escola privada

24
ESCOLA PRIVADA PNE 2011- 2020 CONAE

Upload: keaton-morin

Post on 02-Jan-2016

27 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

PNE 2011-2020. ESCOLA PRIVADA. CONAE. - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Page 1: ESCOLA PRIVADA

ESCOLA PRIVADA

PNE 2011-2020

CONAE

Page 2: ESCOLA PRIVADA

Diante da apresentação do PNE (Plano Nacional de Educação) 2011-2020 é fundamental uma criteriosa avaliação, para que o setor educacional conduzido pela iniciativa privada participe efetivamente do aprimoramento do processo de evolução e novos desafios da educação no Brasil. Neste processo de avaliação devemos ter como objetivo, identificar aspectos que comprometem o desempenho e o convívio da educação conduzida pelo setor privado de forma harmônica com o ensino público.

Page 3: ESCOLA PRIVADA

Art. 2º São diretrizes do PNE - 2011/2020: I - erradicação do analfabetismo; II - universalização do atendimento escolar; III - superação das desigualdades educacionais; IV - melhoria da qualidade do ensino; V - formação para o trabalho; VI - promoção da sustentabilidade sócio-ambiental; VII - promoção humanística, científica e tecnológica do País; VIII - estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto; IX - valorização dos profissionais da educação; e X - difusão dos princípios da equidade, do respeito à diversidade e a gestão democrática da educação.

Page 4: ESCOLA PRIVADA

Art. 6º- A União deverá promover a realização de pelo menos duas conferências nacionais de educação até o final da década, com intervalo de até quatro anos entre elas, com o objetivo de avaliar e monitorar a execução do PNE – 2011-2020 e subsidiar a elaboração do Plano Nacional de Educação para o decênio 2021-2030.

Vínculo efetivo com a CONAE

Page 5: ESCOLA PRIVADA

Necessidade de vigilância e participação nas instâncias que estabelecerão os mecanismos de acompanhamento local, e a adequação dos planos de educação dos Estados e Municípios, conforme previsto no Art. 7º do PNE.

Page 6: ESCOLA PRIVADA

Art. 7º§ 2º Os sistemas de ensino dos Estados, do Distrito

Federal e dos Municípios deverão prever mecanismos para o acompanhamento local da consecução das metas do PNE - 2011/2020 e dos planos previstos no art. 8º.

Art. 8º Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em Lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas no PNE - 2011/2020, no prazo de um ano contado da publicação desta Lei. (grifo nosso)

Page 7: ESCOLA PRIVADA

Percebe-se nas estratégias para consecução das metas, que alguns aspectos elencados no PNE foram abordados no documento da CONAE, numa visão curta e restritiva, desconsiderando a capacidade e individualidade das escolas em seus processos internos. (último § pag. 11CONAE). Está previsto no Doc.Final a participação da sociedade civil e cinco grandes desafios, sinalizando acordos firmados com segmentos distantes da realidade educacional,(letra C pag. 13 CONAE) e muito provavelmente em rota de colisão e desrespeito aos fundamentos, projetos e filosofia de instituições que conquistaram credibilidade ao longo de sua existência.

Page 8: ESCOLA PRIVADA

Art. 8º§ 2º Os entes federados deverão estabelecer em seus respectivos planos de educação metas que garantam o atendimento às necessidades educacionais específicas da educação especial, assegurando um sistema educacional inclusivo em todos os níveis, etapas e modalidades.

Page 9: ESCOLA PRIVADA

Vale atentar para participação da iniciativa privada nos Conselhos supracitados, evitando surpresas em relação ao que possa vir a ser estabelecido nos processos de inclusão. Devido à grande exigência de profissionais altamente capacitados, para atender a contento aos distúrbios que mais comprometem a aprendizagem, mediando a maior complexidade das barreiras individuais manifestadas nestes casos, instituições especializadas deverão ser mantidas pelo Poder Público, objetivando tal atendimento, como previsto na meta 4 – item 5 do PNE.

Page 10: ESCOLA PRIVADA

Meta 4.5) Fomentar a educação inclusiva, promovendo a articulação entre o ensino regular e o atendimento educacional especializado complementar ofertado em salas de recursos multifuncionais da própria escola ouou em instituições especializadas.

Page 11: ESCOLA PRIVADA

O Art. 9º exige profunda análise devido à gravidade de seus desdobramentos previstos e quiçá envolvidos nos acordos e consensos alinhavados.

