ensino fundamental 1.o ano – 1.o volume · este livro foi atualizado segundo as definições do...

16
Adilson Farias Ensino Fundamental 1 . o ano – 1 . o volume Língua Inglesa

Upload: phungnga

Post on 16-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Adilson Farias

Ensino Fundamental

1.o ano – 1.o volume

Língua Inglesa

todos os direitos reservados à editora Positivo Ltda.

Neste livro, você encontra ícones com códigos de acesso ao Portal da internet. Veja o exemplo:

Para consultar o material indicado, acesse o Portal e digite o código no campo específico, conforme o exemplo abaixo:

Se preferir, utilize o endereçohttp://www.saibamais.com.br e digite o código no local indicado.

MATERIAL DIDÁTICOCÓDIGOS DO

ok@CIE190

@CIE190 – Os cinco sentidos

diretor-suPerintendenteRuben Formighieri

diretor-geraLEmerson Walter dos Santos

diretor editoriaLJoseph Razouk Junior

gerente editoriaLMaria Elenice Costa Dantas

gerente arte e iconografiaCláudio Espósito Godoy

autoriaAna Maria Peres LacerdaElizabeth Dantas de Amorim FavoretoSandra Johns de Oliveira

edição de conteÚdoPaulo Roberto Pellissari

ediçãoTirzá Ben-Hur Almeida de Souza

Pesquisa iconográficaElcio Batista Oliveira

edição de arteCarina Stalchmidt

coordenação de arteFabíola Castellar

iLustraçãoAmanda Grazini (Conexão Editorial), Sônia Horn

Projeto gráficoCommcepta Brand Design, Fabíola CastellarIlustração: Adilson FariasÍcones: Evelise Ferretti

editoraçãoJoice Cristina da Cruz

ProduçãoEditora Positivo Ltda.Rua Major Heitor Guimarães, 174 – 80440-120 – Curitiba – PRTel.: (0xx41) 3312-3500 – Fax: (0xx41) 3312-3599

imPressão e acabamentoGráfica Posigraf S.A.Rua Senador Accioly Filho, 500 – 81310-000 – Curitiba – PRFax: (0xx41) 3212-5452 – E-mail: [email protected] em 2011

[email protected]

L131 Lacerda, Ana Maria Peres. Língua inglesa : 1o. ano / Ana Maria Peres Lacerda, Elizabeth Dantas de Amorim Favoreto,

Sandra Johns de Oliveira ; ilustrações Amanda Grazini, Sônia Horn. — Curitiba : Positivo, 2008.

1v. : il.

Sistema Positivo de Ensino.ISBN 978-85-385-4375-6 (Livro do aluno)ISBN 978-85-385-4376-3 (Livro do professor)

1. Língua inglesa. 2. Ensino fundamental – Currículos. I. Favoreto, Elizabeth Dantas de Amorim. II. Oliveira, Sandra Johns de. III. Grazini, Amanda. IV. Horn, Sônia. VI. Título.

CDU 802.0

Dados Internacionais para Catalogação na Publicação (CIP)(Mônica Catani M. de Souza/CRB9-807/Curitiba, PR, Brasil)

© Editora Positivo Ltda., 2008Este livro foi atualizado segundo as definições do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, presentes na 5a. edição do

VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), publicado em 2009; porém, há possibilidades de alteração, visto que tais modificações vêm sendo implantadas, podendo gerar dúvidas e novas orientações.

Projeto Pedagógicode Língua Inglesa

ensIno fundamentaL – 1o. ano

Projeto Pedagógicode Língua Inglesa

ensIno fundamentaL – 1o. ano

Concepção de ensino ............................................................. 3

Organização didática ............................................................. 4

Conhecimentos privilegiados ................................................. 6

Objetivos ................................................................................ 7

Avaliação ................................................................................ 7

Programação anual (Regime 9 anos) ....................................... 8

• 1°. ano ................................................................................. 8

• 2°. ano ............................................................................... 10

• 3°. ano ............................................................................... 11

• 4°. ano ............................................................................... 12

Referências ........................................................................... 13

sumário

Projeto Pedagógico de Língua Inglesa

3

ConCePÇÃo de ensIno

A proposta de ensino de Língua Inglesa deste material está embasada numa concepção discursiva de linguagem – que entende a língua estrangeira como interações entre sujeitos inseridos em diferentes contextos – e na dimensão comunicativa intercultural – que pressupõe o entendimento entre os partici-pantes em processos de interação, inseridos em diferentes contextos socioculturais.

