engenheiro civil

15
Concurso Público C-81 – SEAD/SEPOF/PA – Técnico em Gestão de Infra-Estrutura – Engenheiro Civil 2 CONHECIMENTOS BÁSICOS NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 01 A 10, ASSINALE A ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE O ENUNCIADO. LEIA O TEXTO I PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 01 E 02. TEXTO I O futebol virou uma ferramenta para o brasileiro organizar o seu próprio mundo. O país assiste à sua seleção jogar e se sente nação com a bola no pé. Se possível fosse, viraria uma religião. O futebol constitui a idéia de nacionalidade como algo sólido, que podemos tocar. Dribla equilíbrios inflacionários e conceitos pejorativos que os brasileiros nutram sobre si mesmos. Em todo o mundo, são 250 milhões de pessoas que se envolvem ou que trabalham diretamente com o futebol e 1,4 bilhão manifesta interesse nele. Uma final de Copa do Mundo atrai metade da população do planeta, chegando a 3 bilhões de telespectadores. Mas o Brasil sente que esse esporte parece feito à sua imagem e semelhança. Ele é sua metáfora, caricatura, identidade. Josué Machado. Revista Língua Portuguesa - Especial , janeiro. 2006 p. 28 01. Na leitura de textos, é comum verificar-se supressão de vocábulos ou de expressões que, implicitamente, entretanto, continuam a fazer parte dos mesmos, ao serem apreendidos pelo leitor. Quanto a essa afirmativa, julgue os itens abaixo, levando em conta a existência, nos espaços textuais indicados, dos vocábulos ou expressões em negrito a respeito do texto I. A) (O futebol) Dribla equilíbrios inflacionários... B) ...e 1,4 bilhão (torcedores) manifesta ... C) ... manifesta interesse nele. (trabalho) D) Ele (o Brasil) é sua metáfora, caricatura, identidade. 02. Com respeito a elementos textuais, julgue as afirmativas a seguir: A) Os “SE” encontrados em O país se sente nação com a bola no pé”, em “... 250 milhões de pessoas que se envolvem...” e em “Se possível fosse, uma religião.”, têm os mesmos valores semântico e sintático. B) Em: “O futebol virou uma ferramenta para o brasileiro organizar o seu próprio mundo.” o verbo em negrito, nesse contexto, é transitivo indireto, e o conector para, dá o sentido de finalidade à oração que inicia. C) Em: “O país assiste à sua seleção jogar ...”, se o sinal indicativo da crase fosse retirado, o sentido da frase não seria alterado e a regência do verbo assistir, seria a mesma na norma culta. D) Em: “Dribla equilíbrios inflacionários e conceitos pejorativos que os brasileiros nutram sobre si mesmos” o uso da forma do verbo nutrir no modo subjuntivo pode ter a intencionalidade de o autor evitar formar uma idéia fechada e de certeza absoluta a respeito do conceito dos brasileiros sobre si mesmos.

Upload: joeselm

Post on 25-Jul-2015

514 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Concurso Público C-81 – SEAD/SEPOF/PA – Técnico em Gestão de Infra-Estrutura – Engenheiro Civil

2

CONHECIMENTOS BÁSICOS NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 01 A 10, ASSINALE A ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE O ENUNCIADO.

LEIA O TEXTO I PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 01 E 02. TEXTO I

O futebol virou uma ferramenta para o brasileiro organizar o seu próprio mundo. O país assiste à sua seleção jogar e se sente nação com a bola no pé. Se possível fosse, viraria uma religião. O futebol constitui a idéia de nacionalidade como algo sólido, que podemos tocar. Dribla equilíbrios inflacionários e conceitos pejorativos que os brasileiros nutram sobre si mesmos. Em todo o mundo, são 250 milhões de pessoas que se envolvem ou que trabalham diretamente com o futebol e 1,4 bilhão manifesta interesse nele. Uma final de Copa do Mundo atrai metade da população do planeta, chegando a 3 bilhões de telespectadores. Mas o Brasil sente que esse esporte parece feito à sua imagem e semelhança. Ele é sua metáfora, caricatura, identidade.

Josué Machado. Revista Língua Portuguesa - Especial , janeiro. 2006 p. 28

01. Na leitura de textos, é comum verificar-se supressão de vocábulos ou de expressões que, implicitamente, entretanto, continuam a fazer parte dos mesmos, ao serem apreendidos pelo leitor. Quanto a essa afirmativa, julgue os itens abaixo, levando em conta a existência, nos espaços textuais indicados, dos vocábulos ou expressões em negrito a respeito do texto I.

