ensino médio regular e técnicos de nível médio integrado ... · cotidiano e sentimentos durante...

12
Ensino Médio Regular e Técnicos de nível Médio Integrado em Administração e em Meio Ambiente (1º ano) 10

Upload: others

Post on 13-Mar-2020

11 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Ensino Médio Regular e Técnicos de nível Médio Integrado em Administração e em Meio Ambiente (1º ano)

10

Ensino Médio Regular e Técnicos de nível Médio Integrado em Administração e em Meio Ambiente (1º ano)

11

LÍNGUA PORTUGUESA

Efêmera (Tulipa Ruiz)

Vou ficar mais um pouquinho, Para ver se acontece alguma coisa Nessa tarde de domingo. Congela o tempo pr'eu ficar devagarinho Com as coisas que eu gosto E que eu sei que são efêmeras E que passam perecíveis Que acabam, se despedem, Mas eu nunca me esqueço. Vou ficar mais um pouquinho Para ver se eu aprendo alguma coisa nessa parte do caminho. Martela o tempo pr'eu ficar mais pianinho Com as coisas que eu gosto E que nunca são efêmeras E que estão despetaladas, acabadas Sempre pedem um tipo de recomeço. Vou ficar mais um pouquinho, eu vou.

(Gustavo Ruiz; tulipa Ruiz. Efêmera. Intérprete: Tulipa Ruiz. In: tulipa Ruiz. Efêmera. São Paulo: YB Music, 2010. 1 CD. Faixa 1. Cifras disponíveis em: <https://www.cifras.com.br/cifra/tulipa-ruiz/efemera>.)

1 Na canção lida, Tulipa Ruiz fala sobre o seu desejo

de eternizar alguns momentos da vida. Essa ideia fica evidente no verso:

a) “Sempre pedem um tipo de recomeço” b) “Pra ver se eu aprendo alguma coisa” c) “E que estão despetaladas, acabadas” d) “Vou ficar mais um pouquinho” e) “nessa parte do caminho”

2 Ainda sobre a canção, é correto dizer que a palavra “efêmera”, no contexto dos versos: “E que eu sei que são efêmeras” e “E que nunca são efêmeras” pode significar:

a) permanentes b) temporárias c) firmes d) duradouras e) eternas

Não há vagas

O preço do feijão não cabe no poema. O preço do arroz não cabe no poema. Não cabem no poema o gás a luz o telefone a sonegação do leite da carne do açúcar do pão

O funcionário público não cabe no poema com seu salário de fome sua vida fechada em arquivos. Como não cabe no poema o operário que esmerila seu dia de aço e carvão nas oficinas escuras

- porque o poema, senhores, está fechado: “não há vagas”

Só cabe no poema o homem sem estômago a mulher de nuvens a fruta sem preço

O poema, senhores, não fede nem cheira

(GULLAR, Ferreira. Não há vagas. In: PINTO, José Nêumanne (Sel.). Os Cem Melhores Poetas Brasileiros do Século. Ilustrações de Tide Hellmeister. 2. ed. São Paulo, SP: Geração Editorial, 2004. p. 163-164.)

3 Ferreira Gullar (1930 – 2016), poeta maranhense,

foi também biógrafo e crítico de arte. Participou de movimentos importantes da literatura brasileira, como a poesia concreta. Por seu posicionamento político, que também pode ser visto em seus textos literários, foi obrigado a sair do país durante a ditadura militar. Tratou de temas sociais de grande relevância e muitos de seus poemas foram usados para protestar, uma vez que denunciam problemas sociais ou políticos.

O texto lido faz uma denúncia social porque trata:

a) dos empregos que fazem o quadro econômico do país melhorar.

b) das coisas que acontecem na vida das pessoas que vendem feijão e arroz na feira.

c) de uma fábrica que está aberta a contratações, mas os candidatos às vagas não possuem os requisitos necessários.

d) de um quadro de prosperidade vivida por todos os brasileiros.

e) das adversidades vividas dia a dia por grande parte dos trabalhadores brasileiros, carentes de bens mínimos à sobrevivência.

