espaço jovem - fevereiro 2009

24
ESPAÇO JOVEM :::::::::::::::::::::::::::A MINHA REVISTA::::::::::::::::::::::::::::::::::: Fevereiro 2009 Nº 5

Upload: antonio-silva

Post on 28-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Revista da Comunidade Educativa do Agrupamento de Escolas do Castro

TRANSCRIPT

ESPAÇO JOVEM

:::::::::::::::::::::::::::A MINHA REVISTA:::::::::::::::::::::::::::::::::::

Fevereiro 2009

Nº 5

Nome completo: Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro.Data de nascimento: 5 de Fevereiro de 1985Local de nascimento : Funchal, mais propriamente na freguesia de Santo AntónioAltura: 1.85Peso: 73 kgApelido : Cris, Ronny, CR7 ou fininho(informações profissionais)Clube actual: Manchester United.Número: 7Posição : avançado

Cristiano Ronaldo tem vindo a demonstrar que com o nosso esforço, força de vontade e muita dedicação, podemo s alcançar o que desejamos mais depressa do que pensamos. Rona ldo serve de exemplo para todos os jovens que pensam em desistir dos seus sonhos, por quase impossíveis que sejam o que interessa é o tentar. Ronaldo na sua infância, não e ra um aluno aplicado tendo ele só o 6ºano, só pensava em futebol, era o seu sonho, mas agora quer fazer o ensino obrigatório qu er acabar o que terminou, mas não se orgulha de ter deixado os estudos, mas o que interessa é que quer emendar o erro. Com a sua família ele comenta que é o melhor que tem na vida, as suas irmãs e mãe e também dedica isto ao seu Pai falecid o e que estará sempre no seu coração…nunca o vai esquecer e que àsua família nunca vai deixar que lhes falte nada, d iz ele. Acerca do futebol ele comenta que isto ainda agora começou , quer ele dizer que vai fazer de tudo para que continue a mer ecer o título de melhor jogador. Concluindo…Ronaldo, com 23 anos, acaba de conquistar o título de MELHOR JOGADOR DO MUNDO , título e prémio merecido, pois Ronaldo tem demonstrado e m ostrado como jogador em campo o dom para o Futebol, grandes jogadas tem feito ele….nasceu para isto, na minha opinião t enho a dizer que sim…ele merece o título de melhor jogador do mu ndo e penso que todos têm a mesma opinião. Como cidadã de Portugal agradeço ao Ronaldo por ser português e te r deixado Portugal orgulhoso desportivamente…e outros países poderem dizer…”ali vai Cristiano Ronaldo, um jogador portug uês o melhor jogador do mundo!”Parabéns Ronaldo e Parabéns Portugal

Caretos de Podence

Despedem o Inverno e saúdam a Primavera, para os Caretos o Carnaval é um ritual entre o pagão e o religioso, tão natural como a passagem do tempo e a renovação das estações. Em Podence, concelho de Macedo de Cavaleiros, todos os anos é assim.Chegado o mês de Fevereiro, os homens envergam os trajes coloridos (elaborados com colchas franjadas de lã ou de linho, em teares caseiros) escondem a cabeça entre duas máscaras de lata, prendem uma enfiada de chocalhos à cintura e bandoleiras de campainhas e despendem toda a energia do mundo para assinalar o calor e os dias maiores que se prestem a chegar. Normalmente, contam com os favores do Sol, magnânimo para quem louva o seu reino com tanto fervor. Religioso também pois assim se marca, com os últimos estertores da folia, o início da Quaresma. Período de calma, reflexão e contenção do calendário religioso. A cansar no Carnaval para acalmar até à Páscoa.Na época do Carnaval, nesta aldeia transmontana, cumprindo uma antiquíssima tradição comadres e compadres, envergando máscaras muito características feitas em madeira de amieiro, assumem a forma de demónios e dão largas à língua. Os versos são de crítica de costumes e apelam à libertinagem, mas ninguém leva a mal, pois é Carnaval.