A) (O futebol) Dribla equilíbrios inflacionários... B) ...e 1,4 bilhão (torcedores) manifesta ... C) ... manifesta interesse nele. (trabalho) D) Ele (o Brasil) é sua metáfora, caricatura, identidade.

02. Com respeito a elementos textuais, julgue as afirmativas a seguir:

A) Os “SE” encontrados em “O país se sente nação com a bola no pé”, em “... 250 milhões de

pessoas que se envolvem...” e em “Se possível fosse, uma religião.”, têm os mesmos valores semântico e sintático.

B) Em: “O futebol virou uma ferramenta para o brasileiro organizar o seu próprio mundo.” o verbo em negrito, nesse contexto, é transitivo indireto, e o conector para, dá o sentido de finalidade à oração que inicia.

C) Em: “O país assiste à sua seleção jogar ...”, se o sinal indicativo da crase fosse retirado, o sentido da frase não seria alterado e a regência do verbo assistir, seria a mesma na norma culta.

D) Em: “Dribla equilíbrios inflacionários e conceitos pejorativos que os brasileiros nutram

sobre si mesmos” o uso da forma do verbo nutrir no modo subjuntivo pode ter a intencionalidade de o autor evitar formar uma idéia fechada e de certeza absoluta a respeito do conceito dos brasileiros sobre si mesmos.

Concurso Público C-81 – SEAD/SEPOF/PA – Técnico em Gestão de Infra-Estrutura – Engenheiro Civil

3

PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 03 E 04, LEIA A TIRA ABAIXO (TEXTO II) EM QUE AS

COBRAS, PERSONAGENS DE LUIS FERNANDO VERÍSSIMO, PARTICIPAM DE UM JOGO DE FUTEBOL. TEXTO II

Luís Fernando Veríssimo. As cobras em: Se Deus existe que eu seja atingido por um raio. Porto Alegre; L&PM, 2000, p98

03. Com respeito aos elementos do texto, julgue as afirmativas a seguir:

I- As formas pronominais - los e eles substituem a palavra jogadores e os dois empregos estão de acordo com a norma culta.

II- Contextualizados e na linguagem futebolística, os verbos massacrar e arrasar podem assumir o significado de vencer com garra os adversários, não lhes dar nenhuma chance, como no caso dessa tira. .

III- O humor que existe na tira é provocado quando uma das cobras interrompe o ritmo intenso de um jogo para fazer uma advertência em relação à colocação pronominal.

IV- A fala da cobra do terceiro quadrinho, comparada à sua fala no primeiro quadrinho, nos permite afirmar que elas são coerentes entre si.

O correto está em: A) I e II, apenas. B) III e IV, apenas. C) II, III e IV, apenas. D) I, II, III, e IV.

04. Os três quadros da tira apresentam locuções verbais, todas empregadas no modo imperativo que, nesse contexto, expressa, principalmente,

A) persuasão. B) conselho. C) pedido. D) cautela.

Concurso Público C-81 – SEAD/SEPOF/PA – Técnico em Gestão de Infra-Estrutura – Engenheiro Civil

4

LEIA O TEXTO III PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 05 A 08.

TEXTO III

Uma final de Copa do Mundo atrai metade da população do planeta, chegando a 3 bilhões de telespectadores. Mas o Brasil sente que esse esporte parece feito à sua imagem e semelhança. O torcedor projeta em campo mitos bem brasileiros, como o dos heróis talentosos, surgidos sem esforço e empenho especial, como se o trabalho desmerecesse o brilhantismo espontâneo, que afinal nos distingue. A carga da impressionante globalização do futebol e de suas estrelas é paga pela paixão dos milhares de torcedores que vão às partidas. E torna o jogo de bola uma forma de expressão. Temos inúmeras palavras para bola de futebol, tal o valor do esporte em nossa vida cotidiana. O esporte - e a terminologia que ele produz - virou uma arena para as mazelas nacionais. Quando foi introduzido no país por Charles Miller, em 1985, era praticado pelas elites sob o pretexto de ser uma prática ideal à criação de jovens sadios, sempre necessários aos inúmeros esforços de guerra que viriam nos anos seguintes. Sua popularização, ocorrida até o início da década de 30, mudou o cenário do futebol. A linguagem usada no meio e entre os torcedores é ela própria reflexo da passagem de um esporte de elite para uma prática popular. Não foram poucos os elitistas que tentaram batizá-lo de ludopédio, balíbolo e podosfera. Levaram goleada da população, que define o que gosta, como quer e pode.

