estado-maior geral — secretaria · web view2.2. a aquisição se faz necessária, o bpchq possui...

29
SERVIÇO PÚBLICO ESTADUAL Processo E-09/094/________/2018 Data: ___/___/___ Fls.________ POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA DE LICITAÇÕES E PROJETOS TERMO DE REFERÊNCIA 1 – OBJETO: 1.1. O presente Termo de Referência tem como objeto a VEÍCULOS DE TRANSPORTE DE TROPA E TRANSPORTE DE PRESO, a ser realizada por meio de procedimento licitatório na modalidade pregão eletrônico, para atender as necessidades do Batalhão de Choque - BPChq da PMERJ. Item Especificação Unida de Quantid ade 1 Veículo utilitário padrão, tipo: pick- up, potencia: 150cv ~ 230cv, blindagem: sem blindagem, combustível: diesel, tipo cabine: dupla, opcionais: direção hidráulica/elétrica, condicionador de ar, freios com ABS e distribuição eletrônica de frenagem, trava elétrica nas 4 portas, capacidade passageiros: 5 passageiros, distância entre eixos: 3080 ~ 3220 mm, capacidade carga útil: 1000l, forma fornecimento: unidade. UN 42 Código do Item: 2310.007.0011 (ID - Governo do Estado do Rio de Janeiro * Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro 1 | Página

Upload: others

Post on 23-Jan-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Estado-Maior Geral — Secretaria · Web view2.2. A aquisição se faz necessária, o BPChq possui hoje, a premente necessidade de adquirir novas viaturas policiais adaptadas para

SERVIÇO PÚBLICO ESTADUALProcesso nº E-09/094/________/2018Data: ___/___/___ Fls.________

Rubrica:_______________________

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRODIRETORIA DE LICITAÇÕES E PROJETOS

TERMO DE REFERÊNCIA

1 – OBJETO:

1.1. O presente Termo de Referência tem como objeto a VEÍCULOS DE TRANSPORTE DE TROPA E TRANSPORTE DE PRESO, a ser realizada por meio de procedimento licitatório na modalidade pregão eletrônico, para atender as necessidades do Batalhão de Choque - BPChq da PMERJ.

Item Especificação Unidade Quantidade

1

Veículo utilitário padrão, tipo: pick-up, potencia: 150cv ~ 230cv, blindagem: sem blindagem, combustível: diesel, tipo cabine: dupla, opcionais: direção hidráulica/elétrica, condicionador de ar, freios com ABS e distribuição eletrônica de frenagem, trava elétrica nas 4 portas, capacidade passageiros: 5 passageiros, distância entre eixos: 3080 ~ 3220 mm, capacidade carga útil: 1000l, forma fornecimento: unidade.

UN 42

Código do Item: 2310.007.0011 (ID - 155224)

2

Veículo serviços transporte presos - viatura, motor: mínimo 2.48, classificação: pick-up, número portas laterais: duas dianteiras e duas traseiras, opcionais: ar condicionado; vidros e travas elétricas, cor veículo: branca, capacidade cela: 3 lugares, combustível: diesel, tração: 4x4, potência motor: mínima de 160cv, cor cela: cinza, número portas traseiras: n/d, transmissão: mecânica manual, 5 marchas frente e uma ré, ano fabricação: n/d, equipamentos cela: n/d.

UN 26

Código do Item: 2360.004.0013 (ID - 90016)

Governo do Estado do Rio de Janeiro * Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro 1 | P á g i n a

Page 2: Estado-Maior Geral — Secretaria · Web view2.2. A aquisição se faz necessária, o BPChq possui hoje, a premente necessidade de adquirir novas viaturas policiais adaptadas para

SERVIÇO PÚBLICO ESTADUALProcesso nº E-09/094/________/2018Data: ___/___/___ Fls.________

Rubrica:_______________________

2 – MOTIVAÇÃO:

2.1. Preliminarmente impende destacar, o Estudo Técnico Preliminar, remetido pelo Batalhão de Choque - BPChq da PMERJ, de onde foram extraídas as informações utilizadas como referencial para formalização do presente Termo de Referência, tais como, especificação do objeto, quantitativo demandado, metodologia de cálculo usada para determinar este quantitativo, justificativa fática, entre outras informações de caráter específico, os quais, foram inseridos neste Termo de Referência.

2.2. A aquisição se faz necessária, o BPChq possui hoje, a premente necessidade de adquirir novas viaturas policiais adaptadas para o transporte de tropa do tipo 4x4, com o escopo de renovar sua frota, tal demanda ocorre em virtude da situação atual dos veículos que à compõe. O presente aspecto mostra-se hoje um inquietante quadro, se observado os aspectos relativos ao seu desgastado estado de conservação, aquém até, para os padrões mínimos exigido para o licenciamento de um veículo particular, com vistas a conferir às viaturas da corporação as mínimas condições de segurança.

2.3. Considerando as causas que dilucidam o estado de desgaste mencionado no item antecedente, cito as características peculiares inerentes aos veículos empregados nas atividades policiais desenvolvidas pelo BPChq, por efeito da árdua rotina à que são submetidos, em razão das amplas quilometragens percorridas todos os dias, a necessidade de trafegar por terrenos, muitas vezes acidentados e ruas esburacadas, sem que se possa sempre, fazê-lo com circunspeção, consequência óbvia da natureza de suas funções, o que tem gerado grande dispêndio a administração no que tange a manutenção destes veículos.

2.4. Cabe ressaltar, que a geografia do Estado e o clima exigem a utilização de veículos que propiciem condições de deslocamento nas áreas de difíceis acessos ao qual estas unidades operam e que possibilitem a tropa desempenhar suas funções, em condições mínimas de salubridade e segurança.

2.5. Nessa linha, considerando as circunstâncias mencionadas, e o déficit mencionado neste Termo de Referência, acrescido da importância ímpar das atividades desenvolvidas pelo BPChq, no que tange a preservação da ordem pública e enfrentamento direto dos ilícitos cometidos no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, se conclui, que a presente demanda é de vital importância para resguardar a supremacia do interesse público.

2.6. A quantidade prevista neste Termo de Referência de 42 (quarenta e dois) viaturas especiais adaptadas tipo Pick-up para transporte de tropa com gaiola e 26 (vinte e seis) Veículos tipo Pick-up 4x4 para transporte de preso com cela, tem por objetivo suprir as demandas das unidades subordinadas ao BPChq, tendo em vista o quantitativo ideal de viaturas necessárias para assegurar a plena capacidade de execução das funções concernentes as Unidades Especiais, assegurando-lhes que sejam desenvolvidas de forma mais segura, rápida e eficaz, e considerando as viaturas de características congêneres que encontram-se demasiadamente desgastadas ou avariadas, fazendo com que estejam inabilitadas para o uso.

