estado do paranÁ - apra | associação de praças do ... · 2 (continuação do ed. nº 008 cfc pm...

40
1 ESTADO DO PARANÁ POLÍCIA MILITAR ESTADO-MAIOR DIRETORIA DE ENSINO E PESQUISA ___________________________________________________________________ Nota nº 146 DEP/4 Em 13/04/14 Para o Boletim Geral CONCURSO AO CURSO DE FORMAÇÃO DE CABOS POLICIAIS MILITARES - TURMA 2014 EDITAL Nº 008/CFC PM - 2014 DIVULGAÇÃO DOS CADERNOS DE PROVAS E GABARITOS PRELIMINARES O Diretor de Ensino e Pesquisa, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 8º da Portaria de Ensino da PMPR, e ainda, conforme previsto no Edital nº 001/CFC PM 2014, Concurso ao Curso de Formação de Cabos PM Turma 2014, RESOLVE: Divulgar os Cadernos de Provas e respectivos Gabaritos preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFC PM 2014:

Upload: truonghuong

Post on 10-Nov-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

ESTADO DO PARANÁ POLÍCIA MILITAR ESTADO-MAIOR

DIRETORIA DE ENSINO E PESQUISA ___________________________________________________________________

Nota nº 146 – DEP/4 Em 13/04/14

Para o Boletim Geral

CONCURSO AO CURSO DE FORMAÇÃO DE CABOS POLICIAIS MILITARES - TURMA 2014

EDITAL Nº 008/CFC PM - 2014 DIVULGAÇÃO DOS CADERNOS DE PROVAS E

GABARITOS PRELIMINARES

O Diretor de Ensino e Pesquisa, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 8º da Portaria de Ensino da PMPR, e ainda, conforme previsto no Edital nº 001/CFC PM – 2014, Concurso ao Curso de Formação de Cabos PM – Turma 2014, RESOLVE:

Divulgar os Cadernos de Provas e respectivos Gabaritos preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFC PM 2014:

2

(Continuação do Ed. nº 008 CFC PM 2014)

1. Prova A

1. Cada candidato receberá um caderno de prova e uma folha de respostas (cartão de leitura óptica).

2. Confira as informações pessoais constantes no caderno de provas e na folha de respostas: nº da inscrição, nome completo, RG e após assine nos espaços próprios. Além disso, marque o tipo de prova (A, B ou C) na sua folha de respostas.

3. Ao receber este caderno, confira se o caderno de prova contém 40 (quarenta) questões com 05 (cinco) alternativas cada.

4. Caso o caderno esteja incompleto ou tenha qualquer defeito, solicite ao aplicador da prova da sala que tome providências cabíveis.

5. A prova é sem consulta, devendo o candidato ter sobre a carteira a identidade funcional, lápis, borracha e caneta.

6. Desligue os aparelhos eletrônicos imediatamente. Guarde em sua mala ou deixe com o aplicador.

7. Não é permitido utilizar calculadora, telefone celular, relógio ou qualquer outro equipamento eletrônico.

8. A duração da prova será de 3h (TRÊS HORAS), incluindo o tempo para preenchimento da folha de respostas.

9. Você deverá permanecer obrigatoriamente em sala por, no mínimo, 60 (sessenta) minutos após o início da prova.

10. Utilize somente caneta esferográfica com tinta preta ou azul para preencher o cartão-resposta (cartão de leitura óptica).

11. Existe somente uma alternativa correta para cada

questão.

12. Cuidado ao preencher o cartão-resposta, pois não será fornecido outro; o correto preenchimento do cartão-resposta é de responsabilidade do candidato.

13. Eventual marcação de mais de uma alternativa de uma mesma questão, rasura, borrão, utilização de corretivo ou preenchido de forma diferente do exemplo, implicará na anulação do(s) item(s), pois impedirá a leitura óptica da resposta.

14. Ao terminar a prova, chame o aplicador ou fiscal de sala, devolva-lhe a sua folha resposta. Verifique se o horário permite você levar o caderno de provas. Caso não leve o caderno de prova, poderá anotar as suas respostas no canhoto destacável abaixo.

15. Os três últimos candidatos a terminarem a prova deverão permanecer em sala, conferir a quantidade de folhas restantes e lacrar o envelope de provas na sala. Após, acompanhar os aplicadores até a sala da coordenação do concurso para entrega do envelope lacrado.

16. Os candidatos da última sala a entregar o envelope na coordenação acompanharão o fechamento (lacre) do malote pela coordenação.

17. A desobediência a qualquer uma das determinações constantes no presente caderno ou na folha de repostas implicará na anulação de sua prova.

18. Qualquer tentativa de fraude, se descoberta, implicará em sanções penais e administrativas.

QUESTÃO 01

3

(Continuação do Ed. nº 008 CFC PM 2014)

Conforme a Portaria do Comando-Geral nº 361, de 27 de abril de 2006, que aprovou as Instruções Reguladoras de Elaboração, Arquivo e Eliminação de Documentos – Instruções de Comunicação Oficial da PMPR (ICO – PMPR), em seu art. 12, que trata das principais regras para o emprego das abreviaturas, assinale a alternativa correta: a. (___) o mês de maio será abreviado com as três primeiras letras seguido de ponto, sendo a letra inicial grafada em minúsculo. b. (___) o nome dos meses será abreviado com as três primeiras letras seguido de ponto, sendo a letra inicial grafada em minúsculo. c. (___) os símbolos das unidades de medida não podem ser abreviados. d. (___) os símbolos científicos serão abreviados seguido de ponto. e. (___) os postos, graduações, funções, unidades e subunidades deverão ser grafados com a letra inicial em minúsculo, sem o ponto.

QUESTÃO 02

Conforme a Portaria do Comando-Geral nº. 361, de 27 de abril de 2006, que trata das normas para a correspondência oficial na PMPR, assinale a alternativa correta com relação ao documento denominado “parte”: a. (___) se houver apenas um item, este será numerado. b. (___) o resumo do assunto iniciar-se-á com letra maiúscula e não será encerrado por ponto. c. (___) na porção superior esquerda do documento devem constar a data e a cidade em que o documento foi redigido. d. (___) por se tratar de expediente interno, devem ser empregadas, no fecho, as expressões respeitosamente ou atenciosamente. e. (___) quando não forem numeradas, escrever-se-á simplesmente “Parte”.

QUESTÃO 03

Assinale a alternativa em que a REESCRITA mantém a correção gramatical e o sentido original da frase: a. (___) “Apesar disso, você quase não repara que ela está ali.” (Além disso, você quase não repara que ela está aqui.) b. (___) “Essa é a melhor pista para o seu Manual de Reconhecimento da Felicidade.” (Esta é a maior pista para o seu Manual de Reconhecimento da Felicidade.) c. (___) “Por isso é tão importante reconhecê-la quando ela chega.” (Entretanto, é muito importante reconhecê-la quando ela permanece.) d. (___) “Para ser ainda mais funcional, é bom que a lista seja cronológica.” (A fim de ser mais funcional, é bom que a lista seja cronológica.) e. (___) “Não dura para sempre, mas dura um tempinho.” (Não existe para sempre, mas por toda a eternidade).

QUESTÃO 04

As mudanças e transformações globais, nas estruturas políticas e econômicas no mundo contemporâneo, colocam em relevo as questões de identidade e as lutas pela afirmação e manutenção das identidades nacionais e étnicas. Mesmo que o passado que as identidades atuais reconstroem seja, sempre, apenas imaginado, ele proporciona alguma certeza em um clima que é de mudança, fluidez e crescente incerteza. As identidades em conflito estão localizadas no interior de mudanças sociais, políticas e econômicas, mudanças para as quais elas contribuem. Tomaz Tadeu da Silva (Org.). Stuart Hall e Kathryn Woodward. Identidade e diferença – A perspectiva dos estudos culturais Petrópolis: Vozes, 2004, p. 24-5 (com adaptações).

A argumentação textual se apoia na ideia de que: a. (___) as transformações globais decorrem de conflitos de identidades nacionais e étnicas. b. (___) as lutas pela afirmação e manutenção das estruturas globais são necessárias. c. (___) as identidades atuais padecem de incerteza porque são apenas imaginadas. d. (___) as identidades não são fixas e integram as mudanças sociais e políticas. e. (___) as lutas pelas transformações sociais são conflitos de identidade.

QUESTÃO 05

4

(Continuação do Ed. nº 008 CFC PM 2014)

Pelo novo acordo ortográfico assinale a alternativa em que as palavras estão adequadamente escritas: a. (___) assembléia, dói, céu b. (___) assembléia, doi, céu c. (___) assembléia, dói, ceu d. (___) assembleia, doi, céu e. (___) assembleia, dói, céu

QUESTÃO 06

Sobre os processos disciplinares no âmbito da PMPR, assinale a alternativa incorreta. a. (___) A Apuração Disciplinar de Licenciamento destina-se a julgar a capacidade de praça ativa ou inativa, com menos de 10 anos de serviços prestados à Corporação, na data do fato, para permanecer nas fileiras da PMPR na condição em que se encontra. b. (___) O Conselho de Justificação é destinado a julgar a capacidade de oficial, ativo ou inativo, para permanecer nas fileiras da PMPR, na condição em que se encontra. c. (___) O Conselho de Disciplina é destinado a julgar a capacidade de praça especial ou de praça, ativo ou inativo, com mais de 10 anos de serviço prestados à Corporação, para permanecer nas fileiras da PMPR, na condição em que se encontra. d. (___) No processo disciplinar serão assegurados a ampla defesa e o contraditório, com os meios e recursos a eles inerentes. e. (___) O membro mais antigo do Conselho de Disciplina é no mínimo um oficial superior.

QUESTÃO 07

Sobre o Decreto Federal nº 4.346/2002 (Regulamento Disciplinar do Exército) e sua aplicação na PMPR, analise as assertivas: I- Transgressão disciplinar é toda ação praticada pelo militar contrária aos preceitos estatuídos no ordenamento jurídico pátrio ofensiva à ética, aos deveres e às obrigações militares, mesmo na sua manifestação elementar e simples, ou, ainda, que afete a honra pessoal, o pundonor militar e o decoro da classe. II- Segundo seu art. 1º, as únicas finalidades do RDE são especificar as transgressões disciplinares e estabelecer normas relativas a punições disciplinares. III- Como a PMPR não possui um regulamento disciplinar próprio, o RDE se aplica na nossa corporação com as devidas adaptações à nossa realidade, sendo que tal aplicação tem como base legal o disposto no art. 482 do Decreto Estadual nº 7339/2010 (RISG/PMPR) Assinale a alternativa correta: a. (___) somente as afirmativas I e II estão corretas. b. (___) somente as afirmativas II e III estão corretas. c. (___) somente as afirmativas I e III estão corretas. d. (___) todas as afirmativas estão corretas. e. (___) todas as afirmativas estão incorretas.

QUESTÃO 08

Considerando que um soldado ingressou na PMPR em 20 set. 05, em 22 nov. 05 foi punido disciplinarmente com 03 dias de prisão disciplinar, em 18 set. 06 foi punido disciplinarmente com 05 dias de prisão disciplinar. Após não foi punido novamente. Também foi-lhe concedido os cancelamentos de punições de acordo com o prescrito nos Art. 58, 59, 60, 61, 62 e 63 do Decreto nº 4346 de 26 ago 02 (RDE). Assinale a alternativa correta: a.(___) no dia 18 set. 06 ingressou no Comportamento “MAU”. b.(___) no dia 18 set. 06 ingressou no Comportamento “INSUFICIENTE”. c.(___) a partir do dia 18 set. 12 retornou ao comportamento “BOM”. d.(___) no dia 23 set. 10 encontrava-se no comportamento “INSUFICIENTE”.

5

(Continuação do Ed. nº 008 CFC PM 2014)

e.(___) no dia 25 nov. 10 foi-lhe concedido cancelamento da Prisão Disciplinar, sofrida em 22 nov. 05.

QUESTÃO 09

Quanto as recompensas de que trata a Seção III do Decreto 4.346/2002, assinale a alternativa correta: a. (___) O elogio e a referência elogioso são as únicas formas de recompensa. b. (___) As dispensas do serviço não se enquadram nas forma de recompensa. c. (___) O elogio é somente individual. d. (___) A referência elogiosa é somente coletiva. e.(___) As referências elogiosas não serão registradas nos assentamentos dos militares.

QUESTÃO 10

Analise os conceitos apresentados na obra Deontologia Policial Militar - Ética Profissional, Vol. II, do Cel. PM RR Wilson Odirley Valla: I – é a característica ou a distinção pela consciência de que é um bem ou mal; II – pode ser compreendido como uma obrigação moral determinada, expressa numa regra de ação ou de conduta ou, também, decorrente dos valores, conduzindo a atividade profissional sob o signo da retidão moral; Assinale a alternativa que corresponda às definições apresentadas, respectivamente nos conceito I e II: a. (___) hierarquia e disciplina. b. (___) valor e dever. c. (___) obediência e subordinação. d. (___) missão e competência. e. (___) lealdade e respeito.

QUESTÃO 11

Quanto a Lei de Promoção de Praças nº 5940 de 1969, será assegurado ao Soldado de 1ª Classe a possibilidade de frenquentar o Curso Especial de Formação de Cabos, aquele que contar, no mínimo, com: a. (___) 10 anos de efetivo serviço e constando no almanaque militar da Corporação, preservada a ordem pelo critério da antiguidade absoluta, o direito à matrícula e à freqüência em Curso Especial de Formação de Cabo, realizado na Corporação. b. (___) 15 anos de efetivo serviço e constando no almanaque militar da Corporação, preservada a ordem pelo critério da antiguidade absoluta, o direito à matrícula e à freqüência em Curso Especial de Formação de Cabo, realizado na Corporação. c. (___) 20 anos de efetivo serviço e constando no almanaque militar da Corporação, preservada a ordem pelo critério da antiguidade absoluta, o direito à matrícula e à freqüência em Curso Especial de Formação de Cabo, realizado na Corporação. d. (___) 25 anos de efetivo serviço e constando no almanaque militar da Corporação, preservada a ordem pelo critério da antiguidade absoluta, o direito à matrícula e à freqüência em Curso Especial de Formação de Cabo, realizado na Corporação. e. (___) 30 anos de efetivo serviço e constando no almanaque militar da Corporação, preservada a ordem pelo critério da antiguidade absoluta, o direito à matrícula e à freqüência em Curso Especial de Formação de Cabo, realizado na Corporação.

QUESTÃO 12

Ao militar, que durante o período de dez anos consecutivos não se afastar do exercício de suas funções, é assegurado o direito a licença especial de seis meses, por decênio, com vencimento integral. Com relação ao assunto analise as considerações a seguir: I. O militar que tiver direito à licença especial e não quiser usufruí-la, ficará, para todos os efeitos legais, com o seu acervo de serviço público acrescido do dobro do tempo da licença que deixou de gozar. II. A contagem de tempo de efetivo exercício, para assegurar o direito à licença especial, é feita por um ou mais decênio completos, interrompendo-se cada período de dez anos, sempre que se verificar afastamento

6

(Continuação do Ed. nº 008 CFC PM 2014)

do exercício. III. O período de gozo de licença especial não é computado integralmente, como de efetivo exercício. IV. Não são contados como afastamento do exercício do serviço a licença para tratamento da própria saúde e da saúde de pessoa da família, até o máximo de doze meses por decênio. Assinale a opção correta: a. (___) as afirmativas I e II estão corretas. b. (___) somente a afirmativa III está correta. c. (___) as afirmativas I e IV estão corretas. d. (___) somente a afirmativa II está correta. e. (___) todas as afirmativas estão corretas.

QUESTÃO 13

De acordo com o Decreto nº 5.075, de 28 de dezembro de 1998, Regulamento de Ética Profissional dos Militares Estaduais, são valores militares determinantes da moral do militar estadual: a. (___) respeito aos direitos humanos, moralidade pública, responsabilidade pública e justiça. b. (___) patriotismo, moralidade pública, eficiência e parcialidade. c. (___) moralidade pública, justiça, corporativismo e parcialidade. d. (___) moralidade pública, responsabilidade pública, justiça e truculência. e. (___) celeridade, corporativismo, parcialidade e justiça.

