especial novidades 2014/2015

8
Tudo é movimento, e a vida está em constante metamorfose. Por isso, nas próximas páginas, você vai encontrar conteúdos que farão a diferença em 2015. Convidamos você a conhecer as novi- dades nas áreas estrutural, pedagógica e de serviços, planejadas pela equipe da nossa escola. Queremos estar perto de você, ou- vir suas experiências e necessidades e, mais que atender, surpreender. Que estas páginas sejam capazes de transmitir as nossas intenções e trazer a você boas expectativas. O que vem por aí? Novo olhar para o Ensino Médio Captação de Energia Solar Restaurante Bem-Estar Alimentação saudável e confiável Conheça o que o Piaget tem programado para os próximos meses. Especial Novidades 2014 Revista PIAGET Nº 30

Upload: jpiaget

Post on 04-Apr-2016

213 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Especial Novidades 2014/2015

Tudo é movimento, e a vida está em constante metamorfose. Por isso, nas próximas páginas, você vai encontrar conteúdos que farão a diferença em 2015.

Convidamos você a conhecer as novi-dades nas áreas estrutural, pedagógica e de serviços, planejadas pela equipe da nossa escola.

Queremos estar perto de você, ou-vir suas experiências e necessidades e, mais que atender, surpreender.

Que estas páginas sejam capazes de transmitir as nossas intenções e trazer a você boas expectativas.

O que vem por

aí? Novo olharpara o

Ensino Médio

Captação de Energia Solar

Restaurante Bem-EstarAlimentação saudável

e confiável

Conheça o que o Piaget tem programado para os

próximos meses.

EspecialNovidades

2014

RevistaPiaget

Nº 30

Page 2: Especial Novidades 2014/2015

No restaurante do Piaget tudo é saudável e variado. Saiba por quê.

qualidade da alimentação é fundamental para a saúde e para

o indivíduo poder desfrutar de todas as fases da vida de forma

plena e ativa, contribuindo para uma vida longa e de qualidade.

A alimentação saudável está totalmente relacionada à evolução

da criança e do adolescente. Influencia diretamente no desempenho cogni-

tivo e físico, resultando um melhor rendimento na vida escolar.

Por isso, pais e escola devem estar atentos e na mesma sintonia

quando o assunto é a alimentação nas diferentes fases da vida, já que

apresentam peculiaridades que devem ser conhecidas e respeitadas. Assim

sendo, apresentamos a qualidade do nosso restaurante e seus diferenciais:

A

Segurança alimentar - Na cozinha do Piaget, o preparo das refeições segue rigorosos processos de qualidade higiênico-sanitária, desde a compra da matéria prima, passando pelo pré-preparo dos alimentos, cocção adequada e dentro dos padrões de higiene da ANVISA, até a distribuição em nosso refeitório. Em todas essas etapas, existem processos que garantem a qualidade alimentar e nutricional dos alimentos. Além disso, todos os profissionais envolvidos são treinados regularmen-te e seguem padrões de processos orientados por nutricionistas.

Qualidade Nutricional - Uma forma de contribuir para uma boa formação do paladar das crianças é sempre oferecer alimentos novos e com valor nutricional inteligente. Assim, o Colégio Piaget oferece:•Degustações de novos alimentos, 2 vezes ao mês, para formação de novos hábitos alimentares; •Os alimentos são fresquinhos, preparados diariamente por profissionais capacitados; •Na lanchonete, não há venda de frituras, sendo todos os salgados assados;•Os alimentos são preparados com temperos naturais, e não há espaço para temperos artificiais que são ricos em sódio;•Os sucos oferecidos nos lanches são saudáveis (polpas, naturais ou pasteurizados);•Em todas as refeições, oferecemos frutas da época;•Na lanchonete, há opções de lanches saudáveis e bebidas nutritivas.

Normas ANVISA - O Colégio Piaget segue todas as normas determinada pela Anvisa, e todos os colaboradores passam por rigorosos treinamentos de:•Higiene pessoal (banho, cuidados com o cabelo, barba, unhas, machucados, proibição do uso de adornos como brincos e anéis); •Higiene do uniforme;•Higiene do ambiente (processos de higienização de utensílios e mobiliário);•Higiene e manipulação de produtos no armazenamento (estoque seco e refrigerado);•Processos de sanitização de hortifruti (limpeza e desinfecção – uso de Hidrosteril);•Uso de EPI (equipamento de proteção individual = touca, avental, luvas, sapato antiderrapante).

