estado de santa catarina prefeitura municipal de … · certidão conjunta negativa (ou p ositiva...

25
ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE SEARA Edital de Tomada de Preços nº. 061/2011 1. Preâmbulo. 1.1. O Município de Seara , Estado de Santa Catarina, pessoa jurídica de direito público, CNPJ nº. 83.024.505/0001-13, com sede e foro a Avenida Anita Garibaldi, nº. 371, centro, Seara, SC., neste ato representada pela Senhora Laci Grigolo , Prefeita Municipal, brasileira, casada, RG nº. 1.870.996, CPF nº. 982.428.739-68, residente e domiciliada à Rua Albino Sordi, nº. 69, centro, Seara, SC., torna público aos interessados que, fará realizar licitação, do tipo menor preço global, na modalidade Tomada de Preços , para contratação de empreitada por preço global para reforma da Escola Núcleo Deolindo Zílio, localizado na BR 283, Linha Vani, conforme item 2. Objeto da Licitação , regida pela lei nº. 8.666/93, e que estará recebendo até às 14h00min. do dia 09/06/2011, na sala do Departamento de Licitações da Prefeitura Municipal, sita à avenida Anita Garibaldi, nº. 371, centro, documentação e propostas referentes ao presente Edital. 1.2. O início da abertura dos Envelopes documentação dar-se-á às 14h10min. do dia 09/06/2011, na Sala do Departamento de Licitações desta Prefeitura, localizada no endereço indicado no subitem 1.1. Havendo a concordância de todos os proponentes com o resultado da fase de h abilitação, bem como a desistência expressa, de interposição de recursos, de acordo com o disposto no inciso III, art. 43 da Lei 8.666/93, formalizada na respectiva Ata ou Termo de Renúncia (modelo constante do anexo 7), proceder-se-á, nesta mesma data, à abertura dos Envelopes proposta que serão abertas e julgadas em ato contínuo no mesmo local. 1.3. As despesas referentes a presente licitação ocorrerão por conta de recursos próprios do Orçamento vigente, com a segu inte classificação: = 06 Secretaria Municipal da Educação = 01 Departamento de Ensino = 1.008 Infraestrutura, Ampliação e Conservação de Espaços Escolares p/ Ensino Fundamental = 36 Aplicações Diretas = 1.010 Infraestrutura, Ampliação e Conservação de Espaços Escolares p/ Ensino Infantil = 39 Aplicações Diretas 2. Objeto da licitação. Constitui objeto da presente licitação a contratação de empreitada por preço global para reforma da Escola Núcleo Deolindo Zílio, localizado na BR 283, Linha Vani, neste Município, de acordo com os Anexos 01 a 04. 3. Prazo e condições para execução do objeto.

Upload: nguyenque

Post on 08-Feb-2019

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE SEARA

Edital de Tomada de Preços nº. 061/2011

1. Preâmbulo.

1.1. O Município de Seara, Estado de Santa Catarina, pessoa jurídicade direito público, CNPJ nº. 83.024.505/0001-13, com sede e foro a Avenida Anita Garibaldi,nº. 371, centro, Seara, SC., neste ato representada pela Senhora Laci Grigolo, PrefeitaMunicipal, brasileira, casada, RG nº. 1.870.996, CPF nº. 982.428.739-68, residente edomiciliada à Rua Albino Sordi, nº. 69, centro, Seara, SC., torna público aos interessados que,fará realizar licitação, do tipo menor preço global, na modalidade Tomada de Preços, paracontratação de empreitada por preço global para reforma da Escola Núcleo Deolindo Zílio,localizado na BR 283, Linha Vani, conforme item 2. Objeto da Licitação , regida pela lei nº.8.666/93, e que estará recebendo até às 14h00min. do dia 09/06/2011, na sala doDepartamento de Licitações da Prefeitura Municipal, sita à avenida Anita Garibaldi, nº. 371,centro, “documentação” e “propostas” referentes ao presente Edital.

1.2. O início da abertura dos Envelopes documentação dar-se-á às14h10min. do dia 09/06/2011, na Sala do Departamento de Licitações desta Prefeitura,localizada no endereço indicado no subitem 1.1. Havendo a concordância de todos osproponentes com o resultado da fase de h abilitação, bem como a desistência expressa, deinterposição de recursos, de acordo com o disposto no inciso III, art. 43 da Lei 8.666/93,formalizada na respectiva Ata ou Termo de Renúncia (modelo constante do anexo 7),proceder-se-á, nesta mesma data, à abertura dos Envelopes proposta que serão abertas ejulgadas em ato contínuo no mesmo local.

1.3. As despesas referentes a presente licitação ocorrerão por conta derecursos próprios do Orçamento vigente, com a segu inte classificação:

= 06 – Secretaria Municipal da Educação= 01 – Departamento de Ensino= 1.008 – Infraestrutura, Ampliação e Conservação de Espaços Escolares

p/ Ensino Fundamental= 36 – Aplicações Diretas

= 1.010 – Infraestrutura, Ampliação e Conservação de Espaços Escolaresp/ Ensino Infantil

= 39 – Aplicações Diretas

2. Objeto da licitação.

Constitui objeto da presente licitação a contratação de empreitada porpreço global para reforma da Escola Núcleo Deolindo Zílio, localizado na BR 283, LinhaVani, neste Município, de acordo com os Anexos 01 a 04.

3. Prazo e condições para execução do objeto.

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE SEARA

3.1. Fica estabelecido o prazo máximo de 120 (cento e vinte) dias paraa conclusão da obra, contados da data da emissão da Ordem de Serviço, sendo que o prazo devigência será de 180 (cento e oitenta) dias a contar da mesma data, podendo haverprorrogação de prazo na ocorrência de fato superveniente, em observância ao disposto em leie, mediante a concordância das partes.

3.2. A emissão da ordem de serviço para início de execução da obra,fica condicionada a apresentação pela Contratada da Anotação de Responsabilidade Técnica– ART.

3.3. A Anotação de Responsabilidade Técnica – ART deverá serapresentada no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis a contar da assinatura do termocontratual.

3.4. A obra será recebida provisoriamente, mediante emissão, pelaSecretaria Municipal da Cidade, do Termo de Recebimento Provisório, nos termos alínea “a”,inciso I, artigo 73 da lei nº. 8.666/1993.

3.5. Caso não seja constatado nenhuma irreg ularidade, após o prazomáximo de até 90 (noventa) dias contados da emissão do Termo de Recebimento Provisório,conforme previsto no § 3º, artigo 73 da lei nº. 8.666/1993, o Município de Seara formalizará orecebimento definitivo da obra objeto desta licit ação, mediante a emissão do Termo deRecebimento Definitivo da mesma, nos termos da alínea “b”, inciso I, artigo 73 da lei nº.8.666/1993.