Josué Machado www.revista língua.com.br. 01/2006

05. Da leitura do texto, pode-se depreender que:

I- Bem antes de virar sinônimo da identidade nacional, o futebol foi alvo de disputa de linguagem.

II- O torcedor projeta em campo mitos bem brasileiros, como o dos heróis talentosos, surgidos sem esforço e empenho pessoal.

III- O autor traduz a vitória do futebol como esporte popular ao usar, na própria linguagem, a expressão “Levaram goleada da população.”, quando se refere aos elitistas.

O correto está em: A) I, apenas. B) II, apenas. C) II e III, apenas. D) I, II e III.

Concurso Público C-81 – SEAD/SEPOF/PA – Técnico em Gestão de Infra-Estrutura – Engenheiro Civil

5

06. Quando o texto fala na primeira pessoa do plural, como em: “Temos inúmeras palavras para

bola de futebol, tal o valor do esporte em nossa vida cotidiana.”, há uma intencionalidade que é se referir:

A) aos torcedores elitistas. B) ao autor e seus leitores. C) a todos os torcedores. D) à população brasileira.

07. Ao dizer que “O esporte - e a terminologia que ele produz - virou uma arena para as mazelas

nacionais.” o autor NÃO indica a que nação se refere, mas os leitores sabem que ele se refere ao Brasil; esse conhecimento deriva do fato de que:

A) só o Brasil possui mazelas. B) a língua utilizada no texto é a portuguesa. C) as informações a respeito do futebol no texto se referem apenas a times da elite brasileira. D) o texto foi produzido no Brasil e para ser lido aqui.

08. Com relação a elementos textuais, julgue as afirmativas que se seguem e assinale a opção correta:

A) Em: “Uma final de Copa do Mundo atrai metade da população do planeta, chegando a 3

bilhões de telespectadores. Mas o Brasil sente que esse esporte parece feito à sua imagem e

semelhança.”, o conector em negrito exprime uma conclusão ou conseqüência lógica obtida a partir do conceitos expressos anteriormente.

B) Em: “...sob o pretexto de ser uma prática ideal à criação de jovens sadios, sempre

necessários aos inúmeros esforços de guerra que viriam nos anos seguintes.”, a expressão “necessários” está no plural para concordar com “esforços”.

C) A vírgula em: “Uma final de Copa do Mundo atrai metade da população do planeta,

chegando a 3 bilhões de telespectadores.” tem a função de isolar uma oração reduzida. D) Em: “A carga da impressionante globalização do futebol e de suas estrelas é paga pela

paixão dos milhares de torcedores que vão às partidas...”, a expressão “é paga” concorda com “globalização”.

Concurso Público C-81 – SEAD/SEPOF/PA – Técnico em Gestão de Infra-Estrutura – Engenheiro Civil

6

LEIA O TEXTO IV PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 09 a 10.

TEXTO IV MEU CARO AMIGO

Meu caro amigo, me perdoe, por favor Se eu não lhe faço uma visita Mas como agora apareceu um portador mando notícia nessa fita Aqui na terra tão jogando futebol Tem muito samba, muito choro e rock’n’roll uns dias chove, noutros dias bate sol mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta Muita mutreta pra levar a situação Que a gente vai levando de teimoso e de pirraça E a gente vai tomando que, também, sem a cachaça Ninguém segura esse rojão (...) (Chico Buarque)

09. Nos versos “Que a gente vai levando de teimoso e de pirraça / E a gente vai tomando...”, a conjunção E estabelece uma relação de:

A) adição. B) explicação. C) conclusão. D) compensação.

10. O fragmento da música apresentada se aproxima de um tipo de texto, a carta. Entretanto, essa “carta” de Chico Buarque não obedece ao formato oficial de uma carta comercial, pois esta deve ter forma e linguagem próprias, além de uma rígida disposição gráfica. Portanto, o único ponto comum entre a “carta” de Chico e uma carta comercial padrão é o uso de:

A) aposto, que no texto é representado pela expressão “Meu caro amigo, me perdoe, por favor”.

B) vocativo que, na música - “Meu caro amigo”- é separado no texto por vírgula. C) forma rígida e linguagem objetiva e formal, como o emprego do pronome pessoal “lhe”. D) padrão culto da língua.

Concurso Público C-81 – SEAD/SEPOF/PA – Técnico em Gestão de Infra-Estrutura – Engenheiro Civil

7

11. Qual das alternativas a seguir, representa um procedimento válido para manipulação de arquivos

e pastas no Windows Explorer?

