ermelino 163

8
[email protected] - Tel. 2031-2364 1ª QUINZENA DE SETEMBRO DE 2013 ANO VIII - NÚMERO 163 Distribuição Gratuita www.aconteceleste.com.br PÁG. 5 Ermelino tem projeto para sede própria da subprefeitura Virada Esportiva na Zona Leste Virada Esportiva 2013 acontece nos dias 21 e 22 de setembro. Confira os destaques da Virada na Zona Leste de São Paulo na página 5 Governador Geraldo Alckmin concede entrevista exclusiva aos jornais de bairro Geraldo Alckmin recebeu para entrevista exclusiva as entidades representativas dos jornais de bairro AJORLESTE, AJORB e SINDJORB e 31 jornais e revistas da Zona Leste para falar de suas realizações para a cidade de São Paulo e em especial para a Zona Leste da capital. A entrevista durou cerca de 2h45min. e foi marcada pela descontração dos jornalistas presentes, governador e assessores da SECOM. Cada representante de jornal fez uma pergunta. Segue abaixo o conteúdo da entrevista. PÁG. 6 e 7 Aprovado projeto do deputado Luiz Moura Vavá acompanha visita de Haddad ao CEU Três Pontes Ermelino Matarazzo é um bairro com gran- de potencial de cresci- mento econômico por diversas circunstâncias. E como fio condutor desta tendência nada melhor do que a sub- prefeitura do bairro ter sua sede própria. Pro- posta neste sentido foi apresentada ao prefei- to Fernando Haddad pelo subprefeito Clau- dio Toshio e pelo chefe de gabinete, Dr. João de Oliveira, com total apoio do vereador Vavá do Transporte. O projeto de constru- ção da nova sede (Erme- lino/Ponte Rasa) foi apresentado ao prefeito durante sua visita à Uni- dade Móvel da Rede Horta Certa, instalada no pátio do Hospital de Ermelino Matarazzo e que realiza cerca de 400 exames diários... PÁG. 3 PÁG. 4 PÁG. 4

Upload: grupoacontece

Post on 28-Nov-2014

237 views

Category:

Documents


11 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Ermelino 163

[email protected] - Tel. 2031-2364 1ª QUINZENA DE SETEMBRO DE 2013ANO VIII - NÚMERO 163

Distribuição Gratuita

www.aconteceleste.com.br

PÁG. 5

Ermelino tem projeto para sede própria da subprefeitura

Virada Esportivana Zona Leste

Virada Esportiva 2013 acontece nos dias 21 e22 de setembro. Confira os destaques da

Virada na Zona Leste de São Paulo na página 5

Governador Geraldo Alckminconcede entrevista exclusiva

aos jornais de bairro

Geraldo Alckmin recebeu para entrevista exclusiva as entidades representativasdos jornais de bairro AJORLESTE, AJORB e SINDJORB e 31 jornais e revistas da ZonaLeste para falar de suas realizações para a cidade de São Paulo e em especial para aZona Leste da capital. A entrevista durou cerca de 2h45min. e foi marcada peladescontração dos jornalistas presentes, governador e assessores da SECOM. Cadarepresentante de jornal fez uma pergunta. Segue abaixo o conteúdo da entrevista.

PÁG. 6 e 7

Aprovadoprojeto do deputado

Luiz Moura

Vavá acompanhavisita de Haddad ao

CEU Três Pontes

Ermelino Matarazzoé um bairro com gran-de potencial de cresci-mento econômico pordiversas circunstâncias.E como fio condutordesta tendência nadamelhor do que a sub-prefeitura do bairro tersua sede própria. Pro-posta neste sentido foiapresentada ao prefei-to Fernando Haddadpelo subprefeito Clau-dio Toshio e pelo chefede gabinete, Dr. Joãode Oliveira, com totalapoio do vereadorVavá do Transporte.

O projeto de constru-ção da nova sede (Erme-lino/Ponte Rasa) foiapresentado ao prefeitodurante sua visita à Uni-dade Móvel da RedeHorta Certa, instaladano pátio do Hospital deErmelino Matarazzo eque realiza cerca de 400exames diários...PÁG. 3

PÁG. 4PÁG. 4

Page 2: Ermelino 163

PÁG 2 1ª QUINZENA DE SETEMBRO DE 2013

TIRAGEM DESTA EDIÇÃO 25.000 EXEMPLARES

CIRCULAÇÃO: ERMELINO MATARAZZO, PONTE RASA,VILA CISPER, VILA UNIÃO, A.E CARVALHO, JARDIMPEDRO NUNES, GUARULHOS, PENHA E CANGAIBA

Diretor Geral:Diretor Geral:Diretor Geral:Diretor Geral:Diretor Geral:Geraldo Malta

Diretor de Redação:Diretor de Redação:Diretor de Redação:Diretor de Redação:Diretor de Redação:Divaldo Rosa - MTb: 42448

As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade dos colaboradores e não representam,necessariamente, a opinião do Jornal. Os nomes dos diretores, colaboradores e representantes comerciaisnão mantém vínculo empregatício com a empresa.

REDAÇÃO/PUBLICIDADE: 2031-2364 / 2513-0928REDAÇÃO/PUBLICIDADE: 2031-2364 / 2513-0928REDAÇÃO/PUBLICIDADE: 2031-2364 / 2513-0928REDAÇÃO/PUBLICIDADE: 2031-2364 / 2513-0928REDAÇÃO/PUBLICIDADE: 2031-2364 / 2513-0928

Rev i soraRev i soraRev i soraRev i soraRev i sora :::::Suseli Corumba dos Santos

Diretor de Arte:Diretor de Arte:Diretor de Arte:Diretor de Arte:Diretor de Arte:Sergio Avante

Avenida dos Guachos, 166 - Cep: 08030-360 - São Paulo – SP - [email protected]

O jornal de Ermelino & Ponte Rasa é Filiado à

AJORLESTEAJORLESTEAJORLESTEAJORLESTEAJORLESTEAssociação dos Jornais da Zona Leste

Acontece Agora Empresa Jornalística Ltda. CNPJ: 03.115.443/0001-16

Jorna l i s ta :Jorna l i s ta :Jorna l i s ta :Jorna l i s ta :Jorna l i s ta :Silmara Galvão

Depto. Jurídico:Depto. Jurídico:Depto. Jurídico:Depto. Jurídico:Depto. Jurídico:Agilson M. Oliveira

A Farmácia do Jardim Verônia

LevyLevyDROGARIA

Medicamentos e Perfumaria

Av. Wenceslau Guimarâes, 681 - Jd. VerôniaFone: 2943-5544 e Fax: 2214-0411 - E-mail: [email protected]

Na quinta-feira(12), grevistas deci-diram em assem-bléia que os funci-onários devemmanter o funcio-namento dos ser-viços essenciais.

A universidadeafirmou que man-dou relatóriospara a Cetesb para

assegurar que não existe ris-co de explosão e que estáem processo de contrataçãode empresas para a instala-ção de exaustores para so-lucionar o problema. A Ce-tesb diz que considera nor-mal a licença ambiental docampus Leste da USP ter sidodado sete anos depois doinício das atividades em2005 e informa que a licen-ça só é dada depois do tér-mino das obras nos prédios.

Cetesb deve fazer nova reunião sobre contaminação do solo da USP LesteA Companhia de Tecno-

logia de Saneamento Ambi-ental (Cetesb) voltará a seencontrar com representan-tes do campus de ErmelinoMatarazzo da Universidadede São Paulo, na Zona Leste,para tentar acalmar a comu-nidade acadêmica sobre oproblema de contaminaçãodo terreno. Nesta segunda-feira (16), as aulas permane-cem suspensas devido à gre-ve de professores.