O “DIA DOS DIABOS” - Vinhais

Na Quarta-Feira de Cinzas um grupo de rapazes vestindo um fato vermelho e cobrindo a cara com uma espécie de dominó mascaram-se de Diabo, correm pelas ruas e com um chicote de corda perseguem as pessoas, principalmente as mulheres, a fim de as vergastar, chegando mesmo a entrar dentro das casas para as agarrar. Juntamente com estes figurantes, há uma outra figura mascarada - a Morte. Esta, com um fato preto e de cara enfarruscada transportando uma gadanha na mão deambula silenciosamente pelas ruas e sempre que encontra alguma pessoa obriga-a a ajoelhar-se e a beijar a gadanha. Estas figuras simbólicas são, segundo Sebastião Pessanha, «de expressão religiosa, arrancadas aos cortejos e às representações litúrgicas medievais e alusivas às solenidades próprias do dia em que ainda agora (...) se apresentam em público».

Mirandela

As pessoas mascaravam-se, pregavam partidas, gozavam com as outras pessoas pois estando disfarçadas podiam fazê-lo sem serem reconhecidas.Faziam "assaltos", que era irem ter com alguém em especial (de que se gosta ou não ) e fazer-lhe a vida negra para se gozar com essa pessoa até se fartar, deixando tudo em desalinho.O Carnaval de cada terra tinha o seu rei, o Rei Momo, que também tem uma rainha. A corte tem vários ministros (a fingirem que estão sempre bêbedos) e imensas "matrafonas", que são homens vestidos de forma ridícula ou de mulher.Normalmente há zés-pereiras que acompanham e animam o desfile, a tocar bombo, ou "tropas fandangas" também a tocar e a fazer disparates. Também aparecem gigantones e outros disfarces.

CegadasJá ouviu os seus pais ou seus avós dizerem para se portar bem e não se meter em «cegadas»?As cegadas eram uma forma de crítica que revelava o sentido humorístico malicioso do nosso povo. A melhor altura para o fazer era sempre o Carnaval - quando «ninguém leva a mal».As cegadas também são uma representação, como as do teatro, mas são consideradas brejeiras, com piadas fáceis e maliciosas.São feitas por grupos de quatro, cinco ou seis elementos e duramaproximadamente uma hora.

ALGUMAS MODAS DO ENTRUDO

Ó entrudo, ó entrudo,Ó entrudo chocalheiro,Que não deixas assentar,As mocinhas ao soalheiro.

Moleirinha, dá-me um homem se ele não fora velhaco,Se ele não fora velhaco.Quando vai para o Inferno, leva-me aqui ele no saco,Leva-me aqui ele no saco.

Moleirinha, dá-me um homem se ele não fora ladrão,Se ele não fora ladrão.Quando vai para o Inferno, leva-me aqui ele na mão,Leva-me aqui ele na mão.

Lá em baixo está o Entrudo,De gordo não pode andar,De gordo não pode andar.Que comeu um burro morto,Entre o almoço e o jantar,De gordo não pode andar.

VENEZAVENEZAVENEZAVENEZA

VENEZAVENEZAVENEZAVENEZA

Veneza é uma cidade que desperta paixões. Durante séculos, os seus habitantes construíram as suas casas sobre estacas enterradas no lodo da laguna, transformando os canais em ruas e avenidas. Nasceu assim uma cidade-estado que viveu no fausto de uma porta privilegiada dos viajantes que chegavam à Europa vindos do Oriente. É esse passado de riqueza que hoje justifica a visita à cidade flutuante.

Situada na região do Veneto, no nordeste da Itália, e banhada pelo mar Adriático, Veneza foi construída sobre uma série de ilhas e tornou-se uma das maiores potências marítimas da Idade Média, além de um importante centro de intercâmbio comercial e cultural com o Oriente.

O povoamento da região data do século 6 d.C. Entre 1140 e 1160, a cidade tornou-se uma república e, em 1797, foi tomada por Napoleão Bonaparte. Quase um século mais tarde, em 1866, a cidade foi anexada ao reino da Itália, que havia nascido cinco anos antes.

Entre eles, o palácio Ducal, reconstruído nos séculos 14 e 15 para ser residência dos doges (governantes da cidade) e sede do governo e palácio da Justiça da 'Serenissima Repubblica diVenezia', que complementa o conjunto arquitectónico veneziano.

VENEZAVENEZAVENEZAVENEZANA HORA DE COMER

Risi e BisiPreparado com arroz, ervilhas, "pancceta" (bacon fresco), manteiga e caldo de vegetais, significa exactamente arroz e ervilha, no dialecto veneziano

Risoto neroLula, cebola, alho, azeite e vinho branco temperam o arroz, que adquire coloração preta pelo uso da tinta da lula

Bacalá MantecatoPuré de bacalhau, preparado com o "stoccasisso" (bacalhau seco) hidratado, cortado em tiras e batido com alho e azeite de oliva, normalmente acompanhado por polenta grelhada

Baoacoli VenezianiBiscoitos feitos com manteiga, farinha, açúcar, fermento e clara de ovos

Fegato alla VenezianaFígado de vitela preparado com cebola, azeite, manteiga, salsinha, crouton de pão frito na manteiga e uva passa, servido com polenta

Sopa de PãoPreparada com pão vêneto grelhado, "brodo" (caldo de vegetais), queijo e erva-doce.