Nessa perspectiva, o ensino de língua estrangeira deve estender-se para além da aquisição e incorpo-ração de estruturas e vocábulos, tendo como um de seus mais importantes objetivos a “sensibilização do aluno para o mundo multilíngue e multicultural em que ele vive”, levando-o a

Vivenciar uma experiência de comunicação humana, pelo uso de uma língua estrangeira, no que se refere a novas maneiras de se expressar e de ver o mundo, refletindo sobre os costumes ou ma-neiras de agir e interagir e as visões de seu próprio mundo, possibilitando maior entendimento de um mundo plural e do seu próprio papel como cidadão de seu país e do mundo (PCN, 1998, p. 67).

Nesse sentido, a apropriação de uma forma de comunicação diferente da língua materna dos alunos deve estar associada ao reconhecimento das distintas manifestações culturais dos contextos de uso da língua estrangeira, abrindo espaço para as mais variadas visões de mundo. Conteúdos desenvolvidos numa visão intercultural permitem que os alunos conheçam outras línguas e culturas e integrem-se como cidadãos do mundo. Para Gimenez (2007, s.p.),

A abordagem intercultural inclui reflexões sobre a cultura nativa e a cultura-alvo, do mesmo modo que falamos de língua nativa e língua-alvo. Pressupõe, ainda, o ensino de cultura como um pro-cesso interpessoal, em que se substitui a apresentação/prescrição de fatos culturais e comporta-mentos pelo ensino de um processo que se aplica ao entendimento do que seja ser estrangeiro ou “o outro”. Ensina também cultura como diferença, salientando que cultura não é o mesmo que características nacionais. Em cada cultura há variedade de fatores relacionados a idade, gênero, origem regional, background étnico e classe social.

Explorando tais diferenças e semelhanças entre línguas e culturas, o professor pode contribuir para que os alunos construam a própria identidade, compreendam valores diferentes dos seus, desenvolvam uma postura crítica em relação à própria cultura e, por fim, atuem como cidadãos conscientes e responsá-veis pela transformação da sociedade em que vivem.

Tal concepção, condizente com uma abordagem comunicativa de aquisição de língua estrangeira, conduz a uma proposta de trabalho que expresse princípios interativos de uso da linguagem e amplie a competência comunicativa dos alunos, considerando aspectos lúdicos e interativos a serem dinamiza-dos na fase inicial da exposição a um novo idioma.

Para estabelecer nesta coleção formas significativas, prazerosas e diversificadas de ensino e aprendi-zagem, os conteúdos foram apresentados com base nas vivências de um grupo de personagens da faixa etária dos alunos, provenientes de outro contexto sociocultural e que, portanto, expressam diferenças e semelhanças de gostos e interesses em relação a eles.

O trabalho com base em temas envolve os alunos em discussões reflexivas, oportuniza a leitura críti-ca do cotidiano e amplia o conhecimento de mundo deles. Assim, os temas propostos nas unidades de trabalho levam alunos e professor a debater sobre cidadania, meio ambiente, ética, valores, sociedade e diferenças socioculturais entre os alunos e os falantes da língua-alvo. Tais temas, no entanto, nem sem-pre são explícitos, podendo estar expressos nas orientações metodológicas, nas ilustrações, no texto de apresentação das unidades ou nas atividades. Cabe ao professor, com base na maturidade e conheci-mento de seus alunos, promover o diálogo sobre tais assuntos e incentivá-los a conversar sobre esses temas na língua materna, de forma crítica.

ensino fundamental

4

Para tornar o ensino da língua-alvo significativo para crianças da faixa etária a que esse material se destina, os textos, as histórias e os diálogos entre os personagens representam contextos de uso da linguagem, enfatizam a interação e foram construídos com base no pressuposto de que os enunciados recebem significados no engajamento discursivo entre sujeitos de diferentes contextos socioculturais.

Com tais situações de aprendizagem, pretende-se que os alunos vivenciem os novos conteúdos e sintam-se motivados a usar a Língua Inglesa dentro e fora da sala de aula.