QUESTÃO 14

Considerando as afirmações abaixo em relação à Pistola Taurus PT 24/7 Police adotada pela PMPR: I. Quanto ao tipo é uma arma de porte. II. A PT 24/7 trabalha apenas em ação simples. III. Quando a arma encontrar-se alimentada e não carregada, o operador, ao sacar sua arma do coldre, deverá manejar o ferrolho realizando o carregamento antes do disparo. IV. Quando a arma encontrar-se carregada e travada, após sacar a arma, o operador deverá destravar a arma antes do disparo. O primeiro tiro será em ação dupla. V. Quando a arma encontrar-se carregada e destravada, o operador saca a arma e obrigatoriamente terá que manejar o ferrolho para disparar, utilizando como se fosse um revólver, o primeiro tiro será em ação simples. Assinale a alternativa correta: a. (___) as afirmativas I, II e III estão incorretos. b. (___) as afirmativas I, III e IV estão corretas. c. (___) somente a afirmativa V está incorreta. d. (___) todas as afirmativas estão corretas. e. (___) as afirmativas III, IV e V estão corretas.

QUESTÃO 15

Considerando a Portaria Interministerial º 4.226, de 31 de dezembro de 2010, que as Estabelece Diretrizes sobre o Uso da Força pelos Agentes de Segurança Pública assinale a alternativa incorreta: a. (___) Os agentes de segurança pública não deverão disparar armas de fogo contra pessoas, exceto em casos de legítima defesa própria ou de terceiro contra perigo iminente de morte ou lesão grave. b. (___) O uso da força por agentes de segurança pública deverá obedecer aos princípios da legalidade, necessidade, proporcionalidade, moderação e conveniência. c. (___) É legítimo o uso de armas de fogo contra veículo que desrespeite bloqueio policial em via pública, pois tal o ato sempre representa um risco imediato de morte ou lesão grave aos agentes de segurança pública ou terceiros. d. (___) Os chamados "disparos de advertência" não são considerados prática aceitável, em razão da imprevisibilidade de seus efeitos. e. (___) Não é legítimo o uso de armas de fogo contra pessoa em fuga que esteja desarmada ou que, mesmo na

7

(Continuação do Ed. nº 008 CFC PM 2014)

posse de algum tipo de arma, não represente risco imediato de morte ou de lesão grave aos agentes de segurança pública ou terceiros.

QUESTÃO 16

O texto abaixo está relacionado a um tipo de incidente de tiro que pode ocorrer na utilização da Pistola e a sua respectiva resolução: “Ao deparar-se com a interrupção do processo de disparo, faz-se a análise da parte superior da arma, observaremos a culatra aberta e veremos dois cartuchos "tentando entrar" ao mesmo tempo na câmara. Primeiramente agiremos no retém do ferrolho para mantê-lo à retaguarda; retiraremos o carregador, ato que invariavelmente fará um dos cartuchos cair ao chão, e daremos dois golpes no ferrolho para retirar qualquer cartucho que tenha ficado na câmara e ter certeza de que estará vazia para receber outro. Recolocamos o carregador; mais um golpe no ferrolho (carregamento) e temos a arma pronta para novo disparo.” Indique a qual incidente e resolução se referem o texto. a. (___) incidente de alimentação ou nega da munição. b. (___) incidente de apresentação – duplo carregamento. c. (___) incidente de carregamento - fechamento incompleto. d. (___) incidente de ejeção. e. (___) incidente de extração.

QUESTÃO 17

Com relação às regras de segurança no manejo de armas de fogo, julgue os itens abaixo: I - Mantenha a arma sempre limpa e lubrificada para uso em qualquer instante. II - Ao entregar uma arma de fogo para outra pessoa é de suma importância informar que a arma está descarregada, não sendo necessária abri-la para conferência. III - No estande, a partir do momento em que está pronto para o disparo o dedo permanece no gatilho, devendo retirá-lo sob comando do instrutor. IV - Não deixe a arma dentro de veículos e viaturas, a não ser que tenha alguém de serviço ou na segurança. V - Jamais aponte uma arma para alguém de brincadeira, mesmo que esteja descarregada. Assinale a alternativa correta: a. (___) Somente os itens I e II estão corretos. b. (___) Somente os itens I, IV e V estão corretas. c. (___) Apenas a alternativa II está incorreta. d. (___) Todas as alternativas estão corretas. e. (___) Nenhuma das alternativas está correta.

QUESTÃO 18

Qual das alternativas apresenta uma ação que NÃO deve ser tomada pelo policial primeiro interventor numa crise: a. (___) Diminuir o stress. b. (___) Isolar a crise. c. (___) Acionar as equipes especiais. d. (___) Negociar com o causador do evento crítico. e. (___) Coletar informações.

QUESTÃO 19

Com base na Lei de Crimes Ambientais (9.605/98) e no Código Florestal (12.651/12), assinale a alternativa correta: a. (___) Segundo o Novo Código Florestal em vigência, considera-se área de Reserva Legal (RL), a área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a

8

(Continuação do Ed. nº 008 CFC PM 2014)

estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas. b. (___) Um veículo automotor é parado por policiais militares e em revista ao porta-malas são encontrados balões, mas não foram encontradas tochas, material combustível nem fogos de artifício. Neste caso, o abordado está cometendo crime de transportar balão. c. (___) As pessoas jurídicas não poderão ser responsabilizadas administrativa, civil e penalmente por infrações cometidas da Lei de Crimes Ambientais, nos casos em que a infração seja cometida por decisão de seu representante legal ou contratual, ou de seu órgão colegiado, no interesse ou benefício da sua entidade d. (___) Nas infrações penais previstas na Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), a ação penal é pública incondicionada. e. (___) É crime de pichação, previsto na Lei de Crimes Ambientais (9.605/98) a prática de grafite (grafitagem) mesmo que autorizada pelo proprietário no caso de imóvel particular e, no caso de bem público, mesmo que com a autorização do órgão competente.

QUESTÃO 20

Quando da abordagem policial de um veículo importado, o condutor apresenta o CRLV exercício 2013 e CNH categoria AC, todos no original, porém ao realizar a fiscalização do veículo constata-se a ausência da placa dianteira; diante disso, o condutor abre o porta- malas e fixa a mesma no pára-choque dianteiro. Quais as providências que o policial militar deveria adotar considerando a legislação de trânsito vigente? a. (___) Notificação pela falta da placa dianteira e liberação pois foi sanada a irregularidade no local. b. (___) Notificação pela falta de placa dianteira, pela categoria da habilitação e liberação do veículo para condutor habilitado na categoria B. c. (___) Notificação pela falta da placa dianteira e remoção do veículo ao depósito. d. (___) Notificação pela placa dianteira e apreensão do veículo.

e. (___) Notificação pela placa dianteira e retenção do veículo até a sua regularização.

QUESTÃO 21

Em ocorrência policial em que após confronto armado entre PMs e Marginais, existam marginais feridos, nas localidades que dispõem dos serviços do SIATE: a. (__) A própria equipe PM, envolvida no confronto, deve prestar os primeiros socorros, encaminhando ao Pronto Socorro. b. (__) Acionar ou solicitar acionamento via rádio do SIATE, para prestar os primeiros socorros e, assistir o ferido em condições e em posição que seja favorável à manutenção de sua vida, enquanto aguarda; c. (__) Parar veículo que passa e requisitar que o condutor transporte o marginal ferido para o Hospital d. (__) Transportar o ferido em outra viatura não envolvida no confronto armado. e. (__) Solicitar que a ambulância da prefeitura transporte o ferido.

QUESTÃO 22

Em relação ao processo de identificação de pessoas, bem como à realização da verificação de documentos para identificação de pessoas durante a abordagem policial, assinale a alternativa correta. a. (___) Não portar documento de identidade configura ilícito penal, havendo possibilidade de encaminhamento da pessoa para a lavratura do respectivo Termo Circunstanciado. b. (___) O cidadão não é obrigado a identificar-se para o policial, salvo quando está envolvido em ocorrência e é suspeito de ter praticado algum crime. c. (___) O procedimento de manter a pessoa abordada de costas para a equipe policial e sem olhar para trás é uma regra de segurança que deve ser seguida em todas as circunstâncias, inclusive nas situações em que, devido à suspeita de porte de drogas, seja necessário revistar a carteira da pessoa. d. (___) A conduta que permite a derradeira medida da prisão e consequente encaminhamento para lavratura de Termo Circunstanciado ou, em alguns casos, o Auto de Prisão em Flagrante, é a recusa do fornecimento de dados acerca da própria identidade, desde que justificadamente solicitado ou exigido pela autoridade. e. (___) Quando a pessoa não porta documentos que comprovem a sua identidade, não restará ao policial outro procedimento senão o de realização da busca pessoal e imediata liberação em caso de nenhum produto de ilícito ser localizado.

QUESTÃO 23

Com respeito à busca pessoal realizada na atividade policial, segundo o manual de abordagem aplicado a Polícia Militar do Paraná temos que:

9

(Continuação do Ed. nº 008 CFC PM 2014)

I. Busca ligeira é utilizada em suspeitos ou em casos de prisão, e visa procurar armas ou outros objetos considerados como prova de delitos, devendo ser realizada com a pessoa em posição de desequilíbrio. II. Busca minuciosa é utilizada normalmente na entrada das casas de diversões públicas, nos portões dos campos de futebol ou em outros estabelecimentos afins, constituindo-se numa revista rápida nas pessoas que ali comparecem. III. Busca completa é a busca a ser realizada quando existe fundada suspeita de que o indivíduo esteja portando armas de pequeno volume e/ou objetos que constituam prova de delito, e também quando do encarceramento de presos. IV. Na busca completa comumente é necessário determinar que a pessoa retire todas as vestes, e ainda, que efetue movimentos corporais conhecidos como agachamentos, os quais possibilitam a expulsão de pequenos objetos introduzidos em cavidades corporais como ânus e vagina. Analise os itens acima e assinale a alternativa correta: a. (___) somente a afirmativa I está correta. b. (___) somente a afirmativa II esta correta. c. (___) somente as afirmativas I e III estão corretas. d. (___) somente as afirmativas I, III e IV estão corretas. e. (___) somente as alternativas III e IV estão corretas.

QUESTÃO 24

Considerando as características do Policiamento Ostensivo Geral, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa correta: I. AÇÃO PÚBLICA - diz que o Policiamento Ostensivo é exercido visando preservar o interesse geral da segurança pública nas comunidades, resguardando o bem comum em sua maior amplitude; II. TOTALIDADE - reza que o desempenho do sistema de Policiamento Ostensivo far-se-á, com prioridade, no cumprimento e no aperfeiçoamento dos planos de rotina, com o fim de manter continuado e íntimo o engajamento da fração com sua circunscrição, para obter o conhecimento detalhado do terreno e dos hábitos da população, a fim de melhor servi-la. III. AÇÃO DE PRESENÇA - é a manifestação que dá a comunidade a sensação de segurança, pela certeza de cobertura policial militar. Pode ser real, nos casos em que ocorre a presença física do policial militar, bem como, subjetiva, a qual corresponde à capacidade do policial militar comparecer, num espaço de tempo mínimo, para o atendimento de ocorrências. IV. DINÂMICA – para suprir as exigências não atendidas pelo policiamento existente em determinados locais, poderão ser realizadas operações, em caráter supletivo e esporádico, por meio de saturação. V. LEGALIDADE – o exercício do poder de polícia é discricionário mas não arbitrário. Seus parâmetros são a própria Lei, em especial os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal. Analise os itens acima e assinale a alternativa correta: a.(___) todas as alternativas estão corretas. b.(___) somente as alternativas I, IV e V estão corretas. c.(___) somente as alternativas I, III e V estão corretas. d.(___) somente as alternativas I e V estão corretas. e.(___) nenhuma das alternativas estão corretas.

QUESTÃO 25

“Não há cidadania sem participação”. A redução do medo do crime, a reversão da decadência da vida comunitária e da qualidade geral de vida no meio urbano passa necessariamente por um trabalho conjunto, onde a comunidade pode influenciar as políticas de Segurança Pública, a serem envidadas pelos órgãos policiais. Portanto, os cidadãos devem ser incentivados para participar, como plenos parceiros da polícia, dos direitos e das responsabilidades envolvidas na identificação, priorização e solução dos problemas. De acordo com o texto acima descrito, assinale a questão cujo Princípio de Polícia Comunitária melhor coaduna com a ideia em tela: a.(___) mudança interna; b.(___) criatividade e apoio básico; c.(___) ajuda às pessoas com necessidades específicas; d.(___) policiamento descentralizado e personalizado;

10

(Continuação do Ed. nº 008 CFC PM 2014)

e.(___) comprometimento da organização com a concessão de poder à Comunidade.

QUESTÃO 26

O policial deixa de ser um mero executor de ordens e passa a atuar como um chefe de polícia local, com autonomia e liberdade para tomar decisões e iniciativas, dentro de parâmetros rígidos de responsabilidade. Mais do que isto, passa a ser um consultor para a resolução dos problemas da comunidade, atua na área social, auxilia até mesmo no fortalecimento das relações familiares dos moradores locais. Assim sua autoridade é ampliada e fortalecida perante a comunidade. De acordo com o texto acima descrito, assinale a questão cujo Princípio de Polícia Comunitária melhor coaduna com a ideia em tela: a.(___) construção do futuro; b.(___) resolução preventiva de problemas a curto e longo prazo; c.(___) Filosofia e Estratégia Organizacional; d.(___) Extensão do Mandato Policial; e.(___) Comprometimento da Organização com a concessão de poder à comunidade.

QUESTÃO 27

Acerca dos direitos e deveres individuais e coletivos, analise as afirmativas:

I – As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais dependem de lei complementar ou lei ordinária para sua aplicação. II – Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais. III – O Brasil se submete à jurisdição de Tribunal Penal Internacional a cuja criação tenha manifestado adesão. IV – Conceder-se-á Mandado de Segurança sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder. V – São objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: a prevalência dos direitos humanos; autodeterminação dos povos; não-intervenção; igualdade entre os Estados; defesa da paz; solução pacífica dos conflitos; e repúdio ao terrorismo e ao racismo.

Após análise dos itens acima, assinale a alternativa correta: a.(___) somente as afirmativas II e III estão corretas; b.(___) somente as afirmativas I, II e V estão corretas; c.(___) somente as afirmativas I, III e V estão corretas; d.(___) somente as afirmativas I, II e III estão corretas; e.(___) todas as afirmativas estão corretas.

QUESTÃO 28

Em relação à previsão constitucional dos tribunais e juízes militares, assinale a única alternativa correta: a.(___) A lei estadual, mediante proposta do Tribunal de Justiça, cria a Justiça Militar estadual, constituída, em segundo grau, por Tribunal de Justiça Militar em que o efetivo militar seja superior a vinte mil integrantes, a exemplo do Tribunal de Justiça Militar do Paraná, vez que a Corporação conta com efetivo superior a vinte mil homens; b.(___) A justiça militar federal possui competência exclusivamente penal, inclusive julgando civis pela prática de crimes militares, o que não ocorre na justiça militar estadual, em que apenas policiais e bombeiros militares são julgados pela prática de crimes; contudo, a justiça militar estadual também possui competência cível; c.(___) Compete ao juiz de direito, em conjunto com o Conselho de Justiça Militar Estadual, processar e julgar mandado de segurança impetrado por militar estadual o qual questiona punição disciplinar; d.(___) O militar estadual, após percorrer as instâncias da justiça militar em nível estadual, poderá recorrer ao Superior Tribunal Militar; e.(___) Compete à Justiça Militar estadual processar e julgar os militares dos Estados, nos crimes militares definidos

11

(Continuação do Ed. nº 008 CFC PM 2014)

em lei, ressalvada a competência do júri, independente se a vítima for civil ou militar.todas as alternativas estão corretas.

