era messiânica - milênio

18
O MILÊNIO – A ERA MESSIÂNICA

Upload: roberio-argentino-silva

Post on 27-Jul-2015

148 views

Category:

Spiritual


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Era Messiânica - Milênio

O MILÊNIO – A ERA MESSIÂNICA

Page 2: Era Messiânica - Milênio

Alvo da liçãoAlvo da liçãoO aluno será capaz de

sabersaber conhecer a realidade do milênio;

sentirsentir almejar a chegada dos novos tempos para os crentes em Cristo;

agiragir dedicar-se ao estudo das profecias, tendo em vista o fortalecimento da fé.

Page 3: Era Messiânica - Milênio

POSIÇÕES QUANTO AO MILÊNIOPOSIÇÕES QUANTO AO MILÊNIOAMILENISMO PÓS-MILENISMO PRÉ-MILENISMO

11 O Milênio é o símbolo de um espaço de tempo entre a 1ª e a 2ª

O reino de Deus é espiritual, não geográfico

O milênio é, literalmente, um período de mil anos, quando Cristo

reinará e o mundo sobreviverá a uma grande tribulação

22 Vindas de CristoOnde houver indivíduos que

recebam a Cristo, aí está o reino de Deus

Terminado o período atual, a Igreja será arrebatada

33 A prisão de Satanás está vinculada à 1ª vinda de Cristo

O reino de Cristo é uma realidade hoje

Haverá sete anos de tribulação, sob o governo do Anticristo

44 Acontecerá a 1ª ressurreição dos que crêem em Cristo

A maioria das nações se converterá

Jesus virá a terra após este período

55 Reinado de mil anos com Cristo - domínio espiritual de Cristo

O Milênio termina com a volta de Jesus O Anticristo será destruído

66 Derrota de Satanás – 2ª vinda de Cristo

O milênio não é, literalmente, mil anos, mas um período longo de

tempo

Satanás será preso por mil anos e Cristo reinará sobre a terra

77 A 2ª ressurreição acontecerá quando da 2ª vinda de Cristo

Page 4: Era Messiânica - Milênio

IntroduçãoIntrodução

“E reinaram com Cristo durante mil anos” (Ap 20.4). Entre as maiores divisões que separam os evangélicos na doutrina da Escatologia encontramos a divergência em relação ao Milênio, mencionado literalmente em Apocalipse 20. Várias interpretações são apresentadas quanto à natureza e ao propósito do Reino Milenar de Cristo. Mais à frente vamos conhecer cada uma dessas posições quanto ao Milênio.

Page 5: Era Messiânica - Milênio

• O Midrash explica que a razão para a criação é o desejo de D’us de possuir "um lar" neste mundo tão baixo e terreno. Quando um indivíduo vive na sua própria casa, ele age naturalmente, sem esconder nada e sem se restringir. De maneira similar, D’us deseja que o homem, e através dele, toda a Terra, sejam purificados e desenvolvidos espirituaImente até que se tornem um recipiente apropriado, um lar para a Presença Divina, revelada no Seu todo.

Fonte: Beit Chabad

Page 6: Era Messiânica - Milênio
Page 7: Era Messiânica - Milênio
Page 8: Era Messiânica - Milênio

I. O contexto do milênio1.1. Será um período literal de mil anos (Ap 20)Será um período literal de mil anos (Ap 20)

2.2. Será estabelecido depois da Grande Tribulação, logo Será estabelecido depois da Grande Tribulação, logo após o julgamento das nações vivas (Dn 12.11-13 e após o julgamento das nações vivas (Dn 12.11-13 e Mt 25.31)Mt 25.31)

3.3. Será um período em que Deus demonstrará à Será um período em que Deus demonstrará à humanidade que o pecado está no coração do humanidade que o pecado está no coração do homem (Mt 15.19)homem (Mt 15.19)

4.4. Não será o “novo céu e a nova terra” (Ap 21.1)Não será o “novo céu e a nova terra” (Ap 21.1)

5.5. No Milênio, Jerusalém será o centro de adoração para No Milênio, Jerusalém será o centro de adoração para todos os povos e também a capital religiosa do todos os povos e também a capital religiosa do mundo (Jr 3.17) mundo (Jr 3.17)

Page 9: Era Messiânica - Milênio

II. Os propósitos do milênio

O Milênio será um tempo de restauração para O Milênio será um tempo de restauração para todas as coisas: a terra, os animais, o homem e a todas as coisas: a terra, os animais, o homem e a adoração. Será também o tempo do cumprimento adoração. Será também o tempo do cumprimento de muitas promessas de Deus para com Seu povo, de muitas promessas de Deus para com Seu povo, Israel.Israel.

Será a última etapa do plano de Deus no trato com Será a última etapa do plano de Deus no trato com o homem, denominada como a dispensação da o homem, denominada como a dispensação da plenitude dos tempos (Ef 1.10; Is 2.2; Mt 19.28), plenitude dos tempos (Ef 1.10; Is 2.2; Mt 19.28),

Page 10: Era Messiânica - Milênio

Ezequiel 37. 15-28

Page 11: Era Messiânica - Milênio

III. A vida no milênio (Ap 20.5-6; Is 11.6-9)

CORPOS NATURAISCORPOS NATURAIS CORPOS GLORIFICADOSCORPOS GLORIFICADOS

Os que sobreviverem à grande tribulação.