Ensino Médio Regular e Técnicos de nível Médio Integrado em Administração e em Meio Ambiente (1º ano)

12

4 A anáfora é um mecanismo de coesão referencial muito usado, pois consiste em retomar o referente (elemento já mencionado anteriormente no texto) por meio de um elemento coesivo que pode ser: artigos, advérbios, pronomes e numerais. No poema lido, são exemplos de anáfora os elementos marcados nos trechos da alternativa:

a) “O funcionário público

não cabe no poema com seu salário de fome sua vida fechada em arquivos.”

b) “O preço do feijão

não cabe no poema. O preço do arroz não cabe no poema.”

c) “- porque o poema, senhores,

está fechado: ‘não há vagas’”

d) “Só cabe no poema

o homem sem estômago a mulher de nuvens a fruta sem preço”

e) “O poema, senhores,

não fede nem cheira”

Sábado, 23 de maio de 1992 Dear Mimmy,

Nunca mais falei de mim para você. Falo de

guerra, de morte, de ferimentos, de granadas, de tristeza e de sofrimento. Quase todos meus amigos partiram. Mas mesmo que eles estivessem aqui, será que a gente ia conseguir se ver? O telefone não funciona, e não íamos poder nem conversar. Vanja e Andrej também foram embora; para Dubrovnik, para a casa de Srdjan. Lá a guerra acabou. Tanto melhor para eles. Essa guerra em Dubrovnik me deixava tão infeliz. Nunca, nem em sonhos, eu teria imaginado que ela também chegaria até aqui, que se instalaria em Sarajevo. Verica e Bojana também foram embora.

Passo o tempo todo com Bojana e Maja Bobar. Agora minhas melhores amigas são elas. Bojana é um ano e meio mais velha que eu, já acabou a sétima série e temos muitas coisas em comum. Maja está no último ano da escola. É bem mais velha que eu, mas fantástica. Ainda bem que tenho essas duas, senão ia ficar totalmente sozinha no meio dos grandes.

No noticiário anunciaram a morte de Silva Rizvanbegocic, uma médica do serviço de urgência que também era amiga da mamãe. Ela estava numa

ambulância. Transportavam um ferido que precisava ser atendido. Um monte de gente que papai e mamãe conhecia morreu. Meu Deus, o que está acontecendo.

Zlata, que ama você.

(Zlata Filipovic´. O diário de Zlata: a vida de uma menina na guerra. Trad. Antonio de Macedo Soares e Heloisa Jahn. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. p. 80)

Glossário: Dear: Querida. Dubrovnik: cidade costeira da Croácia. Em 1991 foi cercada e bombardeada por forças militares da Sérvia e Montenegro na sequência da fragmentação da Jugoslávia, o que provocou grandes estragos. Sarajevo: capital e a maior cidade da Bósnia e Herzegovina. A 6 de Abril de 1992 a cidade foi cercada pelos sérvios bósnios. A guerrilha durou até 1995, causando grande destruição na cidade. 5 O texto lido acima é um trecho do diário de Zlata

Filipović (pronuncia-se “Filipovitch”), uma menina que tinha 11 anos quando seu país enfrentou uma guerra. Motivada pela Unicef, instituição internacional que protege as crianças, Zlata escreveu seu diário para registrar seu cotidiano e sentimentos durante o período de conflito. Para iniciar sua página de diário, a menina utilizou alguns elementos que são próprios desse gênero, são eles:

a) época do ano, vocativo e idade b) data, idade e nome c) data, vocativo, assinatura d) personagens, lugar e conclusão e) tese, argumentos e conclusão

