errata harrison 17th 2

57
Página Onde se lê *… Deve ler-se **… Notas: 221 … tratar infecções e escovação dentária. ...Escovação lingual. 1ª Coluna linha 4 221 A mastigação é menos restaurada A melhoria da mastigação é menos previsivel… 2ª coluna linha 11 221 tecido liso eritematoso ou granuloso tecido eritematoso, liso ou granuloso, 2ª coluna linha 19 221 Sempre que estertores substituir por crepitações 223 … se o paciente alcançar a frequência cardíaca máxima prevista… … se o paciente alcançar a frequência ventilatória máxima prevista… 2ª Coluna linha 51/52 225 (galope por B3, elevação do pulso venoso jugular,… (galope por S3, elevação do pulso venoso jugular,… 1ª coluna linha 15 229 As adaptações à hipoxia são mediadas, em parte, pelo estímulo de genes que codificam uma variedade de proteínas, incluindo enzimas glicolíticas, tais como a fosfofrutoquinase, bem como os transportadores de glicose Glut-1 e Glut-2, além dos factores de crescimento, como o factor de crescimento endotelial vascular (VEGF) e a eritropoietina, que aumenta a produção de eritrócitos. As adaptações à hipoxia são mediadas, em parte, pela upregulation de genes que codificam uma variedade de proteínas, incluindo enzimas glicolíticas, tais como a fosfofrutoquinase, bem como os transportadores de glicose Glut-1 e Glut-2, além dos factores de crescimento, como o factor de crescimento endotelial vascular (VEGF) e a eritropoietina, que aumenta a produção de eritrócitos. 229 Conforme o sangue anêmico flui pelos capilares e a quantidade normal de O2 é dele removida, a pO2 e a saturação no sangue venoso atingem um valor maior que o normal. Conforme o sangue anêmico flui pelos capilares e a quantidade normal de O2 é dele removida, a pO2 e a saturação no sangue venoso atingem um valor ainda menor que o normal. 229 Além disso, a presença da COHb desloca a curva de dissociação Hb-O2 para a esquerda (ver fig. 99.2), de modo que o O2 se dissociará apenas a tensões inferiores, contribuindo posteriormente para a hipoxia tissular. Além disso, a presença da COHb desloca a curva de dissociação Hb-O2 para a esquerda (ver fig. 99.2), de modo que o O2 se dissociará apenas a tensões inferiores, contribuindo ainda mais para a hipóxia tecidular. ERRATA

Upload: marcosanches

Post on 05-Jul-2015

631 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Errata Harrison 17th 2

Página Onde se lê *… Deve ler-se **… Notas:

221 … tratar infecções e escovação dentária. ...Escovação lingual. 1ª Coluna linha 4 221 A mastigação é menos restaurada A melhoria da mastigação é menos previsivel… 2ª coluna linha 11221 tecido liso eritematoso ou granuloso tecido eritematoso, liso ou granuloso, 2ª coluna linha 19221 Sempre que estertores substituir por crepitações223 … se o paciente alcançar a frequência cardíaca máxima

prevista…… se o paciente alcançar a frequência ventilatória máximaprevista…

2ª Coluna linha 51/52

225 (galope por B3, elevação do pulso venoso jugular,… (galope por S3, elevação do pulso venoso jugular,… 1ª coluna linha 15229 As adaptações à hipoxia são mediadas, em parte, pelo

estímulo de genes que codificam uma variedade deproteínas, incluindo enzimas glicolíticas, tais como afosfofrutoquinase, bem como os transportadores de glicoseGlut-1 e Glut-2, além dos factores de crescimento, como ofactor de crescimento endotelial vascular (VEGF) e aeritropoietina, que aumenta a produção de eritrócitos.

As adaptações à hipoxia são mediadas, em parte, pelaupregulation de genes que codificam uma variedade deproteínas, incluindo enzimas glicolíticas, tais como afosfofrutoquinase, bem como os transportadores de glicoseGlut-1 e Glut-2, além dos factores de crescimento, como ofactor de crescimento endotelial vascular (VEGF) e aeritropoietina, que aumenta a produção de eritrócitos.

229 Conforme o sangue anêmico flui pelos capilares e aquantidade normal de O2 é dele removida, a pO2 e asaturação no sangue venoso atingem um valor maior que onormal.

Conforme o sangue anêmico flui pelos capilares e aquantidade normal de O2 é dele removida, a pO2 e asaturação no sangue venoso atingem um valor ainda menor que o normal.

229 Além disso, a presença da COHb desloca a curva dedissociação Hb-O2 para a esquerda (ver fig. 99.2), de modoque o O2 se dissociará apenas a tensões inferiores,contribuindo posteriormente para a hipoxia tissular.

Além disso, a presença da COHb desloca a curva dedissociação Hb-O2 para a esquerda (ver fig. 99.2), de modoque o O2 se dissociará apenas a tensões inferiores,contribuindo ainda mais para a hipóxia tecidular.

ERRATA

Page 2: Errata Harrison 17th 2

229 Habitualmente, o quadro clínico do paciente com hipoxiadevido a elevada taxa metabólica, como ocorre na febre outireotoxicose, é muito diferente do secundário aos demaistipos de hipoxia; a pele mostra-se úmida e vermelha devidoao fluxo sanguíneo cutâneo aumentado que dispersa oexcesso de calor produzido, e, em geral, não há cianose.

Habitualmente, o quadro clínico do paciente com hipoxiadevido a elevada taxa metabólica, como ocorre na febre outireotoxicose, é muito diferente do secundário aos demaistipos de hipóxia; a pele mostra-se quente e ruborizada devido ao fluxo sanguíneo cutâneo aumentado que dispersao excesso de calor produzido, e, em geral, não há cianose.

230 O cianureto (Cap. e34) e vários outros venenos ativoscausam hipoxia celular.

O cianeto (Cap. e34) e vários outros venenos activoscausam hipóxia celular.

231 Em pacientes com hipoxia crônica secundária à permanênciaprolongada em altitudes elevadas (> 13.000 pés, 4.200 m),desenvolve-se uma condição chamada de doença crônica da

montanha , que se caracteriza por um impulso respiratórioabrupto, ventilação reduzida, eritrocitose, cianose, fraqueza,alargamento ventricular direito secundário à hipertensãopulmonar e até inconsciência.

Em pacientes com hipoxemia crônica secundária àpermanência prolongada em altitudes elevadas (> 13.000pés, 4.200 m), desenvolve-se uma condição chamada dedoença crónica da montanha , que se caracteriza por umimpulso respiratório abrupto, ventilação reduzida, eritrocitose,cianose, fraqueza, alargamento ventricular direito secundárioà hipertensão pulmonar e até estupor.

275 A ligação da AVP aos receptores V2 localizados namembrana basolateral das principais células dos ductoscolectores activa a adenilciclase (…)

A ligação da AVP aos receptores V2 localizados namembrana basolateral das células principais dos ductoscolectores activa a adenilciclase (…)

275 Os mecanismos reguladores do volume normal asseguramque a perda de Na+ corresponda à retenção deste elemento.

Os mecanismos reguladores do volume normal asseguramque a perda de Na+ compense o seu ganho.

276 As concentrações sanguínea da uréia e plasmática dacreatinina tendem a estar elevadas, reflectindo a redução daTFG. Normalmente, a relação uréia:creatinina é de cerca10:1. Contudo, na azotemia pré-renal a hipovolemia aumentaa reabsorção da uréia, causa elevação proporcionalmentemaior da uréia sanguinea que da creatinina plasmática, e arelação uréia:creatinina é de 20:1 ou mais. O aumento dauréia (com relação à creatinina) também pode ser (...)

As concentrações de BUN (blood urea nitrogen) e decreatinina plasmática tendem a estar elevadas, reflectindo aredução da TFG. Normalmente, a relação BUN:creatinina éde cerca 10:1. Contudo, na azotemia pré-renal a hipovolemiaaumenta a reabsorção da uréia, causa elevaçãoproporcionalmente maior de BUN que da creatininaplasmática, e a relação BUN:creatinina é de 20:1 ou mais. Oaumento de BUN (relativamente à creatinina) também podeser (...)

Page 3: Errata Harrison 17th 2

277 A hiponatremia isotônica ou ligeiramente hipotônica podecomplicar ressecções transuretrais da próstata ou bexiga,porque volumes expressivos da solução de irrigação vesicalisotônica (manitol) ou hipotônica (sorbitol ou glicina) podemser absorvidos e provocar hiponatremia dilucional.

A hiponatremia isotônica ou ligeiramente hipotônica podecomplicar ressecções transuretrais da próstata ou bexiga,porque volumes expressivos da solução de irrigação vesicalisoosmótica (manitol) ou hipoosmótica (sorbitol ou glicina)podem ser absorvidos e provocar hiponatremia dilucional.

278 O tratamento deve incluir restrição da ingestão de sal e água,correlação da hipopotassemia (…)

O tratamento deve incluir restrição da ingestão de sal e água,correção da hipopotassemia (…)

278 A hiponatremia sintomática grave deve ser tratada comsolução salina hipertônica, e a concentração plasmática doNa+ deve ser aumentada em 1 a 2 mmol/l nas primeiras 3 a 4horas (…)

A hiponatremia sintomática grave deve ser tratada comsolução salina hipertônica, e a concentração plasmática doNa+ deve ser aumentada em 1 a 2 mmol/l/h nas primeiras 3a 4 horas (…)

279 Por exemplo, consideremos três situações hipotéticas: perdade 1L de água, infusão de NaCl isotônico ou administraçãode NaCl a 0,45%.

Por exemplo, consideremos três situações hipotéticas: perdade 1L de água, perda de 1L de NaCl 0,9% e perda de 1L deNaCl a 0,45%.

279 Os diuréticos osmóticos interferem no mecanismo decontracorrente e provocam diurese osmótica de solutos (…)

Os diuréticos da ansa interferem no mecanismo decontracorrente e provocam diurese osmótica de solutos (…)

279 Em alguns casos, o DIC é idiopático, mas ocasionalmentetambém pode ser hereditário.

Em alguns casos, o DIC é idiopático e pode ser,ocasionalmente, hereditário.

281 Quadro 46.3 - Excesso de mineralocorticoides:hipoaldosteronismo primário (…)

Quadro 46.3 - Excesso de mineralocorticoides:hiperaldosteronismo primário (…)

281 O hiperaldosteronismo primário é decorrente da desregulação da secreção da aldosterona por um adenoma ou carcinomasupra-renal (síndrome de Conn), ou da hiperplasia supra-renal.

O hiperaldosteronismo primário é decorrente da desregulação da secreção da aldosterona por um adenoma supra-renal(síndrome de Conn), carcinoma supra-renal ou dahiperplasia supra-renal.

282 Nos casos clássicos, isso é observado na acidose tubularrenal proximal (tipo 2) e com vómitos associados àbicarbonatúria.

Nos casos clássicos, isso é observado na acidose tubularrenal proximal (tipo 2) e com vómitos, associados àbicarbonatúria.

284 … e geralmente está associada a fraqueza profunda esupressão das ondas T, alargamento do complexo QRS ouarritmias ventriculares no eletrocardiograma.

… e geralmente está associada a fraqueza profunda eausência de ondas P, alargamento do complexo QRS ouarritmias ventriculares no eletrocardiograma.

Page 4: Errata Harrison 17th 2

357 Uma cuidadosa avaliação do esfregaço de sangue periféricoé importante, e os laboratórios clínicos frequentementefornecem uma descrição da morfologia dos eritrócitos eleucócitos, contagem diferencial e contagem plaquetária.

Uma cuidadosa avaliação do esfregaço de sangue periféricoé importante, e os laboratórios clínicos frequentementefornecem uma descrição da morfologia dos eritrócitos eleucócitos, contagem diferencial de leucócitos e contagemplaquetária.

357 Como complemento dos índices eritrocitários, o esfregaçosanguíneo também revela a presença de variações notamanho (anisocitose) e na forma (pecilocitose) das células.Em geral, o grau de anisocitose relaciona-se com aumentono RDW ou na faixa de tamanho das células.

Como complemento dos índices eritrocitários, o esfregaçosanguíneo também revela a presença de variações notamanho (anisocitose) e na forma (poiquilocitose) dascélulas. Em geral, o grau de anisocitose relaciona-se comaumento do RDW (red cell distribution width) ou do intervalo dos tamanhos das células.

359 Legenda da fig. 58.13: A maioria dos pacientes procuraatendimento médico com hematócritos em torno de 20%, porisso comumente se usa um factor de correcção nº2 porqueos reticulócitos observados viverão por 2 dias na circulaçãoantes de perderem seu RNA.

Legenda da fig. 58.13: A maioria dos pacientes procuraatendimento médico com hematócritos em torno 20%, porisso comumente se usa um factor de correcção de 2 porqueos reticulócitos observados viverão por 2 dias na circulaçãoantes de perderem seu RNA.

363 Os pacientes com saturação normal de O2 que não fumamapresentam hemoglobina anormal, que não libera O2 para ostecidos (avaliada pelo achado de hemoglobina de altaafinidade pelo O2), ou possuem uma fonte de produção deEPO que não está respondendo à inibição normal pelofeedback .

Os pacientes com saturação normal de O2 que não fumam,ou apresentam hemoglobina anormal, que não libera O2 paraos tecidos (avaliada pelo achado de hemoglobina de altaafinidade pelo O2), ou possuem uma fonte de produção deEPO que não está respondendo à inibição normal pelofeedback .

363 Os hemangiomas cerebelares podem produzir EPO, porémestão quase sempre associados a sinais e sintomasneurológicos de localização e não a sintomas relacionadoscom a policitemia.

Os hemangiomas cerebelares podem produzir EPO, porémquase sempre se apresentam com sinais e sintomasneurológicos focais e não com sintomas relacionados com apolicitemia.

363 Na lesão vascular, as plaquetas aderem ao local da lesão,em geral a superfície vascular interna desnuda.

Na lesão vascular, as plaquetas aderem ao local da lesão,em geral a superfície da íntima vascular.

364 Fig. 59.1 A coagulação é inibida pela exposição do fatortecidual (TF), o qual, com o fator (F)VIIa, ativa FIX e FX, quetendo FVIII e FV como co-factores, respectivamente,resultam em formação de trombina e subsequente conversãode fibinogênio em fibrina.

Fig. 59.1 A coagulação é iniciada pela exposição do fatortecidual (TF), o qual, com o fator (F)VIIa, ativa FIX e FX, quetendo FVIII e FV como co-factores, respectivamente,resultam em formação de trombina e subsequente conversãode fibinogênio em fibrina.

Page 5: Errata Harrison 17th 2

364 A inativação antitrombina da trombina e outros fatores decoagulação ativados ocorre fisiologicamente nas superfíciesvasculares, onde os glicosaminoglicanos, incluindo ossulfatos de heparana, estão presentes para catalisar estasreações.

A inativação da trombina e outros fatores de coagulaçãoativados pela antitrombina ocorre fisiologicamente nassuperfícies vasculares, onde os glicosaminoglicanos,incluindo os sulfatos de heparana, estão presentes paracatalisar estas reações.

365 A ativação induzida pela trombina da proteína C ocorrefisiologicamente na trombomodulina, um local de ligação doproteoglicano da transmembrana para trombina nassuperfícies da célula endotelial.

A ativação induzida pela trombina da proteína C ocorrefisiologicamente na trombomodulina, um proteoglicanotransmembranar, local de ligação para a trombina nassuperfícies da célula endotelial.

365 O levantamento da história do sangramento é o previsor maisimportante do risco de sangramento.

A história de sangramento é o previsor mais importante dorisco de sangramento.

366 Os previsores da menorragia consistem em sangramentoresultante de anemia ferropriva ou necessidade de transfusãode sangue, uso excessivo de absorventes, menstruação quedura mais de 8 dias, passagem de coágulos, sangramentoque ultrapassa a proteção ou sangramento abundante à noite.

Os previsores da menorragia consistem em sangramentoque resulta em anemia ferropriva ou necessidade detransfusão de sangue, uso excessivo de absorventes,menstruação que dura mais de 8 dias, passagem decoágulos, sangramento que ultrapassa a proteção ousangramento abundante à noite.

368 O reagente de aPTT contém fosfolipídios derivados de fontesanimais e vegetais que funcionam como substitutosplaquetários nas vias de coagulação, como o ácido elágico ouos ativadores particulados caulim, celite ou sílica micronizada.

O reagente de aPTT contém fosfolipídios derivados de fontesanimais e vegetais que funcionam como substitutosplaquetários nas vias de coagulação, e um activador dosistema íntrinseco da coagulação, como o ácido elágico ouos ativadores particulados caulim, celite ou sílica micronizada.

368 Tais estudos são usados para avaliar um aPTT ou, menoscomumente, TP, para distinguir entre uma deficiência de fatore um inibidor.

Tais estudos são usados para avaliar um aPTT prolongadoou, menos comumente, TP, para distinguir entre umadeficiência de fator e um inibidor.

368 Neste ensaio, o plasma normal e o plasma do paciente sãomisturados em uma proporção de 50:50, e o aPTT e TP sãodeterminados imediatamente e após incubação a 37ºC paratempos variados, tipicamente 30, 60 e/ou 120 min.

Neste ensaio, o plasma normal e o plasma do paciente sãomisturados em uma proporção de 50:50, e o aPTT ou TP sãodeterminados imediatamente e após incubação a 37ºC paratempos variados, tipicamente 30, 60 e/ou 120 min.

Page 6: Errata Harrison 17th 2

369 Além disso, marcadores sensíveis da ativação dacoagulação, notadamente o ensaio de D-dímero e o teste degeração de trombina, são previsores, quando elevados, detrombose recorrente quando medidos pelo menos 1 mêsapós a descontinuação da varfarina, embora estudosadicionais sejam necessários para sustentar melhor estaaplicação.

Além disso, marcadores sensíveis da ativação dacoagulação, notadamente o ensaio de D-dímero e o teste degeração de trombina, são previsores promissores, quandoelevados, de trombose recorrente quando medidos pelomenos 1 mês após a descontinuação da varfarina, emboraestudos adicionais sejam necessários para sustentar melhoresta aplicação.

370 Quadro 60.1 3. a. Hematológicas - doença de Hodgkin,linfomas não-Hodgkin, leucmia linfocítica aguda ou crônica,leucemia de célula pilosa, histiocitose maligna, amiloidose

Quadro 60.1 3. a. Hematológicas - doença de Hodgkin,linfomas não-Hodgkin, leucmia linfocítica aguda ou crônica,leucemia de células em cabeleira, histiocitose maligna,amiloidose

371 Também pode ser encontrada porque o paciente se queixade tosse ou sibilos em decorrência de compressão das viasrespiratórias; rouquidão por comprometimento recorrente donervo laringeo; disfagia por compressão do esôfago; ouedena do pescoço, da face ou dos braços secundário àcompressão da veia cava superior ou da veia subclávia.

Também pode ser encontrada porque o paciente se queixade tosse ou sibilos em decorrência de compressão das viasrespiratórias; rouquidão por comprometimento do nervolaringeo recorrente; disfagia por compressão do esôfago; ouedena do pescoço, da face ou dos braços secundário àcompressão da veia cava superior ou da veia subclávia.

373 A palpação pode ser efectuada por palpação bimanual,rechaço e palpação a partir de cima (manobra de Middleton).

A palpação pode ser efectuada por palpação bimanual,rechaço* e palpação a partir de cima (manobra de Middleton).* Não sei exactamente o que significa rechaço, em inglês éballotment, e parece ser uma técnica palpatória paraexaminar estruturas flutuantes ou móveis no corpo.

373 Quando a ponta do baço é percebida, o achado é registradoem centímetros a baixo da margem costal esquerda emalgum ponto arbitrário, ou seja, 10 a 15 cm, a partir do pontomédio do umbigo ou da junção xifoesternal, que permite queoutros médicos comparem os achados ou que o médico deatenção primária possa determinar as alteraçãoes do orgãoao longo do tempo.

Quando a ponta do baço é percebida, o achado é registradoem centímetros a baixo da margem costal esquerda emalgum ponto arbitrário, ou seja, 10 a 15 cm, a partir do pontomédio do umbigo ou da junção xifoesternal, que permite queoutros médicos comparem os achados ou que o médicoinicial possa determinar as alteraçãoes do orgão ao longo dotempo.

373 1. Método de Nixon: … A percussão começa no nivel inferiordo som atimpânico pulmonar, na linha axilar posterior, eprossegue diagonalmente ao longo de uma linhaperpendicular, em direcção à margem costal anterior média.

1. Método de Nixon: … A percussão começa no nivel inferiordo som ressonante pulmonar, na linha axilar posterior, eprossegue diagonalmente ao longo de uma linhaperpendicular, em direcção à margem costal anterior média.

Page 7: Errata Harrison 17th 2

373 2. Metodo de Castell: com o paciente em decúbito dorsal apercussão no espaço intercostal mais inferior, na linha axilaranterior (8º ou 9º espaços), produzirá uma nota atimpânica seo baço tiver tamanho normal, o que ocorre durante aexpiração ou inspiração profunda.

2. Metodo de Castell: com o paciente em decúbito dorsal apercussão no espaço intercostal mais inferior, na linha axilaranterior (8º ou 9º espaços), produzirá uma nota ressonantese o baço tiver tamanho normal, o que ocorre durante aexpiração ou inspiração profunda.

373 3. Percussão do espaço semilunar de Traube: … Durante arespiração normal, efectua-se a percussão desse espaço damargem medial para lateral, obtendo-se um som timpâniconormal.

3. Percussão do espaço semilunar de Traube: … Durante arespiração normal, efectua-se a percussão desse espaço damargem medial para lateral, obtendo-se um som ressonantenormal.

374 A grande maioria desses pacientes apresenta linfoma não-Hodgkin, leucemia linfocítica crônica, leucemia das célulaspilosas, leucemia mielógena crônica, mielofibrose commetaplasia mielóide ou policitemia vera.

A grande maioria desses pacientes apresenta linfoma não-Hodgkin, leucemia linfocítica crônica, leucemia de célulasem cabeleira, leucemia mieloide crônica*, mielofibrosecom metaplasia mielóide ou policitemia vera. * Estas alterações aplicam-se também ao Quadro 60.3 e aoutros locais do texto.

