escola básica dr. afonso rodrigues pereira - miragaia ... · escola básica dr. afonso rodrigues...

5

Click here to load reader

Upload: hoanghanh

Post on 28-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira - Miragaia ... · Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira - Miragaia Informação – Prova de Equivalência à Frequência História

Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira - Miragaia

Informação – Prova de Equivalência à Frequência

História 9º Ano – Código 19

2017

1. Introdução: O presente documento visa divulgar as características da prova de equivalência à frequência da disciplina de História, a realizar em 2017 de acordo com o estipulado pelo Despacho Normativo nº 1-A/2017, de 10 de fevereiro de 2017. A prova de equivalência à frequência a que esta informação se refere incide no Programa de História do 3º ciclo, aprovado pelo Despacho nº. 124/ME/91, de 31 de julho, publicado no Diário da República, 2ª série, nº. 188, de 17 de agosto e nas Metas Curriculares de História homologadas pelo Ministério de Educação e Ciência pelo Despacho n.º 110-A/2014. D.R. n.º 2, Suplemento, Série II de 2014-01-03. As informações sobre a prova apresentadas neste documento não dispensam a consulta do Programa da disciplina. O presente documento dá a conhecer os seguintes aspetos relativos à prova:

o objeto de avaliação;

as características e a estrutura;

os critérios de classificação;

o material;

a duração.

2. Objeto de avaliação:

Esta prova de equivalência à frequência permite avaliar os objetivos gerais, no domínio das aptidões/capacidades e do domínio dos conhecimentos, associados aos conteúdos e aos conceitos/noções básicas, no âmbito do Programa da disciplina. As aptidões/capacidades e os conhecimentos foram selecionados e formulados no sentido de serem passíveis de avaliação e prova escrita de duração limitada. Relativamente aos conteúdos previstos no Programa do 3º ciclo, a prova de equivalência à frequência apenas integrará itens relativos aos domínios e subdomínios apresentados nesta informação. Assim, não serão objeto de avaliação os domínios e subdomínios do 7º, do 8º e do 9º ano que não constem da presente informação, pretendendo-se delimitar os domínios para esta prova específica.

Page 2: Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira - Miragaia ... · Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira - Miragaia Informação – Prova de Equivalência à Frequência História

Informação – Prova – HISTÓRIA - 9º Ano – Prova Teórica Código 19 – 2017

Informação-Prova 19/2

A) METAS CURRICULARES DE HISTÓRIA Domínio: A herança do Mediterrâneo Antigo Subdomínio: O mundo helénico Avaliar o contributo da Grécia Antiga para a evolução posterior das sociedades humanas:

Referir a democracia ateniense do século V a.C. como um dos grandes legados do mundo ocidental.

Domínio: O contexto europeu dos séculos XII a XIV Subdomínio: A crise do século XIV Conhecer e compreender as especificidades da crise do século XIV em Portugal

Descrever os momentos decisivos da afirmação da independência do Reino. Domínio: Expansão e mudança nos séculos XV e XVI Subdomínio: O expansionismo europeu Conhecer e compreender o pioneirismo português no processo de expansão europeu

Explicar as condições políticas, sociais, técnicas, científicas e religiosas que possibilitaram o arranque da expansão portuguesa.

Domínio: A civilização industrial no século XIX Subdomínio: Burgueses e proletários, classes médias e camponeses Conhecer e compreender o processo de afirmação da burguesia e crescimento das classes médias

Conhecer e compreender a evolução do operariado Conhecer e compreender a evolução do operariado

Descrever as condições-tipo de vida do operariado no século XIX. Domínio: A Europa e o Mundo no limiar do século XX Subdomínio: Apogeu e declínio da influência europeia Conhecer e compreender o imperialismo do século XIX

Identificar as principais potências coloniais do século XIX, salientando a supremacia europeia.

Relacionar o imperialismo do século XIX com os processos de industrialização.

Explicar a importância da Conferência de Berlim (1885) no processo de partilha do continente africano.

Caracterizar as formas de domínio sobre os territórios não autónomos no século XIX.

Relacionar os princípios de ocupação definidos na Conferência de Berlim com o projeto português do Mapa Cor-de-Rosa e o Ultimato Inglês.

Conhecer e compreender as causas e o desenrolar da 1.ª Grande Guerra

Explicar o eclodir da 1.ª Grande Guerra.

Referir os custos humanos e materiais da 1.ª Grande Guerra.

Descrever sucintamente a participação de Portugal na 1.ª Grande Guerra.

Page 3: Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira - Miragaia ... · Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira - Miragaia Informação – Prova de Equivalência à Frequência História

Informação – Prova – HISTÓRIA - 9º Ano – Prova Teórica Código 19 – 2017

Informação-Prova 19/3

Domínio: A Europa e o Mundo no limiar do século XX Subdomínio: As transformações políticas, económicas, sociais e culturais do após guerra Conhecer e compreender as transformações socioculturais das primeiras décadas do século XX

Relacionar os efeitos da guerra com a alteração de mentalidades e costumes nos “loucos anos 20”.

Avaliar os efeitos da guerra ao nível da emancipação feminina, problematizando temáticas atuais relativas à igualdade de género.

Caracterizar sucintamente a cultura de massas, salientando a sua relação com a melhoria das condições de vida nas décadas de 20 e 30 do século XX.

Domínio: Da Grande Depressão à 2.ª Guerra Mundial Subdomínio: Crise, ditaduras e democracia na década de 30 Crise, ditaduras e democracia na década de 30

Conhecer e compreender a Grande Depressão dos anos 30 e o seu impacto social.

Conhecer e compreender a emergência e consolidação do(s) fascismo(s) nas décadas de 20 e 30.

