enem - competencia leitora agricola

15
18/06/2022 1

Upload: neusa-moro

Post on 10-Feb-2016

223 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Bom material para estudo...

TRANSCRIPT

Page 1: Enem - Competencia Leitora Agricola

22/04/2023 1

Page 2: Enem - Competencia Leitora Agricola

LEITURA E INTERPRETAÇÃO

22/04/2023 2

Competências e habilidades avaliadas pelo ENEM – leitura e

interpretação – questões analisadas.

Page 3: Enem - Competencia Leitora Agricola

Nas questões de interpretação de texto dos diferentes tipos de exame - como Enem, vestibulares, entre outros -, o que se deseja avaliar é se o candidato desenvolveu a competência leitora necessária [...].

(Construir as competências desde a escala. Porto Alegre: Artmed, 1999. p. 7.)

22/04/2023 3

Page 4: Enem - Competencia Leitora Agricola

22/04/20234

AS PROVAS DO ENEM NÃO TÊM EM VISTA AVALIAR SE O ALUNO É CAPAZ OU NÃO DE

MEMORIZAR INFORMAÇÕES.

• O objetivo principal é avaliar se o estudante interpreta dados, pensa, toma decisões adequadas e aplica conhecimento em situações concretas. E, também se tem na vida social, uma postura ética, cidadã, vida saudável...

Page 5: Enem - Competencia Leitora Agricola

22/04/20235

QUALIDADE DE VIDA - ATIVIDADE FÍSICA

Evidências mostram que pessoas que não praticam Atividades Físicas definitivamente não estão ajudando sua saúde e, provavelmente, a estão prejudicando. Quanto mais examinamos os riscos para a saúde associados à falta de atividade física, mais convencidos ficamos que as pessoas que não praticam atividade física devem começar a se exercitar.

Page 6: Enem - Competencia Leitora Agricola

22/04/20236

No Brasil, o sedentarismo é um problema que vem assumindo grande importância. As pesquisas mostram que a população atual gasta bem menos calorias por dia, do que gastava há 100 anos, o que explica porque o sedentarismo afetaria aproximadamente 70% da população brasileira, mais do que a obesidade, a hipertensão, o tabagismo, o diabetes e o colesterol alto.

Sedentarismo atinge 45,9% dos brasileiros, diz pesquisaEstudo do Ministério do Esporte apontou ainda que o problema é mais comum entre as mulheres: 50,4% delas não praticam atividades físicas.

http://epoca.globo.com/

REDAÇÃO ÉPOCA22/06/2015 - 15h17 - Atualizado

22/06/2015 15h29

Page 7: Enem - Competencia Leitora Agricola

22/04/20237

O estilo de vida atual pode ser responsabilizado por 54% do risco de morte por infarto e por 50% do risco de morte por derrame cerebral, as principais causas de morte em nosso país. Assim, vemos como a atividade física é assunto de saúde pública.

Quando se divide por faixa etária, o sedentarismo atinge 32,7% dos jovens de 15 a 19 anos. O índice só cresce conforme a idade, chegando a 46,4% de 35 a 44 anos e a 64,4% entre os brasileiros de 65 a 74.O estudo ainda comparou a porcentagem de sedentários no Brasil com a de outros países no mundo. Enquanto a taxa chega a 45,9% entre os brasileiros, na Argentina atinge 68,3%; nos Estados Unidos, 40,5%; na Espanha, 35%; em Portugal, 53%; e na Índia, apenas 15,6% da população não pratica atividades físicas.

Page 8: Enem - Competencia Leitora Agricola

22/04/20238

QUALIDADE DE VIDA - ATIVIDADE FÍSICA

Atividade física regular pode melhorar sua saúde e reduzir os riscos de morte prematura das seguintes formas:- Reduz o risco de desenvolver doença cardíaca coronária;- Diminui tanto o colesterol total quanto os triglicerídeos; - Diminui o risco de desenvolver diabetes tipo 2; - Melhora a movimentação dos idosos;- Melhora da força e tônus muscular, flexibilidade, fortalecimento dos ossos e articulações;- As pessoas ativas têm vida mais intensa, apresentam mais vigor, resistem mais as doenças e permanecem em forma.

