entrevista vereador andré rocha

8
Caldas Novas - GO, quinta-feira, 08 de dezembro de 2011. Caldas Novas Catalão Goiânia Brasília Morrinhos + 24 Municípios R$ 1,00 Ano 17 | Edição: 3050 17 anos www.jornalcnn.com.br Fone: 64 3453-3275 O SERVIÇO É 100% GRATUITO, NÃO TEM FIDELIDADE, E SEM COMPROMISSO COM O JORNAL. O E-MAIL CADASTRADO RECEBERÁ A EDIÇÃO COM MESMO CONTEÚDO IMPRESSO NO DIÁRIO CNN. VOCÊ PODERÁ CADASTRAR MAIS DE UM ENDEREÇO DE E-MAIL. PORTANTO APROVEITE. ALÉM DO SEU E-MAIL MANDE TAMBÉM OS CONTATOS DE SEUS PARENTES E AMIGOS. AS VANTAGENS APROVEITE! Envie seu endereço de email p/ [email protected] e receba diariamente a edição Digital (Flip) do jornal... *cadastramento válido somente para edição digital. Portanto não gera direito à edição impressa. Manhã Tarde Noite 28ºC 21ºC Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. CALDAS NOVAS - GOIÁS Fonte: climatempo Cidades / Página 4 Página 4 Adubação nitrogenada e a cultura da batata 'Neymaru' vem aí: imprensa japonesa começa a destacar Mundial A batateira é uma planta de crescimento rápido, com grande exigência de nutrientes num curto período do ciclo vegetativo. Campo / Página 6 Neymar e Messi aparecem em capas de revista, mas Barcelona tem mais destaque que o Santos. Esportes / Página 7 'Era de prosperidade' começou neste ano Presidente recebeu em cerimônia em São Paulo prêmio Brasileira do Ano. Nesta terça, IBGE apontou crescimento zero do PIB no terceiro trimestre. Economia | Brasil / Página 5 Brasil CNN Pontalina A presidente Dilma posa para foto com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS) e as atrizes Lilia Cabral e Deborah Secco na cerimônia do prêmio Brasileiros do Ano Entrevista vereador André Rocha Caldas Novas Presidente da Câmara Municipal de Caldas Novas faz um balanço da atividade legislativa do Município depois de 11 meses a frente do comando da Casa do povo e comenta sobre os vários projetos apresentados tanto pelos parlamentares e também os enviados pelo chefe do executivo. Demóstenes Torres é o mais influente senador da oposição Demais parlamentares de Goiás ocuparam posições discretas na eleição dos 100 “Cabeças” do Congresso Nacional. Política/ Página 3 Vereador de Caldas Novas André Rocha Neymar e Ganso Senador Demóstenes Torres

Upload: jornal-cnn-jornal-cnn

Post on 23-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Presidente da Câmara Municipal de Caldas Novas faz um balanço da atividade legislativa do Município depois de 11 meses a frente do comando da Casa do povo e comenta sobre os vários projetos apresentados tanto pelos parlamentares e também os enviados pelo chefe do executivo.

TRANSCRIPT

Page 1: Entrevista vereador André Rocha

Caldas Novas - GO, quinta-feira, 08 de dezembro de 2011.

Caldas NovasCatalãoGoiâniaBrasíliaMorrinhos+ 24 Municípios

R$ 1,00 Ano 17 | Edição: 3050

17anos

www.jornalcnn.com.br

Fone: 64 3453-3275

O SERVIÇO É 100% GRATUITO,NÃO TEM FIDELIDADE, E SEM

COMPROMISSO COM O JORNAL.

O E-MAIL CADASTRADO RECEBERÁA EDIÇÃO COM MESMO CONTEÚDO

IMPRESSO NO DIÁRIO CNN.

VOCÊ PODERÁ CADASTRAR MAIS DEUM ENDEREÇO DE E-MAIL. PORTANTO

APROVEITE. ALÉM DO SEU E-MAILMANDE TAMBÉM OS CONTATOS DE

SEUS PARENTES E AMIGOS.

AS VANTAGENS

APROVEITE!Envie seu endereço de email p/

[email protected]

e receba diariamente a ediçãoDigital (Flip) do jornal...

*cad

astr

amen

to v

álid

o so

men

te p

ara

ediç

ão d

igita

l.

Por

tant

o nã

o ge

ra d

ireito

à e

diçã

o im

pres

sa.

Manhã Tarde Noite

28ºC21ºC

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

CAld

As NO

vAs -

GOiás

Font

e: c

limat

empo

Cidades / Página 4

Página 4

Adubação nitrogenada e a cultura da batata

'Neymaru' vem aí: imprensa japonesa começa a destacar Mundial

A batateira é uma planta de crescimento rápido, com grande exigência de nutrientes num curto período do ciclo vegetativo.

Campo / Página 6

Neymar e Messi aparecem em capas de revista, mas Barcelona tem mais destaque que o Santos.

Esportes / Página 7

'Era de prosperidade' começou neste anoPresidente recebeu em cerimônia em São Paulo prêmio Brasileira do Ano. Nesta terça, IBGE apontou crescimento zero do PIB no terceiro trimestre.

Economia | Brasil / Página 5

Brasil CNN Pontalina

A presidente Dilma posa para foto com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS) e as atrizes Lilia Cabral e Deborah Secco na cerimônia do prêmio Brasileiros do Ano

Entrevista vereador

André Rocha

Caldas Novas

Presidente da Câmara Municipal de Caldas Novas faz um balanço da atividade legislativa do Município

depois de 11 meses a frente do comando da Casa do povo e comenta sobre os

vários projetos apresentados tanto pelos parlamentares e também os enviados

pelo chefe do executivo.

Demóstenes Torres é o mais influente senador da oposição

Demais parlamentares de Goiás ocuparam posições discretas na eleição dos 100 “Cabeças” do Congresso Nacional.

Política/ Página 3

Vereador de Caldas Novas André Rocha

Neymar e Ganso

Senador Demóstenes Torres

Page 2: Entrevista vereador André Rocha

2 | CNNotícias Caldas Novas - GO, quinta-feira, 08 de dezembro de 2011.

8Páginas

ZumZumZum 02

Política 03

Cidades 04

Brasil/Economia 05

Campo 06

Esportes 07

Entretenimento 08

ExPEdiENtE

Contatos:Redação, Administração, Serviços de Arte Final e Gráfica.Av. E, Qd. OSR, lt. 14-A (GO-139)Estância Itanhangá II - Caldas Novas - GOCEP: 74690-000Fone: 64 3453-3275 | 3454-4048e-mail: [email protected]

Circulação:Água Limpa, Anhanguera, Bela Vista, Caldas Novas, Catalão, Corumbaíba, Cristianópolis, Cumari, Goiandira, Goiânia, Ipameri, Marzagão, Morrinhos, Nova Aurora, Piracanjuba, Pires do Rio, Pontalina, Professor Jamil, Rio Quente e Trindade

Diretor Geral: José Antônio Mangini AGI1877 - DRT1522-JP

Jornalista: Dr. Zanderlan CamposAGI - 599 DRT GO - 00156-JPDepartamento Jurídico: OAB-GO5373 - Drª. Mônica F. Fontoura, OAB-GO 21089 - Dr. Renato Ribeiro Magalhães, OAB-GO13832 - Dr. Walter de Almeida, OAB-GO22746

MATÉRIAS, EDITAIS, ANÚNCIOS

OU ALTERAÇÃO EM ANÚNCIOS,

DEVEM SER ENTREGUES

NA REDAÇÃO DO JORNAL

CNNotícias ATÉ AS 16 HORAS

www.jornalcnn.com.br

[email protected]

Os artigos, informes e matérias assinadas não expressam opinião do jornal, sendo estes de responsabilidade de seus respectivos autores

ZunZunZum

O abraço de hoje vai para o músico de Caldas Novas, Fábio Pessoa que completará mais uma data no próximo sábado (10). Na foto ao lado de sua bela esposa também cantora Rani Fleury.

vereador Waldo Palmerston

Abraço do dia

Multa X Voto

Possibilidade

Meio Ambiente

Mais chineses

Sem Terra

Os Advogados venceram

Atenção, combatente Ministério Público, tem pré-candidatos por aí ti-rando proveito da situação para fazer sua pré-campa-nha em cima das multas e dos veículos apreendidos, pois utilizam dessa arti-manha para levar o nome e conquistar o voto para as próximas eleições de 2012. Fica aí um sinal de alerta ao Ministério Público.

