era de saturno - instituto eckart · 2018. 10. 2. · na era de saturno nós em 20 de março de...

9
O DESPERTAR DE LÍDERES NA ERA DE SATURNO Com Prof. Dr. Paulo Ferreira Mais informações: 51 3470.6218 e 51 99358.0084|www.eckart.com.br

Upload: others

Post on 07-Sep-2021

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ERA DE SATURNO - Instituto Eckart · 2018. 10. 2. · NA ERA DE SATURNO nós em 20 de março de 2017, saímos da era solar, em que o universo foi regido pelo sol por 36 anos, e entramos

O DESPERTAR DE LÍDERES NA ERA DE SATURNOCom Prof. Dr. Paulo Ferreira

Mais informações: 51 3470.6218 e 51 99358.0084|www.eckart.com.br

Page 2: ERA DE SATURNO - Instituto Eckart · 2018. 10. 2. · NA ERA DE SATURNO nós em 20 de março de 2017, saímos da era solar, em que o universo foi regido pelo sol por 36 anos, e entramos

INSPIRAÇÃOnós somos o que fazemos repetidamente.

a excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito. (aristóteles)

A Neurociência e as Competências no passado e no presente

O avanço dos estudos sobre o cérebro desvenda muitos mistérios e permite construir e desconstruir muitas verdades.

As evidências listadas a seguir nos igualam enquanto humanos, mas para assumir a liderança em um novo ambiente teremos que romper hábitos do passado, os tempos são outros.

Todos humanos tendem a:

• Criar hábitos como uma forma de economizar energia cerebral, estes atalhos fazem com que nosso comportamento seja previsível, basta verificar como nosso cérebro decide.

• Romper hábitos para oportunizar mudanças, mas nosso cérebro prioriza a sobrevivência.

• Formar hábitos a partir de uma “deixa” (ou sinalização) que é feita de um modo repetitivo (rotina) e que recebe uma recompensa após sua repetição.

Os hábitos são sempre processos longos, tanto para serem adquiridos como para serem eliminados.

Page 3: ERA DE SATURNO - Instituto Eckart · 2018. 10. 2. · NA ERA DE SATURNO nós em 20 de março de 2017, saímos da era solar, em que o universo foi regido pelo sol por 36 anos, e entramos

O FATO NOVOnós em 20 de março de 2017, saímos da era solar,

em que o universo foi regido pelo sol por 36 anos, e entramos no ciclo de saturno, onde

estaremos pelos próximos 36 anos. Acredite ou não as evidências aparecem no dia a dia. Penso que esta nova era exigirá de cada um desenvolver a sensibilidade para conseguir proteger a si mesmo, conservar sua privacidade, buscar a paz, entender o outro e se conhecer melhor.O modelo anterior de sociedade esgotou-se e isto já provoca uma forte mudança na nossa vida e na gestão organizacional. Como dizem os astrônomos e astrólogos, chegamos a era de Saturno, cuja premissa básica pode ser correlacionada ao que foi dito por Bill Mollison ao falar sobre os princípios da permacultura:

“(...)a única decisão verdadeiramente ética é cada um tomar para si a responsabilidade de sua própria existência e da de seus filhos”.A oportunidade e experiência de ter vivido esses 36 anos na chamada Era Solar, me permitiu observar características humanas que moldaram e esculpiram a criatura que vemos hoje na sociedade:

• As pessoas viveram nas sombras e agora devem encontrar a si mesmas, compreender quem realmente são em profundidade.

• Mantivemos uma sociedade dividida: homem x mulher, esquerda x direita, empregados x empregadores e por aí vai...

• O estímulo ao narcisismo, e a consequência foi uma perda de valores eminentemente humanos: ausência de interesse pelo meio ambiente, pela qualidade de vida, pelos semelhantes.

• Uma sociedade que sacrificou o meio ambiente em nome do lucro e do poder e se mostra totalmente isenta de sensibilidade humana e gratidão pela vida.

• O mundo material no lugar superior acima da sabedoria, da experiência humana, da educação em geral.

• O sucesso tornou-se mais importante que o respeito a si mesmo e à dignidade.

• Vivemos na superficialidade e, nesse movimento, vamos nos dividindo entre o que somos realmente e nosso sucesso pessoal e social.

