Ele cobra preço alto.

Diz a Palavra do Senhor que a finalidade do diabo é caçar almas. Ou seja, a pessoa que não tem pre-paro espiritual, que não tem fundamentos sóli-dos, que não tem raízes na graça verdadeira e ge-

nuína, pode ser caçada. Se eu usar uma cruz no meu peito, se colocar no meu carro uma fita, se permitir um tipo de lite-ratura contrária à Bíblia na minha casa, eu tenho a alma caçada.

Amados, tudo que preci-samos é de Jesus na nos-sa vida. Eu não preciso saber o que irá acontecer no meu futuro. O meu futuro está garantido. Está escrito na Bíblia. Não temais. Porque Deus se agradou em vos dar o Reino. O Reino é nosso. O Reino está em nós. Deus sabe do que precisamos. Ele está no controle da nossa vida. O Senhor é o nosso futuro.

“Ai dos que ao mal cha-mam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce por amargo!” (Is 5:20)

Grande parte do povo evangélico chama o mal, bem. Não podemos fazer

o que todo mundo faz. Precisamos saber que o mal é mal, e que o bem é bem. Porque tu sabes que um pouco de fer-mento leveda a massa toda. Nós não podemos ignorar que o diabo usa a idolatria, astrologia, adivinhação, enfim, tudo que é abominação como se fosse correto.

“Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja aná-tema”. (Gl 1:8) Paulo estava dizendo que se alguém tentasse ensi-nar alguma coisa fora da graça de Deus, é maldi-ção.

Nós acreditamos que o verdadeiro evangelho, conforme a Bíblia en-sina, é a graça de Deus. Ele dá herança e edifica vidas!

Teu Apóstolo, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Ap. Paulo persuadindo com respeito ao reino de Deus em uma sinagoga

23

ADORAÇÃO:FRUTO DO AMOR

DE DEUS POR NÓS

Ao lermos na Bíblia tan-tos protocolos e proce-dimentos de como devia ser a adoração, somos levados a pensar que o maior interesse de Deus é receber adoração, mas no Livro de João, no ca-pítulo 4, Jesus deixa bem claro que o maior inte-resse do Pai são os ado-radores. Jesus disse:“Mas vem a hora e já chegou, em que os verda-deiros adoradores ado-rarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.”(João 4:23).

Deus não procura ado-ração, e sim adoradores. Essa diferença nas pala-vras “adoração” e “ado-radores” é significativa.

Nosso Deus é um Deus pessoal, e isso faz toda a diferença. Em todas as outras religiões encon-tramos diversos tipos de deuses: fortes, fracos, irados, mas nenhum é um deus pessoal. Ne-nhum falou face a face com suas criaturas, ne-nhum lhes concedeu um livro contendo suas pró-prias palavras.

É por essa razão que nos-so Deus não está buscan-do adoração e sim ado-

radores, pois adoradores são pessoas que podem se relacionar com Ele. Logo, podemos concluir que adoração é relacio-namento.

Isso prova que restringir adoração à música é um grande equívoco. As mú-sicas, as canções que en-toamos a Deus são ape-nas algumas das muitas formas que encontramos para expressar nossa adoração a Ele.

Outro equívoco em re-lação à adoração é o fato de que muitos a encaram como um modo de se aproximar de Deus, ou mesmo de causar a apro-ximação dele em nossa direção. Mas este não é um conceito bíblico, pois sempre que vemos na Bíblia o relacionamento de Deus com o homem, a iniciativa sempre está em Deus.

Como apontou o Após-tolo Paulo, não há nin-guém que busque a Deus (Romanos 3:11). Assim, Deus é que vem na dire-ção do homem. Isso fica muito claro após o peca-do de Adão e Eva; Deus vai até eles, eles se escon-dem, mas Deus insiste em falar com eles, e des-sa conversa de Deus com

nossos primeiros pais, vem a promessa da re-denção em Cristo Jesus.

Assim, a adoração é uma resposta à graça sobe-rana de Deus em nós. A possibilidade de vi-vermos uma vida para a glória de Deus é fruto do amor dele por nós, que através da morte vicária de Cristo na cruz, nos transportou para o reino do seu amor.