Na quinta-feira (12), re-presentantes da agência am-biental explicaram para adireção da universidade epara professores que o pro-blema não oferece riscos as4 mil pessoas que circulampelo campus. Na avaliaçãoda Cetesb, não há risco deexplosão apesar da presençado gás metano, que se for-ma da decomposição de ma-

terial orgânico.Professores, funcionários

e alunos decidiram pela pa-ralisação após uma placa sercolocada com a logomarcada Cetesb informar sobre aconcentração de gás metanono terreno. Em nota, a agên-cia ambiental informou quea placa foi afixada "indevi-damente" dentro da USP Les-te e negou que a área esteja"interditada por conter con-taminantes com risco à saú-de".

Em nota, a Cetesb infor-mou que o problema da con-taminação se concentra nosubsolo. Por esse motivo, hárestrições ao uso da águasubterrânea e ao contato di-reto com o solo nas áreas queainda serão objeto de estu-dos complementares, deacordo com exigências já fei-tas pela companhia.

ção pra sanar o problema dovazamento de gás.

AfastamentoProfessores, alunos e fun-

cionários pediram, a saída dodiretor da unidade, alegan-do que ele não pode perma-necer no cargo enquanto nãoforem apuradas as responsa-bilidades sobre a situaçãoambiental do campus. A rei-toria da USP informou queBoueri Filho continuava.

Professores e alunos protestam por melhorias na unidadeleste da USP, no bairro de Cangaíba, em São Paulo

Foto

: B

eto

Ma

rtin

s / Fu

tura

Pre

ss

A Cetesb afirmou queemitiu um auto de advertên-cia para a universidade no

começo de agosto, exigindoo cumprimento de algunspontos da licença de opera-

te", disse. "Já em relação aoSul, verificamos um compo-nente histórico, uma vez quetradicionalmente há na re-gião um maior uso de dro-gas injetáveis, cujo índice nopaís é muito baixo, mas sem-pre com maior predominân-cia por lá", acrescentou.

A proporção do consumodo crack em relação ao usototal de drogas ilícitas(comexceção da maconha) tam-bém apresenta variações en-tre as regiões. Enquanto nascapitais do Norte, o crack e/ou similares representam20% do conjunto de substân-cias ilícitas consumidas, noSul e no Centro-Oeste o pro-duto corresponde a 52% e47%, respectivamente.

blicos e durante o dia, elacostuma ser mais visível, de-vido à formação das chama-das cracolândias. De acordocom o estudo, no Nordestehá aproximadamente 150mil usuários de crack, cercade 40% do total de pessoasque fazem uso regular dadroga em todas as capitaisdo País.

"Esse é um achado quesurpreende: a presença deum forte consumo no Nor-deste e também, proporcio-nalmente, no Sul [onde há37 mil usuários de crack]. NoNordeste, acreditamos queseja em razão do próprio IDH[Índice de DesenvolvimentoHumano] mais baixo, quan-do equiparado nacionalmen-

Brasil tem 370 mil usuários regulares de crack nas capitaisOs usuários regulares de

crack e de formas similaresde cocaína fumada (pasta-base, merla e oxi) chegam370 mil pessoas nas 26 capi-tais brasileiras e no DistritoFederal. Considerada umapopulação oculta e de difí-cil acesso, ela representa 35%do total de consumidores dedrogas ilícitas, com exceçãoda maconha, nesses municí-pios, estimado em 1 milhãode brasileiros.

A constatação está no es-tudo Estimativa do Númerode Usuários de Crack e/ouSimilares nas Capitais doPaís, divulgado nesta quin-ta-feira (19) pelos ministéri-os da Justiça e da Saúde. Apesquisa foi encomendada

Ministério da Justiça, VitoreMaximiano, o número deusuários regulares desse tipode droga é "expressivo",embora corresponda a 0,8%da população das capitais(45 milhões). "Não é pouco,em absoluto, termos 370 milpessoas com uso regular decrack. O número é expressi-vo e mostra que devemos tertotal preocupação com otema."

O secretário classificou desurpreendente o fato de, emnúmeros absolutos, a RegiãoNordeste concentrar a mai-or parte dos usuários, con-trariando o senso comum,segundo o qual o consumoé maior no Sudeste. Como aprática ocorre em locais pú-

pela Secretaria Nacional dePolíticas Sobre Drogas (Se-nad) à Fundação Oswaldo

Cruz (Fiocruz).Para o secretário Nacional

de Políticas sobre Drogas do

Iniciativa faz parte doprograma Cultura é Currí-culo da Secretaria da Edu-cação que até o final do mêsproporciona atividades a 85mil estudantes de todas asséries

A Secretaria da Educaçãodo Estado de São Paulo vailevar até o final do mês cer-ca de 1,5 mil alunos da Edu-cação de Jovens e Adultos(EJA) da rede estadual paraparticipar de atividades cul-

turais gratuitas. Alguns de-les visitarão os museus, cen-tros históricos e teatrospela primeira vez.

O objetivo é proporcio-nar uma maneira diferentede aprender às pessoas quevoltaram à sala de aula oupor não tirem tido acesso àescolarização na idade cer-ta ou por terem interrom-pido os estudos. Levanta-mento feito pela Educaçãoaponta que, por dia, as es-

ensino que as distribuem àsescolas estaduais, responsá-veis por organizar as visi-tas. O transporte e o lanchedos alunos são fornecidospela Secretaria.

Até o fim de 2013, pelomenos R$ 28 milhões serãoinvestidos no programapara a realização de maisde 31 mil atividades cultu-rais. Elas deverão benefici-ar cerca de 1,2 milhão dealunos em todo o Estado.

Educação leva 1,5 mil alunos para passeios culturais gratuitos

colas estaduais recebem emmédia 83 novos alunos commais de 40 anos nesta mo-dalidade de ensino.

A ação cultural para osalunos da EJA integra o pro-grama Cultura é Currículo,implantado pela Secretariapor meio da Fundação parao Desenvolvimento da Edu-cação (FDE). Estudantes detodas as idades são contem-plados. Até o final do mêsserão mais de 85 mil alunos

nos é ampliado, mas tam-bém o dos professores, quesaem da sala de aula paraaprender junto com as suasclasses", afirma Claudia Ro-senberg Aratangy, diretorade projetos especiais daFDE.

Neste mês, o investimen-to foi de R$ 6,3 milhões eengloba 172 instituiçõesculturais. As vagas são dis-ponibilizadas mensalmenteàs diretorias regionais de

de todos os ciclos de ensi-no que vão participar dospasseios que incluem visitasa zoológicos, pinacotecas,parques, institutos de arte,além de espetáculos tea-trais e de dança.

"O objetivo dessas açõesé incentivar e facilitar oacesso da rede às produçõesculturais de várias corren-tes diferentes. Pela varieda-de de atividades, não só orepertório cultural dos alu-

Page 3: Ermelino 163

PÁG 3 1ª QUINZENA DE SETEMBRO DE 2013

litar ainda mais um melho-rar atendimento aos muní-cipes, que hoje são mais de210 mil.

ParceriaA proposta é realizar pro-cesso licitatório em parce-ria público/privada, ondea Prefeitura passaria a pa-gar a empresa ganhadorao que paga hoje de alu-guel por ano, por cerca de30 (trinta) anos como su-gerido pelo próprio pre-feito Haddad ao secretárioChico Macena que o acom-panhava na ocasião. Pos-teriormente, o prédio pas-saria a pertencer à muni-cipalidade, não precisan-do a prefeitura investirerário público para a cons-trução, pois o que se gas-ta hoje com aluguel dosequipamentos municipaispagaria a construção dasede administrativa, nãonecessitando deixar de seinvestir em áreas impres-cindíveis, como saúde eeducação.

