entenda os distÚrbios do sono 2do sono de paciente … · do sono de paciente durante a...

1

Click here to load reader

Upload: hoangthu

Post on 18-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ENTENDA OS DISTÚRBIOS DO SONO 2do sono de paciente … · do sono de paciente durante a polissonografia O uso de máscara nasal, a CPAP, melhora a 3 respiração durante o sono e

Palato mole

BLOQUEIOS

Epiglote Faringenasal

Cavidadenasal

Cavidadebucal

Língua

ENTRADAS DE AR

RONCOO ronco é a vibração dos tecidos moles da faringe entre o palato e a língua. E o som aparece quando o ar passa por uma canal apertado, devido ao relaxamento da musculatura ao redor da garganta, por abuso de álcool ou drogas sedativas, sono profundo, hipertrofia de adenoide, palato alongado, língua volumosa; obesidade, alterações da face (queixo e maxila pequenos e para trás) e, mais raramente, cistos e tumores na faringe. Obstrução nasal e dormir de barriga para cima também pode causar ronco.

APNEIAÉ a interrupção breve e repetida da respiração no sono com duração média de 10 segundos numa frequência maior do que cinco episódios por hora. Aparece quando a faringe está obstruída e está associada com ronco alto e contínuo durante o sono.

PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIASSão ronco alto e frequente, engasgos e sufocação durante o sono, sonolência excessiva durante o dia, cansaço e dor de cabeça, dificuldade de memória e concentração, irritabilidade e depressão, ganho de

peso, pressão alta e impotência sexual. Quem sofre de apneia

corre maior risco infarto.

TRATAMENTOUm tratamento é usar máscaras especiais, que geram ar sob pressão, mantendo a faringe aberta. Outras opções são próteses orais e cirurgias.

PRIMEIRA FASEInicia com sonolência e dura cerca de cinco minutos. A pessoa começa a adormecer, mas ainda pode despertar facilmente.

Um ciclo dura, aproximadamente, 90 minutos, ocorrendo de quatro a cinco ciclos num período de sono noturno.

SEGUNDA FASEA pessoa dorme, mas ainda não profundamente.A respiração e o ritmo do coração diminuem. Este estágio dura de cinco a quinze minutos.

TERCEIRA FASENeste estágio, semelhante ao quarto, os estímulos necessários para despertar são maiores. A fase dura de 15 a 20 minutos, e aumenta a dificuldade para acordar.

QUARTA FASEGeralmente tem, em média, 40 minutos de sono profundo, sendo muito difícil despertar. A pessoa volta à terceira fase (cerca de 5 minutos) e à segunda por mais 15 minutos.

SONO REMNo sono REM (sigla em inglês de movimento rápido dos olhos), o sonho é intenso e associado a situações emocionalmente fortes. Corresponde a 20% até 25% do tempo total e acontece em intervalos de 60 a 90 minutos, sendo essencial para o bem-estar.

O CICLO DO SONO

ENTENDA OS DISTÚRBIOS DO SONO

O exame de polissonografia usa eletrodos e registra o sono e as suas possíveis alterações, como ronco e paradas respiratórias enquanto a pessoa dorme

1

A neurologista Andrea Bacelar monitora os parâmetros do sono de paciente durante a polissonografia2

O uso de máscara nasal, a CPAP, melhora a respiração durante o sono e evita a apneia3

Gráfico das ondascerebrais durante o sono

Fotos: Simone Marinho