enem fís comentada 2010

38
ENEM 2010 Física – corrigido e comentado http://fisicanoenem.blogspot.com/

Upload: lucas-nunes

Post on 13-Aug-2015

62 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ENEM Fís comentada 2010

ENEM2010 Física – corrigido e comentado

http://fisicanoenem.blogspot.com/

Page 2: ENEM Fís comentada 2010

ENEM 2010 – corrigido e comentado Professor Rodrigo Penna

Professor Rodrigo Penna

Confira as habilidades e competências na matriz do Novo Enem:

- http://www.fisicanovestibular.com.br/noticias/matriz_novoenem.pdf .

O grau de importância do ENEM aumenta na mesma proporção em que é adotado

pelas Universidades Federais, IFs e outras instituições como substituição ao famigerado

vestibular. Veja mapa de adesão:

- http://vestibular.brasilescola.com/enem/lista-adesao-enem.htm .

Aproveite e conheça a rede Federal de ensino, público, gratuito e de qualidade, que

só faz crescer desde o governo Lula: http://redefederal.mec.gov.br/index.php .

Caso você queira estudar mais, o que sempre recomendo, produzi mais material

sobre o assunto. Os links estão abaixo.

Correção da prova do ENEM de 2009:

- http://www.slideshare.net/capitao_rodrigo/eenem-2009-fsica-corrigido-e-comentado ;

Correção da prova do ENEM vazada em 2009:

- http://www.fisicanovestibular.com.br/provascorrigidas/apost_enem_2009_vazado.pdf .

Correção do simulado Novo ENEM disponibilizado pelo MEC:

- http://www.fisicanovestibular.com.br/provascorrigidas/sim_nov_enem_mec_jun-09.pdf .

Comentários sobre a Matriz relacionada à Física no Novo ENEM:

- http://www.fisicanovestibular.com.br/noticias/novo_enem_fisica.pdf .http://fisicanoenem.blogspot.com/ 2

Page 3: ENEM Fís comentada 2010

ENEM 2010 – corrigido e comentado Professor Rodrigo PennaTodo o velho ENEM relacionado à Física, corrigido e comentado desde seu

lançamento, em 1998:

- http://www.fisicanovestibular.com.br/provascorrigidas/apost_enem.pdf .

http://fisicanoenem.blogspot.com/ 3

Page 4: ENEM Fís comentada 2010

PROVA UTILIZADA NA CORREÇÃO – VERSÃO AMARELA

1. QUESTÃO 46

CORREÇÃO

Habilidade: H3 – Confrontar interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas. Nível: Fácil.

Creio que alguns alunos não acharão tão fácil quanto o nível que eu estimei! O importante e levar em conta os conceitos de uso comum para Calor e Temperatura citados no texto da questão. E se ater ao enunciado: “limitação dos conceitos corriqueiros”. Comentando primeiro as opções erradas.b) Quando a mãe mede a temperatura da água com a mão, pode ser interpretado dentro dos conceitos corriqueiros: ‘mais temperatura, mais calor’. Não é esta.c) Ao ligar a chama, mais calor implica em mais temperatura, dentro dos conceitos do senso comum.d) Ao passar para outra caneca, a água perde calor e consequentemente, temperatura.e) Se a temperatura do forno é maior, ele fornece calor à vasilha e sua temperatura então aumenta.

http://fisicanoenem.blogspot.com/

Page 5: ENEM Fís comentada 2010

ENEM 2010 – corrigido e comentado Professor Rodrigo Penna

a) Quando a água está fervendo, no fogão, por exemplo, com a chama acesa, está recebendo calor. Como o conceito comum diz que a ‘temperatura mede a quantidade de calor’, esta deveria, segundo essa visão, necessariamente aumentar. E não é o que ocorre. Sabemos, do ponto de vista científico, que, neste caso, o calor está sendo utilizado para promover a mudança de fase. Mas, pelo conceito dado, este fato simples mostra uma limitação, não explicável.

OPÇÃO: A.

