especificação padrão ipiranga

6
Dep. de Seg. Meio Ambiente e Engenharia. DATA: 03/2006 Especificação de Adequação de Caminhão Tanque (tipo bottom loading) para Eliminação de Vapor 1. Introdução O processo de eliminação de vapores tem como finalidade tratar os gases emitidos durante o carregamento de caminhões tanque nas ilhas de abastecimento, fazendo com que os compostos derivados de petróleo liberados não sejam lançados na atmosfera. A implementação deste sistema, atualmente, é uma exigência dos órgãos ambientais para operação de terminais de armazenamento de derivados de petróleo, amparados pela legislação pertinente. A CBPI está implantando no seu terminal de São Caetano do Sul uma unidade de eliminação de vapores, em atendimento à exigência do órgão ambiental local. Para poder captar os gases emitidos durante o carregamento serão necessárias algumas adaptações nos caminhões tanque que operam nessas unidades. 2. Objetivo A especificação das válvulas e do circuito pneumático necessários para adequação dos caminhões tanque visa assegurar a funcionalidade e segurança do sistema de eliminação de vapores. Com este objetivo, a CBPI elaborou uma especificação básica para orientação da adequação dos caminhões bottom Loading que operam tanto em terminais com eliminação quanto naqueles sem eliminação de vapores. 1

Upload: kratos999

Post on 14-Jan-2016

30 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Especificação Padrão Ipiranga

TRANSCRIPT

Page 1: Especificação Padrão Ipiranga

Dep. de Seg. Meio Ambiente e Engenharia.DATA: 03/2006

Especificação de Adequação de Caminhão Tanque (tipo bottom loading) para Eliminação de Vapor

1. Introdução

O processo de eliminação de vapores tem como finalidade tratar os gases emitidos durante o carregamento de caminhões tanque nas ilhas de abastecimento, fazendo com que os compostos derivados de petróleo liberados não sejam lançados na atmosfera.

A implementação deste sistema, atualmente, é uma exigência dos órgãos ambientais para operação de terminais de armazenamento de derivados de petróleo, amparados pela legislação pertinente. A CBPI está implantando no seu terminal de São Caetano do Sul uma unidade de eliminação de vapores, em atendimento à exigência do órgão ambiental local.

Para poder captar os gases emitidos durante o carregamento serão necessárias algumas adaptações nos caminhões tanque que operam nessas unidades.

2. Objetivo

A especificação das válvulas e do circuito pneumático necessários para adequação dos caminhões tanque visa assegurar a funcionalidade e segurança do sistema de eliminação de vapores.

Com este objetivo, a CBPI elaborou uma especificação básica para orientação da adequação dos caminhões bottom Loading que operam tanto em terminais com eliminação quanto naqueles sem eliminação de vapores.

3. Descrição de Funcionamento

3.1.Esquema de ligação – circuito básico

1

Page 2: Especificação Padrão Ipiranga

Dep. de Seg. Meio Ambiente e Engenharia.DATA: 03/2006

Legendas:

1 – Válvula de captação de vapor seqüencial3 – Válvula vent6 – Adaptador para captação de vapor 9 – Válvula de fundoA – Tubulação para carregamento bottom loadingB – Tubulação para coleta dos gases

3.2.Descrição Básica

Ao Conectar o adaptador para captação de vapor ( N 6 ) , ocorrerá a abertura da válvula de captação de vapor seqüencial ( Nº 1 ) , liberando os vapores para o sistema .

4. Especificação e Montagem dos materiais

4.1.Válvula de captação de vapor seqüencial (1) – Material em alumínio, selos em viton, tamanho 3”, com acionamento pneumático, ponto de conexão com tanque tipo flange padrão TTMA, ponto de conexão com a tubulação coletora dos gases tipo rosca NPT, pressão mínima de operação 413KPa (60PSI).

4.2.Tampa de visita com válvula de emergência (2) – Material em alumínio gaxeta em buna N, tamanho 20”, ajustada para abrir a uma pressão de 25KPa (3,63PSI).

4.3.Anel da tampa de visita – Material em aço carbono, tamanho 20”, para ajuste da tampa de visita.

2

Page 3: Especificação Padrão Ipiranga

Dep. de Seg. Meio Ambiente e Engenharia.DATA: 03/2006

4.4.Válvula Vent (3) – Material em alumínio, selos em viton, com acionamento pneumático, responsável pela liberação dos gases para atmosfera (quando o carregamento não for dotado de recuperação de vapor).

4.5.Válvula de alívio térmico (4) – Material em alumínio, ajustada para abrir a uma pressão de 20Kpa (2,9PSI).

4.6.Sensor Overfill (5) – Material em aço carbono, cinco cabos, tamanho 2” tipo rosca NPT, sistemas de checagem; se houver condensação não interferirá no seu funcionamento evitando falha no sistema; resiste à luz do sol, sem partes móveis, tipo encaixe. Pode ser removido.

4.7.Adaptador para captação de vapor (6) – Material em alumínio, selos em buna N, tamanho 4”, com fim de curso (interlock), ponto de conexão com coletor de vapores da plataforma. Sua instalação deve ser feita perto do pára-choque traseiro do caminhão (* vide figura)

4.8.Tampa da válvula de captação (CAP) – Abertura simples, para proteção do adaptador.

4.9.Válvula pneumática (Interlock) (7) – Fim de curso (interlock), resistente ao impacto e à corrosão (liga de alumínio). Montagem rígida.

4.10. Válvula de fundo (8) – Material em alumínio, com acionamento pneumático, tamanha 5”x4”, previne derramamento em caso de acidentes na parte de baixo da carreta ou no caso de falha no sistema.

4.11. Tubulação – A tubulação para captação dos vapores deverá ter no mínimo 3” e ser do mesmo material do tanque do caminhão. A sua instalação deverá ser feita em cima do caminhão, do lado direito (lado do carona), e possuir um caimento para que possa, por gravidade, fazer a drenagem de líquidos acumulados na tubulação.

(* figura item 4.7)5. Referências

Norma americana API 1004 – Bottom Loading and Vapor Recovery for MC-306 & DOT-406 Tank Motor Vehicles.

3

Page 4: Especificação Padrão Ipiranga

Dep. de Seg. Meio Ambiente e Engenharia.DATA: 03/2006

Catálogo Civacon – Civacon Transport Equipment Catalog.

6. Código Peças (Civacon)

1 – 1998 Sequential Vapor Valve2 – SSU111100 Petroleum Manhole Covers 3 – Conventional Vapor Valves4 – NV2001 Pressure Vacuum Vent5 – 1110 Optic Overfill Top Sensor6 – 611T Vapor Recovery Adaptor7 – 100SW Air Interlock Valve8 – VA6112 Internal Valves

7. Código Peças (Vlados)

1 – 1998 Sequential Vapor Valve2 – SSU111100 Petroleum Manhole Covers 3 – Conventional Vapor Valves4 – NV2001 Pressure Vacuum Vent5 – 1110 Optic Overfill Top Sensor6 – 611T Vapor Recovery Adaptor7 – 100SW Air Interlock Valve8 – VA6112 Internal Valves

4

Page 5: Especificação Padrão Ipiranga

Dep. de Seg. Meio Ambiente e Engenharia.DATA: 03/2006

7. Anexo

5

1

23

4

5

6

87