QUESTÃO 29

De acordo com a remissão do art. 142, §3.º, inciso VIII da CF/88, são direitos constitucionais expressamente aplicáveis aos policiais e bombeiros militares: a.(___) A possibilidade de vincular ou equiparar espécies remuneratórias para o efeito de remuneração das diversas graduações e postos da Corporação; b.(___) A possibilidade de criar associação com finalidade sindical, embora seja proibido estabelecer sindicatos; c.(___) A possibilidade de a lei reservar percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definir os critérios de sua admissão; d.(___) A irredutibilidade de subsídio ou vencimentos, respeitado o teto e demais disposições constitucionais; e.(___) O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, em face da insalubridade e risco a que são submetidos os policiais e bombeiros militares.

QUESTÃO 30

Sobre direitos e garantias fundamentais, é correto afirmar: a.(___) A Constituição Federal de 1988 proíbe a tortura e o tratamento desumano ou degradante, tornando tais condutas imprescritíveis; b.(___) De acordo com previsão expressa da Lei de Tortura (Lei Federal n.º 9.455/1997), a perda do cargo, função ou emprego público não é efeito automático da condenação, dependendo de processo administrativo próprio, com contraditório e ampla defesa; c.(___) Diante da gravidade dos crimes hediondos, inclusive com proteção constitucional, a Lei Federal n.º 8.072/1990 (Lei de Crimes Hediondos) prevê que as penas serão cumpridas integralmente no regime fechado; d.(___) A prática de racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sendo que na Lei que define crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor (Lei Federal n.º 7.716/1989) a conduta de incitar a discriminação ou preconceito de raça constitui crime, apenado com pena de reclusão; e.(___) O agente público que se omitir, quando tinha o dever de apurar ou evitar condutas incursas na Lei de Tortura, incorre nas mesmas penas previstas ao autor do fato.

QUESTÃO 31

Analise as alternativas a seguir quanto ao conceito analítico de crime e assinale a única alternativa falsa: a.(___) A coação moral irresistível exclui a conduta, já que não há voluntariedade; b.(___) Na omissão imprópria ou impura, há um dever de evitar o resultado que recai sobre os garantidores. Nestes casos, o omitente responde como se estivesse agindo; c.(___) É um exemplo de garantidor aquele que tenha por lei obrigação de cuidado, proteção ou vigilância; por exemplo: mãe que deixa de amamentar o filho, o qual morre de inanição; d.(___) É garantidor aquele que de outra forma assumiu a responsabilidade de impedir o resultado; por exemplo: guia alpino e alpinista, enfermeira e doente, professor de natação e aluno; e.(___) É garantidor aquele que, com seu comportamento anterior, criou o risco da ocorrência do resultado.

QUESTÃO 32

Em relação às excludentes de ilicitude, analise as afirmativas a seguir: I- Considera-se em legítima defesa quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que não provocou por sua vontade nem podia de outro modo evitar, direito próprio ou alheio, cujo sacrifício, nas circunstâncias, não era razoável se exigir. II- Aquele que tem o dever legal de enfrentar o perigo, a exemplo de policiais e bombeiros, pode alegar estado de necessidade, mesmo quando o perigo suporta enfrentamento. III- Exercício regular de um direito é causa de exclusão da ilicitude que consiste na realização de um fato típico, por força do desempenho de uma obrigação imposta por lei; exemplo: o policial que priva o fugitivo de sua liberdade, ao prendê-lo em cumprimento de ordem judicial.

12

(Continuação do Ed. nº 008 CFC PM 2014)

IV- O dever de enfrentar o perigo se estende ao segurança particular em decorrência de cláusula contratual. Após análise das afirmativas acima, assinale a alternativa correta: a.(___) somente as afirmativas I e III estão corretas; b.(___) somente as afirmativas II e IV estão corretas; c.(___) somente as afirmativa III está correta; d.(___) somente as afirmativas I e IV estão corretas; e.(___) somente as afirmativas II e III estão corretas;

QUESTÃO 33

O Soldado BM Poseidon, guarda-vidas e exímio nadador, em seu dia de folga, convida seu amigo Hidralino, de 21 anos de idade, que recentemente ingressou em escola de natação, com pouca experiência, para juntos realizar uma travessia em mar aberto. Em determinado momento, acreditando que Hidralino encerraria o percurso com tranquilidade, negligenciou e decidiu afastar-se de Hidralino, deixando-o sozinho, quando então Hidralino veio a se afogar e morrer. Acerca da conduta de Poseidon, à luz do Direito Penal, assinale a alternativa correta: a.(___) O Soldado BM Poseidon responderá por omissão de socorro na forma dolosa, já que, por ser bombeiro, tinha o dever de proteger Hidralino; b.(___) O Soldado BM Poseidon responderá por omissão de socorro na forma culposa, já que agiu com negligência ao deliberadamente afastar-se de Hidralino, sabendo de sua pouca experiência; c.(___) O Soldado BM Poseidon não responderá por nenhum crime, vez que Hidralino é maior de 18 anos e sua conduta foi voluntária, aceitando o risco da atividade; d.(___) O Soldado BM Poseidon não responderá por nenhum crime, já que estava no exercício regular de um direito (prática esportiva); e.(___) O Soldado BM Poseidon responderá pelo crime de homicídio, vez que era um garantidor.

QUESTÃO 34

Em relação às excludentes de ilicitude, analise as alternativas a seguir e assinale a única verdadeira: a.(___) O CP exige que o agente procure uma cômoda fuga do local (commodus discessus), em vez de repelir a injusta agressão; b.(___) É possível que uma pessoa, inicialmente em situação de legítima defesa, estado de necessidade, exagere e, em razão disto, cometa um crime, doloso ou culposo, conforme a natureza do excesso; c.(___) A legítima defesa da honra é tese amplamente aceita, principalmente nos casos de homicídio em razão de adultério; d.(___) É possível legítima defesa em face de fatos do passado; e.(___) Na legítima defesa, apenas os direitos mais valiosos podem ser defendidos, como a vida, a liberdade e a integridade física.

QUESTÃO 35

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: a.(___) O proprietário de um restaurante que tenha adquirido legalmente uma arma de fogo, com seu respectivo registro, pode perambular pelo estabelecimento com a arma na cintura de forma velada, pois o registro nesse caso pressupõe o direito ao porte; b.(___) O proprietário ou diretor responsável de empresa de segurança privada e de transporte de valores responderá criminalmente, sem prejuízo das demais sanções administrativas e civis, se deixar de registrar ocorrência policial e de comunicar à DEAM – Delegacia de Armas e Munições da Polícia Civil no caso de perda, furto, roubo ou outras formas de extravio de armas de fogo, acessórios e munições que estejam sob sua guarda, nas primeiras 24 (vinte e quatro) horas depois de ocorrido o fato; c.(___) O agente que porta arma de fogo com numeração, marca ou qualquer outro sinal de identificação raspado, suprimido ou adulterado está sujeito às mesmas penas de quem possui arma de fogo de uso proibido ou restrito, sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar; d.(___) Caracteriza-se improbidade administrativa, mediante prejuízo ao erário, quando o agente público recebe vantagem econômica indevida, em razão do cargo, para tolerar exploração de jogo de azar, estando sujeito, entre outras sanções, à perda do cargo público; e.(___) Atos de improbidade administrativa que impliquem ofensa a princípio da Administração Pública, em razão de

13

(Continuação do Ed. nº 008 CFC PM 2014)

sua gravidade, admitem somente condutas comissivas.

QUESTÃO 36

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: a.(___) Prevalece o entendimento de que o porte de drogas destinado ao consumo pessoal, do artigo 28 da Lei de Drogas (Lei Federal n.º 11.343/2006), não configura crime. b.(___) Aquele que semeia, cultiva ou faz a colheita, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, de plantas que se constituam em matéria-prima para a preparação de drogas está incurso nas mesmas penas do artigo 33 (tráfico) da Lei de Drogas (Lei Federal n.º 11.343/2006). c.(___) O fato de o agente público se valer de sua condição para praticar a conduta de tráfico de drogas não caracteriza hipótese de aumento de pena, uma vez que a Lei Federal n.º 11.343/2006 prevê crime próprio para tal conduta. d.(___) O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal n.º 8.069/1990) considera criança a pessoa de até doze anos de idade completos, e adolescente aquela entre treze e dezoito anos de idade. e.(___) De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, as condutas descritas como contravenção penal não configuram ato infracional.

QUESTÃO 37

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta: a.(___) Ao autor do fato que, após a lavratura do termo circunstanciado, for imediatamente encaminhado ao juizado ou assumir o compromisso de a ele comparecer, não se imporá prisão em flagrante nem se exigirá fiança. b.(___) O agente público que submete pessoa sob sua guarda ou custódia a vexame ou a constrangimento não autorizado em lei pratica conduta tipificada como abuso de autoridade. c.(___) Segundo a Lei Maria da Penha, no atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar, a autoridade policial deverá, entre outras medidas, fornecer transporte para a ofendida e seus dependentes para abrigo ou local seguro, quando houver risco de vida. d.(___) Em sede de improbidade administrativa, no caso de lesão ao erário, se o agente proceder de maneira culposa, estará desincumbido de ressarcir o dano, uma vez que sofrerá a sanção de multa civil. e.(___) Prevalece que tanto a autoridade policial civil ou militar que tomar conhecimento da ocorrência lavrará termo circunstanciado e o encaminhará imediatamente ao Juizado, com o autor do fato e a vítima, providenciando-se as requisições dos exames periciais necessários.

QUESTÃO 38

A respeito das imunidades dos vereadores, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta: a.(___) Por força da CF, art. 27, §1.º, também contam com inviolabilidade civil, administrativa e penal por suas opiniões, palavras e votos, sendo julgados pelo Superior Tribunal de Justiça, exceto nos crimes dolosos contra a vida. b.(___) Os vereadores possuem imunidade material, de tal modo que são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos, desde que no exercício do mandato, na circunscrição do seu município e relacionados ao exercício da função. c.(___) Para a inviolabilidade material dos vereadores, não precisa estar necessariamente na circunscrição do município, tampouco guardar relação com a atividade d.(___) Os vereadores também possuem imunidade prisional, portanto não poderão ser alvo de prisão temporária, preventiva ou decorrente de flagrante delito, exceto o encarceramento provisório em decorrência de flagrante por crime inafiançável e.(___) nenhuma das afirmativas anteriores está correta.

QUESTÃO 39

Sobre o Direito Penal Militar, analise as afirmativas:

I – O princípio da legalidade tem como base a afirmativa de que não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem previa cominação legal. II – Tempo do crime, considera-se praticado o crime no momento de seu resultado. III – Lugar do crime, Nos crimes omissivos, o fato considera-se praticado no lugar em que deveria realizar-se a ação omitida. IV - A lei excepcional ou temporária, embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigência.

14

(Continuação do Ed. nº 008 CFC PM 2014)

Após a análise das afirmativas, assinale a alternativa correta: a.(___) somente a afirmativa II está incorreta. b.(___) somente a afirmativa IV está incorreta. c.(___) as afirmativas II, III e IV estão corretas. d.(___) todas as afirmativas estão corretas. e.(___) as afirmativas I e IV estão incorretas.

QUESTÃO 40

Sobre o Crime no Direito Penal Militar responda:

I – Diz-se crime tentado quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente. II – Entende-se por arrependimento eficaz quando o agente, voluntariamente, desiste de prosseguir na execução. III – Quando o agente impede que o resultado se produza em um crime, estamos diante do arrependimento eficaz. IV- Quando, por ineficácia absoluta do meio empregado ou por absoluta impropriedade do objeto, é impossível consumar-se o crime, nenhuma pena é aplicável. Após a análise das afirmativas, assinale a alternativa correta: a.(___) somente a afirmativa II está correta. b.(___) todas as afirmativas estão corretas. c.(___) as afirmativas I, III e IV estão corretas. d.(___) as afirmativas I e II estão incorretas. e.(___) as afirmativas I e IV estão incorretas.

2. Gabarito Prova A

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

RESPOSTA B E D D E E C B C B B A A B C B B D D C

QUESTÃO 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

RESPOSTA B D E B E D A B D D A C E B C B D B A C

15

(Continuação do Ed. nº 008 CFC PM 2014)

3. Prova B:

1. Cada candidato receberá um caderno de prova e uma folha de respostas (cartão de leitura óptica).

2. Confira as informações pessoais constantes no caderno de provas e na folha de respostas: nº da inscrição, nome completo, RG e após assine nos espaços próprios. Além disso, marque o tipo de prova (A, B ou C) na sua folha de respostas.

3. Ao receber este caderno, confira se o caderno de prova contém 40 (quarenta) questões com 05 (cinco) alternativas cada.

4. Caso o caderno esteja incompleto ou tenha qualquer defeito, solicite ao aplicador da prova da sala que tome providências cabíveis.

5. A prova é sem consulta, devendo o candidato ter sobre a carteira a identidade funcional, lápis, borracha e caneta.

6. Desligue os aparelhos eletrônicos imediatamente. Guarde em sua mala ou deixe com o aplicador.

7. Não é permitido utilizar calculadora, telefone celular, relógio ou qualquer outro equipamento eletrônico.

8. A duração da prova será de 3h (TRÊS HORAS), incluindo o tempo para preenchimento da folha de respostas.

9. Você deverá permanecer obrigatoriamente em sala por, no mínimo, 60 (sessenta) minutos após o início da prova.

10. Utilize somente caneta esferográfica com tinta preta ou azul para preencher o cartão-resposta (cartão de leitura óptica).

11. Existe somente uma alternativa correta para cada

questão. 12. Cuidado ao preencher o cartão-resposta, pois não será

fornecido outro; o correto preenchimento do cartão-resposta é de responsabilidade do candidato.

13. Eventual marcação de mais de uma alternativa de uma mesma questão, rasura, borrão, utilização de corretivo ou preenchido de forma diferente do exemplo, implicará na anulação do(s) item(s), pois impedirá a leitura óptica da resposta.

14. Ao terminar a prova, chame o aplicador ou fiscal de sala, devolva-lhe a sua folha resposta. Verifique se o horário permite você levar o caderno de provas. Caso não leve o caderno de prova, poderá anotar as suas respostas no canhoto destacável abaixo.

15. Os três últimos candidatos a terminarem a prova deverão permanecer em sala, conferir a quantidade de folhas restantes e lacrar o envelope de provas na sala. Após, acompanhar os aplicadores até a sala da coordenação do concurso para entrega do envelope lacrado.

16. Os candidatos da última sala a entregar o envelope na coordenação acompanharão o fechamento (lacre) do malote pela coordenação.

17. A desobediência a qualquer uma das determinações constantes no presente caderno ou na folha de repostas implicará na anulação de sua prova.

18. Qualquer tentativa de fraude, se descoberta, implicará em sanções penais e administrativas.

16

(Continuação do Ed. nº 008 CFC PM 2014)

QUESTÃO 01

Conforme a Portaria do Comando-Geral nº 361, de 27 de abril de 2006, que aprovou as Instruções Reguladoras de Elaboração, Arquivo e Eliminação de Documentos – Instruções de Comunicação Oficial da PMPR (ICO – PMPR), em seu art. 12, que trata das principais regras para o emprego das abreviaturas, assinale a alternativa correta: a. (___) o nome dos meses será abreviado com as três primeiras letras seguido de ponto, sendo a letra inicial grafada em minúsculo. b. (___) os símbolos das unidades de medida não podem ser abreviados. c. (___) os símbolos científicos serão abreviados seguido de ponto. d. (___) os postos, graduações, funções, unidades e subunidades deverão ser grafados com a letra inicial em minúsculo, sem o ponto. e. (___) o mês de maio será abreviado com as três primeiras letras seguido de ponto, sendo a letra inicial grafada em minúsculo.

QUESTÃO 02

Conforme a Portaria do Comando-Geral nº. 361, de 27 de abril de 2006, que trata das normas para a correspondência oficial na PMPR, assinale a alternativa correta com relação ao documento denominado “parte”: a. (___) o resumo do assunto iniciar-se-á com letra maiúscula e não será encerrado por ponto. b. (___) na porção superior esquerda do documento devem constar a data e a cidade em que o documento foi redigido. c. (___) por se tratar de expediente interno, devem ser empregadas, no fecho, as expressões respeitosamente ou atenciosamente. d. (___) quando não forem numeradas, escrever-se-á simplesmente “Parte”. e. (___) se houver apenas um item, este será numerado.

