energias naturais

4
Energias Naturais - a importância da natureza Energias naturais Nas obras do Romantismo e do Realismo brasileiro, não raro verifica-se que, quando se prescreviam tratamentos para doenças, recomendava-se ao convalescente que se retirasse para ficar um período de tempo próximo à natureza. Em “Quando Nietzsche chorou”, o local para acompanhamento psíquico, eixo central da história, era marcado pela natureza e por uma bela paisagem a fim de auxiliar nesse processo. Na espiritualidade, por sua vez, em diferentes tradições, como, por exemplo, a Umbanda, os celtas (druidas) e os ciganos, o uso e manipulação de energias naturais é marcante. Na Umbanda, é muito comum o mieró – a utilização de ervas e seus sumos –; nos ciganos, seus cultos representam os quatro elementos principais – fogo, ar, água e terra. Nos celtas, o contato com a natureza é central. Considera-se na espiritualidade que as energias telúricas, oriundas da força da natureza, atuam recompondo nosso ectoplasma – energia que liga nosso períspirito ao nosso corpo físico. O homem, quando encarnado, apresenta um corpo perispiritual (roupagem, por exemplo, que utilizamos quando desencarnados ou no sono) ligado molécula a molécula, segundo André Luiz e Chico Xavier, ao corpo físico. Esse elo entre esses dois corpos ocorre por meio do ectoplasma. Com o passar dos anos, essa energia diminui e, pelos nossos hábitos, pode haver “lesões” nessa ligação, obstáculos ao fluxo ectoplasmático. Nessa linha, a energia telúrica, o contato com a natureza, é essencial, porquanto permite uma recomposição e reordenação dessa energia. Na Umbanda, por exemplo, recomenda-se o banho de mar ou de cachoeira ou o uso de banhos de descarga (produzido por meio das plantas colhidas da natureza com o pedido de licença ao cabloco Oxóssi e sempre colhidas sem exageros – só o que é preciso) a fim de permitir que os bolsões de energias escuras (resultantes do nosso baixo padrão vibratório), miasmas ou larvas espirituais (decorrentes dos nossos pensamentos e, às vezes, desses e de

Upload: lucyana-rosa

Post on 25-Sep-2015

2 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

p

TRANSCRIPT

Energias Naturais - a importncia da natureza

Energias naturais

Nas obras do Romantismo e do Realismo brasileiro, no raro verifica-se que, quando se prescreviam tratamentos para doenas, recomendava-se ao convalescente que se retirasse para ficar um perodo de tempo prximo natureza. Em Quando Nietzsche chorou, o local para acompanhamento psquico, eixo central da histria, era marcado pela natureza e por uma bela paisagem a fim de auxiliar nesse processo.

Na espiritualidade, por sua vez, em diferentes tradies, como, por exemplo, a Umbanda, os celtas (druidas) e os ciganos, o uso e manipulao de energias naturais marcante. Na Umbanda, muito comum omier a utilizao de ervas e seus sumos ; nos ciganos, seus cultos representam os quatro elementos principais fogo, ar, gua e terra. Nos celtas, o contato com a natureza central.

Considera-se na espiritualidade que as energias telricas, oriundas da fora da natureza, atuam recompondo nosso ectoplasma energia que liga nosso perspirito ao nosso corpo fsico. O homem, quando encarnado, apresenta um corpo perispiritual (roupagem, por exemplo, que utilizamos quando desencarnados ou no sono) ligado molcula a molcula, segundo Andr Luiz e Chico Xavier, ao corpo fsico. Esse elo entre esses dois corpos ocorre por meio do ectoplasma. Com o passar dos anos, essa energia diminui e, pelos nossos hbitos, pode haver leses nessa ligao, obstculos ao fluxo ectoplasmtico. Nessa linha, a energia telrica, o contato com a natureza, essencial, porquanto permite uma recomposio e reordenao dessa energia.

Na Umbanda, por exemplo, recomenda-se o banho de mar ou de cachoeira ou o uso de banhos de descarga (produzido por meio das plantas colhidas da natureza com o pedido de licena ao cabloco Oxssi e sempre colhidas sem exageros s o que preciso) a fim de permitir que os bolses de energias escuras (resultantes do nosso baixo padro vibratrio), miasmas ou larvas espirituais (decorrentes dos nossos pensamentos e, s vezes, desses e de ligaes espirituais perniciosas) sejam eliminados e nossa energia possa fluir com melhor qualidade e de forma mais pertinente nossa sade fsica e mental.

Por conseguinte, os recursos naturais so importantes para uma melhor qualidade de vida quer seja por uma questo psicolgica mudana de ambiente que pode acarretar uma mudana gradual de percepes internas, afastar-se dos problemas quer seja pelas energias que a natureza propicia.

importante ao homem, portanto, no seu cotidiano, procurar um espao de tempo para si e, de preferncia, um contato com a natureza poder, por exemplo, tomar um chimarro no incio da manh ou no final da tarde, ir at a praia beneficiar-se da energia emanada do oceano, ir, sempre que possvel, ao parque, enfim. Independente da crena pessoal, se dentro de uma concepo espiritual ou no, a natureza auxilia em um processo de relaxamento e de paz.

O homem, em razo das suas obrigaes e tenses e das dificuldades pessoais de lidar com elas, apresentava problemas na construo de sua paz interior construo interna, ntima. Destarte, podemos nos valer de recursos externos, nesse momento em que nos encontrarmos, de modo que auxiliem em nosso aperfeioamento ntimo, ensejando mais fora e sade para podermos continuar nosso aperfeioamento ntimo.

Ressalta-se tambm, nesse sentido, a necessidade de preservao ambiental.

Consoante a Doutrina Esprita e os cultos orientais hindusmo e budismo, por exemplo , desde os minerais at o animais, passando pelos vegetais, h vida que os anima, h espritos que lhes do vida. Destarte, deveramos, apenas por isso, respeitar as outras formas de vida. Todavia, se isso no o suficiente, dentro uma concepo focada no homem, para nossa manuteno (produo de bens e alimentos) e bem-estar (como abordado acima), a preservao da natureza e seus recursos imperiosa. Precisamos, assim, repensar nossa relao com o ambiente, a fim de termos melhor qualidade de vida e preservamos uma existncia saudvel no orbe.

Logo, devemos procurar manter contato com os recursos naturais, bem como preserv-la.

As fotos, respectivamente, so de Joo Pessoa-PB, Maracaja-RN e Porto Alegre-RS.Postado h18th September 2013porverton raphaelhttp://evertonraphael.blogspot.com.br