375 As manifestações crônicas da esplenectomia consistem emvariação acentuada no tamanho e na forma dos eritrócitos(anisocitose e pecilocitose), bem como a presença decorpúsculos de Howell-Jolly (remanescentes nucleares),corpúsculos de Heinz (hemoglobina desnaturada), pontilhadobasofílico e eritrócitos nucleados eventuais no sangueperiférico.

As manifestações crônicas da esplenectomia consistem emvariação acentuada no tamanho e na forma dos eritrócitos(anisocitose e poiquilocitose), bem como a presença decorpúsculos de Howell-Jolly (remanescentes nucleares),corpúsculos de Heinz (hemoglobina desnaturada), pontilhadobasofílico e eritrócitos nucleados eventuais no sangueperiférico.

558 Acometimento de via respiratória proximal (< 2cm a partir dacarina) sem linfonodos mediastinais: ressecção em luva sefor possível preservar o pulmão normal distal oupneumonectomia

Acometimento de via respiratória proximal (< 2cm a partir dacarina) sem linfonodos mediastinais: ressecção em manga se for possível preservar o pulmão normal distal oupneumonectomia

558 Considerar pneumonectomia com ressecção traqueal emluva e reanastomose direta com o brônquio principalcontralateral

Considerar pneumonectomia com ressecção traqueal emmanga e reanastomose directa com o brônquio principalcontralateral

558 A PET é útil para detectar cânceres de pulmão com mais de7 a 8 cm de diâmetro.

A PET é útil para detectar cânceres de pulmão com mais de7 a 8 mm de diâmetro.

558 Caso o diagnóstico não seja logo evidente, os seguintesfactores de risco são fortes argumentos a favor da ressecçãocomo próximo passo para estabelecer um diagnósticohistológico: história de tabagismo, idade superior a 35 anos...

Caso o diagnóstico não seja logo evidente, os seguintesfactores de risco são fortes argumentos a favor da ressecçãocomo próximo passo para estabelecer um diagnósticohistológico: história de tabagismo, idade igual ou superior a35 anos...

Page 8: Errata Harrison 17th 2

558 No caso de pacientes com mais de 35 anos e todos comhistória de tabagismo, é indispensável um diagnósticohistológico, seja a lesão positiva ou negativa à PET.

No caso de pacientes com mais de 35 anos e todos comhistória de tabagismo, deve ser feito um diagnósticohistológico, seja a lesão positiva ou negativa à PET, uma vez que os cancros de crescimento lento, tais como ocarcinoma bronquioloalveolar, podem ser PET negativos.

558 Algumas são semi-opacas e ditas "parciais", em geral decrescimento mais lento e com hiperplasia adenomatosaatípica à histologia, lesão de prognóstico incerto.

Algumas são semi-opacas e ditas "parciais", as quais sãofrequentemente, de crescimento mais lento e comhiperplasia adenomatosa atípica à histologia, lesão deprognóstico incerto.

558 A extensão da ressecção é uma questão de critério cirúrgicocom base nos achados à exploração.

A extensão da ressecção é uma questão de avaliaçãocirúrgica com base nos achados à exploração.

558 A decisão de administrar radioterapia em dose elevada deve-se basear na extensão da doença e no volume torácico querequer irradiação.

A decisão de administrar radioterapia em dose elevada ébaseada na extensão da doença e no volume torácico querequer irradiação.

559 Subsequentemente, três estudos randomizados nãodemonstraram vantagem significativa na sobrevida apesar doacréscimo de quimioterapia adjuvante pós-operatória mais"moderna".

Subsequentemente, três estudos randomizadosdemonstraram não haver vantagem significativa nasobrevida apesar do acréscimo de quimioterapia adjuvantepós-operatória mais "moderna".

559 A análise do subconjunto de todos os estudos randomizadosnão mostrou benefício em pacientes com doença no estagioIB.

A análise do subconjunto de todos os estudos randomizadosmostrou não haver benefício em pacientes com doença noestagio IB.

559 Além disso, um ensaio clínico feito apenas com doença noestagio IB bem como uso de cisplatina e paclitaxel...

Além disso, um ensaio clínico feito apenas com doença noestagio IB e usando carboplatina e paclitaxel...

Page 9: Errata Harrison 17th 2

559 A interpretação dos resultados de ensaio clínicos envolvendopacientes com doença localmente avançada levantou umasérie de questões, como a modificação de técnicasdiagnósticas, sistemas de estadiamento diferentes epopulações de pacientes heterogêneas com tumores quevariam de nódulos não-volumosos no estágio IIIA (nódulosclínicos N1 com linfonodos N2 descobertos apenas nomomento da cirurgia apesar de mediastinoscopia negativa)até linfonodos N2 volumosos (adenopatia aumentadanitidamente visível em radiografias torácicas ouacometimento linfonodal em múltiplos níveis.

A interpretação dos resultados de ensaio clínicos envolvendopacientes com doença localmente avançada levantou umasérie de questões, como a modificação de técnicasdiagnósticas, sistemas de estadiamento diferentes epopulações de pacientes heterogéneas com tumores quevariam de nódulos não-volumosos no estágio IIIA (nódulosclínicos N1 com linfonodos N2 descobertos apenas nomomento da cirurgia apesar de mediastinoscopia negativa)até linfonodos N2 volumosos (adenopatia aumentadanitidamente visível em radiografias torácicas ouacometimento linfonodal em múltiplos níveis, para doençasno estadio IIIB claramente inoperáveis.

560 Nenhuma evidência sugere que os pacientes com linfonodosmediastinais ipsolaterais "volumosos" em múltiplos níveis(N2) têm melhor sobrevida com a cirurgia e a quimioterapiapré ou pós-operatória mais a radioterapia.

Nenhuma evidência sugere que os pacientes com linfonodosmediastinais ipsilaterais "volumosos" em múltiplos níveis(N2) têm melhor sobrevida com a cirurgia e a quimioterapiapré ou pós-operatória, comparando com o tratamento comquimioterapia mais radioterapia.

560 Embora tenha sido observada uma significativa melhora nasobrevida sem progressão da doença com 5 anos nospacientes submetidos à ressecção cirúrgica (22% versus11%;p=0,017), a diferença na sobrevida global por 5 anos emfavor da cirurgia (22% versus 11%;p=0,010) foi insignificante.

Embora tenha sido observada uma significativa melhora nasobrevida sem progressão da doença com 5 anos nospacientes submetidos à ressecção cirúrgica (22% versus11%;p=0,017), a diferença na sobrevida global por 5 anos emfavor da cirurgia (22% versus 11%;p=0,10) foi nãosignificativa.

560 A quimioterapia às vezes possibilita a ressecção da extensãodireta do tumor para a parede torácica, pneumonectomiatraqueal em luva e lobectomia em luva de lesões perto dacarina.

A quimioterapia pode permitir a ressecção da extensãodirecta do tumor para a parede torácica, pneumonectomiatraqueal em manga e lobectomia em manga de lesões pertoda carina.

560 No entanto, não está claro se esses ciclos adicionais devemser administrados antes ou após a quimioterapia, quais osmelhores fármacos ou se as doses devem ser atenuadasdurante a irradiação ou administradas com maisfrequência.(Doses menores dos fármacos podem"sensibilizar" o tumor à radioterapia, mas não elimina outradoença microscópica.)

No entanto, não está claro se esses ciclos adicionais devemser administrados antes ou após a quimiorradiação, quaisos melhores fármacos ou se as doses devem ser atenuadasdurante a irradiação mas administradas com maisfrequência.(Doses menores dos fármacos podem"sensibilizar" o tumor à radioterapia, mas podem nãoeliminar outra doença microscópica.)

Page 10: Errata Harrison 17th 2

560 O tratamento clínico-padrão, uso criterioso de medicaçõespara a dor, utilização apropriada de radioterapia equimioterapia ambulatorial formam a base desse tratamento.

O tratamento médico-padrão, uso criterioso de medicaçõespara a dor, utilização apropriada de radioterapia equimioterapia ambulatorial formam a base desse tratamento.

560 O paciente drena periodicamente o cateter em uma bolsaespecialmente designada para isso se necessário.

O paciente drena periodicamente o cateter em uma bolsaespecialmente designada para isso conforme for necessário.

560 A radioterapia local liberada por braquiterapia, a terapia comagente fotossensibilizante e stents endobrônquios são outrasmedidas que podem aliviar a obstrução de via respiratóriadecorrente de um tumor que recidivou.

A radioterapia local liberada por braquiterapia, a terapia fotodinâmica com agente fotossensibilizante e stentsendobrônquicos são outras medidas que podem aliviar aobstrução de via respiratória decorrente de um tumor querecidivou.

560 Entretanto, o uso de quimioterapia para o CPNPC requerexperiência clínica e muito critério para equilibrar osbenefícios potenciais e as toxicidades para esses pacientes.

Contudo, o uso de quimioterapia para o CPNPC requerexperiência clínica e avaliação cuidadosa para equilibrar osbenefícios potenciais e as toxicidades para esses pacientes.

560 Para pacientes com bom estado de desempenho que nãoreceberam tratamento prévio, a quimioterapia em geralconsiste em dois fármacos ("dupla"). Tradicionalmente, umdesses dois fármacos era a cisplatina ou a carboplatina, e ooutro um taxano (paclitaxel ou docetaxel), a gencitabina ouum alcalóide da vinca, como a vinolrebina.

Para pacientes com bom estado de desempenho que nãoreceberam tratamento prévio, a quimioterapia em geralconsiste em dois fármacos ("dupla"). Tradicionalmente, umdesses dois fármacos era a cisplatina ou a carboplatina, e ooutro um taxano (paclitaxel ou docetaxel), a gencitabina ouum alcalóide da vinca, como a vinorelbina.

561 Depois de quatro a seis ciclos, em geral interrompe-se aquimioterapia e observa-se estritamente o paciente paraverificar se há progressão do tumor, momento em que sepode iniciar a quimioterapia de segunda linha se o estado dedesempenho do paciente continuar bom.

Depois de quatro a seis ciclos, em geral interrompe-se aquimioterapia e observa-se de forma atenta o paciente paraverificar se há progressão do tumor, momento em que sepode iniciar a quimioterapia de segunda linha se o estado dedesempenho do paciente continuar bom.

561 Pacientes idosos sem condições co-mórbidas significativasbeneficiam-se da quimioterapia e a toleram quase tão bemquanto os jovens, porém aqueles com baixo estado dedesempenho parecem obter pouco benefício.

Pacientes idosos sem condições co-mórbidas significativasbeneficiam-se da quimioterapia e a toleram quase tão bemquanto os jovens, porém aqueles com baixo estado dedesempenho parecem obter menos benefício.

Page 11: Errata Harrison 17th 2

561 Os cuidados de suporte adequados (antieméticos, suportehídrico com cisplatina, monitoração das contagenssanguíneas e, se necessário, uso de hematopoietinas) e oajuste das doses dos quimioterápicos com base nos valoresdas contagens mínimas de granulócitos são essenciais.

Os cuidados de suporte adequados (antieméticos, suportehídrico com cisplatina, monitorização das contagenssanguíneas e bioquímica, monitorização de sinais dehemorragia ou infecção e, conforme for necessário, usode hematopoietinas) e o ajuste das doses dosquimioterápicos com base nos valores das contagens nadir de granulócitos são essenciais.

561 Aqueles em que isso acontece mais de 3 meses desde otérmino da quimioterapia inicial (a chamada doençaquimiossensível) têm sobrevida mediana de 4 a 5 meses; osque não respondam à quimioterapia inicial ou apresentamrecidiva em 3 meses com doença quimiossensível podem sertratados novamente com o esquema inicial. O topotecam...

Aqueles em que isso acontece mais de 3 meses desde otérmino da quimioterapia inicial (a chamada doençaquimiossensível) têm sobrevida mediana de 4 a 5 meses; osque não respondam à quimioterapia inicial ou apresentamrecidiva em 3 meses (doença quimiorefractária) temsobrevida mediana de apenas 2-3 meses. Os doentes com doença quimiossensível podem ser tratados novamentecom o esquema inicial. O topotecan...

561 A irradiação do crânio em geral ameniza os sinais e sintomasde metástases cerebrais.

A irradiação do crânio em diminui frequentemente os sinaise sintomas de metástases cerebrais.

561 Dois supostos agentes para a quimioprevenção, a vitamina Ae o betacaroteno, na verdade aumentam o risco de câncer depulmão em fumantes inveterados.

Dois supostos agentes para a quimioprevenção, a vitamina E e o betacaroteno, na verdade aumentam o risco de câncer depulmão em fumantes inveterados.

561 É preciso considerar os adenomas brônquicos como sendopotencialmente malignos, o que requer remoção para alíviodos sintomas e porque podem ser localmente invasivos ourecorrentes, metastatizar e ocasionar síndromesparaneoplásicas.

É preciso considerar os adenomas brônquicos como sendopotencialmente malignos, o que requer remoção para alíviodos sintomas e porque podem ser localmente invasivos ourecorrentes, potencialmente podem metastizar e ocasionarsíndromes paraneoplásicas.

561 Em geral, é suficiente a broncotomia com excisão local,ressecção em luva, ressecção segmentar ou lobectomia.

Em geral, é suficiente a broncotomia com excisão local,ressecção em manga, ressecção segmentar ou lobectomia.

562 Os tumores pulmonares neuroendócrinos representam umespectro de entidades patológicas que inclui o carcinóidetípico e o câncer neuroendócrino de células grandes, bemcomo o CPPC.

Os tumores pulmonares neuroendócrinos representam umespectro de entidades patológicas que inclui o carcinóidetípico, carcinóide atípico e o câncer neuroendócrino decélulas grandes, bem como o CPPC.

Page 12: Errata Harrison 17th 2

562 O prognóstico de pacientes com câncer neuroendócrino decélulas grandes é muito pior do que o daqueles comcarcinóide atípico e câncer clássico de células grandes.

O prognóstico de pacientes com câncer neuroendócrino decélulas grandes é significativamente pior do que o daquelescom carcinóide atípico e câncer clássico de células grandes.

562 A menos que os achados radiográficos sejampatognomônicos para hamartoma, com calcificação em formade "pipoca", na maioria dos casos as lesões devem serressecadas para diagnóstico, em particular se o paciente forfumante.

A menos que os achados radiográficos sejampatognomónicos para hamartoma, com calcificação em formade "pipoca", geralmente as lesões têm que ser ressecadaspara diagnóstico, em particular se o paciente for fumante.

562 Se uma pesquisa vigorosa por outros locais de câncer ativofor negativa, deve-se proceder à ressecção cirúrgica donódulo.

Se uma pesquisa vigorosa por outros locais de câncer activofor negativa, o nódulo é cirurgicamente ressecado.

570 …excessivo de álcool e ao... …excessivo de álcool e/ou ao…570 …vegetais em conserva. Há… …pickles. Há…571 …células tumorais nos bordos da anastomose… …células tumorais nas margens da ressecção…571 …5,8 por 100000 pessoas. Em… …5,8 por 100000 pessoas nos homens. Em…572 … introdução exógena de bactérias… …introdução exógena dessas bactérias...572 …nodo da irmã… …nódulo da irmã...572 …No entanto, menos de 33% dos pacientes... …No entanto, em menos de 33% dos pacientes esta cirurgia

é possível...572 …gastrectomias totais ou subtotais… …gastrectomias totais ou quase-totais…572 …pacientes que a cirurgia não possa curar… …pacientes em que se pense que a cirurgia não possa

curar…573 …completas são incomuns, e o efeito… …completas são incomuns, as respostas parciais são

transitórias e o efeito…573 …local extralinfonodal… …local extranodal…573 …tumores ocorrem durante... …tumores são detectados durante...573 …devendo ser avaliada antes… …devendo ser considerada antes…573 …imatinibe… …imatinibe (gleevec®)...574 …lesão polipóde intestinal… …lesão polipóide do cólon…574 …adquirido divide-se… …hereditário divide-se…575 …sigmoidoscopia flexível até… …sigmóidoscopia flexível anualmente até...575 …incongruência… …mismatch…575 …doença colorrectal… …neoplasia colorrectal…575 …grosso. Esses farmacos parecem diminuir… …grosso. O uso regular de AAS parece diminuir…576 …acometido teve a doença antes.., …acometido foi afectado antes…

Page 13: Errata Harrison 17th 2

576 …sangue oculto é negativo… …sangue oculto nas fezes é negativo...576 …colorrectais bem documentados… …colorrectais documentados…576 …risco de complicações graves… …risco de complicações significativas…576 …uma técnica talvez possa pesquisar as alterações

moleculares presentes nesses tumores……talvez baseando-se nas alterações moleculares que foramdescritas nestes tumores…

576 …valva ileocecal e entrar… … valva ileocecal para entrar…576 …(fig. 87,2). …(fig. 87,2) características.577 …estágio II (T3N1M0)… …estágio II (T3N0M0)…587 Observaram-se associações menos evidentes, e algumas

vezes conflitantes, para outros factores ambientais, comodieta, consumo de café e álcool, gastrectomia oucolecistectomia parcial anterior e Helicobacter pylori. (noparágrafo de etiologia)

Observaram-se associações menos evidentes, e algumasvezes conflituosas, para outros factores ambientais, comodieta, consumo de café e álcool, gastrectomia parcial oucolecistectomia anteriores e Helicobacter pylori.

587 As mutações com perda de função em vários genessupressores tumorais nesta doença, como p53, geneCDKN2A (também chamado de gene supressor tumoral 1múltiplo, que leva, em muitos casos, à perda de função dop16), DPC4 e BRCA2. (no parágrafo de consideraçõesgenéticas)

Mutações com perda de função em vários genes supressorestumorais ocorrem nesta doença, como p53, gene CDKN2A(também chamado de gene supressor tumoral 1 múltiplo, queleva, em muitos casos, à perda de função do p16), DPC4 eBRCA2.

587 A colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE)também é amplamente usada no diagnóstico de câncer depâncreas, particularmente quando a TC e a ultra-sonografiafalham em mostrar uma lesão de massa, e pode revelarestreitamento ou obstrução no ducto biliar pacreático oucomum. (no parágrafo de estudos de imagem)

A colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE)também é amplamente usada no diagnóstico de cancro depâncreas, particularmente quando a TC e a ultra-sonografiafalham em mostrar uma lesão de massa, e pode revelarestreitamento ou obstrução no ducto pacreático ou noducto biliar comum.

590 As lesões de grau (tumores altamente diferenciados)I rarasvezes progridem para um estagio á frente enquanto os degrau II os fazem

As lesões de grau (tumores altamente diferenciados)I rarasvezes progridem para um estagio á frente enquanto os degrau III os fazem

591 Na tabela: Qualquer T1 N! Qualquer T N!618 Quadro 96-1: Testículos (embrionários, inseminomas),

germinomas, coriocarcinoma, pulmão, hepático, ilhotaspancreáticas.

Quadro 96-1: Testículos (embrionários, seminomas),germinomas, coriocarcinoma, pulmão, hepático, ilhotaspancreáticas.

Page 14: Errata Harrison 17th 2

618 Em apoio dessa ideia, muitos tumores sólidos contêm"células-tronco cancerígenas", uma subpopulação de célulascapazes de dar início a novos tumores.

Em apoio dessa ideia, muitos tumores sólidos contêm"células estaminais cancerígenas", uma subpopulação decélulas capazes de dar início a novos tumores.

649 A proteína pode estar presente, porém é funcionalmenteinerte.

A proteína pode estar presente, porém ser funcionalmenteinerte.

649 mutação sem sentido mutação nonsense649 A condição pode ser proveniente de um defeito funcional na

metilcobalamina CoA mutase mitocondrial ou em seu co-factor cobalamina

A condição pode ser proveniente de um defeito funcional nametilcobalamina CoA mutase mitocondrial ou em seu co-factor adocobalamina

649 O ON oxida a metailcobalamina de modo reversível em umpercursor inactivo que activa a metionina síntase. Occorreuanemia (p ex em unidades de terapia intensiva). Umaneuropatia semelhante (….) exposições repetidas ao N2O.Não ocorrerá acidúria metilmalónica se a adocobalamina nãofor inactivada pelo N2O.

O ON oxida a metailcobalamina de modo irreversível em umpercursor inactivo, o que inactiva a metionina síntase.Ocorreu anemia megaloblástica em pacientessubmetidos a anestesia prolongada com N2O (p ex, emunidades de terapia intensiva). Uma neuropatia semelhante(….) exposições repetidas ao N2O. Não ocorre acidúriametilmalónica, uma vez que a adocobalamina não éinactivada pelo N2O.

649 Na tabela: suficiência congestiva insuficiência cardíaca congestiva649 Na tabela: Em pacientes com deficiência de folato e outras

causas além das mencionadas no item DietéticasNa tabela: Em pacientes com deficiência de folato e causasque não as mencionadas no item Dietéticas

649 As necessidades de folato aumentam de 200 a 300 ug para400 ug diários na gravidez normal

As necessidades de folato aumentam em 200 a 300 ug para400 ug diários na gravidez normal

649 No entanto, a demanda de folato do recém-nascido foiestimada em 10 vezes à dos adultos com base no peso, e onível neonatal de folato cai rapidamente para valoresinferiores com cerca de 6 semanas de idade.

No entanto, a demanda de folato do recém-nascido foiestimada em até 10 vezes a dos adultos com base no peso,e o nível neonatal de folato cai rapidamente, atingindo osvalores mais baixos por volta das 6 semanas de idade.

Page 15: Errata Harrison 17th 2

649 A queda é gradual e pode chegar a níveis subnormais embebés prematuros, alguns desenvolvendo anemiamegaloblástica que responde ao ácido fólico com cerca de 4a 6 semanas de vida, o que ocorre particularmente nos bebésmenores (com menos de 1.500 g de peso) e nos comdificuldade em se alimentar ouque tenham recebido multiplastransfusoes sanguíneas. Deve dar.se ácido fólico profilático aesses bebés.