4. Da documentação.

4.1. Poderão participar desta Tomada de Preços , empresasdevidamente cadastradas no setor corre spondente do Município, mediante apresentação dosseguintes documentos:4.1.1. Estatuto ou Contrato Social consolidado em vigor, devidamente registrado na JuntaComercial do Estado, devendo, no caso de sociedades por ações, estar acompanhado dodocumento de eleição (ata publicada em órgão de imprensa oficial) de seus atuaisadministradores, documentação esta que também servirá para comprovar se a licitante possuicapital social integralizado mínimo, igual ou superior a 10% (dez por cento) do valororçado, sob pena de inabilitação (§ 2º e 3º, artigo 31 , lei nº. 8.666/93);4.1.2. Certidão Conjunta Negativa (ou Positiva com Efeitos de Negativa) de DébitosRelativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União;4.1.3. Certidão Negativa (ou Positiva com Efeitos de Negativa) de Débitos Estaduais,relativa ao Estado da sede da licitante;4.1.4. Certidão Negativa (ou Positiva com Efeitos de Negativa) de Débitos Municipais,relativa ao Município da sede da licitante;4.1.5. Prova de regularidade relativa à Seguridade Social, demonstrando situação regular nocumprimento dos encargos sociais (INSS);4.1.6. Prova de regularidade relativa ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS,demonstrando situação regular no c umprimento dos encargos sociais;4.1.7. Declaração de que cumpre o inciso XXXIII do artigo 7º da Constituição Federal,com relação à proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito anose de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partirdos quatorze anos (Anexo 6);4.1.8. Certidão Negativa de Falência e Processo de Recuperação Judicial ou ExtraJudicial, com data de validade em vigor , expedida por distribuidor da sede da licitante ;4.1.9. Certificado de Registro Cadastral atualizado fornecid o pela Prefeitura Municipal deSeara, com data de validade em vigor;

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE SEARA

4.1.10. Balanço Patrimonial relativo ao exercício 2010 , apresentado na forma da lei (vedadasua substituição por balancetes ou balanços provisórios), o qual será utilizado para a análiseda boa situação financeira da licitante;4.1.10.1. A comprovação da boa situação financeira mencionada no sub -item “4.1.10” serábaseada no cálculo (que deverá ser apresentado pela licitante, assinado pelo seucontador) dos índices de Liquidez Corrente (LC ), Liquidez Geral (LG) e Solvência Geral(SG), demonstrados a seguir, sendo que, serão julgadas inabilitadas as licitantes queapresentarem resultado igual ou menor do que 1,00 (um) em qualquer um dos índicesreferidos:

Ativo CirculanteLC =

Passivo Circulante

Ativo Circulante + Realizável a Longo PrazoLG =

Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo

Ativo TotalSG =

Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo

4.1.10.2. Por “Balanço Patrimonial apresentado na forma da Lei ” (sub-item “4.1.10”),considere-se o seguinte: a) no caso das sociedades por ações, deverá ser apresentado obalanço patrimonial publicado em órgão de imprensa oficial ou conforme dispuser a LeiFederal nº. 6.404/76; b) no caso das demais sociedades comerciais, deverá ser apresentado obalanço patrimonial transcrito no “Livro Diário” da empresa, devidamente assinado pelocontador responsável e pelo representante legal, e acompanhado de seus respectivos termos deabertura e encerramento (igualmente assinados pelo contador e pelo representante legal daempresa), sendo devidamente registrado na Junta Comercial do Estado ou Cartório de Títulose Documentos;4.1.11. Certidão de Registro de Pessoa Jurídica expedida pelo Conselho Regional deEngenharia, Arquitetura e Agronomia de Santa Catarina – CREA-SC ou, no caso de licitantessediados em outros Estados e que não possuam registro junto ao CREA -SC, Certidão deRegistro de Pessoa Jurídica expedida pelo CREA da jurisdição da sede da licitante com vistodo CREA-SC para participar em licitações neste Estado, vigente na data fixada no subitem 1.1deste Edital. Importante frisar que a licitante vencedora deverá converter o visto departicipação em licitações em visto para a e xecução de obra e apresentá-lo ao Município noato da assinatura da ordem de serviço;4.1.12. Atestado de Visita Técnica declarando que a licitante vistoriou o local de execução daobra objeto desta licitação e que tomou conhecimento de todas as informações necessárias àexecução da mesma;4.1.13. Declaração de que recebeu os documentos, e que tomou conhecimento de todas asinformações e das condições locais para o cumprimento das obrigações objeto da licitação.4.1.14. Caso o proponente encaminhe um representante para acompanhar o procedimentolicitatório, deverá apresentar procuração ou carta de credenciamento, nos termos do modeloconstante do Anexo 8 (quando o representante não for sócio administrador constante doContrato Social);

4.2. Os documentos indicados nos sub itens 4.1.1 a 4.1.14, deverão serapresentados em original ou cópia autenticada em c artório competente, ou por servidor

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE SEARA

público, integrante da Comissão Permanente de Licitações do Municíp io. Os documentosextraídos da internet serão aceitos desde que conste o código de autenticidade que possibilitea aferição do mesmo.

4.3. Os proponentes poderão substituir os documentos referidos nossubitens 4.1.1 a 4.1.7, pelo Certificado de Registro Cadastral – CRC, expedido peloDepartamento de Licitações do Município de Seara.

4.4. A condição de validade do Certif icado de Registro Cadastralapresentado pelas licitantes está atrelada à manutenção de sua regularidade junto aoDepartamento de Licitações . Desta forma, no decurso do julgamento da fase de habilitação,a Comissão Permanente de Licitações averiguará a situ ação cadastral dos licitantes junto aoCadastro de Licitantes do Município de Seara, inabilitando aqueles cujo CRC estivercancelado, suspenso, vencido ou ainda quando a documentação apresentada para ocompetente cadastramento não estiver em plena vigência .

4.5. Para ter direito ao enquadramento da Lei Complementar nº. 123 de14 de dezembro de 2006, a proponente deverá apresentar Certidão Simplificada emitida pelaJunta Comercial ou Comprovante de Opção pelo Simples Nacional, ambos documentos comdata de expedição não superior a 60 (sessenta) dias a contar da data final de recebimento dosenvelopes.

4.6. Serão considerados inabilitados os proponentes que nãoapresentarem os documentos exigidos no item 4.1. deste Edital, que apresentaremdocumentos rasurados, com prazo de validade vencido na data prevista para a realização dasessão de abertura dos envelopes 01 – DOCUMENTOS, que não atenderem os requisitosdispostos nos subitens “4.1.1.” até “4.1.14.” do item 4.1., ou ainda os proponentes queapresentarem seus documentos de forma diversa da estabelecida nos itens 4.2. a 4.6. desteInstrumento.

