estação de trabalho multimédia

14
MOSS 2010-2011 Introdução ao Software de Código Aberto Estação de Trabalho Multimédia produção de conteúdos para o ensino Dinis Monteiro // João Silvas // Pedro Brotas 1

Upload: joao-silva

Post on 20-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Estação de Trabalho Multimédia

TRANSCRIPT

MOSS 2010-2011

Introdução ao Software de Código

Aberto

Estação de Trabalho Multimédia

produção de conteúdos para o ensino

Dinis Monteiro // João Silvas // Pedro Brotas

1

Índice

Lista de SoftwareSoftware base

DebianFirefoxMozilla ThunderbirdOpenOffice.orgFilezillaPidginK3BCalibreBluefishiFolderSparkleShare

Edição Gráfica, fotografia e animaçãoGIMPInkscapePencilScribusSynfigMyPaint

Edição e gravação de áudioAudacityKristal Audio EngineAmarok

Criação de JogosOGREGame EditorIRRLICHCafu EngineBlenderCrystal Space

Conversão, Reproducao e Edição de vídeoLiVESKdenliveCinefx/Cinecode/CineplayINGEXffmpegVLCMiro/Conversor MiroDVDStylerCamStudio

Plataformas de E-learning

2

BigBlueButtonMoodleDokeosMaharaSloodle

Conclusão

3

Introdução

Se nos desviarmos da visão romântica que nos sugere um primeiro olhar,

Software Open Source Livre é, na perspectiva do utilizador comum, “software a

custo zero”. Como dita a crença popular “a cavalo dado não se olha o dente”, mas

na verdade, o Software Aberto está de tal forma diversificado, maduro e enraizado,

que hoje podemos encontrar soluções Open Source bastante atractivas que, para

o caso, permitem executar as principais tarefas que procuramos quando fazemos

produção de multimédia.

Respondendo ao objectivo deste trabalho, iniciámos uma análise de vários

tipos de software livre tendo em vista a concepção de um “kit” constituído com

base em produtos e/ou soluções de software de código aberto. Este trabalho tenta

explorar a realidade Open Source no domínio da multimédia.

A instalação deste pacote deverá permitir ao utilizador, a construção de

conteúdos multimédia em variados formatos, para utilização em todo o tipo de

apresentação/exposição, seja ela presencial ou Online (e-learning).

4

Lista de Software

Software base

DebianSistema Operativo com um conjunto de ferramentas e utilitários.Utiliza o kernel Linux (core), mas a maioria das ferramentas básicas do sistema operativo são herdadas do projecto GNU por isso é também conhecido por GNU/Linux. O Debian GNU/Linux disponibiliza mais que um Sistema Operativo puro, contém cerca de 25000 pacotes pré-compilados e preparados para instalação.

Firefox Browser de internet open Source, que permite incluir/desenvolver plugins como por exemplo o moodleR ou PDF viewer. (MoodleR is an easy to use BOT that helps you stay updated on your moodle courses.)

Mozilla ThunderbirdCliente de email que permite utilizar contas POP3, IMAP, etc e ainda adicionar addons de personalização.

OpenOffice.orgÉ um dos melhores pacote de ferramentas office (processador de texto, folha de cálculo, desenvolvimento de apresentações) open source. Suporta diferentes formatos de documentos e ainda o OpenDocument Format e PDF.

FilezillaCliente FTP. Faz a gestão de ficheiros em servidores remotos.

PidginCliente de chat que suporta diversos protocolos de “instance messaging”.

5

AIM, Bonjour, Gadu-Gadu, Google Talk, Groupwise, ICQ, IRC, MSN, MXit, MySpaceIM, QQ, SILC, SIMPLE, Sametime, XMPP, Yahoo!, Zephyr

K3BGravação de CD e DVD robusto e versátil.

CalibreOrganizador de livros por tags, série, editora, avaliação, formato e possui um editor de metadados muito completo. Tem ainda como principal função a conversão de formatos para leitores como o Kindle e Ipad.

BluefishO Bluefish é um poderoso editor de texto focado na criação de websites. Proporciona o desenvolvimento em HTML, XHTML, CSS, XML, PHP, C, Javascript, Java, SQL, Perl, ColdFusion, JSP, Python, Ruby e shell.

iFolderiFolder é uma aplicação de código aberto, desenvolvido pela Novell, Inc., que visa permitir a multi-plataforma e a partilhar de arquivos em redes de computadores.

