ensino fundamental ciclo 2 balanços · - a posição do vosso filho em relação às competências...

15
Ensino Fundamental Ciclo 2 balanços intermédios do desenvolvimento das competências

Upload: truongtuong

Post on 11-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Ensino Fundamental

Ciclo 2

balançosintermédios

do desenvolvimento das competências

Escola……………………………………………………………………………………………………

Titular de Turma……………………………………………………………………………………………………

Aluno……………………………………………………………………………………………………

Datas da avaliação dascompetências

……………………………

……………………………

……………………………

……………………………

……………………………

……………………………

……………………………

……………………………

……………………………

Assinatura dos pais/encarregados de educação

……………………………

……………………………

……………………………

……………………………

……………………………

……………………………

……………………………

……………………………

……………………………

Assinatura dotitular de turma

……………………………

……………………………

……………………………

……………………………

……………………………

……………………………

……………………………

……………………………

……………………………

Caros pais :

Este balanço intermédio é entregue juntamente com o livrete « Os níveis de competência ». Os dois docu-mentos permitem acompanhar a evolução das competências do vosso filho durante todo o ciclo de apren-dizagem. Os progressos feitos pelo vosso filho serão explicados durante uma entrevista individual com o professor titular da turma, no fim do primeiro e do último trimestre de cada ano escolar do ciclo. Antes da vossa en-trevista, também serão estudados e discutidos com o vosso filho. No final do segundo trimestre de cada ano, informá-los-emos de maneira exata sobre os pontos fortes e os pontos fracos do vosso filho, de acordo com o que foi constatado durante o primeiro encontro e anotados no documento, na rubrica que está reservada para esse fim.Os progressos são ilustrados com a ajuda de escalas de progressão. Para as matérias fundamentais (matemá-tica, alemão, francês), as escalas informam sobre o desenvolvimento de cada competência pretendida nessas matérias. Para as matérias secundárias, fornecem uma apreciação global em cada matéria.

Exemplo: Alemão – expressão oral

As escalas de progressão informam sobre : - a posição do vosso filho em relação às competências de base Os valores inscritos nas quadrículas correspondem aos vários trimestres. Indicam, para o trimestre em questão, onde se situa o aluno em relação aos objetivos definidos para o fim do ciclo (nível de base, e, se for caso disso, nível avançado e excelente). Por exemplo, o número 3 indica a posição do vosso filho no fim do 3° trimestre do ciclo.

- os progressos durante o cicloA escala, que vai sendo completada trimestre após trimestre, permite seguir os progressos do vosso filho durante o ciclo, sempre em relação às competências de base. Um ponto por baixo de uma quadrícula significa que o aluno não progrediu em relação ao balanço anterior.

- os níveis de competência O vosso filho desenvolve as competências durante todo o seu percurso escolar. Por esse motivo, as competências são declinadas em vários níveis, que o vosso filho atingirá progressivamente no decorrer do ensino fundamental.Na escala de progressão, os números por cima das quadrículas correspondem aos níveis de competência previstos em vários momentos do ciclo e estão explicados no documento «Les niveaux de compétence» [Os níveis de competência], anexo ao balanço intermédio. Para cada matéria, o documento indica aquilo de que o vosso filho é capaz no nível que foi alcançado. Também apresenta uma visão de conjunto dos níveis alcançados sucessivamente até ao fim do ensino fundamental.

Falar em interação

>>

nnnnnnnnnn1

1 3 4 62 3 4 5

Nívelde base

Nível avançado

nnnnnnnnnn1

1 3 4 62 3 4 5

Niveausocle

Niveauavancé

A alfabetização e a língua alemãProdução oral

C. de base C 3 C. de base C 4Nivel 5 Nivel 6 Nivel 7 Nivel 8 Nivel 9 Nivel 10

O aluno participa em intercâmbios curtos e simples, preparados na aula, sobre as coisas da vida do dia a dia (fazer compras, mar-car um encontro...).

O aluno participa em conversas sobre temas que lhe interessam ou que digam respeito à vida do dia a dia.

O aluno participa numa conversa breve sobre temas atuais, fazendo perguntas e res-pondendo, quando essas respostas não precisam de intervenções longas ou de tomadas de posição.