Conhecer e compreender a Grande Depressão dos anos 30 e o seu impacto social

Identificar os fatores que estiveram na génese da “Crise de 1929” nos EUA.

Reconhecer na “Crise de 1929” características das crises cíclicas do capitalismo liberal.

Descrever as consequências do crash da bolsa de Nova Iorque em 24 de outubro de 1929.

Explicar o processo de mundialização da crise, salientando a exceção da URSS.

Analisar as consequências sociais da Grande Depressão, salientando a generalização dos seus efeitos a todas as camadas da sociedade.

Conhecer e compreender a emergência e consolidação do(s) fascismo(s) nas décadas de 20 e 30

Comparar o mapa político após a 1.ª Grande Guerra com o mapa político da década de 30, localizando os principais regimes ditatoriais à escala mundial.

Relacionar as dificuldades económicas do após guerra e os efeitos da revolução soviética com o avanço da extrema-direita e dos partidos comunistas, identificando a base social de apoio de cada um.

Relacionar as consequências da Grande Depressão com o crescente descrédito dos regimes demoliberais, salientando os momentos de crise económica e social como conjunturas favoráveis ao crescimento dos adeptos de propostas extremistas.

Descrever sucintamente a subida ao poder do Partido Nacional Fascista, em Itália, e do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães.

Caracterizar os princípios ideológicos comuns ao(s) fascismo(s).

Descrever as organizações e formas de enquadramento de massas e de repressão desenvolvidos pelos regimes fascistas.

Relacionar a consolidação dos regimes fascistas com os resultados obtidos pelas respetivas políticas económicas e sociais.

Caracterizar as especificidades do nazismo, destacando o seu carácter racista e genocida.

Analisar as causas e consequências do racismo alemão, destacando a crença na superioridade da “raça ariana”, a criação do “espaço vital” e as vagas de perseguição antissemita que culminaram no Holocausto.

Conhecer e compreender a emergência e consolidação do Estado Novo em Portugal

Referir a manutenção da instabilidade política e dos problemas financeiros nos primeiros anos da Ditadura Militar (1926-1928).

Descrever o processo de ascensão de António de Oliveira Salazar no seio da Ditadura Militar (1928-1933).

Comparar as características do Estado Novo com as características dos regimes ditatoriais italiano e alemão, destacando as suas semelhanças e diferenças.

Caracterizar as organizações repressivas e os mecanismos de controlo da população criados pelo Estado Novo.

Page 4: Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira - Miragaia ... · Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira - Miragaia Informação – Prova de Equivalência à Frequência História

Informação – Prova – HISTÓRIA - 9º Ano – Prova Teórica Código 19 – 2017

Informação-Prova 19/4

Domínio: Da Grande Depressão à 2.ª Guerra Mundial Subdomínio: A 2.ª Guerra Mundial: violência e reconstrução Conhecer e compreender a origem, o decorrer e o desfecho do conflito

Relacionar a política expansionista dos regimes fascistas com o eclodir da 2.ª Guerra Mundial.

Referir sucintamente os principais acontecimentos que estiveram na origem da capitulação italiana, alemã e japonesa.

Conhecer e compreender as consequências demográficas, económicas e geopolíticas da 2.ª Guerra Mundial

Identificar as principais alterações provocadas no mapa político mundial.

Explicitar as condições impostas aos vencidos, destacando os casos alemão e japonês.

Referir a importância das conferências de Bretton Woods e de São Francisco para a consolidação de um novo modelo de gestão das relações económicas do mundo capitalista e para a fundação da Organização da Nações Unidas (ONU).

Enunciar os grandes objetivos da ONU.

Avaliar o papel da ONU na consecução dos seus objetivos até à atualidade, exemplificando aspetos positivos e limitações da organização.

3. Caraterísticas e estrutura: A prova apresenta quatro grupos de itens. Todos os itens têm por suporte um ou mais documentos, cuja análise é exigida. A prova pode incluir itens da tipologia descrita no quadro seguinte.

Quadro 1 – Tipologia, número de itens e cotação

Tipologia dos itens Número de itens Cotação por item (em pontos)

Resposta restrita Resposta de desenvolvimento

2 a 6

7 a 10

6 a 8

4. Critérios de classificação:

A classificação a atribuir a cada resposta resulta da aplicação dos critérios gerais e dos critérios específicos de classificação apresentados para cada item e é expressa por um número inteiro. As respostas ilegíveis ou que não possam ser identificadas são classificadas com zero pontos. Na correção da prova atender-se-á aos seguintes critérios Forma:

Escrita legível;

Correção ortográfica;

Exposição clara e correta;

Estruturação das respostas;

Utilização de uma linguagem adequada à disciplina.

Page 5: Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira - Miragaia ... · Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira - Miragaia Informação – Prova de Equivalência à Frequência História

Informação – Prova – HISTÓRIA - 9º Ano – Prova Teórica Código 19 – 2017

Informação-Prova 19/5

Organização e conteúdo:

Seleção correta dos conhecimentos adquiridos;

Adequação da resposta à pergunta;

Encadeamento lógico das ideias;

Objetividade nas respostas;

Rigor científico;

Interpretação do conteúdo dos documentos;

Utilização correta de conceitos específicos da disciplina;

Saber distinguir o essencial do acessório.

Fatores de desvalorização:

Afastamento do tema proposto;

Vazio de conteúdo;

Desenvolvimento confuso e desordenado;

Incorreções de terminologia científica;

Incorreta expressão escrita.

5. Material: Os alunos apenas podem usar, como material de escrita, caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta. Não é permitido o uso de corretor.

6. Duração:

A prova tem a duração de 90 minutos.