QUESTÃO 03

Assinale a alternativa em que a REESCRITA mantém a correção gramatical e o sentido original da frase: a. (___) “Essa é a melhor pista para o seu Manual de Reconhecimento da Felicidade.” (Esta é a maior pista para o seu Manual de Reconhecimento da Felicidade.) b. (___) “Por isso é tão importante reconhecê-la quando ela chega.” (Entretanto, é muito importante reconhecê-la quando ela permanece.) c. (___) “Para ser ainda mais funcional, é bom que a lista seja cronológica.” (A fim de ser mais funcional, é bom que a lista seja cronológica.) d. (___) “Não dura para sempre, mas dura um tempinho.” (Não existe para sempre, mas por toda a eternidade). e. (___) “Apesar disso, você quase não repara que ela está ali.” (Além disso, você quase não repara que ela está aqui.)

QUESTÃO 04

As mudanças e transformações globais, nas estruturas políticas e econômicas no mundo contemporâneo, colocam em relevo as questões de identidade e as lutas pela afirmação e manutenção das identidades nacionais e étnicas. Mesmo que o passado que as identidades atuais reconstroem seja, sempre, apenas imaginado, ele proporciona alguma certeza em um clima que é de mudança, fluidez e crescente incerteza. As identidades em conflito estão localizadas no interior de mudanças sociais, políticas e econômicas, mudanças para as quais elas contribuem. Tomaz Tadeu da Silva (Org.). Stuart Hall e Kathryn Woodward. Identidade e diferença – A perspectiva dos estudos culturais Petrópolis: Vozes, 2004, p. 24-5 (com adaptações).

A argumentação textual se apoia na ideia de que: a. (___) as lutas pela afirmação e manutenção das estruturas globais são necessárias. b. (___) as identidades atuais padecem de incerteza porque são apenas imaginadas. c. (___) as identidades não são fixas e integram as mudanças sociais e políticas. d. (___) as lutas pelas transformações sociais são conflitos de identidade. e. (___) as transformações globais decorrem de conflitos de identidades nacionais e étnicas.

QUESTÃO 05

Pelo novo acordo ortográfico assinale a alternativa em que as palavras estão adequadamente escritas:

17

(Continuação do Ed. nº 008 CFC PM 2014)

a. (___) assembléia, doi, céu b. (___) assembléia, dói, ceu c. (___) assembleia, doi, céu d. (___) assembleia, dói, céu e. (___) assembléia, dói, céu

QUESTÃO 06

Sobre os processos disciplinares no âmbito da PMPR, assinale a alternativa incorreta. a. (___) O Conselho de Justificação é destinado a julgar a capacidade de oficial, ativo ou inativo, para permanecer nas fileiras da PMPR, na condição em que se encontra. b. (___) O Conselho de Disciplina é destinado a julgar a capacidade de praça especial ou de praça, ativo ou inativo, com mais de 10 anos de serviço prestados à Corporação, para permanecer nas fileiras da PMPR, na condição em que se encontra. c. (___) No processo disciplinar serão assegurados a ampla defesa e o contraditório, com os meios e recursos a eles inerentes. d. (___) O membro mais antigo do Conselho de Disciplina é no mínimo um oficial superior. e. (___) A Apuração Disciplinar de Licenciamento destina-se a julgar a capacidade de praça ativa ou inativa, com menos de 10 anos de serviços prestados à Corporação, na data do fato, para permanecer nas fileiras da PMPR na condição em que se encontra.

QUESTÃO 07

Sobre o Decreto Federal nº 4.346/2002 (Regulamento Disciplinar do Exército) e sua aplicação na PMPR, analise as assertivas: I- Transgressão disciplinar é toda ação praticada pelo militar contrária aos preceitos estatuídos no ordenamento jurídico pátrio ofensiva à ética, aos deveres e às obrigações militares, mesmo na sua manifestação elementar e simples, ou, ainda, que afete a honra pessoal, o pundonor militar e o decoro da classe. II- Segundo seu art. 1º, as únicas finalidades do RDE são especificar as transgressões disciplinares e estabelecer normas relativas a punições disciplinares. III- Como a PMPR não possui um regulamento disciplinar próprio, o RDE se aplica na nossa corporação com as devidas adaptações à nossa realidade, sendo que tal aplicação tem como base legal o disposto no art. 482 do Decreto Estadual nº 7339/2010 (RISG/PMPR) Assinale a alternativa correta: a. (___) somente as afirmativas II e III estão corretas. b. (___) somente as afirmativas I e III estão corretas. c. (___) todas as afirmativas estão corretas. d. (___) todas as afirmativas estão incorretas. e. (___) somente as afirmativas I e II estão corretas.

QUESTÃO 08

Considerando que um soldado ingressou na PMPR em 20 set. 05, em 22 nov. 05 foi punido disciplinarmente com 03 dias de prisão disciplinar, em 18 set. 06 foi punido disciplinarmente com 05 dias de prisão disciplinar. Após não foi punido novamente. Também foi-lhe concedido os cancelamentos de punições de acordo com o prescrito nos Art. 58, 59, 60, 61, 62 e 63 do Decreto nº 4346 de 26 ago 02 (RDE). Assinale a alternativa correta: a.(___) no dia 18 set. 06 ingressou no Comportamento “INSUFICIENTE”. b.(___) a partir do dia 18 set. 12 retornou ao comportamento “BOM”. c.(___) no dia 23 set. 10 encontrava-se no comportamento “INSUFICIENTE”. d.(___) no dia 25 nov. 10 foi-lhe concedido cancelamento da Prisão Disciplinar, sofrida em 22 nov. 05. e.(___) no dia 18 set. 06 ingressou no Comportamento “MAU”.

QUESTÃO 09

18

(Continuação do Ed. nº 008 CFC PM 2014)

Quanto as recompensas de que trata a Seção III do Decreto 4.346/2002, assinale a alternativa correta: a. (___) As dispensas do serviço não se enquadram nas forma de recompensa. b. (___) O elogio é somente individual. c. (___) A referência elogiosa é somente coletiva. d.(___) As referências elogiosas não serão registradas nos assentamentos dos militares. e. (___) O elogio e a referência elogioso são as únicas formas de recompensa.

QUESTÃO 10

Analise os conceitos apresentados na obra Deontologia Policial Militar - Ética Profissional, Vol. II, do Cel. PM RR Wilson Odirley Valla: I – é a característica ou a distinção pela consciência de que é um bem ou mal; II – pode ser compreendido como uma obrigação moral determinada, expressa numa regra de ação ou de conduta ou, também, decorrente dos valores, conduzindo a atividade profissional sob o signo da retidão moral; Assinale a alternativa que corresponda às definições apresentadas, respectivamente nos conceito I e II: a. (___) valor e dever. b. (___) obediência e subordinação. c. (___) missão e competência. d. (___) lealdade e respeito. e. (___) hierarquia e disciplina.

QUESTÃO 11

Quanto a Lei de Promoção de Praças nº 5940 de 1969, será assegurado ao Soldado de 1ª Classe a possibilidade de frenquentar o Curso Especial de Formação de Cabos, aquele que contar, no mínimo, com: a. (___) 15 anos de efetivo serviço e constando no almanaque militar da Corporação, preservada a ordem pelo critério da antiguidade absoluta, o direito à matrícula e à freqüência em Curso Especial de Formação de Cabo, realizado na Corporação. b. (___) 20 anos de efetivo serviço e constando no almanaque militar da Corporação, preservada a ordem pelo critério da antiguidade absoluta, o direito à matrícula e à freqüência em Curso Especial de Formação de Cabo, realizado na Corporação. c. (___) 25 anos de efetivo serviço e constando no almanaque militar da Corporação, preservada a ordem pelo critério da antiguidade absoluta, o direito à matrícula e à freqüência em Curso Especial de Formação de Cabo, realizado na Corporação. d. (___) 30 anos de efetivo serviço e constando no almanaque militar da Corporação, preservada a ordem pelo critério da antiguidade absoluta, o direito à matrícula e à freqüência em Curso Especial de Formação de Cabo, realizado na Corporação. e. (___) 10 anos de efetivo serviço e constando no almanaque militar da Corporação, preservada a ordem pelo critério da antiguidade absoluta, o direito à matrícula e à freqüência em Curso Especial de Formação de Cabo, realizado na Corporação.

QUESTÃO 12

Ao militar, que durante o período de dez anos consecutivos não se afastar do exercício de suas funções, é assegurado o direito a licença especial de seis meses, por decênio, com vencimento integral. Com relação ao assunto analise as considerações a seguir: I. O militar que tiver direito à licença especial e não quiser usufruí-la, ficará, para todos os efeitos legais, com o seu acervo de serviço público acrescido do dobro do tempo da licença que deixou de gozar. II. A contagem de tempo de efetivo exercício, para assegurar o direito à licença especial, é feita por um ou mais decênio completos, interrompendo-se cada período de dez anos, sempre que se verificar afastamento do exercício. III. O período de gozo de licença especial não é computado integralmente, como de efetivo exercício.

19

(Continuação do Ed. nº 008 CFC PM 2014)

IV. Não são contados como afastamento do exercício do serviço a licença para tratamento da própria saúde e da saúde de pessoa da família, até o máximo de doze meses por decênio. Assinale a opção correta: a. (___) somente a afirmativa III está correta. b. (___) as afirmativas I e IV estão corretas. c. (___) somente a afirmativa II está correta. d. (___) todas as afirmativas estão corretas. e. (___) as afirmativas I e II estão corretas.

QUESTÃO 13

De acordo com o Decreto nº 5.075, de 28 de dezembro de 1998, Regulamento de Ética Profissional dos Militares Estaduais, são valores militares determinantes da moral do militar estadual: a. (___) patriotismo, moralidade pública, eficiência e parcialidade. b. (___) moralidade pública, justiça, corporativismo e parcialidade. c. (___) moralidade pública, responsabilidade pública, justiça e truculência. d. (___) celeridade, corporativismo, parcialidade e justiça. e. (___) respeito aos direitos humanos, moralidade pública, responsabilidade pública e justiça.

QUESTÃO 14

Considerando as afirmações abaixo em relação à Pistola Taurus PT 24/7 Police adotada pela PMPR: I. Quanto ao tipo é uma arma de porte. II. A PT 24/7 trabalha apenas em ação simples. III. Quando a arma encontrar-se alimentada e não carregada, o operador, ao sacar sua arma do coldre, deverá manejar o ferrolho realizando o carregamento antes do disparo. IV. Quando a arma encontrar-se carregada e travada, após sacar a arma, o operador deverá destravar a arma antes do disparo. O primeiro tiro será em ação dupla. V. Quando a arma encontrar-se carregada e destravada, o operador saca a arma e obrigatoriamente terá que manejar o ferrolho para disparar, utilizando como se fosse um revólver, o primeiro tiro será em ação simples. Assinale a alternativa correta: a. (___) as afirmativas I, III e IV estão corretas. b. (___) somente a afirmativa V está incorreta. c. (___) todas as afirmativas estão corretas. d. (___) as afirmativas III, IV e V estão corretas. e. (___) as afirmativas I, II e III estão incorretos.

QUESTÃO 15

Considerando a Portaria Interministerial º 4.226, de 31 de dezembro de 2010, que as Estabelece Diretrizes sobre o Uso da Força pelos Agentes de Segurança Pública assinale a alternativa incorreta: a. (___) O uso da força por agentes de segurança pública deverá obedecer aos princípios da legalidade, necessidade, proporcionalidade, moderação e conveniência. b. (___) É legítimo o uso de armas de fogo contra veículo que desrespeite bloqueio policial em via pública, pois tal o ato sempre representa um risco imediato de morte ou lesão grave aos agentes de segurança pública ou terceiros. c. (___) Os chamados "disparos de advertência" não são considerados prática aceitável, em razão da imprevisibilidade de seus efeitos. d. (___) Não é legítimo o uso de armas de fogo contra pessoa em fuga que esteja desarmada ou que, mesmo na posse de algum tipo de arma, não represente risco imediato de morte ou de lesão grave aos agentes de segurança pública ou terceiros. e. (___) Os agentes de segurança pública não deverão disparar armas de fogo contra pessoas, exceto em casos de legítima defesa própria ou de terceiro contra perigo iminente de morte ou lesão grave.

QUESTÃO 16

O texto abaixo está relacionado a um tipo de incidente de tiro que pode ocorrer na utilização da Pistola e a sua respectiva resolução:

20

(Continuação do Ed. nº 008 CFC PM 2014)

“Ao deparar-se com a interrupção do processo de disparo, faz-se a análise da parte superior da arma, observaremos a culatra aberta e veremos dois cartuchos "tentando entrar" ao mesmo tempo na câmara. Primeiramente agiremos no retém do ferrolho para mantê-lo à retaguarda; retiraremos o carregador, ato que invariavelmente fará um dos cartuchos cair ao chão, e daremos dois golpes no ferrolho para retirar qualquer cartucho que tenha ficado na câmara e ter certeza de que estará vazia para receber outro. Recolocamos o carregador; mais um golpe no ferrolho (carregamento) e temos a arma pronta para novo disparo.” Indique a qual incidente e resolução se referem o texto. a. (___) incidente de apresentação – duplo carregamento. b. (___) incidente de carregamento - fechamento incompleto. c. (___) incidente de ejeção. d. (___) incidente de extração. e. (___) incidente de alimentação ou nega da munição.

QUESTÃO 17

Com relação às regras de segurança no manejo de armas de fogo, julgue os itens abaixo: I - Mantenha a arma sempre limpa e lubrificada para uso em qualquer instante. II - Ao entregar uma arma de fogo para outra pessoa é de suma importância informar que a arma está descarregada, não sendo necessária abri-la para conferência. III - No estande, a partir do momento em que está pronto para o disparo o dedo permanece no gatilho, devendo retirá-lo sob comando do instrutor. IV - Não deixe a arma dentro de veículos e viaturas, a não ser que tenha alguém de serviço ou na segurança. V - Jamais aponte uma arma para alguém de brincadeira, mesmo que esteja descarregada. Assinale a alternativa correta: a. (___) Somente os itens I, IV e V estão corretas. b. (___) Apenas a alternativa II está incorreta. c. (___) Todas as alternativas estão corretas. d. (___) Nenhuma das alternativas está correta. e. (___) Somente os itens I e II estão corretos.

QUESTÃO 18

Qual das alternativas apresenta uma ação que NÃO deve ser tomada pelo policial primeiro interventor numa crise: a. (___) Isolar a crise. b. (___) Acionar as equipes especiais. c. (___) Negociar com o causador do evento crítico. d. (___) Coletar informações. e. (___) Diminuir o stress.

QUESTÃO 19

Com base na Lei de Crimes Ambientais (9.605/98) e no Código Florestal (12.651/12), assinale a alternativa correta: a. (___) Um veículo automotor é parado por policiais militares e em revista ao porta-malas são encontrados balões, mas não foram encontradas tochas, material combustível nem fogos de artifício. Neste caso, o abordado está cometendo crime de transportar balão. b. (___) As pessoas jurídicas não poderão ser responsabilizadas administrativa, civil e penalmente por infrações cometidas da Lei de Crimes Ambientais, nos casos em que a infração seja cometida por decisão de seu representante legal ou contratual, ou de seu órgão colegiado, no interesse ou benefício da sua entidade. c. (___) Nas infrações penais previstas na Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), a ação penal é pública incondicionada. d. (___) É crime de pichação, previsto na Lei de Crimes Ambientais (9.605/98) a prática de grafite (grafitagem) mesmo que autorizada pelo proprietário no caso de imóvel particular e, no caso de bem público, mesmo que com a autorização do órgão competente.

21

(Continuação do Ed. nº 008 CFC PM 2014)

e. (___) Segundo o Novo Código Florestal em vigência, considera-se área de Reserva Legal (RL), a área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.

