especialidades odontológicas

101
Especialidades Odontológicas Trabalho para aquisição de conhecimento apresentado no Curso Técnico em Saúde Bucal da escola técnica Nova Biotec, pelas alunas Yasmim Zarur, Nayara Mariano, Thais Moraes, Elisa Pereira e Barbara Andrade, sob a supervisão do Professor Eduardo Gomes.

Upload: yasmim-zarur

Post on 09-Jul-2015

2.206 views

Category:

Health & Medicine


0 download

DESCRIPTION

Slide sobre Especialidades Odontológicas feito pelas alunas do curso Técnico em Saúde Bucal da escola técnica Nova Biotec - Bragança Paulista.

TRANSCRIPT

Page 1: Especialidades Odontológicas

Especialidades OdontológicasTrabalho para aquisição de conhecimentoapresentado no Curso Técnico em SaúdeBucal da escola técnica Nova Biotec, pelasalunas Yasmim Zarur, Nayara Mariano,Thais Moraes, Elisa Pereira e BarbaraAndrade, sob a supervisão do ProfessorEduardo Gomes.

Page 2: Especialidades Odontológicas
Page 3: Especialidades Odontológicas

Na Odontologia, os dois tipos de radiografias mais utilizados são as

periapicais ( retiradas de dentro da boca) e as panorâmicas. Aradiografia panorâmica, um dos mais importantes mecanismos, deuso amplo, que possibilita determinar, na face do paciente, asituação do osso, bem como a arcada dentária, em uma só tomadaradiográfica, é de grande facilidade, já que o filme é colocado fora daboca do paciente.

Radiologia Panorâmica e Periapical.

Em áreas como Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, Ortodontia,Implantodontia e Periodontia a radiologia é imprescindível.Na primeira, é utilizada para diagnosticar lesões, fraturas ósseas,dentes supranumerários(em maior número que o normal),impactados ( inclusos ou que “não nasceram”) e outros, permitindoo planejamento para a melhor intervenção cirúrgica eacompanhamento.

Page 4: Especialidades Odontológicas

Na Implantodontia, entre os muitos benefícios, permite a

recolocação de elementos dentais, evitando o uso de prótesesfixas ou móveis( por exemplo: ponte-fixa e Roath), além deavaliar a condição óssea para implantes, se há necessidade deenxerto ósseo e a osseointegração( fixação) entre implante e

osso.Na Ortodontia, especialmente na DocumentaçãoOrtodôntica, que compreende radiografias e exames diversos,a radiologia é largamente utilizada. É útil ainda na confecçãode moldes de gesso, fotos e slides entre outros procedimentos(dependendo do caso tratado), fundamentais para oplanejamento e tratamento ortodôntico.

Na Periodontia é utilizada, principalmente, para visualizarperdas ósseas, e assim planejar corretamente o tratamento.

Page 5: Especialidades Odontológicas

Rx Panorâmica.

Rx Oclusal

Rx Periapical

Rx Interproximal

Page 6: Especialidades Odontológicas

Quais são os exames radiográficos

na rotina odontológica?O cirurgião-dentista costuma executar os examesintrabucais no seu consultório e solicita as técnicasextrabucais para serviços especializados. Na atualidade,a maioria das especialidades utiliza a técnica panorâmicapor ser de fácil execução e pelo fato de que, numaradiografia, visualizam-se as estruturas que compõem ocomplexo maxilomandibular, assim como estruturasanexas, como órbitas, seios maxilares, fossa nasal earticulações temporo-mandibulares.

Page 7: Especialidades Odontológicas

Radiografia PanorâmicaA radiografia panorâmica é um importante exame radiográficoutilizado para o diagnóstico e planejamento terapêutico das doençasdos dentes e dos ossos da face. Atualmente, a maioria dos dentistassolicita esse exame no início e no controle dos tratamentosodontológicos. Ela é um excelente exame quando uma visão amplada maxila e mandíbula é desejada.

Vantagens: O exame ortopantomográfico, mais conhecido como radiografia panorâmica, é um exame útil e bastante prático para complementar o exame clínico no diagnóstico das doenças dos dentes (cáries ou doenças endodônticas) e dos ossos da face. Através desse exame, o dentista pode visualizar todos os dentes de uma só vez, inclusive os que ainda não estão erupcionados. Cáries, fraturas dentais, infecções ou outras doenças dos ossos que sustentam os dentes podem ser visualizadas e, muitas vezes, diagnosticadas.

Page 8: Especialidades Odontológicas

Além do diagnóstico das lesões dentais, quais as

outras indicações das radiografias panorâmicas?

Praticamente no diagnóstico de todas as lesões dos ossosda maxila e mandíbula. Através desse exame,pesquisam-se reabsorções ósseas e radiculares, cistos,tumores, inflamações, fraturas pós-acidentes, distúrbiosda articulação temporomandibular (que causam dor naregião de ouvido, face, pescoço e cabeça) e sinusite. Écomum solicitá-lo também como exame pré-operatórioem cirurgias dos dentes e ossos.

Page 9: Especialidades Odontológicas

Nas crianças, quando são indicadas

as radiografias panorâmicas?

Em Odontopediatria, esse exame tem amplasindicações, tanto na prevenção como no diagnóstico dedistúrbios dentais e raciais. O dentista pode fazer o “pré-natal” dos dentes, examinando-os mesmo antes que eleserupcionem, podendo analisar sua localização, forma,angulação e a presença de dentes extranumerários(dentes que excedem o número normal) ou agenesia(falta do germe dentário) e assim prevenir ou atenuarfuturos problemas estéticos e/ou relacionados àarticulação. O estudo dos ossos na procura por lesõesintraósseas, como cistos e tumores, também faz parte deuma boa odontologia preventiva.

Page 10: Especialidades Odontológicas

Existe algum perigo quando se

realiza a radiografia panorâmica?

Atualmente, com os modernos aparelhos de raios-x, aproteção dos aventais de chumbo e os filmes maissensíveis, esse método é bastante seguro. Nas mulheresgrávidas, optamos por realizá-lo depois do terceiro mêsde gestação ou após o parto, dependendo da necessidadedo caso e sempre observando as medidas de segurança.

Page 11: Especialidades Odontológicas
Page 12: Especialidades Odontológicas

Dentística RestauradoraDentística ou odontologia estética atuana área da cosmética erestauração dental.Entre outros serviços,os profissionais destaespecialidade tratam declareamentos dosdentes, uso de resinasdiretas, peelinggengival, facetas erestaurações estéticas.

Page 13: Especialidades Odontológicas

O seu principal foco é a estética, ainda

que a restauração de dentes também sejauma medida importante para a saúdeindividual, já que a permanência decáries pode causar problemas a váriosníveis, além de criar problemas namastigação dos alimentos.

Pesquisa os vários tipos de preparaçõesdentárias, a relação dos materiaisrestauradores com a estrutura dentária eo resto do organismo, técnicasrestauradoras, etc. Tornando possível aocirurgião-dentista restaurar de formadireta ou indireta a estética e a funçãodos dentes comprometidos.