As atividades foram elaboradas com vistas à contextualização e à sequenciação dos conteúdos. São diversificadas e dinâmicas, cognitivamente desafiadoras, e seu intuito é envolver os alunos na cons-trução de estratégias de comunicação. Os jogos e demais atividades lúdicas incentivam a participação colaborativa dos alunos, contribuindo para a formação afetiva e social.

As canções não são exploradas apenas como elementos motivadores, pois ajudam de forma lúdica a praticar pronúncia, ritmo e entonação, além de serem eficazes para consolidar determinados vocábulos e estruturas.

Com o objetivo de integrar o ensino da Língua Inglesa às demais áreas de conhecimento, no final de alguns volumes são propostos projetos escolares. Além de darem significado à aprendizagem do idioma, os temas explorados nesses projetos – animais em extinção, mamíferos, diferentes localidades, etc. – levam os alunos a interagirem e a cooperarem uns com os outros, promovendo a conscientização deles como seres sociais.

Cada livro foi planejado para corresponder às necessidades do professor que dispõe de uma aula semanal. No entanto, as escolas com uma carga horária maior dispõem das sugestões de atividades que se encontram no livro do professor. Assim, este livro se adapta facilmente a diferentes realidades de sala de aula.

Para enriquecer o trabalho docente, em busca de garantir maior apreensão dos conteúdos por parte dos alunos, são fornecidas orientações metodológicas específicas ao desenvolvimento sequencial de cada unidade, página a página. No livro do professor ainda estão transcritos todos os diálogos, textos e canções gravados no CD que acompanha este material.

oRGanIZaÇÃo dIdÁtICa

O material didático de Língua Inglesa é composto de quatro volumes por ano e foi desenvolvido para atender aos primeiros cinco anos do Ensino Fundamental de 9 anos.

A fim de orientar a ação docente, apresentar o trabalho a ser realizado e motivar os alunos, foram definidas seções. Cada seção pode trazer uma ou mais atividades e é rapidamente identificada na lateral de todas as páginas pares por ícones, que destacam os principais procedimentos metodológicos envol-vidos na seção.

Listen and say

O objetivo das atividades propostas nessa seção é levar os alunos à prática oral das novas estruturas e vocábulos da unidade.

Projeto Pedagógico de Língua Inglesa

5

Time for listening

Por meio de atividades de compreensão auditiva, busca-se expor os alunos, de forma con-textualizada e significativa, a pequenos textos gravados por falantes nativos da Língua Inglesa.

Sounds fun!

Por meio de atividades lúdicas com parlendas rimadas, cantigas populares, adivinhas e trava-línguas, pretende-se levar os alunos a perceberem as diferenças entre ritmos e sono-ridades de fonemas da Língua Inglesa.

Sing along!

Com o objetivo de consolidar o conhecimento de determinadas estruturas e vocábulos, desenvolver o senso de ritmo e a musicalidade dos alunos, além de motivá-los para a aula, apresentam-se canções.

What about you?

Nesta seção, os alunos podem relacionar o conteúdo trabalhado à realidade deles. Assim, pretende-se tornar o ensino da Língua Inglesa mais significativo.

Talk to your friend

Esta seção apresenta atividades a serem realizadas em duplas, no intuito de proporcionar maior interação entre os alunos e possibilitar o uso da Língua Inglesa em situações de sala de aula.

ensino fundamental

6

Let’s work!

Nesta seção, são propostas atividades para sistematização de conteúdos por meio de pin-tura, desenho, associação ou identificação de imagens.

Working together

Nesta seção, inserida no final de cada volume, tenciona-se envolver alunos e professor na elaboração de um projeto, dando significado ao conteúdo linguístico trabalhado.

Além de tais vinhetas e ícones, o professor deve ficar atento à presença da seguinte

imagem:

Ela indica o momento em que serão realizadas atividades

com o CD que acompanha este material.

O trabalho com os ícones, na apresentação de cada uma das sequências de atividades propostas, possibilitará aos alunos identificar as diferentes situações de aprendizagem que estarão desenvolvendo e, ao mesmo tempo, promoverá a agilidade na organização dos elementos necessários à concretização de determinada sistematização. Para o professor, os ícones auxiliam na identificação e reflexão acerca das ações a serem desenvolvidas, bem como das linguagens e conteúdos que serão explorados. Para favorecer a compreensão do significado de cada ícone, ler as páginas 7 e 8 deste livro do professor.

