ermelino 171

8
Com a chegada das altas temperaturas, o PET (Parque Ecológico do Tietê) disponibiliza para seus usuários piscina de uso gratuito. O complexo aquático, localizado no núcleo En- genheiro Goulart, é composto por três piscinas (adulto, juvenil e infantil), que funcionam de sexta a domingo e feriados, das 10 às 16 ho- ras. Interessados em utilizar o serviço ofereci- do pelo DAEE, que administra o PET, devem apresentar exame médico e realizar cadastro prévio. Hidroginástica: além do uso das pisci- nas para lazer, o núcleo ainda oferece aulas de hidroginástica às quartas e sextas-feiras, a partir das 8h30. A atividade é acompanhada de perto pelo professor Ronaldo Natal... Venha aproveitar as piscinas do Parque Ecológico do Tiête Governador sanciona leis para valorização da Polícia Militar O governador Geraldo Alckmin sancionou nesta quinta-feira, 19, quatro importantes projetos para valorização da Polícia Militar. O primeiro cria 5.000 cargos de oficiais administrativos, que substitui- rão gradativamente soldados temporários ao fim de seus contratos. Com as nomeações, policiais que atuam nas ruas não precisarão ser remanejados para as funções administrativas. Governador cumprimenta policiais durante a cerimônia, no Palácio dos Bandeirantes FOTO: EDSON LOPES JR. Natal dos campeões Aricanduva promove interação com o público Conselho da Cidade debaterá táxis nos corredores e ampliação da área de rodízio em janeiro [email protected] - Tel. 2031-2364 2 A QUINZENA DE DEZEMBRO DE 2013 ANO IX - NÚMERO 171 Distribuição Gratuita www.aconteceleste.com.br PÁG. 4 PÁG. 3 PÁG. 2 PÁG. 7 PÁG. 2 O descaso com a USP Leste A cada dia que abrimos os jornais, nos deparamos com notícias cada vez pio- res e mais tristes sobre a USP e, em especial, a USP Leste. No campus da Zona Oeste, a estudante Bruna Lima, de apenas 19 anos, perdeu a vida após cair num fosso de três metros em um prédio cujas obras estavam abandonadas. Na USP Leste, acumu- lam-se problemas. Há meses, está pendente a resolução sobre a conta- minação do solo por gás metano, situação que põe em risco a saúde tanto daqueles que frequentam a universidade, quanto da população do entorno, além dos males ambientais que pode causar. No dia 9, a USP foi notificada pelo Ministério Público Estadu- al que determinou... PÁG. 4 Prefeitura lança edital para a criação de 85 novos Pontos de Cultura Parceria entre a Secretaria Municipal da Cultura e o Ministério da Cultura investirá mais de 15 milhões em organizações da socieda- de civil que atuam em regiões onde a oferta de equipamentos e programas culturais são insuficientes ou inexistentes PÁG. 8

Upload: brunoebalto

Post on 21-Jun-2015

158 views

Category:

Documents


27 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ermelino 171

Com a chegada das altas temperaturas, o PET (Parque Ecológico do Tietê) disponibiliza para seus usuários piscina de uso gratuito. O complexo aquático, localizado no núcleo En-genheiro Goulart, é composto por três piscinas (adulto, juvenil e infantil), que funcionam de sexta a domingo e feriados, das 10 às 16 ho-ras. Interessados em utilizar o serviço ofereci-do pelo DAEE, que administra o PET, devem apresentar exame médico e realizar cadastro prévio. Hidroginástica: além do uso das pisci-nas para lazer, o núcleo ainda oferece aulas de hidroginástica às quartas e sextas-feiras, a partir das 8h30. A atividade é acompanhada de perto pelo professor Ronaldo Natal...

Venha aproveitar as piscinas do Parque Ecológico do Tiête

Governador sanciona leis para valorização da Polícia Militar

O governador Geraldo Alckmin sancionou nesta quinta-feira, 19, quatro importantes projetos para valorização da Polícia Militar. O primeiro cria 5.000 cargos de oficiais administrativos, que substitui-rão gradativamente soldados temporários ao fim de seus contratos. Com as nomeações, policiais que atuam nas ruas não precisarão ser remanejados para as funções administrativas.

Governador cumprimenta policiais durante a cerimônia, no Palácio dos Bandeirantes

fOTO

: ED

sON

LO

PEs

JR.

Natal dos campeões Aricanduva promove interação com o público

Conselho da Cidade debaterátáxis nos corredores e ampliação

da área de rodízio em janeiro

[email protected] - Tel. 2031-2364 2A quiNzENA dE dEzEMBRo dE 2013ANo iX - NúMERo 171

Distribuição Gratuita

www.aconteceleste.com.br

PÁG. 4 PÁG. 3

PÁG. 2

PÁG. 7

PÁG. 2

o descaso com a uSP LesteA cada dia que abrimos

os jornais, nos deparamos com notícias cada vez pio-res e mais tristes sobre a USP e, em especial, a USP Leste. No campus da Zona Oeste, a estudante Bruna Lima, de apenas 19 anos, perdeu a vida após cair num fosso de três metros em um prédio cujas obras estavam abandonadas.

Na USP Leste, acumu-lam-se problemas. Há meses, está pendente a resolução sobre a conta-minação do solo por gás metano, situação que põe em risco a saúde tanto daqueles que frequentam a universidade, quanto da população do entorno, além dos males ambientais que pode causar. No dia 9, a USP foi notificada pelo Ministério Público Estadu-al que determinou... PÁG. 4

Prefeitura lança edital para a criação de 85 novos Pontos de Cultura

Parceria entre a Secretaria Municipal da Cultura e o Ministério da Cultura investirá mais de 15 milhões em organizações da socieda-de civil que atuam em regiões onde a oferta de equipamentos e

programas culturais são insuficientes ou inexistentes

PÁG. 8

Page 2: Ermelino 171

2a quinz. de dezeMBRO de 2013PáG 2

A Prefeitura reunirá o Conselho da Cidade e o Con-selho Municipal de Transpor-tes em janeiro para debater dois estudos recentemente concluídos sobre a circulação dos táxis nos corredores e faixas de ônibus e a amplia-ção da área de rodízio na capital. “Nosso objetivo é abrir os dados, não omitir da população as informa-ções, para que a sociedade nos ajude a tomar a melhor decisão. Tanto em relação às artérias, envolvendo a questão do rodízio, quanto a questão dos táxis nas faixas e corredores de ônibus”, disse o prefeito fernando Ha-ddad, durante visita à região do Jabaquara, na zona sul.

Atualmente, apenas os taxistas com passageiro têm permissão para circular nos corredores de ônibus da cidade. “Nós não vamos tomar nenhuma decisão para lá ou para cá, ou para incluir ou para excluir (os taxistas) dos corredores, sem ouvir a sociedade. Essa decisão vai ser depois de um amplo debate. E quem vai julgar a conveniência é a população afetada. Nós não vamos tomar uma decisão por portaria, decreto, sem antes ouvir o Conselho da Cidade, o Conselho Munici-pal de Transporte e outros especialistas que queiram participar da discussão”, afirmou Haddad.

Os debates integram uma série de medidas que estão sendo tomadas pela Prefei-tura este ano para melhorar o transporte público em são Paulo. faixas exclusiva e cor-redores de ônibus estão sen-do instalados para aumentar o fluxo dos ônibus - a velo-

Pronto, chegou o período das confraternizações de final de ano das empresas, hora de se reunir com os colegas fora do ambiente de trabalho, en-contrar e/ou conhecer pessoas de outros departamentos e até estreitar os laços de networking. Essas ocasiões são especiais porque chefes, gerentes e demais funcioná-rios compartilham a mesma comida, bebida e ambiente de diversão. E é exatamente aí que mora o perigo.

O que é certo partici-par: entrar no clima, com bilhetes divertidos e de bom gosto. É bacana participar da brincadeira, descobrindo o que o colega da empresa gostaria de ganhar. Esse tipo de confraternização aproxi-ma as pessoas. Os bilhetes e as brincadeiras devem ser de bom gosto.

