escola bÍblica dominical - 2º trimestre / … bÍblica dominical - 2º trimestre / 2013 - revista...

3
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 2º TRIMESTRE / 2013 - REVISTA CPAD LIÇÕES BÍBLICAS - A FAMÍLIA CRISTÃ NO SÉCULO XXI PROTEGENDO SEU LAR DOS ATAQUES DO INIMIGO LIÇÃO 5 - CONFLITOS NA FAMÍLIA A - MAPA DIDÁTICO DA AULA B - LEITURA DA INTRODUÇÃO DA LIÇÃO - PÁGINA 33 DA REVISTA CPAD- MESTRE No jardim do Éden, Adão e Eva ao cometerem o pecado da desobediência, foram separados de Deus e a partir daí sérios problemas de conflitos familiares ocorrem na história da humanidade. (Gn 3:1-13). Se uma família se divide e os seus membros lutam entre si,ela fatalmente será destruída.(Mc 3:20-25) I - DESENTENDIMENTO ENTRE OS CÔNJUGES 1. TIPOS DE CONFLITOS 1.1. CONFLITOS INTRAPESSOAIS São conflitos originados no íntimo de cada pessoa, materializados por um sentimento do indivíduo de não se sentir feliz, carregar frustrações, medos e melancolia permanentes até ao ponto de se isolar. A este indivíduo enfermo na alma, do ponto de vista humano a família deve compreendê-lo e amá-lo incondicionalmente e no campo espiritual orar incessantemente. (Tg 5:13-16) 1.2. CONFLITOS INTERPESSOAIS São os conflitos que se originam no relacionamento social entre os membros da família e são os que mais causam marcas indeléveis de sofrimento no seio familiar. As relações familiares não podem ser pautadas pelas expressões: "Eu quero o que quero", ou "Você quer o que quer", porque temos necessidades e interesses que muitas vezes competem entre si, tudo isso porque simplesmente somos diferentes um do outro. (Tg 4:1-3). 1.3. CONFLITOS EXTRAPESSOAIS São os conflitos familiares cuja causa vem de origem externa em sua maioria das vezes alheias a vontade pessoal dos membros da família. A visão neste caso deve ser a de vislumbrar este problema como oportunidade de desenvolvimento e crescimento pessoal e espiritual. (Jr29:10-13; Rm 8:26-28). 2. CAUSAS DE CONFLITOS INTRAPESSOAIS 2.1. DIFERENÇA DE TEMPERAMENTOS Segundo a teoria dos temperamentos aceita pela psicologia, didaticamente existem quatro tipos de temperamentos predominantes na personalidade de um ser humano, que são: o sanguíneo, o colérico, o melancólico e o fleumático, todas elas com defeitos e qualidades. Um exemplo de conflito resultante de diferentes qualidades e defeitos de temperamentos é que um marido colérico em suas qualidades,quer fazer tudo á sua maneira e com rapidez em suas decisões e em

Upload: vukiet

Post on 09-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 2º TRIMESTRE / … BÍBLICA DOMINICAL - 2º TRIMESTRE / 2013 - REVISTA CPAD LIÇÕES BÍBLICAS - A FAMÍLIA CRISTÃ NO SÉCULO XXI PROTEGENDO SEU LAR DOS

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 2º TRIMESTRE / 2013 - REVISTA CPAD

LIÇÕES BÍBLICAS - A FAMÍLIA CRISTÃ NO SÉCULO XXI

PROTEGENDO SEU LAR DOS ATAQUES DO INIMIGO

LIÇÃO 5 - CONFLITOS NA FAMÍLIA

A - MAPA DIDÁTICO DA AULA

B - LEITURA DA INTRODUÇÃO DA LIÇÃO - PÁGINA 33 DA REVISTA CPAD- MESTRE

No jardim do Éden, Adão e Eva ao cometerem o pecado da desobediência, foram separados de Deus e a partir daí sérios problemas de conflitos familiares ocorrem na história da humanidade. (Gn 3:1-13).

