espetáculo esportivo, fanatismo, entretenimento

13
ESPETÁCULO ESPORTIVO, FANATISMO, ENTRETENIMENTO E DESPOLITIZAÇÃO Trabalho apresentado pelos Alunos: Sebastião, Divino e Guilherme para a Disciplina de Educação Física

Upload: charles-lima

Post on 06-Jun-2015

1.393 views

Category:

Sports


13 download

DESCRIPTION

Espetáculo do esporte, fanatismo esportivo ou entretenimento

TRANSCRIPT

Page 1: Espetáculo esportivo, fanatismo, entretenimento

ESPETÁCULO ESPORTIVO, FANATISMO, ENTRETENIMENTO E

DESPOLITIZAÇÃO

Trabalho apresentado pelos Alunos: Sebastião, Divino e Guilherme para a Disciplina de Educação Física

Page 2: Espetáculo esportivo, fanatismo, entretenimento

O esporte com sua ideia de promover a saúde, sempre influenciou o comportamento da sociedade, mudando os seus hábitos, os costumes e a cultura, sendo capaz também de criar sonhos e ideais. Vai desde a um simples passatempo como também atrai torcedores e apreciadores.

Page 3: Espetáculo esportivo, fanatismo, entretenimento

Com isso, a mídia conseguiu aproximar ainda mais os torcedores e os milhares de espectadores fanáticos por futebol e outros esportes, despertando a percepção da sua influencia sobre a sociedade.

Page 4: Espetáculo esportivo, fanatismo, entretenimento

Essas milhares de pessoas passam horas e horas assistindo em frente a uma TV ou com um rádio, o seu time do coração entrar em campo, outros até compram pacotes consideráveis de programas de TV a cabo, só pra ver o jogo. 

Page 5: Espetáculo esportivo, fanatismo, entretenimento

Em meio a esse fanatismo que a mídia, sempre envolvida, propõe, o esporte se tornou espetáculo, onde o que deveria representar a mera diversão e prazer, hoje é visto como uma manifestação cultural poderosa e influente, capaz de alienar e massificar a população em torno do capitalismo e o consumo.

Page 6: Espetáculo esportivo, fanatismo, entretenimento

Falando sobre o verdadeiro papel e a influência midiática que perceptivelmente ocorre sobre o esporte. O jornalismo esportivo pode ser confundido facilmente com o puro entretenimento, a publicidade, o marketing e a propaganda, porque os atletas que mais se destacam podem ser vistos como símbolos e “super stars”, e o valor altíssimo que pagam a esses jogadores, faz com que as populações mais pobres desejem e queiram ter esse sucesso, acham que é fácil conseguir ser um atleta, já que a maioria desses jogadores vieram de uma origem mais sofrida e humilde e tiveram que passar por vários obstáculos para chegar aonde chegaram. Assim, a mídia vai fazendo com que milhares de pessoas obtenham o mesmo sonho e a mesma certeza de que um dia poderão chegar neste patamar garantindo o sucesso para vida inteira.

Page 7: Espetáculo esportivo, fanatismo, entretenimento

A mídia esportiva tem a função também de exibir a imagem do jogador como “ícone”, exibindo-o em meio à publicidade e a propaganda. O “ícone” do esporte se transforma em objeto de consumo e mais um produto descartável, onde a ideia principal é fazê-lo reconhecido e lucrar às custas de sua imagem, vendendo seus produtos, garantindo mais patrocínios e lucrando cada vez mais. Outro ponto que também é destacado é de que a mídia exalta um campeão só, ou faz de um jogador campeão o destaque de um time, onde o competidor e os outros jogadores ficam apagados, ou então quando é de interesse da mídia exaltar aquilo que está mais em ascendência.

Page 8: Espetáculo esportivo, fanatismo, entretenimento

“O esporte de espetáculo passa a ter, nos canais de televisão, um importante parceiro para o financiamento das equipes e para a realização de eventos esportivos. A parceria entre mídia televisiva e os esportes pode ser observada como um processo de interdependência. Por um lado, os canais de televisão formatam, em certos contextos, seus horários e a programação ordinária de acordo com o calendário dos eventos esportivos; por outro lado, alguns esportes determinam mudanças nas regras para se adequar aos padrões do espetáculo televisivo.”

Page 9: Espetáculo esportivo, fanatismo, entretenimento

Enfim, é visível a grande influência que o esporte obtêm na mída nos dias de hoje, se adequando a regras, dias e a horários, para que o público possa estar mais habituado a essa dependência que o jornalismo esportivo constrói. Mesmo que o esporte tenha uma relação com o lazer e a diversão, fica evidenciado, que sempre será uma questão sócio-cultural, treinar para competir, ganhar sucesso, fama e para algumas pessoas mais pobres, visar o lucro e poder ter um sonho. Portanto essas questões abordadas no texto são muito importantes para uma visão futura do nosso meio midiático, e suas influências sobre o conteúdo esportivo.

Page 10: Espetáculo esportivo, fanatismo, entretenimento

Nos dias de hoje, é raro ver o esporte como pura diversão e lazer, vemos mais pancadaria e violência nos estádios, por conta das torcidas organizadas, e uma grande publicidade que envolve o jornalismo esportivo. São inúmeros erros que se agravam cada vez mais. 

Page 11: Espetáculo esportivo, fanatismo, entretenimento

Antigamente, nos tempos de Pelé, os jogadores ganhavam pelo simples ato de querer ganhar, por amar seu time, por gostar de jogar, já hoje, os jogadores visam mais o lucro, do que um ganho pode oferecer na vida de um jogador, e os benefícios que existem. Além de que, a população mais carente é iludida pelo fato de que a mídia lhe mostra um estilo de vida totalmente diferente, uma vida repleta de facilidades e dinheiro, por meio do esporte. 

Page 12: Espetáculo esportivo, fanatismo, entretenimento

Ter um sonho, e estimular essa população a querer algo, é bom, mas será que esse é o meio mais correto? Por que se pensar neste lado de que o esporte será um meio rentável, ele deixará de ser promoção de saúde e de lazer e passará a ser um emprego, que todos procurarão ser no futuro. O esporte como diversão é o meio mais correto, e se a mídia continua a impor esse método tão pouco construtível, é importante rever essa prática.

Page 13: Espetáculo esportivo, fanatismo, entretenimento

FIM