Reuniões acontecem constantemente no muni-cípio de Caldas Novas já pensando nas eleições de 2012 e com isso aumenta as possibilidades de que o ve-reador Waldo Palmerston seja um possível pré-can-didato da base do governo no município. Será?

A conferência regional de Meio Ambiente de Po-rangatu, no norte do Esta-do, que aconteceu no últi-mo dia 2 de dezembro, foi mais uma que superou as expectativas da Semarh. Desde outubro, já acon-teceram seis regionais. Nesta sexta-feira, dia 9 de dezembro, vai ser a vez de Iporá servir de município sede e fechar o calendário desse ano. Até fevereiro de 2012, outras quatro etapas vão acontecer nas cidades de Luziânia, Posse, Caval-cante e Goiânia.

Mais uma missão chine-sa chegou a Goiânia ontem e fica até hoje para conhe-cer as estruturas logísticas e potencialidades de Goiás. Representantes do grupo Changan Automobiles, que é o segundo maior da Chi-na, se reuniram hoje, às 15 horas, com o secretário de Estado de Indústria e Co-mércio, Alexandre Baldy, o superintendente do pro-grama Produzir da SIC, Júlio Paschoal, o assessor de Desenvolvimento Sus-tentável da SIC, Hermes Traldi, e representante da Secretaria da Fazenda. O encontro aconteceu no 5º andar do Palácio Pe-dro Ludovico Teixeira, na Secretaria de Indústria e Comércio.Hoje, a comiti-va chinesa vai sobrevoar a cidade de Anápolis e, no DAIA, conhecer a Hyun-dai e o Porto Seco.

O Ministério Público Fe-deral em Goiás (MPF/GO) se reuniu, no dia 6/12, com os órgãos e entidades envol-vidas na questão dos assen-tamentos de reforma agrá-ria no estado para propor um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). O objeti-vo do acordo será o estabele-cimento de um cronograma e definição de responsabi-lidades para a execução do “Plano de Ação” para re-gularização do passivo am-biental e social dos projetos de assentamento da refor-ma agrária implantados até dezembro de 2007.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a pedido da OAB-GO, em decisão unânime na tarde de terça-feira, 6, resolveu colocar um ponto final na "meia justiça" criada pe-los desembargadores do Tribunal de Jus-tiça do Estado de Goiás (TJ-GO). Com a decisão do CNJ, fica sem efeito a resolução do que alterou a jornada de trabalho dos servidores da Justiça estadual para sete

horas ininterruptas e estabeleceu novo horário de funcionamento do Judiciário goiano: das 12 às 19 horas. O presidente da seccional goiana, Henrique Tibúrcio, fez a sustentação oral em sessão no conselho. O conselheiro federal goiano e diretor-te-soureiro da OAB, Miguel Ângelo Cançado, representou o presidente nacional da insti-tuição, Ophir Cavalcante.

Para comemorar o Natal o DETRAN-GO lançou o projeto “DE-TRAN POR MÚSICA”. Durante este mês de dezembro vários corais goianos farão apresentações na sede do Órgão em Goiânia. A progra-mação começou no último dia 5 e vai até o dia 19. É tempo de Natal. “Enquanto houver um sorriso de criança, uma palavra de carinho, um gesto de amor, uma pessoa simpática, sempre existirá o Natal.”

Dia 5 – Apresentação do Coral Correios/Cora Coralina 17h Dia 6 – Apresentação do Coral Infantil LBV às 17hDia 7 – Apresentação do Coral Sinfonia das Mãos às 9hDia 8 – Apresentação do Coral da CELG às 9h30Dia 12 – Coral da Associação dos Surdos e Mudos às 9hDia 14 – Apresentação Coral Conviver Renascer às 9hDia 19 - Coral da OVG às 17hLocal: Sede do DETRAN-GO, ao lado da Central Vapt Vupt

Convite - “deTrAn por música”

Voo Panorâmico e Inauguração Base Caldas novas - AZUL LInHAS AÉreAS

Voos regularesMunicípio de Caldas Novas recebe hoje, 08/12,

através do Governo do Estado em ação com a Goiás Turismo, o vôo regular inaugural da empresa

aérea Azul, que fará vôos direto saindo do municí-pio em direção a diversas regiões do país.

Caldas Novas conta com a sua partici-pação da população no voo panorâmico e inauguração de sua nova base na cidade, que acontece hoje (08), às 11h30, no Ae-roporto Nelson Rodrigues Guimarães.

A chegada da companhia é motivada

pela capacidade de negócios e turismo de Caldas Novas e região. O evento será re-alizado no primeiro dia de operações da Azul na cidade e contará com a presença de diretores da companhia, do governo estadual e municipal.

11h30 Recepção dos Convidados e Check in12h05 Embarque Voo Panorâmico12h15 Foto oficial das autoridades e executivos 12h35 Decolagem13h05 Pouso e Batismo da Aeronave Azul13h10 Atendimento à Imprensa

Confira agenda: Voo Panorâmico

Page 3: Entrevista vereador André Rocha

CNNotícias | 3Caldas Novas - GO, quinta-feira, 08 de dezembro de 2011

Política

Demóstenes Torres é o mais influente senador da oposiçãoDemóstenes Tor-

res é o mais influente opo-

sicionista no Senado, concluiu recente pesqui-sa do Departamento In-tersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Os cem deputados federais e senadores escolhidos como “Cabeças” do Con-gresso Nacional, indica-dos por representantes de sindicatos de todo o País que acompanham a atuação dos parla-mentares no Congresso Nacional, votam entre os próprios colegas os 10 que mais destacaram em 2011.

A consulta ocorreu entre os dias 26 de ou-tubro e 1º de dezembro,

tendo votado 65 con-gressistas, sendo 43 de-putados e 22 senadores. Oitavo colocado, entre 589 parlamentares fede-rais, Demóstenes é o se-nador de oposição mais bem colocado na lista. “Tenho me dedicado a fazer um trabalho sério e responsável na oposição, denunciando e fiscali-zando o governo e elabo-rando leis importantes para o país”, declarou o senador goiano. De-móstenes aparece logo à fente do senador Aécio Neves, cotado para ser candidato a presiden-te da República pelo PSDB em 2014.

O resultado da con-sulta, que indicou re-

presentantes das cinco regiões do País, foi equi-librado em termos de peso político entre situ-ação e oposição; valori-zou a posição institucio-nal do parlamentar, já que todos são líderes ou presidente das Casas do Congresso; e, proporcio-nalmente, mostrou-se mais favorável ao Sena-do.

Dos três senadores e 17 deputados fede-rais goianos, aparecem ainda na lista dos 100 “Cabeças” do Congresso os deputados Ronaldo Caiado, na 25ª posição, Jovair Arantes, 28ª, San-dro Mabel, 77ª, além do deputado Carlos Leréia e do senador Cyro Mi-

randa, empatados na 79ª colocação. A senadora Lúcia Vânia não aparece na lista.

Os "Cabeças", ao vo-tarem para eleição dos 10 mais influentes, op-taram por valorizar o critério institucional, ou seja, o posto que o parla-mentar ocupa na Câma-ra e no Senado, já que foram escolhidos os pre-sidentes das duas Casas do Congresso, os líderes do governo e seis líderes partidários. “Divido a honra que os senhores parlamentares me con-cederam ao povo goiano, que me deu uma vota-ção histórica em 2010. Muito obrigado”, disse Demóstenes Torres.