A queda é mais acelerada e sujeita a chegar a níveisabaixo do normal em bebés prematuros, alguns dosquais desenvolvem anemia megaloblástica que respondeao ácido fólico por volta das 4-6 semanas de vida. Istoocorre particularmente nos bebés mais pequenos (commenos de 1500 g de peso ao nascimento) e naqueles com dificuldade em se alimentar, com infecções, ou quetenham recebido multiplas transfusoes sanguíneas. Devedar.se ácido fólico profilaticmanete a estes bebés.

650 O antídoto para esses fármacos é o ácido fólico (5-formil-THF).

O antídoto para esses fármacos é o ácido folínico (5-formil-THF).

650 Os níveis também são maiores (…) e pacientes com errosinatos do metabolismo graves que afectam as enzimas nasvias de transulfuração do metabolismo da homocisteína.

Os níveis também são maiores (…) e pacientes com várioserros inatos do metabolismo que afectam as enzimas nasvias de transulfuração do metabolismo da homocisteína.

650 Para o teste da excreção urinária (de Schilling), o pacientetem que ficar em jejum durante a noite. Em seguidaadministra-se uma injecção intramuscular de cobalamina ouhidroxicobalamina (1mg; "dose de ataque") 2h após. Colecta-se uma amostra de ureia de 24h para determinar aradioactividade;

Para o teste da excreção urinária (de Schilling), o pacientetem que ficar em jejum durante a noite. Dá-secianocobalamina radioactiva oralmente. Em seguidaadministra-se uma injecção intramuscular decianocobalamina ou hidroxicobalamina (1mg; "dose deataque") 2h após. Colecta-se uma amostra de urina de 24hpara determinar a radioactividade;

650 Tem-se recomendado o suplemento com potássio paraevidenciar o dano da hipopotassemia verificada em algunspacientes durante a resposta hematológica inicial.

Tem-se recomendado o suplemento com potássio paraprevenir o dano da hipopotassemia verificada em algunspacientes durante a resposta hematológica inicial.

651 É uma formação estável ou completamente reduzida defolato (…)

É uma forma estável de folato completamente reduzido (…)

651 Todavia, estudos feitos nos EUA sugerem que não háaumento na proporção de indivíduos com níveis séricosbaixos de cobalamina nem anemia desde que os alimentossejam enriquecidos com ácido fólico (…)

Todavia, estudos feitos nos EUA sugerem que não háaumento na proporção de indivíduos com níveis séricosbaixos de cobalamina nem anemia desde o enriquecimentodos alimentos com ácido fólico (…)

663 Aplasia da célula branca Aplasia da célula branca pura Quadro 102.2; Purewhite cell aplasia

Page 16: Errata Harrison 17th 2

665 o tipo autossomico dominante mais incomum resulta damutação em hTERC, que codifica um modelo de RNA,

o tipo autossomico dominante, mais incomum, resulta damutação em hTERC, que codifica um modelo de RNA,

the more unusualautosomal dominanttype is due to mutationin hTERC

665 As vias metabólicas de muitos fármacos e substanciasquimicas, em particular se forem polares e tiveremhidrossolubilidade limitada, envolvem a degradaçãoenzimática de compostos electrofilicos altamente reactivos

As vias metabólicas de muitos fármacos e substanciasquimicas, em particular se forem polares e tiveremhidrossolubilidade limitada, envolvem a degradaçãoenzimática resultando compostos electrofilicos altamentereactivos

involve enzymaticdegradation to highlyreactive electrophiliccompounds

665 Esta hipótese foi sustentada pelo frequente fracasso dotransplante simples de medula ossea de um gemeo identicosem quimioterapia citotoxica condicionante, o que tambemargumentava contra a ausencia de uma celula-tronco comocausa e a favor da presença de um fator do hospedeiroproduzindo insuficiencia medular.

Esta hipótese foi sustentada pelo frequente fracasso dotransplante simples de medula ossea de um gemeo identicosem quimioterapia citotoxica condicionante, o que tambemargumentava contra a simples ausencia de celulas-tronco como causa e a favor da presença de um fator do hospedeiroproduzindo insuficiencia medular.

argued both againstsimple stem cellabsence as the cause

665 As celulas no sangue e na medula óssea dos pacientespodem suprimir o crescimento normal das célulasprogenitoras e hematopoieticas,

As celulas no sangue e na medula óssea dos pacientespodem suprimir o crescimento normal das célulasprogenitoras hematopoieticas,

supress normalhematopoieticprogenitor cell growth

666 Os exames pelvico e retal podem ser descartados - Os exames pelvico e retal podem ser adiados - pelvic and rectalexaminations can oftenbe deferred

667 A rejeiçao do enxerto foi historicamente um determinanteimportante do resultado do transplante para anemia aplasica,provavelmente relacionada com a fisiopatologia basica, bemcomo com a aloimunizaçao por transfusoes (a ultimaatualmente bem incrementada pela depleçao leucocitariaanterior à administração do produto sanguineo).

A rejeiçao do enxerto foi historicamente um determinanteimportante do resultado do transplante para anemia aplasica,provavelmente relacionada com a fisiopatologia basica, bemcomo com a aloimunizaçao por transfusoes (a ultimaatualmente bem melhorada pela depleçao leucocitariaanterior à administração do produto sanguineo).

from tranfusions (thelatter now muchimproved by leucocyte

667 A metilprednisolona, 1 mg/kg/dia ao dia durante 2 semanas, A metilprednisolona, 1 mg/kg/dia durante 2 semanas, 1 mg/kg per day for 2weeks

667 A sobrevida total é equivalente ao transplante e aimunosupressão.

A sobrevida total é equivalente no transplante e na imunosupressão.

overall survival isequivalent withtransplantation andimmunosupression

Page 17: Errata Harrison 17th 2

667 Na anemia crónica, devem adicionar-se os quelantes deferro, deferoxamina e deferasirox a partir da 15ª transfusão,

Na anemia crónica, devem adicionar-se os quelantes deferro, deferoxamina e deferasirox a partir da 50ª transfusão,C153

the fiftieth transfusion

668 Esse virus comum provoca um exantema benigno na infancia(quinta molestia) e uma sindrome de poliartralgia em adultos.

Esse virus comum provoca um exantema benigno na infancia(quinta molestia) e uma sindrome de poliartralgia/artrite emadultos.

polyarthralgia/arthritissyndrome in adults.

670 A MD é considerada particularmente resistente aosesquemas de quimioterapia citotoxica, sendo, porém,provável que seja mais resistente ao tratamento eficaz que aleucemia mielóide aguda no individuo idoso, em que atoxicidade medicamentosa é frequentemente fatal, e asremissoes, quando obtidas, breves.

A MD é considerada particularmente resistente aosesquemas de quimioterapia citotoxica, sendo, porém,provável que não seja mais resistente ao tratamento eficazque a leucemia mielóide aguda no individuo idoso, em que atoxicidade medicamentosa é frequentemente fatal, e asremissoes, quando obtidas, breves.

probably no moreresistant to effectivetreatment than acutemyeloid leukemia

672 Embora anormalidades cromossômicas não-aleatórias como20q, trissomia 8 e especialmente 9p, tenham sidodocumentadas em até 30% dos pacientes de PV nãoaparentados, diferentemente da LMC, nenhumaanormalidade citogenética consistente foi associada aodistúrbio.

Embora anormalidades cromossômicas não-aleatórias como20q, trissomia 8 e especialmente 9p, tenham sidodocumentadas em até 30% dos pacientes de PV nãotratados, diferentemente da LMC, nenhuma anormalidadecitogenética consistente foi associada ao distúrbio.

672 A ativação constitutiva de JAK2 pode explicar a formação decolônia eritróide independente de eritropoetina e ahiperssensibilidade das células progenitoras eritróides da PVe outros fatores de crescimento hematopoiéticos, suaresistência à apoptose in vitro na ausência de eritropoetina,sua rápida diferenciação terminal e seu aumento naexpressão de Bcl-XL, todos característicos da PV.

A ativação constitutiva de JAK2 pode explicar a formação decolônia eritróide independente de eritropoetina e ahipersensibilidade das células progenitoras eritróides da PV àeritropoetina e outros fatores de crescimentohematopoiéticos, sua resistência à apoptose in vitro naausência de eritropoetina, sua rápida diferenciação terminal eseu aumento na expressão de Bcl-XL, todos característicosda PV.

674 A fibrose neste distúrbio está associada à superprodução defactor β de crescimento transformador e inibidores teciduaisde metaloproteinases, embora a osteosclerose estejaassociada à superprodução de osteoprotegerina, um inibidorde osteoclasto.

A fibrose neste distúrbio está associada à superprodução defactor de crescimento transformador β e inibidoresteciduais de metaloproteinases, embora a osteoscleroseesteja associada à superprodução de osteoprotegerina, uminibidor de osteoclasto.

675 Quadro 103-4: Estratificação de risco para mielofibroseidiopática. B. Factores Prognósticos - Células de reserva > 1%

Quadro 103-4: B. Factores Prognósticos - Blastos > 1%

Page 18: Errata Harrison 17th 2

675 Nesta situação, a esplenectomia não deve ser evitada devidoà preocupação com trombocitose de rebote, perda dacapacidade hematopoiética ou hepatomegalia compensatória.

Nesta situação, a esplenectomia não deve ser evitada devidoà preocupação com trombocitose de rebound, perda dacapacidade hematopoiética ou hepatomegalia compensatória.

675 A trombocitose essencial (outras designações incluemtrombocitemia essencial , trombocitose idiopática ,trombocitose primária , trombocitopenia hemorrágica ) é umdistúrbio clonal de etiologia desconhecida que envolve umacélula progenitora hematopoiética multipotente manifestadaclinicamente por superprodução de plaquetas sem umacausa definível.

A trombocitose essencial (outras designações incluemtrombocitemia essencial , trombocitose idiopática ,trombocitose primária , trombocitemia hemorrágica ) é umdistúrbio clonal de etiologia desconhecida que envolve umacélula progenitora hematopoiética multipotente manifestadaclinicamente por superprodução de plaquetas sem umacausa definível.

675 Quadro 103-5: Causas de trombocitose. Rebote: correcçãode deficiência de vitamina B12 ou de folato, após uso abusivode etanol

Quadro 103-5: Causas de trombocitose. Rebound: correcçãode deficiência de vitamina B12 ou de folato, após uso abusivode etanol

676 Assim como no caso das células progenitoras eritróides emielóides precoces, as progenitoras megacariocíticasprecoces requerem a presença de interleucina 3 (IL-3) e fatorde célula-tronco para proliferação ideal, além datrombopoietina.

Assim como no caso das células progenitoras eritróides emielóides precoces, as progenitoras megacariocíticasprecoces requerem a presença de interleucina 3 (IL-3) efactor de células estaminais (stem cell factor ) paraproliferação ideal, além da trombopoietina.

676 A grande massa de plaquetas circulantes pode evitarmensuração exata do potássio sérico devido à liberação depotássio das plaquetas sobre o coágulo sanguíneo.

A grande massa de plaquetas circulantes pode evitarmensuração exata do potássio sérico devido à liberação depotássio das plaquetas aquando da formação de coágulos.

677 As mutações da linha germinativa de CCAAT/proteína alfaligante ao amplificador (C/EBP alfa), factor de transcriçãorelacionado com o runt (RUNX1) e proteina tumoral p53(TP53) também foram associadas a maior predisposição àLMA em algumas séries.

As mutações da linha germinativa de CCAAT/proteína alfaamplificadora de ligação (C/EBP alfa), factor detranscrição 1 relacionado com o runt (RUNX1) e proteinatumoral p53 (TP53) também foram associadas a maiorpredisposição à LMA em algumas séries.

678 A activação contínua de Flt3 e quinases-alvo a jusante, comoo transdutor e activador e activador de sinal da proteína 5 detranscrição, a proteinoquinase ativada por Ras/mitogênio efosfatidilinositol 3-quinase/Akt, promvem o aumento daproliferação e sinais antiapoptóticos para a célula progenitoramielóide.

A activação contínua de Flt3 e quinases-alvo a jusante, comoo transdutor e activador e activador de sinal da proteína 5 detranscrição, a proteinoquinase ativada Ras/mitogênio efosfatidilinositol 3-quinase/Akt, promvem o aumento daproliferação e sinais antiapoptóticos para a célula progenitoramielóide.

Page 19: Errata Harrison 17th 2

678 Em contrapartida, a superexpressão de genes, tais como osdo cérebro da leucemia aguda, citoplasmáticos (BAALC),prevê desfecho ruim.

Em contrapartida, a superexpressão de genes, tais como odo cérebro e leucemia aguda, citoplasmáticos* (BAALC),prevê desfecho ruim. * A edição inglesa também tem a virgula entre leucemiaaguda e citoplasmáticos, apesar não fazer muito sentido onome do gene é mesmo assim: brain and acute leukemia,cytoplasmic (BAALC).

683 " RECIDIVA (…) O TCT autólogo resgata cerca de 20% dospacientes que tiveram recidiva da LMA com doençaquimiossensível ( …)"

"(….) O TCT autólogo salva cerca de 20% dos pacientes quetiveram recidiva da LMA com doença quimiossensível ( …)"

686 4º Paragrafo: " (…) A exposição anterior ao imatimabe nãoafecta o desfecho do transplante. O TCT após a progressão

da doença está associado a desfecho mais precário.

Entretanto, o atraso do TMO para os pacientesvde alto risco(critérios de Sokal/Hasforfd) pode resultar em progressão dadoença.O TCT após a progressão da doença está a ssociadoa desfecho mais precário. (...)"

(…) A exposição anterior ao imatimabe não afecta odesfecho do transplante. Entretanto, o atraso do TMO paraos pacientesvde alto risco (critérios de Sokal/Hasforfd) poderesultar em progressão da doença.O TCT após a progressãoda doença está a ssociado a desfecho mais precário. (...)

686 "QUIMIOTERAPIA: (…) No entanto, não recomendamos seuso devido aos sérios efeitos colaterias que incluemmielossupressão súbita e ocasionalmente fatal em 5 a 10%dos paciente; fibroses pulmonar, endocárdica e medular esíndrome de emaciação semelhante à doença de Addison."

"QUIMIOTERAPIA: (…) No entanto, não recomendamos seuso devido aos sérios efeitos colaterias que incluemmielossupressão súbita e ocasionalmente fatal em 5 a 10%dos paciente; fibroses pulmonar, endocárdica e medular e "wasting syndrome" semelhante à doença de Addison."

686 DOENÇA RESIDUAL MÍNIMA: " SMD/IMA" SMD/LMA701 A especificidade dos órgãos pode reflectir a especificidade

dos anticorpos por algum componente antigénico da dermeA especificidade para este órgão pode reflectir aespecificidade dos anticorpos por algum componenteantigénico da derme

703 O fenómeno de Raynaud e a redução da circulação poderãoocorrer se o componente M formar crioglobulinas, e assíndromes de hiperviscosidade surgirem de acordo com aspropriedades físicas do componente M

O fenómeno de Raynaud e os distúrbios da circulaçãopoderão ocorrer se o componente M formar crioglobulinas, eas síndromes de hiperviscosidade podem surgirdependendo das propriedades físicas do componente M

704 Legenda: (RM ou TC podem contribuir) Legenda: (RM ou TC podem clarificar) quadro 106.2

Page 20: Errata Harrison 17th 2

705 Na subclassificação com base nos níveis séricos decreatinina: B>177 umol/L (<2mg/dl)

Na subclassificação com base nos níveis séricos decreatinina: B>177 umol/L (>2mg/dl)

quadro 106.3

706 Os pacientes apresentam fraqueza, fadiga e infecçõesrecorrentes, como os pacientes com mieloma, mas epistaxe,perturbações visuais e sintomas neurológicos, comoneuropatia periférica, tontura, cefaleia e parestesia transitória,são bem mais comuns na macroglobulinemia.

Os pacientes apresentam fraqueza, fadiga e infecçõesrecorrentes, como os pacientes com mieloma, mas epistaxe,perturbações visuais e sintomas neurológicos, comoneuropatia periférica, tontura, cefaleia e parésia transitória,são bem mais comuns na macroglobulinemia.

707 sem erros708 Os antígenos I e i não são pares de alelos Os antígenos I e i não são pares alélicos/ um par alélico

(are not alelic pairs)709 Tal triagem é feita ao misturar o soro do paciente com

eritrócitos do tipo O que contêm os principais antígenos damaioria dos sistemas de grupos sanguíneos e cujo fenótipoampliado é conhecido.

Tal triagem é feita ao misturar o soro do paciente comeritrócitos do tipo O que contêm os principais antígenos damaioria dos sistemas de grupos sanguíneos e cujo fenótiporestante/extensivo é conhecido.

709 Em seguida, o plasma rico em plaquetas é centrifugado emalta velocidade para produzir uma unidade de plaquetas dedadores randomizados

Em seguida, o plasma rico em plaquetas é centrifugado emalta velocidade para produzir uma unidade de plaquetas dedadores aleatórios (esta aparece ao longo texto, corrigi sóna primeira vez que aparece)

709 A filtragem pré armazenamento parece ser superior àfiltragem à beira do leito

A filtragem pré armazenamento parece ser superior àfiltragem no momento da administração (bedside)

709 As unidades de CH contêm < 5 x 10^6 leucócitos do doador.. Estas unidades de CH contêm < 5 x 10^6 leucócitos dodoador..

709 Na tabela: ACC >ou= 10 x 10^9/L em 1h e >ou= 7,5 x 10^9em um período de 24h pós transfusão

ACC >ou= 10 x 10^9/L em 1h e >ou= 7,5 x 10^9/L em umperíodo de 24h pós transfusão

710 suprimento de proteínas plasmáticas deficientes suprimento de proteínas plasmáticas em deficiência710 (…) o qual também pode repor FvW para os pacientes com a

doença de von Wilebrand…..O crioprecipitado pode também repor FvW para ospacientes com a doença de von Wilebrand...

710 Além disso, os doadores com títulos elevados de anticorposcontra agentes ou antígenos específicos fornecemhiperimunoglobulinas...

Além disso, os doadores com títulos elevados de anticorposcontra agentes ou antígenos específicos fornecemimunoglobulinas hiperimunes

711 sem erros712 é preferível evitar essa complicação com o uso de terapias

alternativas (p ex. eritropoietina) e transfusão criteriosa porser efectiva em termos de custo

o uso de terapias alternativas( p ex. eritropoietina) etransfusão criteriosa é preferível por prevenir ascomplicações supracitadas e por maior efectividade emtermos de custos

Page 21: Errata Harrison 17th 2

712 o NAT tem sido usado desde 2003 para detectar o DNA dovírus do oeste do Nilo

o NAT tem sido usado desde 2003 para detectar o RNA dovírus do oeste do Nilo

712 os receptores de transfusões contaminadas… o choqueséptico e a CIVD

os receptores de transfusões contaminadas… o choqueséptico e a CID

712 todo o capítulo: sempre que surge enxertamento substituir por aceitação do enxerto713 o sangue homólogo é a melhor opção quando existe uma

previsão de transfusão.o sangue autólogo é a melhor opção quando está prevista anecessidade de transfusão

713 mesmo se os indivíduos forem HLA-compatíveis… reagir adiferentes antigénios endógenos ou "antigénios menores"...

mesmo se os indivíduos forem HLA-compatíveis… reagir adiferentes antigénios endógenos ou "antigénios minor"…

713 por conseguinte, as chances de que um irmão completo sejacompatível com o paciente são de uma em quatro…

por conseguinte, as hipóteses de que um irmão germano seja compatível com o paciente são de uma em quatro…

714 as evidências de um efeito EVT originam-se de estudosque…mais alta nos receptores de medula óssea alogênicasem células T ou singênica

as evidências de um efeito EVT originam-se de estudosque…mais alta nos receptores de medula óssea alogênicacom deplecção de células T ou nos receptores de medulaóssea singênica

714 em geral, a medula óssea… com anestesia geral ouraquidiana

em geral a medula óssea… com anestesia geral ou bloqueioespinal

715 em geral tais sintomas desaparecem ao reduzir a taxa deinfusão.

em geral tais sintomas desaparecem ao reduzir a velocidadea que corre a infusão.

715 o uso de factor de crescimento mielóide…em 3a 5 dias, e autilização de metotrexato, para impedir a DEVH, retarda apega do enxerto

o uso de factor de crescimento mielóide…em 3a 5 dias,enquanto a utilização de metotrexato, para impedir a DEVH,atrasa a aceitação do enxerto

716 quadro 108.1 título-graduação... quadro 108.1título- gradação...716 a doença assemelha-se a um distúrbio auto-imune com

erupção cutânea malar, síndrome seca, artrite...a doença assemelha-se a um distúrbio auto-imune comerupção cutânea malar, síndrome sjogren, artrite...

716 a pneumonia por pneumocystis jiroveci… reiniciando otratamento após o enxerto do paciente

a pneumonia por pneumocystis jiroveci… reiniciando otratamento após o enxerto ter sido aceite econsequentemente se tornar funcionante no paciente

728 …que codifica uma proteína de ligação à manose localizadano aparelho de Golgi que funciona como acompanhante doFV e FVIII.

…localizada no aparelho de Golgi que funciona comochaperona para o FV e o FVIII.

728 O fenótipo da doença caracteriza-se por episódioshemorrágicos brandos a moderados desde o nascimento.

…episódios hemorrágicos brandos a graves (mild tosevere)…

Page 22: Errata Harrison 17th 2

728 A CID é diagnosticada em quase 50% das gestantes complacenta prévia ou embolia de líquido amniótico.

A CID é diagnosticada em quase 50% das gestantes comabruptio placentae (descolamento da placenta) ou emboliade líquido amniótico.

729 Tabela 110.2 Aneurismas vasculares volumosos Aneurismas dos grandes vasos729 Tabela 110.2 Placenta prévia Abruptio placentae (descolamento da placenta)729 As anormalidades detectadas comumente incluem (…)

presença de esquistócitos (hemácias fragmentadas) noesfregaço de sangue periférico.

em Portugal schistocytes diz-se esquisócitos

731 Como o FV é o único factor sintetizado nos hepatócitos e nãoé dependente da vitamina K, níveis baixos podem indicarinsuficiência hepatocelular.

Como o FV só é sintetizado nos hepatócitos e não édependente da vitamina K, níveis baixos podem indicarinsuficiência hepatocelular.