Comer e beber mode-radamente tudo o que lhe for servido: é muito feio ser esganado. Claro que não é pecado beber o que esta lá, afinal a empre-sa está oferecendo bebidas alcoólicas, você não vai ser julgado por beber, mas não pode exagerar.

Socializar com pessoas de outros departamen-

Além de utilizar temáti-cas encantadoras e inusita-das em suas decorações na-talinas, o Centro Comercial Aricanduva também busca promover a interação com o público que visita o local nesse período. No “Natal dos Campeões”, mais de 400 mil microlâmpadas dão um colo-rido especial aos ambientes, que ainda contam com mais de 20 mil enfeites temáticos e tradicionais, além de 80 árvores e 300 guirlandas.

Bonecos Animatrôni-cos estão espalhados em espaços pré-determinados atribuindo movimento e in-teratividade, o que encanta a todos que passam pelo local. Nesse contexto, desta-que para o urso falante. Os visitantes também podem se divertir em espaços reser-vados para fotos.

Os países que foram ven-cedores dos campeonatos mundiais de futebol - Uru-guai, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Argentina, fran-ça, Itália e Brasil – estão re-presentados em ambientes cheios de divertidas referên-cias aos monumentos mais famosos de cada um deles.

Na decoração externa,

Natal dos campeões Aricanduva promove interação com o público

uma bola iluminada com 5,5 metros de altura, Papais Noéis com as bandeiras dos países campeões, imagens de trenós, presentes, ícones do esporte e ilustrações dos países são um convite para entrar no clima desse Natal especial.

Para garantir aos clientes compras de natal com mais tranquilidade, o Centro Co-mercial Aricanduva amplia o horário de funcionamen-to das 10h às 24h até o dia 23 de dezembro; das 10h às 18h nos dias 24 e 31 do

mesmo mês; e nos dias 25 de dezembro e 1° de janeiro de 2014 das 12h às 22h. Nos feriados a extensão do ho-rário e a abertura das lojas é opcional.

Shopping Aricanduva sorteia carros e Smart TVs. O Centro Comercial Arican-duva realizará no dia 27 de dezembro o último sorteio da promoção "Natal dos Campeões". Serão quatro automóveis GM Tracker LTZ e 25 Smart TVs Full HD Sa-msung 46 polegadas com função futebol.

Conselho da Cidade debaterátáxis nos corredores e ampliação

da área de rodízio em janeiro

cidade média dos coletivos passou de 13,8 Km/h para 20,4 Km/h. Os dados indicam que um deslocamento que, antes era realizado em uma hora, agora é feito em 33 minutos. Além disso, várias linhas de ônibus estão sendo reorganizadas na capital.

Faixas exclusivas: ape-nas neste ano, 291 quilôme-tros de faixas exclusivas para ônibus foram implantados em todas as regiões da cida-de - oito quilômetros foram instalados nesta segunda--feira na zona leste.

Corredores: a Prefeitura de são Paulo firmou na últi-ma sexta-feira (13) contrato para a construção de 94 qui-lômetros de corredores de ônibus da capital. O pacote faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade e garante investimento de R$ 2,2 bi-lhões para as vias exclusivas para o transporte público.

Entre as vias que serão financiadas com os recur-sos estão o corredor Capão Redondo-Campo Limpo-Vila sônia, M’Boi Mirim-Estrada da Baronesa, M’Boi Mirim--santo Amaro com o acesso ao terminal, dois trechos do Leste-Itaquera e três trechos do Radial Leste. O contrato

inclui ainda as obras do Corredor Berrini e do Ari-canduva.

Reorganização das li-nhas: para tornar o sistema de transporte mais eficiente, a Prefeitura já acionou um projeto de reorganização das linhas de ônibus na cidade. A idéia é de que o sistema seja reorganizado com linhas mais curtas, feitas por permissionários (microô-nibus) e com intervalos mais curtos para fazer o transpor-te dos bairros periféricos, integrando em terminais com linhas que trafegam em grandes eixos estrutu-rais, com veículos maiores de grande capacidade, nos corredores exclusivos. No fim de outubro, a sPTrans reorganizou 45 linhas na zona leste da capital.

Rodízio: o rodízio de ve-ículo abrange, atualmente, uma área de 150 quilôme-tros quadrados. De acor-do com estudo elaborado pelo técnicos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), mais 240 quilômetros de áreas lineares seriam in-cluídos na restrição. Incluin-do algumas vias importantes da cidade, como as aveni-das Aricanduva, Jorge João saad, Brás Leme e Interlagos.

Festa da empresa: veja o que pode e o que não pode

tos: é uma ótima oportuni-dade de fazer networking e de criar vínculos com pessoal que você não conhecia. Isso pode até facilitar a resolução de problemas profissionais que não estejam necessa-riamente ligados à sua área.

Caprichar na produção para a festa: para ir à festa, pode-se maquiar um pouco mais, usar um perfume mais sofisticado, uma camisa ba-cana. Afinal, é uma festa coorporativa e caprichar na produção significa que esta dando importância à festa. E também vai sair da sisudez do dia a dia e do ambiente de trabalho, mas não pode errar na mão.”

O que pode queimar seu filme: beber além do

seu limite “sim, a bebida alcoólica pode estar até liberada, mas em hipótese alguma deve-se ultrapassar a marca do bom senso. E imagine se vários passarem do limite... Pior que aguen-tar um chato bêbado é aguentar dois ou mais... E os comentários e as gozações vão ficar para sempre.”

Se isolar com sua tur-ma e aproveitar o tempo para falar mal de todos os presentes: aproveite o momento para conhecer gente nova, impressionar positivamente as pessoas de outros departamentos com uma conversa inteligente. Não é hora de fofoca, mas de se socializar, interagir, sair do gueto.”

TiRagem deSTa ediçãO 25.000 exemplaReS

CiRCulaçãO: eRmelinO maTaRazzO, pOnTe RaSa, Vila CiSpeR, Vila uniãO, a.e CaRValHO, JaRdim pedRO nuneS,

guaRulHOS, penHa e Cangaiba

Diretor Geral: Geraldo Malta

Diretor de Redação: Divaldo Rosa - MTb: 42448

As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade dos colaboradores e não representam, necessariamente, a opinião do Jornal. Os nomes dos diretores, colaboradores e representantes comerciais não mantém vínculo empregatício com a empresa.

REdAÇÃo/PuBLiCidAdE: 2031-2364 / 2513-0928

Revisora: Suseli Corumba dos Santos

Diretor de Arte: Sergio Avante

Avenida dos Guachos, 166 - Cep: 08030-360 - São Paulo – SP - [email protected]

O jornal de Ermelino & Ponte Rasa é Filiado à

AJORLESTEAssociação dos Jornais da Zona Leste

Acontece Agora Empresa Jornalística Ltda. CNPJ: 03.115.443/0001-16

Jornalista: Silmara Galvão

Depto. Jurídico: Agilson M. Oliveira

Page 3: Ermelino 171

2a quinz. de dezeMBRO de 2013PáG 3

Com a chegada das altas temperaturas, o PET (Parque Ecológico do Tietê) dispo-nibiliza para seus usuários piscina de uso gratuito. O complexo aquático, locali-zado no núcleo Engenheiro Goulart, é composto por três piscinas (adulto, juvenil e infantil), que funcionam de sexta a domingo e feriados, das 10 às 16 horas.

Interessados em utilizar o serviço oferecido pelo DAEE, que administra o PET, devem apresentar exame médico e realizar cadastro prévio.

Hidroginástica: além do uso das piscinas para lazer, o núcleo ainda oferece aulas de hidroginástica às quartas e sextas-feiras, a partir das 8h30.

A atividade é acompa-nhada de perto pelo pro-fessor Ronaldo Natal (CREf

Água imprópria para con-sumo e infestação de piolhos de pombo nas salas de aula foram alguns dos problemas encontrados recentemente no campus Ermelino Mata-razzo (UsP Leste) da Univer-sidade de são Paulo. Depois de ser multada por causa da contaminação do solo por gás metano, a unidade teve be-bedouros interditados até o fim de semana - determinado depois que análises feitas pela Companhia de saneamento Básico de são Paulo (sabesp) que presença indevida de bac-térias. As informações são do jornal O Estado de s. Paulo.