Governo do Estado do Rio de Janeiro * Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro 2 | P á g i n a

Page 3: Estado-Maior Geral — Secretaria · Web view2.2. A aquisição se faz necessária, o BPChq possui hoje, a premente necessidade de adquirir novas viaturas policiais adaptadas para

SERVIÇO PÚBLICO ESTADUALProcesso nº E-09/094/________/2018Data: ___/___/___ Fls.________

Rubrica:_______________________

2.7. No que se refere à quantidades, cabe ressaltar:2.7.1. O oficial responsável pela elaboração do Estudo Técnico Preliminar entende, que o Batalhão de Polícia de Choque atualmente possui em todo seu efetivoquase 900 combatentes e que para atender a demanda do BPChq de complementar a sua dotação faz-se necessário a aquisição de 68 (sessenta e oito) viaturas especiais, de modo que a pretensa aquisição visa atender, tanto no controle de distúrbios civis, quanto em operações diárias de diversos tipos, como as oriundas do Comando de Operações Especiais - COE, sendo distribuídas:

QUADRO DO QUANTITATIVO DE VIATURASDISTRIBUIÇÃO

ORIGEM 1º CIA DE CHOQUE

2º CIA DE CHOQUE

3º CIA DE CHOQUE

4º CIA DE CHOQUE

5º CIA DE CHOQUE

P/2 SIESP SUPERV.

OFICIAL RESERVA TOTAL

BPCHQ/GIF 8 8 5 0 2 0 1 0 0 24EMG/PM4 0 0 8 0 0 0 0 0 0 8

DEMANDA ATUAL DE VIATURAS

VTR GAIOLA 1 14 10 2 4 1 0 2 5 42VTR CELA 5 5 7 1 2 1 0 0 5 26

TOTAL 9 19 17 3 6 2 0 2 10 68

DOTAÇÃO DA UNIDADEDOTAÇÃO 17 27 30 3 8 2 1 2 10 100

2.7.2. Nota-se que através do cálculo metodológico acima especificado na tabela, ficaria nítida a necessidade de aquisição de 68(sessenta e oito) viaturas tipo Pick-up nos moldes Gaiola e Cela, e em se tratando de possíveis panes, e baixa, em viaturas, seria razoável um aumento de 15% desta necessidade.2.7.3. A demanda da unidade é de 100 (cem) viaturas, e, no entanto, informa que o BPChq receberá 24 viaturas tipo Pick-up nos moldes gaiola, junto a aquisição do Gabinete de Intervenção Federal (GIF) (tabela - BPChq/GIF), e ainda ter recebido 08 pick-ups ano 2018 nos moldes caçamba aberta junto ao Comando da Corporação (tabela EMG/PM4). Desta forma, a Unidade tem 32(trinta e duas) viaturas, o que nos deixa com uma demanda de apenas 68 viaturas para completar a nossa dotação.

2.8. Assim, face ao exposto, entende-se como absolutamente necessário empreender a aquisições dos veículos de transporte de tropa 4x4 tipo Pick-up, que visa assegurar que a execução das funções concernentes ao BPChq sejam desenvolvidas de forma mais segura, rápida e eficaz, a fim de suprir a contento suas demandas.

3 – ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA:

3.1. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO VEÍCULO: Veículo Utilitário tipo caminhonete cabine dupla – PICK UP (CD) 4x 4:

Governo do Estado do Rio de Janeiro * Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro 3 | P á g i n a

Page 4: Estado-Maior Geral — Secretaria · Web view2.2. A aquisição se faz necessária, o BPChq possui hoje, a premente necessidade de adquirir novas viaturas policiais adaptadas para

SERVIÇO PÚBLICO ESTADUALProcesso nº E-09/094/________/2018Data: ___/___/___ Fls.________

Rubrica:_______________________

3.1.2. ESPECIFICAÇÕES MÍNIMAS: a. Veículo automotor com cabine dupla e carroceria em aço sobre chassi; b. Veículo novo, zero quilometro* ano e modelo de fabricação iguais ou posteriores a

data do pedido de fornecimento;c. Cor preta fosca;d. Combustível diesel;e. Tração – 4x4 e 4x4 reduzida com acionamento por alavanca/seletor, mínimo 4

cilindros 16V;f. Potência mínima 150 CVg. Cilindrada mínima 2.198 C3; h. Transmissão manual no mínimo 05 (cinco) marcha a frente e uma à ré ou superior

ou automático;i. Direção hidráulica;j. 04 (quatro) portas laterais, carroceria aberta;k. Ar condicionado de fábrica integrado com frio;l. Freios ABS nas 04 (quatro) rodas ou dianteiro disco ventilado e traseiro tambor;m. Suspensão dianteira independente;n. Molas helicoidais e barra estabilizadora;o. Suspensão traseira com eixo traseiro rígido; p. Air Bags frontais; q. Rodas aro mínimo16”, r. Bateria Mínima de 60 Ah de 12V, compatível com o consumo de energia de todos os

acessórios elétricos e eletrônicos, fixada em compartimento especifico, projetado para suportar possíveis vazamentos e vibrações externas;

s. Cintos de segurança para todos os passageiros, considerando sua lotação completa, sendo os laterais retrateis de três pontos e os centrais subabdominais ou três pontos;

t. Vidros e travas elétricas nas quatro portas, com acionamento individual para cada porta e acionamento completo na porta do motorista;

u. Espelhos retrovisores esquerdo e direito externos com comandos internos;v. Abertura total dos vidros das portas traseiras do veículo original de fábrica ou

adaptado sob garantia do fabricante do veículo;w. Protetor de cárter e cambio;x. Barras de proteção laterais originais de fábrica;y. Capacidade mínima do tanque de combustível 75L, z. Capacidade carga útil na caçamba de no mínimo 1000L, protetor de caçamba; aa. Veículo deverá conter todos os demais equipamentos obrigatórios exigidos pelo

CONTRAN e estar em conformidade com todas as normas do PROCONVE (Programa de Controle de Poluição do ar por veículos Automotores).

bb. Assistência técnica prestada no município do Rio de Janeiro/RJ.

Governo do Estado do Rio de Janeiro * Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro 4 | P á g i n a

Page 5: Estado-Maior Geral — Secretaria · Web view2.2. A aquisição se faz necessária, o BPChq possui hoje, a premente necessidade de adquirir novas viaturas policiais adaptadas para

SERVIÇO PÚBLICO ESTADUALProcesso nº E-09/094/________/2018Data: ___/___/___ Fls.________

Rubrica:_______________________

3.1.3. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA ADAPTAÇÃO DO VEÍCULO PATRULHAMENTO:

(Projeto Ilustrativo da Adaptação)

a. Tapetes de borracha antiderrapante, no assoalho dianteiro e traseiro do veículo na cor preta;

b. Revestimento dos bancos com courvin automotivo no tom cinza médio e reforços na região lombar;

c. Revestimento do piso original do compartimento de motorista e passageiros em material de vinil (PVC) na cor preta;

d. Instalação de protetor de tanque de combustível;e. Instalação de engate traseiro modelo “G”;f. Instalação de 03 (três) santo Antônio com altura de 1,55m em estrutura tubular de aço

com diâmetro de 50mm, fixados na caçamba para utilização nas atividades da equipe policial e proteção dos mesmos, com acabamento em pintura epóxi na cor preta;

g. Instalação de capota modelo LONADA MILITAR composta por parte frontal, laterais e traseira, fixada na estrutura de santo Antônio em PVC automotivo de alta performance e

Governo do Estado do Rio de Janeiro * Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro 5 | P á g i n a