734 Embora uma cintigrafia da perfusão normal possa excluir EPconfiavelmente e uma cintigrafia da ventilação-perfusão dealta probabilidade normal exclua este diagnóstico…

Embora uma cintigrafia da perfusão normal possa excluir EPconfiavelmente e uma cintigrafia da ventilação-perfusão dealta probabilidade apoia confiavelmente este diagnóstico…(adequatly rules in PE)

734 na TVP o tratamento reduz o risco de desenvolvera síndromepós-trombótica (edema, estase, dermatite, ulceração,claudicação venosa);

na TVP o tratamento reduz o risco de desenvolvera síndromepós-trombótica (edema, dermatite de estase, ulceração,claudicação venosa);

734 As opções terapêuticas disponíveis são progressivas. Há um espectro de opções terapêuticas disponíveis.734 Nessas condições, pode ser necessário tratamento rigoroso

com trombólise ou até mesmo intervenção cirúrgica.Nessas condições, pode ser necessário tratamentoagressivo com trombólise ou até mesmo intervençãocirúrgica.

737 Isso inclui pacientes com mais de 40 anos de idade e dois oumais factores de risco para doença cardiovascular (...)

Isso inclui pacientes com mais de 40 anos de idade e dois oumais factores de risco major para doença cardiovascular (...)

737 As doses de impregnação do clopidogrel são administradasquando se deseja obter bloqueio imediato do receptor ADP.

As doses de impregnação do clopidogrel são administradasquando se deseja obter bloqueio rápido do receptor ADP.

738 (...) mas uma preparação de liberação prolongada comclopidogrel e ácido acetilsalicílico em baixa dose (conhecidacom Aggrenox ) (...)

(...) mas uma preparação de liberação prolongada com ácidoacetilsalicílico em baixa dose (conhecida com Aggrenox)(...) [o clopidogrel não faz parte dessa preparação]

738 A combinação de dipiridamol mais ácido acetilsalicílico foicomparada com o tratamento isolado ou placebo (...)

A combinação de dipiridamol mais ácido acetilsalicílico foicomparada com o tratamento com dipiridamol ouacidoacetilsalicílico isolados, ou placebo (...)

Page 23: Errata Harrison 17th 2

738 Entretando, em virtude dos seus efeitos vasodilatadores e daescassez de dados que apoiem o uso do dipiridamol empacientes com doença arterial coronária (...)

Entretando, em virtude dos seus efeitos vasodilatadores e daescassez de dados que apoiem o uso do dipiridamol empacientes com doença arterial coronária sintomática (...)

738 Quando as plaquetas são activadas, as vias de transduçãode sinais de fora para dentro desencadeiam uma alteração de conformação que activa o receptor.

Quando as plaquetas são activadas, as vias de transduçãode sinais de dentro para fora desencadeiam uma alteraçãode conformação que activa o receptor. [«When platelets areactivated, inside-outside signal transduction pathways triggera conformational activation of the receptor.»]

738 (...) enquanto a tirofibana é um derivado inespecífico datirosina que actua como mimético da RGD.

(...) enquanto a tirofibana é um derivado não peptídico datirosina que actua como mimético da RGD.

738 Todos os antagonistas são GPIIb/IIIa são administrados embolo IV seguido de infusão lenta.

Todos os antagonistas são GPIIb/IIIa são administrados embolo IV seguido de uma infusão. [na versão inglesa não dizque a infusão é lenta...]

739 O abciximabe e a eptifibatida são utilizados nos pacientessubmetidos a intervenções coronárias percutâneas,principalmente nos indivíduos que tiveram IM.

O abciximabe e a eptifibatida são utilizados nos pacientessubmetidos a intervenções coronárias percutâneas,principalmente naqueles com IM agudo.

739 FIG. 112-5 [HBPM] (..) ao menos a metade das suas cadeiasé suficientemente curta para interligar a antitrombina e a atrombina.

FIG. 112-5 [HBPM] (..) ao menos a metade das suas cadeiasé demasiado curta para interligar a antitrombina e a atrombina.

740 O tratamento com heparina pode ser monitorado pelo tempode tromboplastina parcial activado (TTPa) ou pelo nível dofactor Xa.

O tratamento com heparina pode ser monitorado pelo tempode tromboplastina parcial activado (TTPa) ou pelo nível doanti-factor Xa.

741 Embora geralmente seja administrada por via SC, a HBPMtambém pode ser aplicada por via IV se for necessária umaresposta anticoagulante rápida. Essas vantagens reflectem ofacto de que as cadeias mais curtas (...)

Embora geralmente seja administrada por via SC, a HBPMtambém pode ser aplicada por via IV se for necessária umaresposta anticoagulante rápida. A HBPM tem vantagens farmacocinéticas sobre a heparina. Essas vantagensreflectem o facto de que as cadeias mais curtas (...)

743 (...) quando os antagonistas da vitamina K foram descobertosdurante as investigações sobre a causa da doença hemolíticado gado.

(...) quando os antagonistas da vitamina K foram descobertosdurante as investigações sobre a causa da doençahemorrágica do gado.

744 O INR foi desenvolvido para contornar alguns dos problemasassociados

O INR foi desenvolvido para contornar muitos dos problemasassociados

Page 24: Errata Harrison 17th 2

744 um estudo com pacientes tratados com varfarina paratromboembolia

um estudo com pacientes tratados a longo prazo comvarfarina para tromboembolia

744 em comparação com a variação esperada de 2,0 a 3,0. em comparação com INR entre 2,0 a 3,0.744 a anticoagulação oral deve ser mantida por no mínimo 5 dias a anticoagulação parentérica deve ser mantida por no

mínimo 5 dias745 no tratamento do IM, do AVE agudo e da maioria no tratamento do IM, do AVE isquémico agudo e da maioria

745 o complexo estreptoquinase-ativador do plasminogénioacetilado

o complexo activador de estreptoquinase e plasminogénio

746 isto facilita a sua dissolução isto facilita a dissolução da fibrina746 para outras moléculas de fibrinogénio e t-PA. para outras moléculas de plasminogénio e t-PA.746 entre as moléculas de fibrinogénio circulantes e ligadas entre as moléculas de plasminogénio circulantes e ligadas

746 A plasmina desregulada A plasmina não contraposta746 pacientes que receberam injecção de estreptococos no

passadoDe acordo com a v. original, mas proponho: sofreraminfecção por estreptococos

746 a uroquinase nunca foi avaliada sistematicamente a uroquinase nunca foi avaliada sistemicamente746 este fármaco não é selectivo para a fibrina este fármaco não é tão selectivo para a fibrina746 porque, assim como ocorre com ela, o principal produto da

sua degradação com ligações cruzadas (DD)E liga-se àalteplase e

porque o (DD)E (principal produto da degradação da fibrinacom ligações cruzadas) também se liga à alteplase e

747 A glicosilação do local Y em K1 foi reposicionada natenecteplase

O local de glicosilação Y em K1 foi reposicionado natenecteplase

814 No paragrafo da motilidade intestinal… Alguns pacientes cujainfecção com Shingella é tratada com cloridrato dedifenoxilato associado a atropina (Lomotil) experimentaram…

Alguns pacientes cuja infecção com Shingella é tratada comhidrocloridrico de difenoxilato associado a atropina (Lomotil)experimentaram…

1006 Na parede celular das micobactérias, os lipídios (p. ex.,ácidos micólicos) estão ligados a arabinolactanos epeptidoglicanos subjacentes.

Na parede celular das micobactérias, os lipídios (p. ex.,ácidos micólicos) estão ligados a arabinogalactanos epeptidoglicanos subjacentes.

Page 25: Errata Harrison 17th 2

1006 Outra molécula na parede celular das micobactérias, alipoarabinomanana, está envolvida na interação do patógenocom o hospedeiro e facilita a sobrevida do M. tuberculosis nointerior dos macrófagos. A sequência completa do genomado M. tuberculosis compreende 4.043 genes que codificam3.993 proteínas e 50 genes que codificam RNA; seu altoconteúdo de guanina mais citosina (65,6%) indica um estilode vida aeróbico.

Outra molécula na parede celular das micobactérias, a lipoarabinomanano, está envolvida na interacção dopatógeno com o hospedeiro e facilita a sobrevida do M.tuberculosis no interior dos macrófagos. A sequênciacompleta do genoma do M. tuberculosis compreende 4.043genes que codificam 3.993 proteínas e 50 genes quecodificam RNA; seu alto conteúdo de guanina mais citosina(65,6%) indica um estilo de vida aeróbico.

1006 Entretanto, os bacilos latentes podem persistir durante anosantes de serem reativados, produzindo tuberculosesecundária (ou pós-primária), que, devido à frequenteocorrência de cavitação, é mais comumente infecciosa doque a doença primária.

Contudo, os bacilos latentes podem persistir durante anosantes de serem reativados, produzindo tuberculosesecundária (ou pós-primária), que, devido à frequenteocorrência de cavitação, é mais comummente infecciosa doque a doença primária.

1006 Com a quimioterapia efetiva, tempestiva e correta, ospacientes têm uma probabilidade muito alta de cura.Entretanto, o uso inadequado dos agentes tuberculostáticos,apesar de reduzir as taxas de mortalidade, também poderesultar em grande número de casos infecciosos crônicos,frequentemente com bacilos resistentes a fármacos.

Com a quimioterapia efectiva, oportuna e correcta, ospacientes têm uma probabilidade muito alta de cura.Entretanto, o uso inadequado dos agentes antituberculosos,apesar de reduzir as taxas de mortalidade, também poderesultar em grande número de casos infecciosos crónicos,frequentemente com bacilos resistentes a fármacos.

1006 A invasão dos macrófagos pelas micobactérias resulta, emgrande parte, da ligação da parede celular bacteriana a umavariedade de moléculas de superfície celular do macrófago,como receptores do complemento, receptor de manose,receptor de imunoglobulina GFcy e receptores de varredurado tipo A.

A invasão dos macrófagos pelas micobactérias resulta, emgrande parte, da ligação da parede celular bacteriana a umavariedade de moléculas de superfície celular do macrófago,como receptores do complemento, receptor de manose,receptor de imunoglobulina GFcy e receptores scavenger dotipo A.

1008 O glicolipídio da parede celular bacteriana, alipoarabinomanana (LAM), desencadeia provavelmente umacomplexa série de eventos.

O glicolipídio da parede celular bacteriana, alipoarabinomanano (LAM), desencadeia provavelmente uma complexa série de eventos.

1013 "Quando a IMC está apenas parcialmente comprometida, atuberculose primária manifesta-se de modo tipico, cominfiltrados e cavitação dos lobos superiores, semlinfadenopatia ou derrame pleural significativos."

Quando a IMC está apenas parcialmente comprometida, atuberculose pulmonar manifesta-se de modo tipico, cominfiltrados e cavitação dos lobos superiores, semlinfadenopatia ou derrame pleural significativos.

1027 "Embora menos de 90 espécies de MNT tenham sidoassociadas a uma ampla variedade de infecções (…)"

Embora mais de 90 espécies de MNT tenham sidoassociadas a uma ampla variedade de infecções (…)

Page 26: Errata Harrison 17th 2

1028 "As deficiências na função das células T CD4+ emdecorrência da infecção pelo HIV, a terapia com factor denecrose antitumoral (TNF) (…)"

As deficiências na função das células T CD4+ emdecorrência da infecção pelo HIV, a terapia anti factor denecrose tumoral (TNF) (…)

1030 "Essa síndroma ocorre em 1 a 2 semanas após a instituiçãoda TAR e manifesta-se, com frequencia, na forma delinfadenite localizada (…)"

Essa síndroma ocorre em 1 a 12 semanas após a instituiçãoda TAR e manifesta-se, com frequencia, na forma delinfadenite localizada (…)

1032 A experiência favorável em pacientes com tuberculoseresistente aos agentes de primeira linha ou intolerantes aesses fármacos sugere que as fluoroquinolonas levofloxacinae moxifloxacina representam acréscimos importantes aosesquemas de múltiplos fármacos contra a tuberculose; porconseguinte, hoje tais agentes são acrescentados à lista dosfármacos de primeira linha.

A experiência favorável em pacientes com tuberculoseresistente aos agentes de primeira linha ou intolerantes aesses fármacos sugere que as fluoroquinolonas levofloxacinae moxifloxacina representam acréscimos importantes aosesquemas de múltiplos fármacos contra a tuberculose; porconseguinte, hoje tais agentes são acrescentados à lista dosfármacos de segunda linha.

1032 A rifampicina, um derivado sintético de Streptomycesmediterranei, é considerado o mais importante e potenteagente tuberculostático.

A rifampicina, um derivado semi-sintético de Streptomycesmediterranei, é considerado o mais importante e potenteagente tuberculostático.

1032 A rifampicina é um antibiótico macrocíclico complexo elipossolúvel que sofre rápida adsorção após administraçãopor vias oral ou intravenosa.

A rifampicina é um antibiótico macrocíclico complexo elipossolúvel que sofre rápida absorção após administraçãopor vias oral ou intravenosa.

1034 Seu mecanismo básico de acção parece consistir na inibiçãode arabinosiltransferase, que medeia a polimerização daarabinose em arabinobalactano na parede celular.

Seu mecanismo básico de acção parece consistir na inibiçãode arabinosiltransferase, que medeia a polimerização daarabinose em arabinogalactano na parede celular.

1035 …o gene do rRNA 16S (rrs) e o gene que codifica a proteínaribossómica S12 (rpsI).

…o gene do rRNA 16S (rrs) e o gene que codifica a proteínaribossómica S12 (rpsL).

1035 A rifabutina, um derivado semi-sintético da espiropiperidilramificina, compartilha muitas das caracteristicas darifamicina, como sua actividade contra o M. tuberculosis.

A rifabutina, um derivado semi-sintético da espiropiperidil rifamicina, compartilha muitas das caracteristicas darifampicina, como sua actividade contra o M. tuberculosis.

1036 A dose habitual para adultos é de 7 a 10 mg/Kg IM ou IV 3 a5 vezes/semana (em geral, no máximo 500 a 700 mg/dia).

A dose habitual para adultos é de 7 a 10 mg/Kg IM ou IV 3 a5 vezes/semana (em geral, no máximo 500 a 750 mg/dia).

1037 Os antibióticos macrolídios mais novos (particularmente aclaritromicina), aminociclina (uma tetraciclina de acção longa)e várias...

Os antibióticos macrolídios mais novos (particularmente aclaritromicina), minociclina (uma tetraciclina de acção longa)e várias...

Page 27: Errata Harrison 17th 2

1037 A eritromicina também é altamente activa não apenas contramicroorganismos do MAC, mas também contra quase todasas outras MNT...

A claritromicina também é altamente activa não apenascontra microorganismos do MAC, mas também contra quasetodas as outras MNT…

1365 A camada externa, ou adventícia, é formada por matrixcelular com alguns fibroblastos ocasionais, mastócitos eterminações nervosas.

A camada externa, ou adventícia, é formada por matrixextracelular com alguns fibroblastos ocasionais, mastócitose terminações nervosas.

1365 As artérias elásticas maiores possuem uma túnica médiamuito mais estruturada formada por faixas concêntricas decélulas musculares lisas intercaladas com extractos de matrizcelular rica em elastina entre camadas contínuas de célulasmusculares lisas.

As artérias elásticas maiores possuem uma túnica médiamuito mais estruturada formada por faixas concêntricas decélulas musculares lisas intercaladas com extractos de matrizextracelular rica em elastina entre camadas contínuas decélulas musculares lisas.

1367 Agonistas bioquímicos também aumentam a concentraçãointracelular do cálcio, por meio da activação do receptordependente da fosfolípase C (…)

Agonistas bioquímicos também aumentam a concentraçãointracelular do cálcio, por meio da activação receptordependente da fosfolípase C (…)

1367 A fosforilação da subunidade ligadora de miosina (thr695) dafosfatase da cadeia leve de miosina pela Rho quinase inibe aactividade da fosfatase e induz sensibilização do cálcio doaparato contrácil.

A fosforilação da subunidade ligadora de miosina (thr695) dafosfatase da cadeia leve de miosina pela Rho quinase inibe aactividade da fosfatase e induz sensibilização ao cálcio doaparato contrácil.

1367 Esses agentes, por sua vez, activam, respectivamente, aproteinoquinase A e a proteinoquinase G que inactivam aquinase da miosina de cadeia leve (…)

Esses agentes, por sua vez, activam, respectivamente, aproteinoquinase A e a proteinoquinase G que inactivam aquinase da cadeia leve da miosina (…)

1367 Além disso, a proteinoquinase G é capaz de interagirdirectamente com a subunidade ligadora de miosina dafosfatase da miosina de cadeia leve (…)

Além disso, a proteinoquinase G é capaz de interagirdirectamente com a subunidade ligadora de miosina dafosfatase da cadeia leve da miosina (…)

1368 (figura) Regulação da concentração na célula muscular lisavascular (…)

(figura) Regulação da concentração de cálcio na célulamuscular lisa vascular (…)

1369 No processo, a banda A mantém um comprimento constante,enquanto a banda I se encurta e as linhas Z movem-se umascontra as outras.

No processo, a banda A mantém um comprimento constante,enquanto a banda I se encurta e as linhas Z movem-se umasem direcção às outras.

1371 A pressão aórtica, por sua vez, dependerá da resistênciavascular periférica, das características físicas da árvorearterial e do volume de sangue no início da ejecção.

A pressão aórtica, por sua vez, dependerá da resistênciavascular periférica, das características físicas da árvorearterial e do volume de sangue que esta contém no início daejecção.

1384 ...pericardite constritiva (Fig. 220.3A),.... ...pericardite constritiva (Fig. 220.3),....1432 … e de taquicardia sinusal inapropriada. … e de taquicardia sinusal inapropriada ou fisiológica.

Page 28: Errata Harrison 17th 2

1433 A primeira via, localizada na região mais superior do nó... A via mais rápida, localizada na região mais superior do nó...

1433 A onda P com frequência estará inclusa no complexo QRS. A onda P com frequência estará inclusa no complexo QRS enão ser visível ou irá distorcer a porção inicial outerminal do complexo QRS.

1433 A TRNAV ocasionalmente ocorre com activação na direcçãoreversa, com condução inicial pela via rápida e retorno pelavia lenta. Esta forma ocorre muito mais raramente e produzum intervalo RP longo durante a taquicardia com onda Pnegativa nas derivações D2, D3 e aVE.

A TRNAV ocasionalmente ocorre com activação na direcçãoreversa, com condução inicial para baixo pela via rápida eretorno para cima pela via lenta. Esta forma ocorre muitomais raramente e produz um intervalo RP longo durante ataquicardia com onda P negativa nas derivações D2, D3 eaVF.

1433 Essas taquicardias podem ocorrer em cenários comautomaticidade normal, automaticidade anormal, …

Essas taquicardias podem ocorrer em cenários comautomaticidade normal reforçada/intensificada, automaticidade anormal, …

1433 Essas arritmias podem correr como manifestação de ummaior tonus adrenérgico ou como efeito farmacológico nospacientes com disfunção do nó sinusal ou, ainda, apóscirurgia ou ablação por cateter.

Essas arritmias podem correr como manifestação de ummaior tonus adrenérgico ou como efeito farmacológico nospacientes com disfunção do nó sinusal ou, ainda, apósablação por cateter ou cirúrgica.

1434 As taquicardias que envolvem vias acessórias (VA) entreátrios e ventrículos, comummente manifestao um complexoQRS normal com um intervalo PR curto ou longo, …

As taquicardias que envolvem vias acessórias (VA) entreátrios e ventrículos, comummente manifestao um complexoQRS normal com um intervalo RP curto ou longo, …

1435 A ablação de VA paraissiana está associada a um riscopequeno, mas bem-definido, de fenómeno tromboembólico.

A ablação de VA paraissiana está associada a risco debloqueio cardíaco, e a ablação na aurícula esquerda estáassociada a um risco pequeno, mas bem-definido, defenómeno tromboembólico.

1435 Os pacientes que apresentem pré-excitação durantemonitoramento ECG…

Os pacientes que apresentem pré-excitação intermitente durante o monitoramento ECG…

1435 Mas, se for, talvez seja suficientemente precoce para reiniciaro nó sinusal.

Mas, se for, talvez não seja suficientemente precoce parareiniciar o nó sinusal.

1436 A dissociação AV caracteriza-se pela presença de capturasinusal dos batimentos de fusão.

A dissociação AV caracteriza-se pela presença de capturasinusal ou batimentos de fusão.

1437 Quadro 226.6: QRS com duração > 140 ms para a morfologiade BRE tipo V1; V1> 160 ms para a morfologia do BRD tipoV1.

Quadro 226.6: QRS com duração > 140 ms para a morfologiade BRD tipo V1; V1> 160 ms para a morfologia do BRE tipoV1.

Page 29: Errata Harrison 17th 2

1437 Os episódios repetidos de TV que requeremcardioversão/desfibrilhação externa tempestade detratamentos repetidos com choques por CDI…

Os episódios repetidos de TV que requeremcardioversão/desfibrilhação externa ou tratamentos repetidoscom choques por CDI…

1437 Em determinados pacientes com uma ESA repetida quedispare suas TV polimórficas, a ESA pode ser alvo deablação para impedir a recorrência das TV.

Em determinados pacientes com uma ESV repetida quedispare suas TV polimórficas, a ESV pode ser alvo deablação para impedir a recorrência das TV.

1438 É raro que as ESA e TV possam ter frequência suficientepara causar cardiomiopatia induzida por taquicardia.

É raro que as ESV e TV possam ter frequência e duração suficientes para causar cardiomiopatia induzida portaquicardia.

1438 Dados preliminares sugerem que, pelo menos em algunspacientes, mutação somática da proteína inibitória G (Gα12)possa ser a base genética para a TV.

Dados preliminares sugerem que, pelo menos em algunspacientes, mutação somática da proteína inibitória G (GαI2)possa ser a base genética para a TV. (nota: Gα i 2 e não Gα12)

1438 A TV do tracto de saída produz caracteristicamente grandesondas R monofásicas nas derivações inferiores dos planosfrontais DI, DII, DIII e aVF, …

A TV do tracto de saída produz caracteristicamente grandesondas R monofásicas nas derivações inferiores dos planosfrontais DII, DIII e aVF, …

1438 A morfologia da TV no ECG de 12 derivações mostra umpadrão de bloqueio de ramo direito com QRS estreito edesvio do eixo superior para a esquerda ou para a direita,conforme a TV se origine nos fascículos posteriores ouanteriores.