QUESTÃO 20

Quando da abordagem policial de um veículo importado, o condutor apresenta o CRLV exercício 2013 e CNH categoria AC, todos no original, porém ao realizar a fiscalização do veículo constata-se a ausência da placa dianteira; diante disso, o condutor abre o porta- malas e fixa a mesma no pára-choque dianteiro. Quais as providências que o policial militar deveria adotar considerando a legislação de trânsito vigente? a. (___) Notificação pela falta de placa dianteira, pela categoria da habilitação e liberação do veículo para condutor habilitado na categoria B; b. (___) Notificação pela falta da placa dianteira e remoção do veículo ao depósito. c. (___) Notificação pela placa dianteira e apreensão do veículo.

d. (___) Notificação pela placa dianteira e retenção do veículo até a sua regularização. e. (___) Notificação pela falta da placa dianteira e liberação pois foi sanada a irregularidade no local.

QUESTÃO 21

Em ocorrência policial em que após confronto armado entre PMs e Marginais, existam marginais feridos, nas localidades que dispõem dos serviços do SIATE: a. (__) Acionar ou solicitar acionamento via rádio do SIATE, para prestar os primeiros socorros e, assistir o ferido em condições e em posição que seja favorável à manutenção de sua vida, enquanto aguarda; b. (__) Parar veículo que passa e requisitar que o condutor transporte o marginal ferido para o Hospital c. (__) Transportar o ferido em outra viatura não envolvida no confronto armado. d. (__) Solicitar que a ambulância da prefeitura transporte o ferido. e. (__) A própria equipe PM, envolvida no confronto, deve prestar os primeiros socorros, encaminhando ao Pronto Socorro.

QUESTÃO 22

Em relação ao processo de identificação de pessoas, bem como à realização da verificação de documentos para identificação de pessoas durante a abordagem policial, assinale a alternativa correta. a. (___) O cidadão não é obrigado a identificar-se para o policial, salvo quando está envolvido em ocorrência e é suspeito de ter praticado algum crime. b. (___) O procedimento de manter a pessoa abordada de costas para a equipe policial e sem olhar para trás é uma regra de segurança que deve ser seguida em todas as circunstâncias, inclusive nas situações em que, devido à suspeita de porte de drogas, seja necessário revistar a carteira da pessoa. c. (___) A conduta que permite a derradeira medida da prisão e consequente encaminhamento para lavratura de Termo Circunstanciado ou, em alguns casos, o Auto de Prisão em Flagrante, é a recusa do fornecimento de dados acerca da própria identidade, desde que justificadamente solicitado ou exigido pela autoridade. d. (___) Quando a pessoa não porta documentos que comprovem a sua identidade, não restará ao policial outro procedimento senão o de realização da busca pessoal e imediata liberação em caso de nenhum produto de ilícito ser localizado. e. (___) Não portar documento de identidade configura ilícito penal, havendo possibilidade de encaminhamento da pessoa para a lavratura do respectivo Termo Circunstanciado.

QUESTÃO 23

Com respeito à busca pessoal realizada na atividade policial, segundo o manual de abordagem aplicado a Polícia Militar do Paraná temos que: I. Busca ligeira é utilizada em suspeitos ou em casos de prisão, e visa procurar armas ou outros objetos considerados como prova de delitos, devendo ser realizada com a pessoa em posição de desequilíbrio. II. Busca minuciosa é utilizada normalmente na entrada das casas de diversões públicas, nos portões dos campos de futebol ou em outros estabelecimentos afins, constituindo-se numa revista rápida nas pessoas que ali comparecem. III. Busca completa é a busca a ser realizada quando existe fundada suspeita de que o indivíduo esteja portando armas de pequeno volume e/ou objetos que constituam prova de delito, e também quando do encarceramento de presos. IV. Na busca completa comumente é necessário determinar que a pessoa retire todas as vestes, e ainda, que

22

(Continuação do Ed. nº 008 CFC PM 2014)

efetue movimentos corporais conhecidos como agachamentos, os quais possibilitam a expulsão de pequenos objetos introduzidos em cavidades corporais como ânus e vagina. Analise os itens acima e assinale a alternativa correta: a. (___) somente a afirmativa II esta correta. b. (___) somente as afirmativas I e III estão corretas. c. (___) somente as afirmativas I, III e IV estão corretas. d. (___) somente as alternativas III e IV estão corretas. e. (___) somente a afirmativa I está correta.

QUESTÃO 24

Considerando as características do Policiamento Ostensivo Geral, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa correta: I. AÇÃO PÚBLICA - diz que o Policiamento Ostensivo é exercido visando preservar o interesse geral da segurança pública nas comunidades, resguardando o bem comum em sua maior amplitude; II. TOTALIDADE - reza que o desempenho do sistema de Policiamento Ostensivo far-se-á, com prioridade, no cumprimento e no aperfeiçoamento dos planos de rotina, com o fim de manter continuado e íntimo o engajamento da fração com sua circunscrição, para obter o conhecimento detalhado do terreno e dos hábitos da população, a fim de melhor servi-la. III. AÇÃO DE PRESENÇA - é a manifestação que dá a comunidade a sensação de segurança, pela certeza de cobertura policial militar. Pode ser real, nos casos em que ocorre a presença física do policial militar, bem como, subjetiva, a qual corresponde à capacidade do policial militar comparecer, num espaço de tempo mínimo, para o atendimento de ocorrências. IV. DINÂMICA – para suprir as exigências não atendidas pelo policiamento existente em determinados locais, poderão ser realizadas operações, em caráter supletivo e esporádico, por meio de saturação. V. LEGALIDADE – o exercício do poder de polícia é discricionário mas não arbitrário. Seus parâmetros são a própria Lei, em especial os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal. Analise os itens acima e assinale a alternativa correta: a.(___) somente as alternativas I, IV e V estão corretas. b.(___) somente as alternativas I, III e V estão corretas. c.(___) somente as alternativas I e V estão corretas. d.(___) nenhuma das alternativas estão corretas. e.(___) todas as alternativas estão corretas.

QUESTÃO 25

“Não há cidadania sem participação”. A redução do medo do crime, a reversão da decadência da vida comunitária e da qualidade geral de vida no meio urbano passa necessariamente por um trabalho conjunto, onde a comunidade pode influenciar as políticas de Segurança Pública, a serem envidadas pelos órgãos policiais. Portanto, os cidadãos devem ser incentivados para participar, como plenos parceiros da polícia, dos direitos e das responsabilidades envolvidas na identificação, priorização e solução dos problemas. De acordo com o texto acima descrito, assinale a questão cujo Princípio de Polícia Comunitária melhor coaduna com a ideia em tela: a.(___) criatividade e apoio básico; b.(___) ajuda às pessoas com necessidades específicas; c.(___) policiamento descentralizado e personalizado; d.(___) comprometimento da organização com a concessão de poder à Comunidade; e.(___) mudança interna.

QUESTÃO 26

O policial deixa de ser um mero executor de ordens e passa a atuar como um chefe de polícia local, com autonomia e liberdade para tomar decisões e iniciativas, dentro de parâmetros rígidos de responsabilidade. Mais do que isto, passa a ser um consultor para a resolução dos problemas da comunidade, atua na área social, auxilia até mesmo no fortalecimento das relações familiares dos moradores locais. Assim sua autoridade é ampliada e fortalecida perante a comunidade.

23

(Continuação do Ed. nº 008 CFC PM 2014)

De acordo com o texto acima descrito, assinale a questão cujo Princípio de Polícia Comunitária melhor coaduna com a ideia em tela: a.(___) resolução preventiva de problemas a curto e longo prazo; b.(___) Filosofia e Estratégia Organizacional; c.(___) Extensão do Mandato Policial; d.(___) Comprometimento da Organização com a concessão de poder à comunidade; e.(___) construção do futuro.

QUESTÃO 27

Acerca dos direitos e deveres individuais e coletivos, analise as afirmativas:

I – As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais dependem de lei complementar ou lei ordinária para sua aplicação. II – Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais. III – O Brasil se submete à jurisdição de Tribunal Penal Internacional a cuja criação tenha manifestado adesão. IV – Conceder-se-á Mandado de Segurança sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder. V – São objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: a prevalência dos direitos humanos; autodeterminação dos povos; não-intervenção; igualdade entre os Estados; defesa da paz; solução pacífica dos conflitos; e repúdio ao terrorismo e ao racismo.

Após análise dos itens acima, assinale a alternativa correta: a.(___) somente as afirmativas I, II e V estão corretas; b.(___) somente as afirmativas I, III e V estão corretas; c.(___) somente as afirmativas I, II e III estão corretas; d.(___) todas as afirmativas estão corretas; e.(___) somente as afirmativas II e III estão corretas.

QUESTÃO 28

Em relação à previsão constitucional dos tribunais e juízes militares, assinale a única alternativa correta: a.(___) A justiça militar federal possui competência exclusivamente penal, inclusive julgando civis pela prática de crimes militares, o que não ocorre na justiça militar estadual, em que apenas policiais e bombeiros militares são julgados pela prática de crimes; contudo, a justiça militar estadual também possui competência cível; b.(___) Compete ao juiz de direito, em conjunto com o Conselho de Justiça Militar Estadual, processar e julgar mandado de segurança impetrado por militar estadual o qual questiona punição disciplinar; c.(___) O militar estadual, após percorrer as instâncias da justiça militar em nível estadual, poderá recorrer ao Superior Tribunal Militar; d.(___) Compete à Justiça Militar estadual processar e julgar os militares dos Estados, nos crimes militares definidos em lei, ressalvada a competência do júri, independente se a vítima for civil ou militar.todas as alternativas estão corretas; e.(___) A lei estadual, mediante proposta do Tribunal de Justiça, cria a Justiça Militar estadual, constituída, em segundo grau, por Tribunal de Justiça Militar em que o efetivo militar seja superior a vinte mil integrantes, a exemplo do Tribunal de Justiça Militar do Paraná, vez que a Corporação conta com efetivo superior a vinte mil homens.

QUESTÃO 29

De acordo com a remissão do art. 142, §3.º, inciso VIII da CF/88, são direitos constitucionais expressamente aplicáveis aos policiais e bombeiros militares: a.(___) A possibilidade de criar associação com finalidade sindical, embora seja proibido estabelecer sindicatos; b.(___) A possibilidade de a lei reservar percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definir os critérios de sua admissão; c.(___) A irredutibilidade de subsídio ou vencimentos, respeitado o teto e demais disposições constitucionais; d.(___) O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, em face da insalubridade e risco a que são submetidos os policiais e bombeiros militares; e.(___) A possibilidade de vincular ou equiparar espécies remuneratórias para o efeito de remuneração das diversas

24

(Continuação do Ed. nº 008 CFC PM 2014)

graduações e postos da Corporação.

QUESTÃO 30

Sobre direitos e garantias fundamentais, é correto afirmar: a.(___) De acordo com previsão expressa da Lei de Tortura (Lei Federal n.º 9.455/1997), a perda do cargo, função ou emprego público não é efeito automático da condenação, dependendo de processo administrativo próprio, com contraditório e ampla defesa; b.(___) Diante da gravidade dos crimes hediondos, inclusive com proteção constitucional, a Lei Federal n.º 8.072/1990 (Lei de Crimes Hediondos) prevê que as penas serão cumpridas integralmente no regime fechado; c.(___) A prática de racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sendo que na Lei que define crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor (Lei Federal n.º 7.716/1989) a conduta de incitar a discriminação ou preconceito de raça constitui crime, apenado com pena de reclusão; d.(___) O agente público que se omitir, quando tinha o dever de apurar ou evitar condutas incursas na Lei de Tortura, incorre nas mesmas penas previstas ao autor do fato; e.(___) A Constituição Federal de 1988 proíbe a tortura e o tratamento desumano ou degradante, tornando tais condutas imprescritíveis.

QUESTÃO 31

Analise as alternativas a seguir quanto ao conceito analítico de crime e assinale a única alternativa falsa: a.(___) Na omissão imprópria ou impura, há um dever de evitar o resultado que recai sobre os garantidores. Nestes casos, o omitente responde como se estivesse agindo; b.(___) É um exemplo de garantidor aquele que tenha por lei obrigação de cuidado, proteção ou vigilância; por exemplo: mãe que deixa de amamentar o filho, o qual morre de inanição; c.(___) É garantidor aquele que de outra forma assumiu a responsabilidade de impedir o resultado; por exemplo: guia alpino e alpinista, enfermeira e doente, professor de natação e aluno; d.(___) É garantidor aquele que, com seu comportamento anterior, criou o risco da ocorrência do resultado; e.(___) A coação moral irresistível exclui a conduta, já que não há voluntariedade.

QUESTÃO 32

Em relação às excludentes de ilicitude, analise as afirmativas a seguir: I- Considera-se em legítima defesa quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que não provocou por sua vontade nem podia de outro modo evitar, direito próprio ou alheio, cujo sacrifício, nas circunstâncias, não era razoável se exigir. II- Aquele que tem o dever legal de enfrentar o perigo, a exemplo de policiais e bombeiros, pode alegar estado de necessidade, mesmo quando o perigo suporta enfrentamento. III- Exercício regular de um direito é causa de exclusão da ilicitude que consiste na realização de um fato típico, por força do desempenho de uma obrigação imposta por lei; exemplo: o policial que priva o fugitivo de sua liberdade, ao prendê-lo em cumprimento de ordem judicial. IV- O dever de enfrentar o perigo se estende ao segurança particular em decorrência de cláusula contratual. Após análise das afirmativas acima, assinale a alternativa correta: a.(___) somente as afirmativas II e IV estão corretas; b.(___) somente as afirmativa III está correta; c.(___) somente as afirmativas I e IV estão corretas; d.(___) somente as afirmativas II e III estão corretas; e.(___) somente as afirmativas I e III estão corretas;

QUESTÃO 33

O Soldado BM Poseidon, guarda-vidas e exímio nadador, em seu dia de folga, convida seu amigo Hidralino, de 21 anos de idade, que recentemente ingressou em escola de natação, com pouca experiência, para juntos realizar uma travessia em mar aberto. Em determinado momento, acreditando que Hidralino encerraria o percurso com tranquilidade, negligenciou e decidiu afastar-se de Hidralino, deixando-o sozinho, quando então Hidralino veio a se afogar e morrer. Acerca da conduta de Poseidon, à luz do Direito Penal, assinale a alternativa

25

(Continuação do Ed. nº 008 CFC PM 2014)

correta: a.(___) O Soldado BM Poseidon responderá por omissão de socorro na forma culposa, já que agiu com negligência ao deliberadamente afastar-se de Hidralino, sabendo de sua pouca experiência; b.(___) O Soldado BM Poseidon não responderá por nenhum crime, vez que Hidralino é maior de 18 anos e sua conduta foi voluntária, aceitando o risco da atividade; c.(___) O Soldado BM Poseidon não responderá por nenhum crime, já que estava no exercício regular de um direito (prática esportiva); d.(___) O Soldado BM Poseidon responderá pelo crime de homicídio, vez que era um garantidor; e.(___) O Soldado BM Poseidon responderá por omissão de socorro na forma dolosa, já que, por ser bombeiro, tinha o dever de proteger Hidralino.

QUESTÃO 34

Em relação às excludentes de ilicitude, analise as alternativas a seguir e assinale a única verdadeira: a.(___) É possível que uma pessoa, inicialmente em situação de legítima defesa, estado de necessidade, exagere e, em razão disto, cometa um crime, doloso ou culposo, conforme a natureza do excesso; b.(___) A legítima defesa da honra é tese amplamente aceita, principalmente nos casos de homicídio em razão de adultério; c.(___) É possível legítima defesa em face de fatos do passado; d.(___) Na legítima defesa, apenas os direitos mais valiosos podem ser defendidos, como a vida, a liberdade e a integridade física; e.(___) O CP exige que o agente procure uma cômoda fuga do local (commodus discessus), em vez de repelir a injusta agressão.

