energia geotérmica

21
Energia Geotérmica

Upload: seguranca

Post on 07-Jul-2015

8.677 views

Category:

Education


2 download

DESCRIPTION

Energia geotérmica

TRANSCRIPT

Page 1: Energia geotérmica

Energia Geotérmica

Page 2: Energia geotérmica

Energia Geotérmica

• Energia geotérmica ou energia geotermal é a energia obtida a partir do calor proveniente da Terra, mais precisamente do seu interior. Devido a necessidade de se obter energia elétrica de uma maneira mais limpa e em quantidades cada vez maiores, foi desenvolvido um modo de aproveitar esse calor para a geração de eletricidade. Hoje a grande parte da energia elétrica provém da queima de combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão mineral, porém, esses métodos são muito poluentes.

• Para que possamos entender como é aproveitada a energia do calor da Terra devemos primeiramente entender como nosso planeta é constituído. A Terra é formada por grandes placas, que nos mantém isolados do seu interior, no qual encontramos o magma, que consiste basicamente em rochas derretidas. Com o aumento da profundidade a temperatura dessas rochas aumenta cada vez mais, no entanto, há zonas de intrusões magmáticas, onde a temperatura é muito maior. Essas são as zonas onde há elevado potencial geotérmico.

Page 3: Energia geotérmica

Como nosso planeta é constituído.

A astenosfera é uma zona do manto externo, menos rígida, com atingindo, por vezes,profundidades superiores a 100 km na zona dos continentes. O limite inferior é ainda mais difuso.A existência da astenosfera foi evidenciada através do estudo do comportamento das ondas sísmicas. Na astenosfera, a velocidade de propagação das ondas sísmicas diminui. Como há um abaixamento da velocidade de propagação das ondas, admite-se.

Page 4: Energia geotérmica
Page 5: Energia geotérmica

• Em física, uma onda é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. A oscilação espacial é caracterizada pelo comprimento de onda e a periodicidade no tempo é medida pela frequência da onda, que é o inverso do seu período. Estas duas grandezas estão relacionadas pela velocidade de propagação da onda.

• Fisicamente, uma onda é um pulso energético que se propaga através do espaço ou através de um meio (líquido, sólido ou gasoso). Segundo alguns estudiosos e até agora observado, nada impede que uma onda magnética se propague no vácuo ou através da matéria, como é o caso das ondas eletromagnéticas no vácuo ou dos neutrinos através da matéria, onde as partículas do meio oscilam à volta de um ponto médio mas não se deslocam. Exceto pela radiação eletromagnética, e provavelmente as ondas gravitacionais, que podem se propagar através do vácuo, as ondas existem em um meio cuja deformação é capaz de produzir forças de restauração através das quais elas viajam e podem transferir energia de um lugar para outro sem que qualquer das partículas do meio seja deslocada; isto é, a onda não transporta matéria. Há, entretanto, oscilações sempre associadas ao meio de propagação.

Na química, o vácuo é a ausência de matéria (como moléculas e átomos) em um volume de espaço ou energia, pois segundo Albert Einstein o Universo é composto de matéria e energia. Um vácuo energético parcial é expresso em unidades de pressão. No sistema de medidas SI, a unidade para a pressão chama-se Pascal (Pa). A pressão também pode ser expressa como uma porcentagem da pressão atmosférica usando o bar ou a escala barométrica. Descoberto e provado no século XVI pelo físico alemãoOtto von Guericke na cidade de Magdeburgo.

Page 6: Energia geotérmica

O manto é a camada da estrutura da Terra (e dos outros planetas de composição similar) que fica diretamente abaixo da crosta/crusta prolongando-se em profundidade até ao limite exterior do núcleo. O manto terrestre estende-se desde cerca de 30 km de profundidade (podendo ser bastante menos nas zonas oceânicas) até aos 2 900 km abaixo da superfície (transição para o núcleo). A diferenciação do manto iniciou-se há cerca de 3 800 milhões de anos, quando a segregação gravimétrica dos componentes do proto-planeta Terra produziram a atual estratificação. A pressão na parte inferior do manto atinge mais de 140 GPa (umas espantosas 1 400 000 atmosferas).

A troposfera é a porção mais baixa da atmosfera terrestre. Contém aproximadamente 75% da massa atmosférica e 99% do seu vapor de água e aerossóis. A espessura média da troposfera é de 12 km nas latitudes médias. É mais espessa nas regiões trópicas, podendo alcançar até 17 km de altura, e menos espessa nos polos, podendo alcançar 7 km durante o verão e tornando-se indistinta durante o inverno. A parte mais baixa da troposfera, onde a fricção dos ventos com a superfície influencia as correntes de vento, é chamada de camada limite planetária. Esta camada tem normalmente algumas centenas de metros de espessura, podendo atingir até 3 km, dependendo do relevo e da hora do dia.