4.7. Os documentos deverão ser apre sentados em envelope específicofechado, contendo na sua parte externa frontal:

Prefeitura Municipal de SearaDepartamento de LicitaçõesTomada de Preços nº. 061/2011DocumentosProponente: (Razão Social )

5. Das propostas.

5.1. Os proponentes ou seus representantes legais deverão apresentar aproposta propriamente dita, de forma clara e detalhada, sem emendas ou rasuras, devid amentedatada, assinada ao seu final e rubricada nas demais folhas, contendo ainda:

a) Razão social, endereço completo, nº. do CNPJ e nº. da InscriçãoEstadual e/ou Municipal da proponente;

b) Número desta Tomada de Preços;c) Preço total dos materiais empregados n a execução da obra, grafado

em algarismos numéricos e por extenso;d) Preço total da mão de obra empregada na execução da obra, grafado

em algarismos numéricos e por extenso;e) Preço global total para a execução completa da obra, grafado em

algarismos numéricos e por extenso;

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE SEARA

f) Percentual e composição correspondente ao BDI – Benefício (ouBonificação) e despesas indiretas do orçamento proposto pelalicitante, em algarismos e por extenso;

g) Local, data, assinatura e identificação do representante legal dalicitante.

5.2. Os preços deverão ser cotados em moeda corrente nacional, comduas casas decimais à direita da vírgula, praticados no último dia previsto para a entrega daproposta.

5.3. O preço máximo estabelecido é o constante da Planilha deOrçamento (Anexo 2), anexada ao presente Edital. As p ropostas com valores superioresserão desclassificadas.

5.4. Elaborar orçamento detalhado de materiais e serviços a seremempregados na execução da obra, de acordo com as especificações técnicas constantes doanexo “02” – Planilha de Orçamento deste Edital e observado o disposto no item 15.6,devidamente assinado pelo responsável técnico do proponente;

5.5. Cronograma físico-financeiro de execução da obra, compercentuais de execução mensal compatíveis com os percentuais prev istos no cronogramaintegrante do anexo “03” – Cronograma Físico-Financeiro desta licitação, devidamenteassinado pelo responsável técnico do proponente ;

5.6. O prazo de validade da proposta será de 60 (sessenta) dias a contarda data de abertura dos envelopes da proposta.

5.7. Será verificada a conformidade de cada proposta com os requisitosestabelecidos nos subitens “5.1” até “5.6” deste instrumento convocatório, promovendo-se adesclassificação das propostas desconformes ou incompatíveis com os requisit os deste Edital.

5.8. Serão desclassificados as propostas que:a) Apresentarem valor global inferior a 30% (trinta por cento) do preço

máximo estabelecido;b) Apresentarem valor superior a 10% (dez por cento) no total de cada

item (1 a 5) constante na planilha de orçamento.

5.9. A proposta escrita, bem como a planilha de orçamento e ocronograma físico-financeiro, serão apresentados em envelope específico fechado, contendona sua parte externa frontal:

Prefeitura Municipal de SearaDepartamento de LicitaçõesTomada de Preços nº. 061/2011PropostaProponente: (Razão Social)

6. Do reajuste.

Não serão concedidos reajustes aos preços contratados.

7. Das condições de pagamento.

7.1. Os pagamentos serão efetuados a prazo, proporcional ao andamentoda obra, e será autorizado após 10 dias da apresentação da medição, vistoria, aceitação eemissão da Nota Fiscal respectiva, as medições deverão ocorrer no interstício de 30 dias, ouquando houver necessidade.

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE SEARA

7.2. Os recursos para execução do o bjeto deste Edital estãoclassificados conforme termo de abertura do processo licitatório.

8. Critérios para julgamento da licitação.

O julgamento da licitação será realizado pela Comissão Permanente deLicitações do Município de Seara, tomando -se por ordem e por base, a proposta de menorpreço global.

9. Da garantia da obra

A licitante contratada responderá objetivamente pela solidez esegurança da obra objeto da presente licitação, durante o prazo de 5 (cinco) anos, contados apartir da data da conclusão da mesma, em conformidade com o artigo 6 18, do Código CivilBrasileiro.

10. Dos recursos.

Os recursos e as impugnações serão processados e julgados na forma dalei nº. 8.666/93.

11. Da garantia contratual

11.1. Como requisito indispensável para a assinatura da ordem deserviço, a CONTRATADA deverá comprovar a prestação de garantia contratual no valor de5% (cinco por cento) do valor total deste Contrato, mediante opção por uma das seguintesmodalidades:

11.1.1. Caução em dinheiro;11.1.2. Seguro-garantia;11.1.3. Fiança bancária.

11.2. A garantia prestada será liberada ou restituída à CONTRATADAno prazo de 15 (quinze) dias, contados da emissão do Termo de Recebimento Definitivo daObra, sendo que, no caso de caução em dinheiro, será res tituída acrescida dos juros resultantesda aplicação dos recursos em caderneta de poupança da CONTRATANTE.

12. Da subcontratação

12.1. A Contratada poderá subcontratar até 50% (cinquenta por cento)do valor total da obra, objeto deste certame, condicionado a prévia permissão do Municípiode Seara, que após análise da indicação do terceiro, poderá rejeitar a subcontratação, seentender conveniente. A subcontratação não altera as obrigações contratuais decorrentes desteinstrumento.

12.2. Na hipótese de subcontratação, os pagamentos serão efetuadosdiretamente à empresa Contratada , conforme estabelecido no item 7 deste Edital, competindoa esta a responsabilidade exclusiv a pelo pagamento da subcontratação , se eventualmenteajustada.

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE SEARA

13. Da rescisão contratual

13.1. A inexecução total ou parcial do c ontrato decorrente destalicitação ensejará sua rescisão administrativa, nas hipóteses pr evistas nos artigos 77 e 78 da l ein°. 8.666/1993 e posteriores alterações, com as conseqüências previstas no artigo 80 dareferida lei, sem que caiba à empresa contratada direito a qualquer indenização.

13.2. A rescisão contratual poderá ser:13.2.1. por ato unilateral da Administração, nos casos enunciados nos

incisos I a XII e XVII do artigo 78 da lei nº. 8.666/1993;13.2.2. amigável, mediante autorização da autoridade competente,

reduzida a termo no processo licitatório, desde que demonstrada conveniência para aAdministração.

14. Das penalidades

14.1. Sem prejuízo das sanções previstas nos artigos 86 e 87 da lei nº.8.666/1993, a empresa contratada ficará sujeita às seguintes penalidades, assegurada a préviadefesa:

14.1.1. Pelo atraso injustificado na execução do c ontrato, multa de0,33% (trinta e três centésimos por cento), por dia de atraso, incidente sobre o valor daobrigação não cumprida, limitada ao total de 20% (vinte por cento);

14.1.2. Pela inexecução total ou parcial do contrato, multa de até 20%(vinte por cento), calculada sobre o valor do Contrato ou da parte não cumprida .

14.2. As multas aqui previstas não têm caráter compensatório, porémmoratório e, conseqüentemente, o pagamento delas não exime a empresa contratada dareparação dos eventuais danos, perdas ou prejuízos que s eu ato punível venha acarretar aoMunicípio de Seara.

14.3. Sem prejuízo das penalidades de multa, ficam as licitantes quenão cumprirem as clausulas contratuais, sujeitas ainda:

14.3.1. Suspensão temporária de participação em licitação eimpedimento de contratar com a Administração, por prazo não superior a dois anos.