Equipe responsávelGerenciamento - Adriana DiariChefe de cozinha - Bárbara Ribeiro da SilvaNutricionista responsável - Joice Neris R. Pozenato - CRN3 19412

Alimentação confiável e de qualidade

Page 3: Especial Novidades 2014/2015

novo olharNovidades e mudanças no Ensino Médio

do Piaget estimulam e incentivam os alunos

O Colégio Piaget, sempre preocupado em trazer práticas educacionais modernas

e eficientes, criou um Ensino Médio inovador, com enfoque em competências,

habilidades e formação multicultural.

Além disso, o 2º semestre do 3º ano é dedicado ao “Intensivo Pré-vestibular”, que

corresponde ao “cursinho”, dentro da grade regular.

Para o próximo ano, novas aulas de interpretação de texto e raciocínio lógico

farão parte da grade curricular, e os alunos iniciarão o curso preparatório para o

ENEM já no 1º ano.

Confira a seguir os demais diferenciais que demonstram a qualidade, o interesse e

a preocupação do nosso Colégio com os nossos futuros profissionais:

Currículo InovadorA organização dos conteúdos do Ensino Médio apresenta-se dividida em quatro eixos: trabalho, ciência, tecnologia e cultura.

O objetivo é que os assuntos ensinados tenham relação com o cotidiano e ganhem maior significado para os alunos.

Ênfase nas competências e habilidadesNa resolução de situações-problema, o aluno exercita habilidades e competências. As atividades são cria-das de modo a proporcionar oportunidades para que aconteçam mudanças desencadeadoras do desen-volvimento cognitivo, afetivo e social.

Entrelaçamento de conteúdosO currículo do Ensino Médio do Piaget segue um planejamento horizontal que permite trabalhar o mesmo conteúdo com enfoques diferenciados em cada disciplina, concretizando a interdisciplinaridade.

Ex.: Literatura / História / Filosofia O aluno trabalha simultaneamente os temas Trovadorismo em Literatura, Idade Média na disciplina de História e Filósofos da Idade Média em Filosofia.

Page 4: Especial Novidades 2014/2015

São aplicados 4 simulados durante o ano, sendo um deles da FUVEST e o outro

do ENEM

Maior número de aulas, com temas mais diversificados e que se

adaptam às novas exigências do ENEM

“Oficina de Redação” e “Redação no Ves-tibular”Revê conceitos e aplicações do estudo da Língua Portuguesa, levando o aluno a repensar as esco-lhas estilísticas no ato de escrever, possibilitando seu aprimoramento, de modo prático e objetivo.Apresenta textos com a crítica necessária, mos-trando os contrastes linguísticos e as diferentes formas de construção da linguagem.Promove o desenvolvimento de argumentação em relação aos temas propostos.

“Prepare-se!” - Curso de preparação para o ENEM e demais vestibularesDesenvolve questões temáticas.Apresenta questões de diferentes vestibulares.Treina a forma estrutural da prova do ENEM.

“Raciocínio lógico”O raciocínio lógico está ligado a conceitos capa-zes de organizar e clarear as situações cotidianas, preparando os jovens para circunstâncias mais complexas. A utilização desse recurso metodológico influi em resultados positivos, contribuindo em três aspectos básicos: aprender a ler bem, aprender a escrever bem e aprender a resolver problemas matemáticos bem.

“Interpretação de texto”Desenvolver estruturas mentais que possibilitem interpretar dados, pensar, tomar decisões ade-quadas, aplicar conhecimentos em situações con-cretas.Ter uma boa interpretação de texto é o segredo do sucesso para a prova do ENEM. Nessa prá-tica, não se trata de pensar o texto como fonte de informação apenas, mas como produto de um processo social que produz informações e senti-dos de realidade para os leitores. Trata-se de ler pensando na textualização.

“Arte e Cultura”Visa levar à compreensão da Arte como forma de linguagem universal, facilitando o conhecimento do mundo e da sua própria identidade.Permite a educação do olhar e o desenvolvimen-to do senso estético, intensificando a compreen-são e a valorização da cultura e dos patrimônios nacionais.Promove visitas a exposições e museus, amplian-do a bagagem cultural dos alunos e sensibilizan-do-os por meio da Arte.

Formação multicultural: conheça melhor os cursos do período vespertino

“Aprofundamento e Estudo Avançado em Matemática”A partir de situações-problema e desafios, visa desenvolver o pensamento lógico e a aplicação de conceitos matemáticos.

