ensino fundamental ii - eacorcovado.com.br · e sociais para o ensino fundamental ii e ensino...

34
Ensino Fundamental II PROPOSTA PEDAGÓGICA DO CICLO – TURMAS 5C e 6C Procedimentos Pedagógicos das Áreas . 2016 Equipe de Coordenação do 5º e 6º Ano Coordenação de Segmento – Ivan Millarch Orientação Educacional – Marcilia Neves Coordenação Pedagógica –Denise Machado Coordenação de Alemão – Michael Dahms e Barbara Barboza

Upload: danganh

Post on 20-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Ensino Fundamental IIPROPOSTA PEDAGÓGICA DO CICLO – TURMAS 5C e 6CProcedimentos Pedagógicos das Áreas . 2016

Equipe de Coordenação do 5º e 6º AnoCoordenação de Segmento – Ivan MillarchOrientação Educacional – Marcilia NevesCoordenação Pedagógica –Denise MachadoCoordenação de Alemão – Michael Dahms e Barbara Barboza

OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI

PESSOAIS

CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS DA EAC

SOCIAIS MÉTODOSÁREAS /

DISCIPLINAS

“Para poder dar resposta ao conjunto das suas missões, a educação deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão de algum modo para cada indivíduo, os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, isto é adquirir os instrumentos da compreensão; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; finalmente aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes. (1)”

(1) Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI

O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS

INTRODUÇÃO

A Escola Alemã Corcovado (EAC), uma escola bilíngue e bicultural, proporciona aos seus alunos uma sólida formação acadêmica, capacitando-os para o ingresso na vida universitária, tanto no Brasil como na Alemanha. A proposta pedagógica da EAC apresenta um caráter diferenciado em sua abrangência, uma vez que contempla e articula a aprendizagem dos saberes das diferentes áreas do conhecimento (saberes disciplinares específicos), o multilinguismo, as experiências culturais, artísticas e esportivas e o desenvolvimento das habilidades tanto pessoais (aprender a ser) quanto sociais (aprender a conviver).

Alinhada com as modernas tendências da educação, observadas no Brasil, na Alemanha e no restante do mundo, a EAC tem como foco metodológico o desenvolvimento de uma cultura de ensino e aprendizagem centrada nos alunos. Ocupando o lugar central do trabalho nas salas de aula, os alunos aprendem os saberes específicos das disciplinas em um contexto amplo e complexo, no qual se constroem como seres humanos autônomos, solidários e convictos de que o respeito mútuo é necessário e legítimo. A EAC investe em uma educação plural, que entende o saber ser e o saber conviver como importantes conteúdos de aprendizagem, com a crença de que, assim, poderá formar personalidades tão livres quanto responsáveis (2).

AS COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS

Desde o ano de 2007, o corpo docente da EAC, as equipes de coordenação e a direção escolar vêm refletindo sobre como trabalhar, pedagogicamente, a formação humanística dos seus alunos. A construção das matrizes das Competências Pessoais e Sociais para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio resultou desse processo e foi concluída em março de 2011. Essas matrizes servirão de base para os planejamentos de todos os professores, conforme o estabelecido pelo Currículo por Competências, com a ressalva de que alterações serão, gradativamente, introduzidas no futuro.

(2) Piaget, Jean et al - Cinco Estudos de Educação Moral; Lino de Macedo (org.) - São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996.

AS COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS NO CICLO DAS TURMAS 5C e 6CHABILIDADES INTRAPESSOAIS

1. Construir uma imagem positiva de si mesmo, das próprias características e possibilidades.

l Desenvolver o autocontrole (para esperar sua vez, para se manifestar, para ouvir, levantar o dedo para ser atendido etc), usando o autoconhecimento para regular suas ações, considerando as necessidades pessoais, bem como as coletivas.

l Comprometer-se e ser responsável por suas ações e avaliá-las. Avaliar o próprio desenvolvimento, as atitudes, a responsabilidade, comprometimento, participação nas aulas, interesses, dificuldades etc.

2. Desenvolver atividades de forma autônoma e equilibrada, valorizando o esforço e a superação das dificuldades.

l Demonstrar persistência frente às dúvidas e dificuldades, encarando os erros de forma construtiva.

l Realizar tarefas adicionais, disponibilizadas pelos professores, por iniciativa própria e com autonomia.

l Cumprir as metas de trabalho e os prazos estabelecidos.

l Entregar as tarefas dentro do formato de apresentação estabelecido pelos professores.

3. Organizar o espaço físico escolar e gerenciar do tempo:

l Manter a limpeza e a ordem dos locais de trabalho ao final de cada atividade realizada, conservando adequadamente os espaços físicos da escola e o material coletivo.

l Preparar-se para o início de cada aula, utilizando adequadamente os 5 minutos de intervalo.

l Fazer uso sistemático da agenda para os registros das tarefas de casa.

l Organizar o material pessoal de acordo com o horário das aulas e com as tarefas de casa.

HABILIDADES INTERPESSOAIS

Cooperar, de diferentes formas, para promover a própria aprendizagem e a dos colegas.

Participar de atividades de grupo, respeitando normas, regras e critérios de atuação, de convivência e de trabalho em vários contextos.

OS MÉTODOS, O DOMÍNIO DAS LINGUAGENS E A METACOGNIÇÃO

O século XXI, desde o seu nascimento, já nos anunciava que nele seria construída uma nova ordem mundial, produzida por uma sociedade com alto desenvolvimento tecnológico e com inúmeros e diversificados espaços virtuais para a produção e circulação de novos conhecimentos. A vertiginosidade das mudanças trazidas pela tecnologia e o seu impacto na vida familiar e social, bem como na economia das nações e no mundo do trabalho, são inéditos na história da humanidade. Portanto, acompanhar e assimilar grandes mudanças, selecionar e processar imensos pacotes de informações e encontrar novos nichos de qualificação profissional serão alguns dos grandes desafios para a nova geração de alunos que estamos formando. Para se adaptarem à nova realidade e nela se desenvolverem adequadamente, esses jovens precisarão aproveitar todos os contextos de aprendizagem criados e disponibilizados pelas tecnologias da comunicação e neles aprender durante toda a vida.

