estaÇÃo de tratamento de Água – eta e estaÇÃo de tratamento de esgoto – ete

3
UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS – IPATINGA – 2010 GESIANE G. FERREIRA - 6º P. FARMÁCIA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA – ETA e ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO – ETE OPERAÇÕES UNITÁRIAS, Prof.a. Juliana DISPONIBILIDADE E USO DA ÁGUA A crescente degradação dos recursos hídricos torna parte da água imprópria para os diversos usos. Para cada uso da água, há necessidade de que a mesma tenha uma determinada qualidade. A água para beber deve obedecer a critérios mais rígidos do que a utilizada para a recreação ou pesca. Indicadores de qualidade física: Cor, Turbidez, Temperatura, Sabor e odor. Indicadores de qualidade química: pH, Dureza. Indicadores de qualidade biológica: coliformes fecais e de algas. No Brasil, a última classificação das águas foi definida pela Resolução nº 357, de 17 de março de 2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (COMANA). POLUIÇÃO DA ÁGUA Quando a poluição da água resulta em prejuízos à saúde do homem, diz- se que está contaminada. SANEAMENTO: Conjunto de medidas visando preservar ou modificar as condições do meio ambiente, com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde. Compreende duas atividades básicas: abastecimento de água e esgotamento sanitário. TRATAMENTO DA ÁGUA O tratamento é a unidade do sistema onde a água bruta é transformada em água potável. Existem técnicas simplificadas de tratamento de água que podem ser adotadas nos domicílios quando não existem sistemas públicos de abastecimento: Filtração, Fervura e Desinfecção domiciliar. - Estações de Tratamento de Água (ETA). O tipo de estação depende da qualidade do manancial, do número de pessoas a serem abastecidas, dos recursos disponíveis e das facilidades de operação e manutenção tendendo ao menor custo, sem deixar de lado a segurança na produção de água potável. Captação: A seleção da fonte abastecedora -> manancial com vazão capaz de proporcionar o abastecimento à comunidade Tipos de tratamento para a água de captação superficial: Oxidação, Coagulação, Floculação, Decantação, Desinfecção, Correção de pH, Fluoretação. SISTEMAS DE ESGOTO Toda água utilizada deve ser coletada e tratada antes de ser lançada ao solo ou em corpo d’água e o tratamento deve atender aos diversos tipos de esgotos. Sistema individual de esgoto -> Fossa séptica Sistema coletivo de esgoto -> Rede coletora - Estações de tratamento de esgoto- (ETE) Tratamento preliminar: - remoção de sólidos grosseiros (grade) - remoção de areia (caixa de areia) Tratamento primário:

Upload: gesiane-g-ferreira

Post on 27-Jun-2015

1.055 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA – ETA e ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO – ETEOPERAÇÕES UNITÁRIAS

TRANSCRIPT

Page 1: ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA – ETA e ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO – ETE

UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS – IPATINGA – 2010GESIANE G. FERREIRA - 6º P. FARMÁCIA

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA – ETA e ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO – ETEOPERAÇÕES UNITÁRIAS, Prof.a. Juliana

DISPONIBILIDADE E USO DA ÁGUA A crescente degradação dos recursos hídricos torna

parte da água imprópria para os diversos usos. Para cada uso da água, há necessidade de que a

mesma tenha uma determinada qualidade. A água para beber deve obedecer a critérios mais rígidos do que a utilizada para a recreação ou pesca.

Indicadores de qualidade física: Cor, Turbidez, Temperatura, Sabor e odor.

Indicadores de qualidade química: pH, Dureza.Indicadores de qualidade biológica: coliformes

fecais e de algas. No Brasil, a última classificação das águas foi

definida pela Resolução nº 357, de 17 de março de 2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (COMANA).

POLUIÇÃO DA ÁGUAQuando a poluição da água resulta em prejuízos à

saúde do homem, diz-se que está contaminada. SANEAMENTO: Conjunto de medidas visando

preservar ou modificar as condições do meio ambiente, com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde. Compreende duas atividades básicas: abastecimento de água e esgotamento sanitário.

TRATAMENTO DA ÁGUAO tratamento é a unidade do sistema onde a água

bruta é transformada em água potável. Existem técnicas simplificadas de tratamento de água que podem ser adotadas nos domicílios quando não existem sistemas públicos de abastecimento: Filtração, Fervura e Desinfecção domiciliar.