14.3.2. Declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com aAdministração Pública enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até queseja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que seráconcedida sempre que o contratado ressarcir a Administração pelos prejuízos resultante e apósdecorrido o prazo da sanção aplicada com base no inciso anterior.

15. Disposições gerais.

15.1. A Comissão Permanente de Licitações fará a adjudicação àlicitante classificada em primeiro l ugar, sendo que caberá à autoridade c ompetente a decisãosobre a homologação do procedimento.

15.2. Após o procedimento acima descrito, a adjudicatária seráformalmente convocada a assinar o Termo de Contrato (minuta constante do anexo “5” desteEdital) dentro do prazo de 5 (cinco) dias úteis após a convocação formal, junto à Diretoria deCompras do Município de Seara. Decorrido o prazo acima estipulado, se adjudicatária nãoaceitar ou retirar o instrumento contratual, decairá do direito à mesma, sujeitand o-se àssanções previstas no artigo 81 da lei nº. 8.666/1993 e multa de 20% (vinte por cento) do valortotal do Contrato.

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE SEARA

15.3. O Município de Seara poderá, quando o convocado não assinar otermo de contrato no prazo e condições estabelecidas neste instrum ento convocatório,convocar os proponentes remanescentes, na ordem de classificação, para fazê -lo em igualprazo e nas mesmas condições propostas pelo primeiro classificado, inclusive quanto aospreços, ou revogar a licitação independentemente da cominação prevista no artigo 81 da lei nº.8.666/1993 e suas posteriores alterações.

15.4. Na hipótese de haverem documentos, dentre aqueles apresentadospela licitante em atendimento aos subitens “4.1.2” a “4.1.6” ainda na fase de habilitaçãodeste certame, com prazo de validade vencido à época da convocação para a assinatura doContrato, os mesmos deverão ser reapresentados à Diretoria de Compras da Prefeitura no atoda assinatura do Contrato, devidamente renovados.

15.5. A empresa contratada será responsável por todos os ônus eobrigações concernentes à legislação fiscal, social, trabalhista e tributária, bem como pelosdanos e prejuízos que a qualquer título causar ao contratante, ao meio ambiente e/ou aterceiros, em decorrência da execução dos serviços contrata dos, respondendo por si e por seussucessores.

15.6. Por tratar-se de obra em regime de Empreitada Por Preço Global,a empresa licitante deverá formular proposta com base, além das planilhas orçamentárias, noprojeto básico constante dos anexos "01 e 04" deste Edital, não sendo aceitas alegaçõesposteriores de que não houve previsão de materiais ou serviços nos quantitativosapresentados.

15.7. Para agilização dos trabalhos, não interferindo no julgamentodas propostas, as licitantes farão constar em sua do cumentação endereço eletrônico (e -mail), número de telefone e fax, bem como o nome d a pessoa indicada para contatos,esclarecendo que tal requisito não interfere no julgamento das propostas.

15.8. A Contratada deverá apresentar comprovação do registro dosempregados, que atuam na execução dos serviços, bem como, mensalmente junto com a notafiscal, apresentar cópias das Guias de Recolhimento do Fundo de Garantia Por Tempo deServiço – FGTS e Guias de Recolhimento da Previdência Social – GRPS, cópias dos cartõesponto dos funcionários e folhas de pagamento devidamente assinadas por estes, sob pena deretenção de pagamento dos serviços contratados .

15.9. A Anotação de Responsabilidade Técnica - “ART” deexecução da obra, deverá ser apresentada pela Contratada, como condição para emissão daOrdem de Serviço, ficando anexa ao processo licitatório como parte integrante.

15.10. Em cumprimento ao disposto em lei e neste ato convocatóriolicitantes, poderão ser julgadas inabilitadas propostas poderão ser desclassificadas por seremdesconformes ou incompatíveis, e, ainda, poderá a Prefeita Municipal anular no todo ou emparte a licitação, ou revogá-la, no interesse público.

15.11. O Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS, incidentesobre os serviços contratados será retido na fonte no ato dos pagamentos, com fundamento emLei Complementar Municipal em vigor.

15.12. Da reunião para abertura e julgamento da “Documentação ePropostas” lavrar-se-á Ata na qual se mencionará tudo o que ocorrer.

15.13. Maiores informações e a íntegra do Edital de Tomada dePreços, poderão ser obtidas no Departamento de Licitações do Município, nos horários das08h00 às 11h30 e das 13h00 às 17h30, pelos telefones (49) 3452-8323 ou 3452-8327, comDirlei, Mirian ou Willian.

16. Dos Anexos do Edital.

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE SEARA

16.1. Integram o presente Edital, dele fazendo parte como se transcritosem seu corpo, os seguintes anexos:

Anexo 1 – Memorial Descritivo;Anexo 2 – Planilha de Orçamento;Anexo 3 – Cronograma físico-financeiro;Anexo 4 – Projeto Arquitetônico;Anexo 5 – Minuta do contrato;Anexo 6 – Modelo de declaração de atendimento à legislação

trabalhista de proteção à criança e ao adolescente;Anexo 7 – Modelo de Termo de Renúncia;Anexo 8 – Modelo de Carta de Credenciamento.

Seara, SC., aos 20 dias do mês de maio do ano de 2011.

Laci GrigoloPrefeita Municipal

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE SEARA

Anexo 01 - MEMORIAL DESCRITIVO

MEMORIAL DESCRITIVO

DESCRIÇÃO DA OBRA

Reforma da Escola Núcleo Deolindo Zílio, no município de Seara - SC.

GENERALIDADES

Será mantida na obra, em local determinado pela fiscalização, as placas da Empresa Contratada para

execução dos serviços, dos responsáveis técnicos pela obra e da Prefeitura Municipal de Seara.

A reforma será executada rigorosamente de acordo com o projeto. Q ualquer alteração que por

necessidade deve ser introduzida no projeto ou nas especificações, visando melh orias, só poderá ser feita

mediante aprovação do autor do projeto.

A fiscalização da Prefeitura Municipal de Seara poderá paralisar os serviços, ou mesmo mandar refazê -

los, se os mesmos não estiverem sendo executados de acordo com o projeto, especificações ou normas técnicas.

Caberá a empresa contratada proceder a instalação da obra, dentro das normas gerais de construção,

com previsão de depósitos de materiais, mantendo o can teiro de serviços sempre limpo e organizado. Deve

também responsabilizar-se por quaisquer danos decorrentes durante a execução da obra, até sua entrega

definitiva. A contratada será responsável pela ART da reforma da obra.

É também de responsabilidade da c ontratada, manter atualizados, no canteiro de obras, alvarás,

certidões, licenças, ART’s, evitando interrupções por embargos, assim como ter cronogramas e demais

elementos que interessem aos serviços.

Todo material empregado na obra receberá aprovação da F iscalização da Prefeitura Municipal de Seara

antes de começar a ser utilizado.