A causa do problema foi a falta de limpeza dosreser-vatórios de água, segundo a sabesp, que recomenda higienização pelo menos

Venha aproveitar as piscinas do PETo conjunto aquático é um dos diversos espaços oferecidos pelo parque do dAEE (departamento de águas e Energia Elétrica)

Análises apontaram presença indevida de bactérias e piolhos, além de água imprópria para consumo em bebedouros do campus

020028-G/sP), que orienta os alunos sobre os procedi-mentos corretos durante os

exercícios.Para participar, é neces-

sário ter mais de 16 anos e

uma vez por ano. No campus Leste, a última lavagem foi feita em setembro de 2012. A previsão da administração é de que os bebedouros vol-tem a funcionar na segunda--feira, quando a sabesp deve fazer nova avaliação.

A turbidez da água não é o único problema, porém. Três salas de aula do prédio principal ficarão interdita-das até terça, por causa de infestação de piolhos de pombos, conforme o jornal. Alunos relatam terem sido picados pelos parasitas, e uma das professoras foi diagnosticada com sarna. A assessoria de imprensa da UsP Leste informou que foram pedidas dedetizações periódicas para evitar novos problemas.

comparecer na academia do PET, munido de exame mé-dico, documento com foto e

comprovante de residência para o cadastramento.

Serviços: Horário de

funcionamento do núcleo: 8h às 17h – Entrada gratuita.Estacionamento: 50 vagas no interior, próximo à admi-nistração do parque. Tele-fone: 2958-1477. Endereço: Rua Guira Acangatara, 70. Atividades e equipamentos que precisam ser agendados: Programa de Educação Am-biental, quiosques grandes.

Como chegar: O acesso fica na Av. Dr. Assis Ribeiro, altura do nº 3.000. Indo de carro, entre no km 17 da ro-dovia Ayrton senna, sentido sP/Rio; de Metrô, desem-barque na estação Penha, pegue o ônibus Jardim Ke-ralux e desça na entrada do parque; pelo trem da CPTM, desembarque na estação Engenheiro Goulart, e siga caminhando até à entrada do parque.

infestação de parasitas interdita áreas na uSP Leste após contaminação

Page 4: Ermelino 171

2a quinz. de dezeMBRO de 2013PáG 4

fOTO

s: E

DsO

N L

OPE

s JR

.

Entre janeiro e setembro deste ano, a CET aplicou 277.035 multas a motoris-tas que desrespeitaram a proibição do uso de celular no trânsito. são em média 1.014 notificações por dia, ou 42,2 por hora. A infração é considerada média e rende multa de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira de habi-litação. segundo o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro, é proibido con-duzir veículo “utilizando-se de fones nos ouvidos conec-tados a aparelhagem sonora ou detelefone celular”.

A infração foi a sexta mais frequente na capital paulista até setembro. O excesso de velocidade lidera o ranking, com mais de 2,2 milhões de multas. No perí-odo, foram registradas ao todo mais de 7,2 milhões de multas de trânsito.

Tão perigoso como beber e dirigir: de acordo com José Montal, presiden-te da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), pesquisas revelam que distrações no trânsito, entre elas o uso do celular, representam cerca de 30% das causas dos acidentes de trânsito. “Hoje existe a evi-dência científica de que falar ou passar mensagens escritas

Por Alcides Amazonas, deputado estadual (PCdoB)

A cada dia que abrimos os jornais, nos deparamos com notícias cada vez piores e mais tristes sobre a USP e, em especial, a USP Leste. No campus da Zona Oeste, a estu-dante Bruna Lima, de apenas 19 anos, perdeu a vida após cair num fosso de três metros em um prédio cujas obras estavam abandonadas.

Na USP Leste, acumulam--se problemas. Há meses, está pendente a resolução sobre a contaminação do solo por gás metano, situação que põe em risco a saúde tanto daqueles que frequentam a universi-dade, quanto da população do entorno, além dos males ambientais que pode causar. No dia 9, a USP foi notificada pelo Ministério Público Estadu-al que determinou a suspensão das aulas e das obras de am-pliação no prazode até 30 dias.

Agora, vem a público uma notícia que fica entre o alar-mante e o constrangedor: o campus Leste de uma das mais importantes universidades da América Latina teve um surto de piolhos de pombos, o que foi percebido depois que alunos e professores vi-ram pequenos ácaros em seus corpos. Uma professora foi diagnosticada com escabio-se, popularmente conhecida como sarna. Como se não bastasse esse absurdo, a água local está imprópria para o consumo. Pelo “conjunto da obra”, a universidade resol-veu suspender as aulas até o começo de janeiro.

Mas não é só. Em diver-sos momentos, o reitor João Grandino Rodas foi chamado a esclarecer a situação da USP, então denunciada por alunos e professores pela falta de democracia interna. Greves e manifestações foram feitas a fim de garantir eleições diretas para reitor. Apesar de convocado ao menos duas vezes pela AssembleiaLegisla-tiva para prestar contas sobre seu trabalho, uma obrigação de qualquer gestor público,

Rodas não compareceu. As-sim, eu e outros deputados da Comissão de Educação e Cultura, da qual sou suplente, fomos até a reitoria. Mas, não fomos recebidos. Para piorar, o chefe de gabinete – que man-dou dizer que não estava – foi encontrado por nós no prédio da direção, um desrespeito aos deputados que, lembremos, são representantes do povo. Somente há poucos dias, tal-vez temeroso de que sua au-sência contabilizasse mais um ponto negativo em sua sofrível gestão, Rodas esteve na Alesp.

Não por acaso, a USP des-pencou no principal ranking universitário do mundo: da posição 158, foi para a banda entre a 226ª e a 250ª posi-ção. Para uma universidade pública com a tradição e a qualidade da USP, disputada por alunos de todo país, este panorama é vergonhoso. Na Assembleia, tenho cobrado ações efetivas do poder públi-co para resolver os problemas da USP. Inclusive, diante da falta de uma posição mais clara a respeito das responsa-bilidades e encaminhamentos relativos ao problema da contaminação, sugeri uma CPI. Obviamente, a base go-vernista não deixaria uma proposta como esta passar. Ao invés disso, emplaca comissões sem importância para que seja cumprido o limite máximo de CPIs funcionando ao mesmo

o descaso com a uSP Lestetempo, uma r e g r a r e g i -mentalmente estabelecida pela Casa, e assim não seja possível criar comissões in-convenientes ao governo do estado, como a CPI do car-tel envolvendo Metrô e CPTM, cuja aprovação nós, da oposi-ção, buscamos há meses.

D e s t a c o ainda que nos-

sas críticas têm apenas um objetivo: melhorar a quali-dade da USP, principalmente a da Leste que, conforme a realidade vem indicando, está abandonada. Tanto quanto a universidade sediada no Bu-tantã, área nobre da cidade, a USP Leste merece alcançar a excelência já alcançada – e agora posta em risco – pela sua irmã mais velha. A luta pela USP Leste, aliás, se inse-re numa batalha bem maior, pelo desenvolvimento da educação na periferia da cidade. Tenho defendido ações diversas neste sentido: na década de 1990, apoiei a luta pela implantação daE-TEC Zona Leste,na Avenida Águia de Haia, ao invés de um cadeião, como queria o governo, e tenho participado das mobilizações pela im-plantação da Unifesp na Zona Leste, no terreno da Gazzarra, uma reivindicação antiga da comunidade.

O descaso e a prepotência do governo estadual fazem com que o serviço público se deteriore a olhos vistos, deixan-do a população refém de situ-ações descabidas, como estas que assolam a USP. Está mais do que na hora de o governo estadual mudar sua postura. A nós, fica o alento de saber que em 2014 haverá eleições, um momento para que a popu-lação reflita e possa escolher novos rumos para o estado.

Procon-SP orienta estabelecimentos sobre novas normas de segurança

A fundação Procon-sP está de olho em estabeleci-mentos de lazer, cultura e entretenimento na capital e no interior para auxiliar na adequação às novas normas de segurança exigidas pelo

Ministério da Justiça.A portaria prevê que

estes locais sejam obrigados a informar em todo tipo de material de divulgação, e até nos ingressos, a existência e prazo de validade do alvará

de funcionamento do local, do alvará de prevenção e proteção contra incêndios do estabelecimento, além da capacidade de público também na entrada do local.