QUESTÃO 35

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: a.(___) O proprietário ou diretor responsável de empresa de segurança privada e de transporte de valores responderá criminalmente, sem prejuízo das demais sanções administrativas e civis, se deixar de registrar ocorrência policial e de comunicar à DEAM – Delegacia de Armas e Munições da Polícia Civil no caso de perda, furto, roubo ou outras formas de extravio de armas de fogo, acessórios e munições que estejam sob sua guarda, nas primeiras 24 (vinte e quatro) horas depois de ocorrido o fato; b.(___) O agente que porta arma de fogo com numeração, marca ou qualquer outro sinal de identificação raspado, suprimido ou adulterado está sujeito às mesmas penas de quem possui arma de fogo de uso proibido ou restrito, sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar; c.(___) Caracteriza-se improbidade administrativa, mediante prejuízo ao erário, quando o agente público recebe vantagem econômica indevida, em razão do cargo, para tolerar exploração de jogo de azar, estando sujeito, entre outras sanções, à perda do cargo público; d.(___) Atos de improbidade administrativa que impliquem ofensa a princípio da Administração Pública, em razão de sua gravidade, admitem somente condutas comissivas; e.(___) O proprietário de um restaurante que tenha adquirido legalmente uma arma de fogo, com seu respectivo registro, pode perambular pelo estabelecimento com a arma na cintura de forma velada, pois o registro nesse caso pressupõe o direito ao porte.

QUESTÃO 36

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: a.(___) Aquele que semeia, cultiva ou faz a colheita, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, de plantas que se constituam em matéria-prima para a preparação de drogas está incurso nas mesmas penas do artigo 33 (tráfico) da Lei de Drogas (Lei Federal n.º 11.343/2006). b.(___) O fato de o agente público se valer de sua condição para praticar a conduta de tráfico de drogas não caracteriza hipótese de aumento de pena, uma vez que a Lei Federal n.º 11.343/2006 prevê crime próprio para tal conduta. c.(___) O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal n.º 8.069/1990) considera criança a pessoa de até doze anos de idade completos, e adolescente aquela entre treze e dezoito anos de idade. d.(___) De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, as condutas descritas como contravenção penal não configuram ato infracional. e.(___) Prevalece o entendimento de que o porte de drogas destinado ao consumo pessoal, do artigo 28 da Lei de Drogas (Lei Federal n.º 11.343/2006), não configura crime.

26

(Continuação do Ed. nº 008 CFC PM 2014)

QUESTÃO 37

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta: a.(___) O agente público que submete pessoa sob sua guarda ou custódia a vexame ou a constrangimento não autorizado em lei pratica conduta tipificada como abuso de autoridade. b.(___) Segundo a Lei Maria da Penha, no atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar, a autoridade policial deverá, entre outras medidas, fornecer transporte para a ofendida e seus dependentes para abrigo ou local seguro, quando houver risco de vida. c.(___) Em sede de improbidade administrativa, no caso de lesão ao erário, se o agente proceder de maneira culposa, estará desincumbido de ressarcir o dano, uma vez que sofrerá a sanção de multa civil. d.(___) Prevalece que tanto a autoridade policial civil ou militar que tomar conhecimento da ocorrência lavrará termo circunstanciado e o encaminhará imediatamente ao Juizado, com o autor do fato e a vítima, providenciando-se as requisições dos exames periciais necessários. e.(___) Ao autor do fato que, após a lavratura do termo circunstanciado, for imediatamente encaminhado ao juizado ou assumir o compromisso de a ele comparecer, não se imporá prisão em flagrante nem se exigirá fiança.

QUESTÃO 38

A respeito das imunidades dos vereadores, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta: a.(___) Os vereadores possuem imunidade material, de tal modo que são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos, desde que no exercício do mandato, na circunscrição do seu município e relacionados ao exercício da função. b.(___) Para a inviolabilidade material dos vereadores, não precisa estar necessariamente na circunscrição do município, tampouco guardar relação com a atividade. c.(___) Os vereadores também possuem imunidade prisional, portanto não poderão ser alvo de prisão temporária, preventiva ou decorrente de flagrante delito, exceto o encarceramento provisório em decorrência de flagrante por crime inafiançável. d.(___) Por força da CF, art. 27, §1.º, também contam com inviolabilidade civil, administrativa e penal por suas opiniões, palavras e votos, sendo julgados pelo Superior Tribunal de Justiça, exceto nos crimes dolosos contra a vida. e.(___) nenhuma das afirmativas anteriores está correta.

QUESTÃO 39

Sobre o Direito Penal Militar, analise as afirmativas:

I – O princípio da legalidade tem como base a afirmativa de que não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem previa cominação legal. II – Tempo do crime, considera-se praticado o crime no momento de seu resultado. III – Lugar do crime, Nos crimes omissivos, o fato considera-se praticado no lugar em que deveria realizar-se a ação omitida. IV - A lei excepcional ou temporária, embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigência. Após a análise das afirmativas, assinale a alternativa correta: a.(___) somente a afirmativa IV está incorreta. b.(___) as afirmativas II, III e IV estão corretas. c.(___) todas as afirmativas estão corretas. d.(___) as afirmativas I e IV estão incorretas. e.(___) somente a afirmativa II está incorreta.

QUESTÃO 40

Sobre o Crime no Direito Penal Militar responda:

I – Diz-se crime tentado quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente. II – Entende-se por arrependimento eficaz quando o agente, voluntariamente, desiste de prosseguir na execução. III – Quando o agente impede que o resultado se produza em um crime, estamos diante do arrependimento eficaz. IV- Quando, por ineficácia absoluta do meio empregado ou por absoluta impropriedade do objeto, é impossível consumar-se o crime, nenhuma pena é aplicável.

27

(Continuação do Ed. nº 008 CFC PM 2014)

Após a análise das afirmativas, assinale a alternativa correta: a.(___) todas as afirmativas estão corretas. b.(___) as afirmativas I, III e IV estão corretas. c.(___) as afirmativas I e II estão incorretas. d.(___) as afirmativas I e IV estão incorretas. e.(___) somente a afirmativa II está correta.

4. Gabarito Prova B

QUESTÃO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

RESPOSTA A D C C D D B A B A A E E A B A A C C B

QUESTÃO 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

RESPOSTA A C D A D C E A C C E B D A B A C A E B

28

(Continuação do Ed. nº 008 CFC PM 2014)

5. Prova C

LEIA ATENTAMENTE TODAS AS INSTRUÇÕES ANTES DE INICIAR A PROVA

1. Cada candidato receberá um caderno de prova e uma folha de respostas (cartão de leitura óptica).

2. Confira as informações pessoais constantes no caderno de provas e na folha de respostas: nº da inscrição, nome completo, RG e após assine nos espaços próprios. Além disso, marque o tipo de prova (A, B ou C) na sua folha de respostas.

3. Ao receber este caderno, confira se o caderno de prova contém 40 (quarenta) questões com 05 (cinco) alternativas cada.

4. Caso o caderno esteja incompleto ou tenha qualquer defeito, solicite ao aplicador da prova da sala que tome providências cabíveis.

5. A prova é sem consulta, devendo o candidato ter sobre a carteira a identidade funcional, lápis, borracha e caneta.

6. Desligue os aparelhos eletrônicos imediatamente. Guarde em sua mala ou deixe com o aplicador.

7. Não é permitido utilizar calculadora, telefone celular, relógio ou qualquer outro equipamento eletrônico.

8. A duração da prova será de 3h (TRÊS HORAS), incluindo o tempo para preenchimento da folha de respostas.

9. Você deverá permanecer obrigatoriamente em sala por, no mínimo, 60 (sessenta) minutos após o início da prova.

10. Utilize somente caneta esferográfica com tinta preta ou azul para preencher a folha de resposta (cartão de leitura óptica).

11. Existe somente uma alternativa correta para cada questão.

12. Cuidado ao preencher o cartão-resposta, pois não será fornecido outro; o correto preenchimento do cartão-resposta é de responsabilidade do candidato.

13. Eventual marcação de mais de uma alternativa de uma mesma questão, rasura, borrão, utilização de corretivo ou preenchido de forma diferente do exemplo, implicará na anulação do(s) item(s), pois impedirá a leitura óptica da resposta.

14. Ao terminar a prova, chame o aplicador ou fiscal de sala, devolva-lhe a sua folha resposta. Verifique se o horário permite você levar o caderno de provas. Caso não leve o caderno de prova, poderá anotar as suas respostas no canhoto destacável abaixo.

15. Os três últimos candidatos a terminarem a prova deverão permanecer em sala, conferir a quantidade de folhas restantes e lacrar o envelope de provas na sala. Após, acompanhar os aplicadores até a sala da coordenação do concurso para entrega do envelope lacrado.

16. Os candidatos da última sala a entregar o envelope na coordenação acompanharão o fechamento (lacre) do malote pela coordenação.

17. A desobediência a qualquer uma das determinações constantes no presente caderno ou na folha de repostas implicará na anulação de sua prova.

18. Qualquer tentativa de fraude, se descoberta, implicará em sanções penais e administrativas.

29

(Continuação do Ed. nº 008 CFC PM 2014)

QUESTÃO 01

Conforme a Portaria do Comando-Geral nº 361, de 27 de abril de 2006, que aprovou as Instruções Reguladoras de Elaboração, Arquivo e Eliminação de Documentos – Instruções de Comunicação Oficial da PMPR (ICO – PMPR), em seu art. 12, que trata das principais regras para o emprego das abreviaturas, assinale a alternativa correta: a. (___) os símbolos das unidades de medida não podem ser abreviados. b. (___) os símbolos científicos serão abreviados seguido de ponto. c. (___) os postos, graduações, funções, unidades e subunidades deverão ser grafados com a letra inicial em minúsculo, sem o ponto. d. (___) o mês de maio será abreviado com as três primeiras letras seguido de ponto, sendo a letra inicial grafada em minúsculo. e. (___) o nome dos meses será abreviado com as três primeiras letras seguido de ponto, sendo a letra inicial grafada em minúsculo.

QUESTÃO 02

Conforme a Portaria do Comando-Geral nº. 361, de 27 de abril de 2006, que trata das normas para a correspondência oficial na PMPR, assinale a alternativa correta com relação ao documento denominado “parte”: a. (___) na porção superior esquerda do documento devem constar a data e a cidade em que o documento foi redigido. b. (___) por se tratar de expediente interno, devem ser empregadas, no fecho, as expressões respeitosamente ou atenciosamente. c. (___) quando não forem numeradas, escrever-se-á simplesmente “Parte”. d. (___) se houver apenas um item, este será numerado. e. (___) o resumo do assunto iniciar-se-á com letra maiúscula e não será encerrado por ponto.

QUESTÃO 03

Assinale a alternativa em que a REESCRITA mantém a correção gramatical e o sentido original da frase: a. (___) “Por isso é tão importante reconhecê-la quando ela chega.” (Entretanto, é muito importante reconhecê-la quando ela permanece.) b. (___) “Para ser ainda mais funcional, é bom que a lista seja cronológica.” (A fim de ser mais funcional, é bom que a lista seja cronológica.) c. (___) “Não dura para sempre, mas dura um tempinho.” (Não existe para sempre, mas por toda a eternidade). d. (___) “Apesar disso, você quase não repara que ela está ali.” (Além disso, você quase não repara que ela está aqui.) e. (___) “Essa é a melhor pista para o seu Manual de Reconhecimento da Felicidade.” (Esta é a maior pista para o seu Manual de Reconhecimento da Felicidade.)

QUESTÃO 04

As mudanças e transformações globais, nas estruturas políticas e econômicas no mundo contemporâneo, colocam em relevo as questões de identidade e as lutas pela afirmação e manutenção das identidades nacionais e étnicas. Mesmo que o passado que as identidades atuais reconstroem seja, sempre, apenas imaginado, ele proporciona alguma certeza em um clima que é de mudança, fluidez e crescente incerteza. As identidades em conflito estão localizadas no interior de mudanças sociais, políticas e econômicas, mudanças para as quais elas contribuem. Tomaz Tadeu da Silva (Org.). Stuart Hall e Kathryn Woodward. Identidade e diferença – A perspectiva dos estudos culturais Petrópolis: Vozes, 2004, p. 24-5 (com adaptações).

A argumentação textual se apoia na ideia de que: a. (___) as identidades atuais padecem de incerteza porque são apenas imaginadas. b. (___) as identidades não são fixas e integram as mudanças sociais e políticas. c. (___) as lutas pelas transformações sociais são conflitos de identidade. d. (___) as transformações globais decorrem de conflitos de identidades nacionais e étnicas. e. (___) as lutas pela afirmação e manutenção das estruturas globais são necessárias.

QUESTÃO 05

30

(Continuação do Ed. nº 008 CFC PM 2014)

Pelo novo acordo ortográfico assinale a alternativa em que as palavras estão adequadamente escritas: a. (___) assembléia, dói, ceu b. (___) assembleia, doi, céu c. (___) assembleia, dói, céu d. (___) assembléia, dói, céu e. (___) assembléia, doi, céu

QUESTÃO 06

Sobre os processos disciplinares no âmbito da PMPR, assinale a alternativa incorreta. a. (___) O Conselho de Disciplina é destinado a julgar a capacidade de praça especial ou de praça, ativo ou inativo, com mais de 10 anos de serviço prestados à Corporação, para permanecer nas fileiras da PMPR, na condição em que se encontra. b. (___) No processo disciplinar serão assegurados a ampla defesa e o contraditório, com os meios e recursos a eles inerentes. c. (___) O membro mais antigo do Conselho de Disciplina é no mínimo um oficial superior. d. (___) A Apuração Disciplinar de Licenciamento destina-se a julgar a capacidade de praça ativa ou inativa, com menos de 10 anos de serviços prestados à Corporação, na data do fato, para permanecer nas fileiras da PMPR na condição em que se encontra. e. (___) O Conselho de Justificação é destinado a julgar a capacidade de oficial, ativo ou inativo, para permanecer nas fileiras da PMPR, na condição em que se encontra.

QUESTÃO 07

Sobre o Decreto Federal nº 4.346/2002 (Regulamento Disciplinar do Exército) e sua aplicação na PMPR, analise as assertivas: I- Transgressão disciplinar é toda ação praticada pelo militar contrária aos preceitos estatuídos no ordenamento jurídico pátrio ofensiva à ética, aos deveres e às obrigações militares, mesmo na sua manifestação elementar e simples, ou, ainda, que afete a honra pessoal, o pundonor militar e o decoro da classe. II- Segundo seu art. 1º, as únicas finalidades do RDE são especificar as transgressões disciplinares e estabelecer normas relativas a punições disciplinares. III- Como a PMPR não possui um regulamento disciplinar próprio, o RDE se aplica na nossa corporação com as devidas adaptações à nossa realidade, sendo que tal aplicação tem como base legal o disposto no art. 482 do Decreto Estadual nº 7339/2010 (RISG/PMPR) Assinale a alternativa correta: a. (___) somente as afirmativas I e III estão corretas. b. (___) todas as afirmativas estão corretas. c. (___) todas as afirmativas estão incorretas. d. (___) somente as afirmativas I e II estão corretas. e. (___) somente as afirmativas II e III estão corretas.

QUESTÃO 08

Considerando que um soldado ingressou na PMPR em 20 set. 05, em 22 nov. 05 foi punido disciplinarmente com 03 dias de prisão disciplinar, em 18 set. 06 foi punido disciplinarmente com 05 dias de prisão disciplinar. Após não foi punido novamente. Também foi-lhe concedido os cancelamentos de punições de acordo com o prescrito nos Art. 58, 59, 60, 61, 62 e 63 do Decreto nº 4346 de 26 ago 02 (RDE). Assinale a alternativa correta: a.(___) a partir do dia 18 set. 12 retornou ao comportamento “BOM”. b.(___) no dia 23 set. 10 encontrava-se no comportamento “INSUFICIENTE”. c.(___) no dia 25 nov. 10 foi-lhe concedido cancelamento da Prisão Disciplinar, sofrida em 22 nov. 05. d.(___) no dia 18 set. 06 ingressou no Comportamento “MAU”. e.(___) no dia 18 set. 06 ingressou no Comportamento “INSUFICIENTE”.

31

(Continuação do Ed. nº 008 CFC PM 2014)

QUESTÃO 09

Quanto as recompensas de que trata a Seção III do Decreto 4.346/2002, assinale a alternativa correta: a. (___) O elogio é somente individual. b. (___) A referência elogiosa é somente coletiva. c.(___) As referências elogiosas não serão registradas nos assentamentos dos militares. d. (___) O elogio e a referência elogioso são as únicas formas de recompensa. e. (___) As dispensas do serviço não se enquadram nas forma de recompensa.