A) A cópia de arquivos entre pastas pode ser realizada a partir dos seguintes passos: 1. selecionar os arquivos a serem copiados na pasta de origem; 2. Teclar CTRL V; 3.

selecionar a pasta de destino; 4. clicar sobre o botão . B) Uma forma de apagar de modo definitivo um arquivo ou pasta é realizado por intermédio da

combinação de teclas CTRL e BACKSPACE. C) Um dos meios de exibição de arquivos e pastas disponíveis é no formato de miniaturas, o

qual apresenta todos os detalhes dos arquivos e pastas, tais como: nome, tipo, formato e data, nesta ordem.

D) Os seguintes passos permitem organizar arquivos e subpastas, de uma determinada pasta, por tamanho: 1. Selecionar a pasta a ser organizada; 2. Acionar o menu “Exibir”; 3. Selecionar a opção “Organizar ícones por”, e escolher o item “Tamanho”.

12. Com relação ao Word 2002, versão em português, é correto afirmar que:

A) um modo possível de enviar textos, via internet, a um destinatário, é realizado através do

recurso “Auto enviar”, disponível a partir do botão , contido na barra de ferramentas padrão.

B) a criação de listas com marcadores pode ser realizada efetuando os seguintes passos: 1. Na

barra de ferramentas de Formatação, clique em ; 2. Selecione os itens aos quais você deseja adicionar marcadores; 3. pressione a tecla “enter”.

C) a definição do espaçamento entre parágrafos pode ser feita a partir da execução dos passos seguintes: 1. Selecione os parágrafos nos quais deseja alterar o espaçamento entre parágrafos; 2. No menu “Formatar”, clique na opção “Parágrafo”; 3. Para adicionar espaçamento antes ou depois de cada parágrafo, insira o espaçamento desejado na caixa “Antes” ou “Depois”, disponível na guia “Recuos e espaçamento”, contida na janela “Parágrafo”; 4. Clique no botão OK.

D) a configuração da página, principalmente associada às margens e ao tamanho do papel, é feita mediante a opção “Configurar página”, disponível no menu “Formatar”.

13. Quanto à utilização do navegador Internet Explorer, é correto afirmar:

A) Para abrir uma nova janela, basta selecionar o menu “Arquivo”, opção “Novo” e, em seguida, clicar sobre o item “Janela”.

B) Para adicionar uma página à sua lista de páginas favoritas, basta seguir o procedimento: Vá para a página que você deseja adicionar à sua lista de favoritos e, em seguida, no menu “Ferramentas”, clique em “Adicionar a Página”.

C) A definição da página inicial, a qual será aberta todas as vezes que você executar o Internet Explorer, é realizada a partir do Menu “Exibir”, opção “Definir página inicial”.

D) Um dos modos mais ágeis de informar a página a ser acessada é por intermédio do recurso de autopreenchimento na barra “Endereço”. Este recurso pode ser configurado a partir do menu “Editar”, opção “Propriedades”.

Concurso Público C-81 – SEAD/SEPOF/PA – Técnico em Gestão de Infra-Estrutura – Engenheiro Civil

8

14. Quanto ao Outlook Express, é correto afirmar que:

A) Permite configurar a opção de solicitação de confirmação de recebimento de uma mensagem, a qual obriga o receptor da mensagem a enviar e-mail confirmando tal recebimento.

B) É possível usar uma assinatura para adicionar texto, automaticamente, às mensagens enviadas. Por exemplo, é possível criar uma assinatura que inclui seu nome, cargo e número de telefone. A configuração da assinatura pode ser realizada na guia “Assinaturas”, contida no item “Opções”, do menu “Ferramentas”.

C) Um modo de organizar os e-mails recebidos pode ser realizado através da criação de pastas. Para isto, basta clicar sobre a pasta “Itens recebidos”, selecionar o menu “Arquivo” e clicar sobre a opção “Organizar em Pastas”.

D) Uma das vantagens do Outlook Express é permitir a localização de mensagens por nome do remetente e por assunto. Esta busca é realizada a partir do menu “Ferramentas”, opção “Localizar mensagens”.

15. Você foi incumbido de elaborar o documento mostrado na figura abaixo, o qual apresenta

informações extraídas do site da SEPOF (http://www.sepof.pa.gov.br/), acerca do Demonstrativo das Despesas por Fonte de Recurso - Tribunal de Contas do Estado, utilizando o Excel 2002, versão em português. Dessa forma, marque a alternativa que apresenta um procedimento correto, realizado neste software para a elaboração deste documento.

A) A soma dos valores de “Recursos Ordinários – Contrapartida Estadual” pode ser obtida a partir da digitação da fórmula =soma(d17..i17) na célula c17 e, em seguida, do pressionamento da tecla ENTER.