Vinculado à secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, o órgão visitou estabelecimentos em são Paulo, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, soro-caba, são José dos Campos e santos, a fim de evitar que estes locais fiquem sujeitos às penalidades previstas no Código de Proteção e Defesa do Consumidor, que vai de multa - de até R$ 7 milhões - à suspensão temporária das atividades. O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da fundação.

Fundação Procon-SP: Sé (Praça do Carmo, S/Nº, Centro), Itaquera (Av. do Contorno, S/Nº, Itaquera). De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h; sábados, das 7h às 13h. Nos postos do Poupatempo, sujeito a agendamento e distribui-ção de senha. Telefone: 0800-772-3633. www.pro-con.sp.gov.br/atendimento

Mais de 40 motoristas são multados a cada hora por uso de celular

Mais de 40 multas foram registradas a cada hora por uso de celu-lar ao volante no trânsito de São Paulo este ano, segundo dados

fornecidos pela CET (Companhia deEngenharia de Tráfego).

no celular é extremamente perigoso”, afirma. “seria tão perigoso como beber e dirigir”, exemplifica.

Redução no número de multas: a CET tem registra-do queda na quantidade de multas por uso de celular ao volante nas ruas de são Paulo nos últimos anos. Em 2012, foram anotadas 411.138 infrações, 10,8% a menos em relação ao ano anterior. A comparação en-tre as multas registradas entre 2010 e 2011 indica diminuição de 2,5% entre um ano e outro. Até setem-bro deste ano, o número de infrações por utilização de celular ao volante cor-respondia a 67,3% do total registrado em 2012.

“Uma questão observada

ano a ano é que os celulares estão cada vez mais moder-nos, possuem viva-voz mais potentes, dispositivos de acoplagem no próprio carro, e isso diminui as ocorrências ou mesmo torna mais difícil a visualização por parte do agente”, afirma a CET.

O presidente da Abramet chama a atenção para os ris-cos de atender uma ligação enquanto se dirige, mesmo por meio de tecnologias como o bluetooth. “Não é uma questão de ocupar a mão, é questão de ocupar o cérebro. Dependendo da importância da conversa no telefone você vai negligen-ciar o dirigir, e negligen-ciar o dirigir tem um efeito colateral drástico que é o acidente”, alerta.

O governador Geraldo Al-ckmin sancionou nesta quinta--feira, 19, quatro importantes projetos para valorização da Polícia Militar.

O primeiro cria 5.000 car-gos de oficiais administrati-vos, que substituirão gradati-vamente soldados temporá-rios ao fim de seus contratos. Com as nomeações, policiais que atuam nas ruas não preci-sarão ser remanejados para as funções administrativas.

Os oficiais administrativos serão civis – uma inovação na gestão da Polícia Militar que permite a concentração dos militares nas atividades fim. As contratações se darão por meio de concurso público.

“A criação dos cargos tem como objetivo ter o máximo de policiamento ostensivo, preventivo, nas ruas, ganhan-do em eficiência. A lei já está promulgada e serão abertos concursos para preencher os cargos”, afirmou o governador.

Também foi sancionada hoje a lei que aumenta o teto salarial para recebimento do auxílio alimentação, que pas-sa a ser de R$ 2.924. O reajuste beneficia 15.900 policiais, que ficariam acima do atual patamar com o aumento sa-larial de 7% sancionado pelo governador em novembro.

Alckmin ainda sancionou a lei que permite aos policiais

Governador sanciona leis para valorização da Polícia Militar

militares trabalharem volun-tariamente em suas folgas, com direito a remuneração extraordinária. Os valores das diárias serão de R$ 185,95 para oficiais e R$ 154,96 para praças. A medida vale a partir

Promoção de PMsA última lei sancionada permitirá a policiais refor-mados ascender ao posto imediatamente superior. O benefício, resgatado em 2011, será estendido aos policiais que se aposenta-ram no período de 1991 a 2011 e não foram contem-plados com a promoção.Em 1991, o benefício foi mantido para praças e suspenso para oficiais. Vinte anos depois, a promoção ao posto imediato aos oficiais foi retomada por meio de Lei Complementar assinada pelo governador Alckmin, mas aqueles que se aposen-taram enquanto o benefí-cio não estava em vigor não foram contemplados.

Governador Geraldo Alckmin anuncia plano de metas e bônus para policiais do Estado de São Paulo

o secretário Fernando Grella Vieira (Segurança Pública) destacou que o único objetivo, ao adotar um plano de metas, é reduzir a criminalidade

de janeiro de 2014.“A ideia é termos mais po-

liciais nas ruas, fortalecendo o patrulhamento. É um ‘ganha--ganha’. Ganha o policial, por-que incrementa o seu salário, e ganha a sociedade, que po-derá contar com mais policiais na rua”, disse Alckmin.

Page 5: Ermelino 171

2a quinz. de dezeMBRO de 2013PáG 5

Um cabo de panela para o lado de fora do fogão, uma tampa de vaso sanitário aberta, uma tomada sem proteção, um tapete que escorrega sobre o chão liso... se algum desses exemplos está presente em sua casa, saiba que a sua segurança e a das pessoas com as quais convive estão ameaçadas.

Os dados do sistema Úni-co de saúde (sUs) são alar-mantes. Aproximadamente 40% das causas de problemas sérios, como queimaduras, choques, afogamentos e fraturas, são decorrentes de acidentes domésticos. Mais da metade das quedas entre pessoas da terceira idade e crianças ocorrem em casa! O Ministério da saúde aponta ainda que 30% dos inciden-tes terminam em morte de idosos e pelo menos 40% têm como resultado uma lesão grave, como traumatismo craniano e da coluna ver-tebral. Como a maioria dos acidentes domésticos ocorre em situações banais, as quais poderiam ser evitadas, sepa-ramos algumas dicas.

EM TodA A RESidêNCiA • Evite tapetes que ficam

soltos sobre o piso liso, facilitando os escorre-gamentos. sempre que possível, coloque anti-derrapantes no verso, aumentando o contato com o chão.

• Utilize o corrimão das

Motivos que impedem a perda de pesoEvitando acidentes domésticos escadas.

• Não improvise: se precisar alcançar um local mais alto, pegue uma escada.

• Não deixe fios elétricos desencapados ou expos-tos e use protetores para tomadas.

NA CoziNhA• Os cabos das panelas de-

vem sempre ficar virados para o lado de dentro do fogão.

• Mantenha facas, tesou-ras e quaisquer objetos cortantes e pontiagudos bem longe do alcance das crianças.

• Quando lavar o liquidifica-dor e outros utensílios cor-tantes, atenção redobrada para não ferir as mãos.

• Muitos objetos não de-vem ser colocados no micro-ondas, como alu-mínio, inox e alguns ti-pos de plásticos. se tiver dúvida, leia as instruções de cada item, contate o fabricante ou verifique se o manual do eletrodo-méstico tem a informa-ção que precisa.

NA SALA • Quando passar roupas,

evite o uso contínuo do ferro quente. Uma boa dica é usar o equipa-mento bem aquecido apenas nas peças que necessitem de mais calor. Para as demais, desligue o aparelho, pois o calor acumulado é suficiente

para desamassar o teci-do. A atitude é segura e sustentável.

• Deixe a sua TV e outros aparelhos fixos ao móvel ou à parede. Assim, não existe o risco de alguma criança derrubar os ele-troeletrônicos.

• Controles remotos devem ficar inacessíveis aos pe-quenos, pois eles podem tirar as pilhas e colocá-las na boca.

No BANhEiRo• Se há algum idoso em

casa, uma boa dica para evitar quedas é instalar barras fixas no boxe e pró-ximas ao vaso sanitário.

• Não deixe a tampa do vaso sanitário aberta, pois crianças pequenas podem se debruçar e cair.

• Cuidado com os escor-regões! Que tal usar um tapete antiderrapante no boxe do chuveiro?

No quARTo• Não é indicado que crian-

ças menores de seis anos durmam em beliches.

• Camas e móveis devem ficar longe da janela.