2. QUESTÃO 47

CORREÇÃO

http://fisicanoenem.blogspot.com/ 5

Page 6: ENEM Fís comentada 2010

ENEM 2010 – corrigido e comentado Professor Rodrigo PennaHabilidade: H5 – Dimensionar circuitos ou dispositivos elétricos de uso cotidiano.Nível: Médio.

Apesar de fusíveis serem realmente comuns, não só nos automóveis, o aluno precisará de conhecimentos básicos de Eletricidade, como fórmulas, nesta questão. Aliás, é justamente isto o que propõe esta habilidade!

Primeiramente, da relação tradicional da Potência Elétrica, determinamos a Corrente que circula por um farol:

.

Sabendo então a corrente, precisamos conhecer o mínimo das características do Circuito em Paralelo. Veja a ligação mostrada abaixo.

O fusível, como o nome indica, é feito para se fundir, ou seja, derreter, se a corrente elétrica superar determinado valor, protegendo o circuito. Ao ligar os dois faróis em paralelo, uma típica gambiarra bem no estilo brasileiro, a corrente que passa pelo fusível passa a ser a soma da dos faróis: i 1 + i 2. Assim, ele precisa suportar, no mínimo, algo em torno de 3 A.

O que nos leva, pela tabela fornecida, ao fusível laranja, de 5 A. O amarelo, de 2,5 , não suportaria.

OPÇÃO: C.

3. QUESTÃO 48

http://fisicanoenem.blogspot.com/

Farol1

FusívelFarol

2

i 2i 1

i 1 + i 2

6

Page 7: ENEM Fís comentada 2010

ENEM 2010 – corrigido e comentado Professor Rodrigo Penna

CORREÇÃO

Habilidade: H1 – Reconhecer características ou propriedades de fenômenos ondulatórios ou oscilatórios, relacionando-os a seus usos em diferentes contextos.Nível: Fácil.

Bons alunos podem ter confundido esta questão por conhecerem outro fenômeno ondulatório que ajuda a propagação de ondas de rádio: a difração. Há inclusive questões de vestibular sobre o tema. Mas, o texto é bem claro, ao falar da ionosfera, uma das conhecidas camadas da atmosfera terrestre.

Polarização ou Interferência nada têm a ver com a questão. Mas, se relacionam às ondas, sim. Quanto à Refração, significaria a onda passando pela ionosfera, mudando de meio e sofrendo um desvio, provavelmente. Também já vi questões parecidas, como a questão 17.

A contribuição desta camada na referida transmissão de onda de rádio é ilustrada abaixo.

http://fisicanoenem.blogspot.com/ 7

Page 8: ENEM Fís comentada 2010

ENEM 2010 – corrigido e comentado Professor Rodrigo Penna

Fonte: Wikipedia.

Como se vê, a onda bate e volta, Reflete, como inferimos do texto e quando sabemos o que é esta camada, a ionosfera, citada.

OPÇÃO: A.

4. QUESTÃO 52

http://fisicanoenem.blogspot.com/ 8

Page 9: ENEM Fís comentada 2010

ENEM 2010 – corrigido e comentado Professor Rodrigo Penna

CORREÇÃO

Habilidade: H7 – Selecionar testes de controle, parâmetros ou critérios para a comparação de materiais e produtos, tendo em vista a defesa do consumidor, a saúde do trabalhador ou a qualidade de vida.Nível: Médio.

Quando comparamos fornos, devemos ter em mente a finalidade para a qual são fabricados: eles são feitos para esquentar. Já a eficiência, o parâmetro que a questão explora, tem como uma das definições no dicionário Houaiss: virtude ou característica de (uma pessoa, um maquinismo, uma técnica, um empreendimento etc.) conseguir o melhor rendimento com o mínimo de erros e/ou de dispêndio de energia, tempo, dinheiro ou meios.

Pensando num forno, o mais eficiente é aquele que transfere ao alimento a maior quantidade de energia no menor tempo possível. Ou, em outras palavras, que esquenta muito, e rápido! Pensando na Física, o mais eficiente é aquele que transfere ao alimento a maior Potência:

. Ou, como costumo dizer, a Potência é a taxa de energia, no caso, transferida.