Fomos vivificados por Ele, fomos feitos novas criaturas para realizar-mos as boas obras dele

estabelecidas desde a eternidade. A adoração nunca tem início e fim nos adoradores, mas sim naquele que é adorado.

Hebreus 12:28 diz: “Por isso, recebendo nós um reino inabalável, rete-nhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com re-verência e santo temor”.

Ora, se já recebemos tão grande dádiva, só nos resta viver com gratidão, oferecendo a Deus toda a nossa adoração.

Deus não procura adoração,e sim

adoradores.

24

Dois mil e desessete foi inteiro marcado pela palavra profética: “Ano da Família Bendita do Senhor”. Realmente, provamos e fomos capa-citados por Jesus, para desfrutar dessa promessa.

Deus inspirou a Bispa Solange com uma série bem profunda e um es-tudo acurado sobre a fa-mília no padrão de Deus, seus valores e princípios. E, como temos um Deus surpreendente, fomos presenteados com uma nova atividade em nossa Igreja: os Encontros de Casais.

Pode-se dizer que uma nova página na histó-ria dos casais está sendo escrita. Através dos En-contros de Casais, com a ministração brilhante dos Bispos Rai e Solange Brant, durante um mês, um grupo formado por 17 casais, se enche de conhecimento, esclare-cimento, exemplos práti-cos e riqueza de detalhes de relacionamento, que só Jesus pode manifestar.

São noites gloriosas de estudos, assuntos deli-cados, porém abordados de uma forma simples e zelosa, com muito amor, para que todos apren-dam e vivam, resultando em novidade de vida e, acima de tudo, em hon-

ras e glórias ao nosso Deus.

A cada encontro é visí-vel a expectativa de cada irmão, e a convicção de que não serão mais os mesmos depois de ouvir a voz do Senhor e enten-der sua vontade, que é boa, perfeita e agradável. O Encontro de Casais acrescenta muito mais de Deus no relacionamento entre marido e mulher, na vida daqueles que estão sendo preparados para desfrutar o melhor desta terra.

Cada encontro começa com oração e segue com a explanação do tema da-quele dia, à luz da Bíblia Sagrada, com exemplos, colocações dos partici-pantes, questionamentos de situações do dia a dia, exposição de conflitos familiares e etc. Os temas tratados são: O Casal e os Parentes, O Casal e as Fi-nanças, O Casal e o Sexo e O Casal e o Ministé-rio. Todos os encontros

têm também dinâmicas, muitas risadas e oração final.

Glórias a Deus por estes ciclos mensais, onde há muita comunhão e so-

ENCONTRO DE CASAIS,UMA BÊNÇÃO PARA ASNOSSAS FAMÍLIAS

mos revigorados, edifi-cados e capacitados pelo Espírito Santo, com tanto aprendizado, sabendo e crendo que os nossos re-lacionamentos não serão destruídos, pois não nos falta o conhecimento.

O primeiro Encontro de Casais aconteceu no mês de abril, o segundo, no mês de julho, e o tercei-ro, no mês de setembro.

Os casais que desejarem participar dos próximos Encontros neste ano de

25

2018 devem procurar o Bispo Rai e se inscreve-rem.

Prosseguiremos para o mais que suficiente, em nossas famílias, convic-tos de que seremos reco-nhecidos como famílias benditas do Senhor, vi-vendo sempre para a sua glória e em sua visão.

“Filho meu, não te es-queças dos meus en-sinos, e o teu coração guarde os meus manda-mentos; porque eles au-mentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.” (Pv 3:1,2)

Cultos Semanais: Domingo - Culto ao Senhor - 09h 2ª feira - Culto de Oração - 20h 5ª feira - Culto ao Senhor - 20h Cultos Mensais: 4ª feira (primeira do mês) - Culto da Mulher - 15h Sábado (último do mês) - F.Karys - 18h

cristovivesaopaulo cristo.vive.spcristovivesp

CristoviveSP cristovivespcristovive.tv - zero onzewww.cristovive.com.br

Na RÁDIO: Rádio Conexão FM 87.5 : de 2ª a 6ª feira das 5:30 h às 6 h

26

Durante o ano passado tivemos, em nossa Igre-ja, a formatura de várias turmas do curso Homem ao Máximo e Mulher Única. Esses cursos têm duração de 12 semanas e segue-se a formatura, com direito a certificado personalizado e culto de ação de graças.