Demais parlamentares de Goiás ocuparam posições discretas na eleição dos 100 “Cabeças” do Congresso Nacional

Demóstenes Torres é 8º colocado, entre 589 parlamentares federais, ele é o senador de oposição mais bem colocado na lista

Com o intuito de tor-nar os planos de saúde mais acessíveis à popu-lação, foi aprovado, na terça-feira, 6, na Comis-são de Assuntos Econô-micos do Senado, o Pro-jeto de Lei (PLS 227/04) de autoria da senadora Lúcia Vânia (PSDB) que permite o oferecimento e a contração de planos de saúde com cobertura reduzida. Agora, o pro-

jeto segue para a Comis-são de Assuntos Sociais para ser votado em deci-são terminativa. O PLS 227/04 altera a Lei dos Planos de Saúde (Lei nº 9.656, de 3 de junho de 1998) e permite a oferta e a contratação, apenas em regime individual ou familiar, de planos com segmentação de cober-tura. Ou seja, permite a existência de planos ex-

clusivamente de atendi-mento ambulatorial, ou exclusivamente de aten-dimento hospitalar, ou exclusivamente de assis-tência odontológica, ou exclusivamente de assis-tência farmacêutica, de-finindo a cobertura com-preendida em cada caso. Segundo Lúcia Vânia, a cobertura reduzida vai diminuir os custos do plano de saúde e torná-lo

mais barato e acessível a uma maior parcela da população que não tem condições de contratar esse serviço e não conse-gue pagar os planos com as segmentações hoje permitidas. Além disso, explica a parlamentar, o PLS 227/04 contribui para amenizar a crise dos planos de saúde, al-vos de reclamações em todo o país.

Aprovado projeto de Lúcia Vânia que torna plano de saúde mais acessível

Assembleia Legislativa goiana terá canal de TV aberta e digital

A Assembleia Legis-lativa de Goiás terá sua programação transmi-tida em canal aberto e sinal digital a partir de 2012. O convênio de co-operação técnica com a TV Câmara, canal le-gislativo da Câmara dos Deputados, foi assinado na terça-feira, 6, na As-sembleia Legislativa do Mato Grosso, em Cuia-bá. Na ocasião, a Ass-sembleia Legislativa de Mato Grosso, também assinou o convênio de cooperação com a TV Câmara e inaugurou seu complexo de trans-missão. Jardel acom-panhou o presidente da Casa, José Geraldo Riva (PSD) no descerramen-to da placa.

A TV Câmara irá for-

necer todo o equipamen-to para a transmissão, incluindo transmissor, decodificador, uplink e downlink para satélite. “O nosso objetivo é dispo-nibilizar o sinal digital ao menor custo possível. As Assembleias ficarão res-ponsáveis somente pelos custeios”, explica a geren-te de projetos da TV Digi-tal da Câmara dos Depu-tados, Evelin Maciel.

Em seu discurso, o presidente da Assem-bleia Legislativa, de-putado Jardel Sebba (PSDB), agradeceu a todos os profissionais envolvidos no projeto. “Teremos uma Casa de Leis ainda mais próxi-ma do povo, ainda mais transparente. Quero compartilhar esta con-

quista com todos os 41 deputados, com o Afonso Lopes, responsável pelo projeto de implantação da TV Digital, ao nosso

diretor de Comunicação, Paulo Bittencourt e ao presidente da Agecom, José Luiz Bittencourt Filho”, destacou.

Jardel diz que vai ter a felicidade de instalar a TV aberta em Goiás

Voo inaugural

Caldas Novas e São Paulo interligadas a partir de hoje

A cidade de Cal-das Novas e o Estado de São Paulo estarão interligados por dois vôos semanais a par-tir de hoje. A primei-ra companhia a entrar em operação hoje, dia 8 de dezembro, será a Azul Linhas Aéreas. A ação só foi possível depois de mais de dois anos de articulação na Assembleia Legislati-va para que o Governo de Goiás, em conjunto com a GoiasTurismo, propiciasse formas mais baratas de aces-so aéreo a São Paulo e o maior complexo turístico do Centro--Oeste brasileiro.

O deputado Evan-dro Magal, o defensor do projeto na Assem-bleia Legislativa, res-salta que a ação foi fundamental para que novas companhias áre-as se interessem pela rota das águas quen-tes. “Todos aqueles moradores de Caldas Novas que necessitem ir a São Paulo para ne-gócios ou turismo te-rão um meio de trans-porte rápido e barato. Isso sem falar no au-mento expressivo do número de turistas que irão nos visitar, pro-piciando mais receita e geração de empre-gos para o município

de Caldas Novas”, diz Evandro Magal.

Atualmente, o complexo das águas quentes recebe anu-almente mais de 4 milhões de visitantes, contabilizados pelos órgãos municipais de turismo de Caldas No-vas e Rio Quente. Para o deputado Evandro Magal, companhias de transporte regional como a Passaredo e a Trip também se vão se interessar pela rota. “Muitos representes destas companhias já me procuraram inte-ressadas em buscar Caldas Novas. É um ponto fundamental para Caldas Novas e o Complexo das Águas Quentes se transfor-mem ainda mais no Eldorado do Turismo de Goiás e do Bra-sil”, disse o deputa-do Evandro Magal ao jornal CNN.

Deputado Evandro Magal

Page 4: Entrevista vereador André Rocha

4 | CNNotícias Caldas Novas - GO, quinta-feira, 08 de dezembro de 2011.

Cidades

CNN Pontalina

Vereador André RochaPresidente da Câmara Municipal de Caldas Novas faz um balanço da atividade legislativa do Município depois de 11 meses a frente do comando da Casa do povo e comenta sobre os vários projetos apresentados

CNN – Há quanto tempo o senhor está na presidência da Câmara?

André Rocha – Há 11 meses.

CNN – Está chegando o final de ano Legislativo, qual é o balanço que o senhor faz dos trabalhos na Câmara?

André Rocha – Um balanço de muito trabalho, vários projetos foram discutidos naquela Casa de Leis, várias matérias vin-da do executivo, aquelas matérias vinda do executivo que vem em encontro aos interesses da população caldasnovense, nós levamos a plenário onde dez vereadores discutiram e votamos favoravelmente ao projeto, aqueles que não vêm de encontro aos interesses fomos contrário. E também tivemos a oportuni-dade de discutir diversas matérias também propostas pelo Legislativo, muitas delas de minha autoria onde visam levar benefícios para toda a cidade de Caldas Novas para todo o seguimento da sociedade, defendemos a educação, infraestrutura e o principal nós defendemos uma saúde de qualidade para o nosso povo.

CNN – Em relação a infraestrutura quais foram os projetos de sua autoria?

André Rocha – Nós defendemos vários propositoras na área da infraestrutura in-clusive a ideia inicial da Avenida Antonio Sanches, aquele calçadão foi uma propo-sitora de minha autoria, sou autor da pro-positora que visa a reforma do Hospital Municipal Pronto Socorro, vale destacar também a luta de quase três meses, onde ao lado do vereador Celso Guaíra nós propuse-mos mais um dia para a Feira do Luar aqui na cidade de Caldas Novas, ela funciona-va sábado e domingo, hoje a Feira do Luar funciona sábado, domingo e segunda-feira, graças a luta que nós empenhamos na nossa

Casa de Leis.

CNN – Sobre a educação que há pou-co tempo entrou em paralisação, o senhor participou da negociação com os profes-sores e o executivo?

