especiação: alopátrica e simpátrica -...

3
Especiação: alopátrica e simpátrica A especiação é um processo evolutivo, a partir do qual se formam as espécies de seres vivos. Existem vários tipos de especiação. Destacamos a especiação alopátrica e a simpátrica. No caso de um processo de especiação alopátrica, a população inicial divide-se em dois grandes grupos, que ficam isolados geograficamente, por exemplo, pela for- mação de um rio, aumento da densidade arbórea de uma floresta, formação de uma montanha, entre outros. Os dois grupos recém formados iniciam, assim, um mecanismo de diferenciação genotípica e fenotípica. Com o passar dos anos, mes- mo que a barreira que os isolou desapareça, esses dois grupos já estarão de tal forma evoluídos e reprodutivamente isolados que, possivelmente, já não são ca- pazes de trocar genes entre eles. No caso da especiação simpátrica, dois grupos de indivíduos de uma mesma po- pulação divergem dentro da mesma área geográfica. Este tipo de especiação pode ocorrer muitas vezes em insectos que se tornam dependentes de plantas hospe- deiras diferentes, numa mesma área. Os processos de especiação podem desencadear-se devido a diversos factores. Dentro de uma população, por exemplo, pode haver isolamento geográfico de um grupo de indivíduos, ou esse grupo alterar o comportamento de tal forma que fi- que isolada reprodutivamente dos restantes indivíduos da população inicial. Em consequência, com o passar do tempo, podem ocorrer mutações no material ge- nético desses indivíduos que se vão acumulando, e que alterando o seu genótipo, provocam profundas modificações no seu fenótipo. Exemplo de especiação alopátrica numa população de corvos A separação de populações de corvos ocorreu durante a última glaciação ficando geograficamente isoladas, enquanto esta durou. No final da glaciação, as duas po- pulações voltaram a contactar numa zona restrita. A divergência genética que ocor- reu durante o isolamento geográfico não foi suficiente para ocasionar o isolamento reprodutor, havendo ainda troca de genes, na zona de contacto, entre as duas po- pulações. Os indivíduos resultantes são híbridos e apresentam características in- termédias podendo cruzar-se, apesar da fertilidade ser baixa. Os dois conjuntos de corvos não estão, portanto, ainda totalmente separados por um isolamento repro- dutor, pertencendo à mesma espécie Corvus corone.

Upload: truongkien

Post on 24-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Especiação: alopátrica e simpátrica - desafios.asa.ptdesafios.asa.pt/_upload/especiacao_xzadqq5z.pdf · Especiação: alopátrica e simpátrica A especiação é um processo evolutivo,

Especiação: alopátrica e simpátrica

A especiação é um processo evolutivo, a partir do qual se formam as espécies deseres vivos. Existem vários tipos de especiação. Destacamos a especiação alopátricae a simpátrica.No caso de um processo de especiação alopátrica, a população inicial divide-se emdois grandes grupos, que ficam isolados geograficamente, por exemplo, pela for-mação de um rio, aumento da densidade arbórea de uma floresta, formação deuma montanha, entre outros. Os dois grupos recém formados iniciam, assim, ummecanismo de diferenciação genotípica e fenotípica. Com o passar dos anos, mes-mo que a barreira que os isolou desapareça, esses dois grupos já estarão de talforma evoluídos e reprodutivamente isolados que, possivelmente, já não são ca-pazes de trocar genes entre eles. No caso da especiação simpátrica, dois grupos de indivíduos de uma mesma po-pulação divergem dentro da mesma área geográfica. Este tipo de especiação podeocorrer muitas vezes em insectos que se tornam dependentes de plantas hospe-deiras diferentes, numa mesma área.Os processos de especiação podem desencadear-se devido a diversos factores.Dentro de uma população, por exemplo, pode haver isolamento geográfico de umgrupo de indivíduos, ou esse grupo alterar o comportamento de tal forma que fi-que isolada reprodutivamente dos restantes indivíduos da população inicial. Emconsequência, com o passar do tempo, podem ocorrer mutações no material ge-nético desses indivíduos que se vão acumulando, e que alterando o seu genótipo,provocam profundas modificações no seu fenótipo.

Exemplo de especiação alopátrica numa população de corvos

A separação de populações de corvos ocorreu durante a última glaciação ficandogeograficamente isoladas, enquanto esta durou. No final da glaciação, as duas po-pulações voltaram a contactar numa zona restrita. A divergência genética que ocor-reu durante o isolamento geográfico não foi suficiente para ocasionar o isolamentoreprodutor, havendo ainda troca de genes, na zona de contacto, entre as duas po-pulações. Os indivíduos resultantes são híbridos e apresentam características in-termédias podendo cruzar-se, apesar da fertilidade ser baixa. Os dois conjuntos decorvos não estão, portanto, ainda totalmente separados por um isolamento repro-dutor, pertencendo à mesma espécie Corvus corone.

024_033_Biologia_U7.qxd 5/30/08 12:18 PM Page 30

Page 2: Especiação: alopátrica e simpátrica - desafios.asa.ptdesafios.asa.pt/_upload/especiacao_xzadqq5z.pdf · Especiação: alopátrica e simpátrica A especiação é um processo evolutivo,

Exemplo de especiação simpátrica numa população de rãs

A poliploidia é um fenómeno ocasional em que, num híbrido estéril, ocorre a du-plicação dos seus cromossomas devido a uma não disjunção, durante uma mitoseou uma meiose. Com a duplicação cromossómica, o híbrido passa a ter os dois con-juntos de cromossomas, herdados dos progenitores, em pares de homólogos comconsequente produção de gâmetas através de meioses normais. Estes indivíduospossuem, então, um património genético próprio, isolando-os reprodutivamentedos seus antecessores. Comum nas plantas mas rara nos animais, a poliploidia apre-senta maiores taxas de ocorrência nos anfíbios em relação a outros vertebrados. A espécie tetraplóide Hyla versicolor (2n=48) resultou de mutações por poliploidiaem populações de Rela-cinzenta-americana, Hyla shrysocelis (2n=24). Os indiví-duos destas duas espécies apenas se distiguem, no campo, pelas vocalizações e, nolaboratório, pelos cariótipos.

Fig. 2 – Especiação simpátrica (EUA) numa população de rãs.

Fig. 1 – Especiação alopátrica numa população de corvos.

Fontes: www.wikipedia.com,www.cientic.com

024_033_Biologia_U7.qxd 5/30/08 12:18 PM Page 31

Page 3: Especiação: alopátrica e simpátrica - desafios.asa.ptdesafios.asa.pt/_upload/especiacao_xzadqq5z.pdf · Especiação: alopátrica e simpátrica A especiação é um processo evolutivo,

Questões

1. O que entende por especiação?

2. Indique dois factores que podem contribuir para a ocorrência de especiação.

3. Distinga especiação alopátrica de especiação simpátrica.

4. Como se originaram os corvos que habitam a zona de hibridação?

5. Apresente uma hipótese que explique a valência cromossómica da Hyla versicolor.

6. Realize um trabalho de investigação sobre a ocorrência de poliploidia em plan-tas e vantagens económicas e agrícolas inerentes.

024_033_Biologia_U7.qxd 5/30/08 12:18 PM Page 32