Observando as opções, ceder menos energia ou gastar mais tempo, para um forno, não é nenhuma vantagem. E, simplesmente citar como em ‘A’ que cedeu mais energia, porém sem dizer o tempo, não significa nada! Pode ter demorado um dia inteiro ligado!

http://fisicanoenem.blogspot.com/ 9

Page 10: ENEM Fís comentada 2010

ENEM 2010 – corrigido e comentado Professor Rodrigo PennaOPÇÃO: C.

5. QUESTÃO 53

CORREÇÃO

http://fisicanoenem.blogspot.com/ 10

Page 11: ENEM Fís comentada 2010

ENEM 2010 – corrigido e comentado Professor Rodrigo PennaHabilidade: H22 – Compreender fenômenos decorrentes da interação entre a radiação e a matéria em suas manifestações em processos naturais ou tecnológicos, ou em suas implicações biológicas, sociais, econômicas ou ambientais.Nível: Difícil.

Questão muito interessante, e absolutamente inédita, feita a partir de uma reportagem científica. Como se percebe do enunciado, ‘pode ter sido’, é preciso levantar uma hipótese plausível para o fenômeno. Vamos comentar cada opção.A – O texto já diz que o planeta é gasoso. Portanto, não faz sentido relacionar o sumiço da faixa à ‘temperatura da superfície’! Qual superfície, se é gás?B – A forma não altera a cor. Pense em massinha de modelar, de criança. Se for vermelha, pode brincar e moldar à vontade: continua vermelha.C – O campo gravitacional depende da massa e do raio do planeta. Como o texto não se refere a perdas ou ganhos de massa, e a própria foto dá a entender o mesmo tamanho, não é o caso.

D – Achei que fosse esta, e continuo achando, mas errei a questão pelo gabarito! Quando se altera a composição química, costuma-se alterar a cor. Afinal, a cor de um corpo depende da luz (cores) que ele absorve e a da que ele reflete. O que é distinto para cada substância química. Exemplo: água, transparente; gasolina, amarela. Vendo as fotos, tive a nítida impressão de que a rotação do planeta funciona como uma espécie de centrífuga, separando os produtos distintos e causando as faixas. À esquerda, vislumbrei até uma espécie de redemoinho. Algum fenômeno, que a reportagem não cita, pode ter alterado a proporção dos gases, logo, a mistura química, e alterado as cores. Lembro, também, que a centrifugação funciona relacionada, sim, à densidade. Mas, a cor é alterada exclusivamente pela alteração química, no caso. Algumas questões de vestibular já exploraram este aspecto.

E – Foi o gabarito. Lendo o texto, que fala no movimento das nuvens, percebe-se a clara relação entre mudanças de densidade nestes movimentos. Porém, quando imagino só a densidade mudando a cor de nuvens... Veja nas fotos abaixo nuvens de diferentes densidades: comuns e pesadas, de chuva grossa. Parecem que umas são brancas e outras, cinzas, quase negras...

http://fisicanoenem.blogspot.com/ 11

Page 12: ENEM Fís comentada 2010

ENEM 2010 – corrigido e comentado Professor Rodrigo Penna

Wikipédia.

Mas, veja um furacão, que para quem olha de baixo traz nuvens negras, de cima: estão lá, branquinhas, também! Densidades diferentes, das nuvens inofensivas e de tempestade, e cores iguais! Afinal, ambas são de água, a mesma substância química!

Sal grosso de churrasco ou sal de cozinha, refinado, não têm a mesma densidade, e são ambos brancos! Também...

Em Júpiter, vemos as nuvens olhando por cima... Sem dúvida, uma alteração química pode e costuma ser acompanhada de uma alteração de densidade. E a cor costuma se alterar.

Parece-me que a densidade casa mais com o movimento das camadas de nuvens, que o texto da questão traz. Porém, ainda não me convenci... Ainda acho que só uma alteração na composição química, mesmo que acompanhada também de mudança na densidade, poderia determinar o sumiço da faixa.