Page 6: Estado-Maior Geral — Secretaria · Web view2.2. A aquisição se faz necessária, o BPChq possui hoje, a premente necessidade de adquirir novas viaturas policiais adaptadas para

SERVIÇO PÚBLICO ESTADUALProcesso nº E-09/094/________/2018Data: ___/___/___ Fls.________

Rubrica:_______________________

durabilidade, com cintas de amarração nas laterais e frontais compostas por visores translúcidos nas laterais e frontais na cor preta;

h. Eliminação de todos os acessórios de apoio de mãos, localizados no interior do veículo, logo acima das janelas, comumente utilizados para o apoio dos passageiros no interior do veículo;

i. Instalação de proteção sobre os batentes das portas laterais do veículo, para apoiar o armamento em operação, confeccionado em suporte metálico fixado na estrutura original das portas do veículo com batente em material plástico (nylon) na cor preta fixado ao mesmo;

j. Eliminação do Brake Light original do veículo e adição de chapa corrugada de alumínio com espessura de 3mm a cobri toda a parte traseira do teto para utilização do apoio do armamento em operações policiais;

k. Sistema de defletor traseiro para sinalizador, em estrutura metálica com sistema retrátil e articulado por meio manual com suporte de fixação e nivelador / apoio de arma conjugado, em estrutura tubular metálica fixado no teto original do veículo na sua parte traseira;

l. Conjunto de Cintos de segurança em material automotivo na cor preta com sistema de fixação no santo Antônio para o apoio dos ocupantes em seu deslocamento;

m. Revestimento da caçamba original do veículo com chapa de alumínio corrugado com espessura de 3mm com acabamento em pintura preta epóxi;

n. Instalação de banco transversal modelo baú e acesso na parte inferior por porta corrediça, na caçamba posicionado na parte frontal para acomodação de 03 (três) policiais, confeccionado em estrutura metálica de aço com revestimento em alumínio com acabamento em pintura epóxi na cor preta e revestimento rebitado no assento de chapa de alumínio de placa de madeira de lei com espessura de 30mm com aplicação de verniz marítimo com bordas arredondadas;

o. Instalação de suporte de apoio de pés em perfil de alumínio fixado no assoalho da caçamba na parte frontal do banco baú;

p. Instalação de Snorkel em peça de PRFV (plástico reforçado de fibra de vidro), para alimentação do sistema de admissão do motor;

q. Instalação de protetor das lanternas traseiras em perfil metálico de chapa de aço perfurada com proteção anticorrosiva e pintura epóxi na cor preta;

r. Para-choques de impulsão (quebra-mato) com proteção gradeada dos faróis na parte frontal do veículo, em chapa de aço combinado com estrutura tubular, com acabamento em pintura epóxi na cor preta, compatibilizado à instalação do Kit de desatolamento;

s. Guincho elétrico com capacidade de 9.500 lbs / 4309 Kg, com controle remoto em cabo de no mínimo 3,5 m de comprimento, com manual na língua portuguesa;

t. Bolsa de vinil reforçado com fechamento através de aba fixada por velcro, com medidas aproximadas de 700mm x 400mm, com kit para manuseio do guincho contendo: duas cintas com 80mm x 9000mm, duas manilhas 7/8 (22mm, e 6,5 ton) duas patescas n° 10, e dois pares de luvas de raspa de couro;

Governo do Estado do Rio de Janeiro * Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro 6 | P á g i n a

Page 7: Estado-Maior Geral — Secretaria · Web view2.2. A aquisição se faz necessária, o BPChq possui hoje, a premente necessidade de adquirir novas viaturas policiais adaptadas para

SERVIÇO PÚBLICO ESTADUALProcesso nº E-09/094/________/2018Data: ___/___/___ Fls.________

Rubrica:_______________________

u. Sinalizador visual constituído por barra sinalizadora em formato de “ASA, ARCO” ou similar, com comprimento mínimo de 1.100 mm e máximo de 1.200 mm, largura mínima de 250 mm e máxima de 500 mm e altura mínima de 70 mm e máxima de 150 mm, que permite total visualização em um ângulo de 360º, sem que haja pontos cegos de luminosidade, injetado em módulo único de policarbonato resistente a impactos e descoloração com tratamento “UV”, sendo a tampa em lente inteiriça injetada na cor vermelha” e a base inferior em lente inteiriça injetada na cor "Cristal", (incolor), afim de não gerar perda da intensidade luminosa, com guarnição em perfil de borracha extrudado para evitar a entrada de pó e água, e base em alumínio extrudado de alta resistência mecânica.

Sistema luminoso composto por no mínimo 70 led´s de no mínimo 3W de potência cada, montados em chassi de alumínio na cor preta com módulo ótico sólido de refração injetado em plástico de engenharia contendo no mínimo 4 led´s em cada modulo, totalmente vedado distribuídos equitativamente por toda a barra sinalizadora de forma que permita total visualização em um ângulo de 360º, sem que haja pontos cegos de luminosidade, O sinalizador deverá possuir faróis de beco um em cada lateral simétrica do sinalizador com no mínimo 04 Led´s cristal cada, com interruptores próprios no módulo de controle. Módulo Led Certificado conforme a Norma SAE J575 (abril de 2012) e SAE J595 (novembro de 2008 ) - Society of Automotive Engineers, no que se refere aos ensaios de Vibração, Umidade, Poeira, Corrosão, Deformação e Fotometria classe 1.

Cada LED deverá obedecer às especificações a seguir descritas:- Cor predominante: Vermelho Rubi, com comprimento de onda de 610 a 630nm.- Intensidade luminosa de cada Led de no mínimo 80 Lumens típico.- Categoria dos LEDs vermelho rubi: AlInGaP.- Cor predominante: Cristal, com temperatura de cor de 6000ºK típico.- Intensidade luminosa de cada Led Cristal de no mínimo 200 Lumens típico.- Categoria dos LEDs cristal: InGaN.

O sinalizador visual comandado por módulo de controle único, dotado de micro processador que permite a geração de lampejos luminosos de 25ms a 2s. O circuito eletrônico garante a corrente elétrica aplicada nos LEDs devendo assim garantir a intensidade luminosa dos LEDs, mesmo que o veículo esteja desligado ou em baixa rotação, garantindo a eficiência luminosa e a vida útil dos LEDs, possuiu capacidade de geração de até 30 efeitos luminosos que caracterizem o veículo parado e em deslocamento em situação de emergência etc., além de possuir 3 funções de direcionamento de transito (Direita, Esquerda e Central).

O módulo de controle do sinalizador visual e acústico deve permitir o funcionamento independente de ambos os sistemas. Os comandos devem ser de

Governo do Estado do Rio de Janeiro * Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro 7 | P á g i n a

Page 8: Estado-Maior Geral — Secretaria · Web view2.2. A aquisição se faz necessária, o BPChq possui hoje, a premente necessidade de adquirir novas viaturas policiais adaptadas para

SERVIÇO PÚBLICO ESTADUALProcesso nº E-09/094/________/2018Data: ___/___/___ Fls.________

Rubrica:_______________________

alta resistência e fácil acionamento do operador, bem como possuir iluminação das teclas para facilitar visualização noturna e também permitir o desligamento da iluminação das teclas, quando necessário. As teclas devem ser de silicone em alto-relevo com identificações claras para visualização por parte do operador. Possuir sistema de gerenciamento de carga automático, gerenciando a carga da bateria quando o veículo estiver com o motor desligado desligando o sinalizador se necessário, evitando assim o descarregamento excessivo da bateria e possíveis falhas no acionamento do motor. Possuir também proteção contra inversão de polaridade e altas variações de tensão e transientes, devendo se desligar, preventivamente, quando a tensão exceder valores não propícios ao seu funcionamento, evitando uma possível queima, o que geraria custos adicionais caso o sistema não for dotado destas proteções.