B) Os sombreamentos apresentados na planilha podem ser obtidos selecionando a opção “Sombreamento”, do menu “Inserir” e, em seguida, selecionando o conjunto de células a serem sombreadas.

C) A figura no início do documento pode ser incluída a partir do menu “Formatar”, opção “Figura”.

D) É possível mesclar e centralizar o texto DEMONSTRATIVO DAS DESPESAS POR FONTE DE RECURSOS, a partir dos parâmetros contidos na opção “Planilha”, do menu “Formatar”.

Concurso Público C-81 – SEAD/SEPOF/PA – Técnico em Gestão de Infra-Estrutura – Engenheiro Civil

9

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE O ENUNCIADO.

16. Ao tipo de planejamento que procura otimizar determinada área de resultado de determinado órgão especializado da estrutura de uma organização, trabalhando com o desdobramento dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidos no nível institucional, chama-se:

A) Diretriz organizacional. B) Planejamento tático. C) Estratégia. D) Planejamento estratégico.

17. Uma das fases da metodologia de elaboração e implementação do planejamento estratégico, nas organizações, diz respeito à elaboração dos instrumentos prescritivos do planejamento, que visam proporcionar a explicitação do que deve ser feito pela empresa, para que se direcione ao alcance dos propósitos estabelecidos. Como exemplo de instrumento(s) que pode(m) ser elaborado(s) nessa fase, podemos citar o(s):

A) desenvolvimento dos programas, projetos e atividades. B) estudos de mercado. C) estabelecimento da visão e da missão. D) diagnóstico estratégico.

18. Em consonância com o art. 2º da Lei n° 6.607, de 23 de dezembro de 2003, o Plano Plurianual é estruturado por programas dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, do Ministério Público e dos demais órgãos constitucionais independentes, harmonizados com as orientações estratégicas de governo. O Plano Plurianual do Poder Executivo será desenvolvido de forma integrada, considerando a convergência de suas ações, exclusivamente, nas seguintes áreas de atuação:

A) proteção ambiental, promulgação dos institutos, defesa social, produção científica,

integração nacional, gestão regional e governo municipal. B) proteção social, promoção social, defesa social, produção, integração regional, gestão e

governo. C) proteção da cultura, promoção regional, defesa nacional, produção cultural, integração

municipal, gestão orçamentária e governo estadual. D) proteção social, promoção social, defesa regional, produção cultural, integração regional,

gestão e governo federal.

Concurso Público C-81 – SEAD/SEPOF/PA – Técnico em Gestão de Infra-Estrutura – Engenheiro Civil

10

19. Você foi contratado para verificar a possibilidade de um possível acréscimo de carga em uma

estrutura de concreto armado. Um dos ensaios solicitados por você foi a extração de corpos de prova da estrutura. No ensaio, foram retiradas cinco (5) amostras de um único elemento estrutural, tendo como resultado os valores indicados abaixo. Marque a alternativa que representa o valor do fckestimado que deve ser utilizado nos cálculos, necessários para a sua decisão, quanto ao possível acréscimo de carga.

Amostra 1 2 3 4 5 fck 22 30 25 28 27

fck estimado = média dos resultados 0,85 fck estimado = menor valor obtido 0,75 A) fck estimado = 26,40 MPa B) fck estimado = 29,33 MPa C) fck estimado = 31,05 MPa D) fck estimado = 30,19 MPa

20. Após uma vistoria em uma estrutura de concreto armado, foi constatada a presença de fissuras ativas com espessura maior que 0,2 mm. Qual das alternativas abaixo é indicada para tal patologia? A) Grampeamento B) Ocratização C) Argamassa D) Resinas flexíveis

21. Em uma avaliação técnica, realizada em uma estrutura de concreto armado, que apresenta um pilar com seção transversal de 15 x 30 cm, comprimento inicial de 3 m e, de acordo com o projeto estrutural, σ adm = 20 MPa, foi constatada a necessidade da verificação da máxima carga que este pilar pode suportar. Considerando que a sua tensão não pode ultrapassar a do projeto (σ adm = 20 MPa) e que sua deformação linear total não pode ser maior que 2 cm, qual a carga máxima que este pilar pode suportar? Considere E = 21 X 103 kgf/cm2.

A

F=σ

EA

Fll 0

=∆

A) F = 90 t B) F = 9 t C) F = 6300 t D) F = 63 t

Concurso Público C-81 – SEAD/SEPOF/PA – Técnico em Gestão de Infra-Estrutura – Engenheiro Civil

11

22. Considerando que em uma estrada o tráfego será intenso e que o terreno necessitará de reforço do sub-leito, pede-se indicar qual das seqüências abaixo é a mais indicada para a construção desta estrada.