André Rocha – Eu estive ao lado dos professores desde o primeiro momento, eu acompanhei a primeira paralisação, estive junto caminhando pelas ruas da cidade na-quela manifestação pacifica em busca dos seus direitos, onde eu acho que precisaria ter resolvido antes para que essa manifestação não acontecesse, mas infelizmente aconteceu e eu acho que foi justa a reivindicação da-quela classe, todos os profissionais, todas as profissões passam pela figura de um profes-sor, eu acho que é justa e merecida aquela rei-vindicação. Eu estive ao lado dos professores desde o primeiro momento e eu acho que o professor deveria ser mais bem remunerado não só em Caldas Novas, mas também em todo Brasil.

CNN – E a saúde de Caldas Novas?André Rocha – A minha principal ban-

deira desde que assumi o mandato de verea-dor eu tenho uma preocupação muito grande com a saúde, haja vista que a gente vive sem tudo, mas sem saúde, você pode ter todo o di-nheiro do mundo sem saúde você não é nada, quase que todos os dias eu visito o nosso Hos-pital Municipal Pronto Socorro acompa-nhando, conversando com as pessoas que te-nham problemas de saúde, visitando os que estão internados, sempre verificando a ne-cessidade de melhorias em todas as áreas da saúde Municipal. Desde que assumi o meu mandato tenho proposto, tenho feito várias propositoras em nossa Casa de Leis visando levar benefícios, eu acho que nós precisamos contratar melhores médicos, hoje nós temos

grandes especialistas em nosso município, mas nós precisamos ter mais especialistas bem remunerados e também equipamentos que vem a dar condições desses especialistas estarem desenvolvendo o seu trabalho. Hoje faltam aqui na cidade um Neurologista e um Angiologista têm outros profissionais, mas eu acho que o principal agora no mo-mento, a maior demanda o Neurologista e o Angiologista e também nós precisamos fazer aquisição, nas minhas visitas ao Hospital Municipal eu pude perceber que quase todos os dias temos um paciente aqui de Caldas Novas com fratura de fêmur e eu estive con-versando com o ortopedista do município e ele me falou que se a secretaria de saúde fizes-se a aquisição de uma cama ortopédica ci-rúrgica e também um Arco Cirúrgico essas cirurgias poderiam ser feitas aqui no muni-cípio de Caldas Novas e não precisar ter que locomover os nossos pacientes para Goiânia em busca desse atendimento.

CNN – O poder executivo está reali-zando concurso público para prover va-gas na saúde, na sua visão essas vagas vão atender essas necessidades mais urgentes de Caldas Novas em curto prazo?

André Rocha – De acordo com o que eu pude perceber no edital está muito bem deta-lhado vários especialistas irão passar nesse concurso até rogo aos céus para que o nosso Deus possa estar abençoando aqueles que vão prestar esse concurso e que os médicos que passarem por esse concurso tenham um compromisso com a saúde pública, nós sa-bemos que existe uma determinação do Mi-nistério Público para que o executivo possa estar realizando esse concurso, mas eu ain-da acredito que esse profissional médico, eu acho que ele tinha que ser nomeado, não con-cursado, porque se o médico não for bom de serviço o gestor da saúde não tem a opção de trocá-lo, agora depois de concursado se pas-sar um mal profissional a nossa população vai pagar um preço muito alto com isso.

CNN – Dessa forma como o senhor poderia receber a lisura para esse tipo de concurso que é realizado não só aqui em Caldas Novas, mas também no Brasil in-teiro. Na sua visão o que poderia ser tra-balhado dentro do Concurso Público para que se desse uma lisura maior para esse concurso?

André Rocha – Na verdade todo profis-sional que passa no concurso público existe um período provatório de dois anos, como se fosse um contrato de experiência onde ele tem que atender as necessidades do cargo ao qual ele fez esse concurso, mas eu acho que é onde eu falo que há necessidade de investi-mento na educação, eu acho que está mais na cultura do ser humano de todo o Brasil, nós precisamos investir na educação aqui na nossa cidade também não é diferente para que nós possamos construir um novo tipo de ser humano, a gente tem que ter amor no que

faz. Eu hoje sou um vereador do município e eu tenho amor em servir o próximo, então eu faço bem feito, eu acho que sou um bom vereador por isso. Infelizmente hoje tem vá-rias profissões que as pessoas vão por opção de trabalho, não por amor no que faz.

CNN – Qual foi o projeto mais impor-tante votado na Câmara?

André Rocha – São vários projetos de grande importância para o legislativo en-tre eles nós estamos aprovando em segunda oportunidade na sessão de 06/12 (terça-fei-ra) projeto que visa a construção de casas populares, são inúmeras pessoas de nossa cidade que moram ainda de aluguel, nós precisamos investir em habitação, existem também várias matérias que vem trazer be-neficio para a área da educação, eu acho que foi de grande importância essas discussões na nossa Casa Legislativa, foi um ano de grande trabalho.

CNN – O vereador André Rocha para o próximo ano ele vai tentar novamente uma cadeira da Câmara Legislativa ou no poder executivo? Qual é o pensamento do vereador hoje?

André Rocha – Na verdade eu nesse ano eu não falei de política, eu acho que na vida há tempo para tudo, para sorrir, para cho-rar, nascer e morrer, eu acho que o momento agora é de trabalho, eu acho que a gente preci-sa continuar desenvolvendo o trabalho o qual eu fui eleito para ser vereador, estou desem-penhando o meu papel da melhor maneira possível sempre defendendo os interesses de Caldas Novas, eu sempre tenho colocado nas minhas palavras em Provérbio 16 da nossa Bíblia Sagrada está escrito que o coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa vem do senhor. Digo isso porque quan-do eu era criança quando me perguntavam o que eu queria ser quando crescer eu falava que eu queria ser médico ou piloto de avião, sou político aqui nesse cidade maravilhosa que eu tanto amo que é Caldas Novas, eu quero continuar desenvolvendo o meu tra-balho e o ano que vem os meus projetos eu entrego nas mãos de Deus e na mão do nosso povo que vai avaliar o meu trabalho e editar o meu futuro político ao que eu devo ser can-didato.

CNN – O que o povo pede hoje?André Rocha - Mesmo eu tendo falado

que eu não tenho essa vontade de ser prefeito embora eu esteja preparado, sou formado em Administração de Empresas e tenho muito amor no meu semelhante tenho uma gran-de experiência administrativa, mesmo eu falando que eu não tenho essa pretensão de ser prefeito agente vê que a população tem lembrado muito do nosso nome e tem pedido pra que a gente possa posturar uma cadeira de prefeito na nossa cidade, mas eu acho que ainda é cedo pra falar eu vou entregar nas mãos de Deus.Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Caldas Novas Andre Rocha, na sede do Diário CNN

Iluminação de Natal

Pontalina cidade da moda

A 1ª Dama e médica Débora Parreira

Recursos do governo

Mais casas “Minha casa minha vida”

Caminhada “Prudente no Trânsito” em Pontalina

Auto-Atendimento da Caixa

Está será uma se-mana de muita movi-mentação quando a Prefeitura abre licita-ção para aquisição de uma Motoniveladora (Patrol) além de um Caminhão Caçamba, um Tanque Multitare-fa e uma Carretinha, tudo isso com recursos do governo federal por emendas da senadora Lúcia Vânia e do de-putado federal Ru-bens Otoni.

A equipe de iluminação da Prefeitura continua trabalhando na montagem da decoração natalina em vários pontos da cidade, mas de acordo com o responsá-vel por esse serviço a concentração continuará na Avenida Bahia e Praça Alfredo Nascer no centro da cidade.

É a última edição da FEICOMP – Feira da Indústria e Comércio de Ponta-lina, numa coordenação da ACIAP com o decisivo apoio da Prefeitura Munici-pal pode destacar esse potencial da cidade por meio da revista idealizada pelo vereador João Guimarães que é o líder do prefeito na câmara. Marlon Faria se-cretário do município disse que o envolvimento de todos foi o que garantiu esse sucesso que contou com o apoio do governo do estado.