O modulo de controle ainda deverá permitir sua instalação em conjunto com modulo de potência no local destinado ao rádio am/fm ou ainda em separado facilitando assim a instalação em veículos com pouco espaço ou que não permitam a retirada no rádio am/fm ou multimídia.

v. Sirene eletrônica composta de amplificador de 100W @ 11Ω (Ohms) com 5 tons distintos e unidade sonofletora única que poderá ser instalado dentro do sinalizador ou ainda no cofre do motor conforme necessidade do cliente, proporcionando uma pressão sonora a 01 (um) metro de no mínimo 120 dB @ 13,8 Vcc. Utiliza driver especifico para aplicação em viaturas policias. Possui ainda sistema de megafone com potência de no mínimo 30W RMS com resposta de frequência de 300 a 3000Hz e entrada para interligação auxiliar de áudio com o rádio transceptor;

w. Sirene de Baixa Frequência instalada na parte frontal do veículo composto por 02 (dois) módulos confeccionados em corpo cilindro de plástico automotivo com o circuito e autofalantes (subwoofer) especiais instalados e protegidos em seu interior, utiliza a saída da sirene do sinalizador de emergência sintetizando o som da sirene em um sinal de baixa frequência, deve possuir sistema de chaveamento para controle de temporização da sirene em estado de funcionamento indicativo por led’s, deve possuir um botão independente para seu acionamento posicionado no painel de instrumentos original do veículo;

x. Sinalização com strobo nos faróis dianteiros e lanternas traseiras em LED, com acionamento independente do modulo do sinalizador;

y. 01 (um) Farol de busca manual, com lâmpada de 55W e cabo de 10m e com plug para acendedor de cigarros;

z. Atendimento técnico da especificação: “Todos estes itens constantes desta especificação, deverão estar em

conformidade com as exigências aplicadas na avaliação do CAEX (centro de avaliação do exército), em seus modelos de veículos militares aprovados para a versão VTNE-3/4- (viatura transporte não especializado- PICK-UP’s)”.

Governo do Estado do Rio de Janeiro * Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro 8 | P á g i n a

Page 9: Estado-Maior Geral — Secretaria · Web view2.2. A aquisição se faz necessária, o BPChq possui hoje, a premente necessidade de adquirir novas viaturas policiais adaptadas para

SERVIÇO PÚBLICO ESTADUALProcesso nº E-09/094/________/2018Data: ___/___/___ Fls.________

Rubrica:_______________________

3.2. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO VEÍCULO: TRANSPORTE TROPA COM DE PRESO 4X4 COM CELA:

3.2.1. ESPECIFICAÇÕES MÍNIMAS:

a. Veículo automotor com cabine dupla e carroceria em aço sobre chassib. Veículo novo, zero quilometro, ano e modelo de fabricação iguais ou posteriores a data

do pedido de fornecimento;c. Combustível: diesel;d. Tração - 4x4 e 4x4 reduzida com acionamento por alavanca/seletor, mínimo 4 cilindros

16V;e. Potência mínima 160 CV;f. Cilindrada mínima 2.198 C3;g. Transmissão manual no mínimo 05 (cinco) marcha a frente e uma à ré ou superior ou

automático;h. Direção hidráulica;i. Motor: Com injeção eletrônica;j. Modelo: Modelo correspondente à data de emissão da nota fiscal;k. Portas Laterais: 04 portas;l. Vidros: Abertura total dos vidros elétricos nas 04 portas;m. Travamentos de porta: Acionamento Elétrico;n. Sistema de alarme: Com sistema de alarme. o. Com ar condicionado;p. Para 5 passageiros:q. Desembaçador de vidro;r. Cintos de segurança lateral de três pontos e central abdominal ou superior;s. Farol de neblina dianteirot. Com Protetor de Cárter;u. Sistema ABS nas 4 rodas, sendo a disco na dianteira e Tambor ou Disco na traseira;v. Capacidade mínima de tanque: 75 litros;w. Caçamba Com capacidade mínima de 1.000 litros;x. Bateria Mínima de 60 Ah de 12V, compatível com o consumo de energia de todos os

acessórios elétricos e eletrônicos, fixada em compartimento especifico, projetado para suportar possíveis vazamentos e vibrações externas;

y. Alternador e Cabeamento compatíveis com o sistema adaptado ao veículo;z. Demais itens e acessórios: Todos os exigidos pela legislação vigente;aa. Manual do proprietário e de segurança: Em português

3.2.2. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA ADAPTAÇÃO DOS VEÍCULOS DE TRANSPORTE DE PRESO 4X4 COM CELA -TIPO PICK UP

Governo do Estado do Rio de Janeiro * Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro 9 | P á g i n a

Page 10: Estado-Maior Geral — Secretaria · Web view2.2. A aquisição se faz necessária, o BPChq possui hoje, a premente necessidade de adquirir novas viaturas policiais adaptadas para

SERVIÇO PÚBLICO ESTADUALProcesso nº E-09/094/________/2018Data: ___/___/___ Fls.________

Rubrica:_______________________

a. Tapetes de borracha antiderrapante, no assoalho dianteiro e traseiro do veículo na cor preta;

b. Revestimento dos bancos com courvin automotivo no tom cinza médio e reforços na região lombar;

c. Revestimento do piso original do compartimento de motorista e passageiros em material de vinil (PVC) na cor preta;

d. Instalação de grades de proteção nas janelas laterais e no vidro frontal, em perfil metálico e estrutura tubular fixado a carroceria do veículo com grade de proteção em tela metálica, com acabamento em pintura epóxi na cor preta, com possibilidade de FÁCIL REMOÇÃO através de engates e ou porcas borboletas em inox ou latão;

e. Para-choques de impulsão (quebra-mato) cor frontal do veículo, em chapa de aço combinado com estrutura tubular, com acabamento em pintura epóxi na cor preta fosca, compatibilizado à instalação do Kit de desatolamento;

f. Proteção gradeada dos faróis traseiros, em chapa de aço combinado;g. Instalação de protetor de tanque de combustível;h. Instalação de engate traseiro modelo “G”;i. Instalação de proteção sobre os batentes das portas laterais do veículo, para apoiar o

armamento em operação, confeccionado em suporte metálico fixado na estrutura original das portas do veículo com batente em material plástico (nylon) na cor preta fixado ao mesmo;

j. Revestimento da caçamba original do veículo com chapa de alumínio corrugado com espessura de 3mm com acabamento em pintura preta epóxi;

k. Instalação de Snorkel em peça de PRFV (plástico reforçado de fibra de vidro), para alimentação do sistema de admissão do motor;