Tomando como base esse cenário mundial e seus desdobramentos, ainda pouco conhecidos e difíceis de prever, parece sensato afirmar que o mundo tecnológico exigirá de todos os indivíduos que aprendam sempre e muito (1). Para isso, a flexibilização e a ampliação das estratégias e dos estilos de aprendizagem serão determinantes e caberá, então, à educação formal ocupar-se com parte dessa tarefa.

Com o objetivo de avançar nessa direção, incluímos em nosso currículo algumas metodologias, técnicas e procedimentos que, uma vez adquiridos, comporão o acervo pessoal de recursos e ferramentas de trabalho dos alunos. Acreditamos que essas aprendizagens serão valiosas para que esses jovens sejam capazes de “aproveitar e explorar, do começo ao fim da vida, todas as ocasiões de atualizar, aprofundar e enriquecer os conhecimentos adquiridos na escola e de se adaptar, assim, a um mundo em mudança” (Jacques Delors - Comissão para a Educação do Século XXI, 1996).

OS MÉTODOS DO CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS DA EAC:

l Aprendizagem Cooperativa - alunos aprendendo com alunos

l Trabalho com textos - leitura e tipos de resumos

l Comunicação e argumentação - oral e escrita

l Aprender a Aprender: - gestão do tempo - organização do espaço físico - planejamento das tarefas de casa - estratégias de estudo e preparação para as provas - equilíbrio entre atenção, concentração e pausas - autoavaliação e autoconhecimento - metacognição

A metacognição é o conhecimento e a capacidade de regulação que um aprendente adquire e desenvolve a respeito das próprias cognições, que são acionadas no ato de aprender (linguagem, pensamento e memória). “É no exercício da tomada de consciência do que sabe, pensa e sente, que o sujeito torna-se virtualmente apto a exercer controle sobre suas experiências”, afirma a pesquisadora Evelise Portilho. (3)

Para refletir sobre as suas ações mentais, o aluno precisa planejar, supervisionar e avaliar os recursos e estratégias utilizados na realização das tarefas e atividades escolares, bem como os resultados alcançados. Uma vez cumpridas essas etapas, o estudante poderá, então, controlar e regular seu processo de trabalho, desenvolvendo e aperfeiçoando, portanto, os seus esquemas mentais envolvidos na aprendizagem.

(3) Portilho, E.; Tescarolo, R. Metacognição e Ética planetária. 2006

Professoras: Tânia Simões e Thaís LimaIntenções Pedagógicas - Turmas 5C

Competências

l Os alunos devem desenvolver competências e habilidades correspondentes ao nível A1, conforme descrito no Quadro Europeu de Referência parao Ensino de Línguas.

Como o aluno aprende?

l Interagindo em alemão.

l Realizando as tarefas escritas e orais.

l Por meio de jogos, leitura (Antolin e leitura complementar), interpretação de textos, dramatização e Portfólio - documentação individual do processo de aprendizagem.

Avaliação / Nota complementar: l 40% - duas provas semestrais, que contemplarão: compreensão textual, compreensão auditiva e produção de textos.

l 60% - nota complementar, que contemplará: trabalho diário, participação em aula, realização dos deveres de casa, organização do material, apresentações orais, testes de gramática e vocabulário, que podem ser avisados com antecedência, ou não.

Estudo em casa:

Os deveres de casa (nem sempre escritos) devem ser apresentados no prazo. O vocabulário deve ser estudado com frequência.

Alemão como Língua Estrangeira . Deutsch als Fremdsprache (DaF)

Professoras: Marilene Frantz, Tânia Simões e Thaís LimaIntenções Pedagógicas - Turmas 6C

O que o aluno aprende?

Os alunos devem desenvolver competências e habilidades correspondentes ao nível A2, conforme descrito no Quadro Europeu de Referência para o Ensino de Línguas.

Como o aluno aprende?

l Interagindo em alemãol Realizando as tarefas escritas e orais.l Por meio de jogos, leituras complementares, interpretação de textos, dramatização e Portfólio - documentação individual do processo de aprendizagem.

Avaliação

40% - duas provas semestrais, que contemplarão: compreensão textual, compreensão auditiva e produção de textos.

60% - nota complementar, que contemplará: trabalho diário, participação em aula, realização dos deveres de casa, organização do material, apresentações orais, testes de gramática e vocabulário, que podem ser avisados com antecedência, ou não.

Dever de casa

Os deveres de casa (nem sempre escritos) devem ser apresentados no prazo. O vocabulário deve ser estudado com frequência.

Alemão como Língua Estrangeira . Deutsch als Fremdsprache (DaF)

Professoras: Marilene Frantz, Tânia Simões e Thaís LimaIntenções Pedagógicas - Turmas 5C

Competências

l Os alunos devem ampliar a competência de comunicação oral e escrita em língua alemã a partir de trabalhos sobre aspectos culturais, geográficos e históricos da própria sociedade e das sociedades em geral, considerando sempre a sociedade alemã.

Como o aluno aprende?

l Por meio de fotos, filmes, textos.

l Realizando pesquisas.

l Discutindo em sala.

l Apresentando suas “descobertas” aos colegas.

Avaliação / Nota complementar:

l 40% - projetos

l 60% - nota complementar, que contemplará: trabalho diário, participação em aula, realização dos deveres de casa, organização do material e apresentações orais.