A morfologia da TV no ECG de 12 derivações mostra umpadrão de bloqueio de ramo direito com QRS estreito edesvio do eixo superior e para a esquerda ou inferior e paraa direita, conforme a TV se origine nos fascículos posterioresou anteriores.

1439 TV reentrante TV reentrante com bloqueio de ramo (Bundle BranchReentrant VT)

1448 "A Restrição hídrica (<2l/dia) (…) de dificil controle adespeito do uso de doses elevadas de diuréticos…"

"A Restrição hídrica (<2l/dia) (…) de dificil controle apesar douso de doses elevadas de diuréticos…"

1452 " Frequentemente a diminuição do débito cardiaco éacompanha por aumento da resistência vascular sistêmica(RVS) como resultado da activação neurormonal."

" Frequentemente a diminuição do débito cardiaco éacompanha por aumento da resistência vascular sistêmica(RVS) como resultado da activação neurormonal excessiva."

1481 quadro 231.1 - "Doenças familiares de depósito" "Doenças familiares de depósito (D,R)"1481 quadro 231.1 - "Deficiências" "Deficiências (D)"1482 Uma dor torácica pode estar presente, embora vaga, e a

angina de peito típica é incomum, sugerindo a existência decardiomiopatia isquémica concomitante.

Uma dor torácica pode estar presente, embora vaga, e aangina de peito típica é incomum e sugere a existência decardiomiopatia isquémica concomitante.

Page 30: Errata Harrison 17th 2

1482 Um polimorfismo do gene que codifica a enzima responsávelpela metaboliação do álcool, a álcool desidrogenase(ALDH2*2), assim como do gene da forma DD da enzimaconversora da angiotensina (ECA) aumenta a chance dedesenvolvimento de cardiomiopatia alcoólica.

Um polimorfismo do gene que codifica a enzima responsávelpela metaboliação do álcool, a álcool desidrogenase(ALDH2*2), assim como a forma DD do gene da enzimaconversora da angiotensina (ECA) aumenta a chance dedesenvolvimento de cardiomiopatia alcoólica.

1483 Os derivados da antraciclina, particularmente a doxorrubicina,são agentes antineoplásicos potentes.

Os derivados da antraciclina, particularmente a doxorrubicina(Adriamicina), são agentes antineoplásicos potentes.

1483 O trastuzumabe, utilizado no tratamento do cancro da mama,causa cardiomiopatia em 7% dos pacientes quando usadoem monoterapia e com frequência 4 vezes maior quandocombinado com a doxorrubicina.

O trastuzumabe (Herceptin), utilizado no tratamento docancro da mama, causa cardiomiopatia em 7% dos pacientesquando usado em monoterapia e com frequência 4 vezesmaior quando combinado com a doxorrubicina.

1485 Doença de Fabry. Esse disturbio no depósitolisossómicoautossómico recessivo ligado ao X é causadopela deficiência no α-galactosídeo lisossómico, podendo levarao acúmulo de glicoesfingolipídios no coração, comhipertrofia ventricular semelhante à da CMPH.

Doença de Fabry. Esse disturbio no depósitolisossómicoautossómico recessivo ligado ao X é causadopela deficiência no α-galactosídeo A lisossómico, podendolevar ao acúmulo de glicoesfingolipídios no coração, comhipertrofia ventricular semelhante à da CMPH.

1486 A imagem cardíaca revela caracteristicamenteespessamento ventricular, especialmente da parede postero-basal de VE. Podem surgir grandes trombos murais (...)

A imagem cardíaca revela caracteristicamenteespessamento ventricular, especialmente da parede postero-basal de VE. Frequentemente é detectada regurgitaçãomitral através de Ecocardiografia Dopler. Podem surgirgrandes trombos murais (...)

1487 É uma das causa mais comuns de cardiopatia encontrada naAmérica Central e do Sul; nas áreas endémicas rurais, 20 a75% dos indivíduos da população podem estar afectados.Nos EUA, há um crescente número...

É uma das causa mais comuns de cardiopatia encontrada naAmérica Central e do Sul; nas áreas endémicas rurais, 20 a75% dos indivíduos da população podem estar afectados.Estima-se que 18 milhões de pessoas estão afectadas,com 200.000 novos casos por ano. Nos EUA, há umcrescente número...

1488 A radiografia do torax mostra aumento do VE. A radiografia do torax pode mostrar aumento do VE.1488 A resposta à administração de tiamina geralmente é precária,

mas deve ser complementada pela terapia com diuréticos.A resposta à administração de tiamina geralmente édramática, mas deve ser complementada pela terapia comdiuréticos.

Page 31: Errata Harrison 17th 2

1502 fig 235.1, "A monocamada endotelial sobre a íntima entra emcontacto com o sangue".

A monocamada endotelial sobre a íntima contacta com osangue.

1502 Ao longo do capítulo: estria gordurosa :) Estria lipídica1502 Nota que em diferentes locais do capítulo utilizam

designações diferentes para o mesmo conceito, são elas:receptores "removedores" e receptores scavenger.

1503 (coluna da esquerda) "Inúmeros factores de crescimento oucitocinas elaborados por fagócitos mononucleares podemestimular a proliferação e a produção de células do músculoliso da matriz extracelular."

"Inúmeros factores de crescimento ou citocinas elaboradospor fagócitos mononucleares podem estimular a proliferaçãode células do músculo liso e a sua produção de matrizextracelular."

1503 (coluna da esquerda) "A transformação de factor decrescimento β (TGF-β), entre outros mediadores, estimula aprodução de colagénio intersticial pelas células do músculoliso."

"O factor β de transformação do crescimento (TGF-β),entre outros mediadores, estimula a produção de colagéniointersticial pelas células do músculo liso."

1503 (coluna da direita) "Este envolvimento justifica o uso do termo aterotrombose para abranger as ligações insolúveis entreaterosclerose e trombose."

"Este envolvimento justifica o uso do termo aterotrombose para abranger a intricada relação entre aterosclerose etrombose."

1503 (coluna da direita) "Muitos microtrombos murais arteriaisresolvem-se sem manifestações clínicas por um processo defibrinólise local, reabsorção e reparo endotelial, e aindapodem levar à evolução da lesão por meio da estimulaçãodestas funções pró-fibróticas das células do músculo liso."

"Muitos microtrombos murais arteriais resolvem-se semmanifestações clínicas por um processo de fibrinólise local,reabsorção e reparo endotelial, mas também podem levar àevolução da lesão por meio da estimulação destas funçõespró-fibróticas das células do músculo liso."

1504 fig 235.2, "A ruptura física da placa ateroscleróticacomumente provoca trombose arterial ao possibilitar quefactores de coagulação sanguínea entrem em contacto com ocolagénio trombogénico encontrado na matriz extra-celulararterial e no factor tecidual produzido pelas célulasespumosas derivadas de macrófago presentes no núcleolipídico das lesões."

"A ruptura física da placa aterosclerótica comumente provocatrombose arterial ao possibilitar que factores de coagulaçãosanguínea entrem em contacto com o colagéniotrombogénico encontrado na matriz extra-celular arterial ecom o factor tecidual produzido pelas células espumosasderivadas de macrófago presentes no núcleo lipídico daslesões."

1504 (coluna da direita) "Muitas dessas placas produzemsíndromes estáveis como angina de peito (ou angina depeito) provocada pelo esforço ou claudicação intermitente nosmembros inferiores."

"Muitas dessas placas produzem síndromes estáveis comoangina de peito provocada pelo esforço ou claudicaçãointermitente nos membros inferiores."

1505 quadro 235.1, "problemas com glicemia de jejum" "anomalia da glicemia em jejum" :)

Page 32: Errata Harrison 17th 2

1505 quadro 235.2, na categoria de risco alta, na última coluna,">2,6 (>100) [<2,6 (<100): considerar prescrição de fármaco]"

"≥≥≥≥2,6 (≥≥≥≥100) [<2,6 (<100): considerar prescrição de fármaco]

1506 "O acréscimo de medicamentos à dieta e as demais medidasnão-farmacológicas reduzem o risco cardiovascular nospacientes com aterosclerose coronariana comprovada etambém em indivíduos com história anterior de episódios deDAC"

"O acréscimo de medicamentos à dieta e as demais medidasnão-farmacológicas reduzem o risco cardiovascular nospacientes com aterosclerose coronariana comprovada etambém em indivíduos sem história anterior de episódios deDAC"

1506 "Uma nova classe de medicamentos hipoglicemiantes reduza absorção do colesterol do intestino delgado proximalalmejando um transportador de colesterol do enterócito..."

"Uma nova classe de medicamentos hipoglicemiantes reduza absorção do colesterol do intestino delgado proximal tendocomo alvo um transportador de colesterol do enterócito"

1507 (coluna da esquerda) "O estabelecimento de que o controleestrito da glicemia reduz o risco das complicaçõesmacrovasculares da diabetes provou-se muito maisconvincente do que os seus conhecidos efeitos benéficossobre as complicações microvasculares, como retinopatia oudoença renal."

"O estabelecimento de que o controle estrito da glicemiareduz o risco das complicações macrovasculares da diabetesprovou-se muito menos convincente do que os seusconhecidos efeitos benéficos sobre as complicaçõesmicrovasculares, como retinopatia ou doença renal."

1507 quadro 235.3, título, "Identificação clínica da síndromemetabólica - qualquer um dos três factores de risco"

"Identificação clínica da síndrome metabólica - quaisquer três factores de risco"

1507 quadro 235.3, a) "Entretanto, a presença de obesidadeabdominal é mais altamente correlacionada com os factoresde risco metabólicos do que com um IMC elevado"

"Entretanto, a presença de obesidade abdominal é maisaltamente correlacionada com os factores de riscometabólicos do que o IMC elevado"

1507 (coluna da esquerda) "Em vista do benefício consistente paraas populações diabéticas do tratamento com estatina e osresultados consequentemente muito equivocados comagonistas PPAR, ..."

"Em vista do benefício consistente para as populaçõesdiabéticas do tratamento com estatina e os resultados atéaqui muito equivocados com agonistas PPAR, ..."

1508 (coluna da direita) "Tanto as afirmações dos National Instituteof Health quato da AHA recomendam pelo menos 30 minutosdiários de actividade física de moderada a intensa."

"Tanto as afirmações dos National Institute of Health quato daAHA recomendam pelo menos 30 minutos diários deactividade física de intensidade moderada."

1522 As mulheres não deixam de fumar de maneira tão efetivaquanto os homens.

As mulheres não deixaram de fumar de maneira tão efetivaquanto os homens.

Page 33: Errata Harrison 17th 2

1523 Nota do Quadro 237.5 O esmolol é um betabloqueador deação ultracurta, administrado como infusão intravenosacontínua. Seu início rápido de ação..

Seu fim de ação rápido..

1523 Com o objectivo de atenuar os efeitos da tolerância.. umperíodo de pelo menos 8h sem usar o fármaco...

…um período de pelo menos 8h por dia sem usar o fármaco..

1524 O Clopidogrel… produz benefícios semelhantes ao ácidoacetilsalicílico em pacientes com CI crónica instável..

… aos pacientes com CI crónica estável …

1524 …demonstraram aumentos significativos de sobrevida. Emgeral a angina noturna…

aumentos significativos da sobrevida. Um ensaio com obetabloqueadore intravenoso de acção ultracurtaesmolol pode ser útil para estabelecer a segurança empacientes individuais. Em geral a angina noturna..

1524 Os nitratos são úteis, podendo melhorar simultaneamente asanormalidades hemodinâmicas da insuficiência cardíacacongestiva (reduzindo...

Os nitratos são úteis, podendo melhorar simultâneamente asanormalidades hemodinâmicas da insuficiência caríacacongestiva por vasodilatação (reduzindo..

1527 Embora a incidência de isquemia assintomática possa serreduzida pelo tratamento com betabloqueadores….para ospacientes que não tiveram infarto do miocárdio prévio.

Embora a incidência de isquemia assintomática possa serreduzida pelo tratamento com betabloqueadores,bloqueadores de canais de cálcio, e nitratos de longaacção, não é claro que tal seja necessário ou desejávelem pacientes que não tiveram infarto do miocárdio prévio.

1528 Os pacientes com baixa probabilidade de isquemiageralmente são tratados por abordagem crítica implementadano PS (em algumas instituições, fora da "unidade de dortorácica")

Os pacientes com baixa probabilidade… (em algumasinstituições realizada numa "unidade de dor torácica"

1538 Os benefícios em potencial da angiografia rotineira.... Os potenciais benefícios da angiografia rotineira...1538 ...e o crescente número de médicos intervencionistas

habilidosos....e o crescente número de médicos intervencionistasespecializados.

1538 Essa prática é benéfica sob o ponto de vista fisiológico... Essa prática é benéfica sob o ponto de vista psicológico...

1538 O repouso no leito e o efeito dos fármacos usados paraatenuar a dor...

O repouso no leito e o efeito dos fármacos narcóticos usados para atenuar a dor...

1538 Alguns pacientes precisam receber sedação durante ainternação...

Muitos pacientes precisam receber sedação durante ointernamento...

1538 Os inibidores do receptor P2Y12ADP reduzem a activação... Os inibidores do receptor P2Y12ADP evitam a activação...

Page 34: Errata Harrison 17th 2

1538 Essa prática é benéfica sob o ponto de vista fisiológico... Essa prática é benéfica sob o ponto de vista psicológico...

1538 O repouso no leito e o efeito dos fármacos usados paraatenuar a dor...

O repouso no leito e o efeito dos fármacos narcóticos usados para atenuar a dor...

1538 Alguns pacientes precisam receber sedação durante ainternação...

Muitos pacientes precisam receber sedação durante ointernamento...

1538 Tratamento no pronto-socorro... Tratamento no serviço de urgência...1538 Os inibidores do receptor P2Y12ADP reduzem a activação... Os inibidores do receptor P2Y12ADP evitam a activação...

1539 Redução das chances (gráfico) Redução do risco1539 Legenda painel B: tiveram 36% de redução de morte, infarto

recorrente ou havendo uma artéria infartada ocluída...tiveram uma redução de 36% no risco de morte, de ter umenfarte recorrente ou uma artéria enfartada ocluída...

1539 Redução das chances (gráfico) Redução do risco1539 Legenda painel B: tiveram 36% de redução de morte, infarto

recorrente ou havendo uma artéria infartada ocluída...tiveram uma redução de 36% no risco de morte, de ter umenfarte recorrente ou uma artéria enfartada ocluída...

1539 o tempo parcial de tromboplastina activada deve ficar entre1,5 e 2 vezes...

o tempo parcial de tromboplastina activada deve ficar entre1,5 a 2 vezes...

1540 A taxa de infarto recorrente também pode ser menor nospacientes crônicos tratados com inibidores da ECA após oinfarto

A taxa de enfarte recorrente também pode ser menor nospacientes tratados cronicamente com inibidores da ECAapós o enfarte.

1540 (creatinina _>2,5 mg/l em homens e 2,0 mg/dl ou mais nasmulheres)

(creatinina _>2,5 mg/dl em homens e 2,0 mg/dl ou mais nasmulheres)

1540 ...,uma fração de ejeção VE de 40% ou menos e insuficiênciacardíaca congestiva ou diabetes melito.

...,uma fracção de ejecção VE de 40% ou menos einsuficiência cardíaca sintomática ou diabetes mellitus.

1540 Alguns pacientes com IAMEST...e indíces cardíacosnormais(>2,6 e 3,6l(min/m2)),...

Alguns pacientes com IAMEST...e indíces cardíacosnormais(>2,6 e 3,6l/(min/m2)),...

1540 A PVC reflecte mais a pressão de enchimento do VE do quedo VD,...

A PVC reflecte mais a pressão de enchimento do VD do quedo VE,...

1540 A taxa de infarto recorrente também pode ser menor nospacientes crônicos tratados com inibidores da ECA após oinfarto

A taxa de enfarte recorrente também pode ser menor nospacientes tratados cronicamente com inibidores da ECAapós o enfarte.

1540 (creatinina _>2,5 mg/l em homens e 2,0 mg/dl ou mais nasmulheres)

(creatinina _>2,5 mg/dl em homens e 2,0 mg/dl ou mais nasmulheres)

Page 35: Errata Harrison 17th 2

1540 ...,uma fração de ejeção VE de 40% ou menos e insuficiênciacardíaca congestiva ou diabetes melito.

...,uma fracção de ejecção VE de 40% ou menos einsuficiência cardíaca sintomática ou diabetes mellitus.

1540 Alguns pacientes com IAMEST...e indíces cardíacosnormais(>2,6 e 3,6l(min/m2)),...

Alguns pacientes com IAMEST...e indíces cardíacosnormais(>2,6 e 3,6l/(min/m2)),...

1540 A PVC reflecte mais a pressão de enchimento do VE do quedo VD,...

A PVC reflecte mais a pressão de enchimento do VD do quedo VE,...

1541 Alguns pacientes com infartos ínfero-posteriores do VE...,mas raramente têm infartos limitados principalmente ao VD.

Alguns pacientes com infartos ínfero-posteriores do VE...,mas raramente têm infartos limitados primariamente ao VD.

1541 A taquicardia ventricular incessante...esquema intravenosode amiodarona (...seguida da infusão de 0,1 mg/min durante6h e,...

A taquicardia ventricular incessante...esquema intravenosode amiodarona (...seguida da infusão de 1 mg/min durante6h e,...

1541 A taquicardia ou fibrilação ventricular refratária... ouamiodarona (injeção rápida de 75 a 100mg)

A taquicardia ou fibrilação ventricular refratária... ouamiodarona (injeção rápida de 75 a 150 mg)

1541 Alguns pacientes com infartos ínfero-posteriores do VE...,mas raramente têm infartos limitados principalmente ao VD.

Alguns pacientes com infartos ínfero-posteriores do VE...,mas raramente têm infartos limitados primariamente ao VD.

1541 A taquicardia ventricular incessante...esquema intravenosode amiodarona (...seguida da infusão de 0,1 mg/min durante6h e,...

A taquicardia ventricular incessante...esquema intravenosode amiodarona (...seguida da infusão de 1 mg/min durante6h e,...

1541 A taquicardia ou fibrilação ventricular refratária... ouamiodarona (injeção rápida de 75 a 100mg)

A taquicardia ou fibrilação ventricular refratária... ouamiodarona (injeção rápida de 75 a 150 mg)

1542 bloqueio AV total bloqueio AV completo1542 Estudos retrospectivos sugeriram que o uso de marca-

passos...que desenvolvem bloqueio bifascicular e bloqueioAV de terceiro grau persistentes e simultâneos durante a faseaguda do IAM.

Estudos retrospectivos sugeriram que o uso depacemakers...que desenvolvem simultaneamente bloqueiobifascicular persistente e bloqueio AV de terceiro grautransitório durante a fase aguda do IAM.

1542 Nesses casos, os pacientes com tais sintomas devem ser... àcinecoronariografia.

Nesses casos, os pacientes com tais sintomas devem ser... àarteriografia coronária/ coronariografia.

1542 bloqueio AV total bloqueio AV completo1542 Estudos retrospectivos sugeriram que o uso de marca-

passos...que desenvolvem bloqueio bifascicular e bloqueioAV de terceiro grau persistentes e simultâneos durante a faseaguda do IAM.

Estudos retrospectivos sugeriram que o uso depacemakers...que desenvolvem simultaneamente bloqueiobifascicular persistente e bloqueio AV de terceiro grautransitório durante a fase aguda do IAM.

1542 Nesses casos, os pacientes com tais sintomas devem ser... àcinecoronariografia.

Nesses casos, os pacientes com tais sintomas devem ser... àarteriografia coronária/ coronariografia.

Page 36: Errata Harrison 17th 2

1543 O tromboembolismo é considerado um fator contribuinteimportante para a morte em 25% dos pacientes com IAMESTapós a internação.

O tromboembolismo é considerado um fator contribuinteimportante para a morte em 25% dos pacientes com IAMESTque morrem após a admissão.

1543 O tromboembolismo é considerado um fator contribuinteimportante para a morte em 25% dos pacientes com IAMESTapós a internação.

O tromboembolismo é considerado um fator contribuinteimportante para a morte em 25% dos pacientes com IAMESTque morrem após a admissão.

1544 Dispositivos intervencionistas mais novos,... Posteriormenteaumentando o já grande sucesso, segurança...

Dispositivos intervencionistas mais novos,... Posteriormenteaumentando o sucesso imediato, segurança...

1544 Uma indicação clara para ICP é a angina estávelmoderadamente crónica que persiste apesar da terapiaclínica antianginal...

Uma indicação clara para ICP é a angina crónica estávelmoderada que persiste apesar da terapia clínicaantianginosa...

1545 (tempo clínico contato até balão ou porta até balão de 90 min) (tempo do contacto médico até balão ou porta até balão de90 min)

1545 Principalmente através da introdução de dispositivos...a ICPavançou muito no tratamento das lesões proximais...

Principalmente através da introdução de dispositivos...a ICPavançou para além do tratamento das lesões proximais...

1545 Os stents aumentaram o sucesso agudo do procedimentopara 98%...

Os stents aumentaram o sucesso imediato do procedimentopara 98%...

1545 Na experiência inicial, os stents convencionais provaram serpropensos á oclusão...ou subaguda (1 a 14 dias com um picode 6 dias),...

Na experiência inicial, os stents metálicos provaram serpropensos á oclusão...ou subaguda (1 a 14 dias com um picoao 6º dia),...

1545 Além de controlar as complicações relacionadas com ofechamento...do stent promoveu uma área luminal agudamaior...

Além de controlar as complicações relacionadas com ofechamento...do stent promover uma área luminal imediata maior...

1568 Outras causas são a trombose, embolismo, vasculite,displasia fibromuscular, compressão, doença adventíciacística e traumatismo.

Outras causas são a trombose, embolismo, vasculite,displasia fibromuscular, compressão, doença cística daadventícia e traumatismo.