Page 14: Especialidades Odontológicas

Dentística Restauradora (Estética)Nos últimos anos, o desejo de ter uma aparência saudável, jovem ebonita, tornou-se cada vez mais um aspecto importante do nossotratamento. A especialidade de Dentística Restauradora, tambémconhecida como Odontologia Estética é usada para clarear,aumentar, diminuir, corrigir de pequenas à grandes imperfeições,além de disfarçar tudo que pode prejudicar a beleza e harmonia deum sorriso.

Restaurações:

A odontologia segue caminhos buscando restabelecer a estética e obem estar do cliente, devolvendo-lhe a autoestima, o prazer emsorrir, ou seja, o prazer em viver. Inúmeras são as técnicas emateriais utilizados para a melhoria do sorriso que vão desde oclareamento dental, resinas, facetas e coroas de porcelana .Hoje ospacientes procuram o tratamento odontológico por estética, nãoaceitam mais restaurações de amalgama (escuras) e metais.

Page 15: Especialidades Odontológicas

De acordo com a Dra Luciana as restaurações em resina,também conhecidas como restaurações brancas, são muitoutilizadas hoje em dia, seja para trocar restaurações antigasou restaurar cavidades de cárie. As resinas também são muitoutilizadas para melhorar a forma de dentes, consertar dentesquebrados, manchados, espaçados ou um pouco desalinhadosque podem ser transformados em um novo sorriso. É possívelmudar todas as restaurações escuras ou metálicas. Os dentesposteriores, que antes eram restaurados apenas poramálgama de prata (material metálico, de cor cinza), agora jápodem ser restaurados em resina.

A vantagem mais conhecida das resinas compostas é aestética. Quando corretamente indicada, as resinas restauramo dente de forma “conservadora”, pois se aderem ao dentecomo “cola”. Assim, não requerem desgaste de tecidosdentários sadios, ou seja, o dentista remove apenas a cárie oua restauração antiga.

Page 16: Especialidades Odontológicas

Clareamento

Dental Um fator de muita influênciasobre o comportamento daspessoas. Dentro deste contexto, énatural que a odontologia estejapreparada para atender os anseiosestéticos. A busca por um sorrisomais branco vem se tornando acada dia mais comum. OClareamento Dental é uma soluçãonão invasiva que branqueia asuperfície dental e é um métodoexcelente para obter um sorrisomais harmônico.

Page 17: Especialidades Odontológicas

Segundo a Dra Luciana Triches um dos tratamentosmais procurados atualmente é o clareamento dental. OClareamento dental visa a recuperação da cor originaldos dentes pois com o passar da idade há umescurecimento natural dos dentes que é acelerado pelaingestão de alguns alimentos e bebidas como, vinhotinto, chimarrão, refrigerantes, cafezinho, cigarro entreoutros .

O clareamento pode ser feito por qualquer pessoa, enão prejudica os dentes. Os produtos utilizados sãoaprovados pela American Dental Association ( ADA)

Page 18: Especialidades Odontológicas

Existem basicamente dois tipos de clareamento dental:

• Clareamento Caseiro

No clareamento caseiro, a maior parte do tratamento érealizada pelo próprio paciente, o qual utiliza o gelclareador dentro de uma moldeira personalizada feitapelo dentista. Estes materiais são fornecidos peloCirurgião Dentista, que irá supervisionar o tratamentoatravés de visitas periódicas do paciente ao consultório.O paciente irá usar o gel por aproximadamente 20 dias,geralmente a noite, após a higienização.

Page 19: Especialidades Odontológicas

• Clareamento no consultório

No clareamento realizado no consultório, o dentista irá

aplicar sobre os dentes um agente gel clareador maispotente. Durante a aplicação, a gengiva, lábios ebochechas são protegidos . Sobre o clareador é aplicadoo laser que irá promover uma intensificação doclareamento. Ideal pra quem tem pouco tempo e exigeresultados rápidos. A sessão dura em média 1:30 hora, enúmero de sessão varia de 2 à 5.

As duas técnicas trazem ótimos resultados. Entretanto, oclareamento a laser é o mais procurado, pois trazresultados mais rápidos e de maior praticidade. Há apossibilidade também de se associar as duas técnicas.

Page 20: Especialidades Odontológicas

Facetas

As principais indicações para realização dos tratamentosestéticos compreendem alterações na face vestibular(parte de fora) dos dentes anteriores, manchas porfluorose, escurecimento dos dentes, má formação, mauposicionamento no arco, diastemas, restauraçõesamplas, perda de estrutura coronária por cárie outraumatismo, tratamento das lesões de erosão, abrasão eatrição.A faceta pode ser executada diretamente na boca dopaciente com resina composta ou ser de porcelanarealizada no laboratório e, posteriormente colocada nodente do paciente. A Faceta proporciona um resultadoestético bonito e aspecto bucal saudável para o pacientesem amarelar com o tempo.

Page 21: Especialidades Odontológicas

Fechamento de Diastemas

Diastema são espaços existentes entre os dentes que

podem comprometer a estética e harmonia de umsorriso. Geralmente acometem os dentes anterioressuperiores causando uma desarmonia na estética facial.A solução para esse problema é resolvido com a área daodontologia estética. O fechamento desses espaços podeser feito com tratamento ortodôntico, o uso de resinas oucom facetas de porcelana.

Page 22: Especialidades Odontológicas

Sensibilidade

Um problema que incomoda bastante os pacientes é a questãoda sensibilidade dentinária na região do colo dos dentes. Já épossível minimizar esse sintoma e até mesmo eliminá-lodependendo do caso.A sensibilidade pode estar relacionada a diversos fatores:retração gengival (a gengiva se retrai e expõe parte da raiz dodente, que geralmente é sensível), desgaste dentário(escovação incorreta, hábitos de roer unhas, ossos, canetas,apertamento de dentes ou bruxismo), lesões de erosão ácida(causada por dieta ácida, frutas cítricas, refrigerantes, vinhos;e até problemas estomacais como refluxo gastro-esofágico),defeitos de formação de tecidos dentários (dentinogênese eamelogênese imperfeitas), etc. A cárie também pode darsensibilidade. O dentista deve ser consultado paradiagnosticar e tratar este problema.

Page 23: Especialidades Odontológicas
Page 24: Especialidades Odontológicas

O que são implante dentário?

Implantes dentários são suportes ou estruturas de metal(normalmente de titânio) posicionadas cirurgicamenteno osso maxilar abaixo da gengiva para substituir asraízes dentárias. Uma vez colocados, permitem aodentista montar dentes substitutos sobre eles.

Page 25: Especialidades Odontológicas

Quais são os benefícios de se fazer

um implante?