VENEZAVENEZAVENEZAVENEZAFestas popularesJaneiroEpifania - durante a celebração católica (5 e 6 de Janeiro) , a cidade, seguindo uma tradição da Itália, fica toda decorada. FevereiroCarnaval - no início do mês, o famoso Carnaval toma conta das ruas de Veneza. Basta comprar uma máscara e participar da festa, que inclui jogos, fogos de artifícios e eventos de todo tipo.MarçoSu e Zo per i Ponti - no segundo domingo de Março, a maratona Su e Zo per i Pontipercorre as ruas da cidade, incluindo subidas e descidas por várias pontes.AbrilSemana Santa - as celebrações religiosas da Semana Santa estendem-se por toda a semana, do domingo de Ramos à Páscoa.Festa de San Marco – no dia 25 de Abril, a celebração do padroeiro da cidade, na Festa de San Marco, dá direito a corrida de gôndolas pela baía.JunhoRegata das Grandes Repúblicas Marítimas - no início do mês, a regata promove uma disputa entre competidores representando as quatro antigas repúblicas marítimas: Amalfi, Génova, Pisa e Veneza.Bienal de Veneza - também em Junho, nos anos ímpares, começa na cidade a maior exposição de arte contemporânea do mundo, normalmente aberta até Setembro. JulhoFesta do Redentor - em meados de Julho, a festa leva aos canais uma procissão de gôndolas e outras embarcações, comemorando o fim da epidemia de 1575 em Veneza. Os fogos de artifício sobre a lagoa são espectaculares.AgostoFestival de Cinema - no final de Agosto e início de Setembro acontece o Festival de Cinema de Veneza, um dos mais antigos eventos internacionais desse tipo.SetembroRegata Histórica - a regata Histórica inclui uma competição tradicional entre duas gôndolas e uma procissão de barcos no primeiro domingo do mês.NovembroFesta da Saúde - durante a festa, no dia 21, os habitantes agradecem à Virgem Maria, em memória à peste que assolou a cidade em 1630.

Foi apresentado na 66ª Esposizione Internazionale Del Ciclo e Motociclo (EICMA 2008), o popular salão de Motos de Milão, o protótipo da MP3 Hybrid.Está equipado com dois motores, um a combustão e outro eléctrico, que segundo a Piaggio (marca italiana), integram a tradição dos motores a gasolina de baixo impacto ambiental. Com uma força extra dos propulsores eléctricos.Muito ágil para o trânsito carregado das cidades, mas também bastante divertido para um passeio de final de semana, o MP3, com duas rodas na dianteira, está novamente à frente do seu tempo. A versão Hybrid não oferece apenas duas opções distintas de propulsão, mas um sistema sofisticado, permite que o motor eléctrico e o mecânico trabalhem juntos.É possível operar apenas com o motor eléctrico, assim a MP3 Hybrid passa a ser totalmente ecológica, com nível zero de emissão de poluentes.Tem transmissão automática, facilitando o uso. Além de oferecer uma melhor aceleração com os dois motores operando juntos, tem uma redução no consumo de combustível chegando a fazer de até 60 Km/Litro e nas emissões de CO2, com apenas 40g/Km rodado.É possível acompanhar o nível de carga da bateria por meio de um indicador no painel. Uma vez na garagem a bateria pode ser carregada pela rede eléctrica tradicional. São necessárias três horas para carregar as forças do MP3 Hybrid. As baterias estão escondidas sob o banco, que mantém espaço suficiente para acomodar também um capacete.

Coco Chanel

Nascida em Saumur, França, em 19 de Agosto de 1883, Chanel chegou a Paris aos 16 anos. Logo conheceu o milionário criador de cavalos, Etienne Balsam. Mais tarde, em 1910, conseguiu, com ajuda de amigos e do próprio Balsam, abrir a sua primeira loja, onde vendia chapéus.Com estilo e elegância, Gabrielle "Coco" Chanel revolucionou a década de 20, libertando a mulher dos trajes desconfortáveis e rígidos do final do século 19. Um verdadeiro mito, Chanel reproduziu sua própria imagem, a mulher do século 20, independente, bem sucedida, com personalidade e estilo.