Ermelino tem projeto para sede própria da subprefeituraSubprefeitura, Coordenariada Educação, Saúde, Assis-tência Social e Conselho Tu-telar possam estar a disposi-ção do munícipe. E explica:"Além de todo benefício ecomodidade à populaçãoem virtude de ter os serviçospúblicos municipais em umúnico local, coisa que nãoacontece hoje, possibilitaráa diminuição do custo fixoadministrativo entre os ser-viços de limpeza, segurançae zeladoria na ordem apro-ximada de 20% ao ano, ge-rando assim, grande econo-mia aos cofres públicos".

O prefeito Haddad semostrou sensível quanto aoprojeto que, além dos ór-gãos citados, contaria com ainstalação do CAT - CentroAmparo ao Trabalho paraoferta de empregos, bancos,auditório para 350 pessoas eampla área para exposição ecultura (foto). Para o verea-dor Vavá, a nova sede dasubprefeitura de Ermelinoviria impulsionar o desenvol-vimento na região e possibi-

Ermelino Matarazzo éum bairro com grande po-tencial de crescimento eco-nômico por diversas circuns-tâncias. E como fio condu-tor desta tendência nadamelhor do que a subprefei-tura do bairro ter sua sedeprópria. Proposta neste sen-tido foi apresentada ao pre-feito Fernando Haddad pelosubprefeito Claudio Toshioe pelo chefe de gabinete,Dr. João de Oliveira, comtotal apoio do vereadorVavá do Transporte.

O projeto de construçãoda nova sede (Ermelino/Pon-te Rasa) foi apresentado aoprefeito durante sua visita àUnidade Móvel da Rede Hor-ta Certa, instalada no pátiodo Hospital de ErmelinoMatarazzo e que realiza cer-ca de 400 exames diários deimagem; e na inauguraçãode equipamentos da educa-ção, a EMEI e CEI - Alfaze-mas, ambas situadas na RuaItapepinas, que atenderãocrianças de toda região.

O local apresentado para

ser o espaço da futura sedetrata-se de um terreno aolado da CEI e da EMEI Alfa-zemas, com uma área de4074m², em terreno própriomunicipal - onde já há umprojeto arquitetônico pron-to para construção.

A obra deverá ser umaparceria público/privada comárea construída de aproxima-

A Subprefeitura ErmelinoMatarazzo realizará nestesábado. dia 21 de Setembro,a Operação Cata-Bagulho noJardim Popular Distritos deErmelino Matarazzo.

As equipes percorrerão53 ruas e avenidas recolhen-do materiais que não têmmais utilidade,como móveisvelhos, pneus usados, col-chões, madeiras e eletrodo-mésticos quebrados. Os mo-radores deverão deixar seusbagulhos nas calçadas das 7hàs 10h00 para serem recolhi-dos.

Vale lembrar que lixodoméstico, hospitalar e in-dustrial, entulho de obras,

Dia de faxina no bairro fique atentopara a Operação Cata-bagulho

material de jardinagem epoda, não serão recolhidos.

A Operação Cata-bagulhorecolhe objetos que não se-rão mais utilizados pela po-pulação, impedindo que se-jam descartados irregular-mente em vias públicas ouem rios e córregos, provo-cando alagamentos ou en-chentes.

A operação também temo objetivo de evitar a forma-ção de focos de dengue, aproliferação de ratos, bara-tas e o entupimento de buei-ros, deixando o bairro maislimpo. Caso o cidadão quei-ra se desfazer de algum mó-vel, mas sua rua não tenhasido contemplada na últimaOperação Cata-bagulho, elepode ligar para o telefone156 e solicitar que a subpre-feitura inclua a via na pro-gramação do serviço, ou en-tão se dirigir ao Ecopontolocalizado na Rua EduardoKioshi Shimura com RuaAgreste de Itabaiana,no Jar-dim São Nicolau.

gio Reis e de Renato Tei-xeira, será apresentada pe-los alunos.

O evento dará ao públi-co, a oportunidade de seaprofundar na história dorio que, no final do séculoXX, se destacou como umdos principais locais de la-zer na cidade. E, quem ti-ver um tempinho a mais,poderá visitar o museuque leva seu nome - Mu-seu do Rio Tietê -, ali mes-mo no espaço cultural doPET, inaugurado há 14anos pelo DAEE, no dia 22de setembro de 1999, den-tro do Parque Ecológico.

Evento no PET comemoraaniversário do Rio Tietê

O aniversário do Rio Ti-etê (domingo, 22 de setem-bro) será comemorado nosábado, dia 21 de setembro,a partir das 10h, no PET (Par-que Ecológico do Tietê). ODAEE (Departamento deÁguas e Energia Elétrica),que administra o PET e orio, fará sua homenagem noCentro Cultural Rio Tietê -onde fica o Museu do Tietê-, com o apoio do InstitutoMais e do Projeto Virandodo Avesso.

A programação tem di-versas atrações, entre elas aexposição "Recicla Tudo", daartista Consuello Matroni. A

incentivadora da reciclagemhá 23 anos mostrará seus tra-balhos com reutilização dediferentes materiais, sendoque a mostra permaneceráaberta até dia 10 de outubro.

Durante o evento, a Esco-la de Arte Musical Intermu-sic se apresentará com seusalunos, interpretando can-ções voltadas à preservaçãoambiental. Haverá tambémo coral da Escola de FutebolMeninos do PET, que visa aformação de cidadãos cons-cientes em relação às ques-tões ambientais. "Olhandopara o Tietê", de autoria dofamoso cantor sertanejo Sér-

damente de 7.000 m² e comcusto estimado em 15 mi-lhões de reais, utilizando-sedo sistema de construçãopré-moldado. "A Prefeituragasta por ano entre aluguele IPTU da Subprefeitura (Er-melino), da Supervisão deSaúde e do Cras (AssistênciaSocial) cerca de R$1.000.000,00 (um milhão de

reais)", explica o chefe de ga-binete, Dr. João de Oliveira,acrescentando que uma sedeprópria geraria economia.

A proposta, segundo o DrJoão, é construir um prédiocom cerca de 7 (sete) anda-res que comporte todos osequipamentos públicos dobairro, tornando-se um com-plexo administrativo onde a

Page 4: Ermelino 163

PÁG 4 1ª QUINZENA DE SETEMBRO DE 2013

qualidade do ar dentro dostrens e estações subterrâne-as serão divulgados pormeio de painéis eletrônicosexistentes ou a serem fixa-dos no interior de referidascomposições e das estaçõessubterrâneas. Um projetoque, dada a relevância e porser de interesse de toda a so-ciedade, deveria ser vistopelo governadors com maisseriedade, pois é a saúde da

O Projeto de Lei nº 204/2011 do deputado EstadualLuiz Moura (PT/SP) foi apro-vado na última segunda-fei-ra (16/09/2013) na AssembleiaLegislativa de São Paulo. Oprojeto de lei do parlamen-tar cria no âmbito da Com-panhia de Tecnologia de Sa-neamento Ambiental - CE-TESB a análise diária de afe-rição da qualidade do ar den-tro das composições da Com-panhia Paulista de Trens Me-tropolitanos - CPTM, bemcomo dentro das composi-ções e estações subterrâneasda Companhia do Metropo-litano de São Paulo - Metrô.Agora, o projeto será enca-minhado para apreciação dogovernador de São Paulo.