O curso Homem ao Máximo é um trabalho realizado na vida dos homens casados, que através de muita reflexão bíblica, troca de experi-ências e posicionamen-to diante da família que Deus lhes deu, assumem viver em linha com a Pa-lavra e buscam a verda-deira hombridade cristã.

O mesmo acontece no curso Mulher Única, reunindo mulheres ca-sadas para refletir sobre suas próprias vidas, tro-car experiências, orar e assumir o papel lindo de ser esposa, mãe e serva de Deus.

Os dois cursos fazem parte do programa cur-ricular da UDF - Univer-sidade da Família - e são específicos para homens e mulheres casados.

Homem ao Máximo é o homem que tem um co-ração ensinável e abraça a oportunidade de en-tender e aprender, pelo estudo da Palavra e troca

de experiências, que jun-to com a honra de ser o “cabeça” de seu lar, vem a responsabilidade de ser servo, servindo a família como ao Senhor.

Mulher Única tem como objetivo alcançar mulhe-res que precisam conhe-cer ou lembrar quem são perante Deus. O curso reserva um tempo para tratamento dos corações, apenas entre elas e Deus; para reconhecer erros e admitir o que sentem e pensam, além de resgatar a essência da feminilida-de que Deus lhes deu.

Muitos homens e mulhe-res de nosso ministério já viveram transformações profundas, renovo, cura interior, cura familiar, e puderam testemunhar dos feitos do Senhor jun-tamente com suas famí-lias.

As formaturas são o ápi-ce desses cursos, quando

HOMEM AO MÁXIMOE MULHER ÚNICA

publicamente homens e mulheres abrem o cora-ção e testemunham das transformações opera-das por Deus em suas vidas.

27

Educação 14

CONHECENDO E CONTROLANDO SEUS GASTOS

Você já teve aquela sen-sação que o seu salário simplesmente desapare-ceu, mas você não sabe como? Pois é, as pesso-as geralmente sabem o quanto ganham, mas não sabem o quanto gastam. E muito menos aonde gastam.

Para mudar esta situa-ção é necessário fazer um controle de despesas. Isto significa anotar dia-riamente cada despesa realizada e qual o meio de pagamento utiliza-do – dinheiro, cartão ou cheque.

As despesas devem ser agrupadas em categorias – educação, alimentação, moradia, etc. – para que você possa realizar uma melhor análise. Feito isto, você poderá verifi-car as quantias gastas em cada categoria e então es-tabelecer um orçamento, um limite de gastos para

cada categoria.

Caso você observe que suas despesas são supe-riores às receitas, você tem três opções:

• Aumentar as receitas;

• Diminuir as despesas;

E claro, a melhor das três,

• Aumentar as receitas em conjunto com a di-minuição de despesas.

O corte de gastos é algo doloroso de se fazer. Significa abrir mão, em muitos casos, daqueles pequenos prazeres que parecem fazer a vida valer mais a pena. En-tretanto, este sacrifício de hoje será pequeno se comparado à alegria de conseguir alcançar o seu OBJETIVO.Esta é a base do pensa-mento da Educação Fi-nanceira!

- Vale a pena controlar as “Pequenas Despesas”?

Algumas ações como adiar a troca do carro, não comprar o último lançamento eletrônico, comparar preços de bens e serviços antes de ad-quiri-los podem signifi-car reduções relevantes de despesas.

Mas também não se es-queça dos gastos peque-nos que parecem insig-nificantes, como aquele bombom diário depois

do almoço ou a pizza semanal. Acumulados, eles podem se tornar os vilões do seu orçamento.

Acompanhe seus gastos com carinho. Você pode-rá perceber que em algu-mas categorias existem gastos excessivos. Ou então descobrir despe-sas desnecessárias, que poderiam ser adiadas.

Acredite!

Você vai se surpreender com os resultados!

28

Dica deMuitos ainda pensam que vida saudável é apenas não ser

portador de nenhuma doença séria, mas na verdade é muito mais que isso, uma série de bons hábitos que, quando adotados,

ajudam a manter o equilíbrio físico, mental e emocional, podem ser essenciais para uma boa qualidade de vida.