Por serem integrados ao osso, os implantes oferecem umsuporte estável para os dentes artificiais. Prótesesparciais e totais montadas sobre implantes nãoescorregarão nem mudarão de posição na boca, umgrande benefício durante a alimentação e fala. Estamodalidade de prótese é chamada “prótese sobreimplante” e confere ao paciente mais segurança em todasas funções bucais proporcionando uma situação maisnatural do que pontes ou dentaduras convencionais.

Page 26: Especialidades Odontológicas

Requesitos necessários para se fazer

um implante

Para receber um implante, é preciso que você tenhagengivas saudáveis e ossos adequados para sustentá-lo. Você também deve comprometer-se a manter estasestruturas saudáveis. Uma higiene bucal meticulosa evisitas regulares ao dentista são essenciais para osucesso a longo prazo de seus implantes.

Page 27: Especialidades Odontológicas

Implante ósseo integrado

É o mais indicado. São implantados por meio cirúrgicodiretamente no osso maxilar. O período daosseointegração (integração ao osso) leva em média 4 a 6meses dependendo da região a receber o implante. Apóseste período, uma segunda cirurgia é necessária paraligar o implante ao meio bucal, nesta fase o cirurgiãodentista remove a gengiva que está recobrindo oimplante e finalmente, um dente artificial (ou dentes) éconectado ao implante, individualmente, ou agrupadoem uma prótese.

Page 28: Especialidades Odontológicas

1. Os pinos são colocados cirurgicamente sob a gengiva.

2. Dentes artificiais, agrupados em uma ponte, são encaixados nos pinos.

3. Os implantes oferecem um encaixe bastante estável e firme.

Resultado Final.

Implantes servem de base para dentes substitutos isolados.

Veja nas imagens passo a passo!

Page 29: Especialidades Odontológicas
Page 30: Especialidades Odontológicas

A prótese dentária (ou prótese dental) é a arte dental,ciência que lida com a reposição de tecidos bucais e dentesperdidos, visando restaurar e manter a forma, função,aparência e saúde bucal. Aplicados à odontologia, sãoutilizados indistintamente ostermos prostodontia e prótese dentária. O termo"prótese dentária" também é utilizado para se referir aoartefato que se propõe a substituir a função originaldos dentes perdidos ou ausentes.O seu principal objetivo é a reabilitação bucal, em todas assuas funções: estética, fonética e mastigação. Repõe ourestaura de forma indireta (por meio laboratorial) os(dentes), por meio de confecção de próteses fixas(coroas em metal, porcelana e materiais poliméricos epontes) ou próteses removíveis como prótese total, apopular dentadura ou prótese parcial removível, pontemóvel). Recentemente encontramos próteses modernasproduzidas sobre implantes como overdentures, prótesesfixas livres de metal (metalfree) e próteses protocolo.

Page 31: Especialidades Odontológicas

Prótese dentária fixa

Por excelências as próteses dentárias fixas são as coroas

e as pontes:

As coroas são capas cerâmica ou metálicas utilizadaspara substituir a capa original de um dente quando aindaresta uma parte dele.

Já as pontes são coroas que se apoiam em outros dentes,quando não resta sequer um pedaço original do dente aser substituído.

Page 32: Especialidades Odontológicas

Prótese dentária removívelPodem ser confeccionadas de várias formas e por seremremovíveis têm a vantagem de poderem ser retiradaspara higienização. Podem ser retidas por grampos,encaixes ou telescópica.São utilizadas desde 1950, na odontologia para areabilitação de arcadas dentárias parcialmentedesprovidas de dentes. Existem centenas de trabalhoscientíficos que comprovam a superioridade destaspróteses com relação a estética e conforto no uso, alémdos benefícios para a higiene bucal que este tipo deprótese proporciona devido a possibilidade de o própriousuário poder removê-la para limpeza, sendoconsiderada a primeira escolha em reabilitações depacientes que sofreram extrações.

Page 33: Especialidades Odontológicas

Telescópica, o nome vem do tipo de sistema de encaixeda prótese nos dentes. São dois corpos de metal, ondeum cabe perfeitamente dentro do outro. O menor ficarevestindo os dentes e implantes e o maior embutido naprótese. Finalmente vem a terceira estrutura de metalque será revestida com o material estético. Este sistemaproporciona segurança pois a prótese fica retida porfricção entre os dois copos. Problemas periodontais, sãofacilmente controlados pelo próprio paciente. Que, comose pode perceber, nas figuras (2 e 3), sem estarutilizando a prótese, os dentes ficam protegidos por umafina camada de ouro.

Page 34: Especialidades Odontológicas

Utilizando as escovas de dentes e "escova" inter-dental, proporciona-se a limpeza eficiente dagengiva marginal, após o tratamentoperiodontal.De entre todas as próteses removíveis, existe umtipo que pela sua massificação deve ser referida.Se trata da dentadura. Esta se subdivide por suavez em prótese total ou parcial, isto é, se adentadura suprir a ausência de todos os dentesdo paciente se considera que é uma prótese total.Se por outro lado for apenas para suprir aausência de apenas alguns dentes, esta prótese édenominada de parcial.

Page 35: Especialidades Odontológicas

Prótese maxilofacial

Apesar da importância dos implantes dentários, osautores não consideram a implantologia como umadivisão principal da prótese dentária. Em vez disso, osimplantes são considerados auxiliares da terapia fixa,removível ou maxilofacial.

Page 36: Especialidades Odontológicas

MoldagemObtida através de instrumentos e materiais especiais. É oato de se obter o negativo (molde) da boca do paciente(no caso da prótese). Molde: é o negativo obtido com oato da moldagem. Modelo: é a reprodução da boca emgesso, isto é, o positivo. A moldagem pode ser:

Anatômica: é aquela em que o CD, efetua com osmúsculos mandibulares do paciente em situação estática– músculos em repouso. É realizada com moldeira deestoque.

Funcional: é aquela em que o CD, executa com osmúsculos mandibulares do paciente em situaçãodinâmica – com os músculos em movimento. É realizadacom moldeira individual.

Page 37: Especialidades Odontológicas

• Alginato: Possui uma reprodução regular, indicandoque os detalhes e os pormenores serão reproduzidosmenos satisfatoriamente, por isto é utilizado durante amoldagem anatômica em prótese total, prótese parcialremovível e prótese fixa, para se obter o modelo deestudo. É um hidrocolóide (algas marinhas), porémirreversível. É o único material de moldagem usado pelotécnico em prótese dental, cuja finalidade no laboratórioé reprodução de modelos. Apresentação: Latas eenvelopes.

Page 38: Especialidades Odontológicas

• Composição: Alginato de sódio; Sulfato de cálciodidratado; Fosfato de sódio ou carbonato de sódio;Fluoretos de zinco alcalinos; Corantes.

• Manipulação: Proporção – água/pó – 1:1 (de acordocom fabricante). Feita a mistura, espatular com vigor, atéconseguir uma substância bastante homogênea. Umarelação água/pó maior aumenta a resistência mecânica,resistência ao rompimento e a consistência, diminuindoos tempos de trabalho e de presa, bem como a

flexibilidade.