Os crentes de todas as épocas.

Page 12: Era Messiânica - Milênio

IV. O caráter do milênioESPIRITUALESPIRITUAL ECONÔMICOECONÔMICO DIDÁTICODIDÁTICO

O Milênio será caracterizado pela obediência (Is 2.3), pela santidade ( Jl 3.17), pela verdade e justiça (Zc 8.8) e pela plenitude do Espírito ( Jl 2.28-29).

“Acabarão situações como: a especulação imobiliária, muro forte e portão grande em casa, bem como fazenda cercada com mais de onze fios de arame farpado, posto que o princípio de Levítico 25.23 e outros serão restaurados. Também a terra não se venderá em perpetuidade” (A. L. Sacramento).

Visto que haverá um grande templo em Jerusalém no Milênio, os sacrifícios voltarão a ser oferecidos a Deus ali; porém, sacrifícios não expiatórios, ou seja, não visando salvação de pecados.

Page 13: Era Messiânica - Milênio

V. As posições quanto ao milênio1. Amilenismo1. Amilenismo

As premissas do amilenismo são:As premissas do amilenismo são:

a.a.a prisão de Satanás está vinculada à obra de Cristo em a prisão de Satanás está vinculada à obra de Cristo em Seu primeiro advento;Seu primeiro advento;

b.b.a primeira ressurreição, ao reavivamento espiritual dos a primeira ressurreição, ao reavivamento espiritual dos que creem em Cristo;que creem em Cristo;

c.c.o reinado de mil anos com Cristo, ao domínio espiritual o reinado de mil anos com Cristo, ao domínio espiritual presente de Cristo;presente de Cristo;

d.d.a derrota da revolta de Satanás, à Segunda Vinda de a derrota da revolta de Satanás, à Segunda Vinda de Cristo;Cristo;

Page 14: Era Messiânica - Milênio

V. As posições quanto ao milênio

1. Amilenismo1. Amilenismo

As premissas do amilenismo são:As premissas do amilenismo são:

e.e.a segunda ressurreição, à ressurreição física geral, dos a segunda ressurreição, à ressurreição física geral, dos justos e injustos igualmente, quando da Segunda vinda justos e injustos igualmente, quando da Segunda vinda de Cristo” (Robert H. Gundry). de Cristo” (Robert H. Gundry).

Page 15: Era Messiânica - Milênio

V. As posições quanto ao milênio

2. Pós milenismo2. Pós milenismo

Creem que o reino de Cristo já é uma realidade no Creem que o reino de Cristo já é uma realidade no mundo hoje e, também, na conversão da maioria das mundo hoje e, também, na conversão da maioria das nações, não da totalidade. Para o pós-milenista, o nações, não da totalidade. Para o pós-milenista, o Milênio terminará com a volta de Jesus. “O pós-milenista Milênio terminará com a volta de Jesus. “O pós-milenista não é literalista no que diz respeito à duração do não é literalista no que diz respeito à duração do Milênio: o Milênio é um período longo de tempo, não Milênio: o Milênio é um período longo de tempo, não necessariamente mil anos medidos pelo calendário” necessariamente mil anos medidos pelo calendário” (M. J. Erikson).(M. J. Erikson).

Page 16: Era Messiânica - Milênio

V. As posições quanto ao milênio

3. Pré-milenismo3. Pré-milenismo

O Milênio será um período de mil anos (literais) durante O Milênio será um período de mil anos (literais) durante os quais Cristo reinará sobre o mundo que sobreviverá à os quais Cristo reinará sobre o mundo que sobreviverá à Grande Tribulação. O pré-milenista crê que, terminado o Grande Tribulação. O pré-milenista crê que, terminado o período da Igreja (atual), no qual judeus e gentios são período da Igreja (atual), no qual judeus e gentios são convidados a formar a “noiva” de Cristo, ocorrerá o convidados a formar a “noiva” de Cristo, ocorrerá o arrebatamento dos salvos. arrebatamento dos salvos.

Page 17: Era Messiânica - Milênio

VI. O epílogo do milênio (Ap 20.7-9)

1.1. O destino eterno de Satanás (Ap 20.10)O destino eterno de Satanás (Ap 20.10)

2. O grande trono branco (Ap 20.11-15) 2. O grande trono branco (Ap 20.11-15)

Page 18: Era Messiânica - Milênio

A expectativa do Milênio para os salvos deve constituir-A expectativa do Milênio para os salvos deve constituir-se em fator de grande estímulo para uma vida de se em fator de grande estímulo para uma vida de santidade e de alegria por sua Fidelidade em Cumprir santidade e de alegria por sua Fidelidade em Cumprir suas Promessas ao seu Povo de Israel e a partir do Trono suas Promessas ao seu Povo de Israel e a partir do Trono de Davi em Jerusalém, transformar a Terra num grande de Davi em Jerusalém, transformar a Terra num grande Tabernáculo cheio da sua Glória.....Um Jardim do Éden Tabernáculo cheio da sua Glória.....Um Jardim do Éden Perfeito para habitar com a sua criação.Perfeito para habitar com a sua criação.

ConclusãoConclusão