entre as secretarias da saúde; segurança pública; justiça ... · secretaria de estado da saúde...

3

Click here to load reader

Upload: trinhhanh

Post on 06-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: entre as Secretarias da Saúde; Segurança Pública; Justiça ... · Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Atenção à Saúde Departamento de Promoção da Saúde Briefing

Secretaria de Estado da SaúdeSuperintendência de Atenção à SaúdeDepartamento de Promoção da Saúde

Briefing

Assunto: Atendimento Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual.

Data: 01/08/2017

1) Marcos Legais

- 2013: É publicado o Decreto Presidencial nº 7.958 em 13 de março queestabelece diretrizes para o atendimento às vítimas de violência sexual, pelosprofissionais de segurança pública e da rede de atendimento do Sistema Únicode Saúde.

- 2013: A Lei Presidencial nº 12.845 de 1º de agosto dispõe sobre oatendimento obrigatório e integral de pessoas em situação de violência sexual.

- 2014: Instituída a Portaria MS/GM nº 485 de 1º de abril de 2014 queredefine o funcionamento dos Serviços de Atenção Integral às Pessoas emSituação de Violência Sexual no âmbito do SUS.

- 2014: Publicada a Portaria MS/SAS nº 618 de 18 de julho de 2014 quealtera a tabela de serviços especializados do Sistema de Cadastro Nacional deEstabelecimentos de Saúde (SCNES) para o serviço 165 Atenção Integral àSaúde de Pessoas em Situação de Violência Sexual.

- 2014: Publicada a Portaria Ministerial nº 2.415, de 7 de novembro de 2014que inclui o procedimento atendimento multiprofissional para atenção integralàs pessoas em situação de violência e todos os seus atributos na tabela deprocedimentos, medicamentos, órteses/próteses e materiais especiais do SUS.

- 2016: Publicada Portaria nº 204, de 17 de fevereiro de 2016 que define a ListaNacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúdepública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional,nos termos do anexo, e dá outras providências. Ficando revogada a Portaria nº1.271/GM/MS, de 06 de junho de 2014, publicada no Diário Oficial da União, nº108, Seção 1, do dia 09 de junho de 2014, p. 37.

2) Legislação Estadual

- 2014: Resolução Conjunta SESA/SESP nº 03 de 18 de agosto de 2014 queestabelece parceria entre as Secretarias para o atendimento integral e coletade vestígios às pessoas em situação de violência sexual;Termo de Cooperação Técnica entre as Secretarias da Saúde;Segurança Pública; Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e, Trabalho e

Page 2: entre as Secretarias da Saúde; Segurança Pública; Justiça ... · Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Atenção à Saúde Departamento de Promoção da Saúde Briefing

Desenvolvimento Social, que trata da realização de ações por parte dasSecretarias para a viabilização da Resolução Conjunta.

- 2015: Publicada a Deliberação nº 27 de 11 de março de 2015, da ComissãoIntergestores Bipartite – CIB do Paraná, que aprova os hospitais de referênciapara realização da interrupção da gravidez nos casos previstos em Lei.Macrorregião Leste: Hospital de Clínicas – HC, no município de Curitiba.Macrorregião Oeste: Hospital Universitário do Oeste do Paraná – HU, nomunicípio de Cascavel.Macrorregião Norte: Hospital Universitário Regional no Norte do Paraná – HU,no município de Londrina.Macrorregião Noroeste: Hospital Universitário Regional de Maringá – HU, nomunicípio de Maringá.

3) Organização da Atenção as Pessoas em Situação de Violência Sexualno Estado do Paraná:

- O atendimento as pessoas em situação de violência sexual transversalisa osníveis de complexidade dos serviços de saúde (atenção primária, secundária eterciária), conforme a necessidade das pessoas. Esse atendimento se dá nocontexto das redes de atenção à saúde estruturadas no Estado (Rede MaternoInfantil Mãe Paranaense, Rede Paraná Urgência, Rede de Saúde Mental,Saúde de Bucal) e em processo de estruturação (Rede de Atenção à Pessoacom Deficiência). Nos municípios, com capacidade de atendimento no primeiro nível de atenção,ou seja, somente na atenção primária à saúde (APS), as pessoas serãoatendidas nessas unidades de atenção primária à saúde / saúde da família. Osencaminhamentos aos demais níveis de atenção à saúde, são realizados pelasequipes de APS, conforme a necessidade das pessoas, ao município sede darespectiva região de saúde.

- O atendimento integral é realizado em hospitais de referência, localizadosnas 22 regiões de saúde. As capacitações realizadas com as equipesmultiprofissionais (médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos efarmacêuticos), antecedem a estruturação desse atendimento nos hospitais e,são orientadas conforme o Protocolo para o atendimento às Pessoas emSituação de Violência Sexual (anexo).

- Na 1ª capacitação participaram representantes das regionais de saúde deParanaguá, Curitiba, Ponta Grossa e Guarapuava, e as equipes dos seguinteshospitais:Ponta Grossa: Hospital Regional de Ponta Grossa; Hospital da CriançaPrefeito João Vargas de Oliveira; Hospital Municipal Amadeu Puppi.Paranaguá: Hospital Regional do Litoral. Curitiba: HC; Evangélico e Pequeno Príncipe.Guarapuava: Hospital São Vicente de Paulo.

- Na 2ª capacitação participaram os representantes das regionais de saúde deMaringá, Londrina e Jacarezinho, e as equipes dos seguintes hospitais:

Page 3: entre as Secretarias da Saúde; Segurança Pública; Justiça ... · Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Atenção à Saúde Departamento de Promoção da Saúde Briefing

Maringá: Hospital Universitário Regional de Maringá e Hospital eMaternidade Maria Auxiliadora.Londrina: Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná; HospitalDr. Eulalino Ignácio de Andrade (Zona Sul) e Hospital Dr. AnísioFigueiredo (Zona Norte); Maternidade Municipal Lucilla Ballalai.

- Na 3ª capacitação participaram representantes das regionais de saúde deFrancisco Beltrão, Foz do Iguaçu e Cascavel e as equipes dos seguinteshospitais:Francisco Beltrão: Hospital Regional de Francisco Beltrão. Foz do Iguaçu: Hospital Costa Cavalcante.Cascavel: Hospital Universitário do Oeste do Paraná.

Maria Cristina Fernandes Ferreira Departamento de Promoção da SaúdeSuperintendência de Atenção à Saúde / Secretaria de Estado da Saúde F: (41) 3330 4483