O aluno comunica com facilidade numa situação habitual, preparada na aula e que só é constituída por uma troca de informações simples e direta.

Em situações conhecidas, o aluno participa activamen-te numa discussão onde defende e justifica os suas opiniões.

O aluno reage com argumentos às comunicações dos seus interlocutores e aplica estratégias verbais, por exem-plo, formular hipó-teses, dar exemplos, comparar.

O aluno conta com frases simples o que viu, ouviu ou leu em áreas como a escola, a natureza, a música e o desporto; apresenta alguma coisa que conhece bem numa curta apresentação oral preparada com antecedência, mas sem a ler.

O aluno apresenta um assunto que lhe interessa segundo um determina-do modelo, em apresentações orais, mesmo se o desenvolvimento for simples.

O aluno descreve brevemente mas de forma estruturada e fluída um evento do seu dia a dia.

O aluno descreve espontaneamente em algumas frases e com meios simples uma experiência recente (em casa, na escola...).

O aluno apresenta um assunto recém-elaborado (usando, se for necessário, quaisquer meios auxiliares, tais como resumos de ajuda) de forma com-preensível para os ouvintes.

O aluno expressa a sua opinião sobre temas que estão relacionados com a sua vida dária (a escola, o meio fami-liar, a música...) por-menorizando alguns elementos, mesmo em situações de um certo nível de exigência.

O aluno faz-se com-preender e usa, ao falar livremente, um vocabulário de base (palavras muito fre-quentes) e estruturas de sintaxe elementa-res de um repertório trabalhado na aula, cometendo ainda al-guns erros de sintaxe e de morfologia.

O aluno usa, ao exprimir-se livremente, um vo-cabulário alargado e estruturas simples, mesmo persistindo erros elementares, que no entanto não dificultam o entendimento.

O aluno exprime-se livremente utilizan-do corretamente as estruturas gramati-cais conhecidas (por exemplo marca-dores temporais, frases, coordenadas e subordinadas).

O aluno usa corretamente, ao falar livremente, as aptidões linguísticas aprendidas na aula e dá poucos erros elementares de língua que possam tornar difícil a com-preensão.

O aluno faz-se compreender em grande medida em situações recorrentes e em relação a temas conhecidos usando corretamente um repertório alargado de formulações e de estruturas de frases habituais.

O aluno usa um vocabulário de base bastante exten-so e expressões gerais variando as estruturas sintáticas; os erros gramaticais são detectáveis; a compreensão está sempre assegurada; o uso de expres-sões idiomáticas ain-da cria problemas.

O aluno repete em voz alta ou representa uma curta história trabalhada na aula, mesmo falhando ocasionalmente alguns elementos.

O aluno inventa e conta histórias a partir das instruções recebidas (por exemplo, uma série de algumas imagens) e sabe reproduzi-las numa curta atuação.

O aluno usa mode-los de narração e de representação, já tratados ou conhecidos, e conta ou representa uma história de forma coerente.

O aluno representa livremente peque-nas cenas e mostra os primeiros sinais de uma contribui-ção pessoal criativa.

O aluno inven-ta histórias de forma autónoma e criativa, descre-ve e desenvolve pela narração uma aventura pessoal ou interpreta cenica-mente personagens numa representa-ção.

O aluno interpre-ta diante de um público adulto com autonomia e criati-vidade personagens com emoções numa pequena peça de teatro.

C. de base C 2Competências Nivel 1 Nivel 2 Nivel 3 Nivel 4

Falar em interação O aluno saúda al-guém com palavras simples e diz "sim", "não", "desculpe", "por favor", "obri-gado".

O aluno pergunta a alguém se lhe pode emprestar, por exemplo, um lápis, uma borracha ou outro material esco-lar frequentemente utilizado.

O aluno responde com frases curtas e expressões simples a perguntas feitas no contexto da aula.

O aluno troca opini-ões sobre aconteci-mentos vividos no contexto da aula em conformidade com as regras acordadas.

Falar diante dos outros O aluno diz como está e fornece algumas informa-ções simples sobre si próprio usando palavras simples, mesmo precisando de usar gestos ou palavras da sua língua materna.

O aluno apresenta-se muito brevemen-te (por exemplo, diz como se chama, de onde vem e que escola frequenta) mesmo precisando da ajuda do seu interlocutor.