Art. 9º Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão aprovar leis específicas disciplinando a gestão democrática da educação em seus respectivos âmbitos de atuação no prazo de um ano contado da publicação desta Lei. (grifo nosso)

Page 12: ESCOLA PRIVADA

Este Art. 9º deve ser visto por uma ótica da maior amplitude, juntamente com a Meta 19 e em consonância com a proposta da CONAE.

Meta 19: Garantir, mediante lei específica aprovada no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, a nomeação comissionada de diretores de escola vinculada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à participação da comunidade escolar. Estratégias: 19.1) Priorizar o repasse de transferências voluntárias na área da educação para os Estados, o Distrito Federal e os Municípios que tenham aprovado lei específica prevendo a observância de critérios técnicos de mérito e desempenho e a processos que garantam a participação da comunidade escolar preliminares à nomeação comissionada de diretores escolares. 19.2) Aplicar prova nacional específica, a fim de subsidiar a definição de critérios objetivos para o provimento dos cargos de diretores escolares.

Page 13: ESCOLA PRIVADA

Esse envolvimento dos/das profissionais da educação e dos diferentes segmentos e setores da sociedade, ligados à educação, traduz a capacidade de mobilização, participação, criatividade e visão crítica dos movimentos sociais organizados, e de todos e todas profissionais da educação, ao assumirem a educação de qualidade como direito social, garantindo que o acesso e a permanência, de crianças, adolescentes, jovens e adultos nas instituições de ensino brasileiras se torne uma realidade; que o respeito e a valorização à diversidade prevaleça e se concretize uma maior democratização da gestão, (pag.12 Doc. CONAE)

No tocante à educação privada, é fundamental reiterar que esta deve ser regulada pelos órgãos de Estado, devendo obedecer às regras e normas determinadas pelo Sistema Nacional de Educação.

DEMOCRATIZAÇÃO - AUTONOMIA

Page 14: ESCOLA PRIVADA

Um caso especial é o das universidades, para as quais a Constituição reserva autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial (art. 207). Cabe ao Estado garantir efetivamente o cumprimento desse dispositivo constitucional, sobretudo nas instituições por ele mantidas, mas, também, com especial atenção para as instituições de ensino superior privadas, onde a autonomia é usufruída apenas pela mantenedora e não pela mantida, que deveria ser a detentora do atributo da autonomia. (pag.24 CONAE)

Page 15: ESCOLA PRIVADA

Diversas entidades sindicais e acadêmicas defendem a instituição de um sistema nacional de educação, concebido como expressão institucional do esforço organizado, autônomo e permanente do Estado e da sociedade brasileira pela educação, tendo como finalidade precípua a garantia de um padrão unitário de qualidade nas instituições educacionais públicas e privadas em todo o País. Assim, são compreendidos os sistemas de educação federal, estaduais, do Distrito Federal e municipais, bem como outras instituições, públicas ou privadas, que desenvolvam ações de natureza educacional, inclusive as instituições de pesquisa científica e tecnológica, as culturais, as de ensino militar, as que realizam experiências populares de educação, as que desenvolvem ações de formação técnico-profissional e as que oferecem cursos livres. pag.43 CONAE

Page 16: ESCOLA PRIVADA

Com isso, cabe enfatizar a necessidade de: democratizar a gestão da educação e das instituições educativas (públicas e privadas), garantindo a participação de estudantes, profissionais da educação, pais/mães e/ou responsáveis e comunidade local na definição e realização das políticas educacionais, de modo a estabelecer o pleno funcionamento dos conselhos e órgãos colegiados de deliberação coletiva da área educacional, por meio da ampliação da participação da sociedade civil; instituir mecanismos democráticos – inclusive eleição direta de diretores/as e reitores/as, por exemplo –, para todas as instituições educativas (públicas e privadas) e para os sistemas de ensino; e, ainda, implantar formas colegiadas de gestão da escola, mediante lei específica. pag.43 CONAE

Page 17: ESCOLA PRIVADA

b) ... estabelecer política nacional de gestão ...

c) ...ampla, efetiva e democrática participação da comunidade escolar e da sociedade.

e) Promover e garantir autonomia (pedagógica, administrativa e financeira) das instituições de educação básica, profissional, tecnológica e superior, bem como aprimoramento dos processos de gestão ...

f) Assegurar a efetivação da autonomia universitária, conforme preconizado na CF/88.

h) Estabelecer mecanismos democráticos de gestão que assegurem a divulgação, a participação de profissionais da educação, estudantes, mães/pais e/ou responsáveis e da comunidade local na elaboração e implementação orgânica de planos estaduais e municipais de educação, bem como de projetos político-pedagógicos e planos de desenvolvimento institucionais.

