escola estadual professora elizÂngela ......qual a diferença entre mal e mau? mal é um advérbio,...

27
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO Formando Jovens Autônomos, Solidários e Competentes ROTEIRO DE ESTUDOS Nº 03 - 4º BIMESTRE/2020 2ª SÉRIE ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS COMPONENTE CURRICULAR/DISCIPLINA: LP-PORTUGUÊS, REDAÇÃO, LEM - INGLÊS, EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSORAS: ANA CRISTINA, SIMONE COSTA, THIAGO MORBECK, GILTON MOREIRA, PEDRINA SOUSA, CARLA DIAS , ELIANA BRITO TURMA: 23.01 a 23.08 CRONOGRAMA Período de realização das atividades: 11 a 23/01/21 Término das atividades: 23/01 CARGA HORÁRIA DAS ATIVIDADES: PORTUGUÊS: 13 REDAÇÃO: INGLÊS: 02 EDUCAÇÃO FÍSICA:03 COMPETÊNCIA ESPECÍFICA DA ÁREA Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo. HABILIDADE/OBJETIVO DA ATIVIDADE (EM13LP49) Analisar relações intertextuais e interdiscursivas entre obras de diferentes autores e gêneros literários de um mesmo momento histórico e de momentos históricos diversos, explorando os modos como a literatura e as artes em geral se constituem, dialogam e se retroalimentam. (EM13LP45) Compartilhar sentidos construídos na leitura/escuta de textos literários, percebendo diferenças e eventuais tensões entre as formas pessoais e as coletivas de apreensão desses textos, para exercitar o diálogo cultural e aguçar a perspectiva crítica. (EM13LGG201) Utilizar adequadamente as diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais) em diferentes contextos, valorizando-as como fenômeno social, cultural, histórico, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso. (EM13LGG403) Fazer uso do inglês como língua do mundo global, levando em conta a multiplicidade e variedade de usos, usuários e funções dessa língua no mundo contemporâneo. (EM13LGG604) Relacionar as práticas artísticas e da cultura corporal do movimento às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica e econômica. ESTUDO ORIENTADO: Com este Roteiro de Estudo você: - Irá rever vários casos de ortografia que fazem grande diferença na escrita do dia-a-dia: mal/mau; mais/mas; há/a; - entender melhor os efeitos de sentido da pontuação no texto -. - conhecer as funções das articulações do nosso corpo.

Upload: others

Post on 07-Mar-2021

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA ......Qual a diferença entre mal e mau? Mal é um advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom. Exemplo: Ele é um homem

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO Formando Jovens Autônomos, Solidários e Competentes

ROTEIRO DE ESTUDOS Nº 03 - 4º BIMESTRE/2020

2ª SÉRIE

ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS

COMPONENTE CURRICULAR/DISCIPLINA: LP-PORTUGUÊS, REDAÇÃO, LEM - INGLÊS, EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSORAS: ANA CRISTINA, SIMONE COSTA, THIAGO MORBECK, GILTON MOREIRA, PEDRINA SOUSA, CARLA DIAS , ELIANA BRITO

TURMA: 23.01 a 23.08

CRONOGRAMA Período de realização das atividades: 11 a 23/01/21 Término das atividades: 23/01

CARGA HORÁRIA DAS ATIVIDADES: PORTUGUÊS: 13 REDAÇÃO: INGLÊS: 02 EDUCAÇÃO FÍSICA:03

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA DA ÁREA Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo.

HABILIDADE/OBJETIVO DA ATIVIDADE (EM13LP49) Analisar relações intertextuais e interdiscursivas entre obras de diferentes

autores e gêneros literários de um mesmo momento histórico e de momentos históricos diversos, explorando os modos como a literatura e as artes em geral se constituem, dialogam e se retroalimentam.

(EM13LP45) Compartilhar sentidos construídos na leitura/escuta de textos literários, percebendo diferenças e eventuais tensões entre as formas pessoais e as coletivas de apreensão desses textos, para exercitar o diálogo cultural e aguçar a perspectiva crítica.

(EM13LGG201) Utilizar adequadamente as diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais) em diferentes contextos, valorizando-as como fenômeno social, cultural, histórico, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.

(EM13LGG403) Fazer uso do inglês como língua do mundo global, levando em conta a multiplicidade e variedade de usos, usuários e funções dessa língua no mundo contemporâneo.

(EM13LGG604) Relacionar as práticas artísticas e da cultura corporal do movimento às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica e econômica.

ESTUDO ORIENTADO: Com este Roteiro de Estudo você: - Irá rever vários casos de ortografia que fazem grande diferença

na escrita do dia-a-dia: mal/mau; mais/mas; há/a; - entender melhor os efeitos de sentido da pontuação no texto -. - conhecer as funções das articulações do nosso corpo.

Page 2: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA ......Qual a diferença entre mal e mau? Mal é um advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom. Exemplo: Ele é um homem

COMUM A TODOS

- Deverá ler as explicações gramaticais e os exercícios sobre o assunto abordado. Deverá participar das aulas no Meet para aprender mais e sanas as dúvidas. Responda usando caneta azul ou preta com letra legível. Tire suas dúvidas via WhatsApp ou e-mail. OBJETO DE CONHECIMENTO/CONTEÚDO (Conforme Guia de Aprendizagem 4º bimestre): - ORTOGRAFIA - I N T E R P R E T A Ç Ã O D E T E X T O - VOCABULÁRIO - SISTEMA ARTICULAR

AVALIAÇÃO: O (a) estudante será avaliado (a) através da observação, por parte do professor, de sua participação no grupo de WhatsApp apresentando dúvidas ou contribuições (no caso de ter recursos tecnológicos e acesso à internet). Também, por meio da resolução da atividade e entrega das folhas de respostas à escola, no decorrer de cada semana, de acordo com os prazos estabelecidos. Assim, prevalecerá a avaliação interdimensional, observando a prática do exercício do protagonismo e dos 4 (quatro) pilares da educação: Aprender a Ser, a Fazer, a Conhecer e a Conviver.