O aluno fornece informações simples sobre si mesmo e o meio familiar, se o seu interlocutor lhe der as ajudas adequadas.

O aluno fornece de forma compreensível informações sobre um assunto que lhe interessa, exprimindo sentimentos e ideias pessoais.

Respeitar a forma mobilizando os seus conhecimentos lexicais, gramati-cais e fonológicos

O aluno usa com bastante correção um repertório de algumas expressões e formulações memorizadas.

O aluno usa, para expressar-se livre-mente, estruturas sintáticas e formas gramaticais simples que pertencem a um repertório elementar e me-morizado, mas dá ainda todo o tipo de erros.

O aluno usa um re-pertório elementar de palavras, expres-sões e formulações memorizadas, cometendo ainda muitos erros básicos a nível da sintaxe e da morfologia.

O aluno exprime-se de forma compre-ensível no contexto da aula e usa um vocabulário de base aprendido, come-tendo ainda erros ao nível da sintaxe e da morfologia.

Encenação de textos O aluno participa em mini diálogos (apresentar-se, sau-dar, despedir-se…).

O aluno participa com criatividade em jogos de interação (jogo do telefone ou da loja).

O aluno recita frases curtas, simples e estudadas numa atuação simples.

O aluno assume na aula um papel numa atuação simples e transpõe espon-taneamente a sua experiência para a linguagem.

7° trim. 9° trim.O aluno

coopera e colabora com os seus condiscípulos

age de forma cívica e responsável

respeita as regras de vida em comum

trabalha de forma autónoma

toma iniciativas

participa ativamente na aula

respeita os prazos

é cuidadoso com a apresentação dos trabalhos

é cuidadoso com a caligrafia

1° trim. 3° trim. 4° trim. 6° trim.

Competências transversais

O balanço intermédio informa igualmente sobre :

- a atitude em relação au trabalho em cada matéria, e

- as competências transversais, isto é, as atitudes e comportamentos do vosso filho que não estão relacionadas com uma matéria específica, mas que dizem respeito a todas as disciplinas.

a atitude em relação ao trabalho em cada matéria e as competências transversais são avaliadas utilizando 4 letras.

A = excelente ; B = bem ; C = satisfaz ; D = a melhorar

Exemplo : O aluno

coopera e colabora com os condiscípulos

1° trim. 3° trim. 4° trim. 6° trim.

D B A B

Língua alemã

Falar em interação

Falar diante dos outros

Respeitar a forma mobilizando os seus conhecimentos lexicais, gramaticais e fonológicos

Encenação de textos

Compreender o seu interlocutor

Compreender um texto oral

Mobilizar estratégias e técnicas de escuta

Encontrar as informações de um texto oral e explorá-las

Analisar, comparar e avaliar textos orais

Construir e usar os códigos da linguagem escrita

Ler textos variados

Mobilizar técnicas e estratégias de leitura

Identificar as informações de um texto e explorá-las

Analisar, comparar e avaliar textos

Construir e usar a técnica da escrita e os instrumentos da comunicação escrita

Redigir diferentes tipos de textos

Mobilizar técnicas e estratégias de redação

Respeita a forma mobilizando os seus conhecimentos lexicais, gramaticais e fonológicos

nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn

nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn

nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn

nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn

Prod

ução

ora

lC

ompr

eens

ão o

ral

Prod

ução

esc

rita

Atitude em relação ao trabalho

Com

pree

nsão

esc

rita

1

1

1

1

2

2

2

2

3

3

3

3

4

4

4

4

5

5

5

5

Nívelde base

Nívelde base

Nívelde base

Nívelde base

Nível avançado

Nível avançado

Nível avançado

Nível avançado

7° trim. 9° trim.1° trim. 3° trim. 4° trim. 6° trim.

7° trim. 9° trim.4e trim. 6e trim.

A língua luxemburguesa

A língua francesa

Produção oral

Produção oral

Compreensão oral

Compreensão oral

nnnnnnnnnn

nnnnnn

nnnnnnnnnn

nnnnnn

1

1

1

1

2

2

2

2

3

3

3

3

4

4

5

5

Atitude em relação ao trabalho

Atitude em relação ao trabalho

7° trim. 9° trim.1er trim. 3e trim. 4e trim. 6e trim.