Se uma família se divide e os seus membros lutam entre si,ela fatalmente será destruída.(Mc 3:20-25)

I - DESENTENDIMENTO ENTRE OS CÔNJUGES

1. TIPOS DE CONFLITOS

1.1. CONFLITOS INTRAPESSOAIS

São conflitos originados no íntimo de cada pessoa, materializados por um sentimento do indivíduo de não se sentir feliz, carregar frustrações, medos e melancolia permanentes até ao ponto de se isolar. A este indivíduo enfermo na alma, do ponto de vista humano a família deve compreendê-lo e amá-lo incondicionalmente e no campo espiritual orar incessantemente. (Tg 5:13-16)

1.2. CONFLITOS INTERPESSOAIS

São os conflitos que se originam no relacionamento social entre os membros da família e são os que mais causam marcas indeléveis de sofrimento no seio familiar. As relações familiares não podem ser pautadas pelas expressões: "Eu quero o que quero", ou "Você quer o que quer", porque temos necessidades e interesses que muitas vezes competem entre si, tudo isso porque simplesmente somos diferentes um do outro. (Tg 4:1-3).

1.3. CONFLITOS EXTRAPESSOAIS

São os conflitos familiares cuja causa vem de origem externa em sua maioria das vezes alheias a vontade pessoal dos membros da família. A visão neste caso deve ser a de vislumbrar este problema como oportunidade de desenvolvimento e crescimento pessoal e espiritual. (Jr29:10-13; Rm 8:26-28).

2. CAUSAS DE CONFLITOS INTRAPESSOAIS

2.1. DIFERENÇA DE TEMPERAMENTOS

Segundo a teoria dos temperamentos aceita pela psicologia, didaticamente existem quatro tipos de temperamentos predominantes na personalidade de um ser humano, que são: o sanguíneo, o colérico, o melancólico e o fleumático, todas elas com defeitos e qualidades.

Um exemplo de conflito resultante de diferentes qualidades e defeitos de temperamentos é que um marido colérico em suas qualidades,quer fazer tudo á sua maneira e com rapidez em suas decisões e em

Page 2: ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 2º TRIMESTRE / … BÍBLICA DOMINICAL - 2º TRIMESTRE / 2013 - REVISTA CPAD LIÇÕES BÍBLICAS - A FAMÍLIA CRISTÃ NO SÉCULO XXI PROTEGENDO SEU LAR DOS

contrapartida sua esposa com temperamento melancólico deixa-se levar pelos defeitos do egoísmo e da inflexibilidade para tratar de uma determinada situação desembocando então em sérios conflitos.

Conflitos entre os cônjuges não podem ser resolvidos de acordo com a "Minha maneira", ou "Da sua maneira", ou "Das duas maneiras", ou "De nenhuma maneira", mas " Da nossa maneira", isto é, marido e esposa devem trabalhar por uma solução mutuamente satisfatória, buscando alcançar o mesmo objetivo, porque cada um é importante no relacionamento e o relacionamento é importante para cada um (1 Pd 3:7)

3. CAUSAS DE CONFLITOS INTERPESSOAIS

3.1. FALTA DE COMUNICAÇÃO

A comunicação inteligente, respeitosa e harmoniosa é importante no casamento, pois, uma comunicação fora desse padrão pode dar vida ou morte a um relacionamento (Pv 18:21). Precisamos ouvir com mais atenção e aprender a falar com mais amor (Tg 1:19). Precisamos aprender e elogiar com mais generosidade (Ct 4:7). Precisamos aprender a perdoar com mais compaixão (Cl 3:13). Precisamos aprender a cultivar um relacionamento de intimidade com Deus (Sl 127:1).

3.2. TRATAMENTO GROSSEIRO

Um dos maiores motivos de infelicidade no matrimônio é o tratamento ríspido, grosseiro, descortês entre os membros da família. Este desperta repugnância, ódio e espírito maligno de vingança. Onde Jesus Cristo habita só existe amor, compreensão, respeito, diálogo e tratamento cordial .(Gl 5:22-23)

3.3. FALTA DE CONFIANÇA

Quando o casal se ama de verdade não há espaço para desconfianças entre os cônjuges. O ciúme é um sentimento de caráter emocional que produz irritação, insegurança, ódio, baixa-estima classificado teologicamente como um espírito maligno.(Nm 5:29-31).

3.4. CRÍTICAS DESTRUTIVAS

As críticas destrutivas possuem um efeito devastador nas relações sociais e matrimoniais de um lar. O casamento do rei Davi e de Mical, filha de Saul, acabou por causa de uma crítica. (2Sm 6:12-23).

3.5.. INFIDELIDADE CONJUGAL

O casamento é uma aliança de amor e compromisso de fidelidade, onde Deus se apresenta como a suprema testemunha. O casamento é sagrado, pois veio do céu, e não da terra diretamente do coração de Deus e assim quando há infidelidade conjugal, há também infidelidade a Deus. (Hb 13:4).