O estilista alemão Karl Lagerfeld é, desde 1983, o director de criação da marca Chanel, tanto para a linha de alta-costura quanto para a de prêt-à-porter. O estilo clássico criado por mademoiselle, revitalizado por Lagerfeld, atravessou o século 20 e se tornou intemporal.

"Eu criei um estilo para um mundo inteiro.Vê-se em todas as lojas "estilo Chanel". Não há nada que se assemelhe. Sou escrava do meu estilo. Um estilo não sai da moda; Chanel não sai da moda."Coco Chanel

Símbolo de status

A bolsa com alças de corrente dourada, o colar de pérolas, o tailleur e o vestido preto são os símbolos de elegância e status que marcaram para sempre a história da moda. Mas foi o seu perfume, o Chanel nº 5 - tido como o mais vendido no mundo -, que a tornou milionária.

O perfume foi criado em 1921 por Ernest Beauxa pedido de Gabrielle Chanel, que sugeriu: "Um perfume de mulher com cheiro de mulher". Dentro de um frasco art déco - que foi incorporado à colecção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York em 1959 -, o Chanel nº 5 foi o primeiro perfume sintético a levar o nome de um estilista.

Mais do que um perfume, um símbolo de perfeição.

Frases de Chanel

"Uma mulher vestida de claro raramente fica de mau humor.“

"Sou a última do meu género. Não terei sucessores. Espero apenas que o meu exemplo não seja esquecido muito depressa".

Chanel na Semana de Moda de Paris Primavera Verão 2009-2010 Foto:ImaxTree

A BretanhaO outro nome da Bretanha é Armorica que vem de Armor, o "pais do mar".

Região de marinheiros e de lendas que se situa a Oeste da França, com uma larga costa litoral entre o Canal da Mancha, os seus quilómetros de litoral são compostos por enseadas, longas praias e belos portos com casas de granito. Tem fortes raízes celtas pois os seus antepassados são um grupo de emigrantes da ilha da Bretanha (a actual Grã-Bretanha) que fugiram quando foram atacados pelos Anglo-saxões. Com a sua chegada a região passou a designar-se de Bretanha.

Diz-se que foi nesta região, numa floresta que hoje abarca cerca de 7.000 hectares, um lugar mágico e encantado chamado Pays de Brocéliande , que os Cavaleiros da Távola Redonda do Rei Artur vagueavam em busca do castelo invisível. É também aqui que se encontram o túmulo do Mago Merlin e a Fonte da juventude.

Asterix , o gaulês, provavelmente o bretão mais conhecido do mundo, representa a bravura e força do povo bretão.

Região essencialmente agrícola e pesqueira é também conhecida, ao nível arquitectónico, pelas suas cidades medievais, os seus castelos restaurados carregados de símbolos celtas dos quais se destaca a triskele (espécie de cruz suástica arredondada de três pernas), os moinhos e os dolmens e menires (monumentos de pedra construídos pelos druídas).

A gastronomia desta região é marcada pelos produtos que o mar oferece como por exemplo a lagosta e as ostras. Mas não podemos esquecer-nos dos tradicionais Crepes regados com cidra e confeccionados à mesa, pela matriarca, enquanto conversa e conta histórias. O crepe de farinha sarrasin, feita de trigo e sem ovos, é a marca da culinária bretã. Chamado de galette, foi tradicionalmente a comida dos pobres.

O Ducado da Bretanha esteve independente do reino de França até 1532. Guardou os seus privilégios (legislação e impostos próprios) até à Revolução Francesa.

Rennes , a capital da Bretanha, foi arrasada pelo fogo em 1720 e posteriormente reconstruída num estilo clássico austero. Apenas a área entre a praça do Mercado "Place des Lices" e os canais permanece antiga e degradada.