No quiNTAL• Mantenha os produtos

químicos fora do alcance de crianças. Deixar os itens em um armário tran-cado é a melhor opção.

• Use calçados antiderra-pantes quando for lavar o quintal.

Perda de peso, aos extre-mos nunca são bem-vindos. Comer demais ou de menos, assim como ser sedentário ou viciado em malhação podem atrapalhar o ema-grecimento. O importante é corrigir os erros, encontrar o meio termo e aceitar que uma perda de peso saudável acontece aos poucos. Conhe-ça alguns erros que podem estar impedindo que você emagreça:

dietas rigorosas: regi-mes restritivos estão fadados há terminar um dia. Dietas que restringem nutrientes essenciais, como carboidra-tos, proteínas ou gorduras, além de difíceis de serem mantidas e de não funcio-narem em longo prazo, são prejudiciais à saúde, já que as refeições deixam de ser balanceadas. Por esse mo-tivo, a maioria dos médicos prefere recomendar regimes em que a pessoa coma de tudo um pouco.

pula refeições: médicos advertem: pular refeições não emagrece, causa des-nutrição e atrapalha a die-ta. Uma pessoa que deixar de fazer alguma refeição chegará ao fim do dia com fome, ansiedade e stress acumulados. Assim, estará mais propensa a comer em maior quantidade e mais rápido à noite, período em que o organismo está pro-

gramado para armazenar, e não gastar, energia. Estudos já mostraram também que pular o café da manhã faz mal ao coração. segundo especialistas, mesmo aqueles que estão em busca do peso ideal devem comer de três a cinco vezes ao dia.

exagera na ativida-de física: quem sempre foi sedentário ou está fora de forma deve começar a praticar atividade física aos poucos. Caminhadas regu-lares são a modalidade mais indicada para iniciantes. Es-portes que exijam muito do corpo podem causar lesões e interromper precocemente

um processo que deveria ser progressivo. Além disso, exagerar nos exercícios é perigoso para obesos, que muitas vezes apresentam problemas cardiovasculares.

dormi mal: não faltam estudos que comprovam a relação entre noites mal dormidas e excesso de peso. Uma pesquisa apresenta-da em 2012 na suíça, por exemplo, mostrou que dor-mir pouco faz o indivíduo consumir mais calorias e reduz a capacidade do cor-po de queimá-las. Um outro estudo, apresentado em junho deste ano nos Esta-dos Unidos, concluiu que a restrição do sono interfere na atividade cerebral de tal forma que os alimentos gor-durosos e calóricos parecem mais apetitosas a pessoas que dormiram mal do que àquelas que tiveram uma boa noite de sono.

“Relaxar” depois de emagrecer: pessoas com tendência a engordar não perderão essa característi-ca depois de emagrecer. A alimentação saudável e a prática de atividade física deverão ser seguidas pelo resto da vida, independen-temente do peso. segundo o endocrinologista Alfredo Halpern, as pessoas não de-vem se acostumar a ganhar nem 1 ou 2 quilos, mesmo depois de ter emagrecido 20.

Page 6: Ermelino 171

2a quinz. de dezeMBRO de 2013PáG 6

Toda mulher tem, ou de-veria ter, o hábito de cuidar da pele. se todas cuidam não é unanimidade, mas todas se preocupam com aquela linha de expressão que co-meça a aparecer e ficam se perguntando o que fazer para retardar o processo de envelhecimento, como se com isso pudessem capturar a juventude por mais tempo.

Para que as linhas de expressão, flacidez, rugas e falta de luminosidade de-morem um pouco mais para aparecer, é importante to-mar certos cuidados e evitar alguns hábitos bem comuns, porém nocivos para a saúde da sua pele.

O primeiro hábito para esquecer em nome da saúde da pele é o tabagismo. Cada cigarro fumado pode dimi-nuir a oxigenação da pele por 90 minutos. Quanto mais cigarros, pior. O resultado disso é uma pele sem viço, amarelada e grossa. Além disso, o cigarro também des-trói as células de colágeno, responsável pela firmeza da pele.

Outra coisa ruim para a pele é o estresse da vida moderna. O importante é aprender a se acalmar

Um dia, sem mais nem menos, você acorda, olha no espelho e ele está lá, escon-dido embaixo da sua franja, cheio de brilho e louco para aparecer. O primeiro fio bran-co a gente nunca esquece. A reação imediata é querer arrancar o dito cujo. E aí você lembra daquele ditado que sua avó sempre repetia: “se arrancar um, nascem dois no lugar”. E você se sente velha, joga a culpa no seu chefe que está te fazendo ficar estressada e troca a hidrata-ção semanal por retoques de tintura na raiz.

A chegada dos cabelos brancos pode ser motivo de tristeza, mas nada mais é do que um processo natural. Os cabelos têm na sua estrutura interna algumas células que lhes dão a cor natural, os melanócitos. Eles sofrem um processo de morte progra-mada, chamada de apopto-se, que é quando os cabelos ficam brancos.

A idade para os primeiros fios aparecerem pode variar bastante, os brancos ficam com os cabelos brancos en-tre 35 e 45 anos, os orientais entre os 45 e 55 e os negros após os 55, os fatores heredi-tários também são muito im-

Usar fita creme para re-mover resíduos de maquia-gem e papel manteiga como filtro de luz estão entre as dicas. ser fotogênica pode ajudar a sair bem nas fotos, mas há outros truques que garantem a aparência.

maquiar os olhos antes de aplicar a base: aplicar a base após os produtos para os olhos garante que a pele não terá resíduos de sombra ou rímel, deixando a aparên-cia impecável, não se deve carregar muito na maquia-gem dos olhos, pois isso deixa o rosto envelhecido.

definir a parte interna superior dos olhos: contor-nar a parte interna superior dos olhos confere um aspecto mais cheio aos cílios e ajuda a definir o formato dos olhos, não esqueça de usar um pro-duto à prova d’água.

aplique muita más-cara para cílios: muitas camadas de rímel ajudam a abrir o olhar, além de confe-rir definição.

use uma base de con-sistência leve: não adianta apostar num produto muito pesado, pois a pele não pode estar totalmente coberta. Um produto suave, com fór-mula leve, cobre o necessá-rio, como vermelhidões, por exemplo, mas sem exageros. Maquie as orelhas, isso por-que elas geralmente ficam quentes e avermelhadas e se sobressaem nas fotos, a dica é aplicar um pouco de base, assim elas não parecerão diferentes da cor e textura do rosto.

não aplicar sombra na pálpebra toda: muitas mulheres aplicam sombra em toda a região, até mes-mo no canto, próximo ao nariz, evite até mesmo cores claras. Apenas cubra toda a pálpebra com corretivo, se

A começar pela distinção dos demais vinhos espu-mantes. Confira abaixo oito regras básicas para brindar com borbulhas como se fosse um expert.

1- Nem todo vinho espuman-te é champanhe, mas todo champanhe é um espumante

Champanhe é apenas o vinho espumante produzido na região francesa de mes-mo nome, a Leste de Paris, com as uvas pinot noir, char-donnay e pinot meunier. O processo de elaboração utiliza o método champenoi-se, no qual o vinho de base (sem gás carbônico) sofre uma segunda fermentação dentro da própria garrafa. O método também é usado em outros países, como no Brasil e no Chile, mas nem por isso os espumantes resultantes desse processo podem ser considerados champanhes. Na Itália, o vinho espumante mais conhecido é o Prosecco, feito com uvas prosecco pelo método charmat (no qual a segunda fermentação ocor-re em tanques fechados). O similar espanhol é o Cava, produzido com uvas maca-beo, parellada e xarello, com método champenoise.

2- Não sacuda a garrafa an-tes de abrir

Uma garrafa de champa-nhe tem mais gás acumulado do que um pneu de carro. Com a diferença de que es-ses gases levaram um longo período para serem incorpo-rados ao vinho. Assim, balan-

hábitos que envelhecem a pele o que fazer quando aparecem os primeiros cabelos brancos?