Page 39: Especialidades Odontológicas
Page 40: Especialidades Odontológicas

Endodontia é a especialidadeda odontologia responsável pelo estudo da polpadentária, de todo o sistema de canais radiculares e dostecidos Periapicais, bem como das doenças que osafligem. Em casos de alterações por cárie, fraturasdentárias, trauma dentário, trauma ortodôntico, lesõesendo-periodontais, necessidades protéticas eoutras patologias endodônticas, o tratamentoendodôntico (ou o tratamento de canal) está indicado,visando a manutenção do dente na cavidade bucal, e asaúde dos tecidos periapical.

Page 41: Especialidades Odontológicas

O que faz?

O tratamento endodôntico consiste em variadas

manobras técnicas que visam restabelecer a normalidadedos tecidos dentais, ou pelo menos manter a estruturadura em seu alvéolo sem presença de inflamação ouinfecção. Por isso, o tratamento de Canal é apenas umaparte deste, em que baseia-se em remover todo o tecido,vivo ou não, da câmara pulpar e do sistema de canaisradiculares presente nas raízes selando-os em seguida.

Dentre as manobras podemos destacar, em ordem decomplexidade, o tratamento expectante, a curetagempulpar, a pulpotomia, a pulpectomia e o tratamentocirúrgico (cirurgia parendodônticas).

Page 42: Especialidades Odontológicas

Tratamentos

• Tratamento expectante

É a manobra mais conservadora do tratamento

endodôntico, em que consiste sempre na remoção dotecido cariado, a proteção do complexo dentina-polpa, eo selamento provisório da cavidade. Vários são omateriais que podem ser utilizados pelo CirurgiãoDentista (ou Médico Dentista ou MédicoEstomatologista em Portugal) o mais indicado é oHidróxido de Cálcio P.A, mas é de consenso geral que, omais importante é preservar a estrutura biológica doestímulo que vem gerando a alteração pulpar.

Page 43: Especialidades Odontológicas

Curetagem Pulpar

Consiste na remoção superficial da polpacoronária (presente na coroa do dente) queeventualmente tenha sido exposta durante otratamento conservador, potencialmentecontaminado por microrganismos do meiobucal.

Page 44: Especialidades Odontológicas

PulpotomiaA pulpotomia é a remoção da polpa presente nacâmara pulpar. Neste caso preserva-se o tecidopulpar que está nos condutos radiculares (canais).Devido a isso, a pulpotomia está indicada somenteem casos que a lesão inflamatória restringe-se a umapequena porção da polpa coronária. Em crianças éonde se encontram os maiores índices de sucessosneste tratamento, devido ao fato do tecido pulparnão estar completamente amadurecido. Existe umagrande índice de insucessos na pulpotomia, taiscomo mortificação pulpar ou formação de cálculospulpares, o que restringe a técnica mais a dentesjovens. A pulpotomia está indicada principalmente,na Odontopediatria.

Page 45: Especialidades Odontológicas

Pulpectomia

É o tratamento de canal comumente conhecido.Consiste em despolpar totalmente o dente;higienizar as paredes internas e a luz dos canais;modelar e selar, de modo o mais hermético possível,o sistema de canais radiculares com guta-percha(derivado de resina vegetal).A pulpectomia é considerada um procedimentocomplexo, onde tamanho do campo operatório, ocomprimento do dente, a anatomia do sistema decanais radiculares e a fadiga dos instrumentos decorte contribuem para as dificuldades técnicas desteprocedimento.

Page 46: Especialidades Odontológicas

Tratamento Cirúrgico

O tratamento cirúrgico está indicado em casosde falhas anteriores no tratamento endodôntico,em perfurações acidentais, presença de lesõesrefratárias (não respondem ao tratamentoendodôntico convencional), em alguns casos defratura de instrumentos e a presença de prótesesextensas que do ponto de vista estético efuncional estejam satisfatórias.

Page 47: Especialidades Odontológicas

Preparo do Canal RadicularApós o diagnóstico clínico, o dente é preparado parao tratamento endodôntico (anestesia, isolamento docampo operatório, antissepsia do campo). Érealizada a abertura do dente, com o uso de brocasapropriadas, para o acesso ao canal. Em seguidainicia-se o preparo do canal radicular alargando aentrada até o terço médio do dente. A limpeza e amodelagem do canal radicular devem atingir umaprofundidade, que é determinada pela medição docomprimento do dente (odontometria). A limpeza emodelagem do sistema de canais radiculares se fazpelo uso de instrumentos endodônticos manuais(aço inoxidável ou NiTi).

Page 48: Especialidades Odontológicas

Outra possibilidade mais recente é o emprego deinstrumentos rotatórios os quais são acionados pormotor especial de baixa rotação , que apresentamregulagem limite de torque, o que da mais segurançaao procedimento , diminuindo a probabilidade defratura do instrumento (limas). Atualmente essaetapa encontra-se tão evoluída que se usa apenasum instrumento rotatório para realizar todo oprocedimento de instrumentação, onde antes seusava de seis a mais de dez limas, uma única lima(wave one) limpa e formata o canal para que estepossa ser fechado (obturado), é a ciênciacolaborando cada vez mais para o tratamento decanal ser feito em uma sessão como a grandemaioria das práticas cirúrgicas.

Page 49: Especialidades Odontológicas

Instrumentais

Instrumentos de Pega Dígito-Manual e

Dispositivos Auxiliares

Os instrumentos dígitos-manuais são constituídos porcabo, intermediário e ponta ativa. Podem ser simples(possui ponta ativa em apenas uma das extremidades)ou duplos (possui pontas ativas em ambasextremidades). Os instrumentos manuais maisfrequentemente empregados em Endodontia estãorelatados neste documento.

Page 50: Especialidades Odontológicas

• Espelho Plano nº 5 com cabo nº 25

O espelho planos nº 5 com cabo nº 25 é empregado paraa visualização indireta dos elementos dentais, câmaraspulpares e embocaduras dos canais radiculares.

• Pinça para Algodão nº 317

A Pinça para Algodão nº 317, entre várias utilizaçõesdiversas, é empregada para a pega dos cones de guta-percha principais e acessórios e cones de papelabsorvente

Page 51: Especialidades Odontológicas

• Explorador Clínico nº 5

O Explorador Clínico nº 5 é utilizado principalmente na sondagem de teto durante a cirurgia de acesso endodôdontico.

• Explorador reto nº 47 para endodontia

O Explorador Reto nº 47 é indicado para a busca e exploração da embocadura dos canais radiculares

Page 52: Especialidades Odontológicas

Seringa Carpule

A Seringa Carpule além de ser utilizada em sua funçãoprimordial durante o procedimento de anestesia, podeser utilizada na endodontia como meio de irrigaçãoendodôntica. Neste caso, após a limpeza, autoclavagem emarcação de tubetes, eles são preenchidos com soluçãoirrigante que é aplicada dentro do canal radicular pormeio da utilização de agulhas 27 G (curta ou longa).