“Atualidades”O curso proporciona aos alunos momentos ricos de debate e reflexão sobre temas diversos da re-alidade em que vivemos, relacionando-os às di-versas áreas do conhecimento.

Page 5: Especial Novidades 2014/2015

Orientação Vocacional no Colégio Piaget O processo de orientação vocacional do Piaget tem como objetivo le-var o jovem a perceber quais competências e habilidades o favorecem frente ao mercado de trabalho, para que possa fazer uma escolha mais acertada. Por meio de debates e testes vocacionais, são levantados dados sobre aspectos vocacionais, emocionais e de comportamento do aluno. O relatório desses dados auxilia no momento de tomada de decisão, revelando seus ideais, angústias e esperanças. Além disso, ao longo do ano, os nossos alunos do Médio participam de frequentes visitas a instituições de ensino superior para que todos tenham acesso ao maior número de informações possíveis sobre cursos universitários.

Disciplina 1º médio 2º médio 3º médioGramática 2 2 2Produção de texto 1 1 1Literatura 2 2 2Inglês 2 2 2Espanhol 2 2 1História 3 3 3Geografia 3 3 3Filosofia 1 1 1Sociologia 1 1 1Física 4 4 4Química 4 4 4Biologia 4 4 4Álgebra 3 3 3Geometria 3 3 3Educação Física 1 1 1

Composição da Grade Curricular (período da manhã)

Page 6: Especial Novidades 2014/2015

educaçãofinanceira

crianças

consumoconsciente

Educação Financeira para crianças

Aprendendo desde cedo a ter uma relação consciente

com os recursos monetários

No Colégio Piaget, as aulas de “Educação Financeira” ini-ciam-se já no Ensino Fundamental I e são desenvolvidas por meio de atividades práticas, leitura e interpretação de livros paradidáticos, debates, e diversos outros recursos interativos. Acreditamos que, ao darmos importância a esse tema, con-tribuiremos para a formação de um cidadão mais consciente, que aprendeu a lidar com o dinheiro, a reconhecer a impor-tância dele, a traçar metas e a valorizar as suas conquistas.

+=

Page 7: Especial Novidades 2014/2015

Implementação desistema de energia solar no PIAGETjá no 2º semestre de 2014

O QUE ESTÁ À

NOSSAVOLTA

IMPORTA

A energia solar traz muitos benefícios ao meio ambiente. É uma tecnologia difundida e utili-zada em diferentes partes do mundo e para diferentes fins, como cozinhar e aquecer a água em nossas casas, bem como suprir a necessidade energética de fábricas e cidades inteiras.

Sempre preocupado com o meio ambiente e com o que está à nossa volta, o Piaget instalará pai-néis solares e lâmpadas de LED em todo o colégio. Os benefícios dessa instalação serão inúmeros.

Com a utilização dos painéis implantados pelo Piaget, deixará de ser emitido, em média, por ano, na nossa atmosfera:

• uma tonelada CO2; (equivalente ao plantio de 49 árvores nativas da Mata Atlântica)

• 462 kg de Dióxido de enxofre (SO2);

• 582 kg de Óxido de Nitrogênio (NOx);

• 344 toneladas de Dióxido de carbono (CO2); • 165 toneladas equivalentes de Petróleo (TEP).

A instalação da energia solar favorecerá, também, todo o abastecimento de água, pois serão instalados reservatórios térmicos com capacidade de 1.250L em aço inox, que suprirá a necessi-dade de aquecimento de água para as piscinas e chuveiros.

Page 8: Especial Novidades 2014/2015

Faça chuva ou faça solMais uma quadra do colégio recebe cobertura especial. Apro-vada por funcionários e alunos, a nova cobertura da quadra ao lado da piscina deixou o ambiente mais acolhedor e pre-servou a bonita vista do nosso restaurante.

Agora, os alunos possuem mais um espa-ço para atividades nos dias de chuva, ou de muito sol!

Se você tem alguma sugestão ou opinião, ligue para nós, da Família Piaget! - 4367.8300 - www.colegiopiagetsbc.com.br

check-listD( ) PIAGET

Promover condições de acessibilidade ao ambientefísico sempre foi uma preocupação do PiagetJá se iniciaram as obras para aprimorar as condições de acessibilidade ao ambiente físico do Colégio Piaget.Algumas das ações planejadas são:• aumento do número de rampas;• sanitários especiais;• sinalização de vias de acesso;• aumento da largura das portas;• sinalização tátil (braile);• vagas para deficientes no estacionamento;• plataforma elevatória.

Nada é acessível

o suficiente que não

possa melhorar!