É necessário, entretanto, compreender que a assimilação do significado de cada um acontecerá de forma gradual, à medida que os alunos forem interagindo com esses símbolos durante as diferentes vivências e na produção dos registros individualizados. Para que eles se familiarizem com os ícones, algumas estratégias são importantes, entre elas:

• investigar com os alunos o significado dos símbolos, deixando que expressem suas opiniões para, em seguida, esclarecer as dúvidas;

• ampliar os ícones, a fim de que, quando o grupo estiver realizando uma atividade que se relacione a um deles, possam ser fixados no quadro;

• colocar as ampliações organizadas e verbalizar as características de cada ícone, para que os alu-nos descubram a respeito de qual deles se está falando.

ConHeCImentos PRIVILeGIados

Os conhecimentos privilegiados para o ensino da Língua Inglesa foram estabelecidos com base no uso real dessa língua, por meio da exploração contextualizada e significativa de estruturas linguísticas e vocábulos relacionados a tópicos de interesse e relevância para a faixa etária a que o material se destina.

Projeto Pedagógico de Língua Inglesa

7

No 1o. ano do Ensino Fundamental, os alunos estão em fase de alfabetização na Língua Portuguesa – um processo complexo de aquisição inclusive da representação gráfica dos sons. Assim, expô-los nes-se momento à representação gráfica da Língua Inglesa, não havendo correspondência fonológica entre os dois idiomas, poderia desestimulá-los para o aprendizado da língua-alvo. Devido a isso, priorizou-se a oralidade – a compreensão e a produção oral.

Nos anos posteriores, prevendo-se o progressivo desenvolvimento cognitivo dos alunos, o trabalho com as habilidades linguísticas de compreensão escrita e oral, assim como de produção escrita e oral, é abor-dado de forma integrada.

Os conhecimentos privilegiados desenvolvidos nesta coleção estão apresentados da seguinte forma:t foco linguístico – neste item, são expressos os objetivos de uso das novas estruturas e vocabulá-

rio de cada unidade, com base nos temas norteadores que direcionaram a abordagem dos novos conteúdos;

t estruturas – representam os conteúdos linguísticos a serem explorados em cada unidade, de for-ma a contextualizar a prática do vocabulário proposto, evitando-se, assim, o trabalho com vocá-bulos isolados e desvinculados de significado e de uso para os alunos;

t vocabulário – constitui o léxico que permeia as diversas unidades, não se restringindo apenas a um tópico por unidade, mas, sim, a uma constante retomada dos conteúdos trabalhados anterior-mente, objetivando-se uma efetiva aquisição da língua-alvo por parte dos alunos.

oBJetIVos

O ensino da Língua Inglesa proposto neste material didático visa à valorização do ensino de língua estrangeira, com base no desenvolvimento de uma abordagem interdisciplinar, vinculada às demais áreas de conhecimento e, também, à realidade dos alunos brasileiros. Isso significa que, além dos aspectos lin-guísticos do ensino da língua estrangeira, o material reflete uma abordagem intercultural que oportunize aos alunos reflexões sobre seu papel e o do outro na sociedade atual.

A cada unidade, o professor pode conversar com os alunos sobre semelhanças e diferenças entre a língua materna e cultura dos alunos e a língua-alvo e as diferentes culturas em que ela está inserida. Dessa forma, os alunos podem ampliar horizontes e compreender melhor a diversidade e complexidade do mun-do à sua volta, desenvolvendo laços de solidariedade e de tolerância recíproca nos quais a vida social se assenta.

São considerados objetivos do ensino da Língua Inglesa nos primeiros anos do Ensino Fundamental:• conscientizar os alunos da existência e da importância de outros universos linguísticos que cum-

prem a mesma função comunicativa de sua língua materna;

• promover a interação entre os alunos por meio da prática de estruturas simplificadas, com vistas à comunicação significativa em contextos de uso estabelecidos em sala de aula;

• motivar e preparar os alunos, do ponto de vista linguístico e psicológico, para futuros estudos, estabelecendo uma relação positiva quanto à aprendizagem de línguas estrangeiras;

• instigar a descoberta das variedades culturais existentes, ampliando a visão de mundo dos alunos;

• formar alunos críticos, reflexivos, criativos e participativos.

ensino fundamental

8

aVaLIaÇÃo

A avaliação deve ser entendida como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem e propi-ciar constante análise e adequação da prática pedagógica. Em se tratando especificamente de crianças em fase inicial de escolaridade, o ato de avaliar deve estar presente durante todo o processo educativo, nas relações cotidianas de sala de aula.