Alimentação Atividade Física

Reduza o Estresse

Cuide de Si Mesmo

A alimentação tem um grande reflexo sobre asaúde, pois fornece todos os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, por isso, é importante consumir alimentos saudáveis, como frutas e legumes diariamente. É importante optar por alimentos in natura sempre que possível, evitando os alimentos industrializados, ultra processados, que possuem aditivos alimentares, como conservantes e corantes, além de maior teor de sódio, açúcar e gorduras.

Tenha moderação, procure não fazer refeições muito pesadasem horários irregulares,mas ter uma alimentaçãovariada e sem muitasrestrições. Ser saudável não significa necessariamente ser magro, masmanter hábitos alimentares equilibrados.

Inclua na rotina o hábito de praticar atividade física, pois os exercícios sãoessenciais para manutenção da saúde, pois previnem doenças emelhoram a qualidade devida, além de dar maisdisposição e auxiliar naperda de peso.

Tente, ao máximo, controlar seu nível deestresse, que pode trazer grandes prejuízos para saúde, como insônia, ansiedade e até aumento de peso. Pratique atividades queajudem a controlar oestresse, como leiturabíblica, ouvir uma mensagem já pregada, fazer oração e ouvir bons louvores.

Muitas vezes não nos sentimos bem com nósmesmos, ficamos entristecidos, desanimados sem motivo. Atividades físicas podem ajudar a melhorar o humor, pois ajudam na liberação de endorfinas que ao serem liberadas estimulam a sensação de bem-estar e bom humor.

O consumo de águapode ajudar a manter apele e cabelos hidratados, e o uso do protetor solarpode ajudar na reduçãode rugas e manchas.

Busque um tempo de lazerem família, com os amigos- irmãos em Cristo, ou até sozinho. Cuide de Você!

É importantíssimo que você busque manter um equilíbrio, é o melhor caminho para uma vida mais tranquila, saudável e agradável. Uma vez que você cria hábitos saudáveis, estes acabam permanecendo por toda a vida, fazendo você desfrutar da longevidade prometida na Palavra de Deus.

29

Se estivermos atentos, podemos notar que está surgindo uma nova fai-xa social, a das pessoas que estão em torno dos sessenta/setenta anos de idade, os sexalescentes é a geração que rejeita a palavra “sexagenário”, porque simplesmente

não está nos seus planos deixar-se envelhecer.

Trata-se de uma verda-deira novidade demo-gráfica, parecida com a que em meados do sé-culo XX, se deu com a consciência da idade da adolescência, que deu identidade a uma massa de jovens oprimidos em corpos desenvolvidos, que até então não sa-biam onde meter-se nem como vestir-se.

Este novo grupo huma-no, que hoje ronda os sessenta/setenta anos,

teve uma vida razoavel-mente satisfatória. São homens e mulheres in-dependentes, que tra-balham há muitos anos e conseguiram mudar o significado tétrico que tantos autores deram, durante décadas, ao con-ceito de trabalho.

Procuraram e encontra-ram, há muito, a ativida-de de que mais gostavam e com ela ganharam a vida. Talvez seja por isso que se sentem realizados! Alguns nem sonham em aposentar-se. E os que já se aposentaram gozam plenamente cada dia, sem medo do ócio ou so-lidão.

Desfrutam a situação, porque de-pois de anos de trabalho, criação dos filhos, pre-

ocupações, fracassos e sucessos, sabem olhar para o mar sem pensar em mais nada, ou seguir o voo de um pássaro da janela de um 5º andar...

Algumas coisas podem dar-se por adquiridas. Por exemplo: não são pessoas que estejam pa-radas no tempo: a gera-ção dos “sessenta/seten-ta”, homens e mulheres, manejam o computador como se o tivesse feito toda a vida. Escrevem aos filhos que estão lon-ge e até se esquecem do velho telefone fixo para contatar os amigos - mandam WhatsApp ou e-mails com as suas no-tícias, ideias e vivências.

Ao contrário dos jovens, os sexalescentes conhe-cem e pesam todos os riscos. Ninguém se põe a chorar quando perde: apenas reflete, toma nota

e parte pra outra...

Os homens não invejam a aparência das jovens estrelas do desporto, ou dos que ostentam um

OS SEXALESCENTESDO SÉCULO XXI

traje Armani, nem as mulheres sonham em ter as formas perfeitas de uma modelo. Em vez disso, conhecem a im-portância de um olhar cúmplice, uma frase in-teligente ou um sorriso iluminado pela experi-ência.