1568 Assim como nos que apresentam aterosclerose dasvasculaturas cerebral e coronária, existe um risco elevado dedesenvolvimento de DAP em fumadores e pessoas comdiabetes mellitus, hipercolesterolemia, hipertensão e hiper-homocisteinemia.

Assim como nos que apresentam aterosclerose dasvasculaturas cerebral e coronária, existe um riscoaumentado de desenvolvimento de DAP em fumadores epessoas com diabetes mellitus, hipercolesterolemia,hipertensão e hiper-homocisteinemia.

Page 37: Errata Harrison 17th 2

1568 A patologia das lesões inclui placas ateroscleróticas comdepósito de cálcio, adelgaçamento da média, destruiçãovariada dos músculos e fibras elásticas, fragmentação dalâmina elástica interna e trombos compostos por plaquetas efibrina.

A patologia das lesões inclui placas ateroscleróticas comdepósito de cálcio, adelgaçamento da média, destruição nãouniforme dos músculos e fibras elásticas, fragmentação dalâmina elástica interna e trombos compostos por plaquetas efibrina.

1568 Os principais locais de envolvimento são a aorta abdominal,as artérias ilíacas (30 % dos pacientes sintomáticos), asartérias femorais e poplíteas (80 a 90 % dos pacientes), bemcomo os vasos mais distais, como as artérias tibiais efibulares (40 a 50 % dos pacientes).

Os principais locais de envolvimento são a aorta abdominale as artérias ilíacas (30 % dos pacientes sintomáticos), asartérias femorais e poplíteas (80 a 90 % dos pacientes), e os vasos mais distais, incluindo as artérias tibiais e fibulares (40 a 50 % dos pacientes).

1568 Os sintomas são muito mais comuns nos membros inferioresque nos superiores devido à alta incidência de lesõesobstrutivas na região inferior.

Os sintomas são muito mais comuns nos membros inferioresque nos superiores devido à maior incidência de lesõesobstrutivas na região inferior.

1568 Na presença de estenoses hemodinâmicas significativas, apressão sistólica na perna fica diminuída.

Na presença de estenoses hemodinamicamente significativas, a pressão sistólica na perna fica diminuída.

1568 A ultra-sonografia dúplex é usada para fazer imagens bemcomo detectar lesões estenóticas em artérias nativas edesvios de revascularização.

A ultra-sonografia dúplex é usada para captar imagens edetectar lesões estenóticas em artérias nativas e enxertos de revascularização.

1568 O declínio do ITB imediatamente após o esforço fornecesuporte adicional para o diagnóstico de DAP em pacientescom sintomas e achados equivocados ao exame.

O declínio do ITB imediatamente após o esforço fornecesuporte adicional para o diagnóstico de DAP em pacientescom sintomas e achados do exame físico duvidosos.

1569 O aconselhamento e a terapêutica medicamentosa adjuvantecom adesivo de nicotina, bupriona ou vareniclina aumentamas taxas de abandono do tabagismo e reduzem as recidivas.

O aconselhamento e a terapêutica medicamentosa adjuvantecom adesivo de nicotina, bupropiona ou vareniclinaaumentam as taxas de abandono do tabagismo e reduzem asrecidivas.

1569 Os programas de treinamento de exercicio supervisionadoem sessões de 30 a 45 min, 3 a 5 vezes/semana por pelomenos 12 semanas, aumentando a distância da caminhada.

Os programas de treino com exercícios supervisionados,em sessões de 30 a 45 min, 3 a 5 vezes/semana por pelomenos 12 semanas, aumentam a distância da caminhada.

1569 Os vasodilatadores, em particular, têm-se mostradoineficazes.

Em particular, não se provou que os vasodilatadoresenquanto classe sejam benéficos.

1569 Como resultado, ocorre uma queda na pressão de perfusão,frequentemente a níveis inferiores aos obtidos no tecidointersticial pelos músculos em exercício.

Como resultado, ocorre uma queda na pressão de perfusão,frequentemente para níveis inferiores aos gerados, notecido intersticial, pelos músculos em exercício.

Page 38: Errata Harrison 17th 2

1569 Embora vários estudos controlados com placebo tenhamconcluído que a pentoxifilina aumenta a duração do exercícionos pacientes com claudicação, sua eficiência não foiconfirmada em ensaios clínicos.

Embora vários estudos controlados com placebo tenhamconcluído que a pentoxifilina aumenta a duração do exercícionos pacientes com claudicação, a sua eficácia não foiconfirmada em todos os ensaios clínicos.

1569 A transferência gênica intramuscular de DNA que codifica ofator de crescimentio endotelial vascular , o fator decrescimento dos fibroblastos básicos, o fator de crescimentodos hepatócitos ou o fator-1α indutor de hipóxia, bem como aadministração de células progenitoras endoteliais podempromover o crescimento de vasos colaterais nos pacientescom isquemia crítica de membro.

A transferência gênica intramuscular de DNA que codifica ofator de crescimentio endotelial vascular , o fator decrescimento básico dos fibroblastos, o fator decrescimento dos hepatócitos ou o fator-1α induzido pela hipóxia, bem como a administração de células progenitorasendoteliais podem promover o crescimento de vasoscolaterais nos pacientes com isquemia crítica de membro.

1569 Várias vezes ao longo da página: "taxa de perviedade" Refere-se a taxa de patência, ou seja a percentagem deartérias que se mantêm desobstruídas.

1569 Em contrapartida, a taxa de perviedade, após 5 anos, dosenxertos PTFE infrapoplíteos é maior que 30%.

Em contraste, a taxa de patência, após 5 anos, dosenxertos PTFE infrapoplíteos é menor que 30%.

1570 É identificada angiograficamente com um aspecto de"rosário", causado pelo espessamento das cristasfibromusculares contíguas e partes finas, menos acometidas,da parede arterial.

É identificada angiograficamente com um aspecto de"rosário", causado por cristas fibromusculares espessadascontíguas a partes finas, menos acometidas, da paredearterial.

1570 O desvio arterial dos grandes vasos pode ser utilizado emcasos seleccionados, assim como o desbridamento local, deacordo com os sintomas e a gravidade da isquemia.

O bypass arterial dos vasos maiores pode ser utilizado emcasos seleccionados, assim como o desbridamento local, deacordo com os sintomas e a gravidade da isquemia.

1570 A embolização para os vasos distais também pode orginar-sede locais proximais de aterosclerose da aorta e grandesvasos.

A embolização para os vasos distais também pode originar-se de locais proximais de aterosclerose e de aneurismas daaorta e grandes vasos.

1570 Usam-se a tromboembolectomia endovascular ou cirúrgica,ou procedimentos de desvio arterial a fim de restaurarimediatamente o fluxo sanguíneo para o membro isquémico,sobretudo quando um grande vaso está ocluído.

Usam-se a tromboembolectomia endovascular ou cirúrgica,ou procedimentos de desvio arterial a fim de restaurarimediatamente o fluxo sanguíneo para o membro isquémico,sobretudo quando um grande vaso proximal está ocluído.

Page 39: Errata Harrison 17th 2

1570 O tratamento trombolítico intra-arterial com ativador doplasminogênio do tecido recombinante ou uroquinasefrequentemente é eficaz quando quando a oclusão arterialaguda é ocasionada por trombo em vaso aterosclerótico ouenxerto arterial de desvio.

O tratamento trombolítico intra-arterial com ativador tecidualdo plasminogênio recombinante ou uroquinasefrequentemente é eficaz quando quando a oclusão arterialaguda é ocasionada por trombo em vaso aterosclerótico ouenxerto arterial de desvio.

1571 Êmbolos resultantes de endocardite infecciosa, da presençade valvas cardíacas protéticas ou do axioma atrialfrequentemente requerem intervenção cirúrgica para removera causa.

Êmbolos resultantes de endocardite infecciosa, da presençade valvas cardíacas protéticas ou do mixoma atrialfrequentemente requerem intervenção cirúrgica para removera causa.

1571 É uma predisposição à oclusão arterial aguda. A ateroembolia é um subtipo de oclusão arterial aguda.

1571 Nessa condição , depósitos de fibrina múltiplos e diminutos,plaquetas e placas de colesterol embolizam lesõesateroscleróticas ou locais de aneurismas.

Nesta condição , múltiplos pequenos depósitos de fibrina,plaquetas e placas de colesterol embolizam a partir delesões ateroscleróticas ou locais de aneurisma proximais.

1571 Os pacientes se queixam de dor aguda e tumefacção no localda embolização.

Os pacientes queixam-se de dor aguda e desconforto nolocal da embolização.

1571 Áreas localizadas de tumefacção, palidez e livedo reticular(ver adiante) ocorrem nos locais de embolia.

Áreas localizadas de desconforto, palidez e livedo reticular(ver adiante) ocorrem nos locais de embolia.

1572 Com o reaquecimento, o vasoespasmo digital regride, e ofluxo sanguíneo nas artérias dilatadas aumentasignificativamentes.

Com o reaquecimento, o vasoespasmo digital regride, e ofluxo sanguíneo para as arteríolas dilatadas e capilaresaumenta dramaticamente.

1572 Uma hipótese alternativa é a de que a responsividadevascular digital ao frio ou a estímulos simpáticos normais sejaaumentada.

Uma hipótese alternativa é a de que a responsividadevascular digital ao frio ou a estímulos simpáticos normaisesteja aumentada.

1572 A associação sugere que pode haver um componentepredisponente ao vasoespasmo.

Estas associações sugerem que pode haver uma causacomum que predispõe ao vasoespasmo.

1573 As causas mais comuns de eritromelalgia são os distúrbiosmieloproliferativos, como a policitemia vera e a trombocitoseessencial.

As causas mais comuns de eritromelalgia secundária são osdistúrbios mieloproliferativos, como a policitemia vera e atrombocitose essencial.

1573 Após o reaquecimento, há cianose e eritema, reacção deplaca urticada e eritema, edema e pústulas superficiais.

Após o reaquecimento, há cianose e eritema, reacçãourticariforme, edema e flictenas superficiais.

1574 Meias de compressão gradual devem ser usadas durante odia.

Meias de compressão graduadas devem ser usadas duranteo dia.

1575 Raramente são empregados a valvulopatia e o desvio dasoclusões venosas.

Raramente, podem ser empregues a valvuloplastiacirúrgica e o bypass das oclusões venosas.

Page 40: Errata Harrison 17th 2

1575 Os vasos linfáticos de pequeno e médio calibres drenam paracanais maiores, os quais drenam para o ducto torácico.

Os vasos linfáticos de pequeno e médio calibres drenam paracanais progressivamente maiores, os quais drenam para oducto torácico.

1583 …, processo inflamatório não-infeccioso com progressãorelativamente lenta (granulomatose de Wegener, pneumoniaeosinofílica, bronquiolite obliterante com pneumonia emorganização (BOOP) e muitos outros), doença neuromuscular…

…, processo inflamatório não-infeccioso com progressãorelativamente lenta (granulomatose de Wegener, pneumoniaeosinofílica, pneumonia em organização criptogénica emuitos outros), doença neuromuscular …

1583 Em geral os pacientes têm períodos de limitação deactividades por episódios curtos de falta de ar, mas que sãointercalados por intervalos nos quais os sintomas sãomínimos ou inexistentes. Por outro lado, algumas dasdoenças do parênquima pulmonar caracterizam-se por porprogressão lenta e inexorável.

Em geral os pacientes têm períodos de limitação deactividades por episódios de falta de ar, mas que sãointercalados por intervalos nos quais os sintomas sãomínimos ou inexistentes.Por outro lado, algumas dasdoenças do parênquima pulmonar caracterizam-se por porprogressão lenta, mas inexorável.

1584 As vibrações produzidas pelos sons da fala são transmitidasà parede torácica e são avaliadas pela presença ou ausênciae pela simetria do frémito toracovocal.

As vibrações produzidas pelos sons da fala são transmitidasà parede torácica e são avaliadas pela presença ou ausênciae pela simetria do frémito táctil.

1586 "…que constituem o fole do sistema respiratório." "… que constituem o sistema propulsor (pump) do sistemarespiratório"

1587 "Por outro lado, quando um paciente expira até à CPT,…" "Por outro lado, quando um paciente inspira até à CPT,…"1588 "… o aumento da pressão arterial pulmonar (PAP) média" "… o aumento da pressão arterial pulmonar média (PAP)"1607 Alguns autores sugeriram a participação do estresse

oxidativo na PH.Alguns autores sugeriram o papel da lesão oxidativa na PH.

1608 A fase aguda ou subaguda pode ser associada a infiltradosmal definidos, em retalhos ou difusos, ou a infiltradosnodulares bem demarcados.

A fase aguda ou subaguda pode ser associada a infiltradosmal definidos, em retalhos ou difusos, ou a infiltradosnodulares discretos.

1610 Nessa doença, as radiografias de tórax mostram infiltradosrecidivantes transitórios, ou podem sugerir a existência debronquiectasia proximal.

Nessa doença,os roentgenogramas de tórax mostraminfiltrados recidivantes transitórios, ou podem sugerir aexistência de bronquiectasia proximal

1611 Muitos trabalhadores não têm consciência dos riscospotencias…

Muitos trabalhadores têm consciência dos riscos potencias…

1612 Do mesmo modo, a exposição a alguns pós ou substânciasquímicas orgânicas pode causar asma ou DPOC ocupacional.

Do mesmo modo, a exposição a alguns pós ou substânciasquímicas orgânicas pode causar asma ou DPOCocupacionais.

Page 41: Errata Harrison 17th 2

1612 …; ou ensaios das respostas imunes celulares específicas(teste da proliferação de berílio ou teste tubercilínico nosprofissionais de saúde)

…; ou ensaios das respostas imunes celulares específicas(teste da proliferação de berílio em trabalhadoresrelacionados com a energia nuclear ou teste tubercilíniconos profissionais de saúde)

1612 Essas partículas depositam-se em quantidades relativamentegrandes na árvore traqueobrônquica.

Essas partículas depositam-se relativamente acima naárvore traqueobrônquica.

1612 A exposição comunitária ocorreu em razão da utilização devigas metálicas ou tijolos contendo asbestos em aterrossanitários, pistas de rodovias,...

A exposição comunitária ocorreu em razão da utilização devigas metálicas ou tijolos contendo asbestos paraterraplanagem, pistas de rodovias,...

1613 A exposição domiciliar é importante nos países medesenvolvimento, nos quais as taxas de incidência são altasou maiores entre as mulheres.

A exposição domiciliar é importante nos países medesenvolvimento, nos quais as taxas de incidência são tãoaltas ou maiores entre as mulheres em comparação comos homens

1613 À medida que a doença avança, surgem opacidades lineresirregulares...

À medida que a doença avança, surgem opacidades lineresou irregulares...

1613 A principal dificuldade diagnóstica é diferenciar entreadenocarcinoma pulmonar com disseminação periférica ouadenocarcinoma metastático da pleura e um tumor primárioextra-torácico.

A principal dificuldade diagnóstica é diferenciar entreadenocarcinoma pulmonar com disseminação periférica ouadenocarcinoma metastático para a pleura de um tumorprimário extra-torácico.

1621 A apresentação da PAC pode ser indolente ou fulminante esua gravidade pode variar de branda aos casos fatais.

A apresentação da PAC pode variar de indolente afulminante e sua gravidade pode variar de branda aos casosfatais.

1621 Os vários sinais e sintomas dependentes da progressão e dagravidade da infecção incluem alterações constitucionais…

Os vários sinais e sintomas, dependentes da progressão e dagravidade da infecção, incluem alterações constitucionais…

1621 A palpação pode detectar acentuação do frémito toracovocale a percussão pode evidenciar submacicez ou macicez, quereflectem a condensação pulmonar ou o líquido pleuraladjacente, respectivamente.

A palpação pode detectar acentuação ou diminuição dofrémito toracovocal, e a percussão pode evidenciarsubmacicez ou macicez, que reflectem a condensaçãopulmonar ou o líquido pleural adjacente, respectivamente.

1621 A apresentação clínica pode não ser tão evidente nospacientes idosos que, inicialmente, apresentam confusãomental de início súbito ou agravada e poucos sinais clínicosadicionais.

A apresentação clínica pode não ser tão evidente nospacientes idosos, que inicialmente podem apresentar confusão mental de início súbito ou agravada e poucos sinaisclínicos adicionais.

1622 … podem incluir factores de risco sugestivos de maiorgravidade (cavitações ou padrão multilobular).

… podem incluir factores de risco sugestivos de maiorgravidade (cavitações ou atingimento multilobar).

Page 42: Errata Harrison 17th 2

1623 Em alguns hospitais, as cepas do MRSA-AC desenvolveramas características das cepas clássicas adquiridas noshospitais - uma tendência sugestiva de que as cepas maisnovas possam ser mais resistentes.

Em alguns hospitais, as cepas do MRSA-AC estão asubstituir as cepas clássicas adquiridas nos hospitais - umatendência sugestiva de que as cepas mais novas possam sermais resistentes.

1623 (Quadro) Pacientes hospitalizados, fora da UTI: …levofloxacina (750 mg/dia VO)

(Quadro) Pacientes hospitalizados, fora da UTI: …levofloxacina (750 mg/dia VO ou IV)

1626 … a ausência de um patogénio MDR nas culturas doaspirado traqueal elimine a necessidade de cobertura paraesses microorganismos, com a utilização de menosantibióticos nos esquemas empíricos iniciais.

… a ausência de um patogénio MDR nas culturas doaspirado traqueal elimine a necessidade de cobertura paraesses microorganismos aquando do estreitamento dotratamento empírico.

1626 Alguns estudos demonstraram taxas de mortalidade maisaltas com os esquemas antibióticos empíricos inadequados,em comparação com os tratamentos mais específicos.

Alguns estudos demonstraram taxas de mortalidade maisaltas com os esquemas antibióticos empíricos inadequados,em comparação com os esquemas empíricos apropriados.

1627 Em alguns casos, a depressão dos genes de resistência pode ser a causa da selecção de clones resistentes ...

Em alguns casos, a desrepressão dos genes de resistênciapode ser a causa da selecção de clones resistentes …

1627 … mas a utilização de um fármaco de espectro mais amplo -um carbapenem - ainda não é suficiente como tratamentoinicial em 10 a 15% dos casos.

… mas a utilização de um fármaco de espectro mais amplo -um carbapenem - ainda é um tratamento inicialinapropriado em 10 a 15% dos casos.

1629 Essas dilatações podem ser focais, envolvendo as viasrespiratórias que ventilam uma região bem demarcada doparênquima pulmonar, ou difusas, neste caso acometendouma área mais ampla do pulmão.

Essas dilatações podem ser focais, envolvendo as viasrespiratórias que ventilam uma região limitada ("a limitedregion") do parênquima pulmonar, ou difusas, neste casoacometendo uma área mais ampla do pulmão.

1629 É um distúrbio que gerlamente afecta pacientes idosos ecerca de 66% são mulheres.

É um distúrbio que gerlamente afecta pacientes idosos eaproximadamente 2/3 são mulheres. (Sim, é a mesmacoisa...)

1629 A dilatação brônquica da bronquiectasia está associada àsalterações inflamatórias e destrutivas das paredes das viasrespiratórias de médio calibre, geralmente ao nível dosbrônquios segmentares ou subsegmentares.

A dilatação brônquica da bronquiectasia está associada àsalterações inflamatórias e destrutivas das paredes das viasrespiratórias de médio calibre, muitas vezes ("often") aonível dos brônquios segmentares ou subsegmentares.

1629 Em consequência da inflamação, a vascularização dasparedes brônquicas aumenta e há dilatação secundária...

Em consequência da inflamação, a vascularização dasparedes brônquicas aumenta e há dilatação associada...

1629 As neoplasias endobronquicas de crescimento lento, inclusiveos tumores carcinóides...

As neoplasias endobronquicas de crescimento lento, talcomo os tumores carcinóides...

Page 43: Errata Harrison 17th 2

1629 ...principalmente cepas mucóides... ...principalmente estirpes mucóides...1630 ...estertores, roncos e sibilos... ...crepitações, roncos e sibilos...1630 Os pacientes com doença difusa grave, principalmente se

houver hipoxemia crónica, podem ter cor pulmonalesecundário...

Os pacientes com doença difusa grave, principalmente sehouver hipoxemia crónica, podem ter cor pulmonaleassociado...

1630 As provas de função respiratória podem demonstrarobstrução ventilatória em consequência de bronquiectasiadifusa ou deonça pulmonar obstrutiva crónica.

As provas de função respiratória podem demonstrarobstrução ventilatória em consequência de bronquiectasiadifusa ou deonça pulmonar obstrutiva crónica associada.

1630 Por exemplo, em um paciente com bronquiectasia... Por exemplo, em um paciente com bronquiectasia focal...1630 O tratamento tem várias metas principais: (1) controle da

infecção...O tratamento tem várias metas principais: (1) tratamento dainfecção...

1631 A duração do tratamento não está definida rigorosamente,mas geralmente se estende por 10 a 14 dias.

A duração do tratamento não está definida rigorosamente,mas é tipicamente administrado por 10-14 ou mais dias.

1631 Alguns estudos demonstraram que a DNAse recombinanteem forma de aerossol, que diminui a viscosidade do escarrorompendo o DNA libertado pelos neutrófilos, melhora afunção pulmonar dos doentes com FC, mas pode serdeletéria e deve ser evitada na bronquiectasia de outrasetiologias.

Alguns estudos demonstraram que a DNAse recombinanteem forma de aerossol, que diminui a viscosidade do escarrorompendo o DNA libertado pelos neutrófilos, melhora afunção pulmonar dos doentes com FC, mas pode serdeletéria e deve ser evitada na bronquiectasia nãoassociada a FC.

1631 As bactérias aeróbias ou facultativas como o S. Aureus,

Klebsiella pneumoniae, espécies Nocardia e bastonetesGram-negativos...

As bactérias aeróbias ou facultativas como o S. Aureus,Klebsiella pneumoniae, espécies Nocardia e organismos Gram-negativos...

1631 O exame físico geralmente não é revelador. O exame físico muitas vezes não é revelador.1631 Nos casos típicos, a radiografia de tórax mostra uma ou duas

cavidades de paredes finas...Nos casos típicos, a radiografia de tórax mostra uma ou duascavidades de paredes grossas...