Considerando que a presente proposta pedagógica dá ênfase ao aspecto interativo da linguagem, os critérios de avaliação devem ser definidos com base no desempenho dos alunos em relação às habilidades comunicativas desenvolvidas no decorrer de cada uma das cinco séries iniciais do Ensino Fundamental.

No 1o. ano, o ensino de Língua Inglesa tem seu foco na oralidade. Assim, propõe-se um acompanha-mento constante das atividades desenvolvidas pelos alunos em sala de aula, sem que haja necessidade da utilização de testes formais de aproveitamento. No 2o. ano, além do aperfeiçoamento do desempenho oral dos alunos, objetiva-se desenvolver habilidades de escrita. Nas séries posteriores (3o. ao 5o. ano), evolui-se para uma progressiva avaliação da produção escrita.

Para avaliar o desempenho oral ou escrito dos alunos em qualquer dessas etapas, o professor de Língua Inglesa deve valer-se de diversos instrumentos de avaliação contínua, tais como: trabalhos em grupos, dramatizações, produções orais, escritas, registros individualizados e portfólios.

O registro individualizado do desenvolvimento dos alunos em sala de aula pode trazer à tona aspec-tos da apreensão dos conteúdos propostos e também outros, relacionados ao desenvolvimento afetivo e social da criança. Assim, esse instrumento auxilia o professor a refletir sobre a dinâmica das interações em sala de aula, contribuindo para os resultados educativos dos alunos.

As pastas ou portfólios contendo os trabalhos de cada aluno podem fornecer elementos para avalia-ção, bem como permitir aos pais, ao final de cada volume, acompanhar o desempenho da criança em sala de aula.

PRoGRamaÇÃo anuaL (ReGIme 9 anos)

1º. ano – 1º. VOLUME

1. MAKING fRIeNDS

• Foco linguístico: cumprimentar e apresentar-se; compreender e executar ações.• Estruturas: What’s your name? / I’m Emily.• Vocabulário: hi, goodbye, stand up, sit down, clap your hands, jump, boy, girl

2. MOvING IN!

• Foco linguístico: apresentar pessoas da família e animais de estimação.• Estruturas: This is my dad. / This is my cat. / Jack’s brother.• Vocabulário: mom, dad, brother, sister, dog, cat

Projeto Pedagógico de Língua Inglesa

9

1º. ano – 2º. VOLUME

3. TOY HUNT

• Foco linguístico: apresentar e qualificar brinquedos. • Estruturas: This is my bike. / A blue car. • Vocabulário: ball, bike, teddy bear, car, doll, blue, green, red, yellow

4. MILLIe IS SO CUTe!

• Foco linguístico: identificar e quantificar animais de estimação.• Estruturas: Look! Rabbits! / Let’s count the rabbits! / Four rabbits. / What is it? A cat. • Vocabulário: cat, dog, fish, rabbit, numbers 1-5

1º. ano – 3º. VOLUME

5. AMAZING MASKS

• Foco linguístico: identificar partes do rosto e referir-se a emoções.• Estruturas: Touch your nose. / I’m happy. / Jack’s sad. • Vocabulário: ears, eyes, mouth, nose, hair, happy, sad

6. fUN WITH SHAPeS!

• Foco linguístico: identificar, quantificar e qualificar figuras geométricas.• Estruturas: A red square. / How many triangles? / Four triangles. • Vocabulário: triangle, circle, square, rectangle

1º. ano – 4º. VOLUME

7. A BIG SURPRISe!

• Foco linguístico: identificar e quantificar frutas. Expressar preferências em relação a frutas.• Estruturas: How many apples? / Six apples. / I like pears. • Vocabulário: apple, banana, orange, pear, strawberry, peach, numbers 1-10

8. KITTY’S HOUSe

• Foco linguístico: identificar e localizar objetos, animais e pessoas nos cômodos da casa.• Estruturas: Kitty is in the living room. / Jack’s mom is in the bedroom. • Vocabulário: bedroom, kitchen, bathroom, living room, vocabulary review

ensino fundamental

10

2º. ano – 1º. VOLUME

1. LeT’S Be fRIeNDS!

• Foco linguístico: cumprimentar, apresentar-se e perguntar o nome de pessoas. Identificar locais da escola.• Estruturas: Hello / Hi. This is Silvia. What’s your name? I’m Tom. Silvia is in the classroom.• Vocabulário: classroom, boys’ room, girls’ room, lunchroom, gym, library

2. WHAT A MeSS!

• Foco linguístico: identificar e associar objetos escolares a cores.• Estruturas: This is my pencil. / What color is it? Blue. / A red pencil, please!• Vocabulário: backpack, pencil, eraser, book, notebook, pencil case, red, yellow, green, blue, pink

2º. ano – 2º. VOLUME

3. fUN AT THe fARM!