Professoras: Carina Diniz, Marilene Frantz e Thaís LimaIntenções Pedagógicas - Turmas 6C

Os alunos devem ampliar a competência de comunicação oral e escrita em língua alemã a partir de trabalhos sobre aspectos culturais, geográficos e históricos da própria sociedade e das sociedades em geral, considerando sempre a sociedade alemã. Como o aluno aprende?

l Por meio de fotos, filmes, textos.

Gesellschaftslehre - GL

Gesellschaftslehre - GL

l Realizando pesquisas.

l Discutindo em sala.

l Apresentando suas “descobertas” aos colegas.

Avaliação / Nota complementar:

l 40% - projetos

l 60% - nota complementar, que contemplará: trabalho diário, participação em aula, realização dos deveres de casa, organização do material e apresentações orais.

Professoras: Alba Koschorke e Clarissa EwaldIntenções Pedagógicas - Turmas 5C

O que o aluno aprende?

l Perguntar e dar informações pessoais l Coresl Númerosl Pronomes pessoaisl Verbo ‘to be’l Expressar preferênciasl Vocabulário relacionado à casa, família e escolal Have got / has gotl Can / can’t / must / mustn’t / needn’tl Pronomes Possessivosl Adjetivosl Falar sobre as horasl Falar sobre a sua rotina usando o Simple Presentl Present Continuousl Some, any, much, many, a lot of, a few, a littlel Datas

Inglês

l Introdução ao Simple Past

Temas:

l Casa e Famílial Hobbiesl Escolal Rotinasl Animais de estimação e da fazendal Preferênciasl Perguntar e dar direçõesl Fazer comprasl Comidal Festas e aniversários

Como o aluno aprende?

Atividades envolvendo o uso do dicionário.Leitura e compreensão de textos.Compreensão oral.Uso dos CDs (listening).Desenvolvimento da expressão oral por meio de dramatizações, entrevistas, perguntas e recontagem de textos.Exercícios de fixação das estruturas gramaticais.Atividades em duplas e em grupos.

Avaliação / Nota complementar:

ProvasNota complementar: o aluno é avaliado por sua participação em sala, assiduidade na apresentação dos deveres, projetos, produção textual, competências pessoais e sociais e notas dos testes curtos. Média do Semestre: Provas (75%) + Nota Complementar (25%)

Dever de casa

O dever de casa é parte essencial no processo de aprendizado. Todos os exercícios que o aluno leva para casa já foram feitos oralmente em sala de aula e serão corrigidos no quadro. Os pais devem ficar atentos para que o aluno faça seus deveres com atenção, capricho e que anote no caderno as dificuldades na hora da execução da tarefa de casa.

Recomendações para estudo em casa

O aluno deve, para melhor desempenho em sala de aula e fora dela, estudar diariamente o vocabulário que está sendo trabalhado e rever as estruturas gramaticais com frequência e não somente na véspera das avaliações.

Professoras: Alba Koschorke, Andrea Maria Oliveira Silva e Isabela BustamanteIntenções Pedagógicas - Turmas 6C

O que o aluno aprende?

l Temas - My friends and I - Projects and activities at school - Things to do in London - Sports - At the doctor’s - Personal Media Use - Travel Plans - Britain

l Estruturas Gramaticais - Simple past x Present Perfect - Comparativo e Superlativo - Adjetivos e Advérbios - Conjunções - If-Clauses 1 and 2 - Relative Clauses - Will x Going to

Como o aluno aprende?

l Vários recursos são utilizados para que o aluno aprenda de maneira diversificada, interessante, e que possibilite a ele a utilização da Língua Inglesa de forma natural e eficiente em suas experiências no mundo que o cerca.

- Leitura, compreensão e produção de textos - Dramatizações - Entrevistas - Trabalhos em duplas e em grupos - Apresentações orais - Leituras extraclasses - Músicas - Filmes - Exercícios de reforço - Pesquisas na Internet

Avaliações /Nota complementar:

Provas escritas + nota complementar, que consiste em: testes curtos, avaliações orais, projetos, produção textual, competências pessoais e sociais e participação em sala de aula.

Média do Semestre: provas (75%) + Nota Complementar (25%)

Inglês

Dever de casa

Exercícios de fixação

Estudo de vocabulário

Leitura dos textos dados em sala de aula e dos livros do projeto de leitura extraclasse

Projetos

Ida quinzenal à biblioteca para a escolha de um livro e posterior leitura em casa (a partir do segundo semestre).

Recomendações para estudo em casa

O aluno deve, além dos deveres de casa dados pelo professor, estudar o vocabulário, fazer leitura extraclasse e reler em casa o material trabalhado em sala, para que possa estar em dia com a matéria, o que o ajudará na participação em aula e no domínio das estruturas trabalhadas.

Professora: Juliana Vilas BoasIntenções Pedagógicas - Turmas 5C

O que o aluno aprende?

l Leitura e interpretação de textos narrativos (biografia, aventuras, crônicas), textos jornalísticos e poéticos.

l Apropriação do sistema de escrita, trabalhando com aspectos gramaticais previstos para a série.

l Produção de textos de diferentes gêneros textuais.

Como o aluno aprende?

l O livro didático adotado, Aprender Juntos Português, 5º ano (Autor: Vasconcelos, Adson) e a gramática Gramática Fundamental - 5º Ano - 2ª Ed. 2012 (Autor: Douglas Tufano), desenvolvem as habilidades relacionadas à leitura, interpretação e produção de texto. Além disso, levam o aluno a explorar o emprego de alguns aspectos gramaticais nas produções textuais. Esses materiais didáticos contemplam ainda o estudo mais específico das regularidades da Língua Portuguesa, explorando-as em sua dimensão discursiva. Prioriza-se, assim, o estudo de uma gramática textual, com os mais variados tipos de textos, de forma contextualizada e em consonância com as diversas situações comunicativas.

l Dicionário de bolso “Mini Aurélio” Edição revisada e atualizada conforme o Acordo ortográfico – 6ª Edição Ed. Positivo. Dicionário utilizado na turma 4 em 2015 – não é necessário adquiri-lo.