No caso de substituição de materiais ou serviços não especificados neste memorial, a contratada deverá

apresentar memorial descritivo, justificativo e a composição orçamentária completa, que permita comparação,

com material e/ou serviços semelhantes .

SERVIÇOS INICIAIS

Serão executadas, pela parte contratada, antes do início da obra, as Instalações provisórias

necessárias para a execução da reforma. O local para depósito de ma teriais será fornecido pela

Prefeitura Municipal de Seara .

Será mantida em local visível, uma placa de 2,00x1,00m, com dados referentes à obra, que

serão fornecidos pela Prefeitura Municipal de Seara.

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE SEARA

Serão executadas demolições para execução da reforma, as mesmas serão

realizadas de acordo com o projeto e a empresa se responsabilizara pela destinação

correta dos entulhos provenientes.

GALPÃO 01

PAVIMENTAÇÕES

Será executado pavimentação em concreto armado 20 MPa, com espessura de

6cm, com malha de aço 4 .2mm (30x30)cm, o piso será polido a máquina.

Nas áreas internas dos depósitos, banheiros, circulação e lavanderia será

executado nova pavimentação em piso cerâmico 40x40cm PEI 5, o piso deve ser

apresentado ao departamento de projetos da prefeitura munici pal para aprovação antes

da colocação.

PAREDES

Serão executadas paredes: a) em alvenaria com estrutura em concreto armado

para dividir o depósito para a lavanderia, fechamento de porta da lavanderia, porta e

janela da quadra esportiva, com tijolos cerâmi cos 6 furos, assentados ao chato,

revestidas por chapisco e emboço único com dimensões especificadas no projeto;

ESQUADRIAS

Serão instaladas novas portas em ferro com chapa no acesso dos banheiros,

depósito, lavanderia e interna nos banheiros, com d imensões de projeto, portões tipo

grade em ferro no acesso da circulação e depósito conforme projeto; e ainda

reformadas as portas de acesso a quadra esportiva de foram que fiquem em boas

condições de uso.

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE SEARA

COBERTURA

A cobertura em fibrocimento será revis ada, sendo substituídas peças com

problemas, será retirado toda a estrutura de sustentação e forro em madeira da quadra

esportiva.

Será instalada rede de proteção em nylon malha 8cm, fixada nas vigas de

coberturas dos pórticos de concreto de forma a proteg er a cobertura. A mesma rede

também será instalada no fundo da quadra.

PINTURA

Serão executadas pinturas: a) em todas as paredes de alvenaria internas e externas e na

estrutura de concreto com tinta acrílica; b) em todas as esquadrias com tinta esmalte; c) no forro de

madeira com tinta esmalte; e) no piso da quadra esportiva com tinta específica para pisos e com

demarcação para quadra de futsal;

Todas as superfícies devem estar limpas e preparadas para receber a nova pintura, todas as

tintas utilizadas serão de qualidade comprovada e aceitas pelo departamento técnico da Prefeitura, as

cores serão definidas na execução das pinturas.

ILUMINAÇÃO

Será instalado novo sistema de iluminação da quadra esportiva com a colocação de 9 pontos de

iluminação com refletores retangulares fechados com lâmpada de vapor metálico 400W, com

interruptor próprio, as tubulação serão com eletrodutos aparentes.

INSTALAÇÃO HIDROSSANITÁRIA

Serão instalados vasos sanitários e lavatórios em pontos existentes nos banheiros, e in stalados

novos pontos para instalação de tanque e máquina de lavar roupas, os esgotos serão encaminhados

para o tratamento existente.

GALPÃO 02

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE SEARA

PAVIMENTAÇÕES

Serão executados nova pavimentação em piso cerâmico, 40x40cm PEI 5,

colocado sobre o existente na cozinha; o piso deve ser apresentado ao departamento de

projetos da prefeitura municipal para aprovação antes da colocação.

Nas áreas externas conforme projeto serão instaladas lajotas 45x45cm de concreto

padrão da Prefeitura Municipal de Seara.

PAREDES

A parede existente que divide atualmente o depósito interno e a lavanderia será

demolida de forma a unificar o espaço a ser utilizado somente para depósito.

Todo o revestimento interno do depósito será removido e refeito com chapisco

e reboco único.

Nas paredes da cozinha serão revisados os azulejos, sendo removidos alguns

soltos e substituídos por novos.

Serão executadas paredes: a) em alvenaria com estrutura em concreto armado

para dividir o refeitório da biblioteca, com tijolos 6 furos, as sentados ao chato,

revestidas por chapisco e emboço único com dimensões especificadas no projeto; b)

paredes também com as mesmas especificações para fechamento de aberturas do

depósito interno.

ESQUADRIAS

Serão substituídas as portas de acesso da cozi nha para o refeitório e da cozinha

para o depósito; sendo a porta de acesso ao depósito em alumínio com chapa frisada e

a porta de acesso ao refeitório de alumínio em duas folhas de 50cm de largura cada,

com dobradiças tipo vai-vem e tela anti-insetos.

Será instalada nova janela no depósito interno tipo basculante em ferro e vidro

canelado.

Nas janelas do depósito serão instaladas tela de proteção anti -insetos com

estrutura em alumínio.

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE SEARA

COBERTURA

Todo o forro interno de madeira do refeitório, depósit o e da biblioteca será

retirado e substituído por PVC, a estrutura de sustentação do forro será revisada, sendo

necessária será reforçada.

Na calçada e depósito externos será executada nova cobertura em fibrocimento

6mm com estrutura de ferro (pilares e treliças). O projeto e a montagem da estrutura

metálica serão de responsabilidade da empresa executora. A cobertura existente será

removida. Serão instadas calhas e algeroz conforme indicado no projeto.

Na ligação das calçadas externas conforme projeto, será instalado toldo padrão

existente com área de cobertura de 8,18m².

PINTURA

Serão executadas pinturas: a) em todas as paredes de alvenaria internas e externas com tinta

acrílica; b) em todas as esquadrias com tinta esmalte; c) na área do escovódromo sobre os azulejos com

tinta epóxi; d) no forro de madeira da cozinha, depósito bwc com tinta esmalte; e) no piso do refeitório

e biblioteca com tinta específica para pisos;

Todas as superfícies devem estar limpas e preparadas para receber a nova pintura , todas as

tintas utilizadas serão de qualidade comprovada e aceitas pelo departamento técnico da Prefeitura, as

cores serão definidas na execução das pinturas.

ILUMINAÇÃO

No refeitório e na biblioteca, será reformado o sistema de iluminação, sendo insta lada 6 novos

conjuntos de lâmpada fluorescente e revisado os existentes.

GALPÃO 03

PAREDES

Serão executadas paredes: a) em alvenaria com estrutura em concreto armado

para dividir o auditório criando uma sala para o centro de distribuição de merenda,

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE SEARA

com tijolos 6 furos, assentados ao chato, revestidas por chapisco emboço e massa fina

com dimensões especificadas no projeto;

Será demolida parede em alvenaria para instalação de porta para acesso a nova

sala com dimensões de projeto.

