enem – novembro/2010 capítulo iii l i n g u a g5... · enem – novembro/2010 l i n g u a g e n...

1

Click here to load reader

Upload: lycong

Post on 11-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ENEM – NOVEMBRO/2010 Capítulo III L I N G U A G5... · ENEM – NOVEMBRO/2010 L I N G U A G E N S C ... Gabarito: A A questão parte de um fragmento específico da obra de Machado

ENEM – NOVEMBRO/2010LINGUAGENS

CÓDIGOS

E

SUAS

TECNOLOGIAS

Capítulo III

Um criado trouxe o café. Rubião pegou na xí-cara e, enquanto lhe deitava açúcar, iadisfarçadamente mirando a bandeja, que erade prata lavrada. Prata, ouro, eram os metaisque amava de coração; não gostava de bron-ze, mas o amigo Palha disse-lhe que era maté-ria de preço, e assim se explica este par defiguras que aqui está na sala: um Mefistófelese um Fausto. Tivesse, porém, de escolher, es-colheria a bandeja, – primor de argentaria, exe-cução fina e acabada. O criado esperava tesoe sério. Era espanhol; e não foi sem resistên-cia que Rubião o aceitou das mãos deCristiano; por mais que lhe dissesse que esta-va acostumado aos seus crioulos de Minas, enão queria Iinguas estrangeiras em casa, oamigo Palha insistiu, demonstrando-lhe a ne-cessidade de ler criados brancos. Rubião ce-deu com pena. O seu bom pajem, que ele que-ria pôr na sala, como um pedaço da província,nem o pôde deixar na cozinha, onde reinavaum francês, Jean; foi degradado a outros ser-viços.

ASSIS, M. QUINCAS BARBA. IN: OBRA COMPLETA. V1. RIO DE JANEIRO:NOVA AGUILAR, 1993 (FRAGMENTO).

Quincas Borba situa-se entre as obras-primasdo autor e da literatura brasileira. No fragmen-to apresentado, a peculiaridade do texto quegarante a universalização de sua abordagemreside

A) no conflito entre o passado pobre e o pre-sente rico, que simboliza o triunfo da apa-rência sobre a essência.

B) no sentimento de nostalgia do passado de-vido à substituição da mão de obra escra-va pela dos imigrantes.

C) na referência a Fausto e Mefistófeles, querepresentam o desejo de eternização deRubião.

D) na admiração dos metais por parte deRubião, que metaforicamente representama durabilidade dos bens produzidos pelotrabalho.

E) na resistência de Rubião aos criados es-trangeiros, que reproduz o sentimento dexenofobia.

RESOLUÇÃO:

Gabarito: A

A questão parte de um fragmento específicoda obra de Machado de Assis para assinalar otema universal que está sendo abordado nele.Rubião, o personagem, reflete sobre sua novasituação econômica, entusiasmado com cer-tos sinais de sua ascensão social, entre eles,uma bandeja de prata. A melhor alternativa éA, que traz um tema tipicamente machadiano:o triunfo da aparência sobre a essência.