QUESTÃO 10

Analise os conceitos apresentados na obra Deontologia Policial Militar - Ética Profissional, Vol. II, do Cel. PM RR Wilson Odirley Valla: I – é a característica ou a distinção pela consciência de que é um bem ou mal; II – pode ser compreendido como uma obrigação moral determinada, expressa numa regra de ação ou de conduta ou, também, decorrente dos valores, conduzindo a atividade profissional sob o signo da retidão moral; Assinale a alternativa que corresponda às definições apresentadas, respectivamente nos conceito I e II: a. (___) obediência e subordinação. b. (___) missão e competência. c. (___) lealdade e respeito. d. (___) hierarquia e disciplina. e. (___) valor e dever.

QUESTÃO 11

Quanto a Lei de Promoção de Praças nº 5940 de 1969, será assegurado ao Soldado de 1ª Classe a possibilidade de frenquentar o Curso Especial de Formação de Cabos, aquele que contar, no mínimo, com: a. (___) 20 anos de efetivo serviço e constando no almanaque militar da Corporação, preservada a ordem pelo critério da antiguidade absoluta, o direito à matrícula e à freqüência em Curso Especial de Formação de Cabo, realizado na Corporação. b. (___) 25 anos de efetivo serviço e constando no almanaque militar da Corporação, preservada a ordem pelo critério da antiguidade absoluta, o direito à matrícula e à freqüência em Curso Especial de Formação de Cabo, realizado na Corporação. c. (___) 30 anos de efetivo serviço e constando no almanaque militar da Corporação, preservada a ordem pelo critério da antiguidade absoluta, o direito à matrícula e à freqüência em Curso Especial de Formação de Cabo, realizado na Corporação. d. (___) 10 anos de efetivo serviço e constando no almanaque militar da Corporação, preservada a ordem pelo critério da antiguidade absoluta, o direito à matrícula e à freqüência em Curso Especial de Formação de Cabo, realizado na Corporação. e. (___) 15 anos de efetivo serviço e constando no almanaque militar da Corporação, preservada a ordem pelo critério da antiguidade absoluta, o direito à matrícula e à freqüência em Curso Especial de Formação de Cabo, realizado na Corporação.

QUESTÃO 12

Ao militar, que durante o período de dez anos consecutivos não se afastar do exercício de suas funções, é assegurado o direito a licença especial de seis meses, por decênio, com vencimento integral. Com relação ao assunto analise as considerações a seguir: I. O militar que tiver direito à licença especial e não quiser usufruí-la, ficará, para todos os efeitos legais, com o seu acervo de serviço público acrescido do dobro do tempo da licença que deixou de gozar. II. A contagem de tempo de efetivo exercício, para assegurar o direito à licença especial, é feita por um ou mais decênio completos, interrompendo-se cada período de dez anos, sempre que se verificar afastamento do exercício.

32

(Continuação do Ed. nº 008 CFC PM 2014)

III. O período de gozo de licença especial não é computado integralmente, como de efetivo exercício. IV. Não são contados como afastamento do exercício do serviço a licença para tratamento da própria saúde e da saúde de pessoa da família, até o máximo de doze meses por decênio. Assinale a opção correta: a. (___) as afirmativas I e IV estão corretas. b. (___) somente a afirmativa II está correta. c. (___) todas as afirmativas estão corretas. d. (___) as afirmativas I e II estão corretas. e. (___) somente a afirmativa III está correta.

QUESTÃO 13

De acordo com o Decreto nº 5.075, de 28 de dezembro de 1998, Regulamento de Ética Profissional dos Militares Estaduais, são valores militares determinantes da moral do militar estadual: a. (___) moralidade pública, justiça, corporativismo e parcialidade. b. (___) moralidade pública, responsabilidade pública, justiça e truculência. c. (___) celeridade, corporativismo, parcialidade e justiça. d. (___) respeito aos direitos humanos, moralidade pública, responsabilidade pública e justiça. e. (___) patriotismo, moralidade pública, eficiência e parcialidade.

QUESTÃO 14

Considerando as afirmações abaixo em relação à Pistola Taurus PT 24/7 Police adotada pela PMPR: I. Quanto ao tipo é uma arma de porte. II. A PT 24/7 trabalha apenas em ação simples. III. Quando a arma encontrar-se alimentada e não carregada, o operador, ao sacar sua arma do coldre, deverá manejar o ferrolho realizando o carregamento antes do disparo. IV. Quando a arma encontrar-se carregada e travada, após sacar a arma, o operador deverá destravar a arma antes do disparo. O primeiro tiro será em ação dupla. V. Quando a arma encontrar-se carregada e destravada, o operador saca a arma e obrigatoriamente terá que manejar o ferrolho para disparar, utilizando como se fosse um revólver, o primeiro tiro será em ação simples. Assinale a alternativa correta: a. (___) somente a afirmativa V está incorreta. b. (___) todas as afirmativas estão corretas. c. (___) as afirmativas III, IV e V estão corretas. d. (___) as afirmativas I, II e III estão incorretos. e. (___) as afirmativas I, III e IV estão corretas.

QUESTÃO 15

Considerando a Portaria Interministerial º 4.226, de 31 de dezembro de 2010, que as Estabelece Diretrizes sobre o Uso da Força pelos Agentes de Segurança Pública assinale a alternativa incorreta: a. (___) É legítimo o uso de armas de fogo contra veículo que desrespeite bloqueio policial em via pública, pois tal o ato sempre representa um risco imediato de morte ou lesão grave aos agentes de segurança pública ou terceiros. b. (___) Os chamados "disparos de advertência" não são considerados prática aceitável, em razão da imprevisibilidade de seus efeitos. c. (___) Não é legítimo o uso de armas de fogo contra pessoa em fuga que esteja desarmada ou que, mesmo na posse de algum tipo de arma, não represente risco imediato de morte ou de lesão grave aos agentes de segurança pública ou terceiros. d. (___) Os agentes de segurança pública não deverão disparar armas de fogo contra pessoas, exceto em casos de legítima defesa própria ou de terceiro contra perigo iminente de morte ou lesão grave. e. (___) O uso da força por agentes de segurança pública deverá obedecer aos princípios da legalidade, necessidade, proporcionalidade, moderação e conveniência.

33

(Continuação do Ed. nº 008 CFC PM 2014)

QUESTÃO 16

O texto abaixo está relacionado a um tipo de incidente de tiro que pode ocorrer na utilização da Pistola e a sua respectiva resolução: “Ao deparar-se com a interrupção do processo de disparo, faz-se a análise da parte superior da arma, observaremos a culatra aberta e veremos dois cartuchos "tentando entrar" ao mesmo tempo na câmara. Primeiramente agiremos no retém do ferrolho para mantê-lo à retaguarda; retiraremos o carregador, ato que invariavelmente fará um dos cartuchos cair ao chão, e daremos dois golpes no ferrolho para retirar qualquer cartucho que tenha ficado na câmara e ter certeza de que estará vazia para receber outro. Recolocamos o carregador; mais um golpe no ferrolho (carregamento) e temos a arma pronta para novo disparo.” Indique a qual incidente e resolução se referem o texto. a. (___) incidente de carregamento - fechamento incompleto. b. (___) incidente de ejeção. c. (___) incidente de extração. d. (___) incidente de alimentação ou nega da munição. e. (___) incidente de apresentação – duplo carregamento.

QUESTÃO 17

Com relação às regras de segurança no manejo de armas de fogo, julgue os itens abaixo: I - Mantenha a arma sempre limpa e lubrificada para uso em qualquer instante. II - Ao entregar uma arma de fogo para outra pessoa é de suma importância informar que a arma está descarregada, não sendo necessária abri-la para conferência. III - No estande, a partir do momento em que está pronto para o disparo o dedo permanece no gatilho, devendo retirá-lo sob comando do instrutor. IV - Não deixe a arma dentro de veículos e viaturas, a não ser que tenha alguém de serviço ou na segurança. V - Jamais aponte uma arma para alguém de brincadeira, mesmo que esteja descarregada. Assinale a alternativa correta: a. (___) Apenas a alternativa II está incorreta. b. (___) Todas as alternativas estão corretas. c. (___) Nenhuma das alternativas está correta. d. (___) Somente os itens I e II estão corretos. e. (___) Somente os itens I, IV e V estão corretas.

QUESTÃO 18

Qual das alternativas apresenta uma ação que NÃO deve ser tomada pelo policial primeiro interventor numa crise: a. (___) Acionar as equipes especiais. b. (___) Negociar com o causador do evento crítico. c. (___) Coletar informações. d. (___) Diminuir o stress. e. (___) Isolar a crise.

QUESTÃO 19

Com base na Lei de Crimes Ambientais (9.605/98) e no Código Florestal (12.651/12), assinale a alternativa correta: a. (___) As pessoas jurídicas não poderão ser responsabilizadas administrativa, civil e penalmente por infrações cometidas da Lei de Crimes Ambientais, nos casos em que a infração seja cometida por decisão de seu representante legal ou contratual, ou de seu órgão colegiado, no interesse ou benefício da sua entidade. b. (___) Nas infrações penais previstas na Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), a ação penal é pública incondicionada.

34

(Continuação do Ed. nº 008 CFC PM 2014)

c. (___) É crime de pichação, previsto na Lei de Crimes Ambientais (9.605/98) a prática de grafite (grafitagem) mesmo que autorizada pelo proprietário no caso de imóvel particular e, no caso de bem público, mesmo que com a autorização do órgão competente. d. (___) Segundo o Novo Código Florestal em vigência, considera-se área de Reserva Legal (RL), a área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas. e. (___) Um veículo automotor é parado por policiais militares e em revista ao porta-malas são encontrados balões, mas não foram encontradas tochas, material combustível nem fogos de artifício. Neste caso, o abordado está cometendo crime de transportar balão.

QUESTÃO 20

Quando da abordagem policial de um veículo importado, o condutor apresenta o CRLV exercício 2013 e CNH categoria AC, todos no original, porém ao realizar a fiscalização do veículo constata-se a ausência da placa dianteira; diante disso, o condutor abre o porta- malas e fixa a mesma no pára-choque dianteiro. Quais as providências que o policial militar deveria adotar considerando a legislação de trânsito vigente? a. (___) Notificação pela falta da placa dianteira e remoção do veículo ao depósito. b. (___) Notificação pela placa dianteira e apreensão do veículo.

c. (___) Notificação pela placa dianteira e retenção do veículo até a sua regularização. d. (___) Notificação pela falta da placa dianteira e liberação pois foi sanada a irregularidade no local. e. (___) Notificação pela falta de placa dianteira, pela categoria da habilitação e liberação do veículo para condutor habilitado na categoria B.

QUESTÃO 21

Em ocorrência policial em que após confronto armado entre PMs e Marginais, existam marginais feridos, nas localidades que dispõem dos serviços do SIATE: a. (__) Parar veículo que passa e requisitar que o condutor transporte o marginal ferido para o Hospital b. (__) Transportar o ferido em outra viatura não envolvida no confronto armado. c. (__) Solicitar que a ambulância da prefeitura transporte o ferido. d. (__) A própria equipe PM, envolvida no confronto, deve prestar os primeiros socorros, encaminhando ao Pronto Socorro. e. (__) Acionar ou solicitar acionamento via rádio do SIATE, para prestar os primeiros socorros e, assistir o ferido em condições e em posição que seja favorável à manutenção de sua vida, enquanto aguarda;

QUESTÃO 22

Em relação ao processo de identificação de pessoas, bem como à realização da verificação de documentos para identificação de pessoas durante a abordagem policial, assinale a alternativa correta. a. (___) O procedimento de manter a pessoa abordada de costas para a equipe policial e sem olhar para trás é uma regra de segurança que deve ser seguida em todas as circunstâncias, inclusive nas situações em que, devido à suspeita de porte de drogas, seja necessário revistar a carteira da pessoa. b. (___) A conduta que permite a derradeira medida da prisão e consequente encaminhamento para lavratura de Termo Circunstanciado ou, em alguns casos, o Auto de Prisão em Flagrante, é a recusa do fornecimento de dados acerca da própria identidade, desde que justificadamente solicitado ou exigido pela autoridade. c. (___) Quando a pessoa não porta documentos que comprovem a sua identidade, não restará ao policial outro procedimento senão o de realização da busca pessoal e imediata liberação em caso de nenhum produto de ilícito ser localizado. d. (___) Não portar documento de identidade configura ilícito penal, havendo possibilidade de encaminhamento da pessoa para a lavratura do respectivo Termo Circunstanciado. e. (___) O cidadão não é obrigado a identificar-se para o policial, salvo quando está envolvido em ocorrência e é suspeito de ter praticado algum crime.

QUESTÃO 23

Com respeito à busca pessoal realizada na atividade policial, segundo o manual de abordagem aplicado a Polícia Militar do Paraná temos que: I. Busca ligeira é utilizada em suspeitos ou em casos de prisão, e visa procurar armas ou outros objetos considerados como prova de delitos, devendo ser realizada com a pessoa em posição de desequilíbrio. II. Busca minuciosa é utilizada normalmente na entrada das casas de diversões públicas, nos portões dos campos de futebol ou em outros estabelecimentos afins, constituindo-se numa revista rápida nas pessoas

35

(Continuação do Ed. nº 008 CFC PM 2014)

que ali comparecem. III. Busca completa é a busca a ser realizada quando existe fundada suspeita de que o indivíduo esteja portando armas de pequeno volume e/ou objetos que constituam prova de delito, e também quando do encarceramento de presos. IV. Na busca completa comumente é necessário determinar que a pessoa retire todas as vestes, e ainda, que efetue movimentos corporais conhecidos como agachamentos, os quais possibilitam a expulsão de pequenos objetos introduzidos em cavidades corporais como ânus e vagina. Analise os itens acima e assinale a alternativa correta: a. (___) somente as afirmativas I e III estão corretas. b. (___) somente as afirmativas I, III e IV estão corretas. c. (___) somente as alternativas III e IV estão corretas. d. (___) somente a afirmativa I está correta. e. (___) somente a afirmativa II está correta.

QUESTÃO 24

Considerando as características do Policiamento Ostensivo Geral, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa correta: I. AÇÃO PÚBLICA - diz que o Policiamento Ostensivo é exercido visando preservar o interesse geral da segurança pública nas comunidades, resguardando o bem comum em sua maior amplitude; II. TOTALIDADE - reza que o desempenho do sistema de Policiamento Ostensivo far-se-á, com prioridade, no cumprimento e no aperfeiçoamento dos planos de rotina, com o fim de manter continuado e íntimo o engajamento da fração com sua circunscrição, para obter o conhecimento detalhado do terreno e dos hábitos da população, a fim de melhor servi-la. III. AÇÃO DE PRESENÇA - é a manifestação que dá a comunidade a sensação de segurança, pela certeza de cobertura policial militar. Pode ser real, nos casos em que ocorre a presença física do policial militar, bem como, subjetiva, a qual corresponde à capacidade do policial militar comparecer, num espaço de tempo mínimo, para o atendimento de ocorrências. IV. DINÂMICA – para suprir as exigências não atendidas pelo policiamento existente em determinados locais, poderão ser realizadas operações, em caráter supletivo e esporádico, por meio de saturação. V. LEGALIDADE – o exercício do poder de polícia é discricionário mas não arbitrário. Seus parâmetros são a própria Lei, em especial os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal. Analise os itens acima e assinale a alternativa correta: a.(___) somente as alternativas I, III e V estão corretas. b.(___) somente as alternativas I e V estão corretas. c.(___) nenhuma das alternativas estão corretas. d.(___) todas as alternativas estão corretas. e.(___) somente as alternativas I, IV e V estão corretas.