Errando e polemizando, gostei da questão!

OPÇÃO: E.

http://fisicanoenem.blogspot.com/ 12

Page 13: ENEM Fís comentada 2010

ENEM 2010 – corrigido e comentado Professor Rodrigo Penna6. QUESTÃO 57

CORREÇÃO

Habilidade: H10 – Analisar perturbações ambientais, identificando fontes, transporte e(ou) destino dos poluentes ou prevendo efeitos em sistemas naturais, produtivos ou sociais.Nível: Fácil.

A questão comenta o problema da poluição nas grandes cidades, relacionando-as ao Efeito Estufa, já bem explorado no Enem. E as chamadas ilhas de calor, já tratadas também. A consequência clara, do enunciado, é um aumento de temperatura.

Seja por qual tecnologia for, o controle desta temperatura é feito com gasto de energia pelo homem. No caso, a finalidade é abaixá-la. É o famoso ar condicionado, nos carros, nas lojas, nos bancos, nos escritórios.

Assim, a meu ver, ficou bem tranqüilo, na questão, dizer que a energia elétrica consumida devido à atuação dos dois fenômenos deve aumentar, afinal será necessária mais refrigeração por causa, justamente, do maior aquecimento que eles provocam.

http://fisicanoenem.blogspot.com/ 13

Page 14: ENEM Fís comentada 2010

ENEM 2010 – corrigido e comentado Professor Rodrigo PennaEm geral, as questões do Enem exigem análise mais cuidadosa, e não dá para fazê-las por

exclusão, isto é, se não são estas, a resposta é esta outra. Porém, neste item em particular, sabendo que o consumo de energia elétrica aumenta, sobram só duas opções e fica fácil escolher a correta.

Assistir ou ler jornais ajudaria, mesmo que não se conhecesse nenhum dos dois fenômenos. A TV, por exemplo, tem muitas reportagens manjadas e repetidas, todo santo ano! Uma delas mostra justamente, todo verão, o aumento das vendas de ar condicionado e do consumo de eletricidade em cidades muito quentes... Sempre...

OPÇÃO: D.

7. QUESTÃO 58

http://fisicanoenem.blogspot.com/ 14

Page 15: ENEM Fís comentada 2010

ENEM 2010 – corrigido e comentado Professor Rodrigo PennaCORREÇÃO

Habilidade: H21 – Utilizar leis físicas e (ou) químicas para interpretar processos naturais ou tecnológicos inseridos no contexto da termodinâmica e(ou) do eletromagnetismo.Nível: Médio.

Questão absolutamente não inédita. Já fiz comentário a respeito no meu blog: http://quantizado.blogspot.com/2010/11/questoes-nada-ineditas-no-enem.html . Para não ir muito longe, posto que já foi cobrada há décadas, também, fiquemos com este exemplo da UFMG, que envolve somente o gás (ar) na seringa e o abaixamento de pressão correspondente. Note o índice de acertos de 41%, em vermelho.

http://www.fisicanovestibular.com.br/apostilas/ufmg_1a_97_a_10.pdf .

No livro Curso de Física, vol. 2, Beatriz Alvarenga e Antônio Máximo, pág. 197, 5ª edição, a experiência da questão é descrita. Assim, como estudei neste livro, conheço a questão desde que cursava o Ensino Médio. O que torna furado o ineditismo proposto pelo Enem.

Comentando a solução, ao puxar o êmbolo para trás, o ar no interior da seringa ganha mais espaço, aumentando de volume. Isto faz com que a pressão dentro da seringa abaixe. Antes de passar pela escola, ou o chamado senso comum, em geral só associa as mudanças de estado físico às trocas de calor que envolvem variações na temperatura. Porém, elas estão relacionadas não só à temperatura, mas também à pressão. É o que mostra o conhecido Diagrama de Fases. O da água está abaixo.