A) Sub-base, base, imprimação, revestimento ou capa. B) Base, revestimento ou capa. C) Base, imprimação, revestimento ou capa. D) Imprimação, revestimento ou capa.

23. Determine qual o custo para a retirada de 100 m3 de aterro de um trecho de uma rodovia, sabendo que cada caminhão retira 14 m3 de aterro e que cada carrada retirada custa R$ 150,00. Considere 20% de acréscimo no volume total, devido ao empolamento. (usar duas casas decimais na resposta)

A) R$ 1.500,00 B) R$ 1.800,00 C) R$ 1.285,50 D) R$ 1.726,00

24. A viga da figura ao lado e o pilar que se apóia na mesma são metálicos. Determinar a reação em cada apoio.

R1 R2

25. Em uma laje bi-apoiada sua flecha é dada pela equaçãoEI

qLf

384

5 4

= onde ( q ) é o

carregamento, ( L ) é o vão da laje, ( E ) módulo de elasticidade do concreto e ( I ) o momento

de inércia da laje. Conforme a NBR 6518/2003 a flecha, neste caso, deve ser inferior a300

L.

Caso tenhamos uma flecha calculada acima do valor limite indicado por norma 300

L, que

procedimento devemos adotar para que tal laje passe na flecha?

A) aumentar o carregamento q B) aumentar o vão da laje l C) aumentar a base da laje D) aumentar a espessura h da laje

A) R1 = 5000 kgf e R2 = 5000 kgf B) R1 = 5800 kgf e R2 = 6200 kgf C) R1 = 6200 kgf e R2 = 5800 kgf D) R1 = 6000 kgf e R2 = 6000 kgf

Concurso Público C-81 – SEAD/SEPOF/PA – Técnico em Gestão de Infra-Estrutura – Engenheiro Civil

12

26. Quando em uma viga ocorre o esmagamento do concreto, sem que a armadura tenha escoado, podemos afirmar que a ruptura é do tipo de secção:

A) normalmente armada. B) superarmada. C) sub-armada. D) retangular com armadura simples.

27. Como engenheiro de uma obra, você é chamado pelo diretor de Recursos Humanos para que

gerencie o sistema de segurança dessa obra. Sobre as normas de segurança são feitas as seguintes afirmações:

I– O PCMSO (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional) deverá ser o primeiro

documento a ser apresentado pela empresa contratada, independente do PPRA ( Programa de Prevenção de Riscos Ambientais ) e do PCMAT ( Programa e Controle do Meio Ambiente na Indústria da Construção).

II– Caso o serviço de pintura seja realizado em espaço confinado, deverá ser ejetado oxigênio para ventilar o ambiente.

III– É obrigatório o pagamento do adicional de periculosidade, em função das tintas empregadas.

IV– É possível que o trabalhador fique exposto a agentes insalubres de graus diversos, devendo ser pago um único adicional de Insalubridade em função do estudo, independente do uso dos Epi’s.

Está(ão) correta(s) somente a(s) afirmativa(s):

A) II B) II e IV C) I e III D) IV

28. Uma grande área de um supermercado está sendo construída e, para isso, contratou-se uma empresa de construção civil. Nessa obra trabalham cinco subcontratados, com 20 empregados cada uma. A obra foi iniciada há dois anos e o canteiro de obra tem área de vivência e alojamento para seus empregados. Durante a inspeção da obra, foram observados alguns problemas relacionados com a segurança dos trabalhadores. Com base nas informações pode-se afirmar que:

A) O ambulatório no canteiro de obra somente é obrigatório acima de 70 empregados,

podendo ser terceirizado. B) Independentemente do número de trabalhadores e da existência ou não da Cozinha, em

todo canteiro de obra deve haver local exclusivo para o aquecimento de refeições, dotado de equipamentos adequados e seguros.

C) Nas áreas de vivências, devem ser previstos locais para recreação dos trabalhadores alojados, e não pode ser utilizado o local de refeições para este fim.

D) Todo canteiro de obra deve possuir vestiário para a troca de roupa, porém, somente para os trabalhadores que residem na obra.

Concurso Público C-81 – SEAD/SEPOF/PA – Técnico em Gestão de Infra-Estrutura – Engenheiro Civil

13

29. Uma indústria lança, após tratamento, os efluentes líquidos gerados (esgoto), em um rio (corpo receptor) próximo. Pelas análises realizadas em amostras desse efluente, foi encontrada uma DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) de 5 dias, de 60,0 mg / L (valor médio). Considerando que a eficiência do tratamento na remoção de DBO é de 80%, qual a DBO de 5 dias do efluente bruto produzido pela indústria?