Page 53: Especialidades Odontológicas

Escavadores

Os Escavadores nº 17 e 19 são empregados emmomentos diferentes da terapia endodôntica: 1 -remoção de tecido cariado; 2 - remoção do tecido pulparnas pulpotomias; e 3 - remoção de restos de cimentoendodôntico e de material selador provisório (toalete dacâmara pulpar) preferencialmente, 30 G (extra-curta oucurta).

Page 54: Especialidades Odontológicas

Condensadores de Canal de PAIVA

números 1, 2, 3 e 4

Os Condensadores de Canal de PAIVA números1, 2, 3 e 4 são utilizados na condensação verticalda obturação endodôntica. Também são usados,aquecidos por chama de lamparina à álcool, paraa remoção de excessos de obturação endodônticados canais radiculares.

Page 55: Especialidades Odontológicas

Esculpidor Hollenback 3S

São utilizados para o corte do cone principal edos cones acessórios. Para tanto, são aquecidosao rubro em chama de lamparina à álcool.

Page 56: Especialidades Odontológicas

Calcador de Woodson 6337 nº 2 e

Calcador Duflex 6332 nº 3

São utilizados tanto na adaptação da guta-percha embastão plastificada sobre a embocadura do canal radicularquanto na escultura coronária do material seladorprovisório durante a realização do curativo de demora. OCalcador de Woodson 6337 nº 2 é mais adequado pois suaextremidade de condensação cone invertida tambémpossibilita a remoção de excessos de material seladorprovisório das paredes laterais da câmara pulpar.

Page 57: Especialidades Odontológicas

Aplicador de Guta-Percha

O Aplicador de Guta-Percha é utilizado para aintrodução da guta-percha em bastão plastificada nacâmara pulpar durante a realização do curativo dedemora. Para tanto, é aquecido em chama de lamparinaà álcool. As Figuras 2.10-1 e 2.10-2 ilustra o Aplicador deGuta-Percha (Dispenser Guta) produzido pela Microdent(Aparelhos Odontológicos LTDA).O uso da guta-percha sobre a bolinha de algodão e sob omaterial selador provisório é conveniente pois possibilitaa remoção do material selador provisório com brocaesférica em baixa rotação antes do isolamento absoluto.Após o isolamento absoluto, remove-se a guta-percha e abolinha de algodão e procede-se ao tratamentoendodôntico em um campo operatório limpo.

Page 58: Especialidades Odontológicas

Régua EndodônticaAs réguas são utilizadas para se aplicar ao instrumento ocomprimento de trabalho pelo deslocamento do cursor.As réguas devem ser perfeitamente calibradas pois ocomprimento do dente e o comprimento de trabalho sãodados que devem constar no prontuário do paciente e quepoderão ser utilizados por outro profissional na faseprotética. As Réguas Endodônticas podem conter orifícioscalibradores de cones de guta-percha ou dispositivosutilizados para curvarem os instrumentos endodônticosde pega digital.

Page 59: Especialidades Odontológicas

Materiais para obturação

01 tesoura reta pequena -12 cm- ponta fina. 01 lâmina tipo Gillette. 01 jogo com 4 compactadores de guta-percha

tipo Paiva. 01 caixa cones de guta-percha 1ª série. 01 caixa cones de guta-percha 2ª série. 01 caixa de cones guta-percha acessórios B 7.01 caixa de cones guta-percha acessórios B 8. 01 caixa de cones de papel absorvente 1ª série,

esterilizados.01 caixa de cones de papel absorvente 2ª série,

esterilizados.

Page 60: Especialidades Odontológicas

Materiais para isolamento

01 caixa de lençol de borracha (espessura média).

01 perfurador de lençol de borracha.

01 arco “porta-dique” de plástico (tipo Ostby).

01 pinça “porta-grampo”.

Grampos 202, 206, 207, 208, 210, 211, 212, 26 e W8A.

01 rolo de fio dental pequeno.

01 tubo de creme de barbear pequeno. Pode ser dividido em seringas entre os alunos.

01 tubo de adesivo Super-Bonder ou similar

Page 61: Especialidades Odontológicas

Cursores

25 cursores –1 mm de espessura com maior diâmetro (6 mm).

25 cursores –1 mm de espessura com menor diâmetro (4 mm).

25 cursores –0,5 mm de espessura com maior diâmetro (6 mm).

25 cursores –0,5 mm de espessura com menor diâmetro (4 mm).

01 pote plástico pequeno com boca larga para os cursores

Page 62: Especialidades Odontológicas

Geral

01 micromotor com contra ângulo.01 caneta de alta-rotação. 01 lençol de plástico grosso - 50 x 70 cm para forrar bancada

de trabalho. 01 almotolia de 100 mL – escura 01 régua plástica milimetrada com 15 cm (flexível, branca e

fosca). 01 pacote de esponjas pré-cortadas. 01 recipiente plástico para colocação das esponjas cortadas. 30 saquinhos papel opaco/amanteigado (pipoca /

hambúrguer).01 rolo de fita adesiva.01 porta-algodão (inox). 01 isqueiro ou 01 caixa de fósforos.

Page 63: Especialidades Odontológicas

02 potes Dappen de vidro.

( ) 20 pontas para sugador (descartáveis).

( ) 10 agulhas descartáveis para anestesia “Gauge 30”.

( ) 05 seringas descartáveis de 3 mL com agulha 25 x 7.

( ) 30 películas radiográficas periapicais.

( ) 60 compressas de gaze.

( ) 01 lupa com aumento de 2,5 X – grande (10 cm de diâmetro).

( ) 01 caixa de luvas descartáveis.

( ) 01 pacote de gorros descartáveis

( ) 01 óculos de proteção

Page 64: Especialidades Odontológicas

( ) 02 caixas plásticas com tampa - dimensões internas – mínimas: comprimento: 22 cm - largura: 13 cm -altura: 5 cm

( ) 01 caixa plástica com tampa, maior que as anteriores, para acondicionar itens diversos.

( ) 02 panos tipo Perfex (para forrar as caixas plásticas).( ) 01 fotografia 3 x 4 recente.( ) 01 pasta plástica tipo poliondas com elástico.( ) 10 envelopes com dimensões aproximadas de 15 x 10

cm.( ) 01 lápis e borracha.( ) 01 conjunto seringa Centrix com pontas

01 lamparina. 04 vidros de antibiótico – tipo Benzetacil – vazios e

limpos – remover rótulos e tampa de borracha.