l. Instalação de protetor das lanternas traseiras em perfil metálico de chapa de aço perfurada com proteção anticorrosiva c pintura epóxi na cor preta;

m. Para-choques de impulsão (quebra-mato) com proteção gradeada dos faróis na parte frontal do veículo, em chapa de aço combinado com estrutura tubular, com acabamento em pintura epóxi na cor preta, compatibilizado à instalação do Kit de desatolamento;

n. Guincho elétrico com capacidade de 9.500 lbs 4309 Kg, com controle remoto em cabo de no mínimo 3,5 m de comprimento, com manual na língua portuguesa;

o. Bolsa de vinil reforçado com fechamento através de aba fixada por velcros, com medidas aproximadas de 700mm x 400mm, com kit para manuseio do guincho contendo: duas cintas com 80mm x 9000mm, duas manilhas 7/8 (22mm, e 6,5 ton.) duas patescas nº 10, e dois pares de luvas de raspa de couro;

p. Sinalizador visual constituído por barra sinalizadora cm formato de "ASA, ARCO" ou similar, com comprimento mínimo de 1.100 mm e máximo de 1.200 mm, largura mínima de 250 mm e máxima de 500 mm e altura minima de 70 mm e máxima de 150mm, que permite total visualização em um ângulo de 360, sem que haja pontos cegos de luminosidade, injetado em módulo único de policarbonato resistente a impactos e descoloração com tratamento "UV", sendo a tampa em lente inteiriça injetada na cor vermelha" e a base inferior em lente inteiriça injetada na cor "Cristal", (incolor), afim de não gerar perda da intensidade luminosa, com guarnição em perfil de borracha extrudado para evitar a entrada de pó e água, e base em alumínio extrudado de alta resistência mecânica

Governo do Estado do Rio de Janeiro * Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro 10 | P á g i n a

Page 11: Estado-Maior Geral — Secretaria · Web view2.2. A aquisição se faz necessária, o BPChq possui hoje, a premente necessidade de adquirir novas viaturas policiais adaptadas para

SERVIÇO PÚBLICO ESTADUALProcesso nº E-09/094/________/2018Data: ___/___/___ Fls.________

Rubrica:_______________________

q. Sistema luminoso composto por no mínimo 70 led's de no mínimo 3W de potência cada, montados em chassi de alumínio na cor preta com módulo ótico sólido de refração injetado em plástico de engenharia contendo no mínimo 4 led's em cada módulo, totalmente vedado distribuídos equitativamente por toda a barra sinalizadora de forma que permita total visualização em um ângulo de 360, sem que haja pontos cegos de luminosidade, O sinalizador deverá possuir faróis de beco um em cada lateral simétrica do sinalizador com no mínimo 04 Led's cristal cada, com interruptores próprios no módulo de controle. Módulo Led Certificado conforme a Norma SAE J575 (abril de 2012) e SAE J595 (novembro de 2008) Socicty of Automotive Engineers, no que se refere aos ensaios de Vibração, Umidade, Poeira, Corrosão,

r. Deformacão e Fotometria classe 1;s. Cada LED deverá obedecer às especificações a seguir descritas:

Cor predominante: Vermelho Rubi, com comprimento de onda de 610 a 630nm. Intensidade luminosa de cada Led de no mínimo 80 Lumens típico; Categoria dos LEDs vermelho rubi: AllnGaP; Cor predominante: Cristal, com temperatura de cor de 6000°K típico; Intensidade luminosa de cada Led Cristal de no mínimo 200 Lumens típico; Categoria dos LEDs cristal: InGaN;

t. Sinalizador visual comandado por módulo de controle único, dotado de micro processador que permite a geração de lampejos luminosos de 25ms a 2s. O circuito eletrônico garante a corrente elétrica aplicada nos LEDs devendo assim garantir a intensidade luminosa dos LEDs, mesmo que o veículo esteja desligado ou em baixa rotação, garantindo a eficiência luminosa e a vida útil dos LEDs, possuiu capacidade de geração de até 30 efeitos luminosos que caracterizem o veículo parado e em deslocamento em situação de emergência etc., além de possuir 3 funções de direcionamento de transito (Direita, Esquerda e Central);

u. Módulo de controle do sinalizador visual e acústico deve permitir o funcionamento independente de ambos os sistemas. Os comandos devem ser de alta resistência e fácil acionamento do operador, bem como possuir iluminação das teclas para facilitar visualização noturna e também permitir o desligamento da iluminação das teclas quando necessário. As teclas devem ser de silicone em alto-relevo com identificações claras para visualização por parte do operador. Possuir sistema de gerenciamento de carga automático, gerenciando a carga da bateria quando o veículo estiver com o motor desligado desligando o sinalizador se necessário, evitando assim o descarregamento excessivo da bateria e possíveis falhas no acionamento do motor.

v. Possuir também proteção contra inversão de polaridade e altas variações de tensão e transientes, devendo se desligar, preventivamente, quando a tensão exceder valores não propícios ao seu funcionamento, evitando uma possível queima, o que geraria custos adicionais caso o sistema não for dotado destas proteções;

w. Módulo de controle ainda deverá permitir sua instalação em conjunto com módulo de potência no local destinado ao rádio am/fm ou ainda em separado facilitando assim a instalação em veículos com pouco espaço ou que não permitam a retirada no rádio am/fm ou multimídia.

x. Sirene eletrônica composta de amplificador de 100W @ 11Ω (Ohms) com 5 tons distintos e unidade sonofletora única que poderá ser instalado dentro do sinalizador ou ainda no cofre do motor conforme necessidade do cliente, proporcionando uma pressão

Governo do Estado do Rio de Janeiro * Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro 11 | P á g i n a

Page 12: Estado-Maior Geral — Secretaria · Web view2.2. A aquisição se faz necessária, o BPChq possui hoje, a premente necessidade de adquirir novas viaturas policiais adaptadas para

SERVIÇO PÚBLICO ESTADUALProcesso nº E-09/094/________/2018Data: ___/___/___ Fls.________

Rubrica:_______________________

sonora a 01 (um) metro de no mínimo 120 dB @ 13,8 Vcc. Utiliza driver específico para aplicação em viaturas policias. Possui ainda sistema de megafone com potência de no mínimo 30W RMS com resposta de frequência de 300 a 3000Hz e entrada para interligação auxiliar de áudio com o rádio transceptor;

y. Sirene de Baixa Frequência instalada na parte frontal do veículo composto por 02 (dois) módulos confeccionados em corpo cilindro de plástico automotivo com o circuito e autofalantes (subwoofer) especiais instalados e protegidos em seu interior utiliza a saída da sirene do sinalizador de emergência sintetizando o som da sirene em um sinal de baixa frequência, deve possuir sistema de chaveamento para controle de temporização da sirene em estado de funcionamento indicativo por led's, deve possuir um botão independente para seu acionamento posicionado no painel de instrumentos original do veículo;

z. Sinalização com strobo nos faróis dianteiros e lanternas traseiras em LED, com acionamento independente do modulo do sinalizador;

aa. 01 (um) Farol de busca manual, com lampada de 55W e cabo de 10m e com plug para acendedor de cigarros;

bb. Instalação de protetor de caçamba em polietileno na cor preta; Para-choques de impulsão (quebra-mato) com proteção gradeada dos faróis na parte frontal do veículo, em chapa de aço combinado com estrutura tubular, com acabamento em pintura epóxi na cor preta.

