entrevsta a marta abreu

12
Clube Natação de Faro Clube Natação de Faro

Upload: mjseruca

Post on 11-Aug-2015

211 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Clube Natação de FaroClube Natação de Faro

Chama-se Marta Abreu, tem 17 anos, começou a praticar natação aos 5 anos de idade e aos 8 anos iniciou-se na competição.

Por vontade dos pais foi paras a natação, em Loulé, para aprender a nadar e por motivos médicos .

De início não gostava muito de competir, mas com o apoio dos pais foi continuando. E agora diz que valeu a pena.

Actualmente treina 11 vezes por semana (2 vezes por dia de 2ª a 6ª e uma vez ao sábado).

Por dia ,no total treina 4 horas e meia, uma hora de manhã antes das aulas e 3 horas e meia à tarde.

De manhã os treinos consistem em nadar, normalmente são treinos mais técnicos ou de recuperação, variam entre os 2 e 3 km.

De tarde, faz uma hora de ginásio, seguida de 2horas de treino de água.

Os treinos da tarde são sempre mais longos e mais intensos, entre 6 e 7 km .

O seu estilo preferido é costas.Nas competições tenta sempre nadar em todas

as provas durante a época, mas as suas melhores provas são os 200metros estilos e os 200metros costas.

A natação é um desporto em grande parte individualista, mas também gosta de participar nas estafetas. O espírito com que se nada é diferente nas duas, por isso não consegue dizer qual a que prefere.

Desde cedo que começou a ir a pódios regionais. Em infantil de primeiro ano (com 11/12 anos de idade) ganhou a sua primeira medalha nacional a 200metros costas . Desde aí tem estado presente nos pódios nacionais com alguma frequência, nas provas de 200m estilos, 200m costas e com menos frequência nos 50 e 100 metros costas.

A nível internacional também já conseguiu chegar a alguns pódios ,em provas como Taça Latina.

Desde juvenil, quando integrou pela 1ª vez a selecção nacional, que tem participado em várias provas no estrangeiro, não só em representação da selecção nacional, mas também com o seu antigo clube (LouletanoDC).

As suas melhores marcas são a 200 estilos, com 2min 20seg 67cent (em piscina de 25m) e 2:22:68 (em piscina olímpica 50m).

O seu treinador é Júlio Borja, com quem treina há já 5anos.

Apesar de competir há quase 10 anos sempre preferiu um bom treino a uma competição, mas diz que o clima que se vive numa competição é sempre muito motivante e emocionante, especialmente quando são provas de equipa. Gosta também da componente social das competições, pois são sempre momentos em que se encontram colegas/amigos que raramente se vêem ,mas que mesmo assim, por vezes, se tornam amigos muito importantes.

Para ela, é difícil dizer o que sente quando está a nadar, diz que só mesmo quem faz natação de competição percebe.

No que diz respeito ao treino, é sempre uma altura do dia de descontracção mental, é como se o treino fosse o “escape de pressão da panela de pressão” que é o dia-a-dia.

O seu nadador preferido é “o grande Michael Phelps”. A nível nacional admira imenso o trabalho de Diogo Carvalho, recordista nacional em várias provas.

Em relação à alimentação, tem alguns cuidados básicos, evita comer alimentos com muita gordura e açucares desnecessários, e bebe muita água, pois a hidratação é muito importante num atleta.

Não pratica mais nenhum desporto, pois diz que a natação já lhe ocupa quase todo o tempo que tem livre.

No que diz respeito aos estudos ,tenta mantê-los sempre em dia e não se atrasar com nenhuma matéria, pois seria muito complicado deixar tudo para a véspera dos testes, mas por vezes torna-se uma tarefa complicada.

Em relação às saídas, não sai tanto como alguns dos seus amigos, mas consegue sair com alguma frequência, e como parte dos seus amigos são nadadores, torna-se mais fácil.

As suas ambições são superar-se a cada prova que nada.

A longo prazo, gostaria de conseguir participar nos Jogos Olímpicos.