A) 75,0 mg / L B) 48,0 mg / L C) 3,0 g / L D) 0,30 kg / m3

30. A excessiva fertilização das águas superficiais ocasiona um crescimento extraordinário de algas microscópicas, o que, às vezes, torna a água tão espessa e verde como uma sopa de ervilhas. Esse fenômeno recebe o nome de EUTROFIZAÇÃO. São poluentes que potencialmente causam a eutrofização das águas superficiais em especial de lagos e represas:

I – O esgoto sanitário. II – As águas pluviais que passam em terras agricultáveis. III – As chuvas ácidas. IV – Os acidentes com derramamento de petróleo.

Estão corretas:

A) I e II B) I, III e IV C) I, II e III D) I, II, III e IV

31. Você está fazendo o estudo para transportar água de um reservatório (A) para um reservatório (B). O sistema deverá funcionar por gravidade e os reservatórios serão interligados por uma tubulação de aço com diâmetro constante. Considerando apenas a posição da tubulação em relação à linha de carga efetiva (linha piezométrica), a melhor condição para o funcionamento hidráulico do sistema como conduto forçado é quando:

A) um trecho da tubulação é assentado acima da linha de carga. B) toda a tubulação é assentada abaixo da linha de carga efetiva. C) toda a tubulação é assentada acima da linha de carga efetiva. D) toda a tubulação é assentada coincidindo com a linha de carga efetiva.

32. Em sistemas elevatórios com a utilização de conjuntos motor-bomba, pode ocorrer o fenômeno da cavitação, podendo causar sérios danos materiais às instalações e ao funcionamento do sistema. Este fenômeno está diretamente relacionado com a:

A) altura de recalque. B) perda de carga no sistema. C) altura de sucção. D) vazão no sistema.

Concurso Público C-81 – SEAD/SEPOF/PA – Técnico em Gestão de Infra-Estrutura – Engenheiro Civil

14

33. O trecho de uma rede coletora de esgoto, compreendido entre dois (2) PVs (poços de visita), deve ser executado com tubos de 200 mm de diâmetro. Para uma tensão trativa (€) de 1 Pa, qual a declividade mínima em que a tubulação deve ser assentada, para trabalhar a meia seção (50% da seção cheia) ?

€ = �. Rh.Io onde: € - tensão trativa – considerar 1 Pa = 0,10 kgf / m2

� - peso específico do esgoto – considerar 1000,0 kgf/m3 Rh – raio hidráulico Io – declividade do trecho

A) 0,02 m / m B) 0,02 % C) 0,20 m / m D) 0,20 %

34. Você está construindo uma residência em uma área desprovida de rede coletora de esgoto e de

rede de drenagem de águas pluviais. A alternativa para o destino do esgoto sanitário, produzido no prédio, é a infiltração no terreno (sumidouro), após tratamento em tanque séptico e filtro anaeróbio. Com base na sondagem realizada no terreno, no teste de absorção do solo realizado na área onde será construído o sumidouro e na topografia do terreno, determinou-se: � o nível máximo de água do lençol freático está a 4,0 m abaixo do nível do terreno; � o coeficiente de infiltração é de 80,0 L /m2.dia; � a geratriz inferior do tubo que vem do filtro anaeróbio e chega no sumidouro está a 0,50 m

abaixo do nível do terreno. Considerando que a NBR 13969 / 97, estabelece que o fundo do sumidouro deve ficar afastado, no mínimo, 1,50 m acima do nível de água máximo do lençol freático e que será construído um sumidouro com diâmetro interno de 2,0 m, pede-se: qual a altura útil do sumidouro (altura da geratriz inferior do tubo de chegada até o fundo) para uma produção diária de esgoto de 1600,0

L e se irá atender às exigências de norma. (Considerar duas casas decimais e π= 3,14)

A) 2,68 m – atende. B) 2,68 m – não atende. C) 2,50 m – atende. D) 2,50 m – não atende.