l As atividades diversas, como produções textuais de gêneros diversificados,

Língua Portuguesa

realizadas em folhas separadas, são objeto de avaliação individual do aluno; após as correções, deverão ser arquivadas na pasta de Português. A reescritura dos textos na turma 5 será solicitada de acordo com necessidades prioritariamente estruturais.

l As sínteses, os esquemas e folhas suplementares, dados ao correr do ano, têm por objetivo sedimentar/rever os conteúdos trabalhados e deverão ser arquivados na pasta de Português. Todos os instrumentos de apoio (livros, caderno e folhas) constituem o material de estudo dos alunos.

l As leituras de paradidáticos, uma seleção de livros que atendam aos critérios estabelecidos para a série, são uma forma de desenvolver não só o gosto pela leitura e a percepção estética da literatura, como também a visão partilhada do mundo. Os livros paradidáticos serão pedidos ao longo do ano. A avaliação, nesse conteúdo pedagógico, decorre da observação dos seguintes aspectos: atendimento aos prazos para leitura e realização de atividades prévias, trabalhos e estudos dirigidos.

l Realização de RECUPERAÇÃO PARALELA.

Avaliação / Nota complementar:

O aluno é avaliado não só pelo seu desempenho cognitivo, mas também pela atuação e atitude demonstradas nas diversas atividades: compromisso, organização, participação, iniciativa, posicionamento solidário e responsável.

A nota semestral é o resultado obtido na: nota de duas provas (50%); média de duas redações (25%); nota complementar (25%).

A nota complementar é decorrente do desenvolvimento do aluno em atividades que envolvem competências da disciplina (domínio das linguagens) e competências pessoal e social.

Deveres de casa:

Os deveres de casa têm por objetivo não só a internalização dos conteúdos gramaticais trabalhados em aula, como também a elaboração de atividades que fomentem a pesquisa e a reflexão do aluno diante de temas propostos em sala. Eles serão diversificados de acordo com as atividades desenvolvidas.

Orientações de estudo em casa

O aluno deve rever as noções dadas no dia para evitar acúmulo de matéria, realizar as tarefas propostas e, sempre que necessário, buscar o professor para tirar as dúvidas. Além disso, é bom ter o material organizado em pasta, com as atividades devidamente corrigidas. Em caso de falta, pedir a um colega que guarde, na pasta da turma, as folhas que por acaso tenham sido dadas.

A leitura dos paradidáticos deve ser planejada de modo que não seja feita de forma corrida, em função da proximidade com o término do prazo estabelecido.

Professora: Janaina de SouzaIntenções Pedagógicas - Turmas 6C

O que o aluno aprende?

l Leitura e interpretação de textos plurais de diferentes gêneros textuais.

l Produção de textos de diferentes tipos e gêneros.

l Conteúdos linguísticos: linguagem: ação e interação; o enunciado, a situação e o discurso; a intencionalidade discursiva; as variedades de uma língua plural; noções de fonologia; morfologia: classe de palavras (substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbo); ortografia e pontuação.

Como o aluno aprende?

l O livro didático adotado, Singular & Plural: leitura, produção e estudos de linguagem 6 (Autores: FIGUEIREDO, Laura; BALTHASAR, Marisa; GOULART, Shirley. 1ª ed. São Paulo. 2013, Editora: Atual), e a Gramática Texto, Reflexão e Uso Ensino Fundamental II, (Autores: Autor: CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar; Volume Único 4ª ed. 2012), desenvolvem as habilidades relacionadas à leitura, interpretação e produção de texto. Além disso, levam o aluno a explorar o emprego de alguns aspectos gramaticais nas produções textuais. Esses materiais didáticos contemplam ainda o estudo mais específico das regularidades da Língua Portuguesa, explorando-as em sua dimensão discursiva. Prioriza-se, assim, o estudo de uma gramática textual, com os mais variados tipos de textos, de forma contextualizada e em consonância com as diversas situações comunicativas.

l Dicionário de bolso “Mini Aurélio” Edição revisada e atualizada conforme o Acordo ortográfico – 6ª Edição Ed. Positivo. Dicionário utilizado na turma 5 em 2015, não é necessário adquiri-lo.

l As atividades diversas, como produções textuais de gêneros diversificados, realizadas em folhas separadas, são objeto de avaliação individual do aluno; após as correções, deverão ser arquivadas na pasta de Português. A reescritura dos textos na turma 6 será solicitada de acordo com necessidades prioritariamente estruturais.

l As sínteses, os esquemas e folhas suplementares, dados ao correr do ano, têm por objetivo sedimentar/rever os conteúdos trabalhados e deverão ser arquivados na pasta de Português. Todos os instrumentos de apoio (livros, caderno e folhas) constituem o material de estudo dos alunos.

Língua Portuguesa

l As leituras de paradidáticos, uma seleção de livros que atendam aos critérios estabelecidos para a série, são uma forma de desenvolver não só o gosto pela leitura e a percepção estética da literatura, como também a visão partilhada do mundo. Os livros paradidáticos serão pedidos ao longo do ano. A avaliação, desse conteúdo pedagógico, decorre da observação dos seguintes aspectos: atendimento aos prazos para leitura e realização de atividades prévias, trabalhos e estudos dirigidos.

l Realização de RECUPERAÇÃO PARALELA.

Avaliações /Nota complementar

O aluno é avaliado não só pelo seu desempenho cognitivo, mas também pela atuação e atitude demonstradas nas diversas atividades: compromisso, organização, participação, iniciativa, posicionamento solidário e responsável.

A nota semestral é o resultado obtido na: - nota de duas provas (50%); - média de duas redações (25%); - nota complementar(25%).

A nota complementar é decorrente do desenvolvimento do aluno em atividades que envolvem competências da disciplina (domínio das linguagens) e competências pessoal e social.