6 O relato lido está organizado em parágrafos,

unidades de composição dos textos escritos. Podemos identificar os parágrafos por um pequeno afastamento da margem esquerda na primeira linha. Cada um tem uma ideia ou um tema central, que pode ser acompanhado por ideias complementares. Quando uma nova ideia central é introduzida no texto, forma-se um novo parágrafo. Nesse sentido, a ideia central do primeiro parágrafo do trecho do Diário de Zlata é:

a) A saudade que ela sentia de escrever no diário. b) A partida dos amigos e como ela se sente em

relação à guerra. c) As notícias sobre mortos e feridos na guerra. d) A dificuldade de comunicar-se com seus

amigos devido aos problemas nos telefones. e) As notícias sobre a guerra em Dubrovnik.

Ensino Médio Regular e Técnicos de nível Médio Integrado em Administração e em Meio Ambiente (1º ano)

13

7 No trecho do texto lido acima: “Ainda bem que tenho essas duas, senão ia ficar totalmente sozinha no meio dos grandes.”, o termo em destaque poderia ser substituído sem causar mudança de sentido por:

a) fora b) vou c) fui d) irei e) iria

8 No período: “Deixe a gripe na saudade. Vacine-se” há uma palavra que remete aos idosos. Qual seria?

a) “deixe”, pois o termo se relaciona à imagem dos idosos que com o passar do tempo vão deixando tudo para trás.

b) “gripe”, pois é uma doença muito comum que atinge as pessoas acima dos 65 anos.

c) “vacina”, que no contexto do anúncio aparece como proteção aos idosos.

d) “saudade”, pois refere-se ao tempo e às lembranças vividas pelos mais velhos.

e) “Vacine-se”, que no contexto do anúncio pode ser interpretado como uma ordem para que os mais velhos se vacinem.

Sítio arqueológico pode mudar história da presença dos

humanos na América Local foi descoberto por pesquisadores em Boa

Esperança do Sul, SP. Indícios apontam que nômades viveram nessa

região há 14 mil anos. Do G1 São Carlos e Araraquara

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Fundação Araporã estão estudando um sítio arqueológico em Boa Esperança do Sul (SP) que pode mudar a história da chegada do homem à América.

Indícios mostram que nômades viveram na região há 14 mil anos. O pesqueiro onde o sítio arqueológico está localizado fica na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-255), que liga as cidades de Araraquara e Boa Esperança do Sul, e basta andar alguns metros para alcançar a área, próxima a uma plantação de cana. No local, foram encontradas pedras que

podem ter sido usadas como ferramentas, cada uma para uma função específica. Uma delas, por exemplo, tem forma arredondada e possivelmente era utilizada como uma espécie de martelo. Outra pedra, com um formato diferente, deve ter sido usada como uma faca. "Uma das pedras seria como se fosse um raspador, como chamamos, algo utilizado para descamar um animal ou coisas do tipo", disse o arqueólogo Roberto Ávila. Para encontrar o material, um buraco de mais de um metro de profundidade foi aberto no local. Também na região, geólogos da Unicamp mapearam o solo e recolheram amostras da terra. A ideia é tentar descobrir como era o ambiente em que as pessoas viviam. "Muito provavelmente o ambiente era muito mais seco do que atualmente, uma paisagem completamente diferente", disse o professor Francisco Ladeira. Passado Essa não é a primeira vez que os pesquisadores estudam esse terreno. O sítio foi descoberto em 2003, quando eram procuradas áreas com potencial histórico na região. Mas o foco mudou. Como algumas áreas têm indícios de ocupação de nômades há 14 mil anos, a pesquisa quer comprovar esse passado. Se for confirmado, o fato pode mudar a história da chegada dos primeiros seres humanos à América.

Muda até o aspecto de como encarar a nossa história porque até hoje encaramos ela de um modo etnocêntrico e europeu, aquela história de que Cabral chegou há 500 anos."