Destaquei, no diagrama, dois pontos para mostrar que, quando a pressão diminui, o ponto de ebulição da água também diminui.

Nunca é demais recordar uma explicação simplista dos estados físicos, relacionando-os ao grau de organização das partículas. No estado gasoso, as partículas estão mais desorganizadas do que no estado líquido. Assim, com menor pressão, fica mais fácil elas se desorganizarem, espalhando-se mais. Ilustrei os estados em outra questão que está aqui, em algum lugar:

http://www.fisicanovestibular.xpg.com.br/questoes.html .

http://fisicanoenem.blogspot.com/ 15

Page 16: ENEM Fís comentada 2010

ENEM 2010 – corrigido e comentado Professor Rodrigo Penna

http://www.quimicasemsegredos.com/Propriedades-Coligativas.php

Resumindo: como a pressão dentro da seringa diminui, o ponto de ebulição da água diminui. Assim, apesar de já ter se esfriado um pouco, ela volta a ferver.

OPÇÃO: D.

8. QUESTÃO 60

http://fisicanoenem.blogspot.com/

t < 100 ºC

16

Page 17: ENEM Fís comentada 2010

ENEM 2010 – corrigido e comentado Professor Rodrigo Penna

CORREÇÃO

Habilidade: H23 – Avaliar possibilidades de geração, uso ou transformação de energia em ambientes específicos, considerando implicações éticas, ambientais, sociais e/ou econômicas.Nível: Fácil.

Questão recorrente, pois a chamada Energia Geotérmica já constou no Enem, mesmo não sendo comum no Brasil. No caso, é pior, pois a questão chegou a ser repetida: http://quantizado.blogspot.com/2009/10/questao-repetida-no-enem-vazado.html , em 2008 e 2009. Leia a postagem e siga os links, com referências sobre este assunto. Copiei o item anterior aí do lado direito, para ilustrar. Aproveite, leia e faça esta outra, também...

Ainda que as discussões sobre Energia sejam muito importantes, realmente, a ponto de estarem presentes em várias habilidades da Matriz, neste caso achei um certo exagero! Cobrar por três anos seguidos o mesmíssimo tema não tem cabimento! Para todos os alunos que se preparam estudando as questões das provas anteriores, ficou fácil demais da conta!

A palavra “magma” está na figura! Mesmo sem ter visto a questão antes, a facilidade continua! Magma quente libera calor, que serve para esquentar água e o vapor mover uma turbina termelétrica (outro assunto já bastante explorado)...

http://fisicanoenem.blogspot.com/ 17

Page 18: ENEM Fís comentada 2010

ENEM 2010 – corrigido e comentado Professor Rodrigo PennaOPÇÃO: A.

9. QUESTÃO 65

http://fisicanoenem.blogspot.com/ 18

Page 19: ENEM Fís comentada 2010

ENEM 2010 – corrigido e comentado Professor Rodrigo Penna

CORREÇÃO

http://fisicanoenem.blogspot.com/ 19

Page 20: ENEM Fís comentada 2010

ENEM 2010 – corrigido e comentado Professor Rodrigo PennaHabilidade: H8 – Identificar etapas em processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem de recursos naturais, energéticos ou matérias-primas, considerando processos biológicos, químicos ou físicos neles envolvidos.Nível: Fácil.

Diferente da questão anterior, que trouxe tema recorrente, esta conversão de energia ainda não tinha sido mostrada na prova. Analisando a figura, vemos que entram H2 e O2 e saem O2 e H2O. São substâncias conhecidas demais, básicas demais na Química: Hidrogênio, Oxigênio e Água! Saem água e oxigênio, este fundamental na respiração! Observe que não saem poluentes, pelo contrário!

Na parte de cima da figura, destaca-se uma corrente elétrica:

Usa-se energia acumulada nas moléculas de H2 e O2 para gerar eletricidade.

Notar que a letra C contradiz o enunciado, pois os combustíveis fósseis (petróleo, carvão, gás) causam prejuízos ao meio ambiente e são os responsáveis pelo chamado Efeito Estufa.