Dever de casa

Os deveres de casa têm por objetivo não só a internalização dos conteúdos gramaticais trabalhados em aula, como também a elaboração de atividades que fomentem a pesquisa e a reflexão do aluno diante de temas propostos em sala. Eles serão diversificados de acordo com as atividades desenvolvidas.

Orientações de estudo em casa

O aluno deve rever as noções dadas no dia para evitar acúmulo de matéria, realizar as tarefas propostas e, sempre que necessário, buscar o professor para tirar as dúvidas. Além disso, é bom ter o material organizado em pasta, com as atividades devidamente corrigidas. Em caso de falta, pedir a um colega que guarde, na pasta da turma, as folhas que por acaso tenham sido dadas.

A leitura dos paradidáticos deve ser planejada de modo que não seja feita de forma corrida, em função da proximidade com o término do prazo estabelecido.

Matemática

Professores: Armando Tramontano e Maria Isabel CabreraIntenções Pedagógicas - Turma 5C e 6C

O que o aluno aprende?

l Números e operações - Configuração do número natural, e dos racionais não negativos. Definição das operações e suas propriedades.

l Grandezas e medidas - Reconhecer a importância social das medidas e usar os números estudados para medir o espaço em que vivemos (tempo, comprimento, área, capacidade, volume, massa e ângulo).

l Espaço e Forma - Desenvolver a noção de espaço, de sólidos geométricos e de figuras planas: características, elementos e propriedades.

l Tratamento da informação - Coletar e organizar dados através de tabelas e gráficos, incentivando as diversas leituras. Observar e experimentar a formação de variados tipos de agrupamentos.

Como o aluno aprende?

l Através de atividades práticas, experimentações com materiais concretos, jogos e observações de situações do cotidiano, o aluno analisa e é estimulado a elaborar conjecturas e fazer relações com o mundo que o cerca.

l Construindo modelos, decompondo e compondo figuras planas e objetos, e se preparando para axiomatizar, demonstrar e fazer abstrações.

l Aplicando os conceitos de número aos conhecimentos geométricos através da exploração das medidas, da contagem, do agrupamento de elementos, de estatísticas, da leitura, da escrita e da representação gráfica.

l Sistematizando e generalizando descobertas, com o objetivo de desenvolver o seu autoconhecimento frente à Matemática.

l Através de atividades variadas (fichas de trabalho, exercícios do livro, exercícios de fixação no caderno, materiais de estudo virtuais e pesquisas) realizadas durante as aulas e em tarefas enviadas para casa. Os deveres de casa visam à complementação do estudo iniciado em aula, e serão corrigidos através de gabaritos oferecidos para a autocorreção, discussões em sala de aula ou, ainda, recolhidos para análise do professor.

Avaliações / Nota complementar:

O aluno, durante o ano letivo, será avaliado qualitativa e quantitativamente, através de provas, testes e outras atividades diversificadas.

Durante um semestre, serão realizadas duas provas, marcadas antecipadamente, com conteúdos acumulados, que representarão 60% (sessenta por cento) da média daquele período. Os 40% (quarenta por cento) restantes serão atribuídos a uma nota complementar (NC) que avaliará a participação, responsabilidade, atenção, pontualidade, pesquisas e trabalhos (individuais e/ou em grupo), entre outras habilidades necessárias ao desenvolvimento das competências pessoais e sociais. Na nota complementar também serão considerados os testes e as atividades de recuperação paralela.

Orientações de estudo em casa

O estudo diário é o segredo de um bom desempenho escolar e desenvolver esta tarefa faz parte da aprendizagem do aluno. O aluno é, portanto, orientado pelo professor a não estudar na véspera das avaliações, devendo criar o hábito de resolver exercícios, fazer uma leitura do livro ou procurar um texto para complementar o que foi discutido durante a aula. Levar para a sala de aula as dúvidas e dificuldades é um procedimento interessante que enriquece as aulas e favorece a troca de experiências e a aprendizagem.

Artes Visuais

Professora: Katia SanchesIntenções Pedagógicas – 5C

O que o aluno aprende?

l Educar o olhar através da pesquisa e análise de imagens, da apresentação de referências visuais e da coleitura do trabalho de outros artistas.

l Reconhecimento da arte como sistema cultural simbólico através da leitura e interpretação das funções sociais da arte, da pesquisa de contextos sociais, históricos e culturais, da percepção de conjunto da obra e do trabalho com o conceito de cultura visual.

l Transpor os conceitos trabalhados para a sua própria produção.

l Construção de sua própria poética.

l Organizar exposições.

Como o aluno aprende?

l Durante os temas trabalhados, são propostas atividades de experimentação individuais e em grupo.

l Planejando e organizando a produção de seu trabalho (materiais, processos, registros, etc).

l Ao final de cada tema, o aluno produz um trabalho individual e outro em grupo.

Avaliações /Nota complementar:

Todos os processos são avaliados pelo professor, mas com a participação do aluno.Todas as avaliações são realizadas com critérios acordados com os alunos.

Os alunos fazem apreciações tanto do seu trabalho, quanto dos trabalhos dos colegas.

A postura comprometida e o cumprimento das combinações servem como parâmetros para a avaliação.

Durante os projetos mais longos, os alunos fazem anotações, a cada dia de trabalho, sobre a postura do grupo.

Projetos1º semestre - As primeiras produções artísticas do ser humano - A Arte na Pré-História - Onde começa a Arte? - Geometria da forma - Arte Contemporânea e o design - Produção ou transformação de um objeto baseado em características do estilo

2º semestre - Projeto de animação em Stop Motion - Experimentos de etapas para produzir um filme de animação. - Produção de um filme em Stop Motion: editar as imagens utilizando programas específicos e/ou aplicativos

Artes Visuais

Professora: Patrícia Werner Intenções Pedagógicas – Turmas 6C

O que o aluno aprende?