Confirma que o atendimento na área da saúde em Pontalina ganhou grandes avanços em todos os setores e que o envolvimento de todos os pro-fissionais desde os agentes comunitários de saúde até os colegas médicos é que tem feito a grande diferença e quando alguém precisa ser encaminhado para outro centro de maior recurso como Goiânia, a própria secretaria de saúde do município se encarrega de tudo, isso começando pelo agendamen-to até o transporte para levar e trazer o paciente, e é tudo por conta da prefeitura, ninguém paga nada.

Montagem da decoração natalina em vários pontos da cidadeSerão construídas dentro do programa Minha Casa

Minha Vida numa parceria entre governos municipal, estadual e federal. Quem chega a Pontalina por Mor-rinhos já vê a direita às 30 (trinta) primeiras casas em ponto de cobertura no Residencial Carmério Ricardo.

Voltou às ruas na quarta-feira para chamar a atenção da população principalmente dos motoris-tas que continuam misturando bebidas alcoólicas com direção e se envolvendo em acidentes muita das vezes graves levando a morte algumas pessoas. A caminhada saiu da feira coberta as 15h30 com destino a Praça Alfredo Nascer.

Depois de muita luta do prefeito, Pontalina ga-nha posto de Auto-Atendimento da Caixa Eco-nômica Federal que deverá ser instalada nas de-pendências da estação rodoviária e com isso abre caminho para a uma agência.

Page 5: Entrevista vereador André Rocha

CNNotícias | 5Caldas Novas - GO, quinta-feira, 08 de dezembro de 2011

Brasil \ Economia

Malba WackenIncorporadora e Construtora

(64) 3453-5295

COMPRAR - VENDER - ALUGAR

3453-1669(64)

Av. Orcalino Santos 219-A - Sl. 02

Shopping Center CTC - Centro

A era de prosperidade Presidente recebeu em cerimônia em São Paulo prêmio Brasileira do Ano. Nesta terça, IBGE apontou crescimento zero do PIB no terceiro trimestre. Dilma Rouseff disse que “era de prosperidade” começou neste ano de 2011

A presidente Dilma Rousseff recebeu na noite desta ter-

ça-feira (6) o prêmio Bra-sileira do Ano, da revista “IstoÉ” em uma casa no-turna na Zona Sul de São Paulo. No dia em que os indicadores do Produ-to Interno Bruto (PIB)

indicaram crescimento zero no terceiro trimes-tre, a presidente fez um discurso otimista. “Co-meçamos no ano de 2011 uma era de prosperidade para este país e para os brasileiros”, afirmou. Se-gundo ela, o governo teve de “deliberadamente re-

duzir o ritmo de acelera-ção” da economia.

“O PIB, que nós tive-mos de deliberadamente diminuir o ritmo de ace-leração que nós estáva-mos vivendo, cresceu, apesar de todas as conse-quências da crise, 3,2%”, afirmou, em referência à

estimativa de crescimen-to do PIB para 2011.

Em seu discurso, Dilma mencionou a criação de 2,2 milhões de novos empregos en-tre janeiro e outubro e o crescimento das expor-tações em taxa superior à das importações.

Dilma posa para foto com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS) e as atrizes Lilia Cabral e Deborah Secco na cerimônia do prêmio

Aumento da expectativa de vida do brasileiro deve reduzir aposentadoria

Divulgada pelo IBGE, a nova tabela de expectativa de vida do brasileiro - que tem im-pacto direto na fórmu-la do fator previdenci-ário - deverá reduzir o valor da aposentadoria para quem se aposen-tar a partir de hoje.

Embora não seja pos-sível projetar uma redu-ção que sirva a todos os contribuintes, uma vez que o cálculo da apo-sentadoria depende de fatores como idade e tempo de contribuição, advogados estimam que a perda no valor mensal do benefício possa che-gar a até 2%.

De acordo com cál-culos feitos pelo advo-gado Theodoro Vicente Agostinho, da Comissão de Seguridade Social da OAB de São Paulo, um homem com 35 anos de contribuição e 55 anos de idade, que tem uma média de contribuição de R$ 3.691,74 (teto do INSS), receberia be-nefício de R$ 2.657,31 se tivesse pedido a aposentadoria até on-tem. Se esse mesmo contribuinte pedir a aposentadoria a par-tir de hoje, o valor do benefício cai para R$ 2.636,18, uma redução de 0,79%.

Com isso, o segu-rado que quiser recu-perar a perda gerada pelo novo fator previ-denciário deverá tra-

balhar 79 dias a mais para se aposentar com o mesmo benefício de quem se aposentou em novembro.

Proposta pode facilitar aposentadoria de dona de casa com baixa renda

Chegou à Câmara uma proposta que pode ajudar as donas de casa de baixa renda a an-teciparem a aposenta-doria. Proposto pela atual ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, o projeto de lei 1638/11 visa reduzir tempora-riamente o tempo mí-nimo de contribuição para a aposentadoria de donas de casa de baixa renda com idade próxima aos 60 anos ou que atinjam essa ida-de até 2014. Segundo o

projeto, a carência para aposentadoria desse grupo passaria de 180 meses para 24 meses. O projeto prevê ainda um aumento gradual da ca-rência - ou tempo míni-mo de contribuição - de 2015 até 2027, quando voltarão a ser exigidos os atuais 180 meses de contribuição.

Durante todo o pe-ríodo, será mantido o requisito de que a dona de casa tenha 60 anos, sem a possibili-dade de aposentado-

ria por tempo de con-tribuição. A proposta estabelece ainda que o benefício seja conce-

dido à segurada mes-mo que a contribuição tenha sido feita de for-ma descontínua.

Proposta da ministra Chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann

Senado Federal aprova novo Código Florestal

Depósitos superam saques na poupança

Inflação pelo IGP-DI acelera em novembro

Depois de mais de seis horas de discussão, o plenário do Senado aprovou, por 59 votos contra 7, o texto-base do projeto do novo Código Florestal. O texto ana-lisado em plenário foi o finalizado pelo relator Jorge Viana (PT-AC), e já havia sido aprovado pela Comissão de Meio Ambiente do Senado no final de novembro. Na comissão de Cons-tituição e Justiça, o re-lator foi o senador Luiz Henrique da Silveira

(PMDB-SC).A votação foi con-

cluída por volta das 23h10, após a análise de emendas (mudanças) ao texto-base. Do total apresentado, 26 foram acatadas e 56 rejeitadas. O texto agora seguirá para a Câmara, onde precisará ser apreciado novamente, uma vez que recebeu mudanças no Senado. Depois, o texto será encaminha-do para sanção da pre-sidente da República, Dilma Rousseff.

Os depósitos feitos em cadernetas de pou-pança ao longo de no-vembro superaram os saques em R$ 30,657 milhões, segundo dados divulgados pelo Banco Central. A captação lí-quida da poupança no mês passado é a menor do ano considerando os meses em que houve sal-do positivo --os saques foram superiores aos depósitos nos meses de fevereiro, abril e maio. O que segurou o resultado

positivo foram as capta-ções líquidas dos bancos que destinam dinheiro ao crédito rural, cujo re-sultado foi positivo em R$ 52,649 milhões. As captações líquidas das instituições financeiras que aplicam os recursos em crédito imobiliário ficaram negativas em R$ 21,992 milhões.

Considerando os cré-ditos de rendimentos, as cadernetas fecharam novembro com saldo de R$ 414,168 bilhões.

A inflação medida pelo Índice Geral de Pre-ços-Disponibilidade In-terna (IGP-DI) acelerou de 0,43% em novembro, após subir 0,40% em outubro, segundo infor-mou a Fundação Getu-lio Vargas - FGV.

Em 12 meses, o IGP--DI variou 5,56%. A taxa acumulada no ano é de 5,17%.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) subiu 0,34%, ante 0,48% no mês anterior. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) avançou 0,53%,

contra 0,26%. Das sete classes de despesas, seis aceleraram suas taxas de variação, com desta-que para alimentação (de 0,00% para 0,78%). As maiores influências partiram de hortaliças e legumes (de -3,84% para 0,05%), frutas (de -0,68% para 2,20%) e carnes bovinas (de 1,15% para 3,20%).