Hoje, as pessoas na idade dos sessenta/setenta, es-tão estreando uma idade que não tem nome.

Antes seriam velhos e agora já não o são.

Hoje estão com boa saú-de física e mental; recor-dam a juventude, mas sem nostalgias parvas, porque a juventude, ela própria também está cheia de nostalgias e de problemas. Celebram o sol a cada manhã e sor-riem para si próprios. Talvez por alguma razão secreta, que só sabem e saberão os que chegarem aos 60/70 no século XXI.

Miriam Goldenberg (antropóloga e escritora)

30

Graça e paz, Bispos amados.

Gostaria de compartilhar com vocês algo que está em meu coração sobre o amor. O amor é uma palavra tão pe-quena, mas com um significa-do tão forte e intenso. É uma palavra usada o tempo todo, de forma muitas vezes negli-gente e superficial, confundi-da com paixão, com “gostar” demais de uma coisa ou pes-soa. Porém, este “amor” pode a qualquer momento deixar de existir por não ser mais conveniente para uma das partes.

Atualmente, o mundo tem defendido de maneira feroz o que acredita ser “amor”. As pessoas têm prazer em bater no peito para defender toda forma de amor que elas con-siderem legítimas, e levantam bandeiras a tudo que é profa-no e vazio aos olhos de Deus. Tentam, se possível, conven-cer até a nós, cristãos, que toda forma de amor é válida, afinal de contas, Deus é amor!

O amor que elas dizem ser verdadeiro é inconsequente, por vezes, permissivo demais, doentio, carnal, passional, possessivo e conveniente. Na verdade, o que elas conside-ram ser amor, é no mínimo questionável e no limite, abo-minável.Mas, Jesus Cristo, nosso Deus, é a verdadeira e única definição de Amor. E, graças a Deus, nós sabemos disso. Sabemos por que, pelo seu amor, fomos salvos, libertos, transformados e temos a mis-são de sermos embaixadores de Cristo e levarmos o verda-deiro evangelho a toda cria-tura. Fomos chamados para amar não apenas com pala-vras, mas com atitudes.

Amar é se doar, se entregar, se dedicar, saber ouvir, saber o que falar, exortar, educar, cor-rigir, olhar nos olhos, abraçar, chorar e sorrir junto, orar por quem se ama, desejar o bem, fazer o bem, ser capaz de es-tar junto nos bons e maus momentos, suportar em amor, dizer “NÃO” quando necessário, ajudar a levantar quando o outro cair, mostrar que ama com palavras e com gestos.

O que quero dizer é que amar é fazer exatamente o que vo-cês têm feito ao longo desses vinte e três anos. Vocês têm amado a Deus em primeiro lugar, e a nós, ovelhas de Je-sus, de forma incontestável.

O Senhor tem reinado em nosso meio. A Igreja Cristo Vive – SP sempre foi dele e chegou aonde chegou porque essa obra nunca foi humana. Nasceu no coração de Deus e Ele fez com que sua vontade se cumprisse através das vi-das de vocês, e continua sen-do assim até hoje.

Deus sempre demonstrou e tem demonstrado seu amor por mim de diversas formas e, uma das mais lindas, fortes, intensas e transformadoras foi ter me plantado na Igreja Cristo Vive - São Paulo.

Aqui, eu aprendo, dia após dia, a ser aquilo que Ele quer que eu seja, e para que isso acontecesse na minha vida e na de milhares de pessoas pelo Brasil e pelo mundo afo-ra, Ele escolheu, desde antes da fundação do mundo, al-gumas pessoas com chama-dos específicos nesse plano perfeito de demonstração de amor.

Para que essa obra fosse feita de maneira excelente e espi-ritual, Ele teve que escolher pessoas que fossem absolu-tamente submissas, verdadei-ras, e que o amassem acima de tudo e de todos. Que o temessem e reverenciassem a Ele como o Deus soberano que Ele é, e que jamais ousas-sem tocar em sua glória ou fazer qualquer coisa que não fosse ordenada por Ele.