cc. Capota de fibra de vidro com estrutura de aço reforçada, com acabamento interno em pintura a base de quantil na cor preta, conformem já mencionado, iluminação tipo fluorescente de 9W de potência no centro da capota com acionamento na cabine, resistente a vibração, com 04 (quatro) aletas laterais para ventilação em cada lado da capota, com vidro vigia na parte frontal, com tampa traseira de abertura para cima (modelo jacaré) com sistema de mola a gás para mantê-la aberta e vidro vigia central, com sistema de trinco e chave de abertura externa, mantendo a tampa original da caçamba, com a fixação na caçamba original, com brake light instalado na parte superior da capota, na largura e na altura do prolongamento da cabine do veículo, instalação de 01 (um) ventilador e 01 (um) exaustor de teto com acionamento na cabine do motorista, devendo ser adequada ao veículo adquirido;

dd. Compartimento de transporte de preso Cela confeccionada em estrutura tubular de aço com revestimento em chapa de aço lisa e perfurada, com porta traseira de folha única com 02 (dois) sistemas de trinco para o fechamento, com acabamento em pintura na cor do veículo e fixada na estrutura da caçamba do veículo.

3.2.3. Especificações Técnicas Terminais Móveis:a. Instalação de antena Omni Externa, no teto do veículo;b. Instalação de alimentação e preparação para instalação de Rádio de comunicação.

4 – PRAZO, LOCAL E CONDIÇÕES DE ENTREGA:

4.1. A empresa CONTRATADA deverá entregar todo o equipamento em até 120 dias, contados da data da assinatura do contrato.

Governo do Estado do Rio de Janeiro * Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro 12 | P á g i n a

Page 13: Estado-Maior Geral — Secretaria · Web view2.2. A aquisição se faz necessária, o BPChq possui hoje, a premente necessidade de adquirir novas viaturas policiais adaptadas para

SERVIÇO PÚBLICO ESTADUALProcesso nº E-09/094/________/2018Data: ___/___/___ Fls.________

Rubrica:_______________________

4.2. A entrega deverá ser realizada em dia útil, no horário compreendido entre 10:00 e 16:00 horas, no seguinte endereço: Sede do Batalhão de Polícia de Choque - (Av. Salvador de Sá, 2 - Estácio-Rio de Janeiro RJ).

4.3. O recebimento dos equipamentos estará condicionado à observância de suas especificações técnicas, cabendo à verificação ao representante do Contratante.

4.4. Caso as especificações estejam fora dos padrões estabelecidos, os materiais serão rejeitados pela comissão de recebimento da PMERJ.

4.5. A empresa deverá comunicar ao Batalhão de Polícia de Choque (BPChoq) com 72h de antecedência, a data e o horário previsto para a entrega dos produtos, por escrito ou pelos telefones 21-2332-5829; 21-2332-8485.

4.6. Os produtos deverão vir com toda documentação desembaraçada pela empresa em nome da Secretaria de Estado de Polícia Militar - SEPM, CNPJ n° 32.690.668/0001-2, sem qualquer ónus adicional ao preço final ofertado. Nesta ocasião, deverão também ser entregues os documentos originais dos equipamentos.

4.7. Dados da CONTRATANTE: Secretaria de Estado de Polícia Militar. Endereço: Rua Evaristo da Veiga, no 78, Centro, Rio de Janeiro-RJ, CEP: 20.031-040. CNPJ: 32.690.668/0001-2;

4.8. A CANDIDATA deverá entregá-lo em perfeitas condições de funcionamento, acompanhado inclusive com manual de operações.

4.9. Todos os itens deste processo deverão ser fornecidos com todos os acessórios mencionados nas especificações técnicas, devendo ser estes, provenientes de um único fabricante, a fim de garantir a manutenção dos níveis de segurança especificados, através da perfeita integração entre todos os componentes.

4.10. Os equipamentos serão entregues novos, em perfeito estado de funcionamento, configurados e ajustados para uso imediato, limpos e com acessórios necessários para sua conservação. Serão totalmente aplicáveis sem a necessidade de realizar alterações ou adaptações estruturais posteriores e fabricados para este fim.

4.11. As características técnicas deverão seguir o estabelecido na especificação técnica apresentada neste Termo de Referência.

4.9. Não serão aceitos produtos que estejam em desacordo com as especificações constantes deste termo.

4.10. A execução do contrato será acompanhada e fiscalizada pelos representantes do CONTRATANTE, indicado e oficializado pelo Batalhão de Choque – BPChq, em publicação específica, os quais deverão atestar os documentos da despesa, quando comprovada a fiel e correta entrega para fins de pagamento.

Governo do Estado do Rio de Janeiro * Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro 13 | P á g i n a

Page 14: Estado-Maior Geral — Secretaria · Web view2.2. A aquisição se faz necessária, o BPChq possui hoje, a premente necessidade de adquirir novas viaturas policiais adaptadas para

SERVIÇO PÚBLICO ESTADUALProcesso nº E-09/094/________/2018Data: ___/___/___ Fls.________

Rubrica:_______________________

4.11. Todos os custos referentes à entrega como impostos, taxas, pedágios, fretes e demais despesas que ocorram, serão de responsabilidade da empresa vencedora.

5 – PRAZO E CONDIÇÕES DE GARANTIA:

5.1. O prazo de garantia dos materiais será igual ao fornecido pelo fabricante ou de, no mínimo, 12 (doze) meses, o que for mais vantajoso para a Administração prevalecendo à garantia oferecida pelo fabricante dos mesmos, se por prazo superior, e começará a correr findo o prazo da garantia legal de que trata a Lei nº. 8.078/90 o qual se inicia a partir do recebimento definitivo, sem ônus Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

5.2. Durante o prazo de vigência da garantia, os veículos que apresentarem vícios, defeitos ou incorreções, deverão ser reparados e corrigidos, sem ônus para PMERJ, no prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis.

5.3. Todas as peças, dispositivos ou mesmo unidades que forem substituídas durante o período de garantia terão, a partir de sua entrega, todas as garantias previstas.

5.4. A assistência técnica deverá ser realizada na cidade de do Rio de Janeiro/RJ.

5.5. As substituições de peças e a mão-de-obra, quando das revisões em garantia, deverão atender às normas técnicas de fabricação, e estarão sujeitas às obrigações praticadas no mercado, nos termos das legislações pertinentes e subsidiárias.

5.6. O veículo que, no período de 90 (noventa) dias, contados a partir do recebimento definitivo do veículo, apresentar defeitos sistemáticos de fabricação, devidamente comprovados pela frequência de manutenções corretivas realizadas em concessionárias do fabricante, deverá ser substituído no prazo máximo de 20 (vinte) dias corridos. Este prazo será contado a partir da última manutenção corretiva realizada pela concessionária, dentro do período supracitado.

5.7. A empresa deverá fornecer certificados de garantia, por meio de documentos próprios, ou anotação impressa ou carimbada na Nota Fiscal respectiva.