Parte da mesma divulgação, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) mostrou alta de 0,72%, ante inflação em outubro de 0,23%.

Da esq. para a dir., os senadores Luiz Henrique (PMDB-SC), Blairo

Maggi (PR-MT), Jorge Viana (PT-AC) e Aloysio Nunes (PSDB-SP).

imag

em il

ustr

ativ

a

Page 6: Entrevista vereador André Rocha

06 | CNNotícias Caldas Novas - GO, quinta-feira, 08 de dezembro de 2011.

Campo

3453-1145

CR

EC

I - F

8386

3453-5005

AV. Orcalino Santos 219 A sl. 20Shopping Center CTC - Centro

Grupo

64 3453-1561

CALDAS TERMAS CLUBE

Adubação nitrogenada A batateira é uma

planta de cres-cimento rápido,

com grande exigên-cia de nutrientes num curto período do ciclo vegetativo. Conside-rando-se um ciclo de 90 a 110 dias, a absorção máxima de nitrogênio ocorre normalmente entre 40 a 50 dias após a emergência, sendo fósforo e cálcio absorvi-dos continuamente até 80 dias após a emergên-cia. O nitrogênio (N) é o segundo nutriente mais absorvido pela planta, superado pelo potás-sio. Para a produção de uma tonelada de tubér-culos são extraídos de três a cinco quilos de N, embora valores de extração de nutrientes possam ser variáveis, pois dependem, entre outros fatores, das con-dições climáticas - am-

biente, variedade e ma-nejo da lavoura.

Influência nutricional Os elementos exer-

cem funções específicas na vida das plantas. O nitrogênio tem função estrutural, isto é, faz parte da molécula de um ou mais compostos or-gânicos. Exerce funções nos processos vitais, como absorção iônica, fotossíntese, respiração, multiplicação e diferen-ciação celular.

A adubação da ba-tata geralmente utili-zada pela maioria dos produtores é feita no sentido de não ocorrer deficiências, levan-do este procedimento a tornar a produção mais onerosa. Consti-tui-se em regra geral entre os produtores de batata adubar a cultura sem adequar

a dose ideal de ferti-lizante com a produti-vidade máxima física ou econômica.

AjustesUm ajuste na adu-

bação com nitrogênio (N) pode ser consegui-do pelo monitoramen-

to e diagnóstico do es-tado nutricional das plantas pela análise foliar. A análise dos te-ores de nutrientes na

matéria seca das folhas é feita tradicionalmen-te e obtidos os resulta-dos faz-se a interpreta-ção e recomendação.

Cebolas superprecoces são tendência de mercado

Cenoura de verão exige cuidados diferenciados

Da mesma forma como ocorre em outras culturas que têm varia-ções significativas no ci-clo, existe uma nomen-clatura específica para a cebola. Sendo assim, a nomenclatura mais usual divide o ciclo em: precoce, médio e tardio. Com o avanço do melho-ramento vegetal e, conse-quentemente, novas alte-rações no ciclo, surgiram termos como superpre-coce e hiperprecoce.

Condições propícias para as superprecoces

A cebola superpreco-ce ter um menor tempo para se desenvolver, por-tanto, é necessário que tenha condições ótimas de cultivo, principal-mente no que se refere à irrigação. A sua utili-

zação é maior em áreas mais tecnificadas.

Tendência produtivaComo pode ser obser-

vado, existem peculiari-dades entre o cultivo de cebola realizado no sul do País e as demais regiões. Sérgio Lannes justifica que os fatores que levam os agricultores da região sul a produzirem cebolas superprecoces são os se-guintes: escalonar a pro-dução; oferecer o produto em uma época de entres-safra no País; antecipar o período de colheita, evi-tando o mês de dezem-bro, quando podem ocor-rer períodos com excesso de chuva, granizo e tem-peraturas elevadas, pre-judicando a safra, além da ocorrência de pragas e doenças de difícil controle

nesta época. Já para as outras regi-

ões o objetivo de plantar cebolas superprecoces está relacionado tam-bém ao escalonamento da produção e ao fato da redução do ciclo diminuir

os riscos que a lavoura apresenta na fase de cam-po, bem como reduzir o número de pulverizações para o controle de pragas e doenças e, ainda, liberar a área mais cedo para ou-tros cultivos.

Por ser uma época mais difícil de produzir, o preço se torna mais atrativo, ani-mando os produtores, que também passam a gas-tar mais com defensivos

e outros. “Se no inverno o preço chega a R$ 17,00 (em casos raros) com mé-dia de R$ 8,00 a caixa de 29 quilos, no verão pode se atingir R$ 30,00 pelo mes-

mo volume”, compara Geraldo Borges D’Avelar Junior, engenheiro agrô-nomo da Coopadap - Coo-perativa Agropecuária do Alto Paranaíba.

Escolha certaComparando-se as

variedades de cenoura com as híbridas, estas últimas apresentam pro-dutividade visivelmen-te superior, chegando a até 30%. Além disso, há maior uniformidade do produto final e menor pendoamento na lavou-ra, uma característica interessante embutida nesta tecnologia.

Hora de cuidar da lavoura

No verão a alterná-ria, conhecida também como queima das fo-lhas, a podridão mole, causada pela erwinia, e a rizoctonia, que cau-sa a mela, com maior incidência em solos encharcados, atacam com maior força as lavouras de cenoura, levando prejuízos de até 50% aos produto-res mais descuidados.

Pau-rosa: Óleo da madeira tem alto valor agregado

O Brasil é o único produtor de pau-rosa e o primeiro registro de extração aconteceu em 1967. Desde então, estima-se que mais de dois milhões de exem-plares desta árvore já tenham sido cortados irregularmente, sem a correspondência de replantio. Pode atingir até 40 metros de altura e regenera lentamente. Destaca-se na produ-ção de óleo essencial de aroma agradável, rico em linalol e muito utilizado na indústria de perfumaria. O óleo para fins comerciais é obtido a partir da des-tilação da madeira.

É considerada uma das matérias-primas do perfume Chanel n°. 5 e de vários perfumes franceses, europeus e americanos. Devido aos riscos de extinção, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) condiciona os extrato-res de óleo de pau-rosa a fazer a reposição de mudas segundo quan-tidade exportada, sen-do 80 mudas para cada tambor de 180 kg de óleo exportado; e con-diciona o corte de seus troncos, na Amazônia, a 50 cm do solo, para que haja rebroto.

Entretanto, o IBA-MA calcula que, entre 2003 e 2008, as expor-

tações do pau-rosa tenham sido cerca de 500% maiores que as permitidas. Outra ten-tativa preservacionista envolve a inclusão da árvore na lista de pro-dutos controlados pela Convenção do Comércio Internacional de Espé-cies Ameaçadas de Fau-na e Flora (Cites).

ImportânciaO pau-rosa foi uma

espécie de grande im-portância na economia do Estado do Amazo-nas entre as décadas de 40 e 50, se destacan-do entre a borracha e a castanha, devido ao óleo produzido por esta árvore. Nesta época, só no Amazonas havia mais de 50 destilarias de óleo de pau-rosa. Para extrair a subs-tância, as árvores eram cortadas e trituradas em cavaco, uma ativi-dade que empregava milhares de pessoas.

Como as populações rurais tenderam a mi-grar para as cidades, atualmente o Estado só tem duas ou três destila-rias que ainda operam, e de maneira precária, devido à lei, que exige que o IBAMA monito-re todas as atividades relativas ao pau-rosa, de maneira bastante criteriosa, para evitar a exploração das po-pulações remanescen-tes no Estado.