Page 3: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA ......Qual a diferença entre mal e mau? Mal é um advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom. Exemplo: Ele é um homem

PARTE ÚNICA: 25/01 a 02/02/21

OBJETO DE CONHECIMENTO/CONTEÚDO: PONTUAÇÃO E ORTOGRAFIA OS SINAIS DE PONTUAÇÃO: REVISÃO

Os sinais de pontuação têm por finalidade indicar as pretensões discursivas do anunciador mediante o ato de interlocução. Na escrita, servem para indicar os recursos utilizados pelo emissor (exprimindo sentimentos, afirmando, negando, interrogando), não materializados pelos mesmos recursos manifestados por meio da oralidade, como por exemplo, os gestos, expressões faciais, interrupções e retomadas de pensamento, entre outros aspectos.

O sentido ambíguo representa um dos elementos que implicam na falta de clareza textual. Muitas vezes, a falta de um sinal de pontuação, sobretudo no que se refere ao uso da vírgula, faz com que a mensagem se torne passível de duplo sentido, tornando-se incoerente, ilógica.

Para tanto, alguns casos representam tal ocorrência.

Compramos o quadro do menino = Compramos, do menino, o quadro. Vi o ladrão da janela = Vi, da janela, o ladrão. Encontrei a cadela da minha tia vagando por aqui = Encontrei a cadela, que é da minha tia, vagando por aqui.

_ Divisão e emprego dos sinais de pontuação:

1 - Ponto ( . )

a) indicar o final de uma frase declarativa.

Ex.: Lembro-me muito bem dele.

b) separar períodos entre si.

Ex.: Fica comigo. Não vá embora.

c) nas abreviaturas

Ex.: Av.; V. Ex.ª

2 - Dois-pontos ( : )

a) iniciar a fala dos personagens:

Ex.: Então o padre respondeu: - Parta agora.

b) antes de apostos ou orações apositivas, enumerações ou sequência de palavras que explicam, resumem ideias

anteriores.

Ex.: Meus amigos são poucos: Fátima, Rodrigo e Gilberto.

c) antes de citação

Ex.: Como já dizia Vinícius de Morais: “Que o amor não seja eterno posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure.”

Page 4: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA ......Qual a diferença entre mal e mau? Mal é um advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom. Exemplo: Ele é um homem

2 - Vírgula ( , )

É usada para marcar uma pausa do enunciado com a finalidade de nos indicar que os termos por ela separados, apesar de participarem da mesma frase ou oração, não formam uma unidade sintática.

Ex.: Lúcia, esposa de João, foi a ganhadora única da Sena.

Dicas: Podemos concluir que quando há uma relação sintática entre termos da oração, não se pode separá-

los por meio de vírgula.

Não se separam por vírgula:

a) predicado de sujeito; b) objeto de verbo; c) adjunto adnominal de nome; d) complemento nominal de nome; e) predicativo do objeto do objeto; f) oração principal da subordinada substantiva (desde que esta não seja apositiva nem apareça na

ordem inversa)

A vírgula no interior da oração É utilizada nas seguintes situações:

a) separar o vocativo. Exemplos:

Maria, traga-me uma xícara de café. A educação, meus amigos, é fundamental para o progresso do país.

b) separar alguns apostos. Ex.: Valdete, minha antiga empregada, esteve aqui ontem.

c) separar o adjunto adverbial antecipado ou intercalado. Exemplos:

Chegando de viagem, procurarei por você. As pessoas, muitas vezes, são falsas.

d) separar elementos de uma enumeração.

Ex.: Precisa-se de pedreiros, serventes, mestre-de-obras.

e) isolar expressões de caráter explicativo ou corretivo.

Ex.: Amanhã, ou melhor, depois de amanhã podemos nos encontrar para acertar a viagem.

f) separar conjunções intercaladas.

Ex.: Não havia, porém, motivo para tanta raiva.

g) separar o complemento pleonástico antecipado.

Ex.: A mim, nada me importa.

Page 5: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA ......Qual a diferença entre mal e mau? Mal é um advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom. Exemplo: Ele é um homem

h) isolar o nome de lugar na indicação de datas.

É o conjunto de regras estabelecidas pela gramática normativa que ensina a grafia correta das

palavras, o uso de sinais gráficos que destacam vogais tônicas, abertas ou fechadas, processos

fonológicos como a crase, os sinais de pontuação esclarecedores de funções sintáticas da língua e

motivados por tais funções etc.

ORTOGRAFIA

Qual a diferença entre mal e mau?

Mal é um advérbio, antônimo de bem.

Mau é um adjetivo, antônimo de bom.

Exemplo: Ele é um homem mau, só pratica o mal.

Pela oposição: Ele é um homem bom, só pratica o bem.

Quando uso mau?

O adjetivo mau é usado principalmente para indicar algo de má qualidade ou alguém que faz

maldades, sendo sinônimo de ruim e malvado. Apresenta ainda outros significados, sendo também

sinônimo de nocivo, indelicado, incapaz, incorreto, endiabrado, difícil, indecente, entre outros.

Exemplos com mau:

Ele é um mau professor.

Afaste esses maus pensamentos de sua mente.

Quando uso mal?

O advérbio mal é usado principalmente para indicar algo feito de forma errada e incorreta, sendo

sinônimo de erradamente, incorretamente, insatisfatoriamente, negativamente, indevidamente, entre

outros. Mal também é substantivo, podendo significar doença, moléstia, angústia, desgosto,

Page 6: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA ......Qual a diferença entre mal e mau? Mal é um advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom. Exemplo: Ele é um homem

maldade, tudo aquilo que é prejudicial ou nocivo. Mal pode ser ainda uma conjunção temporal,

sinônima de assim que.

Exemplo com mal:

Eu preciso descansar porque tenho dormido mal.

O mal da sociedade moderna é a violência urbana.

Mal tocou o sino, os alunos saíram correndo.

O uso dos porquês é um dos assuntos da língua portuguesa que mais causa dúvidas entre os

falantes. Para que o emprego dos porquês seja feito de forma correta, é essencial entender e

distinguir as quatro formas: porque, porquê, por que ou por quê.