Page 65: Especialidades Odontológicas

Medicamentos

Analgésicos periféricos

• Tylenol, dipirona comprimidos,em gotas e solução oral

• Analgésicos com ação central

• Tramal comprimidos,cápsulas e solução oral e tylex

Page 66: Especialidades Odontológicas

Analgésicos de ação central não

opióide

• Dolamim• Aines• Advil.motrim, • doretrim,• Naprosyn• Flanax• Cataflam• Voltarem• Profenid

• Feldene• Ciclladol• tilatil.• Aines inibidores da cox2• Movatec• Nimensulida• Bextra• Celebra• Decadron• celestone

Page 67: Especialidades Odontológicas

Antibióticos

• Pen-ve-oral

• Amoxil

• Clavulin

• amplacilina/binotal

• Cefamox

• Keflex

• Ceclor

• Klaricid

• Zitromax

• Ilosone

• Dalacin

• Flagil

• Pletil.

Page 68: Especialidades Odontológicas
Page 69: Especialidades Odontológicas

Definição

Periodontia ou periodontologia (peri: em volta de,Odonto: dente) é a ciência que estuda e trata as doençasdo sistema de implantação e suporte dos dentes. Esteaparelho é formado por osso alveolar, ligamentoperiodontal e cemento. As alterações patológicas doperiodonto são chamadas doenças periodontais,como, placa bacteriana, gengivite, periodontite.A função do periodonto é a inserção do dente ao tecidoósseo dos maxilares e conservar a superfícieda mucosa mastigatória da cavidade bucal. O periodontotambém é chamado de aparato de inserção ou de tecidosuporte do dente e estabelece uma unidadefuncional biológica e evolutiva que sofre modificaçõescom a idade e com relação às modificações do meiobucal.

Page 70: Especialidades Odontológicas

Doenças Peridontais• Placa bacteriana

Entre a gengiva, gengiva livre, e o dente há um espaçoreduzido (cerca de 1 a 3 milímetros de profundidade)onde se aloja a placa bacteriana. Esta placa é umbiofilme aderido à superfície do dente que é melhorremovido sob ação mecânica - escovação e uso de fiodental e escovas interdentais. A massa bacterianaaumenta com o contínuo crescimento da aderência deorganismos, com a adesão de novas bactérias, e com asíntese de polímeros extracelulares. Com o aumento daespessura, a difusão dentro e fora do biofilme começa atornar-se mais e mais difícil.

Page 71: Especialidades Odontológicas

Como resultado da rápida utilização do oxigêniopelas bactérias superficiais depositadas e da pobre difusãoatravés da matriz do biofilme desenvolve-se um gradientede oxigênio. O oxigênio é um determinante ecológicoimportante já que as bactérias variam em suas habilidadesde crescer e multiplicar a diferentes níveis de oxigênio.Produtos de dieta dissolvidos na saliva são uma importantefonte de nutrientes para as bactérias da placa abaixo dalinha da gengiva. Os resíduos do metabolismo destasbactérias e as próprias bactérias acabam por afetar agengiva, causando uma inflamação. A esta inflamaçãodamos o nome de gengivite. Uma vez estabelecida agengivite e sem que haja a interferência na contínuaformação da placa bacteriana, (controle mecânico daplaca) pode se desenvolver um quadro de Periodontite.

Page 72: Especialidades Odontológicas

Periodontite

A periodontite é uma inflamação que vai além da gengivaalcançando o tecido ósseo subjacente, o ligamentoperiodontal e o cemento radicular formando a bolsaperiodontal; ou seja um espaço entre a gengiva e o dentemaiores que 3 milímetros de profundidade, eacarretando em perda óssea. Muitas bactériasencontradas em bolsas periodontais produzemenzimas hidrolíticas com as quais podem quebrarmacromoléculas complexas do hospedeiro emsimples peptídeos e aminoácidos. Estas enzimas podemser a maior causa do processo destrutivo dos tecidosperiodontais. E uma vez destruído o osso eprincipalmente o ligamento periodontal dificilmentevamos conseguir a regeneração destes tecidos.

Page 73: Especialidades Odontológicas

Este processo inflamatório é acompanhado de umprocesso imune, ambos atuam no tecido gengival a fimde proteger o homem contra o ataque microbiano eprevenir que estes avancem ou invadam os tecidos, emalguns casos estas reações de defesa do hospedeiropodem ser prejudiciais ao próprio hospedeiro podendodanificar células e estruturas do tecido conjuntivoadjacente. Assim as reações inflamatória e imune podemestender-se em profundidade sob a base da bolsa notecido conjuntivo, podendo envolver o osso alveolarneste processo destrutivo. Este processo “defensivo”pode paradoxalmente explicar muitas das injúriasteciduais observadas na gengivite e periodontite.A consequência da periodontite, quando deixada semtratamento, pode ser a perda do elemento dental,mobilidade dental, sensibilidade dental, abscessos,espaços aumentados (diastemas) entre os dentes,modificação na estética do sorriso, e váriasconsequências com relação à oclusão.

Page 74: Especialidades Odontológicas

InstrumentaisOs instrumentais devem ter esses requisitos• Delicado, confortável, forma adequada• Rígido sem ser grosseiro• Permitir manipulação e liberdade de movimento sem

esforço excessivo• Facilidade e rapidez para serem afiados• Número não muito grande• SONDA MILIMETRADA, utilizadas para medição do

sulco gengival.• CURETAS PERIODONTAIS, utilizadas para retirada de

cálculo dentário, a numeração varia de acordo com aregião da arcada.

• RASPADORES PERIODONTAIS, utilizados para retiradade cálculo dentário, a numeração varia de acordo com aregião da arcada..

• GENGIVÓTOMOS, usados para o corte da gengiva

Page 75: Especialidades Odontológicas

Cureta Gracey

• 2 Gracey 1-2

• 2 Gracey 5-6

• 2 Gracey 9-10

• 2 Gracey 11-12

• 2 Gracey 13-14

• 2 Gracey 1-2 Mini

• 2 Gracey 11-12 Mini

• 2 Gracey 13-14 Mini

• Curetas Gracey,também conhecidascomo curetas de áreasespecíficas, utilizadaspara raspagens dosdentes anteriores.

Page 76: Especialidades Odontológicas

• FoicesRaspagenssupragengival nasfaces proximais.

• EnxadasSão raspadoresreservados pararaspagem degrandes caulculossupra esubgengival,emáreas de fácilacesso.

• LimasFraturar grandes massas de cálculos, subgengival dasfaces livres, proximais de áreas desdentadas e distal dosúltimos molares entre outros.