Imagen ilustrativa

Imagen ilustrativa

Imagen ilustrativa

Imagen ilustrativa

cultura da batata

Page 7: Entrevista vereador André Rocha

CNNotícias | 7Caldas Novas - GO, quinta-feira, 08 de dezembro de 2011

Esportes

Caldas Novas - GO

Fone:

3454-5445 Fax:

3453-4579

HotelMORADA DO SOLCaldas Novas-GO

Av. Antônio Sanches( Próximo a Polícia Militar)

Lei da Copa prevê prêmio para campeões mundiaisO relatório final

da Lei Geral da Copa, em

discussão na Câmara dos Deputados, prevê prêmio de R$ 100 mil para os vencedores dos Mundiais de 1958, 1962 e 1970. A proposta já havia sido apresentada em 2009 pelo governo federal, mas não avan-çou na Câmara.

Quem prometeu a medida foi o ex-presi-dente Lula, durante a comemoração do cin-quentenário da conquis-ta da Copa de 1958, em 2008, em Brasília. Se-gundo a proposta inicial, o valor do prêmio era bem maior. Cada cam-peão ganharia em torno de mil salários mínimos --no caso da indenização (na época, R$ 465 mil)-- e de dez salários míni-

mos (R$ 4.650) --para a aposentadoria. Agora, a questão da premiação

retorna com o deputado Vicente Cândido (PT--SP), relator da Lei Ge-

ral da Copa, que deci-diu incorporar o texto à nova lei.

A proposta já havia sido apresentada em 2009 pelo governo federal, mas não avançou na Câmara

‘Neymaru’ vem aí: imprensa japonesa começa a destacar o Santos no Mundial

Os jornais do Japão ainda não falam mui-to sobre o assunto, mas as revistas especializa-das em futebol no país começaram a destacar nesta semana a disputa do Mundial de Clubes da Fifa. O Barcelona de Messi tem o maior destaque, mas Neymar e o Santos também ga-nharam capa: a foto do craque brasileiro está na primeira página da "Footballista" com a manchete "Joia", em português. Na "Foot-ballista", Neymar ga-nhou a capa, mas o per-sonagem principal da

matéria sobre o Santos é Borges. Em entrevista à revista, o atacante lem-bra a passagem pela Se-gunda Divisão japonesa com o Vegalta Sendai em 2006, quando foi arti-lheiro. "O Santos não é só Neymar e Ganso", diz o texto. O Peixe desem-barcou no Japão na noi-te de ontem - manhã de quinta no horário japo-nês. O time ficará con-centrado em Nagoia, cidade que fica a cer-ca de uma hora do es-tádio de Toyota, onde será a estreia na semi-final, dia 14, às 8h30m (de Brasília). A dupla santista em destaque na revista 'World Soccer King'

Foto: Reprodução

Companheiros e até rivais contestam ausência de Neymar em prêmio da Fifa

A decisão da Fifa de deixar Neymar de fora da lista do três melhores do mundo em 2011 foi ques-tionada por companheiros de Santos e até por rivais. Para Borges, artilheiro do último Brasileiro com 23 gols, o camisa 11 terá a chance de provar sua gran-de fase no Mundial do Ja-pão, que começa hoje.

"Vai ser a oportunidade para o Neymar mostrar ao mundo o que sabe fazer. Infelizmente aconteceu esta coisa de ele ficar fora da lista final, pois os euro-peus infelizmente não va-lorizam quem está aqui", disse Borges. O time san-tista, que embarcou na noite desta segunda-fei-ra, estreia apenas no dia 14, contra um rival ainda a ser definido.

Principal destaque do Palmeiras no Brasileiro, Marcos Assunção também

não concordou com a es-colha feita pelos membros da Fifa, que optaram por o argentino Messi e o espa-nhol Xavi, do Barcelona, e o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid. "Com certeza foi porque ele joga no Brasil, os eu-ropeus não veem os joga-dores daqui. Os jogos de uma Champions League, por exemplo, são bem mais vistos. Mesmo como o títu-lo do Libertadores e sendo o melhor jogador da com-petição, o Neymar ficou fora", disse o volante.

O próprio Neymar, no entanto, garante que não se sentiu injustiçado e diz que os três escolhidos pela Fifa mereceram. "Não jogo para ser o número 1 ou entrar em qualquer lis-ta. Jogo para ajudar o San-tos a conquistar títulos e para me divertir.

Para o jovem santista,

o fato de ter ficado entre os 23 melhores do mundo pode abrir um preceden-te para outros jogadores que atuam no País. "Só por estar na lista foi uma conquista. E não só por mim, mas para todos os jogadores que atuam no Brasil, por ser uma coisa nova. Espero que mais atletas que atuam aqui

também possam fazer parte desta lista nos pró-ximos anos", disse o ata-cante, que embarca para o Japão com a delegação na noite desta segunda-fei-ra. "Estamos preparados para fazer um ótimo Mun-dial, fazendo muito traba-lho físico para nos aprimo-ramos nesta parte."

Fonte: estadao

Neymar Santos jogador do Santos craque do brasileirão 2011

Um dia com Minotauro: esforço e dor no caminho de volta ao topo

Minotauro enfren-tou pouco mais de dois meses de preparação para o UFC 140, que será realizado na noi-te deste sábado, em Toronto, no Canadá. O adversário do brasi-leiro será o americano Frank Mir, para quem ele já perdeu há prati-camente três anos, no UFC 92. Confira, o dia de Minotauro dividido em nove passos:

1- O despertar: café da manhã reforçado

A refeição é digna de um peso-pesado: omelete de cinco cla-ras de ovo, queijo de cabra, abacate com linhaça e limão, café e uma banana. Banho.

2- Passeio de bicicleta na orla e assédio

Meio-dia faz seu passeio diário de bici-cleta na orla da praia.

3- Fisioterapia no quadril

Sala de musculação para trabalho de fisio-terapia no quadril com Angela Côrtes, que o acompanha desde ja-neiro e foi peça funda-mental na recuperação do local.

4- Treino pesado na Team Nogueira

Primeiro aqueci-mento. Depois, iniciou o treinamento de MMA e simulação de luta com os seus sparrings, com destaque para An-dré “Chatuba” e para o treinador america-no Eric Albarracin. Só para se ter uma ideia, ele bebe aproximada-mente quatro litros de água por dia.5- Na correria: aten-dimento à imprensa e almoço balanceado

6- Descanso e reunião de negócios

Conversa vai, con-versa vem, acaba se atrasando para a se-gunda parte do treina-mento.

7- Atraso e leve refeiçãoPouco antes das

23h, Minotauro chega ao local onde faz o trei-namento físico. Antes de começar, o lutador faz uma leve refeição, com pão integral, alfa-ce, queijo minas derre-tido e suco de uva.

8- Exaustão: prepara-ção física intensa

Às 23h10m, a segun-da parte do treinamen-to foi iniciada. Primei-ro, Minotauro trabalha a parte cardiovascular em aparelhos como bi-cicleta ergométrica e remo, com o objetivo de se aquecer e melho-rar o condionamento. Segundo, parte para um circuito de melhora de força muscular, tra-balhando o peito e as costas. E, por último, um trabalho funcional para o MMA, que dá condição para um gol-pe ou um gesto especí-fico da luta e melhora a mobilidade e agilidade principalmente das pernas, conforme ex-plicou Pavanelli.

9- Mais fisioterapia e, finalmente, cama

Sábado também terá as lutas entre o atual campeão dos meio-pesados, Jon Jo-nes, e Lyoto Machida, e entre o irmão gêmeo, Rogério Minotouro, e o veterano Tito Ortiz. O canal Combate trans-mite tudo ao vivo, a partir das 20h50m (ho-rário de Brasília).

Minotauro tenta a finalização para cima de André 'Chatuba'

Minotauro, exausto após um dia de treinos, enfim descansa

Page 8: Entrevista vereador André Rocha

8 | CNNotícias Caldas Novas - GO, quinta-feira, 08 de dezembro de 2011.