Energia acumulada em moléculas, como mostrado, é chamada Química, e não Potencial, como a letra E se refere. Mesmo sem conhecer o conceito de célula de hidrogênio, texto e figura permitem a fácil compreensão da questão. Associado a conhecimentos, bagagem, anterior do aluno.

Aprenda mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9lula_combust%C3%ADvel .

OPÇÃO: A.

10. QUESTÃO 70

http://fisicanoenem.blogspot.com/ 20

Page 21: ENEM Fís comentada 2010

ENEM 2010 – corrigido e comentado Professor Rodrigo Penna

CORREÇÃO

Habilidade: H6 – Relacionar informações para compreender manuais de instalação ou utilização de aparelhos, ou sistemas tecnológicos de uso comum.

Nível: Médio.

Esta é uma das habilidades mais fáceis de se identificar nas provas: vem algum pedaço do manual de um aparelho qualquer! E, como em toda questão que trás muitas informações, nesta também algumas não precisarão ser usadas: a questão é focada na Potência Elétrica. Assim, não é relevante saber, por exemplo, a bitola dos fios tampouco a corrente do disjuntor.

Poderíamos resolver usando as principais fórmulas dos Circuitos Elétricos: V = R.i e P =V.i. Elas reúnem as informações do manual: Voltagem, Resistência, Corrente e Potência. Mas, abreviando, podemos usar a proporcionalidade, que tenho procurado frisar tanto em sala!

Reunindo as duas fórmulas, outra que trata diretamente da questão é:

. Ao se ligar uma torneira elétrica na voltagem incorreta, no caso, feita para 220 V e conectada em 127 V, a resistência elétrica da torneira permanece constante. Afinal, semelhante aos chuveiros, ela é o mesmo pedaço de fio enrolado em espiral, parecendo as dos chuveiros, veja aí ao lado. Assim, a Potência fica proporcional ao quadrado da

Voltagem: . Usando os números para estabelecer o valor correto, então, já que voltagem abaixa

para 127 em relação a 220, e a máxima potência era de 5.500 W:

http://fisicanoenem.blogspot.com/ 21

Page 22: ENEM Fís comentada 2010

ENEM 2010 – corrigido e comentado Professor Rodrigo PennaTenho notado uma enorme deficiência dos alunos em relação ao trato matemático da

proporcionalidade, e procurado corrigi-la ao longo do trabalho no Ensino Médio. Espero conseguir colher bons frutos com meus alunos. Mas, acho que a maioria vai preferir aplicar as duas primeiras fórmulas! Calcular a Resistência e partir para o cálculo da nova Potência em 127 V. Tente assim, se quiser.

Com esta clareza, marcaria a letra A logo no início dos cálculos: . Tendo noção

de valores, por aí já dava para ver que seria mais ou menos um terço, de 5.500 daria cerca de 1.800... Não há outros valores próximos, mas erros comuns poderiam levar às outras opções.

OPÇÃO: A.

11. QUESTÃO 72

http://fisicanoenem.blogspot.com/ 22

Page 23: ENEM Fís comentada 2010

ENEM 2010 – corrigido e comentado Professor Rodrigo Penna

CORREÇÃO

Habilidade: H17 – Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.

Nível: Médio.

Já vi outras questões que trazem os dados do “relógio” de energia. As virtudes dela, em especial, são trazer a comparação da leitura anterior com a atual bem como mostrar que os ponteiros giram em sentidos contrários, o que precisa ser observado. Veja outra do Cefet-MG/2004.

http://fisicanoenem.blogspot.com/ 23

Page 24: ENEM Fís comentada 2010

ENEM 2010 – corrigido e comentado Professor Rodrigo PennaO consumo de energia elétrica residencial mensal, expresso em kWh (quilowatt-hora), é registrado por um medidor, composto de cinco relógios numerados de zero a nove e dotados de um ponteiro, cuja rotação é o da numeração crescente. O primeiro relógio, à esquerda, marca dezenas de milhar; o segundo, milhar; o terceiro centenas; o quarto, dezenas e o último, unidades. As figuras 1 e 2 representam, respectivamente, as leituras anterior e atual de duas contas de energia elétrica, de um mesmo medidor residencial, em dois meses consecutivos, e num período de trinta dias.Considerando que a tarifa da distribuidora é de R$ 0,44 o kWh, o custo da conta de energia elétrica dessa residência, no período de trinta dias, em reais, éa) 231,56.b) 131,56.c) 126,06.d) 106,56.