Tingir no salão de beleza, tonalizar em casa, arrancar um por um ou assumir o visual? descubra os prós e contras de cada método e faça sua escolha

portantes, havendo famílias nas quais todos os membros ficam com os cabelos grisa-lhos bem cedo.

situações de estresse le-vam a uma queda maior de cabelos, e os coloridos caem antes dos brancos, levando assim a uma falsa impressão de que eles estão embran-quecendo, explica o der-matologista, que se diverte com a possibilidade dos fios dobrarem de quantidade na medida em que são arran-cados: se isso fosse verdade, seria um bom tratamento para queda de cabelo.

Cabeleireiros especia-listas indicam tratamentos diferentes para cada tom de cabelo, em geral, os ca-belos mais escuros são os que mais rápido mostram os fios brancos. Neste caso é recomendado fazer algumas luzes, principalmente na parte frontal para disfarçar. Já os mais claros, esses são mais fáceis, pois o contraste é menor.

Nos loiros, além de colo-ração, dá para fazer mechas inversas. As ruivas podem optar pela henna, que deixa os cabelos brancos dourados. Já quem tem os cabelos mais escuros e não quer clarear ou

fazer luzes, deve usar colora-ção próxima ao tom natural para neutralizar a cor.

O cabelo branco, por si só, já precisa de um cuidado maior. Quando para de ser produzido, o pigmento que dá a cor ao cabelo é substitu-ído por uma gotícula de ar. Isso faz com que, inicialmen-te, os cabelos brancos sejam mais espessos e porosos que os coloridos, isso somado aos processos químicos uti-lizados para cobrir os fios, faz com que as mulheres tenham que fazer hidrata-ções com maior frequência. Para o cabelo ficar saudável e a cor durar mais, deve-se fazer hidratação sem usar vapor para não desbotar a coloração.

Na hora de decidir o que fazer, vale procurar um bom profissional que indique o que melhor se encaixa no seu tom de cabelo e de pele. Dá para pensar na situação de uma forma positiva. Que tal encarar a necessidade de esconder os brancos como o pontapé que estava faltando para dar aquela repaginada no visual? Experimente cores diferentes, deixe seus cabe-los sempre bem hidratados e divirta-se.

e conseguir manter a cal-ma. O estresse aumenta a produção de corticoide endógeno e adrenalina, o que proporciona uma pele bem mais oleosa e acneica e facilita o desenvolvimento de doenças como a psoríase e erupções cutâneas, além de intensificar processos alérgicos.

Beber pouca água tam-bém é bastante ruim para a saúde da pele, pois a falta de ingestão de água deixa a pele sem viço e ressecada além de flácida. Beber água corretamente e em abun-

dância, pelo menos 2 litros por dia, além de hidratar, também ajuda a expulsar as toxinas do corpo.

sair de casa sem usar o bom e velho protetor solar é um crime contra a pele, por mais que você goste de exibir aquele bronzeado leve de quem foi beijada pelo sol. Porém, é melhor ser beijada pelo sol usando um bom bloqueador solar. A exposição ao sol é a princi-pal responsável pelo câncer de pele e a radiação solar é forte causadora da oxidação das células.

Cinco regras para degustar o champanhe como um expert

Todo vinho espumante é champanhe? qual a temperatura certa para servir? desvende estas e outras dúvidas comuns sobre a be-

bida que é sinônimo de festa.çar a garrafa e deixar metade do líquido se perder ao li-berar a rolha acaba sendo um enorme desperdício. A forma correta de abrir é se-gurar a garra-fa em ângulo de 45°, retirar a gaiola (ara-me que prote-ge o vedante) segurando a rolha com o polegar para evitar um des-l o c a m e n t o inesperado e só então girar vagarosamente a rolha até que ela espoque.

3- Sirva na temperatura correta

Espumantes simples de-vem ser servidos entre 6°C e 8°C, enquanto os safrados, que possuem mais corpo e complexidade, precisam estar um pouquinho mais quente, entre 9°C e 12°C para mostrarem seus aromas e sabores. Na hora de gelar, esqueça o congelador. Pre-fira um balde de gelo com água para resfriar a bebida aos poucos, uniformemente.

4- Colocar gelo no champa-nhe pede edições especiais

O hábito de tomar cham-panhe com gelo vem ganhan-do adeptos nos balneários mais sofisticados da Europa,

mas cuidado. Não é qualquer espumante que se adequa à modinha, que pode tornar a bebida aguada e sem graça. se for experimentar, aposte naqueles com sabores mais in-tensos e concentrados, como o Moët & Chandon Imperial e o Chandon Passion, desenvol-vidos especialmente para se-rem degustados desta forma.

5- A taça certa garante aro-mas e borbulhas por mais tempo

servir o espumante na taça tipo flûte, com corpo mais alongado e boca estrei-ta não é frescura. O formato ajuda a conservar o pérlage (borbulhas) e a realçar os aromas. Para que a bebida não esquente rapidamente, segure pela haste.

Truques para sair bem em fotos

necessário.use blush para definir

o rosto: a dica é aplicar o produto com um pincel específico ao longo da li-nha dos cabelos, um pouco na testa, no queixo e logo abaixo das bochechas, para conferir aparência mais an-gular. Dar cor e definição às bochechas deixa a pessoa mais bonita na foto, mes-mo se a imagem estiver em preto e branco. A dica para uma boa aplicação é bater o pincel no produto, sorrir e aplicar o blush na parte que ficar mais saltada, e sempre na direção das orelhas.

definir as sobrance-lhas: uma sobrancelha defi-nida dá estrutura aos olhos e ao rosto, preencher falhas

ou dar mais volume à região é algo que pode ser feito com lápis, pó ou mesmo rímel.

lábios hidratados: a área não pode parecer res-secada em fotos, aplique batom, gloss ou mesmo um hidratante antes das fotos.

Remover resíduos com fita crepe: pode soar estra-nho, mas é um truque usado pelos maquiadores. Após aplicar a base e maquiar os olhos, pegue um pedaço e vã colando no rosto. O gesto remove qualquer resíduo, sem retirar os produtos que deram cobertura à pele.

Sorria: mas com mode-ração, isso porque os olhos tendem a ficar cerrados e marcas de expressão podem ser enfatizadas.

Page 7: Ermelino 171

2a quinz. de dezeMBRO de 2013PáG 7

Na empresa, na festa de família, entre os amigos e na faculdade. Com o fim de ano, começam os amigos-se-cretos. O jogo todo mundo conhece já faz tempo. Para quem não aguenta mais a mesmice e quer inovar na forma de trocar presentes, sugerimos cinco outras ma-neiras de brincar.

amigo-ladrãoNão precisa fazer sorteio,

pelo menos até o começo do jogo. Mas tem que comprar um presente, que não pode ser muito específico – as lem-branças precisam servir para qualquer pessoa do grupo, seja homem, mulher, adulto ou criança. Quando a brin-cadeira começar, os pacotes devem estar dispostos em uma mesa para todos verem. O próximo passo é ordenar os participantes por sorteio. O primeiro escolhe uma embalagem, abre e aguar-da. Em seguida, o segundo pega outro item, abre e faz a sua escolha: se gostou, fica com o objeto e passa a vez; se não gostou, troca com quem abriu o presente an-tes. O décimo participante, por exemplo, poderá fazer a troca com todos os nove amigos anteriores. Todos os jogadores podem fazer até uma troca de presente. Quem passar a vez sem fazer troca poderá usar o recurso quando for “roubado”. O primeiro sorteado é o último a decidir se quer mudar de presente com alguém.

Cumprimento-secretoPrimeiro é escolhida uma

categoria de presente, que pode ser, por exemplo, DVD ou livro. Em seguida, cada participante compra um pre-

A grande protagonista da quadra natalícia, é em torno da árvore de Natal que se cen-tram grande parte das aten-ções antes, durante e depois da noite de Consoada e, por isso mesmo, terá de brilhar! Tradicional ou alternativa, grande ou pequena, artificial ou natural, verde floresta ou branca, com decorações de uma só cor ou ornamentos feitos à mão, só não podem faltar as iluminações e a es-trela no topo da árvore, que representará o espírito nata-lício que se vive na sua casa.

portas: para dar as boas--vindas à época de Advento e antecipar toda a decoração do seu lar, pendure uma bo-nita coroa de Natal na porta de entrada. Comprada ou confeccionada à mão; redon-da, oval ou pendente; com galhos de pinheiro ou ramos secos; com apontamentos de vermelho, dourado ou prateado; com ou sem fitas… a verdade é que provavel-mente vai contagiar todos os vizinhos a fazerem o mesmo!