QUESTÃO 25

“Não há cidadania sem participação”. A redução do medo do crime, a reversão da decadência da vida comunitária e da qualidade geral de vida no meio urbano passa necessariamente por um trabalho conjunto, onde a comunidade pode influenciar as políticas de Segurança Pública, a serem envidadas pelos órgãos policiais. Portanto, os cidadãos devem ser incentivados para participar, como plenos parceiros da polícia, dos direitos e das responsabilidades envolvidas na identificação, priorização e solução dos problemas. De acordo com o texto acima descrito, assinale a questão cujo Princípio de Polícia Comunitária melhor coaduna com a ideia em tela: a.(___) ajuda às pessoas com necessidades específicas; b.(___) policiamento descentralizado e personalizado; c.(___) comprometimento da organização com a concessão de poder à Comunidade; d.(___) mudança interna; e.(___) criatividade e apoio básico;

QUESTÃO 26

O policial deixa de ser um mero executor de ordens e passa a atuar como um chefe de polícia local, com

36

(Continuação do Ed. nº 008 CFC PM 2014)

autonomia e liberdade para tomar decisões e iniciativas, dentro de parâmetros rígidos de responsabilidade. Mais do que isto, passa a ser um consultor para a resolução dos problemas da comunidade, atua na área social, auxilia até mesmo no fortalecimento das relações familiares dos moradores locais. Assim sua autoridade é ampliada e fortalecida perante a comunidade. De acordo com o texto acima descrito, assinale a questão cujo Princípio de Polícia Comunitária melhor coaduna com a ideia em tela: a.(___) Filosofia e Estratégia Organizacional; b.(___) Extensão do Mandato Policial; c.(___) Comprometimento da Organização com a concessão de poder à comunidade; d.(___) construção do futuro; e.(___) resolução preventiva de problemas a curto e longo prazo.

QUESTÃO 27

Acerca dos direitos e deveres individuais e coletivos, analise as afirmativas:

I – As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais dependem de lei complementar ou lei ordinária para sua aplicação. II – Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais. III – O Brasil se submete à jurisdição de Tribunal Penal Internacional a cuja criação tenha manifestado adesão. IV – Conceder-se-á Mandado de Segurança sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder. V – São objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: a prevalência dos direitos humanos; autodeterminação dos povos; não-intervenção; igualdade entre os Estados; defesa da paz; solução pacífica dos conflitos; e repúdio ao terrorismo e ao racismo.

Após análise dos itens acima, assinale a alternativa correta: a.(___) somente as afirmativas I, III e V estão corretas; b.(___) somente as afirmativas I, II e III estão corretas; c.(___) todas as afirmativas estão corretas; d.(___) somente as afirmativas II e III estão corretas; e.(___) somente as afirmativas I, II e V estão corretas.

QUESTÃO 28

Em relação à previsão constitucional dos tribunais e juízes militares, assinale a única alternativa correta: a.(___) Compete ao juiz de direito, em conjunto com o Conselho de Justiça Militar Estadual, processar e julgar mandado de segurança impetrado por militar estadual o qual questiona punição disciplinar; b.(___) O militar estadual, após percorrer as instâncias da justiça militar em nível estadual, poderá recorrer ao Superior Tribunal Militar; c.(___) Compete à Justiça Militar estadual processar e julgar os militares dos Estados, nos crimes militares definidos em lei, ressalvada a competência do júri, independente se a vítima for civil ou militar.todas as alternativas estão corretas; d.(___) A lei estadual, mediante proposta do Tribunal de Justiça, cria a Justiça Militar estadual, constituída, em segundo grau, por Tribunal de Justiça Militar em que o efetivo militar seja superior a vinte mil integrantes, a exemplo do Tribunal de Justiça Militar do Paraná, vez que a Corporação conta com efetivo superior a vinte mil homens; e.(___) A justiça militar federal possui competência exclusivamente penal, inclusive julgando civis pela prática de crimes militares, o que não ocorre na justiça militar estadual, em que apenas policiais e bombeiros militares são julgados pela prática de crimes; contudo, a justiça militar estadual também possui competência cível.

QUESTÃO 29

De acordo com a remissão do art. 142, §3.º, inciso VIII da CF/88, são direitos constitucionais expressamente aplicáveis aos policiais e bombeiros militares:

37

(Continuação do Ed. nº 008 CFC PM 2014)

a.(___) A possibilidade de a lei reservar percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definir os critérios de sua admissão; b.(___) A irredutibilidade de subsídio ou vencimentos, respeitado o teto e demais disposições constitucionais; c.(___) O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, em face da insalubridade e risco a que são submetidos os policiais e bombeiros militares; d.(___) A possibilidade de vincular ou equiparar espécies remuneratórias para o efeito de remuneração das diversas graduações e postos da Corporação; e.(___) A possibilidade de criar associação com finalidade sindical, embora seja proibido estabelecer sindicatos.

QUESTÃO 30

Sobre direitos e garantias fundamentais, é correto afirmar: a.(___) Diante da gravidade dos crimes hediondos, inclusive com proteção constitucional, a Lei Federal n.º 8.072/1990 (Lei de Crimes Hediondos) prevê que as penas serão cumpridas integralmente no regime fechado; b.(___) A prática de racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sendo que na Lei que define crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor (Lei Federal n.º 7.716/1989) a conduta de incitar a discriminação ou preconceito de raça constitui crime, apenado com pena de reclusão; c.(___) O agente público que se omitir, quando tinha o dever de apurar ou evitar condutas incursas na Lei de Tortura, incorre nas mesmas penas previstas ao autor do fato; d.(___) A Constituição Federal de 1988 proíbe a tortura e o tratamento desumano ou degradante, tornando tais condutas imprescritíveis; e.(___) De acordo com previsão expressa da Lei de Tortura (Lei Federal n.º 9.455/1997), a perda do cargo, função ou emprego público não é efeito automático da condenação, dependendo de processo administrativo próprio, com contraditório e ampla defesa.

QUESTÃO 31

Analise as alternativas a seguir quanto ao conceito analítico de crime e assinale a única alternativa falsa: a.(___) É um exemplo de garantidor aquele que tenha por lei obrigação de cuidado, proteção ou vigilância; por exemplo: mãe que deixa de amamentar o filho, o qual morre de inanição; b.(___) É garantidor aquele que de outra forma assumiu a responsabilidade de impedir o resultado; por exemplo: guia alpino e alpinista, enfermeira e doente, professor de natação e aluno; c.(___) É garantidor aquele que, com seu comportamento anterior, criou o risco da ocorrência do resultado; d.(___) A coação moral irresistível exclui a conduta, já que não há voluntariedade; e.(___) Na omissão imprópria ou impura, há um dever de evitar o resultado que recai sobre os garantidores. Nestes casos, o omitente responde como se estivesse agindo.

QUESTÃO 32

Em relação às excludentes de ilicitude, analise as afirmativas a seguir: I- Considera-se em legítima defesa quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que não provocou por sua vontade nem podia de outro modo evitar, direito próprio ou alheio, cujo sacrifício, nas circunstâncias, não era razoável se exigir. II- Aquele que tem o dever legal de enfrentar o perigo, a exemplo de policiais e bombeiros, pode alegar estado de necessidade, mesmo quando o perigo suporta enfrentamento. III- Exercício regular de um direito é causa de exclusão da ilicitude que consiste na realização de um fato típico, por força do desempenho de uma obrigação imposta por lei; exemplo: o policial que priva o fugitivo de sua liberdade, ao prendê-lo em cumprimento de ordem judicial. IV- O dever de enfrentar o perigo se estende ao segurança particular em decorrência de cláusula contratual. Após análise das afirmativas acima, assinale a alternativa correta: a.(___) somente as afirmativa III está correta; b.(___) somente as afirmativas I e IV estão corretas; c.(___) somente as afirmativas II e III estão corretas; d.(___) somente as afirmativas I e III estão corretas; e.(___) somente as afirmativas II e IV estão corretas;

38

(Continuação do Ed. nº 008 CFC PM 2014)

QUESTÃO 33

O Soldado BM Poseidon, guarda-vidas e exímio nadador, em seu dia de folga, convida seu amigo Hidralino, de 21 anos de idade, que recentemente ingressou em escola de natação, com pouca experiência, para juntos realizar uma travessia em mar aberto. Em determinado momento, acreditando que Hidralino encerraria o percurso com tranquilidade, negligenciou e decidiu afastar-se de Hidralino, deixando-o sozinho, quando então Hidralino veio a se afogar e morrer. Acerca da conduta de Poseidon, à luz do Direito Penal, assinale a alternativa correta: a.(___) O Soldado BM Poseidon não responderá por nenhum crime, vez que Hidralino é maior de 18 anos e sua conduta foi voluntária, aceitando o risco da atividade; b.(___) O Soldado BM Poseidon não responderá por nenhum crime, já que estava no exercício regular de um direito (prática esportiva); c.(___) O Soldado BM Poseidon responderá pelo crime de homicídio, vez que era um garantidor; d.(___) O Soldado BM Poseidon responderá por omissão de socorro na forma dolosa, já que, por ser bombeiro, tinha o dever de proteger Hidralino; e.(___) O Soldado BM Poseidon responderá por omissão de socorro na forma culposa, já que agiu com negligência ao deliberadamente afastar-se de Hidralino, sabendo de sua pouca experiência.

QUESTÃO 34

Em relação às excludentes de ilicitude, analise as alternativas a seguir e assinale a única verdadeira: a.(___) A legítima defesa da honra é tese amplamente aceita, principalmente nos casos de homicídio em razão de adultério; b.(___) É possível legítima defesa em face de fatos do passado; c.(___) Na legítima defesa, apenas os direitos mais valiosos podem ser defendidos, como a vida, a liberdade e a integridade física; d.(___) O CP exige que o agente procure uma cômoda fuga do local (commodus discessus), em vez de repelir a injusta agressão; e.(___) É possível que uma pessoa, inicialmente em situação de legítima defesa, estado de necessidade, exagere e, em razão disto, cometa um crime, doloso ou culposo, conforme a natureza do excesso.

QUESTÃO 35

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: a.(___) O agente que porta arma de fogo com numeração, marca ou qualquer outro sinal de identificação raspado, suprimido ou adulterado está sujeito às mesmas penas de quem possui arma de fogo de uso proibido ou restrito, sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar; b.(___) Caracteriza-se improbidade administrativa, mediante prejuízo ao erário, quando o agente público recebe vantagem econômica indevida, em razão do cargo, para tolerar exploração de jogo de azar, estando sujeito, entre outras sanções, à perda do cargo público; c.(___) Atos de improbidade administrativa que impliquem ofensa a princípio da Administração Pública, em razão de sua gravidade, admitem somente condutas comissivas; d.(___) O proprietário de um restaurante que tenha adquirido legalmente uma arma de fogo, com seu respectivo registro, pode perambular pelo estabelecimento com a arma na cintura de forma velada, pois o registro nesse caso pressupõe o direito ao porte; e.(___) O proprietário ou diretor responsável de empresa de segurança privada e de transporte de valores responderá criminalmente, sem prejuízo das demais sanções administrativas e civis, se deixar de registrar ocorrência policial e de comunicar à DEAM – Delegacia de Armas e Munições da Polícia Civil no caso de perda, furto, roubo ou outras formas de extravio de armas de fogo, acessórios e munições que estejam sob sua guarda, nas primeiras 24 (vinte e quatro) horas depois de ocorrido o fato.

QUESTÃO 36

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: a.(___) O fato de o agente público se valer de sua condição para praticar a conduta de tráfico de drogas não caracteriza hipótese de aumento de pena, uma vez que a Lei Federal n.º 11.343/2006 prevê crime próprio para tal conduta. b.(___) O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal n.º 8.069/1990) considera criança a pessoa de até doze anos de idade completos, e adolescente aquela entre treze e dezoito anos de idade. c.(___) De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, as condutas descritas como contravenção penal

39

(Continuação do Ed. nº 008 CFC PM 2014)

não configuram ato infracional. d.(___) Prevalece o entendimento de que o porte de drogas destinado ao consumo pessoal, do artigo 28 da Lei de Drogas (Lei Federal n.º 11.343/2006), não configura crime. e.(___) Aquele que semeia, cultiva ou faz a colheita, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, de plantas que se constituam em matéria-prima para a preparação de drogas está incurso nas mesmas penas do artigo 33 (tráfico) da Lei de Drogas (Lei Federal n.º 11.343/2006).

QUESTÃO 37

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta: a.(___) Segundo a Lei Maria da Penha, no atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar, a autoridade policial deverá, entre outras medidas, fornecer transporte para a ofendida e seus dependentes para abrigo ou local seguro, quando houver risco de vida. b.(___) Em sede de improbidade administrativa, no caso de lesão ao erário, se o agente proceder de maneira culposa, estará desincumbido de ressarcir o dano, uma vez que sofrerá a sanção de multa civil. c.(___) Prevalece que tanto a autoridade policial civil ou militar que tomar conhecimento da ocorrência lavrará termo circunstanciado e o encaminhará imediatamente ao Juizado, com o autor do fato e a vítima, providenciando-se as requisições dos exames periciais necessários. d.(___) Ao autor do fato que, após a lavratura do termo circunstanciado, for imediatamente encaminhado ao juizado ou assumir o compromisso de a ele comparecer, não se imporá prisão em flagrante nem se exigirá fiança. e.(___) O agente público que submete pessoa sob sua guarda ou custódia a vexame ou a constrangimento não autorizado em lei pratica conduta tipificada como abuso de autoridade.

QUESTÃO 38

A respeito das imunidades dos vereadores, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta: a.(___) Para a inviolabilidade material dos vereadores, não precisa estar necessariamente na circunscrição do município, tampouco guardar relação com a atividade. b.(___) Os vereadores também possuem imunidade prisional, portanto não poderão ser alvo de prisão temporária, preventiva ou decorrente de flagrante delito, exceto o encarceramento provisório em decorrência de flagrante por crime inafiançável. c.(___) Por força da CF, art. 27, §1.º, também contam com inviolabilidade civil, administrativa e penal por suas opiniões, palavras e votos, sendo julgados pelo Superior Tribunal de Justiça, exceto nos crimes dolosos contra a vida. d.(___) Os vereadores possuem imunidade material, de tal modo que são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos, desde que no exercício do mandato, na circunscrição do seu município e relacionados ao exercício da função. e.(___) nenhuma das afirmativas anteriores está correta.

QUESTÃO 39

Sobre o Direito Penal Militar, analise as afirmativas:

I – O princípio da legalidade tem como base a afirmativa de que não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem previa cominação legal. II – Tempo do crime, considera-se praticado o crime no momento de seu resultado. III – Lugar do crime, Nos crimes omissivos, o fato considera-se praticado no lugar em que deveria realizar-se a ação omitida. IV - A lei excepcional ou temporária, embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigência. Após a análise das afirmativas, assinale a alternativa correta: a.(___) as afirmativas II, III e IV estão corretas. b.(___) todas as afirmativas estão corretas. c.(___) as afirmativas I e IV estão incorretas. d.(___) somente a afirmativa II está incorreta. e.(___) somente a afirmativa IV está incorreta.

QUESTÃO 40

Sobre o Crime no Direito Penal Militar responda:

I – Diz-se crime tentado quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à

40

(Continuação do Ed. nº 008 CFC PM 2014)

vontade do agente. II – Entende-se por arrependimento eficaz quando o agente, voluntariamente, desiste de prosseguir na execução. III – Quando o agente impede que o resultado se produza em um crime, estamos diante do arrependimento eficaz. IV- Quando, por ineficácia absoluta do meio empregado ou por absoluta impropriedade do objeto, é impossível consumar-se o crime, nenhuma pena é aplicável. Após a análise das afirmativas, assinale a alternativa correta: a.(___) as afirmativas I, III e IV estão corretas. b.(___) as afirmativas I e II estão incorretas. c.(___) as afirmativas I e IV estão incorretas. d.(___) somente a afirmativa II está correta. e.(___) todas as afirmativas estão corretas.

6. Gabarito Prova C

QUESTÃO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

RESPOSTA E C B B C C A E A E E D D E A E E B B A

QUESTÃO 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

RESPOSTA E B C E C B D E B B D A C E A E B D D A

Cel. QOPM Douglas Sabatini Dabul, Diretor de Ensino e Pesquisa da PMPR.