5.8. O termo de garantia ou equivalente deverá esclarecer de maneira clara e adequada em que consiste a mesma garantia, bem como a forma, o prazo e o lugar em que poderá ser exercitado, o ônus a cargo do contratante, devendo ser entregue, devidamente preenchido pelo fornecedor, no ato do fornecimento, acompanhado de manual de instalação e/ou uso do produto, se couber.

6 – DO EMPLACAMENTO DOS VEÍCULOS:

6.1. Os veículos deverão ser entregues já emplacados em nome da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, CNPJ nº.424987250003-63, no local conforme descrito no item subsequente, devidamente registrados no DETRAN-RJ.

Governo do Estado do Rio de Janeiro * Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro 14 | P á g i n a

Page 15: Estado-Maior Geral — Secretaria · Web view2.2. A aquisição se faz necessária, o BPChq possui hoje, a premente necessidade de adquirir novas viaturas policiais adaptadas para

SERVIÇO PÚBLICO ESTADUALProcesso nº E-09/094/________/2018Data: ___/___/___ Fls.________

Rubrica:_______________________

6.2. Qualquer despesa com o emplacamento dos veículos será responsabilidade da Contratada.

7 – FORMA DE FORNECIMENTO:

7.1. O fornecimento do objeto deverá ocorrer em entrega única.

7.2. A entrega dos produtos será acompanhada e fiscalizada pela Comissão Técnica na condição de representantes, os quais deverão atestar os documentos da despesa, quando comprovada a fiel e correta entrega para fins de pagamento.

7.3. A presença da fiscalização da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro não elide nem diminui a responsabilidade da empresa contratada.

7.4. Caberá aos servidores designados rejeitar totalmente, ou em parte, qualquer produto que não esteja de acordo com as exigências, ou aquele que não seja comprovadamente original e/ou novo, assim considerado de primeiro uso, bem como determinar prazo para substituição do material eventualmente fora das especificações, com defeito de fabricação ou vicio de funcionamento.

8 – OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE:

8.1. Constituem obrigações do CONTRATANTE:

a. Prestar as informações e os esclarecimentos que venham a ser solicitadas pela CONTRATADA;

b. Permitir o acesso dos empregados da CONTRATADA às dependências da unidade quando da entrega dos produtos;

c. Efetuar o pagamento à CONTRATADA, desde que verificada a adequação dos materiais fornecidos em relação às especificações constantes deste Termo de Referência;

d. Sempre que necessário, convocar o representante da CONTRATADA, se for o caso, para esclarecimentos e negociações, visando os interesses das partes;

e. Comunicar oficialmente à CONTRATADA quaisquer falhas verificadas no cumprimento do contrato;

f. Atestar a(s) Nota(s) Fiscal(is) correspondente(s), por intermédio do servidor designado para esse fim.

g. Aplicações de sanções previstas na legislação vigente e descritas neste edital, caso do não cumprimento de alguma exigência do contrato mesmo que haja correção de eventuais irregularidades.

Governo do Estado do Rio de Janeiro * Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro 15 | P á g i n a

Page 16: Estado-Maior Geral — Secretaria · Web view2.2. A aquisição se faz necessária, o BPChq possui hoje, a premente necessidade de adquirir novas viaturas policiais adaptadas para

SERVIÇO PÚBLICO ESTADUALProcesso nº E-09/094/________/2018Data: ___/___/___ Fls.________

Rubrica:_______________________

h. Será designada pela contratante comissão de servidores para promover o acompanhamento da entrega dos veículos, com fins de conferir no que for necessário às condições previstas neste Termo.

i. Rejeitar o bem que não atenda aos requisitos constantes das especificações do Termo de Referência.

j. Efetuar o pagamento até o 10º (décimo) dia útil seguinte ao do recebimento definitivo, com atesto da nota fiscal de cada fornecimento, que deverá ser feito pelo servidor designado no edital.

k. Aplicar as penalidades, quando cabível.

9 – OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA:

9.1. A CONTRATADA DEVERÁ:

a. A Contratada deve cumprir todas as obrigações constantes no Edital, seus anexos e sua proposta, assumindo como exclusivamente seus os riscos e as despesas decorrentes da boa e perfeita execução do objeto.

b. Fornecer o bem cotado conforme previsto neste Termo de Referência, obedecendo rigorosamente as especificações e condições estipuladas no Edital de Licitação e na proposta comercial.

c. Fornecer o(s) veículo(s) zero quilômetro, com 2 (duas) chaves e Certificado de Registro, com o Licenciamento Veicular – CRLV em nome da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, registrado no DETRAN-RJ e com os manuais do proprietário, de manutenção e de garantia.

d. O objeto deve estar acompanhado do manual do usuário, com uma versão em português e da relação da rede de assistência técnica autorizada.

e. Manter em estoque um mínimo de bens necessários à execução do objeto do contrato.

f. Comunicar ao Fiscal do contrato, por escrito e tão logo constatado problema ou a impossibilidade de execução de qualquer obrigação contratual, para a adoção das providências cabíveis.

g. Prestar serviço de assistência técnica gratuita, reparar e corrigir, durante o prazo de vigência da garantia, o veículo que apresentar vícios, defeitos ou incorreções, sem ônus para a PMERJ, no prazo máximo de 03 (três) dias úteis.

h. Substituir, em um prazo máximo de 20 (vinte) dias corridos, o veículo que apresentar defeitos sistemáticos de fabricação, devidamente comprovados pela frequência com que as ocorrências técnicas corretivas tenham sido realizadas nas concessionárias do fabricante, durante a vigência da garantia.

Governo do Estado do Rio de Janeiro * Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro 16 | P á g i n a

Page 17: Estado-Maior Geral — Secretaria · Web view2.2. A aquisição se faz necessária, o BPChq possui hoje, a premente necessidade de adquirir novas viaturas policiais adaptadas para

SERVIÇO PÚBLICO ESTADUALProcesso nº E-09/094/________/2018Data: ___/___/___ Fls.________

Rubrica:_______________________

i. Efetuar as trocas de peças somente por novas e originais ou de desempenho iguais ou superiores as utilizadas na fabricação do veículo.

j. Efetuar a entrega dos veículos nos prazos e locais definidos neste Termo de Referência, sem ÔNUS para CONTRATANTE.

k. Indenizar todo e qualquer dano e/ou prejuízo pessoal ou material que possa advir, direta ou indiretamente, do exercício de suas atividades ou serem causados por seus prepostos à CONTRATANTE ou terceiros.

10 – QUALIFICAÇÃO TÉCNICA:

10.1. A Empresa contratada deverá comprovar qualificação técnica, por meio de Atestados de Capacidade Técnica, fornecidos por Pessoas Jurídicas de Direito Público ou Privado, estabelecidas ou não no país, que demonstrem haver prestado, a contratada, serviços compatíveis em características, quantidades e prazos congêneres ao objeto desta licitação, nos termos do art. 30 da Lei nº8.666 de 21 de Junho 1993.

