estado novo- introduçao

7
O Estado Novo Trabalho realizado por : Frederico Gonçalo Ricardo Pedro

Upload: frederico

Post on 28-Jul-2015

4.325 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Estado novo- introduçao

O Estado Novo

Trabalho realizado por :Frederico GonçaloRicardoPedro

Page 2: Estado novo- introduçao

Introdução

Page 3: Estado novo- introduçao

O estado novo foi um regime fascista instaurado em Portugal por António de Oliveira Salazar. Este regime foi oficialmente instaurado na constituição de 1933. Este regime foi derrubado pela mais linda revolução de sempre, denominada de revolução de cravos.

Page 4: Estado novo- introduçao

Como regime político, o Estado Novo foi também denominado salazarismo, em referência a António de Oliveira Salazar, o seu fundador e líder. Salazar assumiu o cargo de Ministro, e de presidente do conselho de ministros em Julho de 1932, posto que manteve até ao seu afastamento por doença em 1968.

Page 5: Estado novo- introduçao

Ao Estado Novo têm sido atribuídas as influências da doutrina social da Igreja, bem como de alguns aspectos da doutrina e prática do Fascismo italiano, regime do qual adoptou o modelo do Partido Único e, até certo ponto, do Corporativismo de Estado.A Ditadura Nacional (1926-1933) e o Estado Novo de Salazar e Marcelo Caetano (1933-1974) foram, conjuntamente, o mais longo regime autoritário na Europa Ocidental durante o séc. XX, estendendo-se por 48 anos.

Page 6: Estado novo- introduçao

A designação salazarismo reflecte a circunstância de o Estado Novo se ter centrado na figura do "Chefe" Salazar e ter sido muito marcado pelo seu estilo pessoal de governação. O Estado Novo, todavia, abrange igualmente o período em que o sucessor de Salazar, Marcelo Caetano, chefiou o governo (1968-1974). Caetano assumiu-se como "continuador" de Salazar. Marcelo Caetano ainda pretendeu rebaptizar publicitariamente o regime ao designá-lo por Estado Social, mobilizando uma retórica política adequada aos parâmetros desenvolvimentistas e simulando o resultado de um pacto social que, nos seus termos liberais, nunca existiu, mas a designação não se enraizou.

Page 7: Estado novo- introduçao

FIM