Projeto semelhante ao dodeputado Luiz Moura já foiaprovado no rio de Janeiro,desde abril. Agora, no Rio,a qualidade do ar nas esta-ções do Metrô passou a sermonitorada e o resultadodestas medições exibido empainel digital. Enquanto isso,em São Paulo a populaçãocontinuará sem saber a qua-lidade do ar que respira dia-riamente nas estações e com-posições do Metrô e daCPTM, caso o governadorvete o projeto, como já fezanteriormente.

Segundo o projeto, os da-dos obtidos da aferição da

recer alguns pontos da refor-ma do sistema educacionalproposta pela Prefeitura eatualmente em debate. Overeador Vavá também apro-veitou a oportunidade paraestabelecer uma relação maisestreita com a comunidade.

Parque da VárzeaO fim das enchentes na

Vila Itaim - um dos bairrosda Zona Leste mais afetadospelas enchentes nos perío-dos de chuvas. Segundo overeador Vavá, esse crucialproblema deverá ser sana-do até o final de 2014, pois

ra, com conhecimento emacabamento, há cinco vagas- salário de R$ 838,00.

Candidatos com nível su-perior completo ou em an-damento podem se candida-tar para oportunidades deajudante de farmácia, umavaga - salário de R$ 1.100,assistente administrativo,duas vagas - salário de R$1.460,00, assistente de ser-viço de contabilidade, umavaga - salário de R$1.000,00, assistente social,duas vagas - salário R$2.600,00, entre outras.

Informações comple-mentares estão disponíveisno site: www.prefeitura.sp.gov.br/tra-balho e na Central deAtendimento ao Munícipe,pelo telefone 156.

O Centro de Apoio aoTrabalho (CAT), da Secreta-ria Municipal do Desenvol-vimento, Trabalho e Empre-endedorismo (SDTE) estácom 1.762 vagas, das cercade 5 mil disponíveis, paracandidatos interessados ematividades como auxiliar, as-sistente e atendente. Asoportunidades estão em seg-mentos como comércio, ser-viço e indústria, com salá-rio que chega a R$ 2.600,00.

Para ajudante de carga/descarga há 46 vagas comsalário entre R$ 767,00 e R$974,00 - fundamental incom-pleto é a escolaridade míni-ma exigida. Já ajudante deeletricista encontra 20 vagascom salário de R$ 1.069,00.

Com 21 vagas e oportu-nidades que não exigem a

Aprovado projeto dodeputado Luiz Moura

Projeto propõe a análise diária de aferição da qualidade doar dentro das composições do Metrô e da CPTM

Vavá acompanha visita deHaddad ao CEU Três Pontes

população paulista e paulis-tana que está em jogo.

O deputado Luiz Moura(PT/SP) e assessores, inclusi-ve, já estiveram reunião como diretor-presidente da CE-TESB (Companhia de Tecno-logia de Saneamento Ambi-ental), engenheiro OtavioOkano, na sede da empresa,bairro Alto de Pinheiros. Opropósito do encontro foidiscutir o projeto do parla-mentar que propõe a aferi-ção diária da qualidade doar dentro das composiçõesda CPTM e do Metrô. Naoportunidade, Luiz Mourapropôs a Okano que se reali-ze a título experimental amedição da qualidade do arno interior da Estação Sé doMetrô, com o objetivo defundamentar melhor tecni-camente o seu projeto comrelação à qualidade do ar emestações subterrâneas.

O vereador Vavá do Trans-porte acompanhou a visitado prefeito Fernando Had-dad ao CEU Três Pontes, noJardim Romano, Zona Lesteda cidade de São Paulo. Naoportunidade, Haddad afir-mou que 3 mil alunos bol-sistas do Programa Universi-dade para Todos (Prouni) decursos de licenciatura deve-rão ser incorporados à RedeMunicipal de Ensino comoestagiários. Para o vereadorVavá, a ação é muito impor-tante para o jovem docenteque ganhará experiência etambém para a escola queserá incitada a avaliar o seuprojeto pedagógico.

O prefeito explicou queSão Paulo fez um pleito jun-to à Capes (Coordenação deAperfeiçoamento de Pesso-al de Nível Superior) paraestender o Pibid (ProgramaInstitucional de Bolsa deIniciação à Docência) parao Prouni. O Pibid é um pro-jeto do Governo Federalque visa o aperfeiçoamen-to e a valorização da for-mação de professores paraa educação básica.

Durante a visita ao equi-pamento, o prefeito se reu-niu com pais e professores dainstituição para ouvir even-tuais demandas. Haddadaproveitou ainda para escla-

a Prefeitura e ogoverno Estadualassinaram recen-temente convêniopara a execuçãodas obras de con-tenção das en-chentes na re-gião. Pelo acordo,está prevista aconstrução de umsistema de drena-gem formado porpolder, uma bar-reira de terrenosbaixos e altos, comreservatório, bom-bas de sucção erede de microdre-nagem. Além dis-so, está prevista ainstalação de um

parque com direito a umaciclovia de 2,4 km.

As obras, enfatiza Vavá,fazem parte do projeto Par-que Várzeas do Tietê, quetem por objetivo restabele-cer a função das várzeas paraminimizar as cheias, pormeio de ações voltadas àproteção e à recuperação doambiente natural. Ao todo,conforme o convênio, serãoinvestidos R$ 80 milhões,montante proveniente daDersa como compensaçãoambiental pela execução dasobras de implantação daNova Marginal Tietê, acerta-da entre os governos estadu-al e municipal.

Do total, R$ 40 milhõesserão utilizados para a desa-propriação e remoção de 280famílias que moram maispróximas à área de várzea dorio. Famílias que serão remo-vidas pela Prefeitura, confor-me convênio já firmado em2010. A ciclovia será constru-ída na parte superior da bar-ragem "Os moradores pode-rão utilizar a área de lazer,como previsto no projetoParque Várzeas do Tietê",afirma o vereador Vavá .

Luiz Moura afirma que o projeto é importante para asaúde dos usuários do Metrô e da CPTM

Vereador Vavá durante visita do prefeito Haddad no JardimRomano, na Zona Leste

Vavá disse que o projeto Parque dasVárzeas do Tietê trará diversos

benefícios para a região

CAT oferece mais de 1.700 vagaspara auxiliares e assistentes

comprovação de escolarida-de, o cargo de ajudante delavador de automóveis ofe-rece rendimentos que che-gam a R$ 800,00.

Para atendentes na áreade cafeteria há 35 vagas -salário até R$ 1.200,00. Amaioria das vagas exige ofundamental completo.Com a mesma exigência deescolaridade, as cinco vagasde auxiliar de costureira temsalário de R$ 838,00.

Com boa oferta de va-gas, as 30 oportunidadespara auxiliar de escritóriotêm salário entre R$ 856,11e R$ 1.000,00. A maioria dasvagas não exige experiênciaanterior e a escolaridademínima é fundamental in-completo.

Para auxiliar de costurei-

Page 5: Ermelino 163

PÁG 5 1ª QUINZENA DE SETEMBRO DE 2013

• Tintas Residenciais• Texturas e Revestimentos• Tintas Industriais• Acessórios p/ Pintura• Mais de 1000 opções de cores

Av. Buturussu, 217 - Pq. Buturussu - Tel.: 2546 3203

AtendimentoTécnico

Personalizado

Tudo em5 vezes

sem Juros www.tintaslevy.com.br

no dom., também às 14h).Para quem curte andar de

bicicleta por São Paulo, opolo da Penha será uma óti-ma opção. No Centro Espor-tivo Vila Manchester haveráo Lazer sobre Rodas (dom. -9h às 17h), que consiste emciclismo com obstáculos re-creativos para todas as ida-des. E haverá um passeio ci-clístico (dom. - 8h às 12h)com saída e chegada na Ave-nida Calin Eid, 1327 (Tiqua-tira). A volta passará peloParque Linear.