Fábio Grossi dos Santos, arqueólogo

Ensino Médio Regular e Técnicos de nível Médio Integrado em Administração e em Meio Ambiente (1º ano)

14

“A teoria tradicional, que diz que os humanos vieram pelo estreito de Bering e pelo Alasca e entraram nas américas, comprovaria que esse modelo pode estar certo com relação ao caminho, mas errado com relação à idade. O pessoal fala que os primeiros humanos passaram por volta de 12 mil, 13 mil anos. Se o sítio aqui tiver 14 mil anos, com certeza é mais antigo", explicou o pesquisador do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, Astolfo Araújo.

[...] (Disponível em http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-

regiao/noticia/2015/05/sitio-arqueologico-pode-mudar-historia-da-presenca-dos-humanos-na-america.html. Acessado em 07 nov. 2019)

9 O texto fala sobre a descoberta de indícios da

presença de seres humanos em um sítio arqueológico localizado em São Paulo. De acordo com o texto são indícios de que nômades viveram nessa região há 14 mil anos:

a) a plantação de cana-de- açúcar. b) pedras que podem ter sido utilizadas como

ferramentas. c) martelos e facas industrializados. d) animais e coisas do tipo. e) amostras de terra.

10 O trecho da reportagem traz algumas citações diretas (passagens entre aspas) que são muito importantes para o contexto, porque:

a) impactam a reportagem, opondo as várias opiniões dos entrevistados.

b) são informações iniciais sobre a descoberta e detalham o modo como ocorreram as escavações e o tipo de material encontrado.

c) são as falas de especialistas (arqueólogo, professor e pesquisador) e, portanto, dão credibilidade às informações apresentadas.

d) mostram a função de cada entrevistado na escavação do sítio arqueológico.

e) trata-se da opinião do repórter.

11 Essa reportagem foi retirada de um site de notícias local, cujo público leitor é heterogêneo. Nesse sentido, é correto afirmar que:

a) o tema da reportagem desperta o interesse de um público específico, pois somente arqueólogos, professores e pesquisadores poderão entender o que está escrito.

b) o tema da reportagem não é interessante para os moradores de São Carlos e Araraquara, pois informa com detalhes científicos a descoberta.

c) a linguagem utilizada é técnica e científica, pois o principal objetivo do texto é apresentar os dados da pesquisa arqueológica para um público especialista.

d) as informações apresentadas não são do interesse dos moradores da localidade de São Carlos e Araraquara, pois a descoberta aconteceu muito distante de São Paulo.

e) o tema da reportagem pode despertar o interesse do público, pois mostra um fato importante para os moradores da região de São Carlos e Araraquara.

12 No caso da reportagem lida, pode ser considerado

um recurso complementar ao texto verbal o uso de:

a) esquema b) infográfico c) fotografia d) gráfico e) tabela

13 O meme brinca com uma particularidade percebida no português falado em uma determinada região do país. Por isso, o fenômeno da variação linguística, nesse caso, ocorre em função do fator:

(disponível em: https://www.gungaporanga.com.br/avia-venha-conhecer-as-girias-alagoanas/. Acessado em 08 nov. 2019)

a) situacional b) social c) histórico d) geográfico e) etário

Sítio pode mudar o conhecimento sobre a história da humanidade na América (Foto: Paulo Chiari/EPTV)

Ensino Médio Regular e Técnicos de nível Médio Integrado em Administração e em Meio Ambiente (1º ano)

15

14 O humor da tirinha é provocado pelo uso de uma palavra que não faz parte da língua portuguesa, mas que Mafalda interpreta como se fosse. A presença de palavras emprestadas de outros idiomas na construção da tirinha recebe o nome de:

a) estrangeirismo b) redundância c) metáfora d) onomatopeia e) comparação

15 No primeiro quadrinho, Mafalda lê uma frase no livro: “Ema vê a mesa da sala de estar”. Caso substituíssemos o sujeito da oração por um pronome pessoal, sem alterar a forma do verbo, reescreveríamos a frase na norma culta:

a) Tu vê a mesa da sala de jantar. b) Ele vê a mesa da sala de estar. c) Ela vê a mesa da sala de estar. d) Nós vê a mesa da sala de jantar. e) Vocês vê a mesa da sala de jantar.