Page 9: Enem - Competencia Leitora Agricola

22/04/20239

QUALIDADE DE VIDA - ATIVIDADE FÍSICA

- São mais autoconfiantes, menos deprimidas e estressadas;

- Uma pessoa ativa, tem tendência a ter o seu peso dentro da faixa normal e mantê-lo com mais facilidade e por mais tempo do que a sedentária;

- O ativo apresenta pressão arterial e frequência cardíaca mais baixa do que o sedentário tanto em repouso quanto em atividade, desta forma, o ativo suporta por mais tempo o exercício enquanto o sedentário tem certas limitações cardiovasculares;

- A pessoa ativa tem maior VO2 (volume de oxigênio pulmonar) e suporta atividades de longa duração com mais facilidade;- A atividade física melhora a postura e ajuda a combater maus hábitos como o fumo entre outros.

Page 10: Enem - Competencia Leitora Agricola

22/04/202310

QUALIDADE DE VIDA - ALIMENTAÇÃOFatores individuais, familiares e orgânicos contribuem para desencadear alterações no comportamento alimentar, assim como a busca incessante pela magreza e a pressão do meio social veiculada pela mídia que fazem com que muitas pessoas acabem por desenvolver práticas alimentares que favorecem o surgimento de transtornos alimentares ou obesidade.

Page 11: Enem - Competencia Leitora Agricola

22/04/202311

QUALIDADE DE VIDA - ALIMENTAÇÃO

Por exemplo, alguns fatores socioculturais que podem estar presentes no estabelecimento ou na gênese de transtornos alimentares como a anorexia e a bulimia são: a mudança dos padrões de beleza ao longo dos anos, as modificações do papel da mulher na sociedade, bem como suas consequências na formação da identidade feminina. No caso da obesidade, pode-se considerar as práticas alimentares valorizadas na sociedade contemporânea, a publicidade avassaladora e o acesso facilitado a alimentos gordurosos e com alto teor calórico, o sedentarismo e os altos índices de estresse que marcam o cotidiano das pessoas.

Page 12: Enem - Competencia Leitora Agricola

22/04/2023 12

RESOLVENDO...

Page 13: Enem - Competencia Leitora Agricola

Adolescentes: mais altos, gordos e preguiçosos A oferta de produtos industrializados e a falta de tempo têm sua parcela

de responsabilidade no aumento da silhueta dos jovens. “Os nossos hábitos alimentares, de modo geral, mudaram muito”, observa Vivian Ellinger, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), no Rio de Janeiro. Pesquisas mostram que, aqui no Brasil, estamos exagerando no sal e no açúcar, além de tomar pouco leite e comer menos frutas e feijão.

Outro pecado, velho conhecido de quem exibe excesso de gordura por causa da gula, surge como marca da nova geração: a preguiça, “Cem por cento das meninas que participam do Programa não praticavam nenhum esporte”, revela a psicóloga Cristina Freire, que monitora o desenvolvimento emocional das voluntárias.

Você provavelmente já sabe quais são as consequências de uma rotina sedentária e cheia de gordura. “E não é novidade que os obesos têm uma sobrevida menor”, acredita Claudia Cozer, endocrinologista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Mas, se há cinco anos os estudos projetavam um futuro sombrio para os jovens, no cenário atual as doenças que viriam na velhice já são parte da rotina deles. “Os adolescentes já estão sofrendo com hipertensão e diabete”, exemplifica Claudia. DESGUALDO, P. Revista Saúde. Disponível em: http://saude.abril.com.br. Acesso em 28 jul. 2012 (adaptado).

22/04/2023 13

Page 14: Enem - Competencia Leitora Agricola

Sobre a relação entre os hábitos da população adolescente e as suas condições de saúde, as informações apresentadas no texto indicam que (A) a falta de atividade física somada a uma alimentação nutricionalmente

desequilibrada constituem fatores relacionados ao aparecimento de doenças crônicas entre os adolescentes.

(B) a diminuição do consumo de alimentos fontes de carboidratos combinada com um maior consumo de alimentos ricos em proteínas contribuíram para o aumento da obesidade entre os adolescentes.

(C) a maior participação dos alimentos industrializados e gordurosos na dieta da população adolescente tem tornado escasso o consumo de sais e açúcares, o que prejudica o equilíbrio metabólico.

(D) a ocorrência de casos de hipertensão e diabetes entre os adolescentes advém das condições de alimentação, enquanto que na população adulta os fatores hereditários são preponderantes.

(E) a prática regular de atividade física é um importante fator de controle da diabetes entre a população adolescente, por provocar um constante aumento da pressão arterial sistólica.

22/04/202314

Page 15: Enem - Competencia Leitora Agricola

Gabarito A A alternativa correta ratifica as causas que o texto aponta sobre a presença de doenças crônicas e obesidade entre os adolescentes, mencionando tanto os maus hábitos alimentares como a falta de atividade física devido à preguiça.

22/04/202315