Page 77: Especialidades Odontológicas

Material

Espelho de mão (tamanho médio ou grande) 01

Prendedor para guardanapo (jacaré) 02

Potes de Dappen, de cada 01

Alicate de corte 01

Alicate 139 01

Instrumental e material de isolamento absoluto

Pincéis para adesivo, espátula para resina (dadentística)

Laje de vidro 01

Luvas, gorros, máscaras

Luvas cirúrgicas estéreis, pares 05

Page 78: Especialidades Odontológicas

Óculos de proteção 02 Saquinho de sacolé 100 Saco para lixo (tipo cachorro quente) 100 Sobre luvas 100 Manequim (o mesmo da dentística) 01 Filme plástico (30 metros), rolos 01 Brocas carbide cirúrgica nº 2, 3 e 4 01 de cada Pontas diamantadas 3118F, 3195F, 3216 e 2200 01 de

cada Pontas diamantadas 1012HL e 1014 HL 01 de cada Brocas esféricas de aço nº 4 01 Lâminas para bisturi números 12 , 15C, 11, 05 de cada Aspiradores cirúrgicos descartáveis esterilizados

(Indusbello ou similar) 04 Seringas de 20ml, descartáveis e esterilizadas com

agulha (B-D) – Plastipak ou similar 05

Page 79: Especialidades Odontológicas

Fio de sutura (seda-4.0) 05 Fio de sutura (mononylon-4.0) Material cirúrgico Gengivótomo de Kirkland ou Goldman-Fox 01 Bisturi de Orban + fino 01 Tesoura cirúrgica Goldman-Fox, lâmina serrilhada

de 2,5 cm curva 01 Destaca-periósteo delicado Molt -2/4 e micro freer

01 de cada Alicate de Goldman-Fox ou alicate de cutícula –

Solingen ou Mundial 01 Pinça hemostática reta – tipo mosquito 01 Jogo de cinzéis micro Ochsenbein 1, 2, 3 e 4 01

Page 80: Especialidades Odontológicas

Lima de Schluger PHD 9-10 01

Afastador de Minessota 01

Porta – agulhas tipo Castroviejo (pequeno) 01

Caixas metálicas perfuradas (médias) 03

Cuba metálica (média) para soro fisiológico 02

Cabo para bisturi nº 3 02

Tesoura curva 01

Broca 701c KG SORENSEN 01

Agulhas para aspiração 40/20, ou similar (pode sersubstituído pelo kit de aspiração 02

Page 81: Especialidades Odontológicas

Medicamentos

Spidufen 600 - No alívio da dor leve ou moderada: cefaléias, nevralgias, dismenorréia, pós-cirúrgico dental e dores dentárias, musculares e traumáticas. Spidufen 600 também está indicado na artrite reumatóide e na osteoartrite e em outras patologias musculares e ósseas que se manifestem com dor e inflamação.

Page 82: Especialidades Odontológicas
Page 83: Especialidades Odontológicas

Definição

Odontologia Legal é a especialidade que tem comoobjetivo a pesquisa de fenômenos psíquicos, físicos,químicos e biológicos que podem atingir ou ter atingidoo homem, vivo, morto ou ossada, e mesmo fragmentosou vestígios, resultando lesões parciais ou totaisreversíveis ou irreversíveis. O campo de atuação daodontologia legal engloba diferentes tipos de atividadespericiais. No que se refere à identificação, os dentes e osarcos dentários podem fornecer, em certascircunstâncias, subsídios de real valor para a resoluçãode problemas médico-legais e criminológicosconstituindo-se, por vezes, os únicos elementos com queo perito pode contar.

Page 84: Especialidades Odontológicas

A Odontologia Legal exerce atualmente, importância

fundamental na identificação de vítimas em desastres aéreos, porexemplo, devido às vantagens que o estudo dos elementosdentários apresenta em relação às demais técnicas dedeterminação da identidade. Uma forma diferenciada deidentificação é por meio da análise das marcas de mordida, amordida é exclusivamente marcas feitas apenas por dentes oualiado a outros elementos da boca. As vítimas de incêndio sãogeralmente identificadas pela sua arcada, pelo sua resistência aofogo, podendo resistir a temperaturas acima de 1.093 ºC.

Para a identificação de uma pessoa através dos dentes, osinvestigadores forenses, podem usar amostras de DNA eregistros dos dentistas do indivíduo. O esmalte do dente é maisrígida substância do corpo humano, é por esse motivo que osdentes resistem mesmo se as outras partes do corpo estiveremem decomposição.

Page 85: Especialidades Odontológicas

Breve histórico da odontologia legal:

• 1897 - Incêndio na Ópera Cômica de Paris ("Bazar de laCharité"), resultando na morte e carbonização de,aproximadamente, uma centena de pessoas. A identificaçãode diversas vítimas (cerca de 90%) somente foi possibilitadapela análise dos elementos dentais.

• 1903 - Estudo de Amoedo discursando sobre a importânciados dentes após a morte, sob o aspecto médico-legal.

• 1909 - Incêndio criminoso no Consulado da Legação Alemãem Santiago, no Chile. O cirurgião-dentista GermánValenzuela de Basterrica determinou cientificamente aidentidade de um carbonizado favorecendo a resolução docaso.

Page 86: Especialidades Odontológicas

• 1912 - Naufrágio do Titanic determinando o falecimentode 1.513 pessoas. A análise das arcadas dentáriaspermitiram o reconhecimento de muitas vítimas.

• 1972 - Sognnaes determinou a identidade de MartinBormann, chanceler do Terceiro Reich alemão durante aII Guerra Mundial, através de comparação com osregistros do Dr. Hugo Blaschke, então dentista dosnazistas dos altos escalões.

• 1973 - Incêndio no Hotel Hafnia, em Copenhague,ocasionando 35 mortes. Oito dentistas colaboraramequipe de identificação, comparando os dados ante-mortem e post-mortem através de análises visuais,fotográficas e radiográficas. Foi possível oreconhecimento de 74% das vítimas (26 casos).

Page 87: Especialidades Odontológicas

• 1983 - Bernstein dissertou sobre a relevância dautilização de fotografias para a acurácia dadocumentação odontológica post-mortem, justificadapelo fato das evidências dentais, a despeito de suaresistência, serem compostas de materiais perecíveis.

• 1985 - Endris descreveu o emprego dos conhecimentosodontolegais no auxílio do reconhecimento do carrasconazista Josef Mengele a partir de uma ossada suspeita.

• 1990 - Ocorre um dos maiores acidentes navais dahistória, o do Scandinavian Star, vitimando 158 pessoas.Os exames dentários viabilizaram o reconhecimento de107 corpos (68%).

Page 88: Especialidades Odontológicas
Page 89: Especialidades Odontológicas

DefiniçãoÉ uma especialidade odontológica que corrige a posiçãodos dentes e dos ossos maxilares posicionados de formainadequada. Dentes tortos ou dentes que não seencaixam corretamente são difíceis de serem mantidoslimpos, podendo ser perdidos precocemente, devido àdeterioração e à doença periodontal. Também causamum estresse adicional aos músculos de mastigação quepode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e doresna região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentestortos ou mal posicionados também prejudicam a suaaparência. O tratamento ortodôntico torna a boca maissaudável, proporciona uma aparência mais agradável edentes com possibilidade de durar a vida toda.O especialista neste campo é chamado de ortodontista.Os ortodontistas precisam fazer um curso deespecialização, além dos cinco anos do curso regular.