• Foco linguístico: identificar e quantificar animais da fazenda. • Estruturas: What is it? It’s a hen. / How many cows? Ten cows.• Vocabulário: cow, horse, pig, duck, hen, dog, cat; numbers 1-10

4. SHOW AND TeLL!

• Foco linguístico: identificar, qualificar e quantificar brinquedos. • Estruturas: What is it? / It’s a bike. / A big ball. / A small ball. / Three blue cars. • Vocabulário: ball, doll, bike, teddy bear, car, robot, plane, big, small

2º. ano – 3º. VOLUME

5. PLANTING TReeS

• Foco linguístico: identificar pessoas da família • Estruturas: I’m Silvia. This is my family.• Vocabulário: family, mother, father, brother, sister, grandma, grandpa

6. PUPPeT SHOW

• Foco linguístico: compreender e executar ações. Relacionar cores a partes do corpo.• Estruturas: Legs up and down. / Touch your arm. / Orange hair.• Vocabulário: head, hair, ear, eye, nose, mouth, arm, leg, hand, foot, feet, black, purple, white, brown, orange

2º. ano – 4º. VOLUME

7. SCHOOL PICNIC

• Foco linguístico: expressar preferências em relação a alimentos.• Estruturas: I like pears. / I don’t like apples.• Vocabulário: apple, pear, orange juice, cookie, hot dog, popcorn, apple juice, muffin

Projeto Pedagógico de Língua Inglesa

11

2º. ano – 4º. VOLUME

8. LeT’S GO ON A RIDe!

• Foco linguístico: identificar, qualificar e quantificar meios de transporte.• Estruturas: A red bus. / Seven black cars.• Vocabulário: bus, boat, plane, car, train, truck, vocabulary review

3º. ano – 1º. VOLUME

1. SCHOOL TRIP

• Foco linguístico: utilizar os cumprimentos referentes a diferentes períodos do dia e relacionar cores a animais e a números de 1 a 10.

• Estruturas: Mix red and yellow. What color is it? It’s orange. Good morning / afternoon / evening / night.• Vocabulário: colors: blue, yellow, red, green, black, white, pink, purple, orange, gray, brown; numbers: 1 to 10;

animals: fish, bird, dog, cat.

2. RICKeTY, TICKeTY!

• Foco linguístico: Perguntar e responder a idade e nomear objetos no contexto de aniversário.• Estruturas: How old are you? I’m eight. What is it? It’s a skateboard.• Vocabulário: skateboard, cap, puzzle, book, backpack, T-shirt, plane, watch.

3º. ano – 2º. VOLUME

3. A GReAT DAY AT THe ZOO

• Foco linguístico: Confirmar os nomes dos animais e relacionar animais a quantidades.• Estruturas: Is it a hippo? Yes, it is. Is it a tiger? No, it isn’t. It’s a lion. How many monkeys? Eleven monkeys.• Vocabulário: zebra, giraffe, lion, monkey, hippo, tiger, elephant, bear. Numbers from 10 to 15.

4. GReeN vALLeY SUMMeR CAMP

• Foco linguístico: Apresentar pessoas e identificar peças do vestuário• Estruturas:Who’s he/ she? He’s Jim. She’s Kelly. He’s / She’s wearing a blue jacket. • Vocabulário: T-shirt, jacket, shorts, jeans, cap, socks, dress, sneakers, skirt, shoes.