Primeiro semestre:

l Leitura e interpretação de obras de autorretrato nas artes visuais, realizadas por diversos artistas.

l Estudos de desenho sobre estrutura do rosto e os tipos de expressões.

l Realização de autorretratos: por observação, criativo, escultura.

Segundo semestre:

l Elaboração de máscaras africanas.

l Projeto de escultura com fita adesiva.

l Criação de cenário com bonecos.

Como o aluno aprende?

l Discutindo os temas nas aulas, exercitando o olhar através da leitura de imagens e aplicando as ideias nas atividades propostas, que podem ser em grupo ou individuais.

l Planejando e organizando suas ideias e materiais durante o processo criativo.

l Avaliando os resultados ao final de cada produção.

Avaliações / Nota complementar:

Todos os processos são avaliados pelo professor, com a participação do aluno.

O aluno faz uma avaliação do seu trabalho, da sua postura em sala, assim como da turma.

As combinações em relação ao comportamento e a postura em sala são lembradas sempre que necessário e são importantes para a avaliação complementar do aluno.

Os critérios de avaliação ficam claros para os alunos.

Professores: Luisa Alves e Danilo NettoIntenções Pedagógicas – Turmas 5C

O que o aluno aprende?

l Introdução ao Método Científico e a abrangência do estudo de Ciências.

l Biodiversidade e princípios de Classificação

l Animais e suas características.

l Plantas e suas características.

Como o aluno aprende?

l Realização, registro e interpretação de atividades experimentais

l Pesquisas individuais e em grupo.

l Leitura e interpretação de textos.

l Produções de textos de caráter científico, esquemas, resumos e realização de exercícios. As atividades utilizam o caderno, o livro e folhas de atividades, que devem ser coladas no caderno ou guardadas na pasta, de acordo com a orientação da professora.

l Técnicas de aprendizagem desenvolvidas em Ciências no 5º ano: Mapa Conceituale Quebra-cabeça Grupal

Avaliações / Nota complementar:

Todas as atividades realizadas na disciplina fazem parte da avaliação do(a) aluno(a); em cada semestre haverá duas notas de prova e a nota complementar. A notaComplementar é composta por: notas de trabalhos e/ou testes, realização dos de-

Ciências Naturais

veres de casa, presença do material em sala, participação, atitude e ordem do aluno e recuperação paralela que consiste de aulas e avaliações como: testes, trabalhos e arguições.

Média Semestral= Prova: 50% + Nota complementar: 50%

Dever de casa

Os deveres serão variados de acordo com as atividades desenvolvidas. Folhas de exercícios, leituras e coleta de dados (pesquisa) são alguns exemplos de deveres de casa.

Os deveres de casa serão passados de acordo com a necessidade percebida e deverão ser apresentados na data combinada com os professores, podendo ser corrigidos oralmente ou recolhidos.

Orientações de estudo em casa

Realizar sempre os deveres de casa e os trabalhos de casa no prazo estabelecido.Leitura, releitura e resumo do caderno e do(s) livro(s).Refazer exercícios passados.

Biologia

Professora: Luisa AlvesIntenções Pedagógicas – Turmas 6C

O que o aluno aprende?

l Princípios de Evolução e de Classificação Biológica

l Reinos Animalia e Plantae: biodiversidade e adaptações

l Introdução à Reprodução dos seres vivos

l Puberdade e Adolescência

Como o aluno aprende?

l Atividades individuais e coletivas diversificadas como leitura e produção textual de caráter científico, atividades experimentais, realização de pesquisas, modelos, esquemas, sínteses, apresentações e discussões em sala. As atividades em geral serão registradas e organizadas no caderno e na pasta.

l Leitura e realização de exercícios do livro “CIÊNCIAS NATURAIS APRENDENDO COM O COTIDIANO - 7º ano” (CANTO, Eduardo Leite) e leitura e interpretação de textos de apoio como artigos de divulgação científica e livros paradidáticos.

Avaliações / Nota complementar:

Todas as atividades realizadas na disciplina fazem parte da avaliação do(a) aluno(a); em cada semestre haverá duas notas de prova e a nota complementar. A nota Com-plementar é composta por: notas de trabalhos e/ou testes, realização dos deveresde casa, presença do material em sala, participação, atitude e ordem do aluno e recuperação paralela que consiste de aulas e avaliações como: testes, trabalhos e arguições.

Média Semestral= Prova: 50% + Nota complementar: 50%

Dever de casa

Os deveres serão variados de acordo com as atividades desenvolvidas. Folhas de exercícios, leituras e coleta de dados (pesquisa) são alguns exemplos de deveres de casa.

Os deveres de casa serão passados de acordo com a necessidade observada pelaprofessora e deverão ser apresentados na data combinada com a professora.

Orientações de estudo em casa

Realizar sempre os deveres de casa e os trabalhos de casa no prazo estabe-lecido. Leitura, releitura e resumo do caderno, do livro e dos textos trabalhados. Refazer os exercícios.

Educação Física

Professores: Ronald Möller, Ricardo Batista, Monica Tancredi e Maria InezIntenções Pedagógicas – Turmas 5C e 6C

O que o aluno aprende?

l Os fundamentos básicos e algumas das regras dos esportes coletivos - handebol, voleibol, basquetebol, futebol e circuitos de ginástica.

l Os fundamentos/elementos básicos e algumas das regras dos esportes individuais - atletismo, jogos com raquetes, ginástica artística e ginástica rítmica.

l Introdução das regras básicas dos esportes

l Conscientizar-se sobre importância da atividade/condicionamento físico para uma boa qualidade de vida.

l Alongamento e flexibilidade.

l Aquecimento orgânico/articular.

l Exercícios de força, aeróbicos e de resistência.

l Aprimorar o aprendizado e desenvolvimento das Qualidades Motoras: Equilíbrio, Lateralidade e Coordenação.