Quando usar porque?

Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa

ou a explicação de alguma coisa.

Porque pode ser substituído por:

pois;

visto que;

uma vez que;

por causa de que;

dado que;

Exemplos com porque

Page 7: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA ......Qual a diferença entre mal e mau? Mal é um advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom. Exemplo: Ele é um homem

Choro porque machuquei o pé.

Ela não foi à escola porque estava chovendo.

Substituição do porque

Choro pois machuquei o pé.

Choro visto que machuquei o pé.

Ela não foi à escola pois estava chovendo.

Ela não foi à escola uma vez que estava chovendo.

Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem

uma da outra para ter sentido completo.

Quando usar por que?

Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer

uma relação com um termo anterior da oração.

Por que interrogativo

Possuindo um caráter interrogativo, por que é usado para iniciar uma pergunta, podendo ser

substituído por:

por que motivo;

por qual motivo;

por que razão;

por qual razão.

Exemplos com por que (interrogativo)

Por que você não foi dormir?

Por que não posso sair com meus amigos?

Substituição do por que (interrogativo)

Por qual motivo você não foi dormir?

Por qual razão você não foi dormir?

Por qual motivo não posso sair com meus amigos?

Por qual razão não posso sair com meus amigos?

Com este uso, por que é formado pela preposição por seguida do pronome interrogativo que.

Page 8: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA ......Qual a diferença entre mal e mau? Mal é um advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom. Exemplo: Ele é um homem

Por que relativo

Estabelecendo uma relação com um termo antecedente, por que é usado como elo de ligação entre

duas orações, podendo ser substituído por:

pelo qual;

pela qual;

pelos quais;

pelas quais;

por qual;

por quais.

Exemplos com por que (relativo)

Não achei o caminho por que passei.

As razões por que fui embora são pessoais.

Substituição do por que (relativo)

Não achei o caminho pelo qual passei.

Não achei o caminho por qual passei.

As razões pelas quais fui embora são pessoais.

As razões por quais fui embora são pessoais.

Com este uso, por que é formado pela preposição por seguida do pronome relativo que.

Quando usar por quê?

Por quê (separado e com acento) é usado em interrogações. Aparece sempre no final da frase,

seguido de ponto de interrogação ou de um ponto final.

Por quê pode ser substituído por:

por qual motivo;

por qual razão.

Exemplos com por quê

Você não comeu? Por quê?

O menino foi embora e nem disse por quê.

Page 9: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA ......Qual a diferença entre mal e mau? Mal é um advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom. Exemplo: Ele é um homem

Substituição do por quê

Você não comeu? Por qual motivo?

Você não comeu? Por qual razão?

O menino foi embora e nem disse por qual motivo.

O menino foi embora e nem disse por qual razão.

Por quê é formado pela preposição por seguida do pronome interrogativo tônico quê.

Quando usar porquê?

Porquê (junto e com acento) é usado para indicar o motivo, a causa ou a razão de algo.

Aparece quase sempre junto de um artigo definido (o, os) ou indefinido (um, uns), podendo também

aparecer junto de um pronome ou numeral.

Porquê pode ser substituído por:

o motivo;

a causa;

a razão.

Exemplos com porquê

Todos riam muito e ninguém me dizia o porquê.

Gostaria de saber os porquês de ter sido mandada embora.

Substituição do porquê

Todos riam muito e ninguém me dizia o motivo.

Todos riam muito e ninguém me dizia a razão.

Gostaria de saber os motivos de ter sido mandada embora.

Gostaria de saber as causas de ter sido mandada embora.

Porquê é um substantivo masculino, podendo sofrer flexão em número: o porquê, os porquês.

Dicas para o uso dos porquês

Por que = Usado no início das perguntas.

Por quê? = Usado no fim das perguntas.

Page 10: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA ......Qual a diferença entre mal e mau? Mal é um advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom. Exemplo: Ele é um homem

Porque = Usado nas respostas.

O porquê = Usado como um substantivo

Mais ou mas?

Para você saber a diferença do uso do mais e do mas. É bastante simples:

mas – é usado para dar ideia de oposição e contrariedade

mais – é indicativo de quantidade e intensidade

Quando usar o mais?

Você vai utilizar o mais sempre quando for transmitir uma ideia ou noção de quantidade, de

intensidade ou de excesso. Dependendo do contexto, ele pode vir assumir a função de conjunção,

substantivo, advérbio de intensidade, preposição e até mesmo um pronome indefinido.

Exemplos do uso do mais:

João é o aluno mais inteligente da turma.

Gostaria de viajar mais vezes.

Fizemos a divisão, foi o mais justo.

Vai ser mais rápido se você for por esse caminho.

Um bizu: para saber se você está utilizando o mais da forma correta, basta trocar pelo seu antônimo:

“menos”.

Quando usar o mas?

Page 11: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA ......Qual a diferença entre mal e mau? Mal é um advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom. Exemplo: Ele é um homem

Diferente do mais, o mas é uma conjunção adversativa que dá ideia de oposição e contrariedade.

Seu significado vem sempre carregado de uma ideia de oposição. O uso do “mas” segue o exemplo

das conjunções “porém”, “todavia” ou “contudo”.

Exemplos do uso do mas:

Ele estudou, mas não conseguiu passar.

Maria é uma boa aluna, mas fica nervosa na prova.

João está estressado, mas ele costuma ser calmo.

O resultado saiu, mas ela não foi aprovada.

Atividades Complementares

https://www.youtube.com/watch?v=_AhF4NJgYnM&ab_channel=Portugu%C3%AAscomLet%

C3%ADcia

https://www.youtube.com/watch?v=izV3eiWQIBc&ab_channel=Portugu%C3%AAscomLet%C3

%ADcia

https://www.youtube.com/watch?v=CjD2yrQ8qPY&ab_channel=AyrtonAyron

___________________________________________________________________________

OBJETO DE CONHECIMENTO/CONTEÚDO: REDAÇÃO: INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

A leitura está presente em todos os momentos do nosso dia a dia, fazendo parte da rotina. Dessa forma, a interpretação de texto abrange justamente diversas situações cotidianas, tanto através da linguagem verbal quanto da não-verbal.

A interpretação textual possibilita o entendimento de qualquer discurso ou texto, ampliando a compreensão da ideia central dos mesmos. É um processo que envolve uma série de características, como elementos gramaticais: pontuação, conjunções, preposições e outros. Assim como em todas as áreas da nossa vida, a interpretação de texto é imprescindível para diversas provas, inclusive para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Page 12: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA ......Qual a diferença entre mal e mau? Mal é um advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom. Exemplo: Ele é um homem

Interpretação de texto: por que é importante?

A habilidade de interpretar um texto permite que você amplie o seu domínio sobre a linguagem escrita e falada. Ou seja, você se torna mais eficiente para transmitir informações e captar as que recebe. Desse modo, a interpretação de texto favorece:

A assimilação de conteúdos e ideias; O desenvolvimento do pensamento crítico; A obtenção de maior conhecimento de mundo; A aquisição de vocabulário; A capacidade argumentativa.

É necessário, entretanto, que o texto tenha coerência e coesão, além de uma estrutura semântica bem definida. Isso torna possível que o leitor consiga interagir completamente com as ideias expostas em cada texto. Para conseguir fazer uma boa interpretação textual, é preciso:

Ler regularmente; Dominar as estruturas da língua; Compreender as relações de semântica.

Muito importante não só no dia a dia, como também em provas e vestibulares, a interpretação de texto não se resume apenas às matérias de humanas. Para conseguir responder as questões de qualquer disciplina, é preciso entender o que o enunciado está propondo.

Dicas para melhorar sua interpretação de texto

Exatamente tudo ao nosso redor tem uma simbologia, isto é, uma mensagem. Saber decifrá-la é muito importante para entender a ideia que um texto ou discurso quer transmitir.

Existem algumas técnicas que podem ser adotadas objetivando melhorar a interpretação de texto como, por exemplo:

Tenha o hábito de ler

Para adquirir mais conhecimento em uma língua, é preciso ler bastante. A interpretação de texto não pode ser feita rapidamente. Por isso, separe um tempo para a leitura e torne isso um hábito.

Para agregar ainda mais o seu vocabulário, leia gêneros textuais diferentes. Nessas horas vale tudo, desde livros de literatura até blogs online. Alguns textos, como relatórios técnicos, podem ter vocabulário mais complexo. Nesses casos, nada melhor do que fazer as leituras sempre com um dicionário por perto.

Não tenha vergonha de admitir para si mesmo que não sabe o significado de alguma palavra. Busque no dicionário sempre que desconhecer algum termo, assim melhorando a sua interpretação sobre o texto que está lendo.

Releia o texto várias vezes

Reler o texto possibilita que você assimile novamente o assunto, confirmando ou rejeitando hipóteses criadas na primeira leitura. Retome o texto desde o começo até se sentir apto a explicar com suas próprias palavras a mensagem transmitida por ele.

Poucas coisas são tão eficientes para melhorar a interpretação de texto quanto a releitura.

Aposte no silêncio

Nem sempre é fácil conciliar os estudos com a rotina. Contudo, sempre que for possível, livre-se das interferências externas. O silêncio pode ser um aliado fundamental para a interpretação de texto. Dessa forma, escolha ambientes adequados para a leitura, ou seja, que ofereçam silêncio e conforto.

Page 13: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA ......Qual a diferença entre mal e mau? Mal é um advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom. Exemplo: Ele é um homem

Qualquer barulho pode reduzir consideravelmente a nossa capacidade de concentração. Consequentemente, nossa capacidade de interpretação também é afetada. Concentre-se no que está lendo, evite ruídos e distrações.

Observe a estrutura do texto

O título é o primeiro contato que temos com um texto. Esteja atento a ele, pois fornece pistas acerca do assunto retratado posteriormente. Logo após, o primeiro parágrafo já pode ter a ideia principal do texto, revelando os principais elementos contidos no assunto.

Identifique a ideia-síntese de cada parágrafo, checando as palavras-chave contidas no texto. Assim, é possível tornar mais fácil perceber a conexão entre cada uma das partes.

___________________________________________________________________________________ OBJETO DE CONHECIMENTO/CONTEÚDO: VOCABULARY

VOCABULARY - Como ajudar na Interpretação de textos

Ricardo E. Schütz Última atualização em 3 de abril de 2019

Fonte: English Made in Brazil - https://www.sk.com.br/sk-read.html

Língua é fundamentalmente um fenômeno oral. É portanto indispensável desenvolver uma certa familiaridade com o idioma falado, e mais especificamente, com a sua pronúncia, antes de se procurar dominar o idioma escrito. The principle [speech before writing] applies even when the goal is only to read. Lado, 1964, p. 50 A inversão desta sequência pode causar vícios de pronúncia resultantes da incorreta interpretação fonética das letras. Principalmente no caso do aprendizado de inglês, onde a correlação entre pronúncia e ortografia é extremamente irregular e a interpretação oral da ortografia muito diferente do português (veja contrastes de pronúncia), e cuja ortografia se caracteriza também pela ausência total de indicadores de sílaba tônica, torna-se necessário priorizar e antecipar o aprendizado oral. Satisfeita esta condição ou não, o exercício de leitura em inglês deve iniciar a partir de textos com vocabulário reduzido, de preferência com uso moderado de expressões idiomáticas, regionalismos, e palavras "difíceis" (de rara ocorrência). Proximidade ao nível de conhecimento do aluno é pois uma condição importante. Outro aspecto, também importante, é o grau de atratividade do texto. O assunto, se possível, deve ser de alto interesse para o leitor. Não é recomendável o uso constante do dicionário, e este, quando usado, deve de preferência ser inglês - inglês. A atenção deve concentrar-se na ideia central, mesmo que detalhes se percam, e o aluno deve evitar a prática da tradução. O leitor deve habituar-se a buscar identificar sempre em primeiro lugar os elementos essenciais da oração, ou seja, sujeito, verbo e complemento. A maior dificuldade nem sempre é entender o significado das palavras, mas sua função gramatical e consequentemente a estrutura da frase. O grau de dificuldade dos textos deve avançar gradativamente, e o aluno deve procurar fazer da leitura um hábito frequente e permanente. 1) Procure identificar os elementos essenciais da oração - o sujeito e o verbo O português se caracteriza por uma certa flexibilidade com relação ao sujeito. Existem as figuras gramaticais do sujeito oculto,

Page 14: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA ......Qual a diferença entre mal e mau? Mal é um advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom. Exemplo: Ele é um homem

indeterminado e inexistente, para justificar a ausência do sujeito. Mesmo quando não-ausente, o sujeito frequentemente aparece depois do verbo, e às vezes até no fim da frase (ex: Ontem apareceu um vendedor lá no escritório). O inglês é mais rígido: praticamente não existem frases sem sujeito e este aparece sempre antes do verbo em frases afirmativas e negativas. O sujeito é sempre um nome próprio (ex: Paul is my friend), um pronome (ex: He's my friend) ou um substantivo (ex: The house is big). Pode-se dizer que o pensamento em inglês se estrutura a partir do sujeito; em seguida vêm o verbo, o complemento, e os adjuntos adverbiais. Para uma boa interpretação de textos em inglês, não adianta reconhecer o vocabulário apenas; é preciso compreender a estrutura, e para isso é de fundamental importância a identificação do verbo e do sujeito. 2) Não se atrapalhe com os substantivos em cadeia. Leia-os de trás para frente A ordem normal em português é substantivo – adjetivo (ex: casa grande), enquanto que em inglês é o inverso (ex: big house). Além disto, qualquer substantivo em inglês é potencialmente também um adjetivo, podendo ser usado como tal. (Ex: brick house = casa de tijolos ; vocabulary comprehension test = teste de compreensão de vocabulário). Sempre que o aluno se defrontar com um aparente conjunto de substantivos enfileirados, deve lê-los de trás para diante intercalando a preposição "de". 3) Cuidado com o sufixo ...ing O aluno principiante tende a interpretar o sufixo ...ing unicamente como gerúndio, quando na maioria das vezes ele aparece como forma substantivada de verbo ou ainda como adjetivo. Se a palavra terminada em ...ing for um substantivo, poderá figurar na frase como sujeito, enquanto que se for um verbo no gerúndio, jamais poderá ser interpretado como sujeito nem como complemento. Este é um detalhe que muito frequentemente compromete seriamente o entendimento.

4) Familiarize-se com os principais sufixos. A utilidade de se conhecer os principais sufixos e suas respectivas regras de formação de palavras, do ponto de vista daquele que está desenvolvendo familiaridade com inglês, está no fato de que este conhecimento permite a identificação da provável categoria gramatical mesmo quando não se conhece a palavra no seu significado, o que é de grande utilidade na interpretação de textos. Vejam as regras de formação de palavras abaixo e seus respectivos sufixos, com alguns exemplos: SUBSTANTIVO + ful = ADJETIVO (significando full of ..., having ...) SUBSTANTIVO + less = ADJETIVO (significando without ...)

5) Não se deixe enganar pelos verbos preposicionais. Os verbos preposicionais, também chamados de phrasal verbs ou two-word verbs, confundem porque a adição da preposição normalmente altera substancialmente o sentido original do verbo.

Page 15: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA ......Qual a diferença entre mal e mau? Mal é um advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom. Exemplo: Ele é um homem

Ex: go – ir

6) Procure conhecer bem as principais palavras de conexão. Words of connection ou words of transition são conjunções, preposições, advérbios, etc, que servem para estabelecer uma relação lógica entre frases e idéias. Familiaridade com estas palavras é chave para o entendimento e a correta interpretação de textos. Esta talvez seja uma das mais importantes condições para um bom entendimento de textos em inglês. Este site disponibiliza um estudo completo sobre conectivos (articuladores) em inglês e português, contendo 1365 exemplos de uso: https://www.sk.com.br/sk-conn-words-of-connection-conectivos-do-ingles.html 7) Cuidado com os falsos conhecidos. Falsos conhecidos, também chamados de falsos amigos ou falsos cognatos, são palavras normalmente derivadas do latim, que têm portanto a mesma origem e que aparecem em diferentes idiomas com ortografia semelhante, mas que ao longo dos tempos acabaram adquirindo significados diferentes. Embora a porcentagem de cognatos que se tornaram falsos no inglês, em relação ao português, seja extremamente baixa, é aconselhável o leitor ter uma certa familiaridade com eles. Este site disponibiliza uma listagem objetiva dos principais falsos cognatos entre inglês e português: https://www.sk.com.br/sk-falsos-cognatos-ou-falsos-amigos.html 8) Use sua intuição, não tenha medo de adivinhar significados, e não dependa muito do dicionário.) Para nós, brasileiros, a interpretação de textos é facilitada pela semelhança no plano do vocabulário, uma vez que o português é uma língua latina e o inglês possui cerca de 50% de seu vocabulário proveniente do latim. É principalmente no vocabulário técnico e científico que aparecem as maiores semelhanças entre as duas línguas, mas também no vocabulário cotidiano encontramos palavras que nos são familiares. É certo que devemos cuidar com os falsos cognatos (veja item anterior). Estes, entretanto, não chegam a representar 0,1% do vocabulário de origem latina. Podemos portanto confiar na semelhança. Por exemplo: bicycle, calendar, computer, dictionary, exam, history, important, intelligent, interesting, manual, modern, necessary, pronunciation, student, supermarket, test, vocabulary, etc., são palavras que brasileiros entendem sem saber nada de inglês. Assim sendo, o aluno deve sempre estar atento para quaisquer semelhanças. Se a palavra em inglês lembrar algo que conhecemos do português, provavelmente tem o mesmo significado. Leitura de textos mais extensos como jornais, revistas e principalmente livros é altamente recomendável para alunos de nível intermediário e avançado, pois desenvolve vocabulário e familiaridade com as características estruturais da gramática do idioma. A leitura, entretanto, torna-se inviável se o leitor prender-se ao hábito de consultar o dicionário para todas palavras cujo entendimento não é totalmente claro. O hábito salutar a ser desenvolvido é exatamente o oposto. Ou seja, concentrar-se na idéia central, ser imaginativo e perseverante, e adivinhar se necessário. Não deve o leitor desistir na primeira página por achar que nada entendeu. Deve, isto sim, prosseguir com insistência e curiosidade. A probabilidade é de que o entendimento aumente de forma surpreendente, à medida em que o leitor mergulha no conteúdo do texto. Bibliografia Lado, Robert. Language teaching: A scientific approach. New York: McGraw Hill, 1964. _____________________________________________________________________

OBJETO DE CONHECIMENTO/CONTEÚDO: SISTEMA ARTICULAR

O sistema articular é formado pelas articulações, que podem ser definidas como a região de união entre dois ou mais ossos. Todos os ossos do corpo, com exceção do osso hioide, apresentam articulação com pelo menos um outro osso.

→ Funções das articulações

Page 16: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA ......Qual a diferença entre mal e mau? Mal é um advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom. Exemplo: Ele é um homem

As articulações, também chamadas de juntas, possuem duas funções principais: manter os ossos juntos e permitir a movimentação do esqueleto. Graças à presença das articulações, temos um corpo estável que consegue, por exemplo, manter a postura ereta. Além de garantir a união do esqueleto, as articulações evitam também o desgaste dos ossos.

→ Classificação das articulações

Existem diferentes formas de classificar uma articulação, sendo a mais comum a classificação que utiliza como critério o material encontrado entre os ossos. De acordo com esse critério, podemos dividi-las em:

- Articulação fibrosa – Também chamada de sinartrose ou articulação imóvel, ela possui pequena separação com tecido conjuntivo fibroso entre os ossos. Seu papel principal é proporcionar a absorção de choque.

A articulação fibrosa pode ser classificada em dois tipos: suturas e sindesmoses. As suturas são aquelas articulações encontradas nos ossos do crânio. Já a sindesmose é aquela encontrada entre a tíbia e a fíbula.

- Articulação cartilaginosa – Também chamada de anfiartrose ou articulação semimóvel, ela apresenta tecido cartilaginoso entre os ossos, que pode ser do tipo hialino ou fibroso. Quando a cartilagem é hialina, a articulação recebe o nome de sincondrose e, quando a cartilagem é fibrosa, recebe a denominação de sínfise. As articulações cartilaginosas são encontradas nos ossos do quadril e entre as vértebras.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Articulação sinovial – Nessa articulação, também chamada de diartrose ou móvel, observa-se o livre deslizamento entre a superfície de um osso e outro em virtude da presença de um líquido denominado de sinovial. Diferentemente das outras formas de articulação, as peças articuladas unem-se por meio da cápsula articular, onde o líquido está localizado.

Vale salientar que as articulações sinoviais podem ser classificadas de acordo com a capacidade de movimentação que possuem. Se elas se movem em apenas um eixo de rotação, recebem o nome de uniaxiais; se possuem dois eixos, são chamadas de biaxiais; e se possuem três eixos, recebem o nome de poliaxiais.

As articulações sinoviais movem-se de várias maneiras. Entre os movimentos realizados por esse tipo de articulação, podemos citar a flexão, extensão, abdução, adução, rotação, pronação, inversão, refração, elevação e depressão.

→ Doenças que atingem as articulações

Várias são as doenças que podem atingir as articulações. Entre elas, podemos citar:

Bursite: Inflamação da bolsa sinovial, também chamada de bursa. Artrite Reumatoide: Inflamação das articulações e estruturas associadas. Gota: Um tipo de artrite caracterizado pelo depósito de cristais de ácido úrico na articulação. Febre Reumática: Inflamação dos tecidos sinoviais, tendões e demais tecidos conjuntivos presentes em torno

das articulações.

Page 17: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA ......Qual a diferença entre mal e mau? Mal é um advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom. Exemplo: Ele é um homem

SUGESTÃO DE VÍDEO AULA: https://www.youtube.com/watch?v=ZyKJlyk5izY

ATIVIDADES DE

QUESTÃO 1 - Levando em consideração o uso correto do advérbio mal, julgue as seguintes

proposições:

I. Ele reprovou de ano porque foi mal aluno em matemática.

II. Talita mal entrou no shopping e já queria ir embora.

III. Nós percebemos que ele estava mal intencionado, por isso corremos.

IV. O casal viveu um mal momento durante a viagem para a França.

V.O prefeito faz mal uso do dinheiro público.

a) Todas estão corretas.

b) I e V estão corretas.

c) II e III estão corretas.

Page 18: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA ......Qual a diferença entre mal e mau? Mal é um advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom. Exemplo: Ele é um homem

d) I, IV e V estão corretas.

e) II, III e V estão corretas.

QUESTÃO 2-( MM) A alternativa errada quanto ao emprego do porquê é:

a) Não revelou o motivo por que não foi ao trabalho.

b) Estavam ansiosos porque o dia já havia amanhecido.

c) Eis o porquê da minha viagem.

d) Ele não veio por que estava doente.

e) Porque houve um engarrafamento, chegou atrasado ao colégio.

QUESTÃO 3 - Nenhum vocábulo deve receber acento gráfico, exceto: a) abacaxi b) ideia c) assembleia d) heroi e) voo

QUESTÃO 4-(MS-Concursos/2017) Com referência às palavras “mas” (conjunção), “más” (adjetivo) e

“mais” (advérbio), assinale a alternativa incorreta:

a) A espada vence, mais não convence.

b) Fiz tudo muito calmamente: devagar se chega mais depressa.

c) Aquelas mulheres são más.

d) O Sol, isto é, a mais próxima das estrelas, comanda a vida terrestre.

QUESTÃO 5- Preencha as lacunas corretamente:

I. Os chefes estavam de _______ humor naquela segunda-feira.

II. Márcia passou _______ e foi levada para casa.

III. O motor do carro apresentou _______ desempenho durante os testes na fábrica.

IV. ______ chegaram de viagem e já começaram a trabalhar.

V. Nunca pratique o ______; pratique sempre o bem.

a) Mal – mal – mal – mal – mau

b) Mau – mau – mau – mal – mau.

c) Mal – mau – mal – mal – mal.

Page 19: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA ......Qual a diferença entre mal e mau? Mal é um advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom. Exemplo: Ele é um homem

d) Mau – mal – mal – mal – mal.

e) Mau – mal – mau – mal – mal.

QUESTÃO 06 - QUESTÃO 6 -(UFLa – MG) Aponte a alternativa que justifica corretamente o emprego das vírgulas na seguinte frase:“Guri que finta banco, escritório, repartição, fila, balcão, pedido de certidão, imposto a pagar.”(Lourenço Diaféria)

a) Separar o aposto.

b) Separar o vocativo.

c) Separar orações coordenadas assindéticas.

d) Separar oração subordinada adverbial da oração principal.

e) Separar palavras com a mesma função sintática.

QUESTÃO 07 - (F.E. Bauru) Assinale a alternativa em que há erro de pontuação:

a ) Era do conhecimento de todos a hora da prova, mas, alguns se atrasaram. b ) A hora da prova era do conhecimento de todos; alguns se atrasaram, porém. c ) Todos conhecem a hora da prova; não se atrasem, pois. d ) Todos conhecem a hora da prova, portanto não se atrasem. e ) Nenhuma das alternativas acima.

Atividade complementar

QUESTÃO 08 - Indique em qual frase o uso da vírgula está incorreto.

a) Paula Marques, a professora mais exigente da escola, foi homenageada pelos alunos. b) Cansado da vida que tinha, Rodrigo decidiu que estava na hora de recomeçar. c) D. Helena e Sr. Paulo, são os melhores funcionários da empresa. d) Amanhã chegam meus primos preferidos, meus companheiros de infância, meus melhores amigos.

QUESTÃO 09 - REDAÇÃO – ARTE - PORTUGUÊS

ERNESTO NETO. Dengo

A instalação Dengo 63 em um ambiente singular, explorando como principal característica artística a A participação do público na interação lúdica com a obra. B distribuição de obstáculos no espaço da exposição.

Page 20: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA ......Qual a diferença entre mal e mau? Mal é um advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom. Exemplo: Ele é um homem

C representação simbólica de objetos oníricos. D interpretação subjetiva da lei da gravidade. E valorização de técnicas de artesanato.

a) participação do público na interação lúdica com a obra.

b) distribuição de obstáculos no espaço da exposição.

c) representação simbólica de objetos oníricos.

d) interpretação subjetiva da lei da gravidade.

e) valorização de técnicas de artesanato.

ATIVIDADES DE

Música “Que país é esse? “Faz 40 anos e nunca esteve tão atual A música ‘Que País é esse?’, lançada pela banda Legião Urbana na década de 1980, foi escrita em 1978, quando Renato Russo ainda participava de outro grupo, o Aborto Elétrico. Este ano, a letra completa 40 anos. E ela nunca esteve tão atual. A música foi lançada em 1987, no álbum ‘Que país é este’. A banda de rock fez sucesso entre os anos de 1982 e 1996, ano em que Renato Russo faleceu. No Brasil, apenas este álbum vendeu 1,5 milhão de cópias. Até hoje sucessos da banda são regravados e tocados nas rádios.

Leia o texto abaixo e responda as atividades propostas

“Que país é este”

“Dissecando os gastos públicos no Brasil, um economista descobriu barbaridades no Orçamento da União deste ano. Por exemplo: Considerada a despesa geral da Câmara, cada deputado federal custa ao país, diariamente, R$ 3.700. Ou R$ 1,3 milhão por ano. Entre os senadores, a loucura são ainda maiores, pois o custo individual diário pula para R$ 71.900. E o anual, acreditem, para R$ 26 milhões. Comparados a outras” rubricas”, os números beiram o delírio. É o caso do que a mesma União despende com a saúde de cada brasileiro – apenas R$ 0,36 por dia. E, com a educação, humilhantes R$ 0,20. (Ricardo Boechat, Jornal Band, 6/11/01).”

Page 21: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA ......Qual a diferença entre mal e mau? Mal é um advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom. Exemplo: Ele é um homem

QUESTÃO 1 - O termo” gastos públicos” se refere exclusivamente a: a) despesas com a educação pública; b) pagamentos governamentais; c) salários da classe política; d) gastos gerais do Governo; e) investimentos no setor oficial. QUESTÃO 2 - A explicação mais plausível para o fato de o economista citado no texto não ter sido identificado é: a) não ser essa uma informação pertinente; b) o jornalista não citar suas fontes de informações sigilosas; c) evitar que o economista sofra represálias; d) desconhecer o jornalista o nome do informante; e) não ser o economista uma pessoa de destaque social. QUESTÃO 3 - O item do texto em que o jornalista NÃO inclui termo que indique sua opinião sobre o conteúdo veiculado pelo texto é: a)” …um economista descobriu barbaridades no Orçamento da União…”; b)” Entre os senadores, a loucura é ainda maior…”; c)” E com a educação, humilhantes R$ 0,20”; d)” …os números beiram o delírio.”; e)” …cada deputado federal custa ao país, diariamente, R$3.700.”. QUESTÃO 4 - O Orçamento da União é um documento que: a) esconde a verdade da maioria da população; b) só é consultado nos momentos críticos; c) mostra a movimentação financeira do Governo; d) autoriza os gastos governamentais; e) traz somente informações sobre as casas do Congresso. QUESTÃO 5 -” Comparados a outras ‘rubricas’, os números beiram o delírio.”; o comentário correto sobre o significado dos elementos desse segmento do texto é: a) o termo rubricas, escrito entre aspas, tem valor irônico; b) o delírio refere-se aos gastos ínfimos com saúde e educação; c) as outras rubricas referidas no texto são a educação e a saúde; d) comparados com a educação, os gastos citados são humilhantes; e) os números referem-se à grande quantidade de deputados e senadores. QUESTÃO 6 - Considerando o sentido geral do texto, o adjetivo que substitui de forma INADEQUADA os pontos das reticências do título do texto é: a) autoritário; b) injusto; c) estranho; d) desigual; e) incoerente.

_________________________________

Page 22: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA ......Qual a diferença entre mal e mau? Mal é um advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom. Exemplo: Ele é um homem

ATIVIDADES DE

Agora que você já leu algumas técnicas de leitura leia os diferentes tipos de textos abaixo e responda as questões. De que fala o texto a seguir? Procure identificar as informações mais relevantes e observe as palavras cognatas, utilizando a técnica skimming.

On April 10, 1912, the RMS Titanic set sail from Southampton on her maiden voyage to New York. At that time, she was the largest and most luxurious ship ever built. At 11:40 PM on April 14, 1912, she struck an iceberg about 400 miles off Newfoundland, Canada. Although her crew had been warned about icebergs several times that evening by other ships navigating through that region, she was traveling at near top speed of about 20.5 knots when one grazed her side. Less than three hours later, the Titanic plunged to the bottom of the sea, taking more than 1500 people with her. Only a fraction fraction of her passengers were saved. The world was stunned to learn of the fate of the unsinkable Titanic. It carried some of the richest, most powerful industrialists of her day. Together, their personal fortunes were worth $600 million in 1912! In addition to wealthy and the middle-class passengers, she carried poor emigrants from Europe and the Middle East seeking economic and social freedom in the New World.

Question 01 O destino do navio era para a cidade de:

a) Ohio

b) Orlando

c) Los Angeles

d) Chicago

e) New York

Question 02 O navio saiu de Southampton dia 10 de abril de 1912, em que data o navio afundou?

a) 10 de abril de 1912

b) 11 de abril de 1912

c) 12 de abril de 1912

Page 23: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA ......Qual a diferença entre mal e mau? Mal é um advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom. Exemplo: Ele é um homem

d) 13 de abril de 1912

e) 14 de abril de 1912

Question 03 Segundo o texto o navio era, na época o mais:

a) Bonito

b) Colorido

c) Luxuoso

d) Popular

e) Acessível

Question 04 O novo Corona vírus têm se tornado destaque nos tele jornais do mundo inteiro, já que tirou e continua tirando milhões de vidas. Como isso, é importante sabermos o que é a doença e quais os cuidados que devemos ter para evitar a contaminação. Observe o cartaz abaixo e marque a opção correta:

a) A cura do novo Corona vírus.

b) Apenas os sintomas da doença.

c) Apenas o que é o vírus.

d) Informações sobre o contágio da Covid19.

e) Explica como identificar a doença, seus sintomas e como prevenir.

Page 24: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA ......Qual a diferença entre mal e mau? Mal é um advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom. Exemplo: Ele é um homem

Question 05

a) Relatos de sobreviventes em tragédias marcantes. b) Medidas de emergência a serem tomadas em catástrofes. c) Tipos de desastres naturais possíveis de acontecer. d) Informações sobre acidentes ocorridos em Connecticut. e) Ações do governo local referentes a calamidades.

Atividade Complementar – Let’s Practice? Existem simples estratégias que podem te ajudar a fixar o conteúdo de maneira rápida e natural. Confira 5 métodos para fixar melhor o vocabulário:

1. Faça lista de palavras! 2. Reserve tempo para revisar sua lista! 3. Faça associações! 4. Pense em inglês! 5. Não guarde o vocabulário!

Page 25: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA ......Qual a diferença entre mal e mau? Mal é um advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom. Exemplo: Ele é um homem

ATIVIDADES DE

Questão 1 – De acordo com o texto acima sobre o sistema Articular, descreva a definição do sistema

articular?

________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________

Questão 2 – As articulações, também chamadas de juntas, possuem duas funções principais quais são elas?

a) Manter os ossos separados e permitir a movimentação do esqueleto.

b) Manter os ossos juntos e não permitir a movimentação do esqueleto.

c) Manter os ossos separados e permitir a movimentação do esqueleto.

d) Manter os ossos juntos e permitir a movimentação do esqueleto.

e) Manter os ossos duros e não permitir movimento algum.

Questão 3 - Existem diferentes formas de classificar uma articulação, sendo a mais comum a classificação que utiliza como critério o material encontrado entre os ossos. De acordo com esse critério, podemos dividi-las em três tipos quais são eles?

a) Fibrosa, muscular e sinovial

b) Fibrosa, cartilaginosa e sinovial

c) Rigida, cartilaginosa e sinovial

d) Rigida, cartilaginosa e binovial

e) flexível, musculosa e sinovial

Questão 4 – Nessa articulação, também chamada de diartrose ou móvel, observa-se o livre deslizamento entre a superfície de um osso e outro em virtude da presença de um líquido denominado de _____________?

a) Sinovial b) Articular c) Oleoso d) Sorologico e) Dinovial

Page 26: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA ......Qual a diferença entre mal e mau? Mal é um advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom. Exemplo: Ele é um homem

Questão 5 – Em relação com o texto quais são as doenças que podem atingir as articulações, lembrando que são 4 doenças citadas no texto.

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

Questão 6 – Atividade Inter-Disciplinar, são palavras utilizadas na anatomia humana, faça a

tradução do português parar o inglês destas palavras: Articulação, músculos, ossos, órgãos, tecidos

e sangue.

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

Page 27: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA ......Qual a diferença entre mal e mau? Mal é um advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom. Exemplo: Ele é um homem

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIZÂNGELA GLÓRIA CARDOSO

Formando jovens, autônomos, solidários e competentes.

ROTEIRO DE ESTUDOS Nº 03 - 4º BIMESTRE/2020

ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS

2ªSÉRIE

LINKS PARA ACESSO AS ATIVIDADES NO GOOGLE FORMS

PORTUGUÊS https://forms.gle/LysjoqDgEp2ZQ9b78

REDAÇÃO https://forms.gle/vJg6TiCmaqGB5mWdA

INGLÊS https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeS1PKnAjx7NEvMiKhuu8KKsi5ynLMHFI8PtEGyOWYjGNvJYg/viewform

EDUCAÇÃO FÍSICA https://forms.gle/7GPQC9qEYmwxWzMm8