Em São Miguel Paulista, aVirada acontece no Parque doJacuí. As crianças de até 12anos poderão aproveitar asatrações da Viradinha Espor-tiva (sáb. e dom. - 10h às 17h)e os mais velhos podem par-ticipar do Futebol Mania (sáb.

A Virada Esportiva temcomo um de seus principaisobjetivos facilitar o acesso detoda a população ao espor-te, lazer e recreação. Na ZonaLeste não será diferente.

No Itaim Paulista e emItaquera, o clima será radi-cal. No Centro Esportivo VilaCuruça haverá a CaravanaRadical (sáb. e dom. - 10h às17h), com clínicas de surf,stand up padle, skate, slackli-ne, parkour, além de ativi-dades lúdicas e no Parque doCarmo (sáb. e dom. - 9h às17h) será realizado o AirShow, com simulador de pa-raquedismo, balão de arquente, simulador de asadelta e bungee jump. No lo-cal ainda haverá o Circo noParque (sáb. e dom. - 9h às17h). No SESC Itaquera, será

Virada Esportiva na Zona LesteVirada Esportiva 2013 acontece nos dias 21 e 22 de setembro. Confira os destaques da Virada na Zona Leste de São Paulo

possível praticar tênis (sáb.e dom. às 11h), balonismo(dom. às 9h), bumerangue(dom. às 13h30) e soltar pi-pas (sáb. a partir das 13h30).

O Parque Esportivo dosTrabalhadores (PET), localiza-do no bairro de Vila Formo-sa, também será um dos prin-cipais pontos dessa Virada Es-portiva. No local haverá tor-neio de tênis (sáb. às 20h atédom. às 4h), a corrida infan-til da SEME (sáb. - 8h às 12h)e o evento Rei da Piscina(dom. - 8h às 18h). Nele, opúblico poderá aproveitar oclima gostoso da primaverapara aprender as técnicas dowakeboard, jogar frescobol,entre outras atividades. O PETtambém recebe a já tradicio-nal Corrida 24 horas (com iní-cio no sáb. às 14h e término

- 10h às 22h e dom. - 10h às17h), que terá pebolim huma-no, futebol de botão, de sa-lão, de sabão e videogames.

Em Cidade Tiradentes, aprogramação fica por contados CEUs Água Azul (sáb. edom. - 8h às 17h) e InácioMonteiro (sáb. e dom. - 8h às20h). No primeiro, haveráapresentação de fanfarras,vôlei com lençóis, muay thai,hidroginástica, goalball, ka-ratê, entre outras atrações. Nosegundo, haverá vários festi-vais e atividades na piscina,torneio de xadrez, pilates,boxe, jiu jitsu e parkour.

O CEU Jambeiro (sáb. - 8hàs 20h e dom. - 9h às 20h) e oCEU Lajeado (sáb. e dom. - 9hàs 18h) programaram ativida-des e aulas especiais para aVirada em Guaianases, comesportes coletivos, de lutas,danças e até baile para a 3ªIdade. Em Ermelino Matara-zzo, a Virada Esportiva acon-tece no CDC Danúbio (sáb. -7h30 às 18h30 e dom. 8h30 às18h30), no CE 29 de Junho(sáb. - 8h às 3h e dom. - 8h às18h), e no Centro EsportivoDélio de Carvalho (sáb. e dom.- 7h às 20h), com ginásticas,dança e jogos de futebol efutsal para todas as idades.

Page 6: Ermelino 163

PÁG 6 1ª QUINZENA DE SETEMBRO DE 2013

Geraldo Alckmin recebeupara entrevista exclusiva asentidades representativasdos jornais de bairro AJOR-LESTE, AJORB e SINDJORB e31 jornais e revistas daZona Leste para falar desuas realizações para a ci-dade de São Paulo e em es-pecial para a Zona Leste dacapital. A entrevista duroucerca de 2h45min. e foi mar-cada pela descontração dosjornalistas presentes, go-vernador e assessores da SE-COM. Cada representante dejornal fez uma pergunta.Segue abaixo o conteúdo daentrevista.

Ao completar, em 1º desetembro, 118 anos de exis-tência, os jornais de bairroda Cidade de São Paulo, asegunda maior grande im-prensa regional do mundo,tem um papel imprescindí-vel no desenvolvimento eno futuro da maior metró-pole da América do Sul.Após uma pequena expla-nação sobre os jornais feitapor Antonio Carlos Ciminopresidente do Sindjorb eapresentação dos diretoresdos jornais presentes, deuinício a entrevista, uma ini-ciativa da Ajorleste, quecontou também com a pre-sença de assessores diretosda Secom e do secretárioadjunto de ComunicaçãoMárcio Aith.

EntrevistaJornais - As obras do sis-

tema viário de Itaquera, queabrigará a abertura da Copado Mundo da Fifa de 2014estão dentro do cronogra-ma previsto e a Prefeituraestá cumprindo com a par-te que ficou definida juntoao Governo?

Alckmin - "Antes de res-ponder a sua pergunta, gos-taria de revelar a importân-cia da posse do professorDavid Uip na Secretaria Es-tadual de Saúde e que trou-xemos também para o Go-verno o Professor RonaldoLaranjeira da UNIFESP. Nósvamos priorizar o tratamen-to das pessoas com depen-dência química, seja álcool,seja drogas. Na região daNova Luz vamos ter ummini hospital, na Rua Hel-vetia, onde havia um prédioabandonado, na antiga Cra-colândia, vamos ampliar onúmero de leitos e atendi-mento para dar mais opor-tunidade de tratamento.Também o Cartão Recome-ço que é preciso esclarecerque ele não é para o depen-dente e sim para as entida-des terapêuticas que promo-vem o tratamento. O Gover-no paga pelo período que opaciente fica em tratamen-to, refazer a vida. O Brasil éo maior consumidor de cra-ck do mundo e o segundomaior consumidor de cocaí-na. O problema da drogatem caráter epidêmico, épreciso uma mobilização detoda a sociedade, das famí-lias, das igrejas e das esco-las para ajudar.

Em relação à Zona Leste,queria dizer do nosso entu-

em todas as administrações.Como médico, o que o se-nhor tem a dizer sobre oPrograma Mais Médicos doGoverno Federal?

Alckmin - " Em relaçãoà Saúde nós temos na ZonaLeste um conjunto de obrasprogramadas. Primeiro, onovo Pronto Socorro doHospital Santa Marcelinaque vai estar pronto e fun-cionando em abril. R$ 7,5milhões de investimentosdo Governo do Estado. Re-forma do Hospital Geral deSão Mateus que vai estarpronto agora em novem-bro, R$ 8,7 milhões. Despa-chei como o Professor DavidUip e pedi para que o pri-meiro hospital que ele vaivisitar será o de São Ma-teus. Nós vamos fazer umagrande contratação de mé-dicos. Os hospitais que sãoadministração direta sãomais complicados para ad-mitir pois tem de se fazerconcursos. O outro é o Hos-pital de Sapopembinha, queas obras serão iniciadas ago-ra e concluídas em março de2014. Depois o ambulatóriodo Hospital Leonor Mendesde Barros, que vamos refor-mar, R$ 49,7 milhões de in-vestimentos. O CândidoFontoura, mais o AME daZona Leste, Hospital Geralde Guaianases, do Itaim Pau-lista, de Sapopemba e o Cen-tro de Referência do Idosoem São Miguel. Ao todo são8 hospitais púbicos do Esta-do na Zona Leste, além doHospital de Vila Alpina.