(pag.25-26 CONAE)

Page 18: ESCOLA PRIVADA

DESTAQUES

Ao prever uma mobilização nacional, na sequência do processo de construção da Conae, faz-se necessário que o PNE esteja organicamente articulado com os acordos e consensos firmados.acordos e consensos firmados. pag.28 CONAE

Como função social, cabe reconhecer o papel estratégico das instituições da educação básica e superior na construção de uma nova éticaconstrução de uma nova ética, centrada na vida, no mundo do trabalho, na solidariedade e numa cultura da paz, superando as práticas opressoras, de modo a incluir, efetivamente, os grupos historicamente excluídos: negros, quilombolas, pessoas com deficiência, povos indígenas, trabalhadores do campo, mulheres, LGBTT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), entre outros. pag.29-30 CONAE

Page 19: ESCOLA PRIVADA

DESTAQUES

A construção do Sistema Nacional de Educação, por meio da articulação entre os sistemas de ensino, deve considerar as bases da educação nacional como fundamento para a concessão da educação no setor privado. pag. 31 CONAE

Assim, pode-se compreender que o Sistema Nacional de Educação, em consonância com as competências específicas dos demais sistemas, envolve ações de articulação, normatização e coordenação, avaliação, tanto da rede pública quanto da rede privada de ensino.O Sistema Nacional de Educação deve prover:

w) Mecanismos de participação dos diferentes segmentos na instituição educativa. pag.32-33 CONAE

Page 20: ESCOLA PRIVADA

DESTAQUES

Meta 3: Estratégias:

3.9) Implementar políticas de prevenção à evasão motivada por preconceito e discriminação à orientação sexual ou à identidade de gênero, criando rede de proteção contra formas associadas de exclusão. PNE

y) Incluir nos levantamentos de dados e censos escolares informações sobre evasão escolar causada por homofobia, racismo, sexismo e outras formas de discriminação individual e social. pag. 146 CONAE

Page 21: ESCOLA PRIVADA

DESTAQUES METAS PNE

Meta 6: 6.5) Orientar, na forma do art. 13, § 1º, I, da Lei nº 12.101, de 27 de

novembro de 2009, a aplicação em gratuidade em atividades de ampliação da jornada escolar de estudantes matriculados nas escolas da rede pública de educação básica de forma concomitante e em articulação com a rede pública de ensino. PNE

4.4) Manter e aprofundar programa nacional de acessibilidade nas escolas públicas para adequação arquitetônica, oferta de transporte acessível, disponibilização de material didático acessível e recursos de tecnologia assistiva, e oferta da educação bilíngüe em língua portuguesa e Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. 4.5) Fomentar a educação inclusiva, promovendo a articulação entre o ensino regular e o atendimento educacional especializado complementar ofertado em salas de recursos multifuncionais da própria escola ou em instituições especializadas.

Page 22: ESCOLA PRIVADA

DESTAQUES METAS PNE

Meta 13: Elevar a qualidade da educação superior pela ampliação da atuação de mestres e doutores nas instituições de educação superior para 75%, no mínimo, do corpo docente em efetivo exercício, sendo, do total, 35% doutores.

12.3) Elevar gradualmente a taxa de conclusão média dos cursos de graduação presenciais as universidades públicas para 90% (noventa por cento), ofertar um terço das vagas em cursos noturnos e elevar a relação de estudantes por professor para 18 (dezoito), mediante estratégias de aproveitamento de créditos e inovações acadêmicas que valorizem a aquisição de competências de nível superior.

Page 23: ESCOLA PRIVADA

“Na primeira noite se aproximam e roubam a flor no nosso jardim. E não dizemos nada? Na segunda noite já não se escondem; pisam nossas flores e matam nosso cão, e não dizemos nada. Até que um dia o mais frágil deles entra em nossa casa, roubam-nos a luz, e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E já não podemos dizer nada.” (Wladimir Maiakóvsky)

Page 24: ESCOLA PRIVADA

Samuel Lara de AraújoInst. Presb. Serv. Soc. Ed. Cult. e PesquisaColégio Presbiteriano Governador Valadares – [email protected]