10.2. A documentação relativa à qualificação técnica limitar-se-á a:

a) registro ou inscrição na entidade profissional competente;

b) comprovação de aptidão para desempenho de atividade pertinente e compatível em características, quantidades e prazos com o objeto da licitação, e indicação das instalações e do aparelhamento e do pessoal técnico adequados e disponíveis para a realização do objeto da licitação, bem como da qualificação de cada um dos membros da equipe técnica que se responsabilizará pelos trabalhos;

c) comprovação, fornecida pelo órgão licitante, de que recebeu os documentos, e, quando exigido, de que tomou conhecimento de todas as informações e das condições locais para o cumprimento das obrigações objeto da licitação;

d) prova de atendimento de requisitos previstos em lei especial, quando for o caso.

10.3. As empresas estrangeiras que não funcionem no Brasil deverão apresentar documentação comprobatória da representação legal no Brasil, com poderes expressos para receber citação e responder administrativa e judicialmente.

10.4. As empresas estrangeiras que não funcionem no país tanto quanto possível atenderão às exigências de habilitação mediante documentos equivalentes aos estabelecidos para as empresas brasileiras, expedidos, conforme o caso, por entidades públicas ou privadas de seus países de origem e autenticados pelos respectivos Consulados ou Embaixadas e traduzidos por tradutor juramentado.

10.5. As cláusulas que tratem de exigência de documentos de habilitação que não puderem ser atendidas por força de legislação específica do país de origem do licitante ou que não

Governo do Estado do Rio de Janeiro * Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro 17 | P á g i n a

Page 18: Estado-Maior Geral — Secretaria · Web view2.2. A aquisição se faz necessária, o BPChq possui hoje, a premente necessidade de adquirir novas viaturas policiais adaptadas para

SERVIÇO PÚBLICO ESTADUALProcesso nº E-09/094/________/2018Data: ___/___/___ Fls.________

Rubrica:_______________________

apresentarem equivalência em relação à legislação brasileira deverão constar em declaração da empresa informando a impossibilidade de atendimento aos mesmos, autenticada pelo respectivo consulado e traduzida por tradutor público juramentado (caso apresentada em língua estrangeira)

11 – CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTA:

11.1. As propostas de preço serão consideradas completas abrangendo todos os custos com material e serviços necessários à entrega do objeto em perfeitas condições de uso e eventual substituição dos mesmos em desacordo com o Edital;

11.2. Deverá ser apresentada com valor unitário e total anual, para cada item;

11.3. A disputa deverá ocorrer pelo critério de menor valor ofertado por item (menor preço unitário). Encerrada a disputa a licitante fará o ajuste dos preços da proposta indicando valores unitários e totais do item.

12 –VALORES REFERENCIAIS DE MERCADO:

12.1. O valor referencial relativo ao objeto deste Termo de Referência, será definido posteriormente, após empreendida a devida pesquisa mercadológica por parte do setor de pesquisa de mercado da Diretoria de Logística da PMERJ. 13 – SANÇÕES:

13.1. Fica o licitante, sujeito à sanções administrativas e demais penalidades, nos casos fixados no edital de licitação e em conformidade com os termos estabelecidos nos artigos 86 e 87 do Decreto n.º 3.149, de 28 de Abril de 1980, no artigo 7º Lei no 10.520, de 17 de Julho de 2002, no artigo 28 do Decreto nº 5.450, de 31 de Maio de 2005 e nos artigos 86, 87 e 88 da Lei nº 8.666 de 21 de Junho de 1993.

14 – DO RECEBIMENTO DO OBJETO:

14.1. Os bens serão recebidos provisoriamente, no ato da entrega, para efeito de posterior verificação da conformidade do material com as especificações constantes da proposta da empresa fabricante, modelo, especificações técnicas e níveis de desempenho mínimo exigidos.

14.2. Os bens serão recebidos definitivamente, após a verificação da qualidade, da quantidade dos produtos e sua consequente aceitação, mediante a emissão do Termo de Recebimento Definitivo, assinado pela Comissão de Recebimento de Material, em até 30 (trinta) dias contados a partir da data do recebimento provisório.

15 – RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA:

15.1. 3º Sgt. Max Alves Soares, Rg. 83.403, Id. Funcional 4264773-8.

Governo do Estado do Rio de Janeiro * Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro 18 | P á g i n a

Page 19: Estado-Maior Geral — Secretaria · Web view2.2. A aquisição se faz necessária, o BPChq possui hoje, a premente necessidade de adquirir novas viaturas policiais adaptadas para

SERVIÇO PÚBLICO ESTADUALProcesso nº E-09/094/________/2018Data: ___/___/___ Fls.________

Rubrica:_______________________

16 – GESTOR E FISCAIS DE CONTRATO: 16.1. Gestor: MAJ IVO EMIDIO SANTOS DA SILVA ID. 4189361-1

16.2. Fiscais: 1° TEN ELVIS SATIRO DOS SANTOS ID 4259472-3;2°SGT MARCO VINÍCIUS FILGUEIRA MARTINS ID 24730440.

16.3. Na hipótese de surgir a necessidade de nomear um terceiro fiscal, este deverá ser indicado posteriormente pelo comandante do BPChq, com esteio nas normas insculpidas no Decreto Estadual nº 45.000, de 16 de Março de 2016.

17 – CONDIÇÕES GERAIS:

17.1. Não serão aceitos veículos deteriorados, alterados, adulterados, avariados ou em desacordo com as normas regulamentares de fabricação, distribuição ou apresentação.

17.2. Os veículos adquiridos deverão ser entregues rigorosamente nos endereços indicado pela CONTRATANTE no momento do pedido.

17.3. Qualquer detalhe técnico porventura omisso no presente Termo de Referência será solucionado sempre dentro das normas técnicas vigentes.

17.4. Os demais casos omissos serão resolvidos pela autoridade superior, observados os princípios que informaram a atuação da Administração Pública.

17.5. Fica a CONTRATADA, sujeitos às sanções administrativas, cíveis e penais cabíveis caso apresentem, qualquer declaração falsa que não corresponde à realidade dos fatos.

17.6. O foro da cidade do Rio de Janeiro é designado como competente para dirimir quaisquer controvérsias relativas a futura contratação e execução dele decorrente.

Rio de Janeiro, 04 de Abril de 2019

________________________Max Alves Soares3º SGT PM RG. 83.403

ID. 4264773-8

Aprovo o Termo de Referência elaborado pelo servidor, que traduz de forma adequada a necessidade de AQUISIÇÃO DE VEÍCULOS DE TRANSPORTE DE TROPA E VEÍCULOS DE TRANSPORTE DE PRESOS, para atender as necessidades do Batalhão de Choque da PMERJ.

Rio de Janeiro, ____ de ___________ de 2019

Governo do Estado do Rio de Janeiro * Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro 19 | P á g i n a

Page 20: Estado-Maior Geral — Secretaria · Web view2.2. A aquisição se faz necessária, o BPChq possui hoje, a premente necessidade de adquirir novas viaturas policiais adaptadas para

SERVIÇO PÚBLICO ESTADUALProcesso nº E-09/094/________/2018Data: ___/___/___ Fls.________

Rubrica:_______________________

_____________________________ORDENADOR DE DESPESAS

Governo do Estado do Rio de Janeiro * Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro 20 | P á g i n a