Quanto mais médico me-lhor. A questão é que fal-tam médicos para o SUS.Para a iniciativa privadanão. O grande problema daSaúde é o financiamento doSUS. Ninguém aguenta ga-nhar o valor pago que émuito baixo. Dez Reais éum valor ínfimo. Faltam al-gumas especialidades: in-tensivista, anestesista, orto-

Governador Geraldo Alckmin concedeentrevista exclusiva aos jornais de bairro

Educação, saúde, segurança, transporte, manifestações, CDHU, Fatec, Etec, Metro, CPTM, EMTU, Fábricas de Cultura, Obras noentorno do Itaquerão, Sabesp, reeleição, denuncias em licitações do Metro, o governador fala tudo aos jornais da Zona Leste.

siasmo, nós temos investi-mentos históricos, expressi-vos. Não temos dinheiropúblico no estádio pois eleé privado. Nós temos inves-timentos públicos na região,mais especificamente no sis-tema viário. Obras no polode Itaquera, no chamadomergulhão para tirar cruza-mento na Radial, a ligaçãoleste/oeste que passa porcima da Radial, do Trem edo Metrô. Um grande via-duto e uma grande passare-la. O entroncamento da Ra-dial Leste com a Jacu-Pêsse-go, com viadutos. O entor-no do estádio, com novasavenidas, novo sistema viá-rio ao custo de R$ 257 mi-lhões. Todas obras dentrodo cronograma. Já em de-zembro entregaremos par-te e o restante até março.Mais R$ 61,4 milhões da li-gação Jacu-Pêssego, com al-ças de acesso e R$ 14,6 mi-lhões da grande passarela.Um total de R$ 333 milhõessó do Estado. Recursos Inte-gralmente do Estado de SãoPaulo melhorando o sistemaviário na região."

Jornais - Quando seráinaugurada em FATEC emItaquera?

Alckmin - "Em Itaquera,ao lado do estádio nós te-mos um complexo de ensi-no técnico e tecnológico. AFATEC não foi inaugurada,mas já está pronta e funcio-nando. A ETEC vai estarpronta em três meses, maissomente vai funcionar emagosto de 2014. O prédio daEtec será utilizado comoapoio à abertura Copa doMundo, ao Comitê Paulista.

Os cursos da FATEC deItaquera são: Mecânica In-dustrial, Processo de Solda-gem, Automação Industrial,Fabricação de Peças e Proje-to de Mecânica que aindaserá implantado. Quatro fa-culdades com curso de 3anos.

A ETEC vai ter ensino mé-dio integrado aos cursos téc-nicos. Projeto de Mecânica,Soldagem, Desenho deConstrução Civil, Edifica-ções, Projeto de InstalaçãoElétrica Predial, Tecnologiada Informação, Informática,Segurança no Trabalho e En-fermagem.

Jornais - As Fábricas deCultura. Qual a previsão deexpansão na Cidade de SãoPaulo e outros municípiosdo interior?

Alckmin - "Nós já temosinauguradas quatro Fábricasde Cultura na Zona Leste:Vila Curuçá, Sapopemba,Itaim Paulista e Belém. Fun-cionando com escola, tea-tro, música, balé, circo, bi-blioteca, internet, dança,instrumentos musicais. Umtrabalho muito bonito. Aquinta que em breve vamosinaugurar vai ser na CidadeTiradentes. Já está pronta.Com isso teremos somentena Zona Leste cinco Fábri-cas de Cultura, sem contaras outras nas regiões Nortee Sul".

Jornais - A saúde temsido o calcanhar de Aquiles

Continua na próxima página

pedista, pediatra. Vamosabrir as 50 AMES aos sába-dos para andar mais depres-sa as filas dos exames. Res-sonância Magnética, Ultras-sonografia, Mamografia, al-guns podem fazer pequenascirurgias. A partir do fim desetembro já vamos abrir.

Jornais - O que o senhorpoderia nos dizer quantoaos investimentos da CDHUe a relação em unidades ha-bitacionais na sua gestão?

Alckmin - "Em relação aCDHU, nós somos o únicoestado brasileiro, dos 27que põe 1 por cento doICMS para moradia. Habi-tação de interesse social.São Paulo é único, dá R$ 1.2bilhão por ano e cria umacarteira para subsídio. Casapara quem não tem casa.Nós já entregamos 400 milmoradias no Estado de SãoPaulo. Quem ganha um sa-lário mínimo pode ter aces-so pagando R$ 101,00 deprestação. Temos hoje 40mil unidades em constru-ção, o que gera muito em-prego. Em média 3 empre-gos por unidade. Estamoscom unidades em constru-ção no Belém, Cangaíba,Iguatemi, José Bonifácio,dois conjuntos, Itaquera,Cidade Tiradentes e Erme-lino Matarazzo. Nós cria-mos a chamada Casa Paulistaonde o investimento é mul-tiplicado. Com um bilhão agente alavanca 4 bilhões dereais com parceria com oGoverno Federal no Progra-ma Minha Casa Minha Vidana Cidade de São Paulo àfundo perdido para poderter viabilidade do sistemana cidade por causa do cus-to do terreno que é alto.Assinamos aqui no Paláciodos Bandeirantes um con-vênio com a presidente Dil-ma para viabilizar Cem milapartamentos com o pro-grama Federal que é com-plementado com recursosdo Estado com subsídios deR$ 20 mil por unidade. R$2 bilhões.

A novidade é que esta-mos terminando o editalpara a PPP para a constru-ção de 20 mil apartamentosno chamado centro expan-dido. Pari, Braz, Mooca,Luz, Cambuci. São áreas quetêm Trem, Metrô, perto doemprego, comércio, univer-sidades, hospitais e que têmmuitos galpões vazios e pré-dios vazios e terrenos aban-donados. A maioria em pré-dios novos e alguns poucosreformados. A iniciativa pri-vada faz e o Estado entracom subsídios. O maior pro-grama de requalificação ur-bana."

Jornais - Os investimen-tos para o Metrô e CPTM tema participação do GovernoFederal, qual a porcenta-gem, ou somente é do Go-verno do Estado de São Pau-lo?

Alckmin - "O Brasil ul-trapassou a casa de 201 mi-lhões de habitantes. Esta-do de São Paulo passou de43 milhões de habitantes,sendo metade, 21,5 mi-lhões na região metropoli-tana, com 8 mil Km², se-gundo dados do IBGE. Oproblema de mobilidadeurbana é questão prioritá-ria. Nós temos a terceiramaior região metropolita-na do mundo que é a deSão Paulo. A primeira é Tó-quio, segunda Nova Delli.A prioridade é transportede alta capacidade sobretrilhos. Na Zona Leste te-mos a Linha 15, onde re-centemente estivemos jun-tos em Vila Prudente e Ora-tório. São 17 estações, 24,5Km, com uma demandaprevista de 800 mil passa-geiros por dia, 5,5 bilhõesde investimento e espera-mos entregar agora em ja-neiro duas estações e o pri-meiro trecho. A estação deVila Prudente e Oratório.

O Monotrilho vai porcima da avenida, evita mui-ta desapropriação, elétrico,não polui, silencioso e temboa capacidade. Cerca de 40a 50 mil passageiros/hora.Cada trem tem sete carrose transporta mil passagei-ros, substituindo 15 ônibusdas ruas. Não tem um cen-tavo do Governo Federal. Étudo do Estado de São Pau-lo. O que tem são financia-mentos, empréstimos, doBIRD, BNDS, Banco Mundi-al. Não é dinheiro orçamen-tário. Vamos entregando asestações até São Mateus eposteriormente Cidade Tira-dentes.