1631 Geralmente há níveis hidroaéreos. Muitas vezes há níveis hidroaéreos.1631 Fig. 253.2 ...paredes finas contíguas... Fig. 253.2 ...paredes grossas contíguas...1631 Há muitos anos, a penicilina era... Durante muitos anos, a penicilina foi...1631 Em razão do surgimento de bactérias produtoras de

betalactamases, a clindamicina (...) hoje desempenha essepapel.

Em razão do surgimento de bactérias produtoras debetalactamases, a clindamicina (...) hoje é a terapiastandard .

Page 44: Errata Harrison 17th 2

1632 É conveniente mencionar a importância da identificação dasmutações classe I que codificam a parada prematura doscódons, pois poderão ser tratadas no futuro com agentes quepromovem a leitura do códon de parada com a produção deRTFC funcional.

É conveniente mencionar a importância da identificação dasmutações classe I que codificam a parada prematura doscódons, pois poderão ser tratadas no futuro com agentes quepromovam o read-through do codão-STOP, conduzindoà produção de RTFC funcional.

1632 Essa doença é diagnosticada em cercad e 1 em 3000nascidos vivos da população branca...

Essa doença é diagnosticada em cercad e 1 em 3000nascidos vivos da população caucasiana...

1633 Uma observação importante é de que também há um canalde Cl- distinto regulado pelo Ca2+...

Uma observação importante é de que também há um canalde Cl- distinto activado pelo Ca2+...

1633 A incapacidade de secretar Na+, HCO3- e água acarreta aretenção de enzimas no pâncreas e, por fim, leva àdestruição de quase todos os tecidos pancreáticos.

A incapacidade de secretar Na+, HCO3- e água acarreta aretenção de enzimas no pâncreas e, por fim, leva àdestruição de virtualmente todos os tecidos pancreáticos.

1633 Devido à ausência de secreção de Cl- e água, o epitéliointetinal na FC não remove as mucinas e outrasmacromoléculas das criptas intestinais.

Devido à ausência de secreção de Cl- e água, o epitéliointetinal na FC não limpa ("flush") das criptas intestinaisas mucinas e outras macromoléculas .

1633 Os pacientes com FC secretam volumes praticamentenormais de suor nos ácinos sudoríparos.

Os pacientes com FC secretam volumes aproximadamente normais de suor nos ácinos sudoríparos.

1634 Os pacientes com tal síndrome têm dor no quadrante inferiordireito, inapetência...

Os pacientes com tal síndrome têm dor no quadrante inferiordireito, perda de apetite...

1634 Teoricamente, a crescente eliminação de muco aderentepoderia tanto tratar quanto inibir a progressão da FC nainsuficiência pulmonar, enquanto os antibióticos reduzemprincipalmente a infecção bacteriana no pulmão com FC.

Teoricamente, a crescente eliminação de muco aderentepoderia tanto tratar quanto inibir a progressão doençapulmonar associada à FC ("prevent progression of CFlung disease") da FC na insuficiência pulmonar, enquanto osantibióticos reduzem principalmente a carga ("burden") bacteriana no pulmão com FC.

1634 As técnicas consagradas para remover as secreçõespulmonares são os exercícios respiratórios, valvas vibratóriase tapotagem.

As técnicas consagradas pelo tempo ("time-honored") pararemover as secreções pulmonares são os exercíciosrespiratórios, válvulas vibratórias ("flutter valves") epercussão torácica.

1634 Entretanto, deve observar-se que, como as culturasmicrobiológicas hospitalares rotineiras são realizadas sobcondições que não mimetizam as condições do pulmção comFC, como, por exemplo, a hipoxia, a eficiência clínica nãocostuma se correlacionar...

Entretanto, deve observar-se que, como as culturasmicrobiológicas hospitalares rotineiras são realizadas sobcondições que não mimetizam as condições do pulmção comFC, como, por exemplo, a hipoxia, a eficiência clínica muitasvezes não se correlaciona ("often")...

Page 45: Errata Harrison 17th 2

1634 A intervenção precoce em recém-nascidos... A intervenção precoce em crianças (diz "infants" e não"new-borns")...

1635 Entretanto, um subgrupo de adolescentes com FC parecemelhorar mediante o tratamento estendido...

Entretanto, um subgrupo de adolescentes com FC podebenificiar com o tratamento a longo prazo...

1635 Para o tratamento da obstrução aguda decorrente desíndrome de obstrução intestinal, podem se utilizar...

Para o tratamento do síndrome de obstrução intestinaldistal (SOID?), são usados...

1635 A insuficiência hepática colestática... A doença hepática colestática...1635 Normalmente, o tratamento com ácido urodesoxicólico

deverá ser iniciado se houver...O tratamento com ácido urodesoxicólico é tipicamenteiniciado se houver...

1637 Existem controvérias quanto ao risco de doença pulmonar emindivíduos PiMZ heterozigotos, que têm concentraçõesséricas intermediárias de α1AT (menos de 60% dos níveis dos

pacientes PiMM).

Existem controvérias quanto ao risco de doença pulmonar emindivíduos PiMZ heterozigotos, que têm concentraçõesséricas intermediárias de α1AT (aproximadamente 60% dosníveis dos pacientes PiMM).

1637 Embora os estudos pregressos realizados na população geralnão tenham demonstrado índices tipicamente aumentados deobstrução ventilatória nos indivíduos PiMZ em comparaçãocom os pacientes PiMM, os estudos de casos-controles quecompararam os pacientes com DPOC e controles normaisgeralmente não detectaram um excesso de genótipos PiMZentre os grupo de pacientes com DPOC.

Embora os estudos pregressos realizados na população geralnão tenham demonstrado índices tipicamente aumentados deobstrução ventilatória nos indivíduos PiMZ em comparaçãocom os pacientes PiMM, os estudos de casos-controles quecompararam os pacientes com DPOC e controles normaisgeralmente detectaram um excesso de genótipos PiMZentre os grupo de pacientes com DPOC.

1645 Hemoptise franca e hemoptóicos raramente sãomanifestações à apresentação de DPI

Hemoptise franca e expectoração hemoptóica raramentesão manifestações à apresentação de DPI

1645 Um equilíbrio entre as colagenases intersticiais e osinibidores tecidulares das metaloproteinases provoca odepósito progressivo de matriz extracelular.

Um desequilíbrio entre as colagenases intersticiais e osinibidores tecidulares das metaloproteinases provoca odepósito progressivo de matriz extracelular.

(fig.255.2)

1645 Equilíbrio de MMP/TIMP Desequilíbrio de MMP/TIMP (fig.255.2)1646 Os achados podem identificar um processo mais tratável que

se suspeitava, em particular pneumonite porhipersensibilidade,...

Os achados podem identificar um processo mais tratável quese suspeitava, em particular pneumonite porhipersensibilidade crónica,...

1646 Macrófagos e eritrócitos carregados de hemossiderina Macrófagos carregados de hemossiderina e eritrócitos. (quadro 255.3)1646 Pneumócitos hiperplásicos atípicos tipo II Pneumócitos tipo II hiperplásicos atípicos (quadro 255.3)

Page 46: Errata Harrison 17th 2

1650 Têm sido usados no tratamento a ooforectomia, progesterona(10mg/dia) e, mais recentemente, tamoxifeno bem como osanálogos da hormona de libertação da hormona luteinizante.

Progesterona (10mg/dia) e análogos da hormona delibertação da hormona luteinizante foram utilizados. Aooforectomia já não é recomendada e os fármacos quecontêm estrogénios devem ser descontinuados.

1650 A histologia fundamental pode ser uma hemorragia leve ouHAD associada à capilarite.

A histologia subjacente pode ser uma hemorragia leve ouHAD associada à capilarite.

1658 3. DH do líquido pleural mais de dois terços acima do limitesuperior normal do soro.

3. DHL do líquido pleural mais de dois terços acima do limitesuperior normal do soro

1661 Independentemente da causa, a marca característica detodas as síndromes de hipoventilação alveolar é a elevaçãoda PCO2 alveolar (PaCO2) e, portanto, da PaCO2.

Independentemente da causa, a marca característica detodas as síndromes de hipoventilação alveolar é a elevaçãoda PCO2 alveolar (PACO2) e, portanto, da PaCO2.

1661 Por fim, a acidose respiratória resultante provoca aumentoscompensatórios da concentração plasmática do HCO3- eredução do nível de Cl-.

Por fim, a acidose respiratória resultante eventualmente provoca aumentos compensatórios da concentraçãoplasmática do HCO3- e redução do nível de Cl-.

1661 A elevação da PaCO2 acarreta necessariamente umaredução da PaO2 e isto provoca hipoxemia.

A elevação da PACO2 acarreta necessariamente umaredução da PAO2 e isto provoca hipoxemia.

1663 Em vista da depressão da mecânica respiratória, aespirometria rotineira é anormal, assim como a respostaventilatória aos estímulos químicos.

Devido aos distúrbios nos mecanismos da ventilação, aespirometria rotineira é anormal, assim como a respostaventilatória aos estímulos químicos.

1663 Entretanto, como o sistema neuromuscular está preservado,os testes que não dependem da resistência e dacomplacência geralmente estão normais, inclusive os testesda força dos músculos respiratórios e do controlo respiratórioque não reflectem o fluxo ventilatório.

Entretanto, como o sistema neuromuscular está preservado,os testes que não dependem da resistência e dacomplacência geralmente estão normais, inclusive os testesda força dos músculos respiratórios e do controlo respiratórioque não envolvam o fluxo aéreo.

1666 Narcolepsia: cerca de 50 vezes mais comum que a SHAOS Narcolepsia: cerca de 50 vezes menos comum que a SHAOS

1675 Na Fig. 262.1 há um resumo do diagnóstico e do tratamentodos diferentes tipos de choque.

Na Fig. 261.2 há um resumo do diagnóstico e do tratamentodos diferentes tipos de choque.

1676 Como os bloqueadores neuromusculares resultam emparalisia farmacológica sem alterar o estado mental, ocorre amnésia induzida pela sedação quando esses fármacos sãoadministrados.

Como os bloqueadores neuromusculares resultam emparalisia farmacológica sem alterar o estado mental, émandatório o recurso à amnésia induzida pela sedaçãoquando esses fármacos são administrados.

Page 47: Errata Harrison 17th 2

1697 As respostas sistémicas são activadas por meio decomunicação neural e/ou humoral com o hipotálamo e troncoencefálico; podendo intensificar as defesas locais peloaumento do fluxo sanguíneo para a área infectada, peloaumento do número de neutrófilos circulantes e pelaelevação dos níveis sanguíneos de inúmeras moléculas comfunções antiinfecciosas (como as pproteínas dereconhecimento microbiano discutidas anteriormente)

As respostas sistémicas são activadas por meio decomunicação neural e/ou humoral com o hipotálamo e troncoencefálico; estas respostas intensificam as defesas locaispelo aumento do fluxo sanguíneo para a área infectada,aumentando o número de neutrófilos circulantes e elevando dos níveis sanguíneos de inúmeras moléculas com funçõesantiinfecciosas (como as pproteínas de reconhecimentomicrobiano discutidas anteriormente)

1697 A IL 6 e outros mediadores promovem inicialmente acoagulação intravascular, induzindo os monócitos sanguíneose as células endoteliais a expressarem o factor tecidual (Cap.59), o qual, ...

A IL 6 e outros mediadores promovem inicialmente acoagulação intravascular, induzindo os monócitos sanguíneose as células endoteliais vasculares a expressarem o factortecidual (Cap. 59), o qual, ...

1697 Assim, pode haver notável propensão para depósitointravascular de fibrina, trombose e sangramento, a qual éevidente em pacientes com infecções endoteliaisintravasculares, como a meningococemia (Cap. 136).

Assim, pode haver notável propensão para depósitointravascular de fibrina, trombose e sangramento, a qual émais evidente em pacientes com infecções endoteliaisintravasculares, como a meningococemia (Cap. 136).

1697 O reconhecimento por parte do hospedeiro de micróbiosinvasores no interior dos tecidos subepiteliais classicamentedeflagra respostas que rapidamente destroem o invasor edepois cedem, para permitir a recuperação dos tecidos.

O reconhecimento por parte do hospedeiro de micróbiosinvasores no interior dos tecidos subepiteliais classicamentedeflagra respostas imunes que rapidamente destroem oinvasor e depois cedem, para permitir a recuperação dostecidos.

1697 Em pacientes com sepse grave, a persistência dahiporreactividade dos leucócitos já foi associada a maiorrisco de vida.

Em pacientes com sepse grave, a persistência dahiporreactividade dos leucócitos já foi associada a maiorrisco de morte.

1697 Além disso, a regulação das moléculas de aderência celularpromove a dos neutrófilos às células endoteliais.

Além disso, a regulação das moléculas de aderência celularpromove a aderência dos neutrófilos às células endoteliais.

1698 Em alguns casos, as bactérias circulantes e seus produtosinduzem à disfunção de múltiplos orgãos e hipotensão quasecertamente por estimular directamente as respostasinflamatórias no interior dos vasos.

Em alguns casos, as bactérias circulantes e seus produtosinduzem a disfunção de múltiplos orgãos e hipotensão quasecertamente por estimular directamente as respostasinflamatórias no interior dos vasos.

1698 …; em área endémica, lesões petéquiais em paciente picadopor carrapato também sugerem a febre maculosa dasMontanhas Rochosas.

...; em área endémica, lesões petéquiais em paciente picadopor carraça também sugerem a febre maculosa dasMontanhas Rochosas.

Page 48: Errata Harrison 17th 2

1699 De facto, um débito cardíaco normal ou elevado, comredução da resistência vascular periférica, distingue o choqueséptico dos choques cardiogénico, obstrutivo extracardíaco ehipovolémico; são outros processos que podem produzir essacombinação, como a anfilaxia, beribéri, cirrose e dosesexcessivas de nitroprusseto ou narcóticos.

De facto, um débito cardíaco normal ou elevado, comredução da resistência vascular periférica, distingue o choqueséptico dos choques cardiogénico, obstrutivo extracardíaco ehipovolémico; outros processos podem produzir essacombinação, como a anfilaxia, beribéri, cirrose e dosesexcessivas de nitroprusseto ou narcóticos.

1699 A depressão da função miocárdica, evidenciada peloaumento dos volumes ventriculares diastólico e sistólicofinais, bem como pela redução da fracção de ejecção, surgeem até 24 h ...

A depressão da função miocárdica, evidenciada peloaumento dos volumes ventriculares diastólico e sistólico finaiscom uma fracção de ejecção diminuída, surge em até 24 h...

1699 Embora a disfunção miocárdica possa contribuir para ahipotensão, a hipotensão refractária habitualmente se deve àqueda da resistência vascular sistémica, sendo a morteresultante do choque refractário ou da falência de múltiplosórgãos, e não da disfunção cardíaca.

Embora a disfunção miocárdica possa contribuir para ahipotensão, a hipotensão refractária habitualmente se deve àqueda da resistência vascular sistémica, sendo a morteresultante do choque refractário ou da falência de múltiplosórgãos, e não da disfunção cardíaca por si só.

1699 A maior parte dos pacientes com sepse desenvolvehiperglicemia.

A maior parte dos pacientes diabéticos com sepsedesenvolve hiperglicemia.

1700 (quadro 265.3) Empregar vancomicina (15 mg/Kg a cada12h) e cefepima se o paciente tiver um cateter vascularinfectado, se houver suspeita de estafilococos, se o pacientetiver recebido profilaxia com quinolonas, se o paciente tiversido submetido a quimioterapia intensiva que tenhaproduzido lesão mucosa ou se a instituição apresentar altaincidência de infecções por MRSA.

(quadro 265.3) Empregar vancomicina (15 mg/Kg a cada12h) se o paciente tiver um cateter vascular infectado, sehouver suspeita de estafilococos, se o paciente tiver recebidoprofilaxia com quinolonas, se o paciente tiver sido submetidoa quimioterapia intensiva que tenha produzido lesão mucosa,se a instituição apresentar alta incidência de infecções porMRSA ou se houver alta prevalência de MRSA nacomunidade.

Page 49: Errata Harrison 17th 2

1700 Deve-se considerar a possibilidade de insuficiência supra-renal em pacientes sépticos com hipotensão refractária,bacteriemia fulminante por N. meningitidis, uso prévio deglicocorticóides, tuberculose disseminada ou AIDS. O testede estimulação com cosintropina (alfa 1-24- ACTH) podesugerir insuficiência supra-renal absoluta ou parcial. Ainsuficiência supra-renal mostra-se muito provável quando onível basal de cortisol é inferior 10 microgramas/dL ouquando o nível sobe 9 microgramas/dL 60 min após o doenteter recebido 250 microgramas de cosintropina IV. Ainsuficiência parcial é mais dificil de avaliar, o melhor critériopode ser a resposta inferior a 10 microgramas/dL àcosintropina. Metanálise de 5 pequenos ensaios clínicosconcluiu que as taxas de sobrevivência melhoraram quandodoses baixas de hidrocortisona (200 a 300 mg por dia) foramadministradas por 5 a 7 dias a pacientes com choque sépticodependente de vasopressores. Pode-se administrarhidrocortisona (50 mg IV a cada 6h) enquanto se aguardamos resultados do teste de cosintropina ou, em pacientes com hipotensão refractária a tratamento vasopressor, como um teste terapêutico.

Num paciente com sépsis severa, a insuficiência supra-renal mostra-se muito provável quando o nível de cortivalplasmático é inferior a 15 microgramas/dL. Ainda nãoforam criados critérios para diagnóstico de insuficiênciaadrenal parcial que fossem aceites em geral; osprincipais problemas prendem-se com a incapacidade deelevar os níveis de cortisol nos indivíduos em stressextremo acima dos valores basais em resposta àcosintropina (alfa 1-24-ACTH) (Cap 336) e a altafrequência de hipoalbuminemia, que diminui os níveis decortisol plasmático total, mas não o livre (activo). Ainsuficiência adrenal deve ser considerada nos pacientessépticos com hipotensão refractária, bacteremiameningocócica fulminante, tuberculose disseminada,SIDA e uso anterior de glicocorticóides, megestrol,etomidato ou cetoconazole. Hidrocortizona (50 mg IV acada 6h) pode ser usado como intervenção terapêuticaexperimental. Se ocorrer uma melhoria clínica em 24-48h, muitos médicos continuariam a terapia comhidrocortizona, descontinuando 5-7 dias após. Esperam-se recomendações mais precisas quanto à terapia com hidr

1700 É incerta a intensidade com que esta intervenção contribuipara a melhora descrita nos pacientes submetidos ao regimaTPOO.

É incerto o contributo desta intervenção para a melhoradescrita nos pacientes submetidos ao regima TPOO.

1701 Alterações do protocolo e do fármaco, feitas em meio aoestudo, seguiram-se de melhora da eficácia aparente da aPC.

Alterações do protocolo e do fármaco, feitas a meio doestudo, seguiram-se de melhora da eficácia aparente daaPC.

1701 A aPC não deve ser dada aos pacientes que tenhamcontagem de plaquetas inferiores a 30.000/mL, pacientescom disfunção de um sistema orgânico ou ...

A aPC não deve ser dada aos pacientes que tenhamcontagem de plaquetas inferiores a 30.000/microL, pacientescom disfunção de um sistema orgânico ou …

1701 …; isto é, se a reanimação melhora o estado dos pacientes,transferindo-os para uma categoria "de doença menosgrave", o acréscimo de um outro fármaco tem menorprobabilidade de ser benéfico.

…; isto é, se a reanimação precoce melhora o estado dospacientes, transferindo-os para uma categoria "de doençamenos grave", o acréscimo de um outro fármaco tem menorprobabilidade de ser benéfico.

Page 50: Errata Harrison 17th 2

1752 ...doenças que causam hipoperfusão renal e comprometem afunção renal...

...doenças que causam hipoperfusão renal, resultando emfunção diminuída...

1753 ...descrita como necrose tubular aguda, a qual representa umespectro de manifestações...

...descrita como necrose tubular aguda. Assim, IRA pré-renale necrose tubular aguda isquémica recaem num espectro demanifestações...

1753 ...(como os vasos sanguíneos musculoesqueléticos)... ...(como os vasos sanguíneos musculocutâneos)...1753 ...também pode haver retenção renal... ...também há retenção renal...1753 ...vasculopatia diabética e outros tipos de doença

renovascular (inclusive)......vasculopatia diabética e outros tipos de doençarenovascular oclusiva (inclusive)...

1754 ...4 fases: iniciação, ampliação, manutenção e recuperação... ...4 fases: iniciação, extensão, manutenção e recuperação...

1754 ...espécies reactivas do oxigénio, liberadas pelos leucócitos... ...espécies reactivas do oxigénio e mediadores inflamatórios,libertados pelos leucócitos...

1756 ...a HTA maligna pode ser causada pela IRA... ...a HTA maligna pode originar IRA...1756 ...em geral, homens entre a 2.ª e 4.ª décadas de vida... ...tipicamente, homens entre os 20s-40s anos... quadro 273.21756 ...2 picos: entre a 2.ª e 3.ª décadas e entre a 5.ª e 6.ª

décadas......2 picos: entre 20s-30s e 50s-60s anos... quadro 273.2

1758 ...a eosinofilúria (...) nos casos de nefrite intersticial alérgicainduzida por fármacos...

...a eosinofilúria (...) nos casos de nefrite intersticial alérgicainduzida por antibióticos

1758 ...a FE Na relaciona-se com a razão entre a depuração desódio e a de creatinina...

...a FE Na relaciona a depuração de sódio e a de creatinina...

1758 ...encarceramento do ureter (p. ex. fibrose ou neoplasiaretroperitoneal)...

...encarceramento do ureter (p. ex. fibrose retroperitoneal ouneoplasia)...

1758 ...radiografias simples de abdómen e TC helicoidalcontrastada...

...radiografias simples de abdómen e TC helicoidal semcontraste (unenhanced)...

1759 ...ou as perdas não forem corrigidas adequadamente comsoluções salinas...

...ou as perdas forem corrigidas desadequadamente comsoluções salinas...