Entretenimento

Novelas

Amor e revolução - SBTQuinta-feira, 08 de dezembro

reBelDeS - reCorDQuinta-feira, 08 de dezembro

FinA eSTAmpA - GloBoQuinta-feira, 08 de dezembro

Aquele Beijo - GloBoQuinta-feira, 08 de dezembro

A viDA DA GenTe - GloBoQuinta-feira, 08 de dezembro

mAlhAção - GloBoQuinta-feira, 08 de dezembro

Júlia entrega o desenho para Ana, que se emociona. Alice fala com orgulho sobre as fo-tos de Renato e Suzana se impressiona. Júlia pede para Ana deitar em sua cama. Ana pensa em Rodrigo. Lúcio convida Ana para visitar sua ONG. Laudelino revela para Wilson que foi Iná quem escreveu a carta de sua admiradora secreta, pois ela tem a letra muito ruim e pediu este favor a Iná.

Beatriz aconselha o neto a conversar com a namorada. Ziggy e Babi dizem a Cristal que Gabriel está chateado por ela ser muito cen-tralizadora. Laura vai ao shopping e Alexia vai junto para ajudá-la a mudar de visual. Caracará tenta tranquilizar Timtim e Tamtam quanto ao concurso. Betão tenta descobrir o motivo da felicidade de Filipe. Nelson e Helena namoram na praia.

Sarita confessa para Vicente que está apaixonada por Alberto. Damiana descobre que Felizardo vai se encontrar com uma mulher e arma um flagrante. Agenor pede ao pai para voltar a trabalhar na Shu-nel. Claudia questiona Rubinho sobre a investiga-ção da Comprare e discute com Maruschka. Brites incentiva o filho a recuperar a metade do prêmio que ficou com Raíssa.

Jandira e Marta conversam na cela. Bartolomeu, que está na cela ao lado, escuta a voz das duas e chama por Jandira. Eles conseguem se ver e con-versam por uma janela que liga as duas celas. Chega o dia do casamento de Miriam e Filinto. Enquanto se arruma para o casamento Miriam deixa o filho cho-rando no berço. Ana entra no quarto e pergunta para Miriam por que o menino está chorando.

Renê reclama de Tereza Cristina para Griselda. Crô observa sua patroa sem ser visto. Íris fotografa Renê e Griselda se beijando. Quinzé tenta expulsar Teodora da antiga casa de sua mãe. Tereza Cristina ameaça se vingar de Crô se ele tentar traí-la. Paredes pede a Louzada uma cópia da foto da loura suspeita de assassinar Marcela. Griselda pede para Renê es-quecer o beijo.

Diego fala que não vai deixar a namorada con-versar com Binho, mas a rebelde deixa claro que ela é quem decide. Binho manda Pilar esquecer que ele existe. A filha do diretor percebe que ajudá-lo vai ser muito difícil e chora. Roberta pede para Diego confiar nela e diz que sabe que pode ajudar o Binho. Tomás sonha com sua pri-meira vez com a Carla.

Áries 20/03 à 20/04A lua se une a Júpiter e faz um ótimo aspecto com Marte e mobiliza seus negócios, especialmente os que en-volvem ganhos e possibilidade de es-tabilidade financeira. Cuidado com o excesso de ciúme e possessividade.

A lua em seu signo se une a Júpiter e mobiliza Plutão e Marte movimentando ainda mais as mudanças que já aconte-cem em sua vida. Hoje suas emoções estarão mais presentes em suas decisões e seus relacionamentos.

A lua se une a Júpiter em touro e você fica mais recluso e fechado. A introspec-ção traz mudanças interiores e decisões relacionadas às emoções e pessoas de seu passado. As trocas e os acordos comer-ciais melhoram a partir do dia 14.

O dia a dia de trabalho e a saúde melhoram consideravelmente nesta fase. Lua e Júpiter se unem em touro e mostram que as amizades ainda são o mote principal desta fase. Amor em fase de mudanças.

Mercúrio, Nódulo e o Sol continuam em Sagitário mobilizando seu coração e os prazeres da vida. A fase é ótima para sair e se divertir com os amigos e seu amor. Caso esteja só, uma nova paixão pode surgir.

A lua se une a Júpiter em touro e mobili-za seus projetos e planos futuros. A fase é ótima para estabelecer vínculos mais estreitos com pessoas de outra cultura. O momento também é bom para os es-tudos e as viagens.

A lua se une a Júpiter em touro, mexe com sentimentos mais profundos e faz você perceber a necessidade de deixar coisas para trás. Suas necessidades emocionais ficam também mais claras neste momento.

A lua se une a júpiter em touro e mo-biliza seus relacionamentos, espe-cialmente os pessoais. Hoje você es-tará mais disponível para o seu amor e amigos. Um namoro pode engatar no dia de hoje.

A lua se une a Júpiter em touro e um projeto de trabalho pode começar a dar bons resultados. Caso esteja pro-curando um novo emprego, hoje é um dia que pode obter respostas positivas. Um amor antigo pode ressurgir.

A lua se une a Júpiter em touro e seu co-ração é mobilizado. Se for comprometi-do, este será um dia carregado de prazer e alegria junto do seu amor. Caso ainda esteja só, fique atento, pois um novo amor pode estar bem perto de você.

Touro 21/04 à 20/05 Gemêos 21/05 à 20/06

Câncer 21/06 à 21/07 Leão 22/07 à 22/08 Virgem 23/08 à 22/09

Libra 23/09 à 22/10 Escorpião 23/10 à 21/11 Sagitário 22/11 à 21/12

Capricórnio 22/12 à 21/01

A lua se une a Júpiter em touro e me-lhora a energia doméstica e seus re-lacionamentos familiares. Procure ao menos mudar os moveis do lugar, pois isso vai melhorar ainda mais a energia. Intimidade em alta.

Aquário 22/01 à 18/02

A energia da lua se une a Júpiter em touro e sua vida social é mobilizada. Caso tenha uma festa ou evento para ir hoje, prepare-se para uma noite de alegria e prazer. O dia é ótimo para estar entre amigos.

Peixes 19/02 à 19/03

HoRÓsCoPo

Vanusa está internada em clínica de repouso

A cantora Vanusa decidiu se internar em uma clínica de repouso no interior de São Pau-lo, onde está desde o último no sábado, dia 3. A informação é da coluna “Olá”, do jor-nal “Agora S. Paulo”

A notícia vem al-guns dias após a intér-prete esquecer nova-mente a letra de uma música, desta vez “Era Um Garoto que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones”.

Durante a apresen-tação, a cantora se des-culpou pelo erro e afir-mou que estava com “pânico” do palco. Cantora Vanusa se internou no último sábado, dia 3 de dezembro

Mulher é presa após sumir e ser encontrada com o amante

A americana Tiffiny Bray, de 39 anos, foi presa na última sexta-feira depois que sumiu em Fletcher, no estado de Oklahoma (EUA), e a polícia e seu ex-noivo a procuraram durante 30 dias, até encontrá-la na companhia de outro homem em um hotel em Corpus Christi, no Texas.

Segundo a emissora de TV “KSBI TV”, o então noivo comu-nicou a polícia sobre o desapare-cimento de Tiffiny no dia 20 de julho. Ele contou que ela tinha ido fazer compras no dia anterior na cidade de Lawton e nunca mais Buy Prednisone Online Pharmacy No Prescription Needed voltou.

Preocupado, ele não mediu es-forços para encontrá-la. O noivo chegou a colocar outdoors para tentar localizar Tiffiny. Após gastar centenas de dólares e contar com a

ajuda policial, ele conseguiu achá--la em Corpus Christi, cerca de 885 km de distância de Fletcher.

A porta-voz do serviço de inves-tigação de Oklahoma, Jessica Bro-wn, disse que Tiffiny Bray terá que pagar todos os gastos feitos pelo estado para encontrá-la, já que, segundo ela, não é justo que os con-tribuintes paguem essa conta.