3.6. DÍVIDAS (PROBLEMAS FINANCEIROS)

Compromissos financeiros contraídos além da capacidade de pagamento (recursos financeiros disponíveis), provocam nervosismo, intranquilidade e muitos conflitos conjugais. Se um cônjuge resolve reclamar sobre as finanças do lar o outro se sente atingido. Para se evitar conflitos é indispensável planejar muito bem o orçamento familiar tendo em mente que só se pode gastar o que se ganha e a atitude de poupar para eventuais períodos emergenciais de necessidades pecuniárias. (Lc 14:25-33 )

II - ATIVIDADES PROFISSIONAIS DOS PAIS

1. CAUSAS DE CONFLITOS EXTRAPESSOAIS

1.1. A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

As demandas sociais e econômicas da sociedade pós-modernidade tem trazido a necessidade de que a mulher trabalhe além das fronteiras do lar de modo a angariar um reforço orçamentário para a mantença da família, bem como, para o atendimento das suas próprias necessidades materiais. Assim a mulher fica submetida a uma pesada carga de trabalho e os filhos passam a ser assistidos por outros agentes que a depender do agente, os valores absolutos de Deus podem ser relegados ou ignorados na condução educacional dos filhos. Isto, poderá trazer sérios conflitos no seio familiar.(Pv 1:8)..

III - MÁ EDUCAÇÃO DOS FILHOS

1. FATORES PARA A MÁ EDUCAÇÃO DOS FILHOS

1.1. FALTA DE ESTRUTURA MORAL

Page 3: ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 2º TRIMESTRE / … BÍBLICA DOMINICAL - 2º TRIMESTRE / 2013 - REVISTA CPAD LIÇÕES BÍBLICAS - A FAMÍLIA CRISTÃ NO SÉCULO XXI PROTEGENDO SEU LAR DOS

Os pais devem sempre preservar pela reta conduta moral diante dos filhos, ser exemplo de integridade, retidão e honestidade. Falar e viver dos valores morais cristãos e assim formar um ilibado caráter em seus filhos.(1 Tm 4:12)

1.2. FALTA DE ESTRUTURA ESPIRITUAL

A falta de Deus no lar é o inimigo nº 1. Um lar sem Deus é cheio de conflitos, dirigido pelos valores mundanos que implicam em destruição e desvirtuamento da família em todos os valores.(Sl 127:1)

IV - RESOLVENDO CONFLITOS NA FAMÍLIA

1.SEJA UM CRISTÃO

Você não pode ter paz com outras pessoas enquanto você não estiver em paz com Deus.(Jo 17:20-26)

2. CONVERSE COM DEUS SOBRE O PROBLEMA

É no Senhor que devemos buscar o entendimento das coisas, bem como o discernimento para solucionar os problemas e conflitos familiares. (Pv 15:29)

3. ANALISE O PROBLEMA

Faca uma autocrítica e pergunte a si mesmo o quanto desse problema é de sua responsabilidade, é de sua própria falta. (Mt 7:1-5; 1Jo 1:8).

4. PEÇA CONSELHO

Buscar por conselhos de homens de Deus é importante para encarar a solução do problema do ponto de vista bíblico sem qualquer interferência ou interesses pessoais (Pv 15:31-33)

5. MARQUE UMA CONFERÊNCIA DE PAZ

A única maneira de resolver um conflito é encará-lo de frente e com maturidade (Mt 5:23-26)

5.1.SETE C'S

Em conferências de paz para solucionar conflitos nunca compare, nunca condene, nunca comande, nunca confronte, nunca condescenda, nunca contradiga e nunca confunda. Seja sóbrio e tenha domínio próprio. (Pv 11:29).

5.2.NÃO MUDE O SEU FOCO

Quando estamos com raiva, nossa preocupação é conosco mesmo. A única coisa que podemos ver são nossas necessidades, nossos sentimentos feridos, nossa expectativa que não foi satisfeita. Coloque na sua mente o objetivo de chegar a um consenso sobre o problema e conflito a ser solucionado (Fp2:1-11)

5.3.SOLUCIONE O CONFLITO

Resolver um conflito nunca é fácil, termine suas lutas e vá até o final (Gl 6:6-10).

V -CONCLUSÃO

No âmbito da família sempre existirão conflitos e independentemente de causas, motivações e interesses, todos devem ser tratados a luz da Palavra de Deus. Para sempre vencer conflitos na família a base do lar deve estar em Jesus Cristo, porque Deus é amor. (1Co 13:4-8)