Como o aluno aprende?

l através de jogos e atividades lúdicas;

l em atividades individuais, em pequenos grupos e em grandes grupos,em atividades de circuito.

Avaliação

Controle de aprendizagem dos fundamentos/elementos ensinados durante as unidades trabalhadas.

Os itens da avaliação são: frequência, atividade esportiva, atitude e participação.

Podem ser solicitados trabalhos escritos/pesquisas sobre temas da área.

Percentual de avaliação:

- Atividade Esportiva: 50%- Competências pessoais e sociais - 50%

Projetos/Eventos

Dreikampf – turmas 5 e 6

Festa Esportiva - turmas 5 e 6

Estudos Sociais

Professora: Julia LanzariniIntenções Pedagógicas - Turmas 5C

O que o aluno aprende?

Geografia:Representações da Terral A importância dos mapas e do globo terrestrel Os diferentes tipos de mapasLinguagem Cartográfical Mapa mundil Mapa da Américal Mapa político da América do Sull Mapa político do Brasill Mapa político do Rio de Janeiro

História:Introdução aos estudos históricosl O trabalho do Historiadorl O tempo histórico

Pré-História:l Como viviam os primeiros homens e mulheresl O povoamento da Américal As pesquisas arqueológicas no Brasil

Como o aluno aprende?

l Leitura e interpretação de textos, mapas e notícias de jornais.

l Construção de conceitos com apoio do livro.

l Construção e leitura de linhas de tempo.

l Pesquisas em jornais, revistas, livros e internet.

l Trabalhos em grupo.

l Apresentações orais dos alunos e debates sobre os temas propostos.

l Realização de tarefas escritas.

l Aulas expositivas

Avaliações

Duas provas por bimestre

Nota complementar:

- Organização- Respeito a fala do professor e outros colegas- Apresentação do material referente à aula- Respeito a prazos e datas estabelecidas para entrega de atividades- TesteMédia Semestral: Prova 50% + nota complementar 50%

Dever de casa

Exercícios no caderno ou em folha de exercícios.

Pesquisas em jornais, revistas, livros e internet.

Projetos

Trabalho de grupo, maquetes e apresentações.

Geografia

Professor: Bruno Vilas BoasIntenções Pedagógicas - Turma 6C

O que o aluno aprende?

Eixos temáticos:

l O estudo das paisagens como uma possibilidade de leitura e compreensão dos lugares e do mundo.

l A representação das paisagens como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo.

l As paisagens culturais da cidade do Rio de Janeiro: nossas origens africanas.

l Os meios de orientação e a localização e a percepção da cidade do Rio de Janeiro no mundo.

l As relações homem – natureza e a construção das paisagens: os elementos naturais que constituem a paisagem.

l A humanização das paisagens.

Conteúdos:

l A paisagem: mudanças e permanências.

l A construção da paisagem.

l Paisagens culturais: diferenças e de Desigualdades.

l A importância dos mapas e do globo terrestre;

l A linguagem cartográfica.

l O que é a África?

l As contribuições africanas nas paisagens cariocas.

l Orientação pelos astros, por instrumentos, o sistema de coordenadas geográficas e as novas tecnologias.

l Formação do relevo.

l A dinâmica dos climas.

l A esfera da água.

l Os grandes domínios naturais.

Como o aluno aprende?

l Uso do livro didático e de materiais com exercícios extras elaborados pelo professor (Estudos Dirigidos): análise de gráficos/tabelas/mapas e interpretação de textos, além de orientação aos alunos sobre a importância do entendimento dos verbos de comando para a elaboração de respostas às questões propostas.

l Uso de várias formas de linguagens que expressem e representem a dimensão geográfica em diferentes tempos e escalas, facilitando a análise das relações que ocorrem nas paisagens, tais como:

l Uso da imagem: programas de vídeo (documentários/reportagens) e apresentações em Power Point com fotografias, gráficos, mapas e tabelas. - Uso de fontes textuais de revistas ou de jornais na pesquisa e debate das informações geográficas e temas da atualidade.

- Trabalhos interdisciplinares com o uso de técnicas de aprendizagem cooperativa.

Avaliações / Nota complementar:

Provas semestrais: serão avaliados o domínio dos conteúdos, a partir das informações adquiridas através da leitura de textos de jornais, revistas, de livros, da internet etc., e a capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos para a solução de situações-problema. Também cabe ressaltar a relevância da interpretação de textos, como charges, imagens, poemas, letras de música, reportagens e literatura. As provas valem 50% da nota semestral.

Nota Complementar: testes, projetos, realização dos deveres de casa e dos exercícios propostos em sala, assiduidade, pontualidade, postura, organização, participação em sala e auto-avaliação. Esta nota corresponde a 50% do valor total.

MÉDIA = PROVAS (50%) + Nota Complementar (50%)

Ofício do aluno em casa

Os exercícios propostos têm por objetivo não só a fixação dos temas e conceitos trabalhados em aula, como também o aprimoramento e aquisição de um vocabulário específico da disciplina, além de aprimorar a leitura e a interpretação de diversos tipos de textos. É importante o fomento da pesquisa e atualização, através da leitura de jornais, revistas e periódicos. Cabe ao aluno, elaborar, de forma autônoma, resumos e fichamentos que possam auxiliá-lo na compreensão e reflexão do conteúdo.

Projetos

Objetivos gerais

Africanidades cariocasIdentificar as heranças sociais, econômicas e culturais africanas na sociedade brasileira, conscientizando coletivamente quanto à importância das africanidades na formação identitária da sociedade carioca.

Nossos patrimônios

-A importância da Agricultura Familiar e Orgânica no Brasil.- Compreender as questões ambientais, sociais e econômicas que envolvem a Agricultura Familiar e o cultivo de alimentos orgânicos no Brasil. - Oficina de alimentação saudável e natural.