1759 ...a teofilina e aminofilina (...) também são potencialmenteeficazes quando administradas pouco antes da injecção dosconstrastes...

...a teofilina e aminofilina (...) oferecem a vantagem potencialde uso imediatamente antes da infusão de contraste...

1759 ...ajustada de acordo com a posição dos líquidos... ...ajustada de acordo com a composição dos líquidos...1786 ...que pode ser insuficientemente grave a ponto de aparecer

GNRP... ...que pode ser suficientemente grave a ponto de aparecerGNRP...

Último parágrafo

1788 …mulheres em suas sétima e oitava décadas... …mulheres em suas sexta e sétima décadas... Último parágrafo1789 …hematúria microscópica sintomática observada mais

frequentemente em adultos……hematúria microscópica assintomática observada maisfrequentemente em adultos…

2.º parágrafo

Page 51: Errata Harrison 17th 2

1800 A maioria dos pacientes com DCMR2 e com a nefropatiahiperuricémica juvenil familiar relacionada geneticamentetambém apresenta hiperuricemia e gota de início precoce.

A maioria dos pacientes com DCMR2 e com a nefropatiahiperuricémica juvenil familiar relacionada geneticamentetambém apresenta hiperuricemia grave e gota de inícioprecoce.

1800 O alopurinol está indicado para os pacientes que têm gota esua utilização parece ser razoável quando há hiperuricemiaassintomática, embora não haja evidência de que ele possaevitar a insuficiência renal progressiva dos pacientes que têmDCMR2.

O alopurinol está indicado para os pacientes que têm gota e asua utilização faz sentido para aqueles com hiperuricemiapressintomática, embora não haja evidência de que possaevitar a insuficiência renal progressiva dos pacientes que têmDCMR2.

1800 Os cistos podem ser volumosos e numerosos e, em algunscasos, causam DRT e um quadro clínico que pode serconfundido com DRPAD, principalmente se houver outrasmanifestações sistémicas de ET.

Os cistos podem ser volumosos e numerosos e, em algunscasos, causam DRT e um quadro clínico que pode serconfundido com DRPAD, principalmente se as outrasmanifestações sistémicas de ET forem poucas.

1801 A bartina também está expressa na orelha interna e éresponsável pela surdez invariavelmente associada àsíndrome de Bartter tipo 4.

A bartina também está expressa no ouvido interno e éresponsável pela surdez invariavelmente associada àsíndrome de Bartter tipo 4.

1801 A síndrome de Gitelman é causada por mutações do co-transportador de NA-Cl sensível aos tiazídicos (NCCT), queestá presente no SAE.

A síndrome de Gitelman é causada por mutações do co-transportador de NA-Cl sensível aos tiazídicos (NCCT), queestá presente no TCD.

1801 Nessa síndrome, as anormalidades do NCCT dificultam areabsorção do sódio e do cloreto no SAE (Fig. 278.3) e,desse modo, são semelhantes aos efeitos dos diuréticostiazídicos.

Nessa síndrome, as anormalidades do NCCT dificultam areabsorção do sódio e do cloreto no TCD (Fig. 278.3) e,desse modo, são semelhantes aos efeitos dos diuréticostiazídicos.

1801 Em alguns pacientes que tinham mutações autossómicasdominantes com activação da função do receptor sensível aocálcio extracelular (CaSR), havia um fenótipo semelhante aoda síndrome de Bartter (tipo 5) com hipocalcemia associada.

Foi descrito um fenótipo Bartter like (tipo 5), comhipocalcemia associada, em alguns doentes commutações autossómicas dominantes com activação dafunção do receptor sensível ao cálcio extracelular (CaSR).

1801 A activação sub-regulada desse receptor acoplado àsproteínas G inibe a reabsorção do sódio no SAE.

A activação desregulada deste receptor acoplado à proteínaG inibe a reabsorção de sódio na SAE.

1801 O hiperaldosteronismo secundário, somado a um aumento dofluxo distal e a perda de sódio, estimula a reabsorçãoaumentada deste último ião nos túbulos colectores por meiodo canal de sódio epitelial (ENaC).

O consequente hiperaldosteronismo , somado a umaumento do fluxo distal e da carga de sódio, estimula areabsorção aumentada de sódio nos túbulos colectoresatravés do canal de sódio epitelial (ENaC).

Page 52: Errata Harrison 17th 2

1802 Quadro 278.2Síndrome de Gitelman:

Anormalidades extra-renais - Aumento das secreções e deinfecções pulmonares. Pseudo-hipoaldesteronismo Tipo I: Anormalidades extra-renais -"nenhuma"

Quadro 278.2Síndrome de Gitelman:

Anormalidades extra-renais - "nenhuma"Pseudo-hipoaldesteronismo Tipo I: Anormalidades

extra-renais - Aumento das secreções e de infecçõespulmonares.

1804 A síndrome de Liddle assemelha-se a um estado dehiperaldosteronismo com hipertensão grave de inícioprecoce, geralmente acompanhada de hipopotassemia ealcalose metabólica, mas sem elevações dos níveisplasmáticos de aldosterona e da actividade da reninaplasmática.

A síndrome de Liddle assemelha-se a um estado dehiperaldosteronismo com hipertensão grave de inícioprecoce, geralmente acompanhada de hipocaliémia ealcalose metabólica, mas com níveis plasmáticos dealdosterona e renina baixos.

1804 As mutações deleccionais do domínio intracelular dasubunidade β ou γ do ENaC (Quadro 278.2) impedem areciclagem a partir da membrana apical e resultam naincapacidade de sub-regular o número de canais, apesar daconcentração intracelular alta do sódio.

As mutações deleccionais do domínio intracelular dasubunidade β ou γ do ENaC (Quadro 278.2) impedem areciclagem a partir da membrana apical e resultam naincapacidade de downregulate o número de canais, apesarda concentração intracelular alta do sódio.

1804 Os diuréticos tiazídicos e a restrição de sal podem reduzir odébito urinário induzindo um estado de discreta redução dovolume e, dessa forma, estimulando o aumento dareabsorção proximal de líquido isotónico e inibindo aformação de água livre.

Os diuréticos tiazídicos e a restrição de sal podem reduzir odébito urinário ao induzirem um estado de discreta reduçãodo volume e, dessa forma, estimulando o aumento dareabsorção proximal de líquido isotónico e inibindo aformação de água livre.

1831 carbohidratos e ácidos graxos cadeia curta carbohidratos não digeridos e ácidos graxos de cadeia curta

1831 As características motoras colónicas processam-se emvárias direcções

As características motoras colónicas processam-se nos 2sentidos (anterógrado e retrógrado).

1834 ..equimoses surgem como pancreatite… …equimoses surgem com pancreatite...1855 "Os distúrbios ácido-pépticos são muito comuns nos EUA, e 4

milhões de indivíduos (casos novos e recidivas) sãoacometidos todo ano."

"Os distúrbios ácido-pépticos são muito comuns nos EUA, e 4milhões de indivíduos (casos novos e recidivas) sãoacometidos por ano."

1855 "Cerca de 75% das glândulas gástricas são encontradasdentro da mucosa oxíntica e contém células mucosas docólon, parietais, principais, endócrinas e enterocromafins(Fig.287.1)."

" (!) 75% das glândulas gástricas são encontradas dentro damucosa oxíntica e contém células mucosas do colo,parietais, principais, endócrinas e enterocromafins(Fig.287.1)."

Page 53: Errata Harrison 17th 2

1856 "Um sistema biológico altamente complexo entra emfuncionamento para proporcionar defesa contra uma possívellesão mucosa e para reparar qualquer lesão que possa terocorrido."

"Um sistema biológico altamente complexo entra emfuncionamento para proporcionar defesa contra uma possívellesão mucosa e para reparar qualquer lesão que possaocorrer."

1856 "O gel mucoso funciona como uma camada hídrica imóvelque dificulta a difusão de íons e moléculas, tais como apepsina."

"O gel mucoso funciona como uma camada hídrica imóvelque impede a difusão de íons e moléculas, tais como apepsina."

1856 "Tanto EGF quanto o factor de crescimento do endotéliovascular (VEGC) são importantes na regulação daangiogênese na mucosa gástrica."

"Tanto FGF quanto o factor de crescimento do endotéliovascular (VEGF) são importantes na regulação daangiogênese na mucosa gástrica."

1856 "A mucosa gástrica contém altos níveis de prostaglandinasque regulam a liberação de muco e bicarbonato pela mucosa,inibem a secreção das células parietais e são importantes namanutenção do fluxo sanguíneo mucoso e na restituição(recomposição) das células epiteliais."

"A mucosa gástrica contém altos níveis de prostaglandinasque regulam a liberação de muco e bicarbonato pela mucosa,inibem a secreção das células parietais e são importantes namanutenção do fluxo sanguíneo mucoso e na restituição (!) das células epiteliais."

1857 "O hormônio gastrintestinal somatostatina é liberado pelascélulas endócrinas existentes na mucosa gástrica (células G)em resposta ao HCl."

"O hormônio gastrintestinal somatostatina é liberado pelascélulas endócrinas existentes na mucosa gástrica (células D)em resposta ao HCl."

1857 "As células parietais também exprimem receptores para osligantes que inibem a produção ácida (prostaglandinas,somatostatinas, FCF)."

"As células parietais também exprimem receptores para osligantes que inibem a produção ácida (prostaglandinas,somatostatinas, EGF)."

1857 "A célula parietal é encontrada principalmente no fundogástrico, sintetiza e secreta pepsinogénio, o precursor inativoda enzima proteolítica pepsina."

"A célula principal é encontrada principalmente no fundogástrico, sintetiza e secreta pepsinogénio, o precursor inativoda enzima proteolítica pepsina."

1858 "Todo o genoma do H.pylori já foi sequenciado, mas aindanão foi esclarecido como esse organismo, que se fixa noestômago, acarreta ulceração no duodeno, nem se a suaerradicação resultará em diminuição no câncer gástrico."

"Todo o genoma do H.pylori já foi sequenciado, mas aindanão foi esclarecido como esse organismo, que reside noestômago, acarreta ulceração no duodeno, nem se a suaerradicação resultará em diminuição no câncer gástrico."

1858 "O risco de infecção por H.pylori está diminuindo nos paísesem desenvolvimento e a taxa de infecção nos EUA caiu emcerca de 50% em comparação com 30 anos atrás."

"O risco de infecção por H.pylori está diminuindo nos paísesem desenvolvimento e a taxa de infecção nos EUA caiu emmais de 50% em comparação com 30 anos atrás."

Page 54: Errata Harrison 17th 2

1859 "O espectro de morbilidades induzidas pelos AINE variam denáuseas e dispepsia (com prevalência relatada de até 50 a60%),.."

"O espectro de morbilidades induzidas pelos AINE variam denáuseas e dispepsia (com prevalência relatada superior 50 a60%),.."

1860 "A interação entre H.pylori e a patogenia da DUP é complexa." "A interação entre H.pylori e AINE na patogenia da DUP écomplexa."

1861 "A dor que desperta o paciente enquanto dorme (entre a meianoite e as 3h da madrugada) é o sintoma mais distintivo,presente em até 66% dos pacientes com UD.Lamentavelmente, esse sintoma está presente também em33% dos pacientes com DSU."

"A dor que desperta o paciente enquanto dorme (entre a meianoite e as 3h da madrugada) é o sintoma mais distintivo,presente em dois terços dos pacientes com UD.Lamentavelmente, esse sintoma está presente também emum terço dos pacientes com DSU."

1883 «…A intolerancia à lactose como resultado da remoção damucosa que contém lactase assim como de hipersecreçãogástrica não contribuirá para a diarreia.»

«…A intolerancia à lactose como resultado da remoção damucosa que contém lactase assim como de hipersecreçãogástrica também contribuirá para a diarreia.»

1978 Quando o gradiente entre o nível sérico de albumina e o nívelde albumina no líquido ascitico é > 1,2g/dL, então a causa daascite é mais provavelmente devida à HT portal.

Quando o gradiente entre o nível sérico de albumina e o nívelde albumina no líquido ascitico é > 1,1g/dL, então a causada ascite é mais provavelmente devida à HT portal.

1981 Quadro 303.1: Hemocromatose hereditária Não relacionadacom HFE :

Quadro 303.1: Hemocromatose hereditária Não relacionadacom HFE :

1981 HH Juvenil HH Juvenil : (2 subtipos )1981 HUV - Hemojuvelina (tipo 2a) HUV - Hemojuvelina (tipo 2a)1981 HAMP - hepcidina( tipo 2b) HAMP - hepcidina( tipo 2b)19811981 2ª coluna: se a ferritina for >100 ug/L se a ferritina for >1000 ug/L1981 tratamento hemocromatose heriditária: parentes de primeiro

grau com saturação...parentes de primeiro grau : saturação de transferrina,ferritina, testes genéticos

1981 D. Wilson: nível reduzido de ceruloplasmina, maior que aexcreção urinária

nível reduzido de ceruloplasmina, maior excreção urinária,..

1989 alguns centros estão avaliando os esquemas que forammodificadaos para a administração menos frequente ou paraa administração intravascular no periodo pos-transplantetardio."

alguns centros estão avaliando os esquemas que forammodificados para a administração menos frequente ou para aadministração intramuscular no periodo pos-transplantetardio."

Page 55: Errata Harrison 17th 2

1990 "os estudos histológicos documentam a presença de hepatitecrónica de moderada a grave em mais de 50% de todos ospacientes e fibrose ou necrose coalescente em cerca de 10%"

"os estudos histológicos documentam a presença de hepatitecrónica de moderada a grave em mais de 50% de todos ospacientes e fibrose ou necrose em pontes (bridging) emcerca de 10%"

1991 bomba de exportação dos fosfolipideos (MDD3) bomba de exportação dos fosfolipideos (MDR3)1992 deslocamento posterior da vesicula biliar e vesicular flutuante. deslocamento posterior da vesícula biliar e vesicula flutuante.

1993 A mucina e certas glicoproteinas da mucina principalmente asimunoglobulinas parecem ser factores de pro-coagulação

A mucina e certas glicoproteinas não-mucina principalmenteas imunoglobulinas parecem ser factores de pro-coagulação

1995 o sintoma mais especifico e caracteristico da doençavesicular e a cólica biliar, uma dor constante e o mais dasvezes duradoura.

o sintoma mais especifico e caracteristico da doençavesicular é a cólica biliar, uma dor constante e o mais dasvezes duradoura.

1995 Um estudo de pacientes predominantemente do sexomasculino com cálculos biliares sugere que o riscocumulativo para o surgimento de sintomas ou decomplicações é relativamente baixo.

Um estudo de pacientes predominantemente do sexomasculino com cálculos biliares silenciosos sugere que orisco cumulativo para o surgimento de sintomas ou decomplicações é relativamente baixo.

1995 "(3) presença de condição subjacente que predisponmha opaciente a maior risco de complicações devidas aos cálculosbiliares (por exemplo vesicula biliar calcificada ou deporcelana e/ou um ataque prévio de colecistite aguda nãoobstatnte o actual estado assintomático).

"(3) presença de condição subjacente que predisponha opaciente a maior risco de complicações devidas aos cálculosbiliares (por exemplo vesicula biliar calcificada ou deporcelana e/ou um ataque prévio de colecistite aguda nãoobstante o actual estado sintomático).

2013 Esse grupo de pesquisadores relatou também que umasegunda forma de pancreatite cronica hereditária tende amanifestar-se em um período subsequente, evidencia certapredominância feminina e evolui com frequência parapancreatite crônica.

Esse grupo de investigadores também descreveu umasegunda forma hereditária de pancreatite crónica que temmanifestação inicial mais tardia e predominância feminina eque conduz frequentemente a pancreatite cronica.

2013 Quadro 307.5: Manifestação com icterícia obstrutiva; Apresentação inicial com icterícia obstrutiva2013 Quadro 307.5: Pode ocorrer com outras doenças auto-

imunes, tais como síndrome de Sjogren, CEP, RCU, artitereumatóide

Pode ocorrer com outras doenças auto-imunes, tais comosíndrome de Sjogren, colangite esclorosante primária,colite ulcerosa, artite reumatóide

2014 A tolerância à glicose é prejudicada na maioria dos pacientes,porém a cetoacidose diabética e o coma são incomuns.

Embora a maioria dos doentes tenha diminuição da tolerânciaà glicose, a cetoacidose diabética e o coma são raros.

Page 56: Errata Harrison 17th 2

2014 O tratamento da esteatorréia com enzimas pancreáticas ébastante simples apesar de sua correção completa serincomum.

O tratamento da esteatorreia com enzimas pancreáticas éindicado, apesar da sua correção completa ser incomum.

2014 Assim, as enzimas pancreáticas, provenientesessencialmente de fontes porcinas, constituem o esteio daterapia pancreática.

Assim, as enzimas pancreáticas, provenientesessencialmente de fontes porcinas, constituem a base daterapia pancreática.

2016 quadro 307.8: Viokase quadro 307.8: Viokase 162135 Outros estudos apoiam a possibilidade de micobactérias

ativas, apesar de ainda não terem sido confirmados porestudos duplo-cegos com controles adequados.

Outros estudos apoiam a possibilidade de micobactériasatípicas, apesar de ainda não terem sido confirmados porestudos duplo-cegos com controles adequados.

2135 Incidência e Permanência Incidência e Prevalência2137 A difusão do dióxido de carbono (DLCO) constitui o teste

mais sensível para uma doença pulmonar intersticial.A difusão do monóxido de carbono (DLCO) constitui o testemais sensível para uma doença pulmonar intersticial.

2137 É mais comum em mulheres e em certos gruposdemográficos autodescritos, incluindo caucasianos e porto-riquenhos.

O eritema nodoso é mais comum em mulheres e em certosgrupos demográficos autodescritos, incluindo caucasianos eporto-riquenhos.

2138 Sintomas como fotofobia, visão embotada... Sintomas como fotofobia, visão enevoada...2139 Certas áreas do sistema nervoso são afectadas mais

comummente na neurossarcoidose, tais como oacometimento dos nervos cranianos, a meningite, amielopatia….

Certas áreas do sistema nervoso são afectadas maiscomummente na neurossarcoidose, tais como oacometimento dos nervos cranianos, a meningite basilar, amielopatia….

2139 A doença cardíaca manifesta-se habitualmente comoinsuficiência cardíaca congestiva ou arritmias cardíacas,ambas as manifestações resultando da infiltração do músculocardíaco ou por granulomas.

A doença cardíaca manifesta-se habitualmente comoinsuficiência cardíaca congestiva ou arritmias cardíacas,ambas as manifestações resultando da infiltração do músculocardíaco por granulomas.

2139 No entanto, uma adenopatia com > 2cm no eixo mais curto... No entanto, uma adenopatia com > 2cm no eixo curto...

2140 Existem várias causas para uma elevação ligeira da ACE,como o diabetes, porém elevações de mais de 50% do limitesuperior do normal são observadas apenas em umas poucascondições, como a sarcoidose, hanseníase….

Existem várias causas para uma elevação ligeira da ACE,como o diabetes, porém elevações de mais de 50% do limitesuperior do normal são observadas apenas em umas poucascondições, como a sarcoidose, lepra….

2141 A aminociclina também pode ser útil na sarcoidose cutânea. A minociclina também pode ser útil na sarcoidose cutânea.

Page 57: Errata Harrison 17th 2

2141 O agente citotóxico usado mais extensamente é ometotrexato….

O agente citotóxico mais extensamente estudado é ometotrexato….

2141 A posologia máxima do medicamento também pode serdiferente, pois o etanercept é administrado por viasubcutânea….

A dose máxima atingida do medicamento também pode serdiferente, pois o etanercept é administrado por viasubcutânea….

2143 Os grandes derrames estéreis ricos em neutrófilos sãofrequentes, com eritema ou calor proporcional. (no parágrafoque se inicia com "A artrite da FFM é mais frequente…")

Os grandes derrames estéreis ricos em neutrófilos sãofrequentes, sem eritema ou calor proporcional.

2144 Além dos ataques peritoniais, neurais e sinoviaissemelhantes à FFM, os pacientes com TRAPS exibem comfrequência inflamação ocular (na maioria das vezes,conjuntivite e /ou edema periorbital) e pode estar presenteuma mialgia migratória distintiva com eritema dolorososuprajacente. ( no parágrafo da Síndrome PeriódicaAssociada ao Receptor do TNF)

Além dos ataques peritoniais, pleurais e sinoviaissemelhantes à FFM, os pacientes com TRAPS exibem comfrequência inflamação ocular (na maioria das vezes,conjuntivite e /ou edema periorbital) e pode estar presenteuma mialgia migratória distintiva com eritema dolorososuprajacente.

2144 A NOMID é a mais grave dos três distúrbios, com meningiteséptica crónica, artropatia característica e erupção cutânea.(no parágrafo das criopirinopatias)

A NOMID é a mais grave dos três distúrbios, com meningiteasséptica crónica, artropatia característica e erupçãocutânea.

2144 Como a proteína FFM, a pirina, ou criopirina, possui umdomínio N-terminal PIRIN. (no parágrafo das criopirinopatias)

Como a proteína FFM, pirina, a criopirina possui umdomínio N-terminal PIRIN.

2347 A cromogranina A é utilizada agora mais extensamente.(segundo parágrafo)

A cromogranina A é actualmente o mais usado.

2347 Embora raramente, produzem uma síndrome clínicadecorrente dos produtos secretados. (quarto parágrafo)

Eles raramente produzem uma síndrome clínica decorrentedos produtos secretados.

2347 Os carcinóides do intestino posterior (reto, cólons transversoe descendente) são argentafim-negativos, na maioria dasvezes argirofílicos, raramente contêm 5HT ou causam asíndrome carcinóide. (quarto parágrafo)

Os carcinóides do intestino posterior (reto, cólons transversoe descendente) são argentafim-negativos, muitas vezes sãoargirofílicos, raramente contêm 5HT ou causam a síndromecarcinóide.

2420 "enquanto 10% dos parentes" (ultimo parágrafo da coluna dadireita)

"enquanto menos de 10% dos parentes"

2424 "A maioria, se não todos" (4º parágrafo coluna da esquerda) "A maioria, mas não todos"