MATEMÁTICA 16 André gastou a quarta parte do seu 1º salário com

moradia e a terça parte com água, luz e alimentação. Sobraram, ainda, R$ 400,00. Qual foi o valor que André recebeu no seu 1º salário?

a) R$ 320,00 b) R$ 960,00 c) R$ 1.040,00 d) R$ 560,00 e) R$ 940,00

17 Dados dois números naturais, a soma dos quadrados desses números é igual a 520. Dividindo-se o maior deles pelo menor, obtém-se 3 como quociente e 4 de resto. Qual o produto desses dois números naturais?

a) 50,4 b) 5184 c) 132 d) 144 e) 28

18 A placa de propaganda de uma loja de confecções

tem a forma de um trapézio. Sua área é de 11,16 𝑚2 e as medidas de suas bases são 4 𝑚 e 3,20 𝑚. Qual é a medida da altura da placa?

a) 6,4 m b) 7,2 m c) 3,6 m d) 3,1 m e) 6,2 m

Ensino Médio Regular e Técnicos de nível Médio Integrado em Administração e em Meio Ambiente (1º ano)

16

19 Qual a função que representa o valor de y a ser pago por Giovana, após ela receber um desconto de 4% sobre o valor de x numa compra?

a) 𝑦 = 1,04𝑥 b) 𝑦 = 𝑥 − 4 c) 𝑦 = 1,4𝑥 d) 𝑦 = −4𝑥 e) 𝑦 = 0,96𝑥

20 Os lados congruentes de um triângulo isósceles

medem 10cm cada um e a base mede 6cm. Qual é, aproximadamente, a área da região triangular limitada por esse triângulo? Considere para as extrações de raízes apenas um algarismo após a vírgula.

a) 9,5 𝑐𝑚2 b) 28,5 𝑐𝑚2 c) 45 𝑐𝑚2 d) 60 𝑐𝑚2 e) 91 𝑐𝑚2

21 A razão entre as medidas da base e da altura de

um retângulo é igual a 2

3 , e o valor do perímetro

desse retângulo é de 30 𝑐𝑚. Qual a área da região desse retângulo?

a) 9 𝑐𝑚2 b) 27 𝑐𝑚2 c) 54 𝑐𝑚2 d) 18 𝑐𝑚2 e) 81 𝑐𝑚2

22 O reservatório de água da casa da avó de Israele

tem a forma de um cilindro. Usando um barbante, Israele contornou a base do reservatório e constatou que a circunferência tem 15,5m. Qual o valor aproximado do raio da base desse reservatório? (Use 𝜋 = 3,1)

a) 3,14 m b) 5 m c) 6,2 m d) 2,5 m e) 6,5 m

23 A divisória entre a sala e a copa de uma casa tem

7,0 metros de comprimento por 3,0 metros de altura. Nessa parede há uma porta de 1,8 metros de largura por 2,1 metros de altura.

Se retirarmos a área da porta da área da divisória, podemos afirmar que a área somente de parede é:

a) 17,22 m² b) 21,0 m² c) 3,78 m² d) 24,78 m² e) 6,3 m²

Ensino Médio Regular e Técnicos de nível Médio Integrado em Administração e em Meio Ambiente (1º ano)

17

24 O Parque Estadual do Sítio do Rangedor é uma

unidade de conservação brasileira localizada na cidade de São Luís, no Maranhão, com aproximadamente 120 hectares de área.