Page 90: Especialidades Odontológicas

Como saber se preciso de um

ortodontista?Apenas seu dentista ou ortodontista poderá determinar

se você poderá se beneficiar de um tratamentoortodôntico. Com base em alguns instrumentos dediagnóstico que incluem um histórico médico e dentáriocompleto, um exame clínico, moldes de gesso de seusdentes e fotografias e radiografias especiais, oortodontista ou dentista poderá decidir se a ortodontia érecomendável e desenvolver um plano de tratamentoadequado para você.

Page 91: Especialidades Odontológicas

Casos que precisam usar aparelhos

ortodônticos:

• Sobremordida, algumas vezes chamada de "dentessalientes" — este problema é caracterizado por umexcesso vertical da região anterior da maxila e/ou umasobre-erupção dos dentes dessa região. Nos casos desobremordida, os dentes anteriores superiores recobremquase 100% dos dentes inferiores, conferindo um sorrisodesagradável e problemas mastigatórios. Os dentesinferiores podem, inclusive, estar tocando no palato e nagengiva do arco superior.

Page 92: Especialidades Odontológicas

• Mordida cruzada anterior — uma aparência de"bulldog", quando a arcada inferior está projetada muitoà frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás.

• Mordida cruzada — ocorre quando a arcada superiornão fica ligeiramente à frente da arcada inferior aomorder normalmente.

• Mordida aberta — espaço entre as superfícies demordida dos dentes anteriores e/ou laterais quando osdentes posteriores se juntam.

• Desvio de linha mediana — ocorre quando o centroda arcada superior não está alinhado com o centro daarcada inferior.

Page 93: Especialidades Odontológicas

Como funciona um tratamento

ortodôntico eficaz?

Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis,são utilizados para ajudar a movimentar os dentes,retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular.Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressãonos dentes e ossos maxilares. A gravidade do seuproblema é que irá determinar qual o procedimentoortodôntico mais adequado e mais eficaz.

Page 94: Especialidades Odontológicas

Aparelhos fixos podem ser:

• Aparelho fixo - este é o tipo mais comum de aparelho;consiste de bandas, fios e/ou braquetes. As bandas sãofixadas em volta de vários dentes ou um só dente, eutilizadas como âncoras para o aparelho, enquanto queos braquetes são presos na parte externa do dente. Osfios em forma de arco passam através dos braquetes esão ligados às bandas. Apertando-se o arco, os dentessão tracionados, movendo-se gradualmente em direção àposição correta. Os aparelhos fixos são geralmenteapertados a cada mês para se obter os resultadosdesejados, que podem ocorrer no prazo de alguns mesesaté alguns anos. Atualmente eles são menores, maisleves e exibem bem menos metal que no passado. Podemapresentar cores vivas para as crianças, bem comoestilos mais claros, preferidas por muitos adultos.

Page 95: Especialidades Odontológicas

• Aparelho fixo especial — utilizados para controlar ohábito de chupar o dedo ou a língua "presa", estesaparelhos são fixados aos dentes através de bandas. Porserem muito desconfortáveis durante as refeições, devemser utilizados apenas como um último recurso.

• Mantenedor de espaço fixo — se o dente de leite éperdido precocemente, um protetor de espaço é utilizadopara manter este espaço aberto até que o dentepermanente nasça. Uma banda é cimentada ao dentepróximo ao espaço vazio e um fio é estendido até o dentedo outro lado do espaço.

Page 96: Especialidades Odontológicas

Aparelhos móveis incluem: • Niveladores — uma alternativa para os aparelhos

convencionais para adultos, niveladores em série estãosendo utilizados por um número crescente deortodontistas para mover os dentes da mesma forma queos aparelhos fixos, mas sem os fios de aço e os braquetes.Os niveladores são virtualmente invisíveis e removíveispara que o usuário possa se alimentar, escovar os dentese passar o fio dental.

• Mantenedores de espaço móveis - estes aparelhostêm a mesma função que os mantenedores fixos. Sãofeitos com uma base acrílica que se encaixa sobre amandíbula e têm braços de plástico ou arame entredeterminados dentes que devem ser mantidosseparados.

Page 97: Especialidades Odontológicas

• Aparelhos reposicionadores de mandíbula —também chamados de talas, estes aparelhos podem serutilizados no maxilar superior ou mandíbula, e ajudam a"treinar" a mandíbula a fechar em uma posição maisfavorável. São utilizados para disfunções da articulaçãotemporomandibular (ATM).

• Amortecedores de lábios e bochechas — sãodestinados a manter os lábios e bochechas afastadas dosdentes. Os músculos dos lábios e bochechas podemexercer pressão sobre os dentes e os amortecedoresajudam a aliviar esta pressão.

Page 98: Especialidades Odontológicas

• Expansor palatino — um mecanismo utilizado para alargar o arcoda mandíbula superior. Consiste em uma placa de plástico que seencaixa sobre o céu da boca. A pressão externa aplicada sobre aplaca por meio de parafusos força as juntas dos ossos do palato a seabrirem para os lados, alargando a área palatina.

• Contentores móveis — utilizados no céu da boca, estes aparelhosde contenção previnem que os dentes voltem à posição anterior.Podem também ser modificados e utilizados para evitar que acriança chupe o dedo.

• Aparelho extrabucal — com este aparelho, uma faixa é colocadaem volta da parte de trás da cabeça, e ligada a um elástico na frente,ou um arco facial. Este aparelho retarda o crescimento da maxila emantém os dentes posteriores onde estão, enquanto os dentesanteriores são empurrados para trás.

Page 99: Especialidades Odontológicas
Page 100: Especialidades Odontológicas

As pessoas procuram a odontologia estética por váriasrazões. Algumas simplesmente querem parecer maisjovens, e a odontologia estética é como uma plásticadentária que pode "reverter" de forma rápida o processonatural de envelhecimento dos dentes. Outras (amaioria) tiveram dentes feios a vida inteira e sempresouberam disso. Essas pessoas raramente sorriem, e issopode esconder o aspecto mais caloroso de suaspersonalidades. A odontologia moderna oferece umagrande variedade de opções de tratamento para pessoasque buscam melhorar seus sorrisos. As opções variam defacetas de porcelana a aparelhos. Em muitos casos, énecessária uma combinação de técnicas para atingir osmelhores resultados.

Page 101: Especialidades Odontológicas

A associação de conceitos, como bom humor, boasenergias, saúde e beleza no sorriso, revela um perfil desucesso, que confere a seu dono a satisfação de estar debem com a vida. Alcançar esse objetivo, entretanto, estámais fácil do que há alguns anos, graças ao avanço daOdontologia Estética.

Esta área da Odontologia recebeu muitos investimentosem pesquisa nos últimos anos revelando um crescimentonunca antes experimentado, possibilitando a homens emulheres a reabilitação de seus dentes com materiaisque se assemelham ao dente natural, e o que é melhor,com uma grande durabilidade. As pessoas que buscam obelo e a harmonia, depois do tratamento, percebem umamudança completa, um ganho inclusive de auto-estima.