espetáculo trotamundus!

10

Upload: vudiep

Post on 08-Jan-2017

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Espetáculo Trotamundus!
Page 2: Espetáculo Trotamundus!

O projeto é uma proposta de pesquisa focada na produção e circulação de espetáculos teatrais de repertório que utilizem, na sua concepção dramatúrgica, diferentes técnicas do Teatro de Formas Animadas. Transita do antigo teatro de animação à vanguarda do gênero, numa pesquisa iluminada, ora pelo aprofundamento da teatralidade, ora pela ênfase no caráter espetacular.

O primeiro espetáculo do projeto estreou em 2011. é um espetáculo de Teatro de Figuras na rua. Apresenta as aventuras do contador de histórias Valentin e funde o conto Os Músicos de Bremem, dos Irmãos Grimm, à antiga técnica de animação Toy Theatre. Com mais de cinco anos de circulação, o pequeno espetáculo segue em temporada por diversas cidades no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Rio de Janeiro em diversos eventos e circuitos ligados a literatura, às artes plásticas e ao próprio teatro.

O segundo espetáculo estreou em 1º de Maio de 2016. Trata-se de Nele, à partir do Teatro de Objetos é dramatizada a história de Hannah

Arendt, filosofa alemã que testemunhou os anos sombrios da primeira metade do século 20.

Brechó da Humanidade foi indicado a seis categorias do Prêmio Açorianos de Teatro Adulto 2016, vencendor na categoria “Melhor Ator”, na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul:

Melhor Cenografia - Rudinei MoralesMelhor Figurino - Liane VenturellaMelhor Dramaturgia - Liane venturella e Rudinei MoralesMelhor Direção - Liane VenturellaMelhor Espetáculo de 2016 - Júri Oficial e Júri Popular

Em fase de produção, com estreia em 2017, o espetáculo de ruapesquisa o êxodo contemporâneo, em particular os deslocamentos entre a Síria e a Hungria ocorridos em 2015, e utiliza como técnica o Teatro Lambe-Lambe.

#solosanimados

“O Teatro de Caixa”

Brechó da Humanidade

“Troféu Açorianos de Teatro - Melhor Ator 2016”

.

Trotamundus

Page 3: Espetáculo Trotamundus!

Tribunal húngaro ordena novo julgamento de sírio-ciprióta condenado por terrorismo

15 de Junho de 2017

O tribunal de recurso húngaro ordenou um novo julgamento para o sírio-ciprióta condenado a dez anos de prisão pelo seu alegado papel em confrontos na fronteira da Hungria com a Sérvia há dois anos.

A União Europeia e grupos de defesa dos direitos humanos criticaram a condenação de Ahmed Hamed, de 40 anos, residente há dez anos no Chipre, por "travessia ilegal de fronteira, ato de terrorismo e participação em manifestação que afetou a ordem pública".

Esta sentença "está anulada", anunciou o juíz do tribunal de recurso da cidade de Szeged, determinando que Hamed deve permanecer preso enquanto espera pelo novo julgamento.

O juíz admitiu que o caso do sírio-ciprióta "pode não ter sido examinado da maneira mais adequada" na primeira instância.

Esta decisão é "um passo na direção certa para uma absolvição" e que as "ações de Ahmed Hamed não podem, de maneira credível, constituir atos de terrorismo", disse o representante da Amnistia Internacional.

Os procuradores húngaros acusaram Hamed de ter utilizado um megafone para orquestrar a violência contra a polícia na fronteira com a Sérvia, em 16 de setembro de 2015, após o governo húngaro ter fechado a passagem entre os dois países com cercas de arame farpado.

Page 4: Espetáculo Trotamundus!

Várias dezenas de migrantes tentaram passar pela fronteira, mas os policiais responderam com gás lacrimogéneo e canhão de água. Cerca de quinze policiais e mais de uma centena de migrantes ficaram feridos.

A defesa admitiu que Ahmed lançou pedras, mas sem intenção de acertar ou ferir alguém, não participou de ato terrorista, e que o uso de um megafone para tentar mediar a situação entre os migrantes e a polícia.

Hamed explicou que estava acompanhando seus parentes mais idosos que fugiram do norte da Síria e tinham como destino a Alemanha.

O parlamento europeu aprovou uma resolução criticando a ação do governo húngaro, fazendo referência ao tratamento infligido a Ahmed Hamed.

Victor Orban, primeiro-ministro húngaro, disse que "Bruxelas está abertamente do lado dos terroristas".

é a terceira etapa do projeto #solosanimados. Um espetáculo solo, que acontece na rua, com classificação livre.

Direção de Liane VenturellaAtuação de Rudinei MoralesDuração 10 minutos - reapresentado 10 vezes - Total de 100 minutosMontagem e desmontagem = 60 minutos [cada ação]

À partir deste recorte histórico + um mergulho ao Teatro Lambe-Lambe =

# refugiado andarilho que para comunicar-se utiliza sinais secretos e fantásticos desenhos & fala com as mãos para conduzir o público à tocante história de sua vida + tudo dentro de uma pequena máquina = um sofisticado e impressionante brinquedo teatral.

Trotamundus

Trotamundus

Page 5: Espetáculo Trotamundus!
Page 6: Espetáculo Trotamundus!
Page 7: Espetáculo Trotamundus!
Page 8: Espetáculo Trotamundus!
Page 9: Espetáculo Trotamundus!
Page 10: Espetáculo Trotamundus!