ESQUADRIAS

Será instalada porta para acesso a nova sala, sendo a porta dupla em alumínio

com chapa frisada de abrir e em alumínio com tela anti -insetos com dobradiças tipo

vai-vem.

Nas janelas existentes da nova sala serão instaladas tela de proteção anti -

insetos com estrutura em alumínio.

PINTURA

Serão executadas pinturas: a) em todas as paredes de alvenaria internas e externas com tinta

acrílica; b) em todas as esquadrias e platibanda externa com tinta esmalte;

Todas as superfícies devem estar limpas e preparadas para receber a nova pintura, todas as

tintas utilizadas serão de qualidade comprovada e aceitas pelo departamento técnico da Prefeitura, as

cores serão definidas na execução das pinturas.

ILUMINAÇÃO E ENERGIA ELÉTRICA

Serão instalados 4 novos pontos d e iluminação fluorescente (2x40)W, com interruptor simples

e 4 novos pontos de tomada baixa 1.200W, a instalação será com eletrodutos aparentes. As instalações

serão na nova sala.

NOVA ESCOLA

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE SEARA

PAVIMENTAÇÕES

Será executado pavimentação em concreto arma do 20 MPa, com espessura de

6cm, com malha de aço 4.2mm (30x30)cm.

Sobre o novo piso será executada pavimentação em piso cerâmico 40x40cm

PEI 5, o piso deve ser apresentado ao departamento de projetos da prefeitura municipal

para aprovação antes da colocação.

A área da nova pavimentação esta indicada no projeto.

PAREDES

Será instalada divisória leve tipo Eucatex, com parte em vidro liso 4mm e

porta, com dimensões especificadas no projeto;

COBERTURA

Será instalada calha em chapa galvanizada na área d e cobertura interna

conforme indicado no projeto.

PINTURA

Serão executadas pinturas: a) em todas as paredes de alvenaria internas e externas com tinta

acrílica; b) em todas as esquadrias e beirais com tinta esmalte;

Todas as superfícies devem estar limpas e preparadas para receber a nova pintura, todas as

tintas utilizadas serão de qualidade comprovada e aceitas pelo departamento técnico da Prefeitura, as

cores serão definidas na execução das pinturas.

ENTORNO

Em todo o entorno do terreno do colé gio será instalados equipamentos de foram a delimitar a área

interna do mesmo.

CERCA – será instalada cerca em tela de arame nº 12, malha 8cm, com pilaretes de concreto 10x10cm,

a cada no máximo 3m, altura da tela 1,50m, de forma a fechar os espaços entr e os galpões 02 e 03 e do galpão 03

até a parte de fundos onde já existe cerca, também na parte frontal próximo a quadra descoberta, da cerca

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE SEARA

existente até o novo portão. Todas as indicações estão especificadas no projeto. Nas proximidades da Caixa

d’água nos fundos será instalado um portão em tubo galvanizado e tela.

GRADES E PORTÕES DE FERRO – Nos fundos do galpão 01 e entre o galpão 01 e a quadra

descoberta serão instaladas grades de fechamento em ferro e portões, com dimensões especificadas no projeto e

orçamento.

PORTÃO DE ACESSO PRINCIPAL – No acesso principal de entrada da escola será instalado portão

em tubo galvanizado 50mm, com fechamento em tela soldada 5x15cm, o portão será de correr em uma folha de

1,50m de altura por 6,00m de largura, sobre trilhos.

Para sustentação do portão e trilhos serão executados vigas trilho e pilares em concreto armado.

O portão será servido de serviço de abertura eletrônico e interfone com instalação de dispositivos de

atendimento e abertura instalados na sala da secretaria da escola nova.

SERVIÇOS FINAIS

Toda a obra deve ser entregue limpa, com todos os equipamentos em funcionamento, todos os entulhos

gerados na reforma devem ter a destinação correta, ficando esta sob a responsabilidade da empresa executora,

Seara-SC, abril de 2011.

CLADENIR CHIARELLODepartamento de ProjetosCREA/SC n° 33.703-5

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE SEARA

Anexo 05 – Minuta do Contrato

Contrato nº. ___/2011.

Contratação de empreitada por preço global para reforma da Escola NúcleoDeolindo Zílio, localizado na BR 283, Linha Vani, neste Município – Tomadade Preços nº. 061/2011.

Partes Contratantes: O Município de Seara , Estado de Santa Catarina, pessoa jurídica dedireito público, CNPJ nº. 83.024.505/0001-13, com sede e foro a avenida Anita Garibaldi, nº.371, centro, Seara, SC., neste ato representado pela Prefeita Municipal, a Sra. Laci Grigolo,brasileira, casada, residente e domiciliada na Rua Albino Sordi, nº . 69, centro, Seara, SC.,CPF nº. 982.428.739-68, RG nº. 1.870.996, Seara, SC., doravante denominado simplesmenteContratante, e de outro lado à empresa ___________________, CNPJ nº.__________________, estabelecida na av./rua _________, bairro/centro_________, cidade de____________, estado _____., neste ato representada pelo (cargo)___________ ____ oSenhor _____________, brasileiro, estado civil _________, profissão___________, RG nº.________________, CPF nº. _________________, residente e domiciliado na av./rua___________, nº. __________, bairro/centro, na cidade de ________, estado_______________, doravante denominada Contratada.

Cláusula 1ª. – Do objeto: O presente contrato tem por objeto a contratação de empreitada porpreço global para reforma da Escola Núcleo Deolindo Zílio, localizado na BR 283, LinhaVani, neste Município, conforme Anexos 01 a 04, do Edital de Tomada de Preços nº.061/2011, que fazem parte integrante deste contrato.

Cláusula 2ª. – Do regime de execução:§ 1º - Fica estabelecido o prazo máximo de 120 (cento e vinte) dias para a conclusão da obra,contados da data da emissão da Ordem de Serviço, sendo que o prazo de vigência será de 180(cento e oitenta) dias a contar da mesma data, podendo haver prorrogação de prazo naocorrência de fato superveniente, em observância ao disposto em lei e, mediante aconcordância das partes.§ 2º - A emissão da ordem de serviço para início dos trabalhos, fica condicionada aapresentação pela Contratada da Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, o prazomáximo para apresentação da ART é de 5 (cinco) dias úteis a contar da assinatura do termocontratual.§ 3º - O objeto desta licitação deverá ser recebido provisoriamente, mediante emissão, pelaSecretaria Municipal da Cidade, do Termo de Recebimento Provisório da mesma, nos termosalínea “a”, inciso I, artigo 73 da lei nº. 8.666/1993.§ 4º - Decorrido o prazo de até 90 (noventa) dias após a emissão do Termo de RecebimentoProvisório, conforme previsto no §3º, artigo 73 da lei nº. 8.666/1993, o Município de Searaformalizará o recebimento definitivo da obra objeto desta licitação, media nte a emissão doTermo de Recebimento Definitivo da mesma, nos termos da alínea “b”, inciso I, artigo 73 dalei nº. 8.666/1993.