Concurso Público C-81 – SEAD/SEPOF/PA – Técnico em Gestão de Infra-Estrutura – Engenheiro Civil

15

35. Você está dimensionando a rede de drenagem de águas pluviais de uma pequena bacia hidrográfica. Em função de fatores como: área impermeabilizada, tipo de solo, declividade do terreno e tipo de cobertura vegetal, a bacia foi dividida em cinco (5) áreas, com diferentes valores para o coeficiente de escoamento superficial (C), conforme indicado a seguir. Qual a vazão que uma chuva, com intensidade de 150,0 mm / h, e que ocorre em toda a área da bacia, produzirá quando toda a bacia estiver contribuindo? (Utilizar a fórmula racional (Q= C.I.A) e um valor único para C)

A) 1983,33 m3 / min B) 1983,33 L / h C) 119,0 m3 / min D) 119,0 L / min

36. Uma das etapas mais importantes na execução de obras civis é a concretagem de lajes, vigas e

pilares. Nesse processo, deve-se fazer uso de um equipamento chamado vibrador de imersão, cuja função é:

A) adensar o concreto. B) espalhar o concreto. C) vibrar a ferragem. D) aumentar a resistência do concreto.

37. O cimento é um produto essencial nas obras civis e necessita de cuidados especiais, desde a sua chegada na obra até a sua utilização na confecção de argamassas e concretos. Considere as seguintes afirmativas sobre cuidados importantes no seu processo de estocagem:

I- A armazenagem deve ser feita a céu aberto, a fim de permitir uma maior aeração dos sacos

de cimento. II- A pilha de sacos não poderá ser constituída de mais de dez sacos, salvo se o tempo de

armazenamento for no máximo de quinze dias, caso em que poderá atingir até quinze sacos. III- Os sacos deverão ser mantidos empilhados de tal forma que os mais antigos sacos recebidos

sejam utilizados na preparação das primeiras betonadas, assegurando, assim, que o cimento seja consumido na mesma ordem de sua chegada na obra.

IV- Os sacos de cimento deverão ser colocados em estrado elevado do solo, firme e seco, a fim de protegê-los da umidade.

Assinale a alternativa correta: A) Todas as afirmativas são verdadeiras. B) Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras. C) Apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras. D) Apenas a afirmativa III é verdadeira.

A1 = 1,20 ha C1 = 0,80 A2 = 2,00 ha C2 = 0,60 A3 = 5,00 ha C3 = 0,30 A4 = 0,80 ha C4 = 0,50 A5 = 1,00 ha C5 = 0,70

Concurso Público C-81 – SEAD/SEPOF/PA – Técnico em Gestão de Infra-Estrutura – Engenheiro Civil

16

38. Na programação de obras, a rede PERT/CPM de atividades é uma ferramenta de planejamento que permite acompanhar o desenvolvimento físico dos serviços e identifica as atividades denominadas críticas, que são assim chamadas, pois:

A) apresentam folgas para realização dos serviços proporcionais à duração das atividades. B) não apresentam vinculação com nenhuma outra atividade da obra. C) representam atividades que terminam ao mesmo tempo. D) não podem ter sua duração ampliada, nem sua data de início retardada, sem causar impacto

na data final de entrega da obra.

39. Para efeito de fiscalização de obras, o parcelamento do solo, para fins urbanos, somente será permitido em áreas urbanas ou áreas delimitadas pela legislação, para o fim específico de expansão urbana. Não será permitido o parcelamento do solo em...

I- terrenos alagadiços e sujeitos a inundações, antes de tomadas as providências para assegurar

o escoamento das águas. II- terrenos que tenham sido aterrados com material nocivo à saúde pública, sem que sejam

previamente saneados. III- terrenos com declividade igual ou superior a 10% (dez por cento), salvo se atendidas as

exigências específicas das autoridades competentes. IV- áreas de preservação ecológica ou naquelas onde a população impeça condições sanitárias

suportáveis, até a sua correção.

O correto está em:

A) I, II, III e IV. B) I, II e IV, somente. C) I, II e III, somente. D) III, somente.

40. A Lei Municipal Nº 7.400, de 25 de janeiro de 1988, dispõe sobre as edificações no Município de Belém e, em seu Art. 30, permite a construção de marquises nas edificações sem afastamentos frontais, não sujeitas às normas específicas de interesse do Patrimônio Histórico e Artístico, desde que satisfaçam a determinadas condições, como:

I- não excedam a 2/3 (dois terços) da largura do passeio. II- guardem um afastamento mínimo de 0,50m (cinqüenta centímetros) em relação ao meio-

fio. III- apresentem pé-direito mínimo de 2,40m (dois metros e quarenta centímetros) em relação

ao nível de passeio. IV- não prejudiquem a arborização, iluminação pública e plaqueamento de logradouro.

Assinale a alternativa correta:

A) Todas as afirmativas são verdadeiras. B) Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras. C) Apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras. D) Apenas a afirmativa III é verdadeira.