Monte Saint- Michel é um ilhote rochoso na embocadura do Couesnon, no departamento da Mancha, na França, onde foi construído um santuário em homenagem ao arcanjo São Miguel. Seu antigo nome é "monte Saint-Michel em perigo do mar" (MonsSancti Michaeli in periculo mari)No século X os monges beneditinos instalaram-se na abadia e uma pequena vila foi-se formando aos seus pés. Durante a Guerra dos Cem Anos, entre França e Inglaterra, o Monte Saint-Michel foi uma fortaleza intransponível, resistindo a todas as tentativas inglesas de tomá-la e constituindo-se, assim, em símbolo da identidade nacional francesa. Após a dissolução das ordens religiosas ditadas pela Revolução Francesa de 1789 até 1863 o Monte foi utilizado como prisão. Declarado monumento histórico em 1987, o sítio faz parte, desde 1979 , da lista do Património Mundial da UNESCO.

A avó do Tonecas está a fazer um cachecol para lhe oferecer pelo aniversário.O cachecol vai ter 140 cm de comprimento. As riscas serão vermelhas, amarelas e azuis, sempre pela mesma ordem. Cada risca medirá 5 cm. A avósabe que vai terminar o cachecol numa risca vermelha.

Quantas riscas azuis terá o cachecol?

Desfecho fatal

Apesar de serem ainda oito horas da manhã, o Inspector Martins já se encontrava junto aos seus colegas na esquadra. Durante o turno do dia anterior tudo tinha estado calmo e, assim o esperava, este também parecia promissor.

Quando o telefone tocou, o Inspector Martins atendeu. Do outro lado estava o comandante dos bombeiros que solicitava a sua presença na estrada nacional, mesmo à saída da cidade. O carro do presidente do clube desportivo encontrava-se numa ravina, totalmente desfeito, e lá dentro um corpo. O do seu proprietário.

Enquanto se dirigia para o local do acidente foi pensando quem, no caso de não ter sido puramente acidental, poderia ter provocado tal acidente. E a lista era enorme, pelas constantes queixas que tinha recebido nos últimos dias.

Primeiro, pensou no mecânico. No dia em que foi levantar o carro, um Jaguar descapotável, tinha-se esquecido da carteira, dissera. Passados alguns dias de insistência sem resultado, o mecânico resolveu apresentar queixa.

Segundo, o dono do supermercado. Também este apresentou queixa, pois todas as compras que ali foram feitas nunca foram pagas.

Terceiro, os jogadores da equipa profissional. Estavam sem receber ordenado há dois meses e a vida começava a tornar-se insuportável. Só com a alteração na direcção do clube seria possível voltar à normalidade.

Assim, num abrir e fechar dos olhos, chegou ao local. O carro já estava a ser guindado para a estrada.

Quando este foi colocado em lugar seguro, o corpo foi retirado ecolocado na ambulância. O seu destino era a morgue, pois o incêndio que deflagrara com a queda, não permitiria uma autópsia. O Inspector Martins observou o trajecto que levou àsaída da estrada e imaginou a alta velocidade a que este se deslocava, não havia marcas de travagem brusca e apenas algumas marcas de pneus indicavam que vários carros circulavam ali à mesma hora, embora alguns fora de mão. Não havia pistas de marcas de óleo e ao fazerem a peritagem ao carro, verificaram que o óleo dos travões estava correcto, pelo que só poderia ter sido excesso de velocidade, ou não?

• Ele colecciona banda desenhada do Homem-Aranha e “Conan Barbarian”.

• Ele era conhecido como "O'Bomber" na sua escola secundária por causa da sua habilidade no basquetebol.

• Ele leu todos os livros Harry Potter.

• Ele trabalhou numa gelataria em adolescente, e agora não suporta gelados.

• Ele comeu carne de cão e gafanhoto tostado enquanto vivia na Indonésia.

• Ele sabe falar espanhol.

• Ele prometeu à mulher que iria parar de fumar antes de ser presidente – não o fez.

• Ele gosta de jogar Scrabble e Poker .

• Se não tivesse sido politico, queria ser arquitecto.

• Em adolescente ele tomou drogas.

• A sua casa em Chicago tem 4 lareiras.

• Ele possui quatro pares idênticos de sapatos

• Ele pretende por um campo de basquetebol na Casa Branca.