- Estações de Tratamento de Água – (ETA). O tipo de estação depende da qualidade do manancial, do número de pessoas a serem abastecidas, dos recursos disponíveis e das facilidades de operação e manutenção tendendo ao menor custo, sem deixar de lado a segurança na produção de água potável.

Captação: A seleção da fonte abastecedora -> manancial com vazão capaz de proporcionar o abastecimento à comunidade

Tipos de tratamento para a água de captação superficial: Oxidação, Coagulação, Floculação, Decantação, Desinfecção, Correção de pH, Fluoretação.

SISTEMAS DE ESGOTO Toda água utilizada deve ser coletada e tratada

antes de ser lançada ao solo ou em corpo d’água e o tratamento deve atender aos diversos tipos de esgotos.

Sistema individual de esgoto -> Fossa séptica Sistema coletivo de esgoto -> Rede coletora- Estações de tratamento de esgoto- (ETE) Tratamento preliminar: - remoção de sólidos grosseiros (grade) - remoção de areia (caixa de areia) Tratamento primário: - decantação de sólidos – lodo (decantador

primário) - digestão do lodo (digestor) - secagem do lodo (leitos de secagem,

adensamento, desidratação) Tratamento secundário: - remoção da matéria orgânica (tratamento

biológico) - decantação do lodo (decantador secundário) -eliminação de microrganismos patogênicos

(desinfecção) Tratamento terciário: - remoção de: nutriente, metais pesados,

compostos não biodegradáveis, microrganismos patogênicos.

Outros processos usados para tratamento de esgoto:

As lagoas de estabilização: processo de tratamento de esgoto que aproveita fenômenos naturais, sendo mais indicadas para regiões de clima tropical: Lagoas facultativas, anaeróbicas e de maturação.

BIOSSÓLIDO: É um produto que transforma o lodo do processo de tratamento de esgotos em adubo.

CONCLUSÃO As condições ambientais têm grande influência

sobre a saúde da população. Um ambiente onde não há água de boa qualidade e

os resíduos são dispostos de forma inadequada, favorecem à proliferação de organismos patogênicos ou de substâncias nocivas. A melhor forma preventiva é garantir à população as condições básicas de vida,

Page 2: ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA – ETA e ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO – ETE

onde os resíduos produzidos sejam adequadamente tratados e dispostos sem danificar o meio ambiente.

QUESTÕES1.Você sabe quantos litros de água se gasta para

tomar banho com o registro aberto por 15 minutos?Banho de ducha por 15 minutos, com o registro

meio aberto, consome 135 litros de água. Se fechamos o registro, ao se ensaboar, e reduzimos o tempo para 5 minutos, o consumo cai para 45 litros.

2.Qual a quantidade de água você gastaria para manter uma piscina de 6mx3mx1.7m?

Se você disse aproximadamente 30,6 m3 de água, está enganado. Uma piscina de tamanho médio exposto ao sol e à ação do vento, perde aproximadamente 3.785 litros de água por mês por evaporação, o suficiente para suprir as necessidades de água potável (para beber) de uma família de 4 pessoas por cerca de um ano e meio aproximadamente, considerando o consumo médio de 2 litros / habitante / dia. Com uma cobertura (encerado, material plástico), a perda é reduzida em 90%.

O que você pode fazer para reaproveitar a água de consumo da sua residência?

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICASÁGUAS DE JOINVILLE. Companhia de Saneamento básico.

Estação de tratamento do esgoto. Disponível em: <http://www.aguasdejoinville.com.br/ciclo_agua/esgoto.htm>. Acesso em 27 de out de 2010.

BRAGA, Benedito et al. Introdução à engenharia ambiental : o desafio do desenvolvimento sustentável. 2.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007. 318p.

MOTA, Suetônio. Introdução à engenharia ambiental. 4.ed. Rio de Janeiro: ABES, 2006. 388p.

SABESP. Saneamento: Esgoto: Tratamento de esgotos: ETE ABC. Disponível em <http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=55> Acesso em 27 de out. 2010.

SABESP. Saneamento: Esgoto: Tratamento de esgotos: ETE São Miguel. Disponível em: <http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=58>. Acesso em 27 de out. 2010.