Convenhamos: idêntica, ou não? Só mudou os números!

Fazendo a leitura, por dígito. Vou copiar a figura aqui. E seguir a regra do enunciado: para ponteiro entre dois números, vale o menor.

Devemos também atentar que o valor gasto é a diferença entre a leitura atual e a anterior! Claro! Por exemplo, se um relógio marcar 3h e antes marcava 2h, o intervalo de tempo seria de 1 hora...

1 º dígito à esquerda: atual 2 – antes 2 = 02 º dígito: atual 7 – antes 5 = 23 º dígito: atual 8 – antes 6 = 24 º dígito: atual 3 – antes 3 = 0

Leitura total: 0220 = 220 kWh.

Sabendo o preço: 220x0,20 = R$44,00.

Conhecer a conta de energia ajudaria! Pena que vários alunos sequer olharam para ela anteriormente!

OPÇÃO: E.

12. QUESTÃO 75

http://fisicanoenem.blogspot.com/ 24

Page 25: ENEM Fís comentada 2010

ENEM 2010 – corrigido e comentado Professor Rodrigo Penna

CORREÇÃO

Habilidade: H18 – Relacionar propriedades físicas, químicas ou biológicas de produtos, sistemas ou procedimentos tecnológicos às finalidades a que se destinam.

Nível: Médio.

Fiquei em dúvida na escolha da habilidade, pois a caixinha é um produto feito para guardar coisas. E, dependendo do material de que é feita, apresenta diferentes propriedades físicas. Mas, vamos corrigir...

Não gostei muito desta questão, pois nesta prova me parece a primeira que considero meio decoreba. Envolve um fenômeno específico, a Blindagem Eletrostática, já muito explorada nos vestibulares. Na UFMG, então, nem se fala! Veja questão aberta de 2010, página 10.

Sem entrar em pormenores, uma cobertura metálica pode impedir a propagação de ondas eletromagnéticas, como acontece com a perda de sinal no celular quando estamos em alguns elevadores, por exemplo. Creio que nem todos os estudantes conhecem o fenômeno, mas, mesmo assim, quem o conhece bem não teve dificuldade alguma!

http://fisicanoenem.blogspot.com/ 25

Page 26: ENEM Fís comentada 2010

ENEM 2010 – corrigido e comentado Professor Rodrigo Penna

Achei esta bela foto, mostrando a blindagem, no site do Brasil Escola: note como o homem se encontra protegido dos poderosos raios dentro da malha metálica!

Agora, fica fácil argumentar que a caixa metálica impediu que o celular da menina recebesse ligações. Uma caixa de madeira não provocaria o mesmo efeito, pois esta é material isolante.

OPÇÃO: B.

13. QUESTÃO 80

http://fisicanoenem.blogspot.com/ 26

Page 27: ENEM Fís comentada 2010

ENEM 2010 – corrigido e comentado Professor Rodrigo Penna

CORREÇÃO

Habilidade: H1 – Reconhecer características ou propriedades de fenômenos ondulatórios ou oscilatórios, relacionando-os a seus usos em diferentes contextos.

Nível: Difícil.

Sendo a luz uma onda, tudo o que se estuda na Óptica no Ensino Médio também está enquadrado no estudo das Ondas. Como parece ser este o caso. A Refração ocorre quando a luz muda de material e velocidade, como nesta questão. Fenômeno que explica, entre outras coisas, o funcionamento das fibras óticas ou porque vemos uma piscina mais rasa do que ela é de verdade, como nesta figura aí que tirei do link da Wikipedia.

http://fisicanoenem.blogspot.com/ 27

Page 28: ENEM Fís comentada 2010

ENEM 2010 – corrigido e comentado Professor Rodrigo Penna

Antes de responder, vou interpretar cada opção. Confira acima.Em A, temos a luz batendo e voltando: Reflexão.Em B, parece não acontecer nada: a luz passa direto como se não houvesse outro material. Não

seria o caso.Em E, teríamos uma Absorção: não passa nada!