• A frustração, a ansiedade e o sentimento de vazio só crescem.

• O individualismo e a necessidade de “salvar a própria pele”, preservar direitos adquiridos em detrimento do coletivo parece ser a regra.

• Uma vida cada vez mais vazia, nos distanciamos mais de nossa humanidade.

• O objetivo principal passou a ser a eficiência.

• É necessário e quase vital sermos eficientes em tudo.

Page 4: ERA DE SATURNO - Instituto Eckart · 2018. 10. 2. · NA ERA DE SATURNO nós em 20 de março de 2017, saímos da era solar, em que o universo foi regido pelo sol por 36 anos, e entramos

O FATO NOVOnós em 20 de março de 2017, saímos da era solar,

em que o universo foi regido pelo sol por 36 anos, e entramos no ciclo de saturno, onde

estaremos pelos próximos 36 anos.

• Tentamos nos enganar desconsiderando que o ser humano incorre em erros, falhas, faltas.

• Caminhamos distantes da ternura, da compaixão, da verdadeira solidariedade.

• Acreditamos que quanto mais forte e eficiente for nossa imagem, maior o reconhecimento.

• Quanto maior nosso status social, mais intenso o aplauso.

• O que determina esse reconhecimento é o poder que nós conquistamos, seja pela nossa beleza, capacidade de não envelhecer, ter uma boa colocação, trabalhar em uma empresa de porte e sucesso, enfim poder consumir.

• A felicidade passou a ser um dever, os laboratórios enriquecem cada vez mais exata-mente por isso.

• Perdemos o fio, nos perdemos nas imagens adequadas para alcançarmos objetivos que, na maioria das vezes não são nossos.

• Criamos uma máscara social que se mistura à pessoal, até que começamos a nos sufocar. E quando isso acontece, pode ser tarde demais para retirá-la.

• Há um grau enorme de irrealidade nos cartões de apresentação, títulos, posses, nos deixamos levar por estes enganos.

• A irrealidade é neurótica, mas também esbarra na psicose.

• Existe muito de loucura nesta sociedade que criamos e vivemos e, nós mesmos, não estamos dando conta dela.

Page 5: ERA DE SATURNO - Instituto Eckart · 2018. 10. 2. · NA ERA DE SATURNO nós em 20 de março de 2017, saímos da era solar, em que o universo foi regido pelo sol por 36 anos, e entramos

DAQUI PRA FRENTENA ERA DE SATURNO

nós em 20 de março de 2017, saímos da era solar, em que o universo foi regido pelo sol por 36 anos,

e entramos no ciclo de saturno, onde estaremos pelos próximos 36 anos.

• Seremos obrigados a deixar cair as máscaras, tirar algumas cascas expondo os valores naturais, isso pode não ser muito fácil.

• Que as pessoas prezem pelo cumprimento das leis, normas e regras.

• A ressignificação de valores antigos sem os ressuscitar, pois o processo evolutivo da humanidade caminha para a frente.

• Poder ceifar tudo o que não serve mais para o homem, a sociedade e a natureza, eliminando o que impede nosso processo evolutivo. • Passar a respeitar a nossa casa – o planeta.

• Viveremos um processo psíquico mais profundo, que brota com algum tipo de experiência, interior e/ou exterior.

• Assumiremos atitudes disciplinadas que possibilitem expandir a consciência de todos nós como indivíduos e como humanidade

esperamos uma mudança com novas necessidades a serem resolvidas por nós e,

principalmente, pelas novas lideranças. Imagino que:

Page 6: ERA DE SATURNO - Instituto Eckart · 2018. 10. 2. · NA ERA DE SATURNO nós em 20 de março de 2017, saímos da era solar, em que o universo foi regido pelo sol por 36 anos, e entramos

AS CARACTERÍSTICASQUE OS NOVOS LÍDERESDEVEM DESENVOLVER

• Adquirir competências para estimular a si e aos liderados viver com maior consciência possível, com responsabilidade pelos pensamentos, palavras e ações e, dessa maneira, crescendo todos juntos, como humanidade.

• Compreender que as circunstâncias exteriores de nossas vidas são, na verdade, mudanças psíquicas interiores por que passamos e sofremos.

• Gerir pessoas reconhecendo a psique, como um todo, uma energia dinâmica, que está por trás de todo acontecimento para o nosso desenvolvimento e crescimento.