Tinha que ser pessoas de co-rações quebrantados, ensiná-veis, que se despissem de si mesmas, que fossem capazes de se entregar por completo nas mãos do Todo-Podero-so, que se humilhassem pe-rante Ele, que dedicassem a vida ao chamado, que fossem obedientes para que o Senhor pudesse capacitá-las todos os dias para fazerem aquilo que nasceram para fazer: pregar o verdadeiro evangelho da graça de Deus, guiar o povo nos caminhos do Senhor e prepará-los para levantarem a bandeira da última reforma protestante.

Por meio de vocês, o amor de Jesus tem sido refletido na vida da Igreja, tem sido evidenciado de maneira sim-ples e clara; por isso, hoje, nós estamos mais maduros, mais firmes em Jesus, e, dia após dia, temos aprendido o que significa o amor do Senhor, porque temos vocês como modelos. Modelos que nos ensinaram que Deus é o úni-co digno de ser adorado e que é por Ele que somos o que so-mos, chegamos aonde chega-mos e conquistaremos o que tiver para conquistar. A Ele a honra e a glória sempre!

Não consigo imaginar tudo o que vocês tiveram que pas-

sar para hoje estarem à frente de uma Igreja como a nossa, de maneira tão transparente, sólida, digna e ilibada. Mas acredito que tiveram que aprender a superar afrontas, ingratidão, vencer medos e dificuldades, abdicar de so-nhos e desejos pessoais, por mais que parecessem bons aos seus próprios olhos, para se adequarem e se dedica-rem completamente à nobre e séria missão de pastorear, em nome de Jesus Cristo, um povo eleito, do qual, graças a Deus, hoje eu faço parte. Aprenderam a pregar e a vi-ver o que pregam aos olhos de todos, o que vocês, mais do que ninguém, sabem que é muito raro.

Por isso, hoje, meu coração está cheio de gratidão a Je-sus pela obra em minha vida e em minha família física e espiritual, pelo amor que Ele me faz ver toda vez que meus olhos contemplam a Cristo Vive - SP, os meus irmãos em Cristo, e as vidas de vocês. Pela consciência de que mes-mo eu não merecendo nada, por amor, Ele me deu tudo. Deu-me a salvação eterna, se entregando por mim, fez chegar o conhecimento à mi-nha vida, para que eu não seja

CARTA DE GRATIDÃOPOR PATRICIA CÔRTES

31

Marketplace The WayJaneiro / Fevereiro 2018 nº 80

destruída e, assim, tem me ca-pacitado para reinar em vida, para que eu leve o nome dele por onde eu for e para que eu viva por Ele e para Ele.

Deus me deu a honra de ser liderada por pessoas que ver-dadeiramente o amam, o ser-vem, o temem e me ensinam, pelo exemplo de vida, a ser uma cristã de verdade e não de fachada, a zelar pelo teste-munho para que o nome do Senhor não seja blasfema-

do, a viver de forma digna, honesta, sincera, obediente, com fé, fervor, respeito, de-dicação, seriedade, felicidade, gratidão e amor. É isso que vejo quando olho pra vocês.

A minha oração é que o Se-nhor retribua, em vida, a cada um de vocês, meus bispos, pastores, líderes e pais ama-dos, por toda entrega e obe-diência a Deus. Que a luz de Jesus continue a brilhar sobre a Cristo Vive - SP e sobre as

vidas de cada um de vocês e suas famílias. Que as pró-ximas gerações desta Igreja possam manter a firmeza, dedicação, submissão a Deus, honra, transparência, verda-de e amor que vocês fincaram neste lugar. Que eu, meus fi-lhos e netos, possamos, jun-tamente com as nossas ge-rações, continuar aquilo que vocês começaram em São Paulo e agora se espalha pelo Brasil e pelo mundo.

Deus sempre foi e continuará sendo por nós, à medida que continuarmos sendo aquilo que Jesus tem nos ensinado por meio de vocês: pessoas de fé e obediência absoluta a Deus, custe o que custar.

Parabéns pela história linda do nosso ministério, que já foi escrita até o presente. Eu, de fato e de verdade, amo muito cada um de vocês.Beijos e muito obrigada, de coração. Patricia Côrtes

Marketplace

32

The WayJaneiro / Fevereiro 2018 nº 80

Sugestão para sua semeadura: Igreja Evangélica Cristo ViveBanco Bradesco (237) / Agência: 0108-2 / Conta: 156472-2CNPJ: 00.744.449/0001-64