Nívelde base

Nívelde base

Nívelde base

Nívelde base

Nível avançado

Nível avançado

Nível avançado

Nível avançado

Matemática

Orientar-se no plano e no espaço

Analisar e representar figuras geométricas no plano e no espaço

Reconhecer e criar motivos e estruturas geométricas

Combinar conhecimentos geométricos e aritméticos a fim de resolver problemas matemáticos

Orientar-se no espaço numérico

Saber efetuar operações aritméticas

Reconhecer e usar estruturas e regras aritméticas

Representar e comunicar corretamente os números e as operações

Analisar o enunciado de um problema de aritmética e planificar uma abordagem para a resolução

Resolver um problema de aritmética

Interpretar e avaliar os resultados

Dispor de uma representação mental das grandezas

Usar tamanhos em situações da vida do dia a dia

nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn

nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn

nnnnnnnnnn

nnnnnnnnnn

nnnnnnnnnn

nnnnnnnnnnnnnnnnnnnn

Espa

ço e

form

asN

úmer

os e

ope

raçõ

esG

rand

ezas

e m

edid

as

Atitude em relação ao trabalho

Res

oluç

ão d

e pr

oble

mas

de

ari

tmét

ica

1

1

1

1

2

2

2

2

3

3

3

3

4

4

4

4

5

5

5

5

7° trim. 9° trim.1° trim. 3° trim. 4° trim. 6° trim.

Nívelde base

Nívelde base

Nívelde base

Nívelde base

Nível avançado

Nível avançado

Nível avançado

Nível avançado

Despertar para as ciências

Expressão corporal, psicomotricidade, desportos e saúde

Iniciação à estética, à criação e à cultura

Progresso do aluno

Progresso do aluno

Progresso do aluno

Artes plásticas

Música

Progresso do aluno

nnnnnnnn

nnnnnnnn

nnnnnnnn

nnnnnnnn

1

1

1

1

2

2

2

2

3

3

3

3

4

4

4

4

Atitude em relação ao trabalho

Atitude em relação ao trabalho

Atitude em relação ao trabalho

Atitude em relação ao trabalho

7° trim. 9° trim.1° trim. 3° trim. 4° trim. 6° trim.

7° trim. 9° trim.1° trim. 3° trim. 4° trim. 6° trim.

7° trim. 9° trim.1° trim. 3° trim. 4° trim. 6° trim.

7° trim. 9° trim.1° trim. 3° trim. 4° trim. 6° trim.

Nívelde base

Nível avançado

Nívelde base

Nível avançado

Nívelde base

Nível avançado

Nívelde base

Nível avançado

nnnnnnnn

nnnnnnnn

1

1

2

2

3

3

4

4

7° trim. 9° trim.1° trim. 3° trim. 4° trim. 6° trim.

7° trim. 9° trim.1° trim. 3° trim. 4° trim. 6° trim.

Vida em comum e valores

Progresso do aluno

Educação moral e social

Instrução religiosa e moral

Progresso do aluno

Atitude em relação ao trabalho

Atitude em relação ao trabalho

Nívelde base

Nível avançado

Nívelde base

Nível avançado

7° trimestre horas com autorização l horas sem autorização l

8° trimestre horas com autorização l horas sem autorização l

9° trimestre horas com autorização l horas sem autorização l

Número de faltas às aulas

1° trimestre horas com autorização l horas sem autorização l

2° trimestre horas com autorização l horas sem autorização l

3° trimestre horas com autorização l horas sem autorização l

4° trimestre horas com autorização l horas sem autorização l

5° trimestre horas com autorização l horas sem autorização l

6° trimestre horas com autorização l horas sem autorização l

competências visadas temas a abordar

perspectivas comuns

2° encontro

5° encontro

competências visadas temas a abordar

perspectivas comuns

8° encontro

competências visadas temas a abordar

perspectivas comuns

Nome da escola/localidade Data Nome e assinatura do titular de turma

1. Saída da escola

2. Saída da escola

3. Saída da escola

4. Saída da escola

5. Saída da escola

6. Saída da escola

Entrada na escola

Entrada na escola

Entrada na escola

Entrada na escola

Entrada na escola

Entrada na escola

Mudança de escola