ensino médio. aspectos legais

Download Ensino Médio. aspectos legais

Post on 06-Mar-2016

214 views

Category:

Documents

1 download

Embed Size (px)

DESCRIPTION

“ A legitimação da Educação Física se dá não apenas por dispositivos legais, mas pela ação docente e da comunidade escolar”  Dispensados:  Trabalhadores com jornada superior a 06 horas;  Mulheres com prole;  Maiores de 30 anos;  Pertencentes ao serviço militar;  Portadores de deficiência. O Decreto Lei nº 10.793/03, isenta da prática da Educação Física alunos julgados como incapazes ou privilegiados.

TRANSCRIPT

  • A legitimao da Educao Fsica se d no apenas por dispositivos legais, mas pela ao docente e da comunidade escolar

  • O Decreto Lei n 10.793/03, isenta da prtica da Educao Fsica alunos julgados como incapazes ou privilegiados.Dispensados: Trabalhadores com jornada superior a 06 horas;Mulheres com prole;Maiores de 30 anos;Pertencentes ao servio militar;Portadores de deficincia.

  • I Fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidados, de respeito ao bem comum e ordem democrtica.II Fortaleam os vnculos de famlia, os laos de solidariedade humana e de tolerncia recproca.

    Para tal, esses princpios devero ser coerentes com princpios estticos, polticos e ticos, abrangendo:

  • Esttica da Sensibilidade, que dever substituir a da repetio e padronizao, estimulando a criatividade, o esprito inventivo, a curiosidade, a afetividade...

    Poltica da Igualdade, tendo como ponto de partida o reconhecimento dos direitos humanos e dos deveres e direitos da cidadania,...

    tica da Identidade, buscando superar dicotomias entre o mundo da moral e o mundo da matria, o pblico e privado, para constituir identidades sensveis e igualitrias...

  • Como pensar em Poltica de Igualdade que deixa margem do processo pedaggico deficientes, trabalhadores, mulheres com filhos,etc?Como pensar uma Esttica da Sensibilidade na qual as prticas corporais da Ed. Fsica so ensinadas para poucos e comumente to mecanicista?Como pensar em tica da Identidade em uma prtica pedaggica que determina quem pode e quem no pode ter acesso a esse saber?

  • Contedo = O Que trabalhar

    Contedo intencional e poltico

    O contedo deve ter sentido e significado ao aluno.

    Qual o sentido e significado dos contedos tradicionais da Ed. Fsica para os alunos de Ensino Mdio?

  • Para que se tenha sentido e significado aos contedos necessrio que a comunidade escolar contribua com temas gerais que exigem de cada componente curricular uma atuao pedaggica.

    Exemplo: Tema da comunidade escolar: O aluno no mundo do trabalhoTema especfico da Ed. Fsica: Exerccio fsico e sade