História

Professora: Ana Lucia CastroIntenções Pedagógicas - Turmas 6C

O que o aluno aprende?

l A origem do ser humano (Como viviam os primeiros homens e mulheres?)

l Antigas culturas da África e do Oriente Próximo (Egípcios e outros povos africanos, mesopotâmicos, hebreus, fenícios)

l Antiguidade Clássica - Civilização grega.

Como o aluno aprende?

l O professor usará como procedimentos: - leitura de textos, trabalhos de grupo, linhas de tempo; - análises de documentos iconográficos (mapas, gravuras...); - pesquisas, debates, apresentação oral dos alunos; - aulas expositivas

As aulas expositivas e de atividades utilizarão frequentemente como recurso apresentações de Smart Board, por isso é muito importante auxiliar os alunos em casa para que eles possam ter acesso a este material que será enviado ao EACTEC.

Avaliações / Nota complementar:

Avaliações: Provas - 50%

Nota Complementar: 50% - trabalhos individuais e em grupo - auto-avaliação - participação nas aulas, - responsabilidade e constância nas atividades de aula (individuais e coletivas), - participação oral, - o respeito a fala dos outros alunos, - realização dos deveres de casa (exercícios, leituras, sínteses orais e / ou escritos), - apresentação do material referente à aula, - respeito a prazos e datas estabelecidas para a entrega das atividades e trabalhos, - teste, - trabalho individual e/ou em grupo.

Deveres de casa

Exercícios do livro-texto Atividades e DocumentosPesquisas

Resumos

Orientações de estudo em casa l Ao longo das aulas orientações serão dadas em relação aos comandos das questões passadas para casa (explique, indique, transcreva...). l Próximo às avaliações uma bateria de exercício será entregue, tendo por objetivos a orientação do aluno em relação à leitura atenta do livro didático e a organização por escrito de suas ideias. l Resumos serão realizados, com a orientação de que estes deverão ser escritos com as palavras do próprio aluno.

Projetos

Projetos serão apresentados aos alunos durante o ano letivo e estes serão interdisciplinares, envolvendo História, Geografia e Língua Portuguesa.

Informática

Professora: Miriam Lerner MelamedIntenções Pedagógicas - Turmas 5C e 6C

O que o aluno aprende?

l Editor de textos

l Editores gráficos

l Software para criar apresentações

l Pesquisa utilizando a Internet

Como o aluno aprende?

l Analisar, interpretar e estabelecer relações entre vários programas e recursos, visando a estimular as diversas inteligências para a aquisição de habilidades necessárias em sala de aula.

l Editor de textos Competência: processar textos como recurso do processo de ensino/aprendizagem, com a utilização de novos recursos.

l Editor gráficoCompetência: identificar as potencialidades de aplicação dessa ferramenta como recurso de linguagem, com a utilização de novos recursos.

l Software de apresentaçãoCompetência: discutir, elaborar, apresentar e inserir informações em determinado contexto, com a utilização de novos recursos.

l Internet Competências: pesquisar em diversas mídias; reconhecer a necessidade e a importância da pesquisa utilizando a internet.

Avaliação e Postura de Estudante

Reconhecer êxitos e dificuldades nas diferentes etapas de um projeto.

Trabalhos em grupo – cooperativo com divisão de tarefas.

Organizar, arquivar, localizar e recuperar a informação.

Autoavaliação.

Desenvolvimento do trabalho

Trabalhar junto com a professora de Língua Portuguesa e a professora de Artes, desenvolvendo dois projetos.

Música

Professora: Débora Braga Intenções Pedagógicas - Turmas 5C

O que o aluno aprende?

l Flauta-doce (técnica): digitação das notas da segunda oitava e notas alteradas.l Rítmica: pulsação e durações de dois, três e quatro tempos nos compassos 2/4, 3/4 e 4/4. Partes de tempo: metades (colcheias) e quartos (semicolcheias). Contra-tempos.l Notação musical tradicional: pentagrama, clave de sol, localização das notas (extensão da flauta-doce) e figuras rítmicas (semibreve, mínima, mínima pontuada, semínima, colcheia e semicolcheia e suas pausas – com exceção da pausa de semi-colcheia). Sinais de repetição (ritornello, casa 1 e casa 2) e dinâmica. Armadura de clave (função). l Melodia/harmonia: melodias nos modos maior e menor; uso eventual de escalas modais. Uso de escalas pentatônicas. Arranjos a 2, 3 e 4 vozes (flautas 1, 2, 3 e 4). Noções de tonalidade.l Repertório: a) canções tradicionais brasileiras (bibliografia principal: “Vamos tocar flauta-doce” volumes 1 e 2 – Helle Tirler – arranjos originais ou adaptados); b) canções internacionais com ênfase na música popular do século XX; c) canções em língua alemã; d) música popular brasileira.

Como o aluno aprende?

l Prática instrumental individual e coletiva – instrumentos de percussão convencio-nais e não-convencionais; instrumentos melódicos – ênfase na flauta-doce.l Prática vocal individual e coletiva. l Atividades/jogos musicais de imitação, criação, improvisação e percepção rítmica e melódica.l Exercícios de leitura e escrita musicais, com maior foco na notação musical tradi-cional, sendo exigida maior fluência e maior domínio de outros códigos.l Apreciação musical de gêneros musicais do repertório através de áudios e vídeos.

Avaliações/ Nota complementar

- Apresentações em grupo;- Audições (provas) individuais e/ou coletivas;- Apresentação e conservação do material;- Observação do desenvolvimento do aluno ao longo do processo;- Postura de estudante (alguns dos critérios analisados: envolvimento com a pro-posta, interesse, autonomia, organização do ambiente de trabalho, escuta atenta

etc.

Observação: Todos os critérios de avaliação possuem o mesmo peso em relação à composição da média final do estudante.