Uma refração comum está representada em C: a luz entra num material, como vidro, freia e diminui o ângulo de incidência, o formado com a reta Normal (tracejada).

A Refração obedece à Lei de Snell: . Como o

índice de refração é definido como uma proporção, entre a velocidade da luz no

vácuo e a velocidade da luz no material, , podemos

interpretar a lei assim: a velocidade é maior onde o ângulo da luz com a normal é maior, e vice-versa.

A questão fala em um material diferente, com índice negativo. Colocando um sinal na Lei de

Snell, só para ver: . Nunca daria certo, pois o sinal de igualdade exigiria os

dois lados da equação positivos. Assim, o jeito seria a luz desvirar-se para o outro lado da normal,

um ângulo negativo: . Menos com menos dá mais... O que nos leva à

resposta, letra D. Vendo a questão, achei curioso ser a única opção que não trouxe a normal... Acabou destoando, neste aspecto... Mas, passou pelos pré testes: não deve ter sido atrativa por isto.

OPÇÃO: D.

14. QUESTÃO 83

http://fisicanoenem.blogspot.com/ 28

Page 29: ENEM Fís comentada 2010

ENEM 2010 – corrigido e comentado Professor Rodrigo Penna

CORREÇÃO

Habilidade: H20 – Caracterizar causas ou efeitos dos movimentos de partículas, substâncias, objetos ou corpos celestes.

Nível: Difícil.

Considerei difícil pela interpretação de textos, cujas pesquisas sempre mostram baixo desempenho. Quanto à questão, em sim, é necessário conhecer o conceito de Empuxo. Este é uma força exercida pelos fluidos (líquidos, gases), para cima, proporcional ao volume do corpo. Pela tradicional fórmula:

E = dfluid . Vfluido desloc . g, inclusive dfluid . Vfluido desloc = mfluid .

http://fisicanoenem.blogspot.com/

EMPUXO

PESO

EMPUXO

PESOPESO

Operários Operários

29

Page 30: ENEM Fís comentada 2010

ENEM 2010 – corrigido e comentado Professor Rodrigo PennaComo o navio acima, ao encher a piscina de água, a estátua passará a contar com a força

Empuxo, para cima.

Espero que o desenho ajude a entender... Na água, com o Empuxo, os operários podem fazer uma Força igual à anterior para erguer a estátua, que continua com o mesmo Peso. É isto!

OPÇÃO: E.

15. QUESTÃO 87

http://fisicanoenem.blogspot.com/ 30

Page 31: ENEM Fís comentada 2010

ENEM 2010 – corrigido e comentado Professor Rodrigo Penna

CORREÇÃO

Habilidade: H23 – Avaliar possibilidades de geração, uso ou transformação de energia em ambientes específicos, considerando implicações éticas, ambientais, sociais e/ou econômicas.

Nível: Médio.

Ao lado, uma ilustração do Google Maps, para entender melhor as opções de geração de energia. Com pequena extensão territorial, uma hidrelétrica não é aconselhável, pois a represa toma terras importantes devido ao alagamento que provoca. Vales, cercados por montanhas, não parecem adequados a usinas eólicas, pois as montanhas barram os ventos. Uma nuclear exigiria enorme investimento apenas para atender uma pequena comunidade, o que não faria sentido algum. E termelétricas emitem gases poluentes, causando em geral grandes impactos. Portanto, dadas as circunstâncias da questão, a melhor a se escolher, de acordo com o enunciado, incidência solar alta, seria uma central fotovoltaica, movida a energia solar!

http://fisicanoenem.blogspot.com/ 31