Cláusula 3ª. – Do preço e condições de pagamento : O valor do presente contrato é de R$_______________, (_________________) . Os pagamentos serão efetuados a prazo,proporcional ao andamento da obra, mediante apuração em medições que ocorrerão no

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE SEARA

interstício de 30 dias, ou quando houver necessidade e serão autorizados após 10 dias daapresentação da medição, vistoria, aceitação e e missão da nota fiscal respectiva.

Cláusula 4ª. – Do reajuste: Durante o período de vigência deste contrato não será concedidoreajuste aos preços contratados.

Cláusula 5ª. – Dos recursos orçamentários : As despesas decorrentes do presente contratoocorrerão por conta de recursos próprios do Orçamento vigente, com a seguinte classificação:

= 06 – Secretaria Municipal da Educação = 01 – Departamento de Ensino = 1.008 – Infraestrutura, Ampliação e Conservação de Espaços Escolares p/ Ensino Fundamental = 36 – Aplicações Diretas

= 1.010 – Infraestrutura, Ampliação e Conservação de Espaços Escolares p/ Ensino Infantil = 39 – Aplicações Diretas

Cláusula 6ª. – Dos direitos e responsabilidades das partes :§ 1º - Constituem obrigações do Contratante:a) Efetuar o pagamento conforme o ajustado;b) Dar a Contratada as condições necessárias à regular execução do contrato;c) Fornecer informações úteis e necessárias para a perfeita prestação dos serviços com vistas àexecução do objeto deste contrato;d) Confeccionar e colocar placa de identificação da obra e do valor deste contrato.§ 2º - Constituem obrigações da Contratada:a) Prestar os serviços na forma ajustada, sujeitando -se à vistoria e aferição da qualidade peloContratante, sob pena de rescisão contratua l e demais penalidades previstas em lei;b) Atender os encargos trabalhistas, previdenciários e comerciais decorrentes da execução dopresente contrato, ficando o Contratante isento de qualquer vínculo empregatício com osfuncionários da Contratada, bem como de quaisquer obrigações tributárias e acessóriasdecorrentes do cumprimento deste instrumento contratual:- Recolher o imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS, incidente sobre os serviçoscontratados será retido na fonte no ato dos pagamentos , com fundamento em LeiComplementar Municipal em vigor.- A Contratada deverá apresentar comprovação do registro dos empregados, que atuam naexecução dos serviços, bem como, mensalmente junto com a nota fiscal, apresentar cópias dasGuias de Recolhimento do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço – FGTS e Guias deRecolhimento da Previdência Social – GRPS, cópias dos cartões ponto dos funcionários efolhas de pagamento devidamente assinadas por estes, sob pena de retenção de pagamento dosserviços contratados.c) Apresentar, sempre que solicitado, durante a execução do contrato, documentos quecomprovem estar cumprindo a legislação em vigor quanto às obrigações assumidas nalicitação, em especial, encargos sociais, trabalhistas, previdenciários, tributários , fiscais ecomerciais;d) Responsabilizar-se por eventuais prejuízos, indenizações e demais responsabilidades,causados ao Contratante e/ou a terceiros, provocados, por ineficiência, negligência,imperícia, imprudência ou irregularidades comet idas na execução do Contrato;e) A Contratada deverá apresentar a ART de execução da obra , como condição paraemissão da Ordem de Serviço;f) Cumprir integralmente com as determinações estabelecidas pelo Ministério do Trabalho,relativas à segurança e medicina do trab alho;

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE SEARA

g) Responsabilizar-se por qualquer acidente do qual possam ser vítimas seus empregados outerceiros, no desempenho dos serviços objeto do presente Contrato;h) Requerer a matrícula da obra objeto deste contrato junto ao Instituto Nacional do SeguroSocial – INSS, antes do início da execução da mesma;i) Apresentar as guias de recolhimento do FGTS e do INSS, relativas ao CNPJ da Contratadae/ou ao CEI da obra, devidamente quitadas, para o recebimento do pagamento de cadaparcela, bem como a CND do INSS , o CRF do FGTS e declaração contendo, no mínimo, onome e a assinatura dos funcionários e ciente da empresa, comprovando que os salários doperíodo compreendido entre a data de assinatura da ordem de serviço e da data derecebimento provisório da obra foram pagos, para recebimento do pagamento da últimaparcela, podendo esta última ser substituída por Certidão Negativa de Débito Salarialexpedida pela Delegacia ou Subdelegacia Regional do Trabalho;j) Elaborar diário de obra que conste às atividades desenv olvidas a cada dia no local da obra eapresentar quando das fiscalizações e vistorias para emissão de laudos de medição. O modelodo diário de obra será fornecido pelo Departamento de Projetos.

Cláusula 7ª – Das penalidades:§ 1º - Sem prejuízo das sanções previstas nos artigos 86 e 87 da lei nº. 8.666/1993, a empresacontratada ficará sujeita às seguintes penalidades, assegurada a prévia defesa:a) Pelo atraso injustificado na execução do contrato, multa de 0,33% (trinta e três centésimospor cento), sobre o valor da obrigação não cumprida, por dia de atraso, limitada ao total de20% (vinte por cento);b) Pela inexecução total ou parcial do contrato, multa de até 20% (vinte por cento), calculadasobre o valor do contrato ou da parte não cumprida.§ 2º - As multas aqui previstas não têm caráter compensatório, porém moratório e,conseqüentemente, o pagamento delas não exime a empresa contratada da reparação doseventuais danos, perdas ou prejuízos que seu ato punível venha acarretar ao Município deSeara.§ 3º - Sem prejuízo das penalidades de multa, ficam as licitantes que não cumprirem asclausulas contratuais, sujeitas ainda:a) Suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com aAdministração, por prazo não superior a dois a nos.b) Declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Públicaenquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida areabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será conced ida sempreque o contratado ressarcir a Administração pelos prejuízos resultante e após decorrido o prazoda sanção aplicada com base no inciso anterior.

Cláusula 8ª. – Das condições: A Contratada se obriga a manter durante a vigênciacontratual, as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação, sob pena demotivo justo para rescisão e aplicação de penalidades.

Cláusula 9ª. – Dos Recursos Administrativos : Da penalidade aplicada caberá recurso, noprazo de 05 (cinco) dias úteis da notificaç ão, à autoridade superior àquela que aplicou àsanção, ficando sobrestada a mesma até o julgamento do pleito.

Cláusula 10ª. – Do acompanhamento e da fiscalização :§ 1º - A fiscalização e o acompanhamento da execução dos trabalhos da Contratada serãoexercidos pela Contratante, através da Secretaria Municipal da Cidade , a qual poderá, juntoao representante da Contratada, solicitar a correção de eventuais falhas ou irregularidades

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE SEARA

que forem verificadas, as quais, se não forem sanadas no prazo de 2 (dois) dias, serão objetode comunicação oficial à Contratada, para aplicação das penalidades previstas nesteContrato.§ 2º - As solicitações, reclamações, exigências, observações e ocorrências relacionadas com aexecução do objeto deste contrato, serão registradas pela Contratante, constituindo taisregistros, documentos legais.