No passado dia 26 de Novembro de 2008, decorreu na nossa escola o Corta-Mato escolar. Esta prova do atletismo que visa contribuir para o desenvolvimento motor e social na formação desportiva e das relações interpessoais dos alunos, insere-se num plano trianual da Actividade Interna do Desporto Escolar, daqui se faz o apuramento para o Corta-mato Concelhio e Distrital. Esta actividade destinou-se a todos os alunos da escola sede do Agrupamento e ao 4ºano do primeiro ciclo. Participaram 282 alunos com maior incidência no escalão de Infantis. A prova desenrolou-se pela Escola E.B. 2,3 de Alvarelhos e pela Rua Padre Aires de Amorim. Cada volta do percurso tinha cerca de 500 metros e o número de voltas a efectuar pelos participantes dependia da sua idade, ou seja, do escalão etário onde estavam inseridos. O Corta-mato decorreu como o previsto e teve grande adesão e entusiasmo por parte de todos os intervenientes. Os alunos que conquistaram o 1º,2º e 3º lugar de cada escalão, no final da prova, subiram ao pódio onde tiveram direito a uma coroa de louro, uma medalha e o respectivo diploma. A todos os outros participantes foi entregue o diploma, no final da sua prestação. Os alunos que se classificaram até ao 10º lugar em cada prova, por escalão e sexo, foram apurados para o Corta-Mato Concelhio e Municipal da Trofa, que se realizou no dia 14 de Janeiro de 2009, no Parque Nossa Senhora das Dores. O Corta-Mato Municipal da Trofa decorreu novamente, como em anos anteriores, de uma forma bastante bem organizada e contou com um total de 248 participantes efectivos na prova. Além dos 63 alunos da nossa escola, participaram também os alunos das outras escolas do concelho, a EB 2,3 Professor Napoleão Sousa Marques, a EB 2,3 de S. Romão do Coronado e a Escola Secundária da Trofa. Participaram também neste Corta-mato os alunos do Colégio e da APPACDM da Trofa. A prestação dos nossos alunos, foi uma prestação de verdadeiros “campeões”. A nossa escola foi a que obteve melhores resultados no colectivo e a mais medalhada. Das vinte e quatro medalhas possíveis, nos escalões em que participaram, os nossos alunos conquistaram oito. Duas de 1º lugar, três de 2º lugar e outras três de 3º lugar. Os medalhados com “ouro” da nossa escola são a aluna Elsa Maia do 7º B, no escalão Infantil B e o aluno Rui Costa do 9º B no escalão de Iniciado. Das oito provas por escalões em que participamos, somente no escalão de Iniciados Masculinos, não subiu ao pódio um aluno da nossa escola. De salientar ainda que nas diferentes provas, com uma média a rondar o total de 30 participantes, os alunos conquistaram também a classificação individual de: dois 4ºs lugar; dois 5ºs lugar; um 6º lugar; dois 7ºs lugar; um 8º lugar, um 9º lugar e dois 10ºs lugar. Todos os participantes da nossa escola estão de parabéns e contamos com o empenho e dedicação dos apurados para o Corta-mato Distrital que se irá realizar no dia 14 de Fevereiro em Santo Tirso.

Quem sou eu?

Fevereiro é o segundo mês do ano, pelo calendário gregoriano. Tem a duração de 28 dias, a não ser em anos bissextos, em que é adicionado um dia a este mês. Já existiram três dias 30 de Fevereiro na história. O nome Fevereiro vem do latim februarius, inspirado em Februus, deus da morte e da purificação na mitologia etrusca. Originariamente, Fevereiro possuía 29 dias e 30 como ano bissexto, mas por exigência do Imperador César Augusto, de Roma, um dos seus dias passou para o mês de Agosto, para que o mesmo ficasse com 31 dias, semelhante a Julho, mês baptizado assim em homenagem ao Imperador Júlio César.

Ficha técnica

Fevereiro 2009

Responsável editorial:Prof. António Monteiro

Endereço de correio electrónico para envio de artigos: [email protected]

Solução do mistério «Crime a bordo »

Logicamente que não se tratava de um afogamento, já que o aspirante a comandante era um experiente nadador; ou seja, alguém o teria levado e atirado para a piscina. Os suspeitos eram vários: o cozinheiro, o navegador, o comandante, algum passageiro que ali estivesse para o matar, …

Foi nesta altura que o Inspector se lembrou de outros factos:

Este navio era a razão de viver do actual comandante, o comandante era um homem cuidadoso com tudo o que o rodeava, a água na casa de banho do comandante.

Assim que a polícia chegou ao navio, o Inspector mandou prender aquele que lutara com o aspirante a comandante e o afogara, e cuja única pista que não conseguiu esconder foi a água que viera da luta na piscina até à sua casa de banho.

Da esquerda para a direita: Eusébio, JRR Tolkien, MichaelSchumacker, Rei Juan Carlos, Nicolas Cage e Elvis Presl ey