esquizofrenia: ilusÕes dos olhos da mente€¦ · a esquizofrenia é uma doença mental, em que o...

1
31 | 3586 2511 www.teiadetextos.com.br www.ufmg.br/ciencianoar [email protected] Projeto realizado com o apoio do PROEXT 2010 - MEC/SESu. teia de textos Aqui você vai encontrar importantes informações do curioso mundo da Ciência. Contamos com sua ajuda para conservar este texto, que também está disponível em nosso site. 61 ESQUIZOFRENIA: ILUSÕES DOS OLHOS DA MENTE Escutar aquilo que ninguém ouve, ver o que ninguém consegue enxergar e até crer numa vida que não existe. A esquizofrenia é uma doença mental, em que o sujeito pode confundir realidade com imaginário. Os olhos da mente de um esquizofrênico podem estar repletos de ilusões, pensamentos mágicos, supersções, mas também ansiedade, irritabilidade e um mal estar permanente, chamado disforia. O diagnósco da esquizofrenia é muito dicil, porque nem todas as pessoas têm as mesmas manifestações. Normalmente, o diagnósco só é feito após anos de acompanhamento do paciente. E quais seriam as causas da esquizofrenia? A doença tem uma grande influência genéca, mas o ambiente é um fator determinante. Apesar de não ter cura, se tratado cedo, com drogas anpsicócas e terapia, um portador de esquizofrenia pode ter sinais bem mais leves e a doença pode, em alguns casos, ser totalmente controlada. Muitas pessoas importantes, na área acadêmica, veram esquizofrenia. Um caso muito conhecido foi o do matemáco norte-americano John Nash, ganhador do Prêmio Nobel em economia, em 1994, cuja história da convivência de sua doença com a carreira matemáca rendeu o filme “Uma mente brilhante”. Nos livros e nas canções, sonhos e fantasias são temas recorrentes. Não se prender ao real, “viver uma realidade inventada”, como escreveu Clarice Lispector, é o anseio de muitos! Mas são poucos os que carregam dentro de si essa liberdade. Eles são poetas e nem sabem. Texto originalmente escrito por Luara Augusta para o programa Ritmos da Ciência, da Rádio UFMG Educava 104,5 FM, e adaptado por Yuri Fernandes. "Quem sabe é a tal da esquizofrenia Quanta coisa estranha eu guardo dentro dos órgãos" Sérgio Dias

Upload: others

Post on 16-May-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ESQUIZOFRENIA: ILUSÕES DOS OLHOS DA MENTE€¦ · A esquizofrenia é uma doença mental, em que o sujeito pode confundir realidade com imaginário. Os olhos da mente de um esquizofrênico

31 | 3586 2511www.teiadetextos.com.brwww.ufmg.br/[email protected] realizado com o apoio do PROEXT 2010 - MEC/SESu.teia de textos

Aqui você vai encontrar importantes informações do curioso mundo da Ciência. Contamos com sua ajuda para conservar este texto, que também está disponível em nosso site.

61

ESQUIZOFRENIA: ILUSÕES DOS OLHOS DA MENTE

Escutar aquilo que ninguém ouve, ver o que ninguém consegue enxergar e até crer numa vida que não existe.

A esquizofrenia é uma doença mental, em que o sujeito pode confundir realidade com imaginário. Os olhos da mente de um esquizofrênico podem estar repletos de ilusões, pensamentos mágicos, superstições, mas também ansiedade, irritabilidade e um mal estar permanente, chamado disforia.

O diagnóstico da esquizofrenia é muito difícil, porque nem todas as pessoas têm as mesmas manifestações. Normalmente, o diagnóstico só é feito após anos de acompanhamento do paciente.

E quais seriam as causas da esquizofrenia?

A doença tem uma grande influência genética, mas o ambiente é um fator determinante. Apesar de não ter cura, se tratado cedo, com drogas antipsicóticas e terapia, um portador de esquizofrenia pode ter sinais bem mais leves e a doença pode, em alguns casos, ser totalmente controlada.

Muitas pessoas importantes, na área acadêmica, tiveram esquizofrenia. Um caso muito conhecido foi o do matemático norte-americano John Nash, ganhador do Prêmio Nobel em economia, em 1994, cuja história da convivência de sua doença com a carreira matemática rendeu o filme “Uma mente brilhante”.

Nos livros e nas canções, sonhos e fantasias são temas recorrentes. Não se prender ao real, “viver uma realidade inventada”, como escreveu Clarice Lispector, é o anseio de muitos! Mas são poucos os que carregam dentro de si essa liberdade. Eles são poetas e nem sabem.

Texto originalmente escrito por Luara Augusta para o programa Ritmos da Ciência, da Rádio UFMG Educativa 104,5 FM, e adaptado por Yuri Fernandes.

"Quem sabe é a tal da esquizofreniaQuanta coisa estranha eu guardo dentro dos órgãos"

Sérgio Dias