entendendo a misericórdia de deus para fazer missões

2
TÍTULO: ENTENDENDENDO A MISERICÓRDIA E A VONTADE DE DEUS PARA FAZER MISSÕES 1 TEXTO BASE: Jonas 4: 1-11 e Atos 10:5,9-17, 19, 20,28, 24, 35. Introdução: A misericórdia de Deus não faz acepção de pessoas, misericórdia significa: bondade, amor e graça de Deus para com o ser humano, manifestos no perdão, na proteção, no auxílio, no atendimento a súplicas. Essa disposição de Deus se manifestou desde a criação e acompanhará o seu povo até o final dos tempos. Também é uma virtude pela qual o cristão é movido em bondade para com os necessitados. DESENVOLVIMENTO PROPOSIÇÃO: Quem tem chamada precisa entender que a misericórdia e a vontade de Deus são superiores. SENTENÇA DE TRANSIÇÃO: Porque é tão difícil entender a misericórdia de Deus e fazer a sua vontade? I. Porque somos egoístas Jn 4.1 II. Porque mesmo conhecendo o plano de Deus queremos seguir nosso projeto pessoal Jn 4.2, Jn 1.3. III. Porque preferimos ficar olhando de longe, de fora. Jn 5 IV. Gostamos de conforto Jn 4.6 V. Colocamos plantas antes de seres humanos Jn 4.7-9 VI. Porque não sabemos o valor de uma alma Jn 4. 10, 11 O que devemos aprender para fazer missões? 1.1. Nos auto-avaliar: 1.1.2. Será que fazemos como Jonas? Será que consideramos a nossa denominação superior a outras que seguem o mesmo Deus? Apenas por cultuarem de forma diferente, de ter costumes diferentes? Liturgia? Será que estamos entendendo a vontade e a misericórdia de Deus? 2.2. Deixar de lado a xenofobia e o nacionalismo, em Atos 10, 14. A visão de Pedro mostra que o missionário precisa estar preparado para sobreviver em um ambiente hostil, com comidas exóticas, cultura e povo diferente. 3.3. Independente da nossa vontade, Deus cumpre o propósito dele com que ele chama: Jn 1.2 e 3. 4,5. 4.4. A bondade e a misericórdia de Deus não é algo merecido, para pessoas boas, escolhidas. É para toda a sua criação, ele cuida e protege até os animais. Atos 10. 28, 34, 35. Jn. 4. 11. 1 Autora: Sebastiana Inácio da Silva, graduada em Licenciatura Plena em Filosofia pela UEPB.

Upload: sebastiana-inacio-da-silva

Post on 04-Jul-2015

305 views

Category:

Spiritual


1 download

TRANSCRIPT

TÍTULO: ENTENDENDENDO A MISERICÓRDIA E A VONTADE DE DEUS PARA FAZER MISSÕES1

TEXTO BASE: Jonas 4: 1-11 e Atos 10:5,9-17, 19, 20,28, 24, 35.

Introdução:

A misericórdia de Deus não faz acepção de pessoas, misericórdia significa: bondade, amor e graça de Deus para com o ser humano, manifestos no perdão, na proteção, no auxílio, no atendimento a súplicas. Essa disposição de Deus se manifestou desde a criação e acompanhará o seu povo até o final dos tempos. Também é uma virtude pela qual o cristão é movido em bondade para com os necessitados.

DESENVOLVIMENTO

PROPOSIÇÃO: Quem tem chamada precisa entender que a misericórdia e a vontade de Deus são superiores.

SENTENÇA DE TRANSIÇÃO:

Porque é tão difícil entender a misericórdia de Deus e fazer a sua vontade?

I. Porque somos egoístas Jn 4.1 II. Porque mesmo conhecendo o plano de Deus queremos seguir nosso

projeto pessoal Jn 4.2, Jn 1.3. III. Porque preferimos ficar olhando de longe, de fora. Jn 5 IV. Gostamos de conforto Jn 4.6 V. Colocamos plantas antes de seres humanos Jn 4.7-9 VI. Porque não sabemos o valor de uma alma Jn 4. 10, 11

O que devemos aprender para fazer missões?

1.1. Nos auto-avaliar:

1.1.2. Será que fazemos como Jonas? Será que consideramos a nossa denominação superior a outras que seguem o mesmo Deus? Apenas por cultuarem de forma diferente, de ter costumes diferentes? Liturgia? Será que estamos entendendo a vontade e a misericórdia de Deus?

2.2. Deixar de lado a xenofobia e o nacionalismo, em Atos 10, 14. A visão de Pedro mostra que o missionário precisa estar preparado para sobreviver em um ambiente hostil, com comidas exóticas, cultura e povo diferente.

3.3. Independente da nossa vontade, Deus cumpre o propósito dele com que ele chama: Jn 1.2 e 3. 4,5.

4.4. A bondade e a misericórdia de Deus não é algo merecido, para pessoas boas, escolhidas. É para toda a sua criação, ele cuida e protege até os animais. Atos 10. 28, 34, 35. Jn. 4. 11.

1 Autora: Sebastiana Inácio da Silva, graduada em Licenciatura Plena em Filosofia pela UEPB.