A outra linha da CPTM éa 13, que vai até o Aeropor-to de Cumbica. Vocês já es-tão convidados, começamas obras no dia 16 de setem-bro e deve estar pronta nofinal do ano que vem. Co-meça no Braz, passa porcima da Ayrton Senna, RioTietê e depois da Dutra atéchegar ao aeroporto. Nósvamos ter os dois aeropor-tos l igados pelo sistemametro-ferroviário. O Aero-porto de Congonhas pelaLinha 17 do Metrô, Mono-trilho.

Também estamos mo-dernizando todas as esta-ções. Acabou de ser entre-gue a de São Miguel é pra-ticamente nova com acessi-

Governador Geraldo Alckmin eDivaldo Rosa (Presidente doGrupo Acontece)

bilidade etc. Vamos ter investimento

federal na Linha 18 quedeve ser licitada a PPP, quesai de Tamanduateí e vaipara São Bernardo do Cam-po. Esta deve ter recursos doPAC de R$ 400 milhões. Aprimeira. Todas as outras ésomente com recursos doEstado.

Temos quatro Linhas emobras simultaneamente. ALinha 4 Amarela que já estáfuncionando, e vamos en-tregar mais 5 estações.Obras também na Linha 17,Linha 15 Monotrilho Tira-dentes. Também a Linha 5que sai de Santo Amaro evai até a Chácara Klabin,são 11 estações. Vamos ter6 tatuzões trabalhando aomesmo tempo em São Pau-lo. Quatro obras de Metrô,e ainda mais três outras to-talizando sete obras simul-tâneas que é recorde nomundo. Através da EMTUestamos construindos vári-os Corredores Metropolita-nos através do PCM (Progra-ma de Corredores Metropo-litanos de Transporte Cole-tivo), sendo destaque naZona Leste, o BRT Perime-tral Jacú Pêssego que liga-rá São Mateus ao TerminalCECAP em Guarulhos)"

Jornais - A moderniza-ção da linha 3 vermelha doMetrô vai estar concluídaaté o início da Copa doMundo e a Linha Verde atéTiquatira, tem previsão?

Alckmin - "A Linha 3Vermelha, nós vamos ter 47novos trens que serão en-tregues. Cada trem de Me-trô tem seis carros. Com es-ses novos trens e o sistemaeletrônico em pleno funci-onamento deveremos alcan-çar o tempo para 90 segun-dos de intervalo na Linha 3Vermelha e de 3 minutos deintervalo nos trens daCPTM. Com isso a superlo-tação deve diminuir sensi-velmente.

Depois nós temos a Linha2 que é Metrô, sai da VilaPrudente e vai até Tiquati-ra, Dutra e Guarulhos, com13 estações. Está em fase delicitação. Expectativa deinício no primeiro trimestrede 2014. Por isso que anun-ciei a ampliação da Linha15 vai ganhar mais 2.3 Kmindo até o Ipiranga para dis-tribuir melhor os usuários."

Jornais - Direito de Ma-nifestações X Direito de ire vir. A sociedade está que-rendo uma atitude por par-te do Governo pois a Cons-tituição assegura o direitode ir e vir. O que o Gover-no de São Paulo pretende

Page 7: Ermelino 163

PÁG 7 1ª QUINZENA DE SETEMBRO DE 2013

Há mais de 34 anos de Ótimo AtendimentoTemos Kit Festa:• Bolos• doces• Salgados• Pão de metro• Pães especiais• Pizza e• Almoço Especial

(11) 2546-3431E-mail: [email protected]

Rua Antonio Leite Penteado, 600 - Praça 11 - Jd. Verônia

Governador Geraldo Alckmin reunido com representantes e diretores de jornais de bairro da zona lestefazer para garantir tais di-reitos e coibir abusos?

Alckmin - "Nós temosprocurado garantir o direi-to de manifestação e até asegurança dos manifestan-tes. Por outro lado não sepermite e não se permitiráo vandalismo e a depreda-ção do patrimônio públicoou patrimônio privado. APolícia está orientada nosentido de aceitar a mani-festação mas é preciso res-peitar o direito das pesso-as. Houve um bloqueio daRégis Bittencourt e por con-sequência do Rodoanel.Será que é aceitável bloque-ar uma rodovia de fluxotão importante? Pessoasque têm compromisso fica-rem prejudicadas. A gentetem procurado assegurar osdireitos, tanto dos manifes-tantes quanto da sociedade,mas não aceitamos vanda-lismo nem depredação. Quemanifestem mais sem pre-judicar a outra parcela dapopulação. Uma hora a Po-lícia é criticada e outra écobrada. Acredito que esta-mos acertando.

Por falar em Rodoanel,vamos, em abril entregar oRodoanel Leste, interligan-do a Ayrton Senna a parteOeste e Sul."

Jornais - Saneamento:São Paulo está investindoem despoluição, tratamen-to de esgoto e de água.Qual o resultado atual dosinvestimentos? E a perspec-tiva a médio prazo?

Alckmin - "Em um arti-go técnico, o Brasil no rit-mo que vai, universaliza osaneamento com 100% deágua tratada, 100% de es-goto coletado e 100% de es-goto tratado em 2122. SãoPaulo universaliza o sanea-mento no interior em 2014,no litoral em 2016 e na re-gião Metropolitana de SãoPaulo em 2019, nos municí-pios operados pela Sabesp.A primeira tarefa é garan-tir água. Somos 21 milhõesde pessoas à 700 metros dealtura, no Planalto de Pira-tininga. Estamos buscandoágua até em Minas Gerais.Fizemos a primeira PPP dopaís em Taiaçupeba, AltoTietê, o que garantiu mais4 metros cúbicos por segun-do de água. Vamos passara buscar água no Rio SãoLourenço em Juquitibaatravés de PPP ao custo deR$ 2,2 bilhões, em quatroanos a água vai subir a ser-ra e estar aqui integrada nosistema. A cidade de SãoPaulo não cresce mais tan-to, mas o entorno continuacrescendo. Água com qua-lidade. É só abrir a tornei-ra. Coletar e tratar o esgo-to, ampliando as estaçõesde tratamento. A manchade poluição retrocedeu 140Km no Rio Tietê. Traba-lhando para alcançar o ob-jetivo. Combater a poluição

do rio, conscientizandopara que não se jogue lixo.Refazer o Parque do Tietê.Limpeza do Rio, ciclovia,áreas verdes, campo de fu-tebol, quadras, áreas de la-zer. A ciclovia vai ser pagacom a economia do trans-porte do material assorea-do que hoje é feito por bar-caça."

Jornais - Projeto para ofuturo. O senhor é candida-to natural a reeleição em2014. Dentro do contexto oque tem a falar à popula-ção. O que melhorou e oque vai melhorar com a suapermanência frente à admi-nistração do Estado de SãoPaulo?

Alckmin - "Eu sempretenho dito o seguinte: elei-ção é em ano par, nós esta-mos em ano ímpar. Temdois ansiosos: os políticos eas jornalistas. Não sou fa-vorável a antecipar debatesucessório, primeiro porqueo povo não está muito li-gado e segundo porqueencurta o governo o Gover-no. Agora o negócio é tra-balhar, trabalhar, trabalhar.O ano que vem a gente dis-cute o quadro político.

Jornais - Sobre as ma-nifestações em relação aosencapuzados e mascaradosque se escondem para pra-ticar quebradeiras?

