engº agrº silvio roberto penteado maiores...

4
CALDAS ECOLÓGICAS PARA CULTIVOS COMERCIAIS ENGº AGRº SILVIO ROBERTO PENTEADO - Maiores informações no livro: "Defensivos Alternativos e Naturais" e "Controle Alternativo de Pragas e Doenças com as caldas Bordalesa, Sulfocálcica e Viçosa" As caldas cúpricas Bordalesa e Viçosa, são as mesmas caldas empregadas no passado na agricultura, porém com a tecnologia atual seu preparo e aplicação tornaram-se bem mais simples. A calda Bordalesa é o resultado da mistura simples de sulfato de cobre + cal virgem ou cal hidratada e água. Enquanto que a calda viçosa é uma calda bordalesa acrescentada de micronutrientes (cal +sulfato de cobre+micronutrientes). Estas caldas tem baixo impacto ambiental, permitindo uma maior preservação da flora e fauna e menor risco de contaminação do produtor e do consumidor. Tem ação preventiva fúngica e bacteriostática. As caldas cúpricas (bordalesa e viçosa) devem ser empregadas na prevenção de doenças causadas por fungos e bactérias, sendo que a Viçosa atua também como adubo foliar.por conter micronutrientes OBJETIVO PRINCIPAL DO USO DAS CALDAS O principio básico destas caldas é aumentar a resistência das plantas, dando proteção contra o ataque de pragas e moléstias, principalmente na ocorrência de alterações climáticas. Ao contrário de muitos agrotóxicos, os componentes das caldas são nutrientes naturais e essenciais das plantas (cobre, enxofre, calcio, etc) e sua presença favorece o fortalecimento gradual e desenvolvimento das plantas e por mais que sejam empregados não provocam a ocorrência de formas de resistências de patógenos e insetos Uma das principais razões deste fortalecimento das plantas é o fornecimento de nutrientes essenciais que atuam no processo

Upload: phungdung

Post on 13-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ENGº AGRº SILVIO ROBERTO PENTEADO Maiores …cursos.infobibos.com/cursosonline/Aulas/Agrorganica/Aula15/Caldas... · CALDAS ECOLÓGICAS PARA CULTIVOS COMERCIAIS ENGº AGRº SILVIO

CALDAS ECOLÓGICAS PARA CULTIVOS COMERCIAIS

ENGº AGRº SILVIO ROBERTO PENTEADO - Maiores informações no livro: "Defensivos Alternativos e Naturais" e "Controle Alternativo de Pragas e

Doenças com as caldas Bordalesa, Sulfocálcica e Viçosa"

As caldas cúpricas Bordalesa e Viçosa, são as mesmas caldas empregadas no passado na agricultura, porém com a tecnologia atual seu preparo e aplicação tornaram-se bem mais simples. A calda Bordalesa é o resultado da mistura simples de sulfato de cobre + cal virgem ou cal hidratada e água. Enquanto que a calda viçosa é uma calda bordalesa acrescentada de micronutrientes (cal +sulfato de cobre+micronutrientes). Estas caldas tem baixo impacto ambiental, permitindo uma maior preservação da flora e fauna e menor risco de contaminação do produtor e do consumidor. Tem ação preventiva fúngica e bacteriostática. As caldas cúpricas (bordalesa e viçosa) devem ser empregadas na prevenção de doenças causadas por fungos e bactérias, sendo que a Viçosa atua também como adubo foliar.por conter micronutrientes

OBJETIVO PRINCIPAL DO USO DAS CALDAS O principio básico destas caldas é aumentar a resistência das plantas, dando proteção contra o ataque de pragas e moléstias, principalmente na ocorrência de alterações climáticas.

Ao contrário de muitos agrotóxicos, os componentes das caldas são nutrientes naturais e essenciais das plantas (cobre, enxofre, calcio, etc) e sua presença favorece o fortalecimento gradual e desenvolvimento das plantas e por mais que sejam empregados não provocam a ocorrência de formas de resistências de patógenos e insetos

Uma das principais razões deste fortalecimento das plantas é o fornecimento de nutrientes essenciais que atuam no processo

Page 2: ENGº AGRº SILVIO ROBERTO PENTEADO Maiores …cursos.infobibos.com/cursosonline/Aulas/Agrorganica/Aula15/Caldas... · CALDAS ECOLÓGICAS PARA CULTIVOS COMERCIAIS ENGº AGRº SILVIO

de proteo-síntese, com redução dos radicais livres, açucares, etc. Deve ser ressaltado que ao iniciar o tratamento com as caldas, o produtor deve adotar também as demais recomendações do sistema de produção sustentável, isto é preservar as condições ideais de manejo do solo, calagem e nutrição equilibrada, etc, sem os quais os tratamentos com as caldas não terão o êxito completo. O cobre na forma de sulfato apresenta melhores resultados no controle das doenças, devido a sua maior assimilação pelas plantas, proporcionando maior proteção e nutrição. Apresenta melhores resultados que as outras formulações de cobre (oxicloreto, etc) porque é mais resistente ás chuvas, tem menor riscos de fitotoxicidade e favorece a nutrição da planta.