• Assumir e estimular atitudes que demonstrem que é chegada a hora de arregaçarmos nossas mangas e trabalharmos duro na direção do crescimento e evolução de todos nós, como indivíduos e como humanidade.

Apesar de esperar fortes mudanças, acredito ainda que por conservar as mesmas características sociais

os grupos humanos serão orientados por lideranças, e este novo Líder deverá

manifestar e/ou desenvolver as seguintes características:

Page 7: ERA DE SATURNO - Instituto Eckart · 2018. 10. 2. · NA ERA DE SATURNO nós em 20 de março de 2017, saímos da era solar, em que o universo foi regido pelo sol por 36 anos, e entramos

CONSIDERAÇÕESFINAIS

Finalmente, entendo que neste final de ciclo, no mínimo devemos refletir sobre o que nos levou a criar algo tão irreal e antinatural em termos de sociedade e compreender as causas culturais e pessoais que nos levaram a isso.

Descobrir: o que aconteceu conosco para um distanciamento tão intenso de nossas emoções e sentimentos, e um distanciamento tão severo de nós mesmos?

Chegou a oportunidade/possibilidade da virada que permita buscar o que Betinho, sociólogo brasileiro (1935-1997) apregoou: “o desenvolvimento humano só existirá se a sociedade civil afirmar cinco pontos fundamentais: igualdade, diversidade, participação, solidariedade e liberdade. ”

Page 8: ERA DE SATURNO - Instituto Eckart · 2018. 10. 2. · NA ERA DE SATURNO nós em 20 de março de 2017, saímos da era solar, em que o universo foi regido pelo sol por 36 anos, e entramos

SOBRE O AUTOR

Paulo Ricardo Silva Ferreira Educador Facilitador. Doutor em Gestão Empresarial pela Universidade de Leon/Espanha, programa “GESTIÓN Y COMERCIALIZACIÓN INTERNACIONAL DE LA EMPRESA”, administrador de empresas, curso de psicologia, pós-graduado em administração hospitalar. Professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação. Notório Saber Pro�ssional em Gestão de Carreiras, Remuneração, Avaliação de Desempenho e Competências, e Estrutura Organizacional em Instituições Públicas. Autor de mais de 300 artigos sobre gestão e comportamento nas empresas publicados no site do Instituto Eckart, jornais e revistas especializados. Autor do e-book “Inspirações Contemporâneas: O comportamento organizacional no século XXI” publicado na internet em 2012. Autor do livro “Gestão de Pessoas: uma abordagem comportamental para leigos”, editora LIVRUS/SP, lançado em janeiro/2014. Consultor Sênior da Eckart Consultorias em: Estratégia Empresarial, Desenvolvimento Organizacional (DO), Comportamento Humano em Organizações, Mudança Intervencionista, Inteligência Empresarial, Gestão Empresarial, Gestão de Pessoas, Gestão de Con�itos e Crises, Gestão da Empresa Familiar. Criador e Presidente do Instituto Eckart Desenvolvimento Humano e Organizacional. Criador do primeiro programa brasileiro de Residência em Gestão Empresarial - Residência ie©. Estudioso em neurociência cognitiva comportamental. Palestrante nacional destacado pela abordagem multidimensional das organizações, apresentando temas como valores humanos, ética, comportamento e desenvolvimento humano e pensamento estratégico. Ex-presidente da Fundação dos Administradores do Rio Grande do Sul. Especialista do MEC para avaliação de instituições de ensino superior. Consultor da Secretaria Estadual de Educação para análise dos cursos em nível técnico da área da Administração. Membro da Associação Brasileira de Saúde Mental. Membro do “Plantel Docente de la Universidad del Paraguay (UEP)” programa de Mestrado e Doutorado em Ciências da Educação – professor convidado/permanente.

Page 9: ERA DE SATURNO - Instituto Eckart · 2018. 10. 2. · NA ERA DE SATURNO nós em 20 de março de 2017, saímos da era solar, em que o universo foi regido pelo sol por 36 anos, e entramos

O DESPERTAR DE LÍDERES NA ERA DE SATURNO

Mais informações: 51 3470.6218 e 51 99358.0084|www.eckart.com.br

Com Prof. Dr. Paulo Ferreira