SparkleShareOs defensores do código aberto que não aderiram ao serviço de sincronização de arquivos Dropbox contam com mais uma alternativa.

Edição Gráfica, fotografia e animação

GIMPFerramenta para tratamento de imagem e produção gráfica.

InkscapeFerramenta para edição e criação de material gráfico vectorial.

6

PencilPencil é um software de animação / desenho para Mac OS X, Windows e Linux. Ele permite criar animação desenhada à mão (desenhos animados) utilizando gráficos bitmap e vector.

ScribusPrograma para paginação de texto e conteúdo gráfico multimédia.

SynfigSynfig é um programa para edição e criação de animações em 2D.

MyPaintO MyPaint é projecto que se foca no uso de mesas digitalizadoras (tablet).

Edição e gravação de áudio

AudacityO Audacity é um programa livre e gratuito, de código fonte aberto, para edição de áudio digital. Está disponível para Mac OS X, Microsoft Windows, GNU/Linux e outros sistemas operacionais.

Kristal Audio EngineO Kristal Audio Engine é um sequenciador, gravador e editor de aúdio multi-track.

AmarokAmarok é um player de música para Unix e Linux, MacOS X e Windows com uma interface intuitiva. Permite a gestão de bibliotecas de audio e sua reprodução.

7

Criação de Jogos

OGRE

É uma engine de 3D escrita em C++, feita para facilitar a produção de aplicativos usando gráficos em 3D. Abstrai todos os detalhes do uso de bibliotecas como Direct3D e OpenGL e prevê uma interface baseada em objectos e outras classes intuitivas.

Game EditorO Game Editor visa simplificar a criação de vários tipos de games para computador ou mesmo smartphone.

IRRLICHMotor para de jogos 3D de código aberto. É multi-plataforma e funciona actualmente sobre Microsoft Windows, Windows CE, Sun Solaris/SPARC, Mac OS X e Linux e pode ser utilizado através de diversas linguagens de programação. O Irrlicht é conhecido pela velocidade e funcionalidades de motor 3D.

Cafu EngineO Cafu é um polivalente motor de gráficos 3D e kit de desenvolvimento.Pode ser usado para criar uma variedade de aplicações em 3D, incluindo jogos, simulações, treinos e software de arquitectura. Escrito em C + +, as ferramentas, bibliotecas e estrutura foram concebidos para tornar o desenvolvimento de jogos e outros aplicativos 3D mais fácil.

BlenderO Blender permite a criação de jogos 2d e 3d. A sua linguagem mãe é o python.

Crystal SpaceCrystal Space é um kit de desenvolvimento completo de software (SDK), fornecendo em tempo real gráficos 3D para aplicações como jogos e realidade virtual.

8

Conversão, Reproducao e Edição de vídeo

LiVESA aplicação LiVES permite ao utilizador uma edição completa de diversos tipos de ficheiros de vídeo. Utiliza ainda um sistema baseado em plugins.

KdenliveKdenlive é um editor de vídeo de código aberto para GNU / Linux e FreeBSD, que suporta DV, AVCHD e HDV. O Kdenlive depende de vários outros projetos de código aberto como o FFmpeg.

Cinefx/Cinecode/CineplayÉ uma suite de código aberto, uma plataforma cruzada de reprodução de media, codificação, efeitos visuais e edição de ferramentas de criação de conteúdo digital.

INGEX

Ingex é um software da BBC Research & Development. Uma suíte de aplicativos open source projectada para baixos custos de gravação e trasncoding.

ffmpegO ffmpeg é um conjunto de bibliotecas de uso livre e open-source que oferece um suporte completo para converter e interagir com praticamente qualquer tipo de media.

VLCSuporta um enorme número de formatos de vídeo. Tem uma interface bastante simples de utilizar e permite ainda a conversão de ficheiros, streaming, entre outras funções..

Miro/Conversor MiroReproduz vários formatos de vídeo. Permite a subscrição de vídeos por RSS e suporta torrents. Permite pesquisar e efectuar o download de vídeos a partir do youtube. Permite também a conversão de vídeo para os formatos do iPhone, iPod, Android, etc.