Sabendo que cada hectare corresponde a uma área quadrada de lado igual a 100 metros. O valor da área desse parque, em metros quadrados, é:

a) 120.000 m² b) 10.000 m² c) 1.200.000 m² d) 100.000 m² e) 12.000 m²

25 Uma loja de São Luís, apresentou a promoção conforme imagem a seguir.

Sabendo que Sr. Hugo comprou no dia da promoção uma geladeira, um fogão e uma máquina de lavar roupas pelos valores, sem desconto, de R$ 2.700,00, R$ 1.800,00 e R$ 1.600,00, respectivamente. Então o valor, com desconto, efetivamente pago pela compra foi:

a) R$ 1.620,00 b) R$ 6.100,00 c) R$ 2.430,00 d) R$ 5.490,00 e) R$ 1.440,00

26 O gráfico e a tabela a seguir, representam uma função polinomial do primeiro grau.

A função que melhor representa a reta é:

a) 𝑦 = 2𝑥 − 3 b) 𝑦 = 𝑥 − 3 c) 𝑦 = 2𝑥 d) 𝑦 = 2𝑥 − 2 e) 𝑦 = 𝑥 − 2

Ensino Médio Regular e Técnicos de nível Médio Integrado em Administração e em Meio Ambiente (1º ano)

18

27 A figura ABC tem seus vértices na circunferência de centro em O. O ângulo com vértice em A tem a medida igual a X.

Considerando que um ângulo inscrito é metade do ângulo central marcado sobre o mesmo arco, podemos afirmar sobre o ângulo X.

a) que o ângulo X é 33° b) que o ângulo X é 37° c) que o ângulo X é 46° d) que também é 20° e) que o ângulo X + 20°=180°

28 Considerando uma equação do segundo grau na

forma 𝑥2 + 𝑏𝑥 + 𝑐 = 0 e sabendo que suas raízes 𝑥1 e 𝑥2 tem valor 1 e 4, respectivamente, determine a equação que representa uma equação do segundo grau com essas soluções e assinale a opção correspondente.

a) 𝑥2 − 4𝑥 + 5 = 0 b) 𝑥2 − 6𝑥 + 4 = 0 c) 𝑥2 − 4𝑥 + 1 = 0 d) 𝑥2 − 𝑥 + 4 = 0 e) 𝑥2 − 5𝑥 + 4 = 0

29 Temos uma pirâmide com sombra igual a 60 metros e um mourão (estaca fincada perpendicular ao solo) com medidas indicadas na figura.

Calculando a altura da pirâmide (h) obteremos

a) 10,5 metros b) 42 metros c) 21 metros d) 1.800 metros e) 600,50 metros

30 Dentre as alternativas a seguir, a que melhor

define o conceito de polígono é:

a) Uma figura aberta, formada por segmentos de retas e arcos de circunferência.

b) Uma figura aberta, formada apenas por segmentos de retas.

c) Uma figura fechada, limitada por segmentos de retas podendo ter arcos de circunferência.

d) Uma figura fechada, limitada por segmentos de retas.

e) Qualquer figura aberta ou fechada, formada apenas por segmentos de retas.

Ensino Médio Regular e Técnicos de nível Médio Integrado em Administração e em Meio Ambiente (1º ano)

10

Proposta de produção textual O bullying é uma prática violenta que atinge um em cada dez estudantes brasileiros. Atos de intimidação e

violência física e psicológica acontecem geralmente em ambiente escolar. Mascaradas, às vezes, como simples

brincadeiras, mas se praticadas de forma repetitiva e intencional e violenta, essas práticas podem causar danos

físicos e psicológicos e deixar marcas para toda a vida. Diante disso, surge uma pergunta: o adolescente deve se

preocupar hoje em combater o bullying? Por quê? E como fazer isso?

Você vai escrever um artigo de opinião posicionando-se em relação a esse tema. O artigo deverá ter, no mínimo

8 linhas e, no máximo, 30 linhas. Lembre-se de que se trata de um gênero formal, portanto, o uso de expressões

coloquiais deve ser moderado. Para estimular sua reflexão, leia três comentários sobre o tema.

“Um ou mais alunos xingam, agridem fisicamente ou isolam um colega, além de colocar apelidos grosseiros.