Cláusula 11 – Da garantia da obra: A licitante contratada responderá objetivamente pelasolidez e segurança da obra objeto da presente licitação, durante o prazo de 5 (cinco) anos,contados a partir da data da conclusão da mesma, em conformidade com o artigo 618, doCódigo Civil Brasileiro.

Cláusula 12 – Da garantia contratual:§ 1º - Como requisito indispensável para a assinatura da ordem de s erviço, a CONTRATADAdeverá comprovar a prestação de garantia contratual no valor de 5% (cinco por cento) dovalor total deste contrato, devendo optar por uma das seguintes modalidades:a) Caução em dinheiro;b) Seguro-garantia;c) Fiança bancária.§ 2º - A garantia prestada será liberada ou restituí da à CONTRATADA no prazo de 15(quinze) dias, contados após a emissão do Termo de Recebimento Definitivo da Obra, sendoque, no caso de caução em dinheiro, será restituída acrescida dos juros resultantes daaplicação dos recursos em caderneta de poupança d a CONTRATANTE.

Cláusula 13 – Da subcontratação:§ 1º - A Contratada poderá subcontratar até 50% (cinquenta por cento) do valor total daobra, objeto deste certame, condicionado a prévia permissão do Município de Seara, queapós análise da indicação do terc eiro, poderá rejeitar a subcontratação, se entenderconveniente. A subcontratação não altera as obrigações contratuais decorrentes desteinstrumento.§ 2º - Na hipótese de subcontratação, os pagamentos serão efetuados diretamente à empresaContratada, conforme estabelecido no item 8 deste Edital, competindo a esta aresponsabilidade exclusiva pelo pagamento da subcontratação, se eventualmente ajustada.

Cláusula 14 – Da Alteração: Este contrato poderá ser alterado, nos casos previstos pelodisposto no art. 65 da lei nº. 8.666/93, sempre através de Termo Aditivo.

Cláusula 15 – Da rescisão:§ 1º - A inexecução total ou parcial dest e contrato ensejará sua rescisão administrativa, nashipóteses previstas nos artigos 77 e 78 da lei nº. 8.666/1993 e posteriores alterações, com asconseqüências previstas no artigo 80 da referida l ei, sem que caiba à Contratada direito aqualquer indenização.§ 2º - A rescisão contratual poderá ser:a) por ato unilateral da Contratante, nos casos enunciados nos incisos I a XII e XVII doartigo 78 da lei nº 8.666/1993;b) amigável, mediante autorização da autoridade competente, reduzida a termo no processolicitatório, desde que demonstrada conveniência para a Contratante.

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE SEARA

Cláusula 13. – Da vinculação ao Edital : Este contrato está vinculado ao processo l icitatório,na modalidade Tomada de Preços nº. 061/2011, para todos os efeitos legais, especialmente emcaso de dúvidas, contradições e omissões.

Cláusula 14 – Das disposições finais : Este contrato é intransferível, não podendo aContratada, de forma alguma, sem anuência do Contratante, sub-rogar seus direitos eobrigações a terceiros.

Cláusula 15 – Do foro: O Foro competente para solução das pendências deste instrumento éo da Comarca de Seara, Estado de Santa Catarina.

E, por estarem justos e contratados, assinam o presente em 04 (quatro) vias de igual teore forma para um fim único.

Seara, SC., aos ____ dias do mês de _______ do ano de 2011.

Laci Grigolo ____________________________Município de Seara Empresa ____________________Contratante Contratada

Testemunhas:

___________________________ _____________________________

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE SEARA

TOMADA DE PREÇOS Nº. 061/2011

ANEXO 06

MODELO DE DECLARAÇÃO DE ATENDIMENTO À LEGISLAÇÃOTRABALHISTA DE PROTEÇÃO À C RIANÇA E AO ADOLESCENTE

Razão Social:Endereço:Cidade/Estado:CNPJ:

DECLARAÇÃO

Ref.: TOMADA DE PREÇOS Nº. 061/2011

................................., inscrito(a) no CNPJ nº ...................., porintermédio de seu representante legal o(a) Sr.(a) ...................................., portador(a)da Carteira de Identidade nº ........................... e do CPF nº .........................,DECLARA, para fins do disposto no inciso V do art. 27 da l ei no 8.666, de 21 dejunho de 1993, acrescido pela lei nº 9.854, de 27 de outubro de 1999, que nãoemprega menor de dezoito anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e nãoemprega menor de dezesseis anos.

Ressalva: emprega menor, a partir de quatorze anos, na condição de aprendiz.

(Observação: em caso afirmativo, incluir a ressalva acima. )

Local, ______ de ____________________ de 2011

(nome e assinatura do responsável legal)(número da carteira de identidade e órgão emissor)

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE SEARA

TOMADA DE PREÇOS Nº. 061/2011

ANEXO 07

MODELO DE TERMO DE RENÚNCIA

Razão Social:Endereço:Cidade/Estado:CNPJ:

À Comissão Permanente de Licitações da Prefeitura Municipal de Seara, SC

TERMO DE RENÚNCIA RELATIVO AO JULGAMENTODA FASE DE HABILITAÇÃO

A proponente abaixo assinada, participante da Licit ação modalidade

TOMADA DE PREÇOS Nº. 061/2011, da Prefeitura Municipal de Seara, através de

seu representante legal, declara na forma e sob as penas impostas pela Lei nº .

8.666/93, de 21/06/1993, que não pretende recorrer da decisão da Comissão de

Licitação, que julgou os documentos de habilitação preliminar, renunciando, assim,

expressamente, ao direito de recurso e ao prazo respectivo, e concordando, em

conseqüência, com o curso do Procedimento Licitatório, passando -se à abertura dos

envelopes de proposta técnica dos proponentes habilitados.

Local, ______ de ____________________ de 2011.

(nome e assinatura do responsável legal)(número da carteira de identidade e órgão emissor)

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE SEARA

TOMADA DE PREÇOS Nº. 061/2011

ANEXO 08

MODELO DE CARTA DE CREDENCIAMEN TO

Ao Departamento de Licitações da Prefeitura Municipal de Seara, SC.,

Credenciamos o(a) Sr.(a) ___________________________ , portador(a)

do RG nº. _______________ e do CPF nº. ________________ , a participar da

licitação instaurada pelo Município de Seara, SC, sob a modalidade acima, na

qualidade de REPRESENTANTE LEGAL , outorgando-lhe poderes para pronunciar -

se em nome da empresa _______________________________________ , bemcomo formular propostas verbais, recorrer, renunciar ao direito deinterposição de recurso e praticar todos os demais atos inerentes ao certame .

Local, ______ de ____________________ de 2011.

(nome e assinatura do responsável legal)(número do RG e CPF)

Razão Social:Endereço:Cidade/Estado:CNPJ: