escola estadual “dr josÉ marques de oliveira” … · número de concentrações urbanas nos...

10

Click here to load reader

Upload: vanngoc

Post on 25-Jan-2019

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ESCOLA ESTADUAL “DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA” … · número de concentrações urbanas nos países periféricos, o que indica a melhoria das condições ... a proteção das

ESCOLA ESTADUAL “DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA” PLANO INDIVIDUAL DE ESTUDO PARA ATENDIMENTO DA PROGRESSÃO PARCIAL

RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012

ANO 2014/2015

PROFESSOR (a)

DISCIPLINA GEOGRAFIA

ALUNO (a)

SÉRIE 1° ano

1. OBJETIVO

RECONHECER E COMPREENDER AS TRANFORMAÇÕES DO ESPAÇO (LOCAL, REGIONAL E MUNDIAL), AS DIMENSÕES DO TEMPO E ESPAÇO NA ANÁLISE GEOGRAFICA CONSIDERANDO A INFLUÊNCIA DA NATUREZA E SOCIEDADE.

2. CONTEUDOS A SEREM ESTUDADOS

1- ESPAÇO URBANO 2- CIDADE METRÓPOLE 3- TERRITORIALIDADE E TRANALHO 4- PADRÃO DE PRODUÇÃO E CONSUMO 5- FONTES DE ENERGIA 6- AQUECIMENTO GLOBAL 7- DOMINIOS DA NATUREZA NO BRASIL 8- RECURSOSO HÍDRICOS 9- DINÂMICA TERRESTRE 10- DESERTIFICAÇÃO 11- REORDENAMENTO DO TERRITÓRIO 12- FLUXOS ECONÔMICOS

3. RECURSOS PEDAGÓGICOS PREVISTOS (Trabalhos, atividades, prova escrita) - Atendimento Individual

. ATIVIDADES Valor: 30 Pontos

40 (quarenta) questões objetivas e subjetivas

. AVALIAÇÃO FINAL Valor: 70 Pontos

20 (vinte) questões objetivas e subjetivas

Questões - Trabalho

1- (Vivemos numa era verdadeiramente global, em que o global se manifesta horizontalmente e não por meio de sistemas de integração verticais, como o Fundo Monetário Internacional e o sistema financeiro. Muito da literatura sobre a globalização foi incapaz de ver que o global se constitui nesses densos ambientes locais.

Assinale a alternativa que contém uma proposição coerente com os argumentos apresentados no texto: a) As metrópoles não apenas sofrem os efeitos da globalização, mas são espaços que produzem a globalização. b) As forças globais, tais como o FMI e os sistemas financeiros, não afetam os ambientes locais, desde que eles sejam densos. c) Na escala global, os agentes operam horizontalmente, enquanto, na escala local, os agentes operam verticalmente. d) A noção de escala global deixou de ter importância em geografia, já que o global só se revela por meio do local.

2- A urbanização - o aumento da parcela urbana na população total - é inevitável e pode ser positiva. A atual concentração da pobreza, o crescimento das favelas e a ruptura social nas cidades compõem, de fato, um quadro ameaçador. Contudo, nenhum país na era industrial conseguiu atingir um crescimento econômico significativo sem a

Page 2: ESCOLA ESTADUAL “DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA” … · número de concentrações urbanas nos países periféricos, o que indica a melhoria das condições ... a proteção das

urbanização. As cidades concentram a pobreza, mas também representam a melhor oportunidade de se escapar dela.

Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação coerente com os argumentos do texto:

a) No mundo contemporâneo, os governos devem substituir políticas públicas voltadas ao meio rural por políticas destinadas ao meio urbano. b) A urbanização só terá efeitos positivos nas economias mais pobres se for controlada pelos governos, por meio de políticas de restrição ao êxodo rural. c) A concentração populacional em grandes cidades é uma das principais causas da disseminação da pobreza nas sociedades contemporâneas. d) Os benefícios da urbanização não são automáticos, pois há necessidade da contribuição das políticas públicas para que eles se realizem.

3- Analise a tabela a seguir, que apresenta as maiores concentrações urbanas em 1970 e uma projeção desta situação para 2015.

a) Em 2015, as maiores concentrações urbanas estarão localizadas, em sua maioria, em países ricos que apresentam altos índices de desenvolvimento social e humano.

b) Em 1970, as maiores concentrações urbanas localizavam-se em países periféricos, ao contrário do que indica a projeção para 2015.

c) Em 2015, as maiores concentrações urbanas estarão localizadas em países periféricos da África e da Ásia, o que poderá agravar problemas com habitação, transportes e saneamento básico nessas áreas.

d) Comparando os dados de 1970 com a projeção para 2015, verifica-se o acelerado crescimento do número de concentrações urbanas nos países periféricos, o que indica a melhoria das condições de vida dessas populações.

4- “A globalização da produção transformou algumas metrópoles em centros da economia internacional. Esses centros urbanos formam uma rede urbana por onde transita a maior parte do capital que circula pelos mercados financeiros mundiais. São as empresas sediadas nestes centros que lançam inovações tecnológicas e comandam os serviços especializados para a indústria, como a publicidade e o marketing” Como esses centros urbanos são denominados? a) Megacidades. b) Centros Regionais. c) Cidades Globais. d) Conurbação Urbana

5- Observe o gráfico a seguir:

Com base nele, assinale a alternativa CORRETA.

a) A emissão antropogênica encontrada no gráfico diz respeito à emissão de CO2 por decomposição de matéria orgânica em lixões. b) Gases estufas, como vapor d’água, CO2 e NO, são os responsáveis pelo aquecimento global, que é consequência da emissão apresentada no gráfico. c) O gráfico apresenta uma nítida relação entre a área geográfica dos continentes e a sua potencial capacidade de contribuir com a emissão de CO2 na atmosfera. d) O gráfico apresenta uma relação direta do grau de industrialização dos continentes e sua dependência do uso de combustíveis fósseis.

6- “Eventos como vulcões e inundações são fenômenos da natureza e são considerados desastres naturais quando atingem um sistema social, causando danos e prejuízos que excedam a capacidade dos afetados de

Page 3: ESCOLA ESTADUAL “DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA” … · número de concentrações urbanas nos países periféricos, o que indica a melhoria das condições ... a proteção das

conviver com o impacto.” Muitos são os fatores que provocam desastres naturais, como os citados acima, cujos efeitos são amenizados ou intensificados pelos fatores econômicos e sociais. Identifique a alternativa correta relacionada aos desastres naturais.

a) A Terra libera energia do calor e da radioatividade do seu interior há mais de 4,5 mil anos de sua existência. Esse calor é responsável pela maioria dos desastres naturais. b) Com sua energia, o sol atinge a atmosfera, as terras e as águas de oceanos e mares, provocando alterações nos ciclos climáticos, mas não afeta a dinâmica hidrológica. c) Os diferentes processos de produção e liberação de energia estabelecem uma intensa dinâmica que interage com o relevo, os rios e o clima, provocando, muitas vezes, grandes desastres naturais. d) O acesso precário às informações sobre a dinâmica da natureza e a ausência de políticas públicas diminuem a exposição das populações mais pobres aos impactos dos desastres naturais.

7- A Conferência de Copenhagen (COP-15), em 2009, foi mais uma reunião realizada com o objetivo de estabelecer um novo acordo global sobre clima, baseado no conceito do desenvolvimento sustentável.

a) Apresente a meta principal da proposta de desenvolvimento sustentável.

b) Em seguida, defina os processos planetários denominados “efeito estufa” e “aquecimento global”.

8- O crescimento precipitado das cidades em decorrência do acelerado desenvolvimento tecnológico da segunda metade do século XX produziu um espaço urbano cada vez mais fragmentado, caracterizado pelas desigualdades e segregação espacial, subemprego e submoradia, violência urbana e graves problemas ambientais. Sobre os problemas socioambientais nos espaços urbanos-industriais é correto afirmar que:

a) os resíduos domésticos e industriais aliados aos numerosos espaços marginalizados, problemas de transportes, poluição da água e do solo, bem como os conflitos sociais são grandes desafios das cidades na atualidade. b) as ações antrópicas, em particular, as atividades ligadas ao desenvolvimento industrial e urbano têm comprometido a qualidade das águas superficiais, sem contudo, alcançar os depósitos subterrâneos. c) os conflitos sociais existentes no espaço urbano mundial estão associados à ampliação de políticas públicas para melhoria de infraestrutura que provocou o deslocamento de milhões de pessoas do campo para a cidade. d )a violência urbana, problema agravado nos últimos anos, está associada à má distribuição de renda, à livre comercialização de armas de fogo e à cultura armamentista existente na maioria dos países europeus.

9- A busca descontrolada do crescimento econômico pelas sociedades contemporâneas tem gerado o agravamento dos problemas socioambientais no planeta. Sobre esses impactos é correto afirmar que: a) a proteção das águas dos rios, em áreas florestais, tem contribuído para o crescimento do uso irracional e aumento da poluição de seus recursos hídricos. b) o incentivo à redução do desmatamento intensifica a preservação das espécies vegetais, em áreas de floresta, e, ao mesmo tempo, combate o aquecimento global. c) o crescimento da pecuária, nas pradarias e nas savanas tropicais, contribui para a implantação de programas de preservação de organismos vivos de todas as origens. d) as políticas e as práticas para o desenvolvimento sustentável alteram a composição atmosférica e intensificam o desaparecimento de corredores de biodiversidade no planeta. 10- Os problemas referentes ao meio ambiente e à sua preservação estão entre as principais preocupações dos governos e das sociedades em geral. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta: a ) O aquecimento global é o maior e o único responsável pelas mudanças climáticas pelas quais o planeta tem passado, promovendo fenômenos como El Niño e La Nina, que provocam alterações no comportamento das chuvas tanto no hemisfério sul como no hemisfério norte. b ) O buraco na camada de ozônio, provocado pela poluição de metais pesados liberados pela queima de combustíveis fósseis, é outro elemento que tem contribuído para o aquecimento global. c) A criação de gado contribui também para o aquecimento global, por meio da liberação de metano gerada pelo processo digestivo deste animal. Desse modo, o Brasil contribui significativamente com a emissão deste gás, já que está entre os maiores produtores de carne bovina do planeta. d) Apesar da complexidade dos problemas ambientais e da diversidade de componentes interatuantes, há um certo consenso na comunidade científica de que, ao contrário do que se pensava há tempos, as mudanças do uso da terra têm efeito mínimo sobre o aquecimento global. 11- Tratando-se de assuntos pertinentes às mudanças climáticas, aquecimento global e desenvolvimento sustentável e outros temas relacionados ao equilíbrio global, assinale a afirmação verdadeira.

Page 4: ESCOLA ESTADUAL “DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA” … · número de concentrações urbanas nos países periféricos, o que indica a melhoria das condições ... a proteção das

a) O desenvolvimento sustentável é um processo exclusivo de crescimento econômico sem implicações na melhoria das condições sociais. b) O aquecimento global motivado pelo efeito estufa decorre da emissão de gases e aumento da concentração de CO2 na atmosfera, contribuindo para as mudanças climáticas. c) As mudanças que se pronunciam não tenderão a repercutir na ocorrência de transgressões ou de regressões marinhas. d) O desenvolvimento sustentável requer, de modo exclusivo, a preservação da natureza e a intocabilidade e manutenção da qualidade dos recursos naturais. 12- Muitas espécies no mundo estão ameaçadas de extinção. Esse fato também se deve I. à destruição dos hábitats naturais pelos homens. II. à poluição das águas doces e marinhas. III. à elevação da temperatura das águas oceânicas. IV. ao aumento da acidez das águas oceânicas pela elevação dos níveis de CO2. V. à localização de ilhas de calor sobre áreas agricultáveis. Estão corretas apenas as afirmações: a) I, II, III e IV. b) I, II, IV e V. c) III e IV. d) II, III e V. 13- Sobre o processo de desertificação, é correto afirmar: a) Muito embora nas últimas décadas venha diminuindo significativamente o processo de desertificação no mundo, no Brasil tal processo vem aumentando, atingindo várias regiões, principalmente as áreas litorâneas. b) Quando derivado da ação humana, o processo de desertificação decorre principalmente da substituição da vegetação original por outros cultivos de subsistência. c) A desertificação é um fenômeno que transforma, por meio da ação humana ou por processo natural, determinado solo em deserto, causando vários tipos de problemas. d) Com a formação de áreas áridas, a temperatura diminui e o nível de umidade do ar aumenta, causando vários problemas e dificuldades no setor produtivo das regiões em que ocorre. 14- Foram necessários bilhões de anos, com uma complexidade e uma evolução irrepetíveis, para construir o patrimônio biológico de uma única espécie; nos próximos decênios, a intervenção do homem será responsável pelo desaparecimento de uma espécie viva a cada quarto de hora. Mas a cultura ecológica permanece à margem da política e da cultura oficial. No máximo toma-se posição, no discurso, a favor do meio ambiente, mas quando os problemas ambientais opõem-se às vantagens econômicas e à manutenção do emprego dentro da estrutura social existente, a tendência sempre é de minimizar a gravidade das consequências que recairão sobre as vidas futuras. O principal ponto a discutir hoje é o crescimento material sem limites nem objetivos. Para isso, é preciso rediscutir as relações de produção e trabalho, mas também o quê, como, onde, quando produzir etc. Conforme as ideias do texto, é correto afirmar que a) o crescimento sustentável é possível conservando-se os padrões de produção, emprego e consumo atuais. b) os ritmos biológicos e geológicos são mais rápidos que os ritmos da produção capitalista de mercadorias. c) a sociedade superdimensiona os problemas ecológicos para poder reduzir os empregos dos trabalhadores. d) o crescimento desenfreado tem de ser reavaliado para decidirmos novas bases para nosso modo de vida. 15- Entre os principais efeitos causados pela devastação ambiental do Planeta Terra, podemos apontar o risco de escassez de água doce. Pesquisas indicam que, além da poluição das águas superficiais, as "causas antrópicas", ou seja, as atividades humanas vêm provocando também a contaminação das águas subterrâneas. O(s) principal(is) foco(s) de contaminação das águas subterrâneas é (são), EXCETO: a) Emissão de gases tóxicos. c) Postos de gasolina e fossas. b) Lixões e cemitérios. d) Agrotóxicos e fertilizantes.

16- “Os recursos energéticos constituem um importante subsídio à expansão do capital, integrando o capital constante circulante. Nesse sentido, constituem ingredientes centrais da geoeconomia e da geopolítica do

Page 5: ESCOLA ESTADUAL “DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA” … · número de concentrações urbanas nos países periféricos, o que indica a melhoria das condições ... a proteção das

capitalismo contemporâneo. O petróleo representa papel proeminente dentro dessa matriz energética mundial, estando sempre em questão a ampliação do consumo e a capacidade de suporte das reservas petrolíferas existentes. A localização das suas principais reservas e estruturas de escoamento em áreas de instabilidade política, bem como o fator concorrencial desafiam pesquisas e estudos acerca do descobrimento e ou desenvolvimento de outras fontes alternativas de energia”.

Sobre as questões tratadas no texto, é correto afirmar que: ( ) as principais reservas de petróleo se encontram localizadas no Oriente Médio, em especial no Golfo Pérsico. Esse fato vincula a Guerra do Golfo em 1990 com a energia, a geoeconomia, a geopolítica e a guerra no cenário mundial. ( ) a atualidade registra mudanças na espacialidade da acumulação de riqueza global, especialmente com o desempenho econômico da Índia e da China; isso repercute no aumento e na intensificação de consumo de recursos energéticos. ( ) o petróleo brasileiro da camada "pré-sal", fonte de intensas pesquisas geológicas, foi originado de materiais orgânicos depositados no subsolo oceânico, em terrenos magmáticos, ricos em hidrocarbonetos. Essa reserva de petróleo vai tornar o país auto-suficiente em petróleo e gás natural. ( ) a justificativa para o predomínio da matriz energética contemporânea remete ao fato de que ela não exige uma ampla e complexa infra-instrutora, tampouco articulações de interesses diversos. ( ) a Rússia exerce historicamente grande controle sobre as rotas de exportação dos recursos energéticos produzidos na Eurásia (Região do Cáucaso e Ásia Central), uma vez que partes do seu território funcionam como corredores em relação a ex-repúblicas soviéticas, tradicionais espaços de influência russa.

17- Um empresário deseja instalar uma indústria no Brasil, em uma localidade produtora de energia renovável e limpa. Avaliadas as condições geográficas das regiões brasileiras, o empresário escolheu estabelecer sua empresa no Nordeste, porque esta é a região que

a) possui a maior quantidade de usinas hidrelétricas instaladas. b) possui a maior capacidade instalada de energia eólica. c) se destaca como principal produtora de energia a partir da biomassa. d) se destaca pelo maior número de usinas termoelétricas em funcionamento.

18- Observe a matéria que trata de uma das mais pretensiosas obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e que esbarra no dilema desenvolvimento-preservação ambiental: Belo Monte será a segunda maior usina do País e a terceira maior do mundo, depois de Itaipu e de Três Gargantas, na China. O projeto da hidrelétrica começou a ser desenvolvido nos anos 80 e foi reformulado várias vezes. Em 2001 a Justiça Federal proibiu o Ibama de emitir o relatório de impacto ambiental da obra, frustrando a intenção do governo de licitar a usina em 2002. Ainda hoje o projeto enfrenta resistências de ambientalistas e do Ministério Público.

a) A b) B c) C d) D

19- Examine a tabela: Os dados mostram um exemplo da expansão rumo ao Centro-Oeste da lavoura de cana-de-açúcar. O município de Rio Brilhante (MS) já é o segundo maior produtor do país. A esse respeito é correto afirmar que a) a expansão da cana-de-açúcar na região Centro-Oeste está substituindo o cultivo da soja, que declina em razão da não adesão ao plantio de soja transgênica. b) trata-se de um fenômeno momentâneo, visto que nada indica que a demanda pelos produtos derivados da cana vai continuar crescendo no país. c) essa expansão associa-se ao crescimento do mercado de carros bicombustíveis, que torna crescente a demanda pelo etanol e implica a requisição de novas áreas para o cultivo. d) trata-se de um novo incremento produtivo da cana numa área que já foi tradicional centro produtor de açúcar antes de ser reduzida pelo avanço da soja.

O gráfico abaixo representa a distribuição do uso de fontes de energia primária no Brasil.

Page 6: ESCOLA ESTADUAL “DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA” … · número de concentrações urbanas nos países periféricos, o que indica a melhoria das condições ... a proteção das

20- Com base no conhecimento sobre o assunto e no gráfico ao lado, é correto afirmar: a) A utilização do gás natural como matriz energética no Brasil tem sido significativa em função da facilidade de extração, o que permite inclusive a exportação desse recurso para a Bolívia. b) Embora a água seja um recurso abundante no Brasil, sua participação na produção de eletricidade é pouco significativa, apesar do apelo do movimento ambientalista pela construção de hidrelétricas. c) O petróleo, matriz energética básica para a sociedade industrial, é a fonte de energia primária mais expressiva no Brasil. Apesar disso, o papel da produção de energia elétrica no país é desempenhado, principalmente, pelas usinas hidrelétricas. d) A participação do carvão mineral, recurso abundante e inesgotável, é resultado dos atuais investimentos em construção de termoelétricas no sul do país.

21- A Teoria da Deriva dos Continentes foi enunciada pelo cientista alemão Alfred Lothar Wegener, em 1912. Segundo este autor a Terra teria sido formada inicialmente por um único e enorme supercontinente que foi se fragmentando e se deslocando continuamente desde o período Mesozóico, como se fosse uma espécie de nata flutuando sobre um magma semilíquido e passeando em diferentes direções.

Assinale a alternativa que contém o nome com o qual foi batizado este supercontinente inicial.

a) Gaia b) Placas Tectônicas c) Folhelhos de Wegener d) Pangéia

22- Do ponto de vista tectônico, núcleos rochosos mais antigos, em áreas continentais mais interiorizadas, tendem a ser os mais estáveis, ou seja, menos sujeitos a abalos sísmicos e deformações. Em termos geomorfológicos, a maior estabilidade tectônica dessas áreas faz com que elas apresentem uma forte tendência à ocorrência, ao longo do tempo geológico, de um processo de

a) aplainamento das formas de relevo, decorrente do intemperismo e da erosão. b) formação de depressões absolutas, gerada por acomodação de blocos rochosos. c) formação de canyons, decorrente de intensa erosão eólica. d) produção de desníveis topográficos acentuados, resultante da contínua sedimentação dos rios.

23- Leia o seguinte texto: “ No último mês de março, a Terra teve um de seus piores desastres naturais: o Japão foi atingido pelo maior terremoto de sua história, seguido por um tsunami, que varreu uma vasta área da costa nordeste do país. Com uma força equivalente ao poder de 30.000 bombas de Hiroshima, os estragos foram imensos e a situação de calamidade foi potencializada pela explosão de uma usina nuclear e pelo vazamento radioativo na província de Fukushima, a 270 quilômetros ao norte de Tóquio.”

a) Qual a relação entre o terremoto e o tsunami?

24- Leia e analise as afirmativas a seguir, referentes a temas relacionados a alguns aspectos da Litosfera.

1. As rochas ígneas ou plutônicas intrusivas, como os quartzitos e os gnaisses, formam-se a partir da extrusão e consequente consolidação do material magmático, advindo do Manto terrestre. 2. A Crosta sólida do planeta Terra é constituída de uma variedade enorme de materiais minerais e rochosos, embora apenas dois desses materiais nela predominem: o alumínio e o silício. 3. Existem, na superfície terrestre, rochas que resultam de transformações químicas sofridas por materiais em suspensão existentes nas águas; o sal-gema e a gipsita exemplificam esses corpos rochosos. 4. As rochas metamórficas resultam de transformações sofridas, em sua composição e em sua estrutura, por rochas preexistentes, quando entram em contato com rochas magmáticas ou quando submetidas a elevadas pressões e temperaturas. 5. Em um mesmo meio bioclimático, rochas ígneas e rochas sedimentares resultam em relevos iguais porque a erosão independe da qualidade do material rochoso, existente na parte superficial da crosta terrestre e se subordina muito mais às condições climáticas do ambiente. Estão CORRETAS: a) 1 e 4. b) 2 e 5. c) 3, 4 e 5. d) 2, 3 e 4.

Page 7: ESCOLA ESTADUAL “DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA” … · número de concentrações urbanas nos países periféricos, o que indica a melhoria das condições ... a proteção das

25- A figura esquemática a seguir refere-se à estrutura interna do planeta. Observe-a.

Com base nessa figura, analise as afirmações seguintes. ( ) A estrutura interna da Terra é representada em modelos que se apoiam em dois critérios distintos: as propriedades físicas e a composição química. ( ) O Manto terrestre, indicado pelo número 1, se situa sob o Núcleo e se estende até 20 km de profundidade; é uma faixa de intensa atividade sísmica e vulcânica. ( ) O estudo da estrutura interna da Terra tem por base métodos muito diversificados, mas a análise da Astenosfera já é possível mediante observações diretas. ( ) A camada número 1 apresenta manifestações magmáticas e sísmicas nas áreas de colisão de placas litosféricas; essas áreas são tectonicamente instáveis. ( ) A crosta oceânica é formada basicamente de basaltos; ela é menos espessa, em geral, do que a crosta continental, sobre a qual residem bilhões de seres humanos.

26- Terremotos são gerados pelos movimentos naturais das placas tectônicas da Terra, que causam ajustes na crosta terrestre, afetando a organização das sociedades. Em relação aos sismos naturais, é correto afirmar que eles são causados por: a) forças endógenas incontroláveis. b) energias exógenas excepcionais. c) forças antrópicas descontroladas. d) energias antrópicas excepcionais.

27- São agentes internos de transformação de relevo: a) vulcanismo e abalos sísmicos. b) tectonismo e correntes marítimas. c) erosão e vulcanismo. d ) intemperismo e abalos sísmicos.

28- Observe a imagem, leia o texto e responda.

De acordo com a teoria das placas tectônicas, a crosta terrestre está dividida em placas de espessura média de 150 km, que flutuam sobre o substrato pastoso, a astenosfera. a) Qual a relação existente entre a teoria da deriva dos continentes e a teoria das placas tectônicas? b) Quais são os três tipos de limites entre as placas tectônicas? 29- Recentemente, ocorreram diversos desastres naturais no planeta, entre os quais tremores de terra. Sobre esses cataclismos, assinale a afirmativa INCORRETA. a) Os tremores decorrem das instabilidades associadas ao processo de evolução material e estrutural do planeta. b) Os tremores de 2010 foram sismos produzidos como efeito das atividades humanas, especialmente as relacionadas com a extração de minérios. c) Os tremores de terra que ocorreram no Haiti e no Chile são decorrentes do movimento de falhas geológicas que existem nas duas regiões. d) Os tremores verificados no Brasil são de baixa intensidade porque o território do país se localiza em uma região de estabilidade geológica. 30- Uma maneira de compreender a distribuição temporal de fenômenos ocorridos em longos períodos é situá-los em um ano de 365 dias. Por exemplo, ao transpor os 4,6 bilhões de anos da Terra para esse ano, a formação do planeta teria ocorrido em 1º de janeiro, o surgimento do oxigênio na atmosfera em 13 de junho, o aumento e a diversificação da vida macroscópica a partir de 15 de novembro e o início da separação da Pangea em 13 de dezembro. Considere os seguintes eventos:

Page 8: ESCOLA ESTADUAL “DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA” … · número de concentrações urbanas nos países periféricos, o que indica a melhoria das condições ... a proteção das

Evento 1. Surgimento do Homo sapiens. Evento 2. Revolução agrícola do Neolítico. Evento 3. Declínio do Império Romano. Evento 4. A colonização da América pelos europeus. A partir das informações do texto, é correto situar os referidos eventos no mês de dezembro desse ano, no(s) dia(s)

31- Observe a figura ao lado: No decorrer do tempo geológico, as rochas sofrem diversas modificações e se transformam. Com base na figura acima e nos conhecimentos sobre dinâmica da crosta terrestre, assinale a afirmativa INCORRETA: a) As rochas ígneas são formadas a partir do resfriamento do magma, levando à formação de rochas como o granito. b) O intemperismo transforma as rochas ígneas em metamórficas, como ocorreu com a formação do calcário na região de Sete Lagoas (MG). c) As rochas metamórficas são mais resistentes ao intemperismo do que as rochas sedimentares, permitindo o uso dessas na construção civil. d) As rochas sedimentares são formadas pelo processo de compactação do material oriundo do intemperismo e do transporte das rochas ígneas ou metamórficas.

32- A denominação Mata Atlântica abrange todas as formações florestais que ocorrem ao longo da costa brasileira, ou seja, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Na região compreendida entre estes extremos observa-se uma grande variação de relevo, tipos de solo e clima, com uma cobertura vegetal característica, refletindo, em parte, as diferenças do ambiente. Dadas as inferências sobre Mata Atlântica,

I. Encontra-se associada a ecossistemas de restinga e de mangue. II. Devido a ser um ambiente muito úmido, suas árvores apresentam folhas largas e perenes. IIIÉ um dos biomas mais devastados pela exploração humana, principalmente para obtenção da madeira de várias espécies e também da extração do látex, no caso da seringueira. IV. Abriga uma grande diversidade de epífetas, como várias espécies de bromélias e de orquídeas.

verifica-se que

a) somente III e IV são verdadeiras. b) somente II é verdadeira. c) somente I, II e IV são verdadeiras. d) I, II, III e IV são verdadeiras.

33- O Brasil é conhecido como um país tropical, mas sua extensão e localização geográfica permitem uma diversidade de paisagens climato botânicas. Identifique-as corretamente nas alternativas abaixo, de acordo com as características apresentadas:

a) As savanas ocorrem em clima subtropical, com chuvas constantes; são basicamente compostas de gramíneas e capim, com árvores e arbustos esparsos, de poucas folhas. No Brasil, essa formação vegetal é o cerrado. b) Entre as florestas brasileiras, distribui-se ao norte do país a floresta amazônica, latifoliada tropical ou equatorial, pluvial, conhecida como “inferno verde”, com diversidade de espécies animais e vegetais. c) No litoral brasileiro, ainda se encontram remanescentes de uma mata tropical, latifoliada úmida de encostas, que cobre extensa área do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, embora tenha sido palco de atividades econômicas importantes, desde o período Colonial. d) No sul, em clima subtropical, com temperaturas mais amenas, surge a mata de araucária. Apresenta variedades, de acordo com a possibilidade de inundação: mata de igapó, de várzea e terra firme.

Page 9: ESCOLA ESTADUAL “DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA” … · número de concentrações urbanas nos países periféricos, o que indica a melhoria das condições ... a proteção das

34- O bioma, que ocupa 22% do território brasileiro, já perdeu quase 1 milhão de quilômetros quadrados, cerca de 48% de sua cobertura total. Somente entre 2002 e 2008, foram des- matados 85 075 quilômetros quadrados, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente. Em todo o bioma, a expansão das lavouras de cana-de-açúcar e de soja, além da produção de carvão e das queimadas (naturais ou provocadas), são os principais fatores de desmatamento. A pecuária também tem contribuição significativa para a sua destruição, principalmente por causa do modelo de produção extensivo, que chega a destinar mais de um hectare para cada boi.

O texto refere-se

a) à caatinga. b) à mata atlântica. c) ao cerrado. d) ao pantanal.

35- Considere o texto para responder à questão.

Os caranguejos são uma iguaria muito apreciada. Em nosso país, existem pessoas e comunidades que vivem da cata do caranguejo para vender a bares e restaurantes do litoral ou a atravessadores, que comercializam o produto nos grandes centros.

Sobre o caranguejo, é correto afirmar que esse crustáceo está inserido no ecossistema denominado a) cerrado. b) mangue. c) pantanal. d) caatinga.

36- Leia atentamente o texto a seguir:

As Nações Unidas estimam que, até 2025, dois terços da população mundial sofrerão escassez, moderada ou severa, de água. Essa situação tem sido interpretada como resultante da falta física de água doce para o atendimento da demanda das populações da Terra. Entretanto, no plano geral, há água suficiente no mundo (...) para satisfazer as necessidades de todos. De fato, este cenário de escassez significa que, no ano 2025, apenas um terço da humanidade deverá dispor de dinheiro suficiente para pagar o serviço de abastecimento d’água decente, isto é, com regularidade de fornecimento e qualidade garantida da água.

Considerando os argumentos do texto, é correto afirmar que:

a) A “crise da água” resulta do elevado crescimento da população dos países mais pobres. b) A “crise da água” não pode ser enfrentada com as tecnologias disponíveis, por isso tende a se aprofundar. c) No cenário projetado pela ONU, a escassez de água tenderá a se agravar devido à continuidade do processo de urbanização. d) Fatores sociais e econômicos desempenham um papel importante no problema da escassez de água.

37- Observe o gráfico da distribuição da água doce na superfície do planeta.

Com base nos conhecimentos sobre o tema e o auxílio do gráfico, podemos afirmar: I - A distribuição desigual dos recursos hídricos é apenas uma face da problemática escassez de água potável no mundo; o desequilíbrio entre sua oferta e demanda passa também pela poluição dos grandes mananciais e pelas possibilidades das populações pobres terem acesso à água tratada. II - A América do Sul, que sozinha detém quase 1/3 da água doce do planeta, se configura como área estratégica. Mas também enfrenta problema, com a ambiguidade entre o desperdício e a escassez de abastecimento de água potável entre as camadas de suas populações. III - Os recursos hídricos estão equitativamente bem distribuídos por todos os continentes e dentro deles a carência de acesso a esse bem renovável se dá não por escassez, mas simplesmente por questões políticas, tais como no Nordeste brasileiro e no Saara, onde o subsolo guarda grandes reservas de água doce que poderiam abastecer as populações e desenvolver a agricultura irrigada sem problema. IV - As estatísticas da distribuição da água pelo planeta por si não revelam toda a realidade de acesso, ou não, das populações a esse líquido, tal como ocorre com a Ásia, que, embora detenha um dos maiores percentuais da água doce do planeta, também detém a maior população, parte vivendo em pobreza absoluta e alguns povos em áreas de escassez, onde o acesso à água é causa de conflitos.

Page 10: ESCOLA ESTADUAL “DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA” … · número de concentrações urbanas nos países periféricos, o que indica a melhoria das condições ... a proteção das

Estão corretas apenas as proposições a) I, II e III b) I, II e IV c) II, III e IV d) I, III e IV 38- Observe ao lado a figura de duas vertentes, uma em condições naturais (A) e outra urbanizada (B), e respondaàs questões.

a) Como a água de precipitação pode chegar aos rios? b) A vertente B é densamente urbanizada. Que alterações na dinâmica da água serão observadas nessa vertente e no rio?

39- Importantes transformações produtivas e na forma de organização do trabalho têm ocorrido nas últimas décadas em todo o mundo e também no Brasil. Assinale a alternativa correta.

a) Em todo o mundo vêm sendo observadas mudanças em relação ao assalariamento e ao desemprego, como a precarização das relações de trabalho para desoneração da produção, e o crescimento da informalidade. b) Acordos e tratados internacionais, dos quais o Brasil é signatário, tratam da questão do trabalho escravo e proíbem a escravidão por dívida, razão pela qual esse tipo de trabalho forçado não é registrado no país desde 1888. c) Considerando a oferta de trabalho no Brasil, observa-se uma mudança de tendência, com a diminuição de oferta de emprego no setor primário e terciário, e efetivo aumento da oferta de emprego no setor secundário da economia. d) Uma característica marcante das relações de trabalho na etapa atual do modo de produção é a maior organização sindical.

40- O espaço mundial da era da informação caracteriza-se, em um certo sentido, pela supressão da distância. Os sistemas de computadores, telefonia e satélites de comunicações possibilitaram a troca de informações - sob as formas de textos, dados, voz e imagem - em tempo real através do mundo inteiro. Nesse espaço, as atividades econômicas são estruturadas em redes virtuais. Marque a alternativa CORRETA: a) A abrangência espacial das redes revela o poder econômico dos países que detêm reservas de recursos naturais renováveis. b) O espaço geográfico se diferencia pelas condições técnicas e organizacionais presentes em cada área. c) As redes virtuais são acessadas exclusivamente pelos governantes e empresários dos países desenvolvidos. d) O espaço mundial da era da informação não é polarizado, devido à homogeneização econômica promovida pelas redes.