9

DVDStyler DVDStyler é uma plataforma de DVD authoring, uma aplicação que torna possível criar DVDs profissionaisl. É software open-source distribuído sob a GNU General Public License (GPL).

CamStudio Permite a gravação de vídeos ou fazer screencasts para apresentar como tutorial ou publicitar algum produto.

Plataformas de E-learning

BigBlueButton

É um SW Open Source que permite dar aulas à distancia. Constituido por módulos, como por exemplo: apresentação de slides, vídeo, chat em grupo e privado, partilha de desktop, conferência de voz etc. Permite definir papeis/permissões: participante, apresentador e moderador.

Moodle

É um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual. Pode ainda ser entendido como um sistema de gestão de aprendizagem em trabalho colaborativo baseado nesse programa.

DokeosO sistema possui ferramentas para administração, avaliação, agenda, relatórios de acesso e histórico, entre outras.

MaharaÉ uma solução completa de portfólio electrónico. As suas funcionalidades incluem weblog, sistemas de redes sociais, construtor de currículos, gestor de ficheiros, contactos, etc

Sloodle

Imagine-se um aluno que participa num curso, através de uma palestra

10

virtual no Second Life, fazendo perguntas e interagindo com o locutor e os outros colegas. Tudo isso via chat. Com a integração dos sistemas, esse tipo de registo pode fazer parte dos logs de uma disciplina/curso no moodle..

Conclusão

As nossas soluções propõem criar um kit com capacidades para o

desenvolvimento de conteúdos multimédia e que possam ser integrados em

plataformas e-learning.

Com base na lista de software para criação multimédia open source que nos

propomos realizar, verificamos que existem algumas soluções de topo e que podem

concorrer directamente com ferramentas propriatárias, outras nem tanto. Assim,

e começando pelas primeiras, Calibre, Blender, VLC, Miro, ffmpeg ou CamStudio

apresentam soluções altamente viáveis e profissionais. Por outro lado a nível de

edição de imagem, aúdio ou vídeo as soluções existentes são ainda relativamente

inferiores tecnicamente face às comerciais, mas o bastante para muitas situações

de low/medium end. Ao nível das game engine há também algumas ferramentas de

desenvolvimento e com uma capacidade já profissional, caso do Ogre ou mesmo do

Blender.

Assim e de forma conclusiva podemos analisar que há muitos softwares que

permitem o perfeito desenvolvimento de conteúdos para plataformas de

aprendizagem na web, sendo que contudo há soluções que apesar de não se

mostrarem muito combativas com as vertentes de alta gama profissionais, oferecem

capacidades de desenvolvimento suficientes para a plataforma que analisamos.

11

Referências

12

Debianwww.debian.org Firefoxwww.firefox.com Mozilla Thunderbirdwww.mozillamessaging.com OpenOffice.orgwww.openoffice.org Filezillafilezilla-project.org Pidginwww.pidgin.im K3Bk3b.plainblack.com Calibrecalibre-ebook.com Bluefishbluefish.openoffice.nl iFolderifolder.com SparkleSharesparkleshare.org GIMPwww.gimp.org Inkscapeinkscape.org Pencilwww.pencil-animation.org Scribuswww.scribus.net Synfigsynfig.org

MyPaintmypaint.intilinux.com Audacityaudacity.sourceforge.net Kristal Audio Enginewww.kreatives.org Amarokamarok.kde.org OGREwww.ogre3d.org Game Editorgame-editor.com IRRLICHirrlicht.sourceforge.net Cafu Enginewww.cafu.de Blenderwww.blender.org Crystal Spacewww.crystalspace3d.org LiVESlives.sourceforge.net Kdenlivewww.kdenlive.org FFmpegwww.ffmpeg.org MLT video frameworkwww.mltframework.org Frei0r effectswww.piksel.org Cinefxwww.cinefx.org

Cinecodewww.cinefx.org Cineplaywww.cinefx.org INGEXingex.sourceforge.net ffmpegffmpeg.org VLCwww.videolan.org Mirowww.getmiro.com DVDStylerwww.dvdstyler.org CamStudiowww.camstudio.org BigBlueButtonbigbluebutton.org Moodlewww.moodle.org Dokeoswww.dokeos.com Maharawww.mahara.org Sloodlewww.sloodle.org Wikipediapt.wikipedia.org

13

14