enfermagem no desporto · o cuidar em enfermagem assume um rosto único e singular: a globalidade....

2
Do Curso Duração: 1 Ano Início Previsto: 15 de Março de 2013 Interrupções Lectivas: Páscoa, Verão e Natal ECTS 30 ECTS Período de Funcionamento Quinzenalmente: Sexta-Feira e Sábado das 9h30 às 18h30 Destinatários Enfermeiros licenciados, ou com habilitação equivalente em Enfermagem, com manifesto interesse na área do Desporto. Poderão também inscrever-se candidatos possuidores de outras licenciaturas, que fundamentem a sua presença na Pós- Graduação. Pós-Graduação em Enfermagem no Desporto 2ª Edição Início Previsto: 15 de Março de 2013 www.enfermagem.edu.pt Candidaturas: A decorrer Contactos Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias Departamento de Formação Pós-Graduada em Saúde Rua de Santa Marta Nº 56, 1169-023 Lisboa Telefone: 21 712 09 13 Fax: 21 716 10 76 E-mail: [email protected] URL: www.enfermagem.edu.pt Curso SBV + DAE

Upload: vandien

Post on 26-Jan-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Do CursoDuração: 1 AnoInício Previsto: 15 de Março de 2013Interrupções Lectivas: Páscoa, Verão e Natal

ECTS30 ECTS

Período de FuncionamentoQuinzenalmente:Sexta-Feira e Sábado das 9h30 às 18h30

DestinatáriosEnfermeiros licenciados, ou com habilitação equivalente em Enfermagem, com manifesto interesse na área do Desporto.Poderão também inscrever-se candidatos possuidores de outras licenciaturas, que fundamentem a sua presença na Pós-Graduação.

Pós-Graduação em Enfermagem no

Desporto

2ª Edição

Início Previsto:15 de Março de 2013

www.enfermagem.edu.pt

Candidaturas:A decorrer

Contactos

Escola Superior de EnfermagemS. Francisco das Misericórdias

Departamento de Formação Pós-Graduada em Saúde

Rua de Santa Marta Nº 56,1169-023 Lisboa

Telefone: 21 712 09 13Fax: 21 716 10 76

E-mail: [email protected]: www.enfermagem.edu.pt

Curso SBV + DAE

Contextualizar a história da Enfermagem no Desporto.

Compreender o papel do Enfermeiro durante o exame médico desportivo.

Perceber de que forma as doenças orgânicas e metabólicas influenciam a prática desportiva.

Identificar lesões desportivas na infância, no jovem e no adulto.

Compreender a actuação do Enfermeiro na prevenção, tratamento e recuperação da lesão.

Conhecer os fármacos legais e não legais na prática desportiva.

Perceber o que são e quais são as substâncias ergogénicas na prática desportiva.

Actuar e avaliar em caso de doping.

Promover, planear e elaborar um plano nutricional saudável e equilibrado para o atleta e conhecer os seus principais erros alimentares.

Identificar e desenvolver diferentes estratégias de intervenção: ao nível do apoio psicológico do atleta e da sua família; ao nível da sexualidade e ao nível da gestão da carreira desportiva, de forma a melhorar o desempenho e competências pessoais dos atletas.

Compreender de que forma a cultura, a religião, os mitos, as crenças e os preconceitos influenciam a prática desportiva.

Desenvolver competências para melhorar a intervenção do Enfermeiro numa emergência médica, durante a prática desportiva.

Conhecer o papel do Enfermeiro durante a época desportiva.

Compreender as leis de jogo para poder actuar em conformidade.

Objectivos

Temáticas

Pós-Graduação em Enfermagem no Desporto

O Cuidar em Enfermagem assume um rosto único e singular: a Globalidade.As novas fronteiras do desenvolvimento no domínio científico de Enfermagem, são caracterizadas pela necessária afirmação do profissional como um relevante actor social. É também, no espaço social, que se vai tornando evidente a abrangência e a imprescindibilidade do Cuidar enquanto suporte ao harmonioso desenvolvimento dos projectos de vida de cada cidadão.Por não ser possível conceber um apoio subsidiário às respostas humanas, sem olhar a Pessoa como um todo e sem a enquadrar num determinado contexto, considerou-se como um desafio e uma valiosa oportunidade, o desenvolvimento de uma formação vocacionada para as intervenções de Enfermagem no âmbito do Desporto.O atleta não é uma máquina, mas uma Pessoa; e, enquanto Pessoa, persegue objectivos de excelência e eficácia, cujo sucesso depende da sua dimensão física, mas também de múltiplas variáveis, as quais deverão ser consideradas a fim de, também neste contexto, projectar o Homem no seu Todo, no seu sonho de Ser mais.A Enfermagem tem, em ambiente desportivo, muitas especificidades e uma complexidade que é apenas compreensível com adequada preparação técnico-científica. Apesar disso, é uma área pouco explorada no nosso país, pelo que, face às grandes transformações que se vêm registando no panorama da saúde e do desporto, tanto em Portugal como nos diferentes contextos internacionais, esta é, sem dúvida, uma área promissora no que respeita à intervenção em Enfermagem mas, também, à investigação neste domínio científico, com resultados vantajosos para todos os agentes desportivos.

Evolução histórica da Enfermagem no desporto / Contributo da Enfermagem na prática desportiva.

Exame médico desportivo.

Desporto e algumas doenças metabólicas e infecciosas.

Lesões e traumatismos: t ipos e sua epidemiologia.

Lesões e traumatismos: prevenção, tratamento e reabilitação.

Traumatologia infantil: principais lesões.

Noções de farmacologia e sua implicação na prática desportiva.

Nutrição e prática desportiva.

Abordagem sócio-psicológica na prática desportiva.

Emergências médicas e a prática desportiva.

Intervenção do Enfermeiro no período peri-competitivo.

Seminário.