CALDA VIÇOSA é um fertilizante agrícola, que pela mistura simples de macro e micronutrientes essenciais com a cal hidratada (hidróxido de cálcio) e água, produz uma mistura coloidal em suspensão, com vários compostos complexados (cobre, boro, zinco, magnésio, etc. com o cálcio).

COMPOSIÇÃO: A mistura de sulfato de cobre, micronutrientes com a cal, permite a presença do cálcio na solução, principalmente na forma de sulfato de cálcio, nutriente importante, que também produz maior aderência da calda nas folhas, prolongando a sua ação e oferecendo elevada resisitência à insolação e às chuvas.

EFEITO SOBRE A PLANTA: Nos períodos desfavoráveis (chuvas, calor, estiagens, etc) ou quando são empregados excessos de nutrientes solúveis nas adubações, agrotóxicos, são liberados na seiva das plantas os radicais livres (aminoácidos, açucares, etc), que são alimentos prontamente disponíveis para os insetos nocivos e patógenos. Este processo é conhecido como próteo-lise (liberação de aminoácidos).

Page 3: ENGº AGRº SILVIO ROBERTO PENTEADO Maiores …cursos.infobibos.com/cursosonline/Aulas/Agrorganica/Aula15/Caldas... · CALDAS ECOLÓGICAS PARA CULTIVOS COMERCIAIS ENGº AGRº SILVIO

Quando são feitas aplicações da calda viçosa, seus nutrientes, penetram na planta e promovem a formação de proteinas, isto é, retiram os aminoácidos disponíveis, transformando-os em substâncias não assimiláveis (proteinas) pela maioria dos insetos e patógenos. Este processo é chamado de próteo-síntese. Além disso, estimulam os mecanismos de defesa da planta e fortalecem os tecidos foliares, dando-lhes maior resitência.

Culturas Dosagem Época/Intervalos de Aplicação Café Aplicar na pré-florada quando necessário. Aplicar a cada 30 dias a partir do início das chuvas (out/nov), indo até abril. Dosagens menores p/cafezais novos e quando sadios.

Citrus Aplicar na pré-florada quando necessário. No final da queda das flores, repetindo a cada 30 dias, no total de 3 a 5 pulverizações.

Feijão Intervalos de 10 a 14 dias. Dosagens maiores nos períodos desfavoráveis. Morango Aplicar a cada 7 a 15 dias até a fase de floração. Utilizar dosagens maiores para intervalos maiores e períodos desfavoráveis.

Maracujá Aplicar a cada 7 a 15 dias na fase de crescimento dos frutos. Dosagens maiores para intervalos maiores.

Manga Aplicar em intervalos de 10 a 14 dias dependendo das condições.

Videira Aplicar na fase de brotação c/15 cm. c/menores dosagens, intervalos de 7 a 14 dias. Aumentar a dose na fase de frutificação.

Beterraba e Cenoura Aplicações a cada 7 a 15 dias dependendo da necessidade. Dosagens menores em intervalos mais curtos.

Page 4: ENGº AGRº SILVIO ROBERTO PENTEADO Maiores …cursos.infobibos.com/cursosonline/Aulas/Agrorganica/Aula15/Caldas... · CALDAS ECOLÓGICAS PARA CULTIVOS COMERCIAIS ENGº AGRº SILVIO

Batata Aplicar na muda c/15 cm.c/menores dosagens. Intervalos de 7 a 10 dias. Aumentar dosagem 15 a 20 dias após a primeira pulverização.

Pimentão e Tomate Após 15 dias após o transplante em local definitivo, c/intervalos de 7 a 14 dias. Dosagens menores nos intervalos mais curtos.

Alho e Cebola Aplicar 20 dias após a germinação. Intervalos de 7 a 10 dias.

Berinjela e Jiló Aplicar após o pegamento em local definitivo, cada 7 a 12 dias. Dosagens menores nos intervalos mais curtos.

Goiaba Aplicar até os frutos atingirem 3 cm. Intervalos de 7 a 14 dias. Usar dosagens baixas, aumentando em pós-colheita.

Plantas Ornamentais Aplicar em Intervalos de 7 a 14 dias, conforme necessidade. Dosagens maiores nos períodos desfavoráveis.

PARA OBTER O SULFATO DE COBRE E OS MICRONUTRIENTES:fone: 0800555166 - Microsal