Esse tipo de perseguição intencional definitivamente não pode ser encarado só como uma brincadeira natural

da faixa etária ou como algo banal, a ser ignorado pelo professor. É muito mais sério do que parece. Trata-se

de bullying.” (Instituto Futuro. Disponível em: http://institutofuturosocial.com.br/bullying-contra-alunos-com-necessidades-especiais/ Acessado

em 08 nov. 2019)

“‘Os pesquisadores concordam que uma das principais razões do assédio escolar é a grande necessidade de

status, visibilidade e domínio de alguns alunos’, explica Salmivalli. Ao praticarem o abuso — seja físico,

psicológico ou social — contra os colegas com menos poder, eles demonstram seu status, o qual acaba

frequentemente sendo reforçado pelo grupo, prossegue a especialista.” (Disponível em https://brasil.elpais.com/brasil/2018/11/06/internacional/1541516726_663171.html. Acessado em 08 nov. 2019)

“Mas há casos em que as vítimas desenvolvem um sistema de defesa, o qual lhes permite a superação do

problema, elas normalmente dedicam-se a fazer o que gostam como estudar ou demais atividades nas quais

conseguem destaque e tornam-se conhecidas por todos, porém há um grande número de vítimas que ainda não

conseguem reagir aos ataques, e muitas outras suplicam para que lhes deixem em paz, porém, as súplicas são

inválidas. Há vítimas que respondem aos maus tratos com violência, outras contam com a ajuda de algum

adulto, o que pode ser positivo ou não. Infelizmente, há casos em que a vítima chega ao extremo e resolve por

fim à própria vida, assim como há aqueles que se munem e se vingam de todos aqueles que lhe importunavam

e, posteriormente, também cometem suicídio. Existem vítimas que desenvolvem ansiedade, bloqueios, entre

outros transtornos (...)” (Portal Educação. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/consequencias-do-

bullying/31916. Acessado em 08 nov. 2019)

As orientações apresentadas a seguir vão ajudar você a planejar e a escrever seu texto. Faça anotações na folha

de rascunho com os dados que deseja incluir para que possa organizá-los antes de iniciar a escrita do artigo e

depois use a folha de redação para escrever ou passar a limpo o seu texto definitivo.

A introdução é responsável por apresentar ao leitor o tema que será discutido no artigo. Releia a proposta e os

comentários oferecidos para estimular sua reflexão. Identifique com precisão o que deve ser discutido no seu

artigo.

Nos textos argumentativos, entre os quais o artigo de opinião, a tese pode ser apresentada no começo, no final

ou não aparecer de modo explícito. Antes de iniciar o texto, avalie a qualidade de seus argumentos para se sentir

seguro quanto à tese que vai defender. Não existe uma “opinião certa”; são rejeitadas apenas aquelas que se

revelam preconceituosas e desrespeitam os direitos humanos.

No desenvolvimento, são citados argumentos que sustentam o ponto de vista, mostrando que ele é válido. O

número de parágrafos é variável. Pense, por exemplo, no bullying como uma prática violenta que prejudica as

relações sociais, nas diferenças entre bullying e outras práticas de violência na escola, nos casos polêmicos que

envolvem o bullying associado ao racismo, preconceitos aos deficientes, xenofobia, homofobia e a outros

preconceitos, nas consequências que trazem preocupação para pais, professores e toda a sociedade etc. Liste

argumentos, escolha os mais fortes e organize-os.

A conclusão corresponde ao encerramento da linha de raciocínio. Ela não traz dados novos, apenas indica o

que se pode tirar do que foi apresentado. Na conclusão, você pode apresentar uma breve sugestão sobre como as

pessoas devem lidar com o problema discutido.

Ensino Médio Regular e Técnicos de nível Médio Integrado em Administração e em Meio Ambiente (1º ano)

11

Ensino Médio Regular e Técnicos de nível Médio Integrado em Administração e em Meio Ambiente (1º ano)

12

. .