3º. ano – 3º. VOLUME

5. GRANDMA’S SURPRISe

• Foco linguístico: Localizar animais e objetos em relação à mobília e localizar pessoas nos cômodos da casa.• Estruturas: It’s in the box. The cat is in the basket. Where’s Alan? He’s in the bathroom. Where’s Lucy? She’s in

the living room. • Vocabulário: Sofa, chair, table, bed, basket, box, in, on, under, living room, bathroom, bedroom, kitchen,

garage.

ensino fundamental

12

3º. ano – 3º. VOLUME

6. OH, NO, SKeeBY-Dee!

• Foco linguístico: expressar sentimentos e sensações; solicitar alimentos e bebidas.• Estruturas: I’m hungry. That’s Jack. He’s happy. That’s Sara. She’s tired. A hamburger, please.• Vocabulário: hungry, thirsty, tired, hot, cold, happy, sad; apple, pear, hot dog, hamburger, pizza, ice cream,

soda, orange juice, apple juice, milk, water.

3º. ano – 4º. VOLUME

7. KIDS BIKe DAY

• Foco linguístico: reconhecer números de 15 a 20.• Estruturas: Sara is number sixteen. Number seventeen, clap your hands.• Vocabulário: números de 15 a 20; touch your toes, arms up and down, stamp your feet, snap your fingers,

shake your head, close / open your eyes / mouth.

8. DOLLY’S BIRTHDAY

• Foco linguístico: perguntar e responder sobre a idade de pessoas; identificar pessoas, referir-se a alimentos de que gostam ou não.

• Estruturas: How old is Lucy/Tom? She’s/He’s…; She’s/He’s my sister/brother. She’s/He’s wearing ….; I like orange juice. I don’t like apple juice.

• Vocabulário: Revisão.

4º. ano – 1º. VOLUME

1. SPeLLING Bee CONTeST

• Foco linguístico: identificar o alfabeto em inglês e soletrar palavras.• Estruturas: How do you spell it? P-E-T-E-R. What’s his/her name? His/ Her name is Peter/Sally. What’s your

phone number? 634-9187.• Vocabulário: alfabeto em inglês e revisão de vocabulário.

2. CAReeR DAY AT SCHOOL

• Foco linguístico: apresentar pessoas e referir-se às suas profissões • Estruturas: She/He is a teacher. They are chefs. My mother is a police officer.• Vocabulário: pilot, doctor, engineer, teacher, chef, firefighter, police officer, dentist, computer programmer,

bus driver.

4º. ano – 2º. VOLUME AO 5º. ANO

Serão inseridos à medida que os volumes forem produzidos.

Projeto Pedagógico de Língua Inglesa

13

RefeRênCIas

ARGONDIZZO, Carmen. Children in action. United Kingdom: Prentice Hall International, 1992.

BAKHTIN, Mikhail. estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BLEVINS, Wiley. Phonemic awareness activities. New York: Scholastic Professional Books, 1997.

BRANDÃO, Helena N. Introdução à análise do discurso. Campinas: Unicamp, 2002.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua estrangeira/Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BREWSTER, Jean; ELLIS, Gail; GIRARD, Denis. The primary english teacher’s guide. Londres: Penguin English, 1992.

BROWN, H. Douglas. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. 2. ed. San Francisco: State University, 2001.

BRUMFIT, Christopher; MOON, Jayne; TONGUE, Ray. Teaching english to children: from practice to principle. Londres: Nelson English Teaching, 1994.

FERREIRA, Idalina L.; CALDAS, Sarah P. S. Atividades na Pré-escola. 11. ed. São Paulo: Saraiva, 1986.

GIMENEZ, Telma. eles comem cornflakes, nós comemos pão com manteiga: espaços para reflexão sobre cultura na aula de língua estrangeira. Disponível em: <http://www2.uel.br/cch/nap/artigos/artigo07.htm>. Acesso em: 19 ago. 2008.

_____. Competência intercultural na língua inglesa. Disponível em: <http://www2.uel.br/cch/nap/artigos/artigo05.htm>. Acesso em: 19 ago. 2008.

KRAMSCH, Claire. Context and culture in language teaching. Oxford: Oxford University Press, 1993.

KRASHEN, Stephen D. Principles of language learning and teaching. Prentice Hall International, 1994.

LEWIS, Gordon; BEDSON, Gunther. Games for children. Oxford: Oxford University Press, 2000.

PARANÁ. Diretrizes curriculares da educação básica para rede pública estadual de ensino: língua estrangeira/Ensino Fundamental. Curitiba: SEED, 2006.

STRECHT-RIBEIRO, Orlando. Línguas estrangeiras no primeiro ciclo: razões, finalidades, estratégias. Lisboa: Livros Horizonte, 1998.

anotações

14