Page 7: Energia geotérmica

O núcleo externo é a camada terrestre que se situa entre o núcleo interno (sólido) e o manto terrestre. Ele é formado por ferro e o material está em estado líquido, enquanto o núcleo interno se encontra no estado sólido. Essa descoberta de deve em grande parte ao estudo das ondas sísmicas e da sismologia.É essa região que forma o campo magnético da Terra. O campo é causado devido a movimentação do fluido condutor de eletricidade, em um fenômeno parecido com o movimento das bobinas em um gerador elétrico.Atualmente, cientistas acreditam que o núcleo externo está ligado à inversão da polaridade magnética do planeta, ocorrida no passado.

Sismologia (do grego seismos, abalo + logos, tratado) é o estudo dos sismos (ou terremotos) e, genericamente, dos diversos movimentos que ocorrem na superfície do globo terrestre.Esta ciência busca conhecer e determinar em que circunstâncias ocorrem os sismos naturais assim como suas causas e ditribuição sobre o globo terrestre, a fim de prevê-los em tempo e espaço (o que ainda não é possível). Como derivação do estudo da distribuição e causa dos sismos, a sismologia usa métodos sismológicos para realizar estudos da estrutura da Terra, desde a superfície até o seu núcleo. A sismologia é um dos únicos métodos geofísicos utilizado para estudar as camadas mais profundas da Terra para compreender os mecanismos envolvidos na tectônica global do nosso planeta.Na maior parte dos casos os sismos são devidos a movimentos ao longo de falhas geológicas existentes entre as diferentes placas tectônicas que constituem a região superficial terrestre, as quais se movimentam entre si. Em Portugal sismologia desenlaçou-se graças ao Marquês de Pombal que depois do Sismo de 1755 mandou fazer um inquérito sobre tal com perguntas como: "Quando começou", "a que horas acabou" e se "os animais tiveram comportamento estranho". Para obter a resposta de algumas questões foi necessário estudar o sismo.

Page 8: Energia geotérmica

Placas Tectônicas

Page 9: Energia geotérmica

Mostra de Latitude , Longitudee propagação de ondas

Uma onda pode ser longitudinal quando a oscilação ocorre na direção da propagação, ou transversal quando a oscilação ocorre na direção perpendicular à direção de propagação da onda.

Page 10: Energia geotérmica
Page 11: Energia geotérmica

Fontes de energia geotérmica

• Quando não existem gêiseres, e as condições são favoráveis, é possível "estimular" o aquecimento d'água usando o calor do interior da Terra. Um experimento realizado em Los Alamos, Califórnia, provou a possibilidade de execução deste tipo de usina. Em terreno propício, foram perfurados dois poços vizinhos, distantes 35 metros lateralmente e 360 metros verticalmente, de modo que eles alcancem uma camada de rocha quente. Em um dos poços é injetada água, ela se aquece na rocha e é expelida pelo outro poço e quando esta função acontece a água predominante na pedra penetra na mesma ocorrendo o processo de metabolização geotérmica.

• Esta é a melhor maneira de obter energia naturalmente. É necessário perfurar um poço que já contenha água e a partir daí a energia é gerada normalmente.

Page 12: Energia geotérmica

Vapor seco

• Em casos raríssimos pode ser encontrado o que os cientistas chamam de fonte de "vapor seco", em que a pressão é alta o suficiente para movimentar as turbinas da usina com excepcional força, sendo assim uma fonte eficiente na geração de eletricidade. São encontradas fontes de vapor seco em Larderello, na Itália e em Cerro Prieto, no México.

Vídeo >

Page 13: Energia geotérmica

The Geysers California

• A The Geysers , uma empresa de procução de energia limpa , que usa como fonte energia renovável pra sua produção , a energia geotermal, produz 725 MW , e supri 750 mil casas na california , sendo assim 25% da energia gerada pelo estado , capaz de supri uma cidade do tamanho de São Francisco.

Page 14: Energia geotérmica

The Geysers CaliforniaFotos

Page 15: Energia geotérmica

The Geysers California

Fotos

Page 16: Energia geotérmica

The Geysers CaliforniaFotos

Page 17: Energia geotérmica

The Geysers CaliforniaFotos

Page 18: Energia geotérmica

The Geysers CaliforniaFotos

Page 19: Energia geotérmica

*Vídeo - clique no vídeo abaixo para assistir

*Vídeo - clique para o vídeo entrar

Page 20: Energia geotérmica

Geotérmia no Brasil

• Será que temos fontes geotérmicas no brasil , podendo utilizar uma energia renovável , que pode vir a representar 25% a 30 % da energia produzida pelo país , eu não encontrei dados , mas irei pesquisar e no próximo slide poderei explicar as possibilidades.

Page 21: Energia geotérmica

Estudos Retirados do:

• Wikipédia• Fotos do google imagens

Felipe Gabriel Soares Santana

Estudante de Gestão Ambiental