Alckmin -"Eu acho quea gente tem de agir de ma-neira a separar movimentoslegítimos que colaboramcom o processo democráti-co. Meu pai gostava de lem-brar, Santo Agostinho di-zia: "Prefiro os que me cri-ticam, porque me corrigemaos que os que me adulamporque me corrompem".Então a crítica é importan-te, é balizadora. Uma coisaé manifestação, luta políti-ca, reivindicação e outracoisa é depredação, destrui-ção de patrimônio público.A gente vai acompanhandoesse processo. A Polícia estábem orientada para separarjoio do trigo, garantir ma-nifestações, evitar abusos eos excessos devem acabar".

Jornais - Sobre a de-núncia de cartel em licita-ções do Metrô. O que oGoverno está fazendo?

Alckmin - "É importan-te esclarecer isso. Nós temoshoje os grandes investi-mentos no transporte detrem e de metrô. Uma em-presa multinacional vai aoCADE e faz um acordo deleniência. Revela que em1998, depois de licitaçõesas empresas do setor se reu-niram e fizeram um conluiopara evitar disputa entre asmesmas. Cartel se tem nomundo inteiro. Agora mes-mo se descobriu um sobreaviação de carga. No Brasila gente está caminhandopara oligopólios. Surgiu adenúncia, imediatamente aapuração através da Corre-

gedoria Geral da Adminis-tração. Se isso realmenteocorreu, o Governo é víti-ma e foi prejudicado e asempresas vão ter de inde-nizar o Estado. Chamamosas empresas e a Siemensnão compareceu. Consegui-mos na Justiça o conteúdodo processo, pois o Estadoé o maior interessado, cria-mos uma comissão da trans-parência com onze entida-des da sociedade civil e va-mos não só apurar, mas re-querer na Justiça a reposi-ção dos valores ao Estado.O Estado não é citado, ape-nas empresas do setor. Sóque as outras negam. A Si-emens já é ré confessa, vaiter de pagar, só falta defi-nir o valor que deverá serestipulado ao final do pro-cesso. Primeiro verdade ab-soluta, transparência total.Quero falar do nosso cuida-do em licitações. O ano pas-sado abrimos licitação paracompra de 65 trens daCPTM. 520 vagões. Abrimosas propostas e achamoscaro. Estava tudo certo, vá-rias empresas. Anulamostudo e abrimos nova con-corrência internacional. Per-demos um ano. O preço caiuem 30% no custo de 35trens e 22% no lote de 30trens. No mesmo tempo oGoverno Federal, atravésda CBTU abriu concorrênciapara compra de trens emPorto Alegre e Belo Hori-zonte. Só São Paulo temempresas de trem e Metrô.Um consórcio participoucomposto por CAF e Alston.Resultado: 90% Alston,10% CAF, em Porto Alegree em Belo Horizonte 90%CAF e 10% Alston. Não ti-veram nem o cuidado demudar os números. Tam-bém no Rodoanel a concor-rência pública internacio-nal, 30% mais barato. Nóssomos extremamente cuida-

dosos, transparência abso-luta e se tiver agente pú-blico envolvido será rigoro-samente punido".

Jornais- Educação: oque o Governo do Estadoestá fazendo de novo pelaeducação?

Alckmin - "O ensino in-fantil de zero a cinco anosé de responsabilidade dasPrefeituras. Estamos pelaprimeira vez pondo dinhei-ro fazendo 1.000 (mil) cre-ches em 645 municípios queaderiram. De 6 a 14 anos é aescola de tempo integral.Nós já implantamos mais de100 escolas de tempo inte-gral e o resultado é um es-petáculo, onde os professo-res também trabalham emtempo integral com saláriode 75% a mais. Se o profes-sor ganha R$ 5 mil ele vaiganhar R$ 8,75 mil de salá-rio. Nós estamos melhoran-do a auto estima dos alunosoferecendo o ensino médiojunto com o ensino técnico.Estamos avançando na tec-nologia da informação eoferecendo oportunidade ajovens que sejam monitoresganhando cerca de R$ 400por mês.

A Escola da Família, quecompletou dez anos. Fize-mos uma festa no Parque daÁgua Branca com 8 mil jo-vens para comemorar. Esta-mos aumentando para R$500. O Governo paga a men-salidade da faculdade e ojovem universitário ficacomo instrutor universitá-rio aos finais de semana nasescolas. O Governo paga R$500 e a faculdade abre mãodos outros valores da men-salidade. É melhor receberR$ 500 por aluno do quenada. O aluno faz a facul-dade de graça e presta ser-viço aos sábados ou aos do-mingos por 8 horas em es-colas estaduais.

Ampliar as ETECs e FA-

TEs. Acabamos de inaugu-rar a ETC dos Esportes naVila Maria, formando téc-nicos em um ano e meio. Aquestão da progressão con-tinuada: o aluno que faltaràs aulas é reprovado todoano. Se não falta, se ele vaià escola, porque ele nãoestá aprendendo? Se a fa-mília tem recursos contra-ta professor particular. Nãopodemos punir uma crian-ça e criar uma cultura dofracasso.

Jornais - Saúde: O se-nhor sancionou Lei que es-tabelece salário de até R$14,7 mil para médicos no sis-tema de Saúde do Estado deSão Paulo. O que melhorouapós a entrada da Lei emvigor?

Alckmin - "Agora quevamos abrir os concursos,um grande pacote. Mas nãotemos dúvidas são dois as-pectos: salário e a carreira.O profissional precisa vis-lumbrar o futuro. Quemnão for trabalhar para ogoverno vai contribuir parao INSS e o teto de aposen-tadoria é de R$ 4,3 mil. Nogoverno é integral. O pla-no de carreira de São Pauloestá sendo implantado ago-ra. O que se tem são algu-mas especialidades: aneste-sistas, ortopedistas, intensi-vistas, pediatras. O grandeproblema nosso é residên-cia médica. Vamos fazer re-sidência nesses setores, nes-sas áreas com maior falta,em um grande programaem hospitais universitários.

Jornais - Sobre a tercei-rização do atendimento190 da Polícia. Os atenden-tes serão treinados? O se-nhor acredita que eles te-rão discernimento e sabera importância de uma liga-ção e capacidade para ori-entar em casos de emergên-cia imprescindíveis para sal-var vidas?

Alckmin - "Nós quere-mos o policial na atividadefim, no policiamento os-tensivo. Polícia na rua. Cri-amos o agente de vigilân-cia penitenciária, substituí-mos a segurança de presí-dio e liberamos os 5 milpoliciais militares para asruas. Ninguém fugiu.

Escolta: Estamos lutandocom o Tribunal de Justiça,com o poder judiciário parafazer vídeo conferênciapara evitar deslocamentose custos quando das audi-ências. Vamos colocar tam-bém agentes de escolta daSecretaria de AdministraçãoPenitenciária.

A atividade do 190 estásendo estudado, ainda nãoestá definido, mas eu vejocom bons olhos, porqueuma equipe bem treinadasó para fazer isso vai pro-porcionar um trabalho óti-mo. O policial vai para aatividade de rua. No mun-do inteiro, o policial queprecisa ser um profissionalmuito bem treinado na ati-vidade fim. Criamos o sol-dado temporário para ser-viços burocráticos, um jo-vem de 18 a 22 anos, quenão anda armado. O obje-tivo é ter esses profissio-nais na at iv idade meiopara liberar o policial paraa ativ idade f im. Vamosinaugurar o novo COPOMagora.

Ao final da entrevista osecretário Márcio Aithagradeceu a presença detodos e fez uma explana-ção onde relatou que umdiretor de jornal de circu-lação nacional o procuroupara informar que devidoa questões de modernida-de estaria mudando a dis-tribuição para gratuidadee distribuição seletiva embairros, o que os jornais debairro já faz isso há maisde 118 anos.

Page 8: Ermelino 163

PÁG 8 1ª QUINZENA DE SETEMBRO DE 2013