Janelas: anime as suas vistas (e dias mais cinzen-tos!) com janelas vestidas a rigor: escolha entreilumina-ção de Natal, neve artificial (divirta-se a transpor para os vidros os muitos moldes que normalmente acompanham as latas de neve artificial), pendure estrelas, bolas de Natal ou outros ornamentos com uma fita de seda ou um fio de cediela transparente atado no varão da cortina. Não se esqueça dos peitoris que podem ser enfeitados com velas, pinhas, bonecos ou postais de Natal.

Centros de mesa: uma das decorações mais popula-res na época natalícia são os centros de mesa e não esta-mos a falar apenas daquele

que enfeita a mesa de jantar na noite de Consoada. Existe uma enorme variedade de matéria-prima para elaborar centros de mesa de Natal deslumbrantes, que não vão querer esperar até ao dia 24 de Dezembro para serem exibidos! Aproveitando os ornamentos que não colo-cou na árvore e as sempre bonitas velas, adicione al-gumas das melhores deco-rações que a Mãe Natureza tem para oferecer – ramos de pinheiro, folhas secas, pinhas, azevinho, bagos vermelhos, paus de canela, castanhas, nozes – e dê um toque natalício à mesa da sala, ao espaço sobre a lareira, à mesa da cozinha, à mesa da sala de jantar, à mesa do hall de entrada…

exterior: no caso de quem habita vivendas, com jardim, tire proveito de todo o exterior da casa, quer com iluminações natalícias em torno da casa ou a enfeitar pequenas árvores e arbus-

tos. Um pai Natal gigante a espreitar do telhado, um presépio em ponto grande, bonecos de neve ou renas a “correr” pelo jardim farão as delícias dos habitantes e dos transeuntes.

Outros detalhes: para além dos principais elemen-tos decorativos da época de Natal, existem várias outras maneiras de dar à sua casa um ambiente mágico e en-cantador. surpreenda nos jantares que antecedem os dias 24 e 25 de Dezembro com marcadores de lugar confeccionados a partir de postais de Natal antigos, bolas ou estrelas brilhantes; enfeite os guardanapos com fitas em cetim ou feltro, adicionando uma pequena estrela ou cristal decorativo; resgate a velha tradição do calendário de Advento; ino-ve na forma como embrulha os presentes; faça os seus próprios postais de Natal… enfim, divirta-se com a de-coração natalícia!

sente e espera o dia da con-fraternização. Não precisa embrulhar. No dia da festa, o presente é trocado com quem for cumprimentá-lo. É preciso saudar todo mun-do. A cada cumprimento, uma troca é feita. Por isso, é importante escolher bem a ordem de seus abraços.

amigo-artesãofunciona como o amigo-

-secreto tradicional, mas o presente muda. Nada pode ser comprado. A ideia é criar algo que vá agradar o pre-senteado. Pode ser um CD com as suas músicas favoritas, um pen-drive com uma boa seleção de filmes, etc.

amigo ao contrárioNesta versão, a revelação

de quem será presentea-do muda. A pessoa precisa adivinhar quem o sorteou. Para isso, ela fecha os olhos enquanto seu amigo-secreto

levanta a mão para todos o identificarem. Em seguida, a pessoa faz perguntas (“É mulher? É alta?” etc) até acertar quem o tirou.

Versão jogo de azarPara esse amigo-secreto,

é preciso usar dois dados. Os presentes devem ser unissex e não há sorteio. Para come-çar, todos jogam os dados e quem tirar o número mais alto começa a brincadeira. Os participantes devem ser organizados em roda e os dados devem ser passados sempre no mesmo sentido. Um número duplo vale um presente qualquer do monte. O número seis em ambos os dados dão ao sortudo o direi-to de roubar um presente de outro jogador. A farra acaba quando o último embrulho for aberto. Não há limite para o número de presentes que cada um pode ganhar.

Muitas mulheres gastam horas na academia e em clí-nicas de estética para man-ter braços e pernas tonifica-dos, mas não é só isso que resolve o problema. Além do fator genético, a perda de tônus nos membros está relacionada ao cuidado com os músculos e com a pele. A flacidez dos músculos, por exemplo, pode ser causada por sedentarismo, alimen-tação inadequada, rápida perda de peso e também pela gravidez. Já a flacidez da pele é principalmente causada pela perda de colá-geno e de água, que ocorre conforme envelhecemos e resulta em uma pele menos elástica. fora exercícios e

Saia da rotina conheça cinco tiposde amigos secretos diferentes

Casa decorada para o Natal

Alimentos que são aliados na guerra contra a flacideztratamentos regulares, uma dieta equilibrada é fun-damental para auxiliar na manutenção de um corpo bem contornado. Confiras as dicas para saber quais alimentos são seus aliados.

Ovo: A clara do ovo é rica em proteína, principal-mente em leucina, que re-duz a perda de massa magra.

Batata-doce: possui vi-taminas do complexo B, que ajudam a queimar gorduras localizadas e é um carboidra-to de baixo índice glicêmico.

Folhas verdes escu-ras: são ricas em antioxi-dantes, que impedem a ação de radicais livres nas células e evitam o envelhecimento precoce da pele.

Leguminosas: são ricas em minerais, como o mag-nésio, que ajudam a síntese de colágeno, essencial para a elasticidade da pele.

Aveia: é rica em silício, um mineral construtor fun-

damental para a síntese de colágeno e para a firmeza da pele.

Frutos do mar: Ricos em cobre, são um excelente aliado na constituição de colágeno.

Vitamina C: presente em frutas cítricas, ajuda a regular a produção de colá-geno no organismo.

Tomate: contém lico-peno, que dificulta a ação de radicais livres sobre as células, e vitamina A, que ajuda a síntese de colágeno.

Arroz integral: é rico em fibras e em vitaminas do complexo B, que ajudam a manter a firmeza da pele.

Frutas vermelhas: ricas em vitamina A e C, são fontes de antioxidantes que dificultam a ação de radicais livres sobre a pele e retar-dam seu envelhecimento.

Carne de frango: é fonte de proteína magra, essencial para a construção

de massa muscular, evitan-do flacidez.

Quinoa: é rica em pro-teínas, fundamentais para a construção de massa muscu-lar, em minerais e em vitami-nas do complexo B.

Goiaba: é uma das pou-cas frutas não cítricas que possuem grandes níveis de vitamina C, importante an-tioxidante.

Abacate: contém gor-duras monoinsaturadas, que ajudam a manter a pele elás-tica, e vitamina A, que auxi-lia na síntese do colágeno.

Cacau: e não o chocolate, é rico em antioxidantes, que impedem a ação de radicais livres sobre as células e o en-velhecimento precoce da pele.

Page 8: Ermelino 171

2a quinz. de dezeMBRO de 2013PáG 8

Um dos principais desti-nos do público que preten-de apreciar as decorações, a badalada Praça de Natal montada na Avenida Paulis-ta, entre as ruas Padre João Manuel e Ministro Rocha Azevedo.

Até o dia 25 dezembro, os espetáculos ocorrem a partir das 20h e terão inter-valos de quinze minutos. Nos dias ímpares, haverá música

Com expectativa de rece-ber 150 mil pessoas até o dia 6 de janeiro, o espetáculo de águas e luzes na fonte do Ibirapueraocorre diariamen-te em dois horários, às 20h30 e às 21h, com vinte e cinco minutos de duração cada.

A poucos metros do local onde ocorre o show está montada a tradicional Ár-

A Prefeitura de são Paulo e o Ministério da Cultura lançaram na tarde do dia 16 o edital de credenciamento para a seleção dos primeiros Pontos de Cultura que serão implementados na cidade, com recursos municipais. Nesta primeira fase, o con-vênio assinado em evento na Praça da Artes possibilitará a criação de 85 novos Pontos de Cultura. No total, serão investidos R$ 15,3 milhões até o fim de 2014, sendo R$ 6 milhões de recursos federais e R$ 9,3 milhões da secreta-ria Municipal de Cultura.

Com o edital, que será publicado no Diário Oficial da Cidade (DOC) entre 17

O shopping Anália fran-co lança a nona edição da revista ANÁLIA, projeto editorial focado nos temas: cultura, beleza, bem-estar, gastronomia, moda e lazer. E para brindar o final de ano, a revista traz editoriais de moda que servem de inspiração para as princi-pais ocasiões do momento: festas, ano novo e viagem.

E já que essa época é recheada de presentes, a seção Vitrine traz mais de 120 dicas de presentes que podem ser encontradas nas lojas do shopping e que pro-

ingredientes:Montagem:1 panetone1 xícara de leite1 colher de achocolatadoCreme:3 xícaras de leite1 lata de leite condensado1 colher de manteiga1/2 xíc. de amido de milho1 lata de creme de leite1 vidro de leite de cocoChocolate granulado, ros-

quinhas de chocolate, raspas de chocolate para enfeitar (qual preferir).

Receita e Natal - Pavetone

Modo de preparo:Pique o panetone em pe-

quenos pedaços e reserve; Coloque todos os ingredientes do creme no liquidificador e bata até ficar homogêneo; Coloque numa panela e leve ao fogo ate engrossar.

Montagem: molhe o pa-netone no leite com achoco-latado e distribua no fundo de um refratário, Coloque o creme por cima, faça assim até terminar creme, panetone, creme, panetone. Para fina-lizar enfeite com granulado, rosquinha de chocolate, raspas de chocolate, fica a critério

áriesTome cuidado com as palavras ao se expor em reuniões de negócios ou ten-tativas de acordos,

pois sua agressividade estará à flor da pele. Seu regente em movimento retrógrado pede reavaliações e reorganização do trabalho.

TouroJúpiter ainda recebe ótimas vibrações de Plutão e junto delas as portas em direção

ao sucesso continuam se abrindo. Marte retrógrado pode trazer de volta um amor do passado. Romances serão reavaliados nesta altura.

GêmeosNegócios com par-ceiros estrangeiros continuam presen-tes e uma nova so-

ciedade pode surgir a partir de já. Marte retrógrado pede um novo olhar para proble-mas domésticos e profissio-nais. Mantenha a calma.

CâncerMarte começa seu movimento retró-grado e alguns con-tratos e acordos co-

merciais podem precisar de reavaliações e novos acordos. Viagens podem ser adiadas, assim como um curso que começaria agora. Amor em fase neutra.

LeãoMarte em movimen-to retrógrado pede comedimento nos gastos e atenção redobrada a novos

investimentos. Não se envol-va em acordos financeiros pouco confiáveis. Nesta fase é possível sofrer atraso nos recebimentos.

VirgemMarte em seu signo começa seu movi-mento retrógrado e pede cuidado em de-

cisões importantes. Algumas situações podem parecer con-fusas e instáveis. Procure reor-ganizar o que for necessário. Iniciativas serão adiadas.

LibraMarte em movi-mento retrógrado

pode trazer alguma complicação relacio-

nada à sua saúde. Exames que são adiados ou com resultados pouco confi-áveis, resfriados ou pequenos distúrbios sem causa aparente poderão surgir pelo caminho.

EscorpiãoMarte retrógrado pode trazer algumas dificuldades com seus amigos. Uma discussão sem razão

aparente pode desencadear um processo mais profundo. Acordos e contratos com em-presas podem sofrer atrasos.

SagitárioNesta fase, você deve reavaliar e reorgani-zar sua vida profis-sional. Projetos ou

mesmo uma nova promoção ou emprego podem sofrer atrasos. O momento é bom para rever os passos que deve dar na direção de seus objetivos.

CapricórnioAssuntos relacio-nados a planos de negócios e proje-tos futuros podem

ser adiados a partir de hoje, assim como as viagens e um curso importante. É hora de rever as cláusulas e a impor-tância de um novo contrato de trabalho

AquárioMarte começa seu movimento retró-grado e mobiliza seu mundo emocional. Agora é hora de rever

conceitos e reavaliar escolhas feitas no passado. A fase deve ser de limpeza. Amor e inti-midade também devem ser repensados.

PeixesNesta fase de Marte retrógrado, seus re-lacionamentos serão reavaliados. O mo-

mento pede cuidado e paciên-cia, pois muita coisa só mudará depois de algum tempo. Não se deixe levar pelo excesso de agressividade e incompreensão.

Prefeitura lança edital para a implementação de 85 novos Pontos de CulturaParceria entre a Secretaria Municipal da Cultura e o Ministério da Cultura investirá mais de 15 milhões em organizações da sociedade

civil que atuam em regiões onde a oferta de equipamentos e programas culturais são insuficientes ou inexistentesde dezembro e 15 de ja-neiro para consulta, serão selecionadas organizações da sociedade civil que re-ceberão apoio financeiro para o desenvolvimento de ações culturais. As inscrições de projetos estarão abertas de 16 de janeiro a 14 de fevereiro. Cada um dos 85 projetos que forem sele-cionados receberão R$ 160 mil para o desenvolvimento de atividades culturais pelo período de dois anos.

O prefeito fernando Ha-ddad lembrou que a criação dos Pontos de Cultura, eixo principal do Programa Cultu-ra Viva, serve para valorizar as iniciativas de comunida-

des instaladas em áreas em que a oferta de equipamen-tos e programas de inclusão cultural são insuficientes ou inexistentes.

“Esse edital que está sen-do liberado hoje vai signifi-car o acolhimento de mais 85 grupos na cidade. Como vocês sabem, são Paulo não tinha Pontos de Cultura bancados pelo município. Os únicos pontos que existem são convênios do Governo do Estado com o Ministério da Cultura. são 85 grupos que de certa maneira, terão um apoio adicional para continuarem suas ativida-des culturais”, afirmou o prefeito.

Inscrições: as orga-nizações interessadas em se inscrever no programa deverão estar sediadas na cidade há pelo menos três anos. Uma comissão formada por 16 membros, representantes da socieda-de civil e do poder público, com experiência na área cultural, fará a seleção dos projetos que integrarão a rede municipal de Pontos de Cultura de são Paulo. Todos eles terão o suporte e acompanhamento de equipe técnica da secreta-ria Municipal de Cultura e deverão realizar prestação de contas dos recursos re-cebidos.

Shopping Anália Franco lança edição especial de Natal da Revista Anália

A nona edição da revista apresenta dicas de roteiro de viagem, novidades sobre lojas e muitas sugestões para Natal e Ano Novo

metem agradar aos presen-teados de todos os estilos.

A publicação ainda fala sobre os sorvetes gourmet, com sabores e combinações que prometem refrescar os dias mais quentes do ano.

Ainda no âmbito gastronô-mico, há uma viagem pela culinária dos quatro cantos do mundo, com delícias brasileiras, americanas, ita-lianas, japonesas, australia-nas e francesas. Para a casa, a decoração é inspirada na praia, refletindo todo o clima de descontração e informalidade que o verão sugere.

A publicação tem perio-dicidade trimestral e tira-gem de 25 mil exemplares, que são distribuídos aos frequentadores e lojistas do complexo de compras,

moradores da região do Anália franco, Tatuapé, Mooca e bairros localizados próximos ao shopping. O projeto editorial é assinado pelo Estúdio Conjunto 31, produzido por Patrizia Ra-malho, consultora especiali-zada em publicações, mídias eletrônicas e campanhas de moda, e pelo Kike Martins da Costa, jornalista com passagem pela folha de s. Paulo e atual colaborador do portal IG nas áreas de cultura, gastronomia, con-sumo, arquitetura, viagens e design.

remixada e nos dias pares, a canção natalina tradicional deve embalar o público. Desde a montagem de 2012, não é possível subir no palco.

Quem estiver passeando pela região pode ver tam-bém as decorações do Con-junto Nacional, aberto até às 22h, e, no fins de semana, conferir a chuva de neve que ocorre na agência do Itaú Personnalité.

Avenida Paulista ibirapuera

vore de Natal do Ibirapuera. Com altura equivalente a um prédio de vinte andares, ela é iluminada todos os dias, das 19h às 3h.

As atrações atraem pau-listanos e turistas